You are on page 1of 17

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO RN CAMPUS CURRAIS NOVOS DIRETORIA DE ENSINO

Eric de Medeiros Costa

ANLISE CRTICA CARTA DE PERO VAZ DE CAMINHA Trabalho entregue ao professor Gileno Frana como requisito para uma das notas do terceiro bimestre da disciplina de Histria II do Curso Integrado de Nvel Mdio em Informtica, IFRN. ofertado pelo

CURRAIS NOVOS RN 29 DE AGOSTO DE 2009

Quantas intenes viciosas h assim que embarcam, a meio caminho, numa frase inocente e pura. (Machado de Assis)

INTRODUO................................................................................................................. CAPTULO I ASPECTOS ECONMICOS............................................................... 1.1 EVIDNCIAS DE PRETENSES E TOM PESSOAL DA CARTA.......................... 1.2 A COBIA PORTUGUESA E A ECONOMIA EUROPIA...................................... 1.3 EXPERINCIA NUTICA PORTUGUESA E SEUS FATORES............................. 1.4 BUSCA POR MANTIMENTOS.................................................................................. CAPTULO II ASPECTOS POLTICOS................................................................... 2.1 SUBMISSO PERANTE A COROA.......................................................................... 2.2 HIERARQUIA INTERNA DA FROTA...................................................................... 2.3 HIERARQUIA INDGENA SUPOSIES E EVIDNCIAS................................. CAPTULO III ASPECTOS CULTURAIS................................................................ 3.1 ABORDAGEM FSICA............................................................................................... 3.2 APROXIMAES E CONTRASTES CULTURAIS................................................. 3.3 PRETENSES RELIGIOSAS..................................................................................... 3.4 TEOCENTRISMO........................................................................................................ CONSIDERAES FINAIS........................................................................................... REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS............................................................................

03 04 04 05 06 07 08 08 09 10 11 11 11 12 14 15 16

INTRODUO

A carta de Pero Vaz de Caminha no apenas consiste no primeiro documento registrado em terras brasileiras, mas carrega consigo um valor histrico que at hoje gera estudos e discusses, visto que, implicitamente minuciosa descrio realizada pelo escrivo a partir de suas interpretaes pessoais daquilo que havia ocorrido desde a chegada da frota de Cabral ento denominada Terra de Vera Cruz, as pretenses da Coroa portuguesa encontram-se constantemente referenciadas. Nesse raciocnio, este trabalho acadmico visa analisar criticamente o documento original escrito por Caminha, enfatizando, sobretudo, as esferas mercantilistas e culturais que envolvem e justificam muitas das situaes cotidianas abordadas no texto analisado, citando como exemplo as tentativas de aproximao dos europeus aos nativos brasileiros.

ANLISE CRTICA CARTA DE PERO VAZ DE CAMINHA

CAPTULO I ASPECTOS ECONMICOS 1.1 EVIDNCIAS DE PRETENSES E TOM PESSOAL DA CARTA Conforme j fora abordado, implicitamente ao carter meramente descritivo de Pero Vaz de Caminha na elaborao de seu texto, diversos interesses da nao portuguesa eram referenciados. E torna-se leviano realizar uma abordagem em torno das pretenses lusitanas sem discorrer a respeito dos desejos econmicos daquela que atuaria como Metrpole sobre as terras brasileiras. A existncia das pretenses econmicas no texto evidenciada logo na descrio dos primeiros contatos diretos com os nativos brasileiros, conforme demonstra o trecho abaixo destacado:
Todavia um deles fitou o colar do Capito, e comeou a fazer acenos com a mo em direo terra, e depois para o colar, como se quisesse dizer-nos que havia ouro na terra. E tambm olhou para um castial de prata e assim mesmo acenava para a terra e novamente para o castial, como se l tambm houvesse prata!

importante ressaltar que, no trecho acima destacado, fica tambm extremamente visvel que a carta fundamentada nas percepes e interpretaes prprias e particulares de Caminha perante as situaes, principalmente ao se perceber a utilizao da palavra como, dando ao documento um tom de suposies, logo, pessoais. Esse aspecto referente ao tom bem pessoal da Carta ganha fora ao saber-se tambm que, ainda quanto ao trecho anterior, os ndios no possuam noes de metalurgia, no podendo, ento, identificar que a jia carregada pelo portugus derivava-se de tal metal. A falta de conhecimento nessa rea por parte dos indgenas deduzida a partir do trecho abaixo destacado:
E creio que o faziam mais para verem a ferramenta de ferro com que a faziam do que para verem a cruz, porque eles no tem coisa que de ferro seja, e cortam sua madeira e paus com pedras feitas como cunhas, metidas em um pau entre duas talas, mui bem atadas e por tal maneira que andam fortes, porque lhas viram l.(grifo nosso)

Logo, a ideia de que os ndios apontavam para a terra indicando que ali existiam metais preciosos parte da interpretao pessoal do escritor, tendo tal carter sido deixado extremamente ntido logo no incio da carta:
Todavia tome Vossa Alteza minha ignorncia por boa vontade, a qual bem certo creia que, para aformosentar nem afear, aqui no h de pr mais do que aquilo que vi e me pareceu(grifo nosso).

Durante o texto, outras passagens evidenciam as pretenses mercantilistas portugus, bem como o reflexo de tal desejo na interpretao das situaes, conforme mostrado abaixo:
Viu um deles umas contas de rosrio, brancas; fez sinal que lhas dessem, e folgou muito com elas, e lanou-as ao pescoo; e depois tirou-as e meteu-as em volta do brao, e acenava para a terra e novamente para as contas e para o colar do Capito, como se dariam ouro por aquilo. Isto tomvamos ns nesse sentido, por assim o desejarmos!(grifo nosso)

Ao finalizar a carta, Caminha comprova que o desejo econmico presente nas suas interpretaes provinha de pretenses no apenas particulares, mas sim do estado portugus, visto a nfase dada aos metais no 'balano final' das aes sob forma de esclarecimento quele ao qual a carta dirigia-se:
At agora no pudemos saber se h ouro ou prata nela, ou outra coisa de metal, ou ferro; nem lha vimos.

1.2 A COBIA PORTUGUESA E A ECONOMIA EUROPIA A cobia portuguesa por metais preciosos no ocorria aleatoriamente. A constante procura e referncia dos europeus ao ouro, por exemplo, tem justificativa em alguns aspectos e problemas econmicos relacionados a Europa no perodo de encerramento do sculo XV e incio do sculo XVI, bem como na desagregao ocorrida na antiga estrutura de comrcio. At a metade do sculo XV, as principais relaes comerciais entre ocidente e oriente ocorriam sem maiores complicaes por via terrestre. Porm, aps 1453, ano no qual ocorreu a conquista de Constantinopla pelos turcos otomanos, as relaes tornaram-se cada vez mais dispendiosas. Isso porque, assim como cidades do povo rabe, por exemplo, Constantinopla atuava como um importante entreposto comercial. A conquista dessa localidade pelos turcos gerou um grande inflao de

preos das mercadorias devido ao aumento das taxas sobre as mesmas. Uma das conseqncias desse aumento para a economia europia foi o maior escoamento de moedas no sentido Europa para Oriente, que, aliado ao esgotamento de algumas minas europias, evidenciou uma iminente escassez de metais no continente. Logo, viu-se a necessidade de buscar tais recursos em outras vias. Portugal, que por diversos fatores foi pioneiro na expanso ultramarina, obteve sucesso na interceptao de rotas aurferas na frica, resolvendo parcialmente o problema. Apesar de tal parcial soluo, a procura constante pelos metais evidenciada na carta tem outra explicao: o mercantilismo, que consistiu, formalmente definindo, em prticas econmicas das potncias europias, variveis entre as mesmas, no constituindo um modelo econmico fixo e tendo como objetivo o enriquecimento das naes. Inicialmente, percebeu-se uma forte tendncia pelo modelo de acumulao metalista: acreditava-se que a riqueza de uma nao poderia ser dimensionada a partir da quantidade de metais preciosos acumulados em seu territrio. Apesar de ter sido abandonado quase que por completo depois, o princpio do metalismo consiste em um dos fatores que embasam a procura e desejo, devidamente identificados no documento, por parte dos portugueses acerca de ouro e prata, por exemplo. importante ainda ressaltar e inferir que o fato de aqui no terem encontrado imediatamente algum metal precioso pode ter atuado como fator determinante para o esquecimento ao qual a ento Terra de Vera Cruz foi submetida por cerca de trinta anos, visto que, no tendo encontrado atrativos metlicos, seria mais lucrativo continuar concentrando os esforos sobre o comrcio de especiarias com o Oriente. 1.3 EXPERINCIA NUTICA PORTUGUESA E SEUS FATORES Durante o relato de Pero Vaz de Caminha, o escritor d indcios da experincia dos portugueses na navegao em mar aberto. Logo, apesar de muitas vezes se aparentar que as grandes navegaes tratavam-se de mera aventura, sem qualquer noo de direcionamento, os portugueses demonstraram certa destreza ao utilizar-se de observaes de elementos do ecossistema marinho para deduzir a proximidade da costa, conforme demonstra o trecho abaixo:
E assim seguimos nosso caminho, por este mar de longo, at que tera-feira das Oitavas de Pscoa, que foram 21 dias de abril, topamos alguns sinais de terra, estando da dita Ilha -- segundo os pilotos diziam, obra de 660 ou 670 lguas --

os quais eram muita quantidade de ervas compridas, a que os mareantes chamam botelho, e assim mesmo outras a que do o nome de rabo-de-asno. E quarta-feira seguinte, pela manh, topamos aves a que chamam furabuchos.

A experincia nutica portuguesa tem diversas justificativas. Alm de Portugal estar situado na pennsula ibrica, o que era favorvel navegao visto o fato de sua costa estar voltada para o Atlntico, muitos comerciantes lusitanos, por exemplo, por necessitarem estar em constantes viagens para cidades peninsulares da costa italiana, j possuam prticas nuticas razoavelmente desenvolvidas. Alm disso, a construo de navios em sentido blico, bem como as prticas de navegao pesqueira em mar aberto so alguns dos vrios fatores que justificam a familiaridade portuguesa com o ato de navegar. 1.4 BUSCA POR MANTIMENTOS Durante a descrio de Caminha, o escritor narra por vrias vezes as incurses portuguesas na costa brasileira visando obter bens naturais essenciais frota. Mesmo imediatamente aps a chegada dos europeus, a busca por tais mantimentos j se manifesta, denunciando algumas possveis caractersticas das viagens nuticas da poca como a sua longa durao, levando to intensa busca. Um fator citado durante o texto que refora a grande durao das viagens a existncia de um navio exclusivo para conduo de mantimentos, conforme comprova o trecho abaixo:
Quarta-feira no fomos em terra, porque o Capito andou todo o dia no navio dos mantimentos a despej-lo e fazer levar s naus isso que cada um podia levar.

Implicitamente busca por mantimentos, obviamente, como j foi abordado, os portugueses tinham como principal objetivo encontrar metais preciosos. Apesar de no encontrar o seu principal objeto de interesse(conforme j fora debatido vide tpico 1.1), os europeus tiveram bastante sucesso na procura por alimentos e gua de boa qualidade, alm de lenha, objeto de grande procura, como demonstra o trecho abaixo:
Tera-feira, depois de comer, fomos em terra, fazer lenha[...]Quinta-feira, derradeiro de abril, comemos logo, quase pela manh, e fomos em terra por mais lenha e gua.

Um aspecto interessante perceber que, em terras brasileiras, alguns alimentos aos quais os europeus j estavam acostumados foram encontrados, mostrando uma certa semelhana entre o ecossistema litorneo brasileiro e portugus, conforme demonstra o trecho abaixo:
Foram alguns buscar marisco e no no acharam. Mas acharam alguns camares grossos e curtos, entre os quais vinha um muito grande e muito grosso; que em nenhum tempo o vi tamanho. Tambm acharam cascas de berbiges e de amijoas, mas no toparam com nenhuma pea inteira[...]Andamos por a vendo o ribeiro, o qual de muita gua e muito boa. Ao longo dele h muitas palmeiras, no muito altas; e muito bons palmitos. Colhemos e comemos muitos deles.

Vale ressaltar que, durante o texto, existem diversas referncias a tal busca, inclusive bastante constantes. Porm, aqui, apenas foram destacadas aquelas a partir das quais possvel obter algum comentrio. CAPTULO II ASPECTOS POLTICOS 2.1 SUBMISSO PERANTE A COROA Uma anlise crtica em torno do documento de Caminha sem analisar os indcios de relaes, vnculos e hierarquia poltica existentes no texto seria incompleta. Desde as primeiras linhas, Caminha deixa evidente a submisso existente entre a frota perante o rei. Isso extremamente perceptvel ao se observar a utilizao de pronomes de tratamento como Vossa Alteza ao momento em que o autor dirige-se ao rei, bem como caracterizar a terra descoberta como Vossa terra, como se percebe no trecho abaixo destacado:
Senhor, posto que o Capito-mor desta Vossa frota, e assim os outros capites escrevam a Vossa Alteza a notcia do achamento desta Vossa terra nova, que se agora nesta navegao achou, no deixarei de tambm dar disso minha conta a Vossa Alteza, assim como eu melhor puder, ainda que -- para o bem contar e falar -- o saiba pior que todos fazer!

Uma tendncia percebida no texto e que fortalece a submisso j aqui relatada a de enviar a ento Vossa Alteza alguns itens, sobretudo artefatos culturais, obtidos nas situaes cotidianas e aproximaes com os nativos, demonstrando a preocupao

dos marinheiros em comprovar o descobrimento da terra e de faz-la ser conhecida, conforme demonstra o trecho abaixo:
E de tal maneira se passou a coisa que bem vinte ou trinta pessoas das nossas se foram com eles para onde outros muitos deles estavam com moas e mulheres. E trouxeram de l muitos arcos e barretes de penas de aves, uns verdes, outros amarelos, dos quais creio que o Capito h de mandar uma amostra a Vossa Alteza.(grifo nosso)

2.2 HIERARQUIA INTERNA DA FROTA Nos trechos j destacados, h ocorrncia da citao do Capito Mor. Ao longo do texto, so constantes as referncias ao mesmo, denunciando a existncia de uma hierarquia interna da frota, a partir do momento em que se sabe que o sufixo mor deriva etimologicamente do vocbulo em latim majus, que indica superioridade. Alm disso, a hierarquia citada fica ntida ao se observar referncias, por exemplo, aos utenslios individuais do Capito em relao aos dos marinheiros, bem como sua posio fsica em determinadas situaes, conforme demonstra o trecho abaixo:
O Capito, quando eles vieram, estava sentado em uma cadeira, aos ps uma alcatifa por estrado; e bem vestido, com um colar de ouro, mui grande, ao pescoo. E Sancho de Tovar, e Simo de Miranda, e Nicolau Coelho, e Aires Corra, e ns outros que aqui na nau com ele amos, sentados no cho, nessa alcatifa.(grifo nosso)

Na situao acima demonstrada, o fato de o Capito utilizar um colar de ouro de relativa grandeza, bem como de boas vestimentas e o simples fato de estar sentado em uma cadeira, enquanto os outros sentavam-se ao cho, indica visualmente uma hierarquia dentro da frota, visto que, imaginando a cena, v-se o Capito de maneira superior aos demais. A citada hierarquia, porm, perceptvel mais nitidamente atravs do evidente nvel de autoridade exercido pelo Capito-mor na coordenao das aes, medidas e decises da frota, conforme destaca o trecho abaixo:
E tanto que as naus foram distribudas e ancoradas, vieram os capites todos a esta nau do Capito-mor. E daqui mandou o Capito que Nicolau Coelho e Bartolomeu Dias fossem em terra e levassem aqueles dois homens, e os deixassem ir com seu arco e setas.(grifo nosso)

Apesar de, no trecho anterior, estar evidenciado um carter autoritrio por parte do Capito-Mor, visto a utilizao do verbo mandar, o texto tambm relata situaes de decises tomadas conjuntamente. A mais importante delas foi determinar se seria apropriado ou no comunicar a Portugal a descoberta da nova terra, levando elaborao do documento, conforme demonstra o trecho abaixo:
E depois de termos comido vieram logo todos os capites a esta nau, por ordem do Capito-mor, com os quais ele se aportou; e eu na companhia. E perguntou a todos se nos parecia bem mandar a nova do achamento desta terra a Vossa Alteza pelo navio dos mantimentos, para a melhor mandar descobrir e saber dela mais do que ns podamos saber, por irmos na nossa viagem. E entre muitas falas que sobre o caso se fizeram foi dito, por todos ou a maior parte, que seria muito bem. E nisto concordaram. E logo que a resoluo foi tomada[...]

2.3 HIERARQUIA INDGENA SUPOSIES E EVIDNCIAS Quanto a aspectos polticos e sociais, a abordagem em tom fundamentado limitase quilo que se observa entre os europeus. Porm, tal abordagem pode estender-se, agora em tom de mera suposio, ao constatarem-se indcios de uma possvel hierarquia ou diferenciao entre alguns indgenas especficos, conforme no trecho abaixo:
Andava l um que falava muito aos outros, que se afastassem. Mas no j que a mim me parecesse que lhe tinham respeito ou medo. Este que os assim andava afastando trazia seu arco e setas. Estava tinto de tintura vermelha pelos peitos e costas e pelos quadris, coxas e pernas at baixo, mas os vazios com a barriga e estmago eram de sua prpria cor. E a tintura era to vermelha que a gua lha no comia nem desfazia. Antes, quando saa da gua, era mais vermelho(grifo nosso)

Nesse caso, pode-se realizar uma deduo acerca de alguma hierarquia social a partir da citao de um indgena em particular, cujas aes, conforme descrito, pareciam traduzir algum posicionamento social superior aos dos demais ndios. Os indcios para tanto so suas aes em tom de coordenao, visto a frequncia de suas falas, bem como a diferenciao existente na sua colorao perante os demais, sendo em tom rubro. importante ressaltar que, conforme j dito, tal ideia referente possvel disposio social dos nativos trata-se de uma suposio, uma vez que, pelas dificuldades de comunicao existentes nas ocasies descritas pela carta, tornou-se impossvel para Caminha a descrio de algo mais consistente nesse sentido. Alm disso, uma possvel hierarquia entre os nativos dar-se-ia diferentemente das que temos em nossa sociedade,

onde prevalecem os critrios econmicos. Uma elevao social, no caso indgena, seria proveniente de diversos fatores como, por exemplo, conhecimento curandeiro, idade entre outros. CAPTULO III ASPECTOS CULTURAIS 3.1 ABORDAGEM FSICA Dentre o que pode ser observado no documento, os aspectos culturais tendem a ser os de mais ampla abordagem, uma vez que ntido, durante todo o texto, o extremo choque cultural existente entre os europeus e os indgenas. Tal diferena multifatorial, ou seja, proveniente de muitos motivos, entre eles a divergente colocao prtica dos povos na escala histrica, conforme ser abordado posteriormente. A maneira com a qual Caminha inicia a descrio a respeito do primeiro contato com os indgenas evidencia a diferena cultural existente entre os dois povos, j descrevendo um dos aspectos mais ressaltados durante o texto: a nudez dos nativos.
Pardos, nus, sem coisa alguma que lhes cobrisse suas vergonhas[...]Acerca disso so de grande inocncia.

O aspecto fsico dos ndios muito bem explorado durante o texto, estando bem demonstrada a concepo de beleza dos europeus. Em um ou mais trechos, Caminha deixa explcita a admirao pela beleza fsica dos nativos, inclusive formando brevemente suposies a respeito da origem de seus atributos fsicos bem como enaltecendo a beleza das mulheres indgenas, conforme abaixo est demonstrado:
E uma daquelas moas era toda tingida de baixo a cima, daquela tintura e certo era to bem feita e to redonda, e sua vergonha to graciosa que a muitas mulheres de nossa terra, vendo-lhe tais feies envergonhara, por no terem as suas como ela. [...]Porque seus corpos so to limpos e to goros e to formosos que no pode ser mais! E isto me faz presumir que no tem casas nem moradias em que se recolha; e o ar em que se criam os faz tais. E isto me faz presumir que no tem casas nem moradias em que se recolham; e o ar em que se criam os faz tais.(grifo nosso)

3.2 APROXIMAES E CONTRASTES CULTURAIS J na primeira oportunidade, percebe-se uma tentativa de troca cultural, na qual fica ntida a divergncia entre a cultura europia e a indgena, conforme demonstra o trecho abaixo:

Somente arremessou-lhe um barrete vermelho e uma carapua de linho que levava na cabea, e um sombreiro preto. E um deles lhe arremessou um sombreiro de penas de ave, compridas, com uma copazinha de penas vermelhas e pardas, como de papagaio.

A diferena citada evidencia-se no aspecto tecnolgico a implcito. Enquanto os europeus oferecem aos indgenas vestimentas de linho, provenientes j de algum conhecimento tcnico no trabalho manufatureiro em fibras vegetais, os nativos retribuam, por sua vez, com artefatos culturais cujo nvel tcnico para confeco dos mesmos baixo, quase completamente manual, destacando-se a utilizao de componentes naturais intactos, como penas de aves. Listar aqui todas as tentativas de aproximao cultural, tendo quase sempre iniciativa proveniente dos europeus, tornaria o trabalho longo e repetitivo. O que se percebe, porm, analisando caso a caso nessas tentativas que a aceitao dos ndios varivel: ora adaptam-se bem ao que lhes demonstrado, ora no. Uma das maiores divergncias existentes d-se na culinria, ao observar-se a reao de rejeio dos indgenas a alimentos tpicos portugueses:
Deram-lhes ali de comer: po e peixe cozido, confeitos, farteis, mel, figos passados. No quiseram comer daquilo quase nada; e se provavam alguma coisa, logo a lanavam fora.

Apesar de apenas terem sido referenciadas at agora tentativas de aproximao espordicas, h indcios na carta de que havia uma estratgia relativamente definida afim de proporcionar o melhor conhecimento possvel da cultura indgena, quando, aos poucos, vo sendo introduzidos alguns integrantes da tropa, destacando o mancebo degredado Afonso Ribeiro entre os ndios visando saber das maneiras e viver dos nativos. Em certo ponto cogita-se inclusive uma possvel permanncia de integrantes em terras brasileiras, permitindo que assim pudessem agregar informaes da terra, no apenas culturais, mas muito provavelmente e prioritariamente econmicas, tendo como instrumento a aproximao aos ndios. 3.3 PRETENSES RELIGIOSAS O documento de Pero Vaz de Caminha consiste em uma boa fonte para serem observados alguns aspectos de como a religio era colocada na poca, bem como sua importncia para os europeus, alm de suas intenes a respeito.

Fica ntida durante o documento a inteno de tornar cristos os ndios. Uma justificativa para tanto era a concepo cultural dos europeus acerca dos nativos, que atribua-lhes carter 'brbaro', conforme demonstra o trecho abaixo:
Ali por no houve mais fala ou entendimento com eles, por a barbaria deles ser tamanha que se no entendia nem ouvia ningum

A partir desse pensamento, acrescentando ao fato de que os portugueses consideravam os nativos brasileiros um povo sem crena, Caminha passa a acreditar que no h outro 'caminho' para os indgenas seno tornarem-se cristos. Percebe-se, inclusive, a existncia de uma estratgia para tal objetivo envolvendo a permanncia, conforme j comentado, de algum portugus em terras brasileiras afim de estabelecer comunicao com os nativos e, ento, convert-los ao Cristianismo. Caminha, inclusive, prope que, em prxima oportunidade, j fossem enviadas pessoas com o intuito de realizar o batismo nos nativos, visto que os mesmos, em contato com os europeus que ali permanecessem, j conheceriam os princpios e f crist, conforme demonstra o trecho adaptado abaixo:
Parece-me gente de tal inocncia que, se ns entendssemos a sua fala e eles a nossa, seriam logo cristos, visto que no tm nem entendem crena alguma, segundo as aparncias. E portanto se os degredados que aqui ho de ficar aprenderem bem a sua fala e os entenderem, no duvido que eles[...]se faro cristos e ho de crer na nossa santa f, qual praza a Nosso Senhor que os traga, porque certamente esta gente boa e de bela simplicidade. E imprimir-se facilmente neles qualquer cunho que lhe quiserem dar, uma vez que Nosso Senhor lhes deu bons corpos e bons rostos, como a homens bons. E o Ele nos para aqui trazer creio que no foi sem causa. E portanto Vossa Alteza, pois tanto deseja acrescentar a santa f catlica, deve cuidar da salvao deles. E prazer a Deus que com pouco trabalho seja assim![...] E segundo o que a mim e a todos pareceu, esta gente, no lhes falece outra coisa para ser toda crist, do que entenderem-nos, porque assim tomavam aquilo que nos viam fazer como ns mesmos; por onde pareceu a todos que nenhuma idolatria nem adorao tm. E bem creio que, se Vossa Alteza aqui mandar quem entre eles mais devagar ande, que todos sero tornados e convertidos ao desejo de Vossa Alteza. E por isso, se algum vier, no deixe logo de vir clrigo para os batizar; porque j ento tero mais conhecimentos de nossa f, pelos dois degredados que aqui entre eles ficam, os quais hoje tambm comungaram[...]o melhor fruto [...]ser salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lanar.(grifo nosso)

Toda essa sequncia de fatos mostra as intenes ocultas dos portugueses em exercer a expanso de seus valores culturais para o povo dito brbaro ou sem crena. Logo, encaixa-se no conceito de pretenso religiosa.

3.4 TEOCENTRISMO A insistncia em tentar aplicar sua crena crist ao povo j denuncia a concepo religiosa dos portuguerses, o que bem contextualizado pela situao ideolgica humana de momento. A carta de Caminha evidencia a importncia da religio na sociedade europia a partir do momento em que se torna visvel a preocupao dos europeus em ser atuantes nas prticas religiosas. Isso pode ser evidenciado, por exemplo, pelo fato de haver na frota um padre, no caso, Frei Henrique, bem como de, ao Domingo de Pscoa, ser realizada, apesar da distncia de seu pas de origem, uma das mais importantes prticas crists: a missa, conforme demonstra o trecho abaixo:
Ao domingo de Pascoela pela manh, determinou o Capito ir ouvir missa e sermo naquele ilhu.[...]E ali com todos ns outros fez dizer missa, a qual disse o padre frei Henrique, em voz entoada, e oficiada com aquela mesma voz pelos outros padres e sacerdotes que todos assistiram, a qual missa, segundo meu parecer, foi ouvida por todos com muito prazer e devoo.[...]E pregou uma solene e proveitosa pregao, da histria evanglica; e no fim tratou da nossa vida, e do achamento desta terra, referindo-se Cruz, sob cuja obedincia viemos, que veio muito a propsito, e fez muita devoo.

As primeiras linhas de texto, por si s, j se encontram repletas de referncias ao Cristianismo. Isso se percebe, por exemplo, pela referncia s datas como, a exemplificar, Oitavas de Pscoa, bem como a denominao de 'Terra de Vera Cruz' terra descoberta, alm de 'Monte Pascoal' primeira formao geolgica de maior porte observada na costa. As constantes citaes, bem como a manuteno das prticas religiosas, entre outros fatores relatados fazem do documento de Caminha uma boa fonte para se perceber o carter ideolgico europeu de momento. Apesar de j se tratar de um perodo considerado formalmente como de Idade Moderna, os portugueses ainda demonstram a obedincia medieval aos dogmas e ideias da Igreja Catlica.

CONSIDERAES FINAIS A realizao desse trabalho acadmico permitiu a realizao de um olhar mais crtico sobre a carta de Pero Vaz de Caminha, realizando ligaes entre aquilo que era descrito, bem como da maneira que tal descrio ocorria, com aspectos culturais, poltico-sociais, bem como econmicos. A anlise em torno do aspecto econmico permitiu perceber-se a disposio da economia de maneira extremamente interligada desde sculos atrs, visto que, conforme fora abordado, muitas das aes europias descritas por Caminha em seu documento no s possuam interesses implcitos, mas estes se justificavam e tinham respaldo, por exemplo, nas estruturas comerciais europias, bem como na ento situao das mesmas, a exemplificar as complicaes geradas pela tomada de Constantinopla em 1453. Ao analisar-se o documento com olhar voltado religio, pde-se observar de maneira bastante clara que os portugueses, em tal poca, ainda sem estar sob a luz do Renascimento e das tendncias antropocentristas, o pensamento teocentrista, no qual a Igreja atuava como norteadora social, era dominante. Aps realizadas as anlises, pode-se afirmar diretamente que, implicitamente a um documento de carter meramente descritivo e, sob algumas opinies, desnecessrio e enfadonho, situam-se diversas ideias e interesses cujo estudo tende apenas a possibilitar a compreenso do valor histrico com o qual se lida.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
IFRN. Grandes navegaes e mercantilismo. Currais Novos, 2009.

VENTURA, Margarida Garcez; MENDONA, Manuela (Ed.). A carta de Pero Vaz de Caminha: Auto de nascimento do Brasil. 2. ed. Ericeira - Portugal: Mar de Letras, 1999.

You might also like