You are on page 1of 47

CENTRO UNIVERSITARIO FILADLFIA

Direito Ambiental Prof. Dra. Maria Luisa Faro Magalhes

SUMRIO I1. 2. Introduo ao Direito Ambiental Aspectos tcnicos, sociais, polticos econmicos, institucionais e culturais da questo ambiental planetria Principais marcos histricos do Direito Ambiental mundial 2.1. A Conferncia das Naes Unidas para o Meio Ambiente , de Estocolmo, Sucia, em 1972. 2.2. A Conferncia das Naes Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, do Rio de Janeiro, Brasil, em 1992. 2.2.1. Documentos jurdicos internacionais principais 2.2.1.1. A Declarao do Rio 2.2.1.2. A Agenda 21 2.2.1.3. A Declarao sobre Florestas 2.2.1.4. A Conveno sobre Clima 2.2.1.5. A Conveno sobre Biodiversidade Fundamentos do Direito Ambiental 1. Principiologia do Direito Ambiental 1.1. Princpio do direito ao meio ambiente 1.2. Princpio da educao ambiental 1.3. Princpio do desenvolvimento sustentvel 1.4. Princpio Poluidor-Pagador 1.5. Princpio da Precauo ou Preveno 2. Classificao jurdica doutrinria 2.1. Meio ambiente natural ou fsico 2.2. Meio ambienta artificial 2.3. Meio ambiente cultural 3. Conceituaes 4. Taxionomia 5. Natureza jurdica do direito ao meio ambiente

II-

2 5.1. A evoluo dos interesses protegidos pelo Direito 5.2. Os direitos metaindividuais difusos 6. Fontes do Direito Ambiental IIIO meio ambiente na Constituio Federal de 1988 1. A previso do direito ao meio ambiente 1.1. A norma matriz 1.2. As normas instrumentos 1.2.1. Os Estudos de Impacto Ambiental, 1.3. Disposies especiais IVA Lei de Poltica Nacional do Meio Ambiente (Lei 6.938 de 31 de Agosto de 1981) 1. Princpios da Lei 2. Conceitos legais de meio ambiente, degradao da qualidade ambiental, poluio, poluidor e recursos ambientais 3. A responsabilidade civil por danos ao meio ambiente VA Lei dos Crimes Ambientais (Lei 9.605 de 12 de Fevereiro de 1998) 1. Aspectos relevantes 2. Penalidades

1. Aspectos tcnicos, sociais, polticos, institucionais e culturais da questo ambiental

econmicos

Medo planetrio. Megaproblemas ambientais. Catstrofes globais no respeitam fronteiras polticas, religies, ideologias, pases ricos ou pobres. Homeostase relativa. Ar + gua + calor + oxignio + minerais + vegetais: sinfonia da vida Terra : planeta nico Vida valor no antropocntrico , mas de sobrevivncia do planeta Tecnologia e seus subprodutos. Ambientalismo ato de f? A mudana de paradigmas inexorvel Lies da contemporaneidade nova postura tica com relao ao meio ambiente Reciclar Partilhar custos ambientais Lapidar o hardware ambiental (legislao) Exercitar o software (desenvolver cultura de uso do instrumental jurdico) Direito Ambiental como mecanismo gerador de novos valores e reflexo desses valores .

MACROPATOLOGIAS AMBIENTAIS Progresso do efeito estufa Aquecimento da calota polar Drsticas mudanas climticas Deslocamento do cinturo de produo Depleo da camada de oznio Resduos nucleares Desertificao Crescimento populacional Escassez de gua

NO BRASIL Queimadas Desmatamentos Destruio da biodiversidade Degradao urbana

MACROPATOLOGIA SOCIAL

NO MUNDO

Concentrao de rendas 80% da populao mundial propiciam o bem estar de 20%

Conferncia das Naes Unidas para o Meio Ambiente Estocolmo 1972

Primeira manifestao coletiva de Estados sobre a questo ambiental planetria

Primeira tentativa de democratizar o sistema internacional de decises sobre o meio ambiente

nfase para a criao de rgos especficos de administrao ambiental

Conferncia das Naes Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento Rio de Janeiro, Brasil, 1992

Acontecimento sem precedentes na histria da diplomacia internacional Adeso de 187 pases Aperfeioou a linguagem de Estocolmo, 1972 OBJETIVO- integrar a necessidade de conservao com desenvolvimento Aes tm que ser globais e no locais Fixao do conceito de desenvolvimento sustentvel

DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL

Conceito- o que responde s necessidades do presente


sem comprometer a capacidade de as geraes futuras

tambm responderem s suas prprias necessidades. o desenvolvimento no predatrio.

10

DOCUMENTOS FIRMADOS NA CONFERNCIA DAS NAES UNIDAS PARA O MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO RIO/92

1. DECLARAO DO RIO No vinculante


OBJETIVO: Lanar principiologia bsica a governar o comportamento humano na biosfera.

CONTEDO: Principiologia bsica de Direito Ambiental Internacional . Consagra o Direito Ambiental como instrumento essencial para disciplinar o comportamento do homem e do Estado, com relao ao meio ambiente. Alerta para a necessidade de novas sanes capazes de alcanar os grandes degradadores. Propugna por nova ordem internacional e por um novo status para o meio ambiente.

11

2. AGENDA 21 No vinculante

OBJETIVO: Programa de ao mundial para a implementao do desenvolvimento sustentvel para o Sculo XXI

CONTEDO: Prev o custo global das aes para implementar o desenvolvimento sustentvel. Prev o destino de 0,7% do PIB dos pases desenvolvidos para custear aes ambientais Aborda questes como : combate pobreza, poltica demogrfica, saneamento, recursos hdricos, desertificao, medidas para conservao de energia etc.

12

3. DECLARAO SOBRE FLORESTA

No vinculante
OBJETIVO: Implementar o uso sustentvel de florestas (no apenas as tropicais). CONTEDO: Prev que a soberania sobre florestas dos pases que as detm . No fixou prazos ou metas a serem cumpridos pelos pases. Dispe sobre desertificao (preocupao dos pases africanos, principalmente)

13

4. CONVENO SOBRE CLIMA

Vinculante

OBJETIVO: Reduzir emisses de dixido de carbono (para atenuar o efeito estufa) a padres de 1990, at o ano 2000.

CONTEDO: Contm regras para a proteo da atmosfera terrestre. Serviu de base para o Protocolo de Quioto, que realinhou as metas originais da Conveno sobre Clima, em razo do no cumprimento pelos pases.

14

5. CONVENO SOBRE BIODIVERSIDADE

Vinculante

OBJETIVO: Assegurar para os pases em desenvolvimento parcela justa dos benefcios econmicos derivados do uso de seus recursos genticos. (Conveno assinada por 153 pases e rejeitada pelos E.U.)

CONTEDO: Dispe sobre a utilizao de recursos genticos (proteo propriedade intelectual e indstria de biotecnologia).

15

PRINCPIO DO DIREITO AO MEIO AMBIENTE

Declarao de Estocolmo 1972

Princpio 01 O homem tem o direito fundamental


liberdade, igualdade a ao desfrute de condies de vida adequada, em um meio cuja qualidade lhe permita levar uma vida digna e gozar de bem-estar e tem a solene obrigao de proteger e melhorar esse meio para as geraes presentes e futuras (....)

16

PRINCPIO DA EDUCAO AMBIENTAL

Declarao de Estocolmo 1972

Princpio 19 A educao em assuntos ambientais, para as


geraes jovens bem como para os adultos, com nfase especial aos menos favorecidos essencial para ampliar as bases de uma opinio esclarecida e de uma conduta responsvel por parte de indivduos, empresas e

comunidades, quanto proteo e melhoria do meio ambiente em sua plena dimenso humana.

17

PRINCPIO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL

Declarao do Rio de Janeiro 1992

Princpio 01 Os seres humanos esto no centro das


preocupaes com o desenvolvimento sustentvel e tm direito a uma vida saudvel e produtiva, em harmonia com a natureza.

18

PRINCPIO POLUIDOR - PAGADOR

Declarao do Rio de Janeiro 1992

Princpio 16 Tendo em vista que o poluidor deve, em


princpio, arcar com o custo decorrente da poluio,as autoridades nacionais devem procurar promover a

internalizao dos custos ambientais e o uso de instrumentos econmicos, levando na devida conta o interesse pblico, sem distorcer o comrcio e os investimentos internacionais.

19

PRINCPIO DA PREVENO OU PRECAUO

Declarao do Rio de Janeiro 1992

Princpio 15 De modo a proteger o meio ambiente, o


princpio da precauo deve ser amplamente observado pelos Estados, de acordo com suas capacidades. Quando houver ameaa de danos srios ou irreversveis, a ausncia de absoluta certeza cientfica no deve ser utilizada como razo para postergar medidas eficazes e economicamente viveis para prevenir a degradao ambiental.

20

CLASSIFICAO JURDICA DOUTRINRIA

Categorizao doutrinria. Cada categoria submetida a regime jurdico diverso. 1. Meio ambiente natural ou fsico - Art. 225 caput e 1. , I e VII da CF 88 (processos ecolgicos, flora e fauna). Integrado pelos elementos naturais responsveis pelo equilbrio dinmico entre os seres vivos e o meio em que vivem , como o ar, gua, solo, flora, fauna. 2. Meio ambiente artificial Art. 225 caput, art. 182 (poltica urbana) e 21, XX da CF 88 (competncia federal para instituir diretrizes para desenvolvimento urbano: habitao, saneamento e transporte). Integrado pelo conjunto de edificaes (espao urbano fechado) e equipamentos pblicos (espao urbano aberto) constitudo por rodovias, ruas, praas, reas verdes e demais elementos que formam o espao urbano construdo. 3. Meio ambiente cultural - Art. 225 caput e 216, I, II, III, IV e V da CF 88. Integrado pelo patrimnio histrico, artstico, arqueolgico, paisagstico, turstico, cientfico e pelas snteses culturais que integram o universo das prticas sociais das relaes de intercmbio entre o homem e a natureza. Os bens que compem o meio ambiente artificial integram o meio ambiente cultural se impregnados de valor especial, por traduzirem a histria do nosso povo, sua formao, cultura, elementos que identificam nossa cidadania.

21

Conceituaes
Ambiente
do latim - ambiens, entis :

que rodeia aquilo que envolve que circunda mbito que nos cerca onde vivemos

em ingls: environment: em francs: environnement em italiano: ambiente em portugus: - "ambiente" subentende a palavra meio . - "meio ambiente" mais que apenas "ambiente" uma conexo de valores. Ramn Martin Mateo -" meio e ambiente so expresses sinnimas, redundantes , pleonsticas e cumulativas. A Constituio de 88 incorporou a expresso "meio ambiente" Toshio Mukai " Interao de elementos naturais , artificiais e culturais que propiciam o desenvolvimento equilibrado da vida do homem" Jos Afonso da Silva "Interao do conjunto de elementos naturais , artificiais e culturais que propiciem o desenvolvimento equilibrado da vida em todas as suas formas. (mais globalizante) Conceituao legal: Lei 6938 de 31 agosto 81 (Lei de Poltica Nacional para o Meio Ambiente) Art. 3, I . "Meio Ambiente o conjunto de condies, leis, influncias e interaes de ordem fsica, qumica e biolgica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas"

22

Direito Ambiental - Inicialmente referido como Direito "Ecolgico" por alguns autores: - Prof. Srgio Ferraz (1972) "Direito Ecolgico o conjunto de tcnicas, regras e instrumentos jurdicos, organicamente estruturados, para assegurar um comportamento que no atente contra a sanidade mnima do meio ambiente". (o que mnima?) - Prof. Diogo de Figueiredo Moreira Neto (1975) "Direito Ecolgico o conjunto de tcnicas, regras e instrumentos jurdicos sistematizados e informados por princpios apropriados, que tenham por fim a disciplina do comportamento relacionado ao meio ambiente." Ecologia Juno de duas palavras gregas:oikos (habitao) + logos (cincia) Cincia do habitat Vocbulo ecologia foi cunhado por Ernst Haeckel em 1866 rea afim Biologia. Estuda relaes entre os seres vivos e o meio ambiente em que vivem e suas recprocas influncias. Ecologia Humana Ramo das cincias humanas que estuda a estrutura e o desenvolvimento das comunidades humanas, em suas relaes com o meio ambiente e sua consequente adaptao a ele, assim como aos novos aspectos que os processos tecnolgicos ou os sistemas de organizao social possam acarretar para as condies de vida do homem. Ecologia ESTUDO, INVESTIGAO -> da a impropriedade de slogans como "proteja a ecologia" Biosfera A fina pelcula de ar, gua e terra na qual existem as condies favorveis vida.

23

Prof. Des. Tycho Bhrae Fernandes Neto: "Direito Ambiental o conjunto de normas e princpios editados objetivando a manuteno de um perfeito equilbrio nas relaes do homem com o meio ambiente." (o que perfeito?) Prof. Dr. Michel Prieur : (Universidade de Strasbourg Frana) "Direito Ambiental o conjunto de regras jurdicas relativas proteo da natureza e luta contra as poluies ." (define Direito Ambiental pelo seu objeto)." Prof. Carlos Gomes de Carvalho: "Direito Ambiental o conjunto de princpios e regras destinados proteo do meio ambiente, compreendendo medidas administrativas e judiciais, com a reparao econmica e financeira dos danos causados ao ambiente e aos ecossistemas de uma maneira geral."

Prof. Dr. Rui Carvalho Piva : Direito Ambiental o ramo do direito positivo difuso que tutela a vida humana com qualidade, atravs de normas jurdicas protetoras do direito qualidade do meio ambiente e dos recursos ambientais necessrios ao seu equilbrio ecolgico.

Prof. Dr. Toshio Mukai: Direito Ambiental o conjunto de normas e instrumentos jurdicos destinados a disciplinar o comportamento humano em relao ao meio ambiente.

24

TAXIONOMIA DO DIREITO AMBIENTAL


(Insero no contexto jurdico) No diz respeito a apenas um nico ramo do Direito. Abrange leis, decretos e regulamentos inseridos em vrios ramos do Direito Positivo. Possui autonomia enquanto ramo do Direito. Tem princpios especficos. Tem normas prprias embora no codificadas em um s diploma legal. Tem autonomizao didtica academicamente. Direito de interaes: elo de ligao e confluncia de vrios ramos do Direito. considerado um supra-Direito porque diz respeito vida. Exemplos da multiplicidade de temas correlatos crescimento populacional extino de espcies utilizao de agrotxicos proteo de biodiversidade saneamento proteo da atmosfera conspurcao de mananciais contaminao radioativa produo agrcola lixo domstico urbanismo resduos perigosos explorao de recursos naturais poluio industrial eroses poluio sonora desmatamentos, queimadas poluio visual

25

NATUREZA JURDICA DO DIREITO AMBIENTAL

Art. 1., , inciso III da Constituio Federal de 1988 dignidade da pessoa humana como fundamento do Estado Democrtico de Direito. O direito ao meio ambiente um desdobramento do conceito de dignidade da pessoa humana. Art. 5. , caput Constituio Federal da Repblica Todos so iguais para exercer os direitos al estabelecidos ( VIDA, igualdade, propriedade etc. ) Quem so Todos ? os brasileiros e estrangeiros residentes no pas (art.5. caput). A proteo aos bens ambientais uma projeo do bem maior VIDA.

EVOLUO DOS INTERESSES PROTEGIDOS


INDIVIDUAL SOCIALPBLICOMETAINDIVIDUAL

DIREITOS INDIVIDUAIS Na Idade Mdia (do sculo V ao sculo XV isto , da Queda do Imprio Romano Queda de Constantinopla) : poca de regimes opressores , elitismo e dominao em razo do feudalismo. Ao fim da Idade Mdia e incio da Idade Moderna (do sculo XV ao sculo XVIII, isto , da Queda de Constantinopla Revoluo Francesa de 1789) d-se o esfacelamento do sistema feudal . O indivduo v-se desprotegido porque o Estado no era ainda delineado como instituio. medida que o Estado se organiza passa a valorizar a cidadania e os direitos civis (liberdade fsica, de credo, de opinio, etc.)

26 DIREITOS SOCIAIS

Com a Revoluo Industrial , capital e trabalho comeam a se confrontar. Fortalecimento de sindicatos e associaes Nova ordem coletiva emergindo. Desenvolvimento da noo de coletividade- sociedade civil- bem comum.

DIREITOS PBLICOS Fortalecimento do Estado administrador- legislador Estado como representante da coletividade Emerge noo de ordem pblica, segurana pblica, sade pblica.

DIREITOS METAINDIVIDUAIS Sociedade contempornea complexidade crescente nas relaes sociais. Surgem os conglomerados econmico-financeiros, empresas multinacionais, cartis. Sociedade de massas , conflitos passam a ser tambm de massas Dificuldades para o prejudicado enfrentar sozinho os percalos de demandas judiciais (onerosidade, honorrios custas e demora) Surgem os corpos intermedirios interesses meta ou transindividuais Insuficincia da summa divisio (Direito Pblico e Direito Privado) Necessidade de recepo de direitos de classes e categorias. Ao final do Sc. XIX, preocupao doutrinria para identific-los e proteger direitos de classes e categorias. Sem ser pblicos (isto , pertencer coletividade como um todo) so coletivos (porque os titulares comparecem em grupo em Juzo). Pertencem a grupos classes ou categorias nas quais ningum os detm com exclusividade mas todos so seus titulares ao mesmo tempo.

27

DIREITOS METAINDIVIDUAIS DIFUSOS

Sua configurao jurdica busca evitar a pulverizao de milhares de aes contra um mesmo polo passivo, com a mesma prova e com o mesmo objeto. Permitem a tutela coletiva. Difusos sugere : fludos, espalhados, com contornos indeterminados. Ultrapassam a rbita individual e se inserem na ordem coletiva, mas no pblica. Compem um contingente indefinido de indivduos. Pertencem indistintamente a todos e cada um tem ttulo para pedir a tutela de tais interesses.

Exemplo : - So titulares de direitos metaindividuais difusos as pessoas afetadas pela fumaa de uma chamin de uma indstria.

28

FONTES DO DIREITO AMBIENTAL

Fontes compreendem os textos nos quais o Direito Ambiental se funda,


bem como os elementos subsidirios que o esclarecem (os costumes, a doutrina e a jurisprudncia).

Principais textos legais:


1) Constituio Federal da Repblica Federativa do Brasil 2) Lei de Poltica Nacional do Meio Ambiente ( Lei 6.938 de 31 de Agosto de 1981) 3) Lei da Ao Civil Pblica (Lei 7.347 de 24 de Julho de 1985) 4) Lei dos crimes ambientais (Lei 9.605 de 12 de Fevereiro de 1998) 5) Estatuto da Cidade ( Lei 10.257 de 10 de junho de 2001) 6) 7) Lei do Parcelamento do Solo Urbano ) Lei 6.766 de 20 de Dezembro 1979 Cdigo Florestal ( Lei 4771/65)

7) Cdigo de guas ( Decreto 24.643 de 10.07.34) 8) Cdigo de Caa ( Lei 5.197/67)

9) Cdigo de Pesca ( Lei 7.653 e 7679/8) 10) Leis esparsas sobre:

Atividades nucleares Agrotxicos Garimpo

Recursos Hdricos Pesca de cetceos Transporte de resduos perigosos

29

CONSTITUIO DA REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988

TTULO VIII DA ORDEM SOCIAL Captulo VI DO MEIO AMBIENTE

Art. 225 - Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes. * 10. - Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Pblico: I- preservar e restaurar os processos ecolgicos essenciais e prover o manejo ecolgico das espcies e ecossistemas; II- preservar a diversidade e a integridade do patrimnio gentico do Pas e fiscalizar as entidades dedicadas pesquisa e manipulao de material gentico;

30

III- definir, em todas as unidades da Federao, espaos territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos, sendo a alterao e a supresso permitidas somente atravs de lei, vedada qualquer utilizao que comprometa a integridade dos atributos que justifiquem sua proteo; IV- exigir, na forma da lei, para instalao de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradao do meio ambiente, estudo prvio de impacto ambiental, a que se dar publicidade; V- controlar a produo, comercializao e o emprego de tcnicas, mtodos e substncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente. VI- promover a educao ambiental em todos os nveis de ensino e a conscientizao pblica para a preservao do meio ambiente; VII- proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as prticas que coloquem em risco sua funo ecolgica, provoquem a extino de espcies ou submetam os animais a crueldade. * 20. - Aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degrado, de acordo com soluo tcnica exigida pelo rgo pblico competente, na forma da lei. * 30.- As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitaro os infratores, pessoas fsicas ou jurdicas, a sanes penais e administrativas ,

31

independentemente da obrigao de reparar os danos causados. * 40.- A floresta Amaznica brasileira, a Mata Atlntica, a Serra do Mar, o Pantanal Matogrossense e a Zona Costeira so patrimnio nacional e sua utilizao far-se- , na forma da lei, dentro de condies que assegurem a preservao do meio ambiente, inclusive quanto ao uso de recursos naturais. *50.- So indisponveis as terras devolutas ou arrecadadas pelos Estados, por aes discriminatrias, necessrias proteo dos ecossistemas naturais. *60.- As usinas que operem com reator nuclear devero ter sua localizao definida em lei federal, sem o que no podero ser instaladas.

32

O meio ambiente na Constituio Federal de 1988


Lanou a Constituio de 1988 no cenrio internacional. Mais avanada que a Constituio Portuguesa, a Espanhola e a Russa (pioneiras porque as primeiras a falar em meio ambiente) e algumas Constituies Estaduais americanas. Captulo VI, do Ttulo VIII sobre a "Ordem Social" contm o ncleo da tutela ambiental constitucional: o artigo 225, seus pargrafos e incisos.
Art. 225 - Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preservlo para as presentes e futuras geraes.

-O art. 225 comporta 3 conjuntos de normas: 1. Norma-princpio ou norma-matriz - caput O Direito ao meio ambiente equilibrado pertence a TODOS (inclusive s geraes futuras) DEVER de defend-lo do Poder Pblico + Coletividade. Meio Ambiente um BEM DE USO COMUM DO POVO (portanto no est na disponibilidade particular de ningum, nem de pessoa privada, nem pblica). 2. Normas-instrumentos Normas instrumentos, porm, no no seu sentido processual mas de garantia e efetividade do Direito enunciado no caput. .

Art. 225, pargrafo 1. , inciso I : Processos ecolgicos essenciais : so aqueles que asseguram as condies necessrias para uma adequada interao biolgica. Prover manejo ecolgico: lidar com espcies de modo a conserv-las ou recuper-las. Manejo dos ecossistemas : cuidar do equilbrio das relaes entre a comunidade bitica e o seu habitat . Exemplos de ecossistemas : mar, floresta, rio, pntanos, mangues etc.)

33

Art. 225, pargrafo 1. , inciso II : Preservar diversidade e integridade do patrimnio gentico: preservar todas as espcies atravs de seus fatores caracterizantes e diferenciadores. caracterizantes que definem as espcies diferenciadores que as diferenciam uma das outras Art. 225, pargrafo 1. , inciso III: Definir espaos territoriais a serem especialmente protegidos: estabelecer a delimitao de reas ecologicamente relevantes nas quais o uso estar condicionado s disposies da lei. Umas visam preservaes, outras utilizao controlada de recursos, outras, ainda, so para fins exclusivamente cientficos. Exemplos de tipos de espaos territoriais especialmente protegidos: Parques Nacionais, Estaduais, Municipais Reservas Biolgicas Estaes Ecolgicas Florestas Nacionais Reservas Extrativistas reas de Proteo Ambiental ( APAs) Reservas Particulares do Patrimnio Natural (RPPN) Art. 225, pargrafo 1. , inciso IV: tema examinado parte e seguir. Art. 225, pargrafo 1. , inciso V : controlar tudo que importe em risco para a qualidade de vida. Art. 225, pargrafo 1. , inciso VI : promover a nveis. educao ambiental em todos os

Art. 225, pargrafo 1. , inciso VII : evitar a extino de espcies. 2. Determinaes particulares Referem-se a reas e situaes de elevado contedo ambiental e que, por isto, requerem imediata proteo. Art. 225, pargrafo 2. reas de minerao Art. 225, pargrafo 4.

34 Floresta Amaznica, Mata Atlntica, Serra do Mar, Pantanal Mato-grossense e Zona Costeira so PATRIMNIOS NACIONAIS Art. 225, pargrafo 6. Questo nuclear.

35

ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL E RELATRIO DE IMPACTO SOBRE O MEIO AMBIENTE E.I.A / R.I.M.A.

1. CONCEITO Instrumento de gesto ambiental, exigido pela Constituio Federal, consistente de estudo extensivo interdisciplinar, custeado pelo proponente do projeto, destinado a identificar, interpretar e prevenir conseqncias decorrentes de empreendimentos, obras ou atividades potencialmente causadores de degradao ambiental, apresentado ao rgo licenciador com o objetivo de oferecer administrao pblica (rgo ambiental) elementos de convico que possam orientar a concesso ou negativa de concesso de licena ambiental. instrumento de gesto para preveno de degradaes irremediveis ou de muito impacto.

36

2. PREVISO LEGAL

DECLARAO DE ESTOCOLMO DE 1972 Princpio da obrigatoriedade da interveno estatal PRINCPIO 17 Deve-se confiar a instituies nacionais apropriadas a tarefa de planejar, administrar e controlar a utilizao dos recursos ambientais dos Estados, com vistas a melhorar a qualidade do meio ambiente.

DECLARAO DO RIO DE JANEIRO DE 1992 Princpio da avaliao de impacto PRINCPIO 17 A avaliao de impacto ambiental, como instrumento nacional deve ser empreendida para atividades planejadas, que dependam de uma deciso de autoridade nacional competente, quando tenham potencial de causar impacto negativo considervel sobre o meio ambiente.

CONSTITUIO DA REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

1988 TTULO VIII


DA ORDEM SOCIAL

Captulo VI
DO MEIO AMBIENTE

Art. 225- Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes. 1. - Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Pblico:

37

IV- exigir, na forma da lei, para instalao de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradao do meio ambiente, estudo prvio de impacto ambiental, a que se dar publicidade.

LEI DE POLTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE


Lei n. 6.938 de 31 de AGOSTO DE 1981 Dispe sobre a Poltica Nacional do Meio Am biente, seus fins e mecanismos de formulao e aplicao e d outras providncias Artigo 9. So instrumentos da Poltica Nacional do Meio Ambiente:

I- estabelecimento de padres II- zoneamento ambiental III- avaliao de impacto IV- incentivo instalao de equipamentos VI- unidades de conservao VII- sistema nacional de informaes

3. ASPECTOS RELEVANTES 1. A obrigatoriedade de realizao de prvio estudo de impacto extirpou a preclusividade do posicionamento da sociedade civil em relao a atividades causadoras de danos . Anteriormente a essa exigncia legal a sociedade atuava apenas como legista de leses consumadas. 2. Trouxe novo valor a ser considerado ANTERIORMENTE ao licenciamento da atividade ou obra: compatibilizao com o equilbrio ambiental (ao lado das questes econmicas, tcnicas, polticas, de mercado, de viabilidade etc.)

4. CRONOLOGIA Em 1960 foram introduzidos na legislao dos E.U.A.

38

Em 1980 passaram a ser exigidos apenas para polos petroqumicos, cloroqumicos, carboqucos e instalaes nucleares. Em 1981 a Lei de Poltica Nacional do Meio Ambiente institucionalizou a obrigatoriedade dos estudos de impacto para qualquer obra ou atividade potencialmente degradadora do meio ambiente. Em 1986 duas resolues do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) (Resolues n. 001/86 e 006/86) trouxeram as diretrizes para implementao dos estudos de impacto. 5. O QUE DEVE CONTER a) Diagnstico ambiental da rea (do meio fsico, biolgico, scio econmico) b) Anlise dos impactos (diretos, indiretos, curto, mdio, longo prazos, temporrios, permanentes, grau de reversibilidade etc.) c) Definio de medidas mitigadoras (equipamentos de controle, sistema de tratamento de rejeitos etc.) d) Elaborao de programa de monitoramento dos impactos positivos e negativos 6. QUEM ELABORA Equipe multidisciplinar habilitada (inscrita em cadastro federal de empresas aptas a realizar tais estudos) independente do proponente do projeto. 7. QUEM PAGA O proponente do projeto: pessoa fsica ou jurdica, de direito pblico ou privado. 8. QUE OBRAS ESTO SUJEITAS

Estradas de rodagem , ferrovias, aeroportos, oleodutos, linhas de transmisso de energia eltrica, barragens, aterros sanitrios, usinas para gerao de eletricidade, destilarias de lcool.

39

9. EXIGNCIA DA PUBLICIDADE

Publicao de edital na imprensa, possibilidade de realizao de audincia pblica com a participao da sociedade civil, cpias do RIMA (relatrio que resume o estudo de impacto) disposio da populao em rgos pblicos e bibliotecas.

10.

QUESTES APRECIVEIS PELO JUDICIRIO

Medida judicial objetivar anular o ato administrativo que licenciou (ou no licenciou) a atividade, em razo de a) vcio de procedimento b) vcio de fundamentao Ex: Se a motivao da deciso do rgo pblico que aprovou ou no o projeto ignorou significante aspecto adverso ou benfico apontado no estudo ou se informao nova surgiu, que no tenha sido abordada no estudo.

40

LEI N.0 6. 938 DE 31 DE AGOSTO DE 1981


Dispe sobre a Poltica Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulao e aplicao e d outras providncias Regulamentada pelo Decreto 88.351 de 01.06.83.

ANTECEDENTES: lei concebida com os olhos no futuro. inspirada no Direito Comparado, principalmente legislao americana de 69/70. surge principalmente em razo do quadro de poluio industrial de Cubato (Vale da morte anencefalia no noticirio internacional). foi promulgada quando inexistia cultura de meio ambiente em nosso pas. no havia ONGs em nmero expressivo. aps duas dcadas de vigncia, s agora comea a produzir substanciais efeitos. veio suprir a proteo fragmentria do meio ambiente (apenas alguns elementos e alguns temas recebiam tratamento jurdico). na poca, ausncia de rgos administrativos estruturados para cuidar dessa rea. s recentemente os rgos pblicos e a estrutura administrativa se organizaram. CARACTERSTICAS : traa objetivos, princpios e instrumentos. no lei de controle de poluio apenas. deu identidade jurdica questo ambiental (tratamento unitrio e sistmico ao meio ambiente). s mais recentemente o Ministrio Pblico se aparelhou para enfrentar as novas aes que as leis ambientais introduziram no ordenamento jurdico brasileiro. Lei de Poltica (tema estranho ao quadro normativo?). h mais demanda do que recursos, do que decises, do que recursos humanos, do que vontade poltica. lei contm imprecises terminolgicas. no h referncia a biodiversidade nos objetivos.

41

I-

PRINCPIOS DA POLTICA NACIONAL PARA O MEIO AMBIENTE

ART. 20. I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII, XI E X I obrigatoriedade da ao governamental II racionalizao no uso de recursos ambientais III planejamento e fiscalizao do uso dos recursos ambientais IV proteo de ecossistemas V controle e zoneamento de atividades poluidoras VI incentivo ao estudo e `a pesquisa de tecnologias brandas. VII acompanhamento do estado da qualidade ambiental VII recuperao de reas degradadas. IX proteo de reas ameaadas X educao ambiental

II - CONCEITOS Art. 30. I meio ambiente II degradao da qualidade ambiental III poluio IV - poluidor V - recursos ambientais III ORGANIZAO DO SISTEMA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE Art. 60. IV- OBJETIVOS Art. 40. VII impe obrigao de recuperar e/ou indenizar (princpio poluidorpagador)

42

V - INSTRUMENTOS Art. 90. I estabelecimemento de padres II- zoneamento ambiental III- avaliao de impacto IV- licenciamento V- incentivos instalao de equipamentos VI- unidades de conservao VII- sistema nacional de informaes VI- RESPONSABILIDADE OBJETIVA Art. 14, pargrafo 10. a responsabilidade que ocorre independentemente de culpa.
Exige apenas a prova de nexo causal entre o dano e o ato degradador ,como pressuposto para a responsabilizao.

Caso fortuito e fora maior no so excludentes de responsabilidade. Ainda que uma empresa tenha tomado todas as precaues para evitar danos ao meio-ambiente, h o dever de indenizar.

43 LEI DOS CRIMES AMBIENTAIS Lei 9.605 de 12 de Fevereiro de 1998


Dispe sobre as sanes penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente , e d outras providncias. 1- ASPECTOS RELEVANTES

As violaes das leis de proteo ambiental se do intensamente atravs das atividades das empresas. O sistema de sancionamento tradicional do Direito no tinha eficcia com relao s pessoas jurdicas. Muitos juristas criticaram a responsabilizao criminal da pessoa jurdica, j que pessoa jurdica no propriamente pessoa, mas uma entidade fictcia, criada pelo Direito. A Lei dos Crimes Ambientais no prioriza encarceramento, como pena, para as pessoas fsicas criminosas. As penas aplicadas aos crimes , em geral, no ultrapassam 4 anos. A infrao penal precisa ser cometida por representante legal da pessoa jurdica (aquele indicado nos estatutos da empresa) ou contratual (diretor, administrador, gerente, preposto ou mandatrio da pessoa jurdica ou por seu rgo colegiado) . A infrao deve ser cometida no interesse ou benefcio da entidade. Interesse e benefcio no significam apenas aquilo que traz vantagem ou lucro direto (consignado no balano contbil da entidade) mas aquilo que importa para empresa. Tambm a omisso revela assuno de risco de produzir resultado danoso ao meio ambiente. Ex: no tomar medidas de preveno do dano ambiental usar tecnologia ultrapassada ou imprpria confiar a empregado inexperiente tarefa complexa ausncia de dispositivo de segurana ou alerta

44
ART. 21 Prev

as seguintes penas s pessoas jurdicas :

III-

multa restritivas de direitos, que podem ser (art. 22): suspenso parcial ou total de atividade, interdio temporria, proibio de contratar com o Poder Pblico , no mximo, por dez anos. prestao de servios comunidade, que podem ser (art. 23): custeio de projetos ambientais, execuo de obras de recuperao de reas degradadas, manuteno de espaos pblicos, contribuies a entidades ambientais ou culturais pblicas.

III-

ART. 8. Prev

as seguintes penas restritivas de direitos s pessoas fsicas:

III-

Prestao de servios comunidade ( art.9.) (Execuo de tarefas gratuitas junto a parques e jardins) Interdio temporria de direitos (art.10.) (Proibio de contratar com o Poder Pblico, receber incentivos fiscais, participar de licitaes . (Guarda semelhana com a prevista para a pessoa jurdica do art. 22) Suspenso parcial ou total de atividades (art. 11) (Suspenso das atividades da pessoa condenada, que contrariam a lei ) Prestao pecuniria (art. 12) (Pagamento em dinheiro, estipulado pelo juiz, vtima, ou a entidade com fim social) Recolhimento domiciliar (art.13) (Condenado pode trabalhar, freqentar curso etc.)

III-

IV-

V-

45

DIREITO AMBIENTAL
Prof. Maria Luisa Faro Magalhes

BIBLIOGRAFIA

ANTUNES, Paulo de Bessa.Curso de Direito Ambiental : doutrina, legislao e jurisprudncia. Rio: Renovar,1990. BONINE, J.E. e Mc Garity T. O. The law of environmental Protection: cases, legislation, policies. E.U.A: West Publishing Company, 1984. BENJAMIN, Antnio Herman coord. Dano Ambiental: Preveno, Reparao e Preveno. So Paulo: RT, 1993. BENJAMIN, Antnio Herman coord. Direito Ambiental das reas protegidas So Paulo: Forense Universitria,2001. CANO, Guilhermo J. Derecho, poltica y adminstracin ambientales. Buenos Aires: Depalma, 1978. CARVALHO, Carlos Gomes de. Legislao ambiental brasileira. 2 vol., Leme, SoPaulo: LED, 1999. COSTA JUNIOR, Paulo Jos da. Direito Penal ecolgico. Rio:Forense Universitria, l996. COSTA JUNIOR, Paulo Jos da e GREGORY , Giorgio. Direito penal ecolgico. So Paulo: CETESB, l981. COSTA NETO, Nicolao Dino de Castro, BELLO FILHO, Ney de Barros, COSTA, Flvio Dino de Castro e. Crimes e infraes administrativas ambientais . Braslia: Braslia Jurdica. 2001. DERANI, Cristiane. Direito ambiental econmico. So Paulo: Max Limonad, 1997. DOTTI, Ren Ariel. A proteo penal do meio ambiente. Curitiba: Livro Tcnico, l978. FIORILLO, Celso Antonio Pacheco, RODRIGUES, Marcelo Abelha. Manual de Direito Ambiental e legislao aplicvel. So Paulo: Max Limonad, 1997. FIORILLO, Celso Antonio. A ao popular e a defesa do meio ambiente In Revista do Advogado. N. 37, So Paulo: Associao dos Advogados de So Paulo, Setembro 1992 . FIORILLO, Celso Antonio. Curso de Direito Ambiental brasileiro. 2. ed. , So Paulo: Saraiva, 2001.

FIORILLO, Celso Antonio Pacheco. A ao civil pblica e a defesa dos direitos constitucionais difusos. In Atualidades Jurdicas, n.2, So Paulo: Saraiva, 2.000.
FERREIRA, Wolgran Junqueira. Ao Civil Pblica.Campinas: Julex Livros, l987. FINDLEY, Roger W. e FARBER Daniel. Environmental Law In a nut shell.

46
E.U.A : West Publishing Company, 1991. FRANZA, Jorge Atilio. ManuaL de Derecho Ambiental argentino e latino americano. Buenos Aires: FJ Ediciones Juridicas,1997. FREITAS, Wladimir Passos de. Direito Administrativo e meio ambiente. 1ed., 2 tiragrem , Curitiba: Juru, l995. FREITAS, Wladimir Passos de e FREITAS , Gilberto Passos de. Crimes contra a natureza. So Paulo: RT,l990. GRAU, Eros Roberto. Direito Urbano, regies metropolitanas, solo criado, zoneamento, controle Ambiental: Projeto de Lei de desenvolvimento urbano. So Paulo: RT, 1983. GRINOVER, Ada Pellegrini, coordenadora. A tutela dos Interesses difusos. So Paulo: Max Limonad, l984. LEITE, Jos Rubnes Morato. Dano ambiental: do individual ao coletivo extrapatrimonial. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2.000. MACHADO, Paulo Affonso Leme. Direito Ambiental brasileiro. 13 ed., So Paulo: Malheiros, 2004. MACHADO, Paulo Affonso Leme. Estudos de Direito Ambiental. So Paulo: Malheiros, l994. MACHADO, Paulo Affonso Leme. Ao Civil Pblica: ambiente , consumidor, patrimnio cultural e tombamento. So Paulo, RT, 1986. MAGALHES, Maria Luisa Faro. Estudo de Impacto Ambiental In Revista do Ministrio Pblico do Estado de Sergipe, ano I, n. 2. Aracaj: Centro de Estudos do Ministrio Pblico do Estado de Sergipe,1992. MAGALHES, Maria Luisa Faro. Meio Ambiente: competncias In Boletim de Direito Administrativo, Ano VII, n. 3, Maro, 1991. So Paulo: NDJ. MAGALHES, Maria Luisa Faro. Tutela Jurisdicional da Proteo dos Recursos Hdricos In Anais do Congresso sobre Manejo Alternativo de Recursos Hdricos. Florianpolis: Imprensa Universitria, 1994. MAGALHES, Maria Luisa Faro. Direito de Propriedade e Meio Ambiente : princpios reciclados In Dano Ambiental: Preveno, Reparao e Represso.Coordenador : Antonio Herman Benjamin, So Paulo: RT, 1993. MAGALHES, Maria Luisa Faro.Equality before the law: a quest for international justice in face of the environment. in International Encyclopeadia of Laws. pgs. 530-543, Bruxelas, Blgica, 1997. MAGALHES, Maria Luisa Faro.Valorizao do homem amaznico e educao ambiental In Amaznia e soberanica nacional. Rio de Janeiro: Instituto dos Advogados Brasileiros,1997. MAGALHES, Maria Luisa Faro. A advocacia ambiental e os novos paradigmas do Direito Ambiental In Anais da XVII Conferncia Nacional dos Advogados do Brasil. vol.1, Rio de Janeiro: Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, 1999. pg. 223/227. MANCUSO, Rodolfo Camargo. Interesses difusos.So Paulo: RT, l988. MANCUSO, Rodolfo Camargo. Ao civil pblica: em defesa do meio amambiente, do patrimnio cultural e dos consumidores. 7 ed. , So Paulo: RT, 2001. MATEO, Ramn Martin. Derecho Ambiental. Madrid, Espanha: Instituto de Estudios de Administracin Local, 1977. MAZZILLI, Hugo Nigro. A defesa dos Interesses difusos em Juzo. So Paulo: RT, l988. MILAR, Edis. A Ao Civil Pblica na nova ordem constitucional. So

47
Paulo: RT, l990. MILAR, Edis e BENJAMIN Antonio Herman. Estudo Prvio de Impacto Ambiental: teoria, prtica e legislao. So Paulo: RT.1994. MILAR, Edis. Direito do ambiente: doutrina, prtica e jurisprudncia. 2 ed. So Paulo: RT, 2001. MOREIRA NETO, Diogo de Figueiredo. Direito Ecolgico e Ambiental. Rio de Janeiro: Forense, 1972. MOREIRA NETO, Diogo de Figueiredo. Introduo ao Direito Ecolgico e ao Direito Urbanstico, Rio de Janeiro: Forense, l977. MUKAI, Toshio. Direito Ambiental sistematizado. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1992. MUKAI, Toshio. Direito urbano ambiental brasileiro. So Paulo: Dialtica, 2002. NERY Junior, Nelson, MILAR, Edis e CAMARGO Ferraz, Antonio Augusto Mello de . A Ao Civil Pblica e a tutela jurisdicional dos interesses difusos. Rio: Saraiva, l984. PIGRETTI, Eduardo A. Derecho Ambiental. Buenos Aires: Depalma, 1997. PIVA, Rui Carvalho. Bem ambiental. So Paulo: Max Limonad, 2.000. PRADO, Luiz Regis.Direito Penal Ambiental: problemas fundamentais. So Paulo: RT, l992. PRADO, Luiz Regis. Crimes contra o meio ambiente. So Paulo: RT, 1998. RICHTER, Rui Arno. Meio ambiente cultural. Curitiba: Juru. 2000. SALLES, Carlos Alberto de. Execuo judicial em matria ambiental. So Paulo: RT, 1999. SILVA, Jos Afonso da . Legislao, planejamento urbano e reas crticas de poluio In Anais do III Simpsio Nacional de Direito do Meio Ambiente So Paulo, 1982. SILVA, Jos Afonso da. Direito Ambiental Constitucional. So Paulo: Malheiros, 1994. SIRVINSKAS, Lus Paulo. Manual de Direito Ambiental. 2. ed. So Paulo: Saraiva, 2003. SOUZA, Paulo Roberto Pereira de e MILLS , Jon. Conflitos jurdicos, econmicos e ambientais. Maring: Universidade Estadual de Maring, l995.

You might also like