You are on page 1of 46

Direito Ambiental Brasileiro

3 Palestra: Princpios do Direito Ambiental

Prof. Alessandro Marcondes Alves


Engenheiro Eletricista e Advogado Doutorando em Ciencias Juridicas Y Sociales Universidad del Museo Social Argentino Buenos Aires

Preliminarmente
O Direito Ambiental, ao se apresentar mediante princpios, revela-se como um ramo autnomo das cincias jurdicas. De outro lado ramo novo, decorrente das discusses cientficas globais do tema, e como tal sofre importante influncia do pensamento mundial. Dessa realidade, perfeitamente possvel identificar princpios emanados da Poltica Nacional do Meio Ambiente, com tambm as irradiadas de uma Poltica Global do Meio Ambiente.

Princpio do Desenvolvimento Sustentvel


Art. 225. Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes. A expresso desenvolvimento sustentvel surge pela primeira vez na Conferncia Mundial de Meio Ambiente (Estocolmo/1972), vindo a ser repetida nas demais conferncias, com especial destaque na ECO-92 (Rio de Janeiro). Podemos representar a sua ideia atravs da famosa equao da escassez: Necessidade Humana Crescente + Recursos Naturais Limitados = Escassez.

Princpio do Desenvolvimento Sustentvel


Se podemos entender e afirmar que os bens naturais no so inesgotveis, no podemos admitir que a atividade econmica despreze esse pensamento, e desenvolva suas atividades focada apenas na obteno do lucro. O Princpio do Desenvolvimento Sustentvel prope uma coexistncia harmnica entre a iniciativa privada e o meio ambiente, de tal sorte que o inciso VI do art. 170 da Constituio Federal impe: Art. 170. A ordem econmica, fundada na valorizao do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existncia digna, conforme dos ditames da justia social, observados os seguintes princpios: (...) VI - defesa do meio ambiente, inclusive mediante tratamento diferenciado conforme o impacto ambiental dos produtos e servios e de seus processos de elaborao e prestao; (...)

Princpio do Desenvolvimento Sustentvel


Fiorillo ensina que dessa forma, o princpio do desenvolvimento sustentvel tem por contedo a manuteno das bases vitais da produo e reproduo do homem e de suas atividades, garantindo igualmente uma relao satisfatria entre os homens e destes com o seu ambiente, para que as futuras geraes tambm tenham oportunidade de desfrutar os mesmos recursos que temos hoje nossa disposio. (FIORILLO, Celso Antonio Pacheco. Curso de Direito Ambiental Brasileiro. So Paulo:Saraiva, 2010, p. 79)

Princpio do Poluidor Pagador


Antes de adentrarmos no contedo desse princpio, cabe um importante alerta de que este princpio no prope a ideia de pagar para poder poluir ou poluir mediante pagamento, pois se assim fosse estaria conferindo liceidade ao ato de poluir! A doutrina ensina que esse princpio apresenta dois efeitos: a) prope prevenir a ocorrncia de danos ambientais (carter preventivo) e; b) em havendo dano, impe sua reparao (carter repressivo).

Princpio do Poluidor Pagador


Percebemos dois momentos marcantes propostos pelo Princpio do Poluidor Pagador: a) Prvio: Identificada a possibilidade de degradao, impe ao provvel poluidor o dever de arcar com as despesas de preveno do danos ambientais que a sua atividade possa ocasionar; b) Posterior: Mesmo tendo o ento potencial poluidor, tomado atitudes preventivas, se de sua atividade resultar dano ambiental, o agora poluidor ser responsvel pela reparao do dano.

Princpio do Poluidor Pagador


A Comunidade Econmica Europeia definiu o princpio do poluidor pagador, fixando que as pessoas naturais ou jurdicas, sejam regidas pelo direito pblico ou pelo direito privado, devem pagar os custos das medidas que sejam necessrias para eliminar a contaminao ou para reduzi-la ao limite fixado pelos padres ou medidas equivalentes que assegurem a qualidade de vida, inclusive os fixados pelo Poder Pblico competente. O 3 do art. 225 da Constituio aponta que: 3 As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitaro os infratores, pessoas fsicas ou jurdicas, a sanes penais e administrativas, independentemente da obrigao de reparar os danos causados. (grifei) Trata-se de Responsabilidade Civil Ambiental Objetiva, ou seja, independe de dolo ou culpa, se da atividade (econmica ou no) resultar em dano ambientar o poluidor ser compelido a reparar o dano causado, ainda que seja levada a efeito por pessoa jurdica de direito pblico!

Princpio do Poluidor Pagador


Prioridade da Reparao Especfica O ressarcimento do dano ambiental pode ser feito de duas formas. A primeira delas ocorre com o que se denomina reparao natural ou especfica, em que h o ressarcimento in natura. A segunda a indenizao em dinheiro (...) primeiramente, deve-se verificar se possvel o retorno ao statu quo ante por via da especfica reparao, e s depois de infrutfera tal possibilidade que deve recair a condenao sobre um quantum a ser ressarcido pelo causador do ato feito, sendo sempre prefervel a reparao natural, pela recomposio efetiva e direta do ambiente prejudicado. (Fiorillo, ob. Cit., p. 95)

Princpio do Poluidor Pagador


Fundamento da Reparao Especfica:
Vamos encontrar na Lei da Poltica Nacional do Meio Ambiente o fundamento reparao ambiental especfica: Art. 4. A Poltica Nacional do Meio Ambiente visar: (...) VI - preservao e restaurao dos recursos ambientais com vistas sua utilizao racional e disponibilidade permanente, concorrendo para a manuteno do equilbrio ecolgico propcio vida; (...) (grifei)

Princpio do Poluidor Pagador


Importante ter em mente que o Poder Pblico sempre buscar a tutela da reparao especfica que independe das demais tutelas possveis, ou seja, um pedido de reparao de dano moral ambiental, ou mesmo de ressarcimento por danos materiais no tem o condo de afastar a imediata reparao especfica, pois que esta direito difuso, ou seja que pertence toda a coletividade.

Princpio do Poluidor Pagador


Degradao da qualidade ambiental: comumente chamada de Dano Ambiental na verdade a alterao adversa das caractersticas do meio ambiente. (Art. 3, II da LPNMA). Poluio: na definio legal corresponde a degradao da qualidade ambiental resultante de atividade que direta ou indiretamente: a) prejudiquem a sade, a segurana e o bem-estar da populao; b) criem condies adversas s atividades sociais e econmicas; c) afetem desfavoravelmente a biota; d) afetem as condies estticas ou sanitrias do meio ambiente; e) lancem matrias ou energia em desacordo com os padres ambientais estabelecidos. (Art. 3, III, LPNMA).

Princpio do Poluidor Pagador


Poluidor: novamente vamos nos reportar ao contedo legal para informar que se trata de toda pessoa fsica ou jurdica, de direito pblico ou privado, direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradao ambiental. (Art. 3, IV da LPNMA). Dos conceitos acima proposto pela Lei da Poltica Nacional do Meio Ambiente, temos que Poluio a degradao da qualidade ambiental, ou seja qualquer alterao adversa das caractersticas do meio ambiente decorrente de uma atividade (direta ou indireta) perpetrada por pessoa fsica ou jurdica (pblica ou privada). Logo nem toda degradao da qualidade ambiental poluio nos termos da lei, pois para ser considerada poluio essa degradao dever decorrer da ao (ou omisso) humana (pessoa natural ou jurdica pblica ou privada), portanto fatos naturais no so poluio.

Princpio do Poluidor Pagador


Degradao da qualidade ambiental (fatos naturais):

Rio de Janeiro (2011)

Japo (2011)

Princpio do Poluidor Pagador


Poluio: degradao da qualidade decorrente da atividade humana: ambiental,

Princpio do Poluidor Pagador


Dano Ambiental conceito que decorre do instituto da responsabilidade civil, na qual aquele que por ao ou omisso, direta ou indireta, causar dano, ainda que exclusivamente moral, ou ainda exercer seus direito de forma excessiva, comete ato iltico (civil), e como tal poder ser compelido (direito subjetivo) a ressarcir aos danos (arts. 186, 187 e 927 do Cdigo Civil; art. 6, VI do CDC e ainda art. 5, V e X da CF), contudo a reparao do dano ambiental no reclama a prtica do ato ilcito, pois poder surgir o dever reparar o dano ambiental, mesmo que o agente tenha agido de forma lcita, em razo dessa especificidade (dano no direito ambiental) Fiorillo define o dano ambiental como uma leso a um bem jurdico. (ob.
Cit., p. 99)

Princpio do Poluidor Pagador


Classificao dos Danos: muitas so as formas de se classificar os danos, iremos adotar em nosso estudo a classificao em funo do objeto, ou seja em funo de seus efeitos: patrimoniais (materiais) e extrapatrimoniais (morais objetivos e subjetivos). Em se tratando de direito ambiental, temos que a poluio poder produzir consequncias patrimoniais e extrapatrimoniais, podendo as mesmas se darem de forma isolada ou cumulativamente, no se esquecendo que a reparao (indenizao) do dano ambiental no afasta a prioridade da reparao especfica.

Princpio do Poluidor Pagador


Nesse diapaso, Fiorilli ao aplicar os conceitos da responsabilidade civil em sede do direito ambiental e considerando o contido no art. 5, V e X da Carta Magna, informa que trs so as modalidades de danos: 1) DANO MATERIAL tambm chamado no subsistema civil de dano patrimonial, consiste em uma leso (prejuzo) que venha a afetar determinado interesse relativo aos bens materiais de qualquer brasileiro ou estrangeiro residente no Pas (pessoa fsica ou jurdica), de forma individual ou coletiva (com reflexos no campo individual e metaindividual), representada pela deteriorao ou mesmo pela perda (parcial ou integral) de aludidos bens materiais (corpreos);

Princpio do Poluidor Pagador


2) DANO MORAL consiste em uma leso que venha ofender determinado interesse que no seja corpreo de qualquer brasileiro e estrangeiro residente no Pas (pessoa fsica), de forma individual ou coletiva (com reflexo no campo individual ou metaindividual), constituda pela ofensa de valores imateriais da pessoa humana tutelados pela Constituio Federal, afetando fundamentalmente a denominada paz interior de referidas pessoas;

Princpio do Poluidor Pagador


3) DANO IMAGEM consiste em uma leso que venha a atingir determinado interesse vinculado reproduo das pessoas humanas, de forma individual ou coletiva (com reflexo no campo individual e metaindividual), constituda pela ofensa de valores tutelados pela Carta Magna ligados s pessoas antes referidas e que de alguma forma afetem a representao da forma ou do aspecto de ser de qualquer brasileiro ou estrangeiro residente no Pas (pessoa fsica ou jurdica). (Ob. Cit., pp. 102/107)

Princpio do Poluidor Pagador


Solidariedade Passiva o termo jurdico utilizado para informar o vinculo jurdico que une mais de uma pessoa a uma determinada obrigao, permitindo ao credor escolher quem ir cumprir a obrigao em seu favor. O art. 225 da Constituio Federal fixa a solidariedade passiva na obrigao de reparar o dano ambiental (Poder Pblico e toda coletividade), de tal forma que a doutrina aponta que so legitimados passivos todos aqueles que, de alguma forma, foram os causadores do dano ambiental, sendo certo que a responsabilidade dos causadores solidria (...) (Fiorillo, ob. Cit., pp. 108/110)

Princpio da Preveno
A prtica nos informa que a maioria dos danos ambientais so irreversveis e irreparveis (como reparar ou recuperar uma espcie extinta?), portanto a preveno se reveste de uma importncia impar. O sistema jurdico atento s limitaes tecnolgicas e cientficas que muitas vezes informam ser impossvel a reverso do dano ambiental, ou mesmo sua reparao, impe ao Poder Pblico que atue preventivamente, no sentido de prematuramente identificar um provvel dano irreversvel ou irreparvel, e em funo dessa identificao, preveni-lo.

Princpio da Preveno
Princpio 15 da Declarao do Rio de Janeiro sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (1972): Para proteger o meio ambiente medidas de precauo devem ser largamente aplicadas pelos Estados segundo suas capacidades. Em caso de risco de danos graves e irreversveis, a ausncia de certeza cientfica absoluta no deve servir de pretexto para procrastinar a adoo de medidas efetivas visando a prevenir a degradao do meio ambiente.

Princpio da Preveno
Quando o art. 225 da Constituio impe como dever ao Poder Pblico e toda a coletividade proteger e preservar o meio ambiente informa que se faz necessrio criar no Pas uma conscincia ecolgica, instrumentalizada atravs do estabelecimento de uma poltica de educao ambiental, bem como a adoo de outros instrumentos que possibilitem a previa constatao de um dano ambiental irreversvel ou irreparvel para evit-lo(EIA/RIMA, EIV, manejo ecolgico, tombamentos, liminares, sanes administrativas, etc.), ou ento que estabeleam parcerias de preveno ambiental (incentivos fiscais s atividades conservacionistas ambientais).

Princpio da Preveno
Milar, ao estudar o tema, informa que alguns doutrinadores denominam de Princpio da Preveno, enquanto outros a denominam de Princpio da Preucao, a apresenta sua exortao, verbis: De maneira sinttica, podemos dizer que a preveno trata de riscos ou impactos j conhecidos pela cincia, ao passo que a precauo se destina a gerir riscos ou impactos desconhecidos. Em outros termos, enquanto a preveno trabalha com o risco certo, a precauo vai alm e se preocupa com o risco incerto. Ou ainda, a preveno se d em relao ao perigo concreto, ao passo que a precauo envolve perigo abstrato. (MILAR, dis. Direito do Ambiente. Gesto.... So Paulo:RT, 2009, p. 823).

Princpio da Preveno
Informa Milar que o Princpio da Preveno deve ser aplicado sempre em que o perigo de dano ambiental certo, ou seja, quando a cincia apresenta elementos seguros para afirmar que uma atividade efetivamente perigosa, de tal sorte que o mero risco de que a atividade produza um dano ambiental, cuja reparao seja incerta ou excessivamente onerosa, a preveno a melhor, quando no a nica, soluo. J o Princpio da Precauo ser aplicado quando a informao cientfica insuficiente, inconclusiva ou incerta para apontar a inexistncia de riscos de impactos ambientais, sade das pessoas ou animais, proteo da flora. (ob. Cit., pp. 823/824)

Princpio da Participao
Prope uma ao conjunta entre Poder Pblico e toda coletividade com objetivo de proteger e preservar o meio ambiente ecologicamente equilibrado. Como resultado as organizaes ambientalistas, sindicais, das indstrias, do comrcio, da agricultura e tantos outros organismos esto legitimados a proporem Aes Civis Pblicas para a preservao e proteo ambiental. O Princpio da Participao est estruturado em dois pilares: informao e educao ambiental, como instrumentos de garantia de um Estado Ambiental de Direito.

Princpio da Participao
Informao Ambiental:
Art. 225. Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes. 1 Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Pblico: (...) VI - promover a educao ambiental em todos os nveis de ensino e a conscientizao pblica para a preservao do meio ambiente; (...)

Princpio da Participao
A informao ambiental, tambm prevista nos arts. 6, 3 e 10 da LPNMA, tm por objetivo a construo de uma conscincia ambiental social, de tal sorte que o texto constitucional informa ser direito inalienvel o direito informao (arts. 220 e 221), em todos os seus nveis e contedos, e revela-se como um direito difuso. A informao ambiental, por sua vez, se revela como o mecanismo catalizador da educao ambiental.

Princpio da Participao
Educar Ambientalmente, informa Fiorillo: a) resulta na reduo dos custos da preveno e preservao ambientais, na medida que a prpria populao exercer esse munus; b) se mostra como elemento de efetivao do princpio da preveno; c) estabelecer uma conscincia ecolgica voltada a utilizao de tecnologias limpas; d) estimula o princpio da solidariedade (meio ambiente bem nico, indivisvel e titulares indefinidos); e e) efetivar o princpio da participao (envolvimento do Poder Pblico e de toda coletividade na preservao e defesa do meio ambiente ecologicamente equilibrado).
(ob. Cit., pp. 120/121)

Princpio da Participao
Dentro da ideia de se estabelecer no Pas uma conscincia ecolgica em defesa e preservao do meio ambiente, foi estabelecida a Lei da Poltica Nacional de Educao Ambiental (Lei n 9.795/1999, art. 6), de onde se destaca o conceito de educao ambiental: Art. 1. Entendem-se por educao ambiental os processos por meio dos quais o indivduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competncias voltadas para a conservao do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. Informa ainda a retro mencionada lei, que a educao ambiental deve ser articulada, em todos os nveis e modalidades do processo educativo, em carter formal e no-formal uma vez que se revela componente essencial e permanente da educao nacional.

Princpio da Participao
A Poltica Nacional de Educao Ambiental veio a reforar que o meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e indispensvel sadia qualidade de vida, deve ser defendido e preservado pelo Poder Pblico e pela coletividade (o que importa dizer que um dever de todos, pessoas fsicas e jurdicas), por intermdio da construo de valores sociais, de conhecimentos, habilidades e atitudes voltadas preservao desse bem pela implementao da educao ambiental. (Fiorillo, ob. Cit., p. 123)

Princpio da Ubiquidade
Este princpio vem evidenciar que o objeto de proteo do meio ambiente, localizado no epicentro dos direitos humanos, deve ser levado em considerao toda vez que uma poltica, atuao, legislao sobre qualquer tema, atividade, obra, ect. tiver que ser criada e desenvolvida. Isso porque, na medida em que possui como ponto cardeal de tutela constitucional a vida e a qualidade de vida, tudo que se pretende fazer, criar ou desenvolver deve antes passar por uma consulta ambiental, enfim, para saber se h ou no a possibilidade de que o meio ambiente seja degradado. (...) Dessa forma, observa-se que o direito ambiental reclama no apenas que se pense em sentido global, mas tambm que se haja em sentido local, pois somente assim que ser possvel uma atuao sobre a causa de degradao ambiental e no simplesmente sobre seu efeito. (Fiorillo,
ob. Cit. Pp. 123/124 grifei)

Responsabilidade Pelos Danos Ambientais


3 As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitaro os infratores, pessoas fsicas ou jurdicas, a sanes penais e administrativas, independentemente da obrigao de reparar os danos causados. (art. 225, CF) A Constituio nos informa que as condutas e atividades que resultem danos ao meio ambiente impem aos infratores sanes penais, administrativas e civis, em outras palavras, de um nico ato lesivo ao meio ambiente pode resultar trs sanes de forma cumulativa.

Competncia em Matria Ambiental


Competncia Material: a Constituio props competncia material comum tanto Unio, como s Unidades da Federao, Distrito Federal e Municpio para a consecuo da proteo e preservao do meio ambiente, nas se trata de faculdade mas sim de dever pblico: Art. 23. competncia comum da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios: (...) VI - proteger o meio ambiente e combater a poluio em qualquer de suas formas; VII - preservar as florestas, a fauna e a flora; (...) Pargrafo nico. Leis complementares fixaro normas para a cooperao entre a Unio e os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, tendo em vista o equilbrio do desenvolvimento e do bem-estar em mbito nacional.

Competncia em Matria Ambiental


Competncia Legislativa: A Carta Poltica atribui competncia legislativa concorrente sobre matria ambiental Unio, Estados e Distrito Federal: Art. 24. Compete Unio, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre: (...) VI - florestas, caa, pesca, fauna, conservao da natureza, defesa do solo e dos recursos naturais, proteo do meio ambiente e controle da poluio; VII - proteo ao patrimnio histrico, cultural, artstico, turstico e paisagstico; VIII - responsabilidade por dano ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artstico, esttico, histrico, turstico e paisagstico; (...)

Competncia em Matria Ambiental


Cabendo Unio legislar sobre normas gerais e aos Estados e Distrito Federal a suplementao dessas normas (art. 24, 1 e 2): 1 No mbito da legislao concorrente, a competncia da Unio limitar-se- a estabelecer normas gerais. 2 A competncia da Unio para legislar sobre normas gerais no exclui a competncia suplementar dos Estados. (...) Embora o artigo 24 se refira apenas Unio, Estados e Distrito Federal, aos Municpios tambm est reservada a competncia para legislar em matria ambiental: Art. 30. Compete aos Municpios: (...) II - suplementar a legislao federal e a estadual no que couber;

Competncia em Matria Ambiental


Conclui Forillo que em linhas gerais, podemos concluir que a competncia legislativa em matria ambiental estar privilegiando a maior e mais efetiva preservao do meio ambiente, independentemente do ente poltico que a realize, porquanto todos os receberam da Carta Constitucional aludida competncia (arts. 24, VI, VII e VIII, e 30, II). (ob. cit., p. 202)

Exerccios
1) O que voc entendeu ser o conceito de desenvolvimento sustentvel?

Exerccios
2) A Empresa Ping Pong tem como atividade a incorporao imobiliria, e pretendendo construir uma imenso resort na Baa de Chacoror no municpio de Baro de Melgao, props administrao municipal a construo de uma praa pblica como contra partida sua possvel interveno, como forma de antecipar mediante pagamento os provveis danos ambientais que causar. Esta iniciativa da Empresa Ping Pong est correta? Sim, no e porque?

Exerccios
3) Que diferena existe entre Degradao da Qualidade Ambiental e Poluio?

Exerccios
4) Qual a definio legal de Poluidor?

Exerccios
5) Quem possui competncia legislativa para matria ambiental? Informe as bases legais.

Exerccios
6) possvel se cumular sanes penais, civis e administrativas em desfavor de um poluidor? Porque?

Exerccios
7) Explique o que voc entendeu ser o Princpio da Participao.

Exerccios
8) O que reparao ambiental especfica?

You might also like