You are on page 1of 20

13 PROMOTORIA DE JUSTIA DE DEFESA DA CIDADANIA DA CAPITAL DEFESA DO MEIO AMBIENTE E DO PATRIMNIO HISTRICO-CULTURAL

MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DE PERNAMBUCO

PALESTRA PROFERIDA PELO PROMOTOR DE JUSTIA DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE ( DA CAPITAL) , NO CENTRO DE CONVENES DE PERNAMBUCO, POR OCASIO DO DIA NACIONAL DO MINISTRIO PBLICO DIREITO AMBIENTAL ECONOMICO : O direito ambiental tem assumido uma especial importncia neste final de sculo, considerando que o respeito s suas normas pode significar uma real melhoria na qualidade de vida das pessoas, e principalmente uma possibilidade forte e efetiva de desenvolvimento sustentvel, princpio este que pode ser encontrado nas mais modernas legislaes do mundo, a exemplo dos tratados constitutivos da Unio Europia, propiciando uma esperana de vida saudvel para as geraes futuras. a questo ambiental tem merecido uma especial ateno nos pases do primeiro mundo, e seus princpios fundamentais podem ser encontrados nas principais constituies mundiais e nos tratados internacionais que organizam os grandes blocos econmicos que caracterizam a globalizao, como no caso da Unio Europia e do direito comunitrio. A questo econmica no pode ser compreendida isoladamente, o progresso das naes e o desenvolvimento industrial tem causado danos irreversveis ao meio ambiente, sendo necessria a compreenso global destes dois ramos do direito, para que possamos almejar uma melhoria na qualidade de vida das pessoas. Neste trabalho procuramos analisar os preceitos constitucionais relativos ao direito ambiental e econmico, a poltica de proteo ambiental e a de desenvolvimento econmico, as possibilidades de convivncia harmnica entre dispositivos aparentemente antagnicos, as possveis inconstitucionalidades dentro da Constituio, os conflitos legislativos que podem inviabilizar o progresso ou destruir o meio ambiente, compreendendo o esprito da lei nesta relao incestuosa, e a presena do direito ambiental econmico, como elemento importante na conciliao das constituies econmica e ambiental.. A necessidade teleolgica de existncia do direito ambiental econmico a constatao social paradoxal resumida ao dilema de que a sociedade precisa de agir dentro de seus pressupostos industriais e de desenvolvimento, porm, estes mesmos pressupostos destinados ao prazer e ao bem estar podem acarretar desconforto, doenas e misria, sendo necessria a pacificao das necessidades prementes de desenvolvimento econmico, com a preservao do meio ambiente.

13 PROMOTORIA DE JUSTIA DE DEFESA DA CIDADANIA DA CAPITAL DEFESA DO MEIO AMBIENTE E DO PATRIMNIO HISTRICO-CULTURAL

MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DE PERNAMBUCO

O fator natureza, ao lado do fator trabalho e do fator capital, compe a trade fundamental para o desenvolvimento da atividade econmica. A tarefa do direito no ramo do direito ambiental fazer com que as normas jurdicas possam orientar as aes humanas, influenciando seu contedo no sentido de um relacionamento conseqente com o meio ambiente., partindo da constatao de que no h atividade econmica sem influncia no meio ambiente . Os fundamentos desta clssica oposio ( economia x meio ambiente ) so encontrados em uma construo do sculo XIX, quando os filsofos observavam o objetivo de tornar a natureza um dos muitos "instrumentos" da produo : " natureza dominar e ignorar" Francis Bacon. Direito econmico : O direito econmico no deve ser visto como o direito da economia. A produo econmica no isolada da produo da vida social, parte essencial de sua formao. Os princpios da liberdade de iniciativa econmica e o da propriedade privada dos meios de produo , conduziram formao do direito positivo econmico. O direito econmico a normatizao da poltica econmica como meio de dirigir, implementar, organizar e coordenar prticas econmicas, tendo em vista uma finalidade ou vrias e procurando compatibilizar fins conflituosos dentro de uma orientao macroeconmica, a sua criao justificada por nele se agruparem normas que possuem a tarefa especfica de fornecer o instrumental necessrio para direcionar o mercado e a concorrncia, como tambm de traar disposies aptas a elaborar uma ordem na economia de mercado. Neste sentido o direito um instrumento utilizado pela poltica econmica, em viso estreita, sendo legtimo se concluir que a poltica econmica tambm orientada pelo direito econmico, o qual pode se revelar como o seu fundamento e o ponto de partida para o seu desenvolvimento. O direito econmico orienta-se em funo dos princpios informadores do sistema econmico, dispondo, para a otimizao deste, os instrumentos jurdicos apropriados. Esta instrumentalidade, que no converte as instituies jurdicas em instituies econmicas, se afirma pelo fato de que o direito se nutre dos relacionamentos sociais , consequentemente das relaes econmicas, e ele no apenas os reafirma formalizando realidades - como tambm os produz - gerando realidades . O uso do direito - a sua legitimidade - poder tanto reafirmar o sistema como agir subversivamente, produzindo um " discurso alternativo do direito". A ordem econmica no sentido jurdico composta por determinaes da Constituio ( Constituio econmica ) ou de normas ordinrias, sobre a organizao da vida econmica.

13 PROMOTORIA DE JUSTIA DE DEFESA DA CIDADANIA DA CAPITAL DEFESA DO MEIO AMBIENTE E DO PATRIMNIO HISTRICO-CULTURAL

MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DE PERNAMBUCO

A instrumentalidade do direito econmico em relao aos processos econmicos no deve conduzir reduo do direito econmico a mera condio de servidor da economia. O direito econmico no pode renunciar realizao da idia de justia e, consequentemente, a influir na conformao das relaes sociais, neste caso da ordenao da economia. O direito , logo e por consectrio o direito econmico, manifesta um determinado modo de ser social compondo e sendo composto por este todo complexo que a realidade, nela includa a natureza. Princpios da constituio econmica formal : Relacionados no art. 170, so : soberania nacional, propriedade privada, funo social da propriedade, livre concorrncia, defesa do consumidor, reduo das desigualdades regionais e sociais, busca do pleno emprego, tratamento favorecido para empresas nacionais de pequeno porte, e defesa do meio ambiente, sinalizando desde j a Constituio econmica pela necessidade de interao com a Constituio natureza. Direito ambiental : O meio ambiente deixa-se conceituar como um espao onde se encontram os recursos naturais, inclusive aqueles j reproduzidos ( transformados ) ou degenerados ( poludos ) como no caso do meio ambiente urbano, compreendidos inclusive o conjunto das condies de existncia humana, que integra e influencia o relacionamento entre os homens, sua sade e seu desenvolvimento. um conceito que deriva do homem e a ele est ligado, porm o homem no o integra. Razo da norma ambiental : Friedricht Duhrenmatt : "quando uma sociedade entra em conflito com o seu presente produz leis ", exatamente o que ocorre com as normas chamadas de proteo ao meio ambiente, que nascem do conflito social entre o homem e meio ambiente, existem em razo deste conflito, e representam um "iter" rumo finalidade do direito que a paz social. Esprito do direito ambiental : sintetizado na concretizao de uma prtica produtiva social compatvel com a manuteno das bases naturais, enfim uma atividade sustentvel, capaz de ser continuada e continuvel por si s .

13 PROMOTORIA DE JUSTIA DE DEFESA DA CIDADANIA DA CAPITAL DEFESA DO MEIO AMBIENTE E DO PATRIMNIO HISTRICO-CULTURAL

MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Aspecto constitucional da compatibilidade do desenvolvimento da atividade econmica com o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Filosoficamente no h uma separao material entre economia e ecologia . A base do desenvolvimento das relaes produtivas est na natureza. Esta unio necessariamente tem de se fazer sentir no interior do ordenamento jurdico, e neste h apenas uma separao aparente, que foi cristalizada por uma razo didtica. Estado e sociedade na ordem econmica e ambiental A prtica do direito e o seu grau de comprometimento com o desenvolvimento sustentvel : A efetividade imediata das normas objetivo e programticas depende de uma poltica de aplicabilidade, porque a norma um instrumento que pode ser ou no utilizado, e o fato de eventualmente no ser preenchida no a descaracteriza como direito. conveniente lembrar que a lei apenas revela a norma. As normas constitucionais que indicam fins a serem alcanados ou princpios a serem preenchidos tm tambm a eficcia jurdica imediata, direta e vinculante, um dever para o legislador ordinrio, condicionando negativamente a legislao futura, com a conseqncia de ser invalidada por inconstitucionalidade qualquer lei que venha a lhes contrapor . Direitos fundamentais declarados constitucionalmente : O captulo do meio ambiente um dos mais importantes e avanados da Constituio de 1988, sendo considerado por princpio que direito de todos e bem de uso comum do povo e essencial a sadia qualidade de vida. O art. 225, 4, declara alguns ecossistemas ( mata atlntica, etc ) como patrimnio nacional, no para torna-las estaticamente conservadas, por contrrio, sua utilizao econmica, inclusive quanto utilizao dos recursos naturais, admissvel, na forma da lei, dentro das condies que assegurem a preservao do meio ambiente. , portanto, equivocada a idia de preservao incondicional do meio ambiente; esta cautela deve estar situada no meio termo almejado pelo chamado desenvolvimento sustentvel. A CF econmica impe como princpio a preservao ambiental, e o captulo ambiental destaca a segurana da possibilidade de explorao econmica mesmo em detrimento do meio ambiente desde que ex vi legis, neste aspecto a Carta brasileira vai alm das mais modernas constituies europias, compreendendo que o meio ambiente um valor preponderante ( mas, no intolerante ) , que h de estar ladeando consideraes como as

13 PROMOTORIA DE JUSTIA DE DEFESA DA CIDADANIA DA CAPITAL DEFESA DO MEIO AMBIENTE E DO PATRIMNIO HISTRICO-CULTURAL

MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DE PERNAMBUCO

de necessidade de desenvolvimento, ou de respeito ao direito de propriedade, ou da iniciativa privada, devendo sempre primar o direito fundamental vida, que est em jogo quando se discute a tutela ao meio ambiente, que instrumental no sentido de que, atravs dessa tutela, o que se protege um valor maior : a qualidade da vida humana. Limites da realizao do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado : A identificao dos limites da realizao do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado eficaz quando auxilia a reflexo sobre as condies de sua superao, pois tambm do negativo que se constri o positivo. Da anttese chega-se com maior firmeza tese, posto que o escuro d a exata medida do claro. Sabendo onde no podemos avanar, temos a idia precisa do limite do avano. Ex: no direito ambiental, a praxis que indica limitaes das demandas judiciais ( prescrio, desateno com as questes ambientais, burocracia jurisdicional , etc, o fato concreto que judicialmente muito pouco se consegue em matria ambiental ... ), fazendo com que o uso dos inquritos civis pblicos ( e de outros procedimentos extrajudiciais ) se mostrem mais interessantes na resoluo de lides, alcanando ndices excepcionais de resoluo de lides. Aplicabilidade imediata de "simples" princpios ? Um conhecido axioma jurdico coloca que quem invoca princpios no tem direito . Porm, a partir do momento em que ganha o carter de uma norma constitucional, o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado torna-se um bem jurdico que deve ser igualmente correlacionado com os demais bens jurdicos presentes na Constituio. Portanto, igualmente um desdobramento do art. 3 da CF ( objetivos fundamentais da Repblica ) e deve ser revelado na atuao privada como na estatal com a mesma prioridade das demais normas da Constituio Federal, constituindo-se vcio de interpretao a indisposio de aplicabilidade imediata destes pressupostos genricos. Por este raciocnio correto se afirmar que poderiam a normas e os princpios fundamentais de direito ambiental impedir a eficcia de normas de igual hierarquia ou de hierarquia superior, permissivas de obras ou atividades capazes de incrementar a economia provocando danos ecolgicos, sem o respeito ao equilbrio almejado pelo desenvolvimento sustentvel. Ex: a legislao estadual do meio ambiente diz que deve haver respeito a natureza, mas que o interesse pblico pode " ultima ratio" desapropriar reas protegidas ou revogar leis e decretos que protegem determinados ecossistemas. Por evidente este interesse pblico no pode representar unicamente a vontade do governante e a consecuo de seus projetos polticos. Princpios do direito ambiental :

13 PROMOTORIA DE JUSTIA DE DEFESA DA CIDADANIA DA CAPITAL DEFESA DO MEIO AMBIENTE E DO PATRIMNIO HISTRICO-CULTURAL

MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DE PERNAMBUCO

No so exclusivos do direito ambiental, e , no por coincidncia so repetidamente norteadores do direito econmico; os princpios sintetizadores do dir. ambiental tm a sua paternidade atribuda a teorias econmicas e normas consectrias . So eles : Da cooperao ( kooperationsprinzip ), que informa uma atuao conjunta do Estado e sociedade na escolha de prioridades e nos processos decisrios da poltica ambiental , por exemplo : conselhos federais, estaduais e municipais de meio ambiente, onde o Ministrio Pblico tem funcionado como observador, sem direito a voto nas decises, em razo de suas funes institucionais. Do poluidor- pagador ( verursacherprinzip ), ou princpio da responsabilidade ( verantwortungsprinzip ), que impe ao "sujeito econmico" ( produtor, consumidor, transportador ) ou poluidor , que causar um problema ambiental , a obrigao de arcar com os custos da diminuio , eliminao, neutralizao ou afastamento do dano. Este princpio est presente na Constituio da Europa ( tratados instituidores de Roma e Maastricht ). P. do nus social ( gemeinlastprinzip ) , que representa a anttese do p. do poluidor- pagador, na medida em que o Estado / coletividade ( financiamento , subvencionamento , etc ) arcaria com uma parte do custo de implementao de qualidade ambiental. O nus da degradao ambiental deveria ser suportado objetivamente por toda a sociedade. Da precauo ( vorsorgeprinzip ), orienta a poltica ambiental preventiva, procura evitar perigos ambientais, e uma qualidade ambiental favorvel ( um ambiente o mximo possvel livre de perigos ) e reclama que as bases naturais sejam protegidas e utilizadas com cuidado, parcimoniosamente. A precauo ambiental necessariamente modificao do modo de desenvolvimento da atividade econmica, principalmente valendo-se do planejamento e controle prvio de produtos. O P. do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado - art. 225 da CF- deve ser respeitado pela atividade econmica conforme a exegese do art. 170, VI. A positivao deste princpio ilumina o desenvolver da ordem econmica, impondo a sua sustentabilidade. Com base nestes princpios, indesejveis efeitos colaterais do desenvolvimento social e econmico devem ser reconhecidos a tempo e, por meio de um amplo planejamento de conservao ambiental, ser minimizados, de forma a se permitir o desenvolvimento sustentvel.

13 PROMOTORIA DE JUSTIA DE DEFESA DA CIDADANIA DA CAPITAL DEFESA DO MEIO AMBIENTE E DO PATRIMNIO HISTRICO-CULTURAL

MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Normas programticas, normas objetivo : sempre envolta de problemas a questo do valor das normas constitucionais que expressam objetivos ou delineiam programas a serem desenvolvidos pelos rgos pblicos, sendo necessrio se decidir sobre esta querela que est presente nos dispositivos que decidem sobre polticas econmicas e especificamente o caput do art. 225 da Lei Maior responsvel pelo captulo do meio ambiente, que pertencem a esta categoria normativa. de compreenso geral que as normas-objetivo distinguem-se das normas-regra, uma vez que por meio daquelas o legislador no enuncia regras de conduta, mas resultados concretos que devem ser alcanados pelos seus destinatrios. Normas programticas ou de organizao, seriam aquelas atravs das quais o constituinte, em vez de regular direta e imediatamente, determinados interesses, limitou-se a traar-lhes os princpios para serem cumpridos pelos seus rgos ( legislativos, executivos, jurisdicionais e administrativos ), como programas das respectivas atividades, visando a realizao dos fins sociais do Estado. As normas que dispem sobre princpios podem ser identificadas como normas programticas. clara aqui a subordinao da norma ordinria quela chamada norma constitucional programtica, em conseqncia , o vnculo programtico do princpio geral contido por ventura em lei constitucional no somente obriga como prevalece sobre a norma da lei ordinria, reconhecendo-se-lhe tambm eficcia interpretativa sobre a norma cativa, que no deve contradizer o princpio donde emana, o mesmo se observando em relao aos chamados conflitos intraconstitucionais ou de normas constitucionais, prevalecendo as genricas sobre as especficas. A avaliao do impacto ambiental : A lei n 6938/81 introduz o instrumento de avaliao de impacto ambiental ( AIA ), que responsvel por estratgias preventivas e antecipadoras de poltica ambiental, no ordenamento jurdico brasileiro, de forma a permitir a tomada de aes mais apropriadas antes que o dano ocorra. A ausncia - ou substituio por outro instrumento - de Estudos e Relatrios de Impacto ambiental ( EIA e RIMA ) na execuo de obras ou atividades que importem em significativo dano ambiental, caracteriza crime previsto pela nova Lei Federal de n 9.605 / 98 ( arts. 67 e 68 ). A importncia destes documentos consubstancia crime, igualmente, a omisso de informao tcnica relevante por parte de integrante da equipe multidisciplinar contratada para a sua elaborao ( arts. 68 e 69 ), considerada a

13 PROMOTORIA DE JUSTIA DE DEFESA DA CIDADANIA DA CAPITAL DEFESA DO MEIO AMBIENTE E DO PATRIMNIO HISTRICO-CULTURAL

MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DE PERNAMBUCO

possibilidade de embarao ao fiscalizadora do Poder Pblico no trato de questes ambientais. Na prtica, colocados os termos das legislaes constitucionais, e inferior em todos os demais nveis, ldimo se dizer que, mutatis mutandis, a deciso final do processo de qualquer avaliao de impacto ambiental, um posicionamento poltico, jurdicamente orientado. Podemos dizer que a deciso poltica de executar uma obra capaz de causar dano ambiental, em se tratando de obra pblica ou privada, ter via de regra amparo legal para prevalecer, respeitados os limites do bom senso entre o que ecologicamente correto e o que se traduz como desenvolvimento, pela harmonia das Constituies ecolgica e econmica, exceto se forem invocados isoladamente os princpios que norteiam o direito ambiental ou o econmico. Factibilidade da teoria do desenvolvimento sustentvel para a proteo dos recursos naturais : Desenvolvimento sustentvel no a palavra mgica que tem o condo de transformar o sonho de harmonia do homem com a natureza em realidade". O desenvolvimento sustentvel quando satisfaz as necessidades presentes sem comprometer a habilidade das futuras geraes em satisfazer as suas prprias necessidades, ou seja, sem inviabilizar os recursos equivalentes de que faro uso no futuro outras geraes. A realizao do desenvolvimento sustentvel assenta-se sobre dois pilares, um relativo a composio de valores materiais e outro voltado coordenao de valores de ordem moral e tica : uma justa distribuio de riquezas e uma interao dos valores sociais, onde se relacionam interesses particulares de lucro e interesses de bem estar coletivo. A primeira condio seria genericamente chamada de proporcionalidade econmica e a segunda seria uma condio voltada proporcionalidade axiolgica ( referente aos diversos valores ou princpios existentes na sociedade ). Desenvolvimento sustentvel implica ento , no ideal de um desenvolvimento harmnico da economia e ecologia que devem ser ajustados numa correlao de valores onde o mximo econmico reflita igualmente um mximo ecolgico. Este princpio certamente o que melhor sintetiza o esprito da Carta Fundamental. Encontramos em nosso sistema a poltica ambiental vinculada a poltica econmica, assentada nos pressupostos do princpio ambguo do desenvolvimento sustentvel - princpio de guarida constitucional, e todas as normas infraconstitucionais ou mesmo constitucionais que no se coadunarem a este princpio, devem ter a sua eficcia contestada. No direito europeu, por exemplo, as normas constitucionais devem se coadunar s disposies do direito comunitrio.

13 PROMOTORIA DE JUSTIA DE DEFESA DA CIDADANIA DA CAPITAL DEFESA DO MEIO AMBIENTE E DO PATRIMNIO HISTRICO-CULTURAL

MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Por sua vez, a economia do desenvolvimento sustentvel , assenta-se na anlise de custo benefcio da preservao do recurso natural a ser utilizado. O desenvolvimento econmico previsto pela norma constitucional deve incluir o uso sustentvel dos recursos naturais ( corolrio do princpio da defesa do meio ambiente art. 170, VI, CF; bem como dedutvel da norma expressa no art. 225, IV ), neste sentido, impossvel propugnar-se por uma poltica unicamente monetarista sem se colidir com os princpios constitucionais, em especial os que regem a ordem econmica e os que dispem sobre a defesa do meio ambiente. O contexto internacional : A globalizao do problema de apropriao dos recursos naturais e do desenvolvimento, traz lume diversas convenes internacionais reguladoras da questo ambiental nvel mundial , e mesmo as "supraconstituies" como a da Unio Europia - nos informam sobre os princpios clssicos e globais do direito e da economia ambiental. prevalncia de um direito ambiental sobre o econmico possvel ? Em verdade no h que se falar em prevalncia , em todos os tempos , e em qualquer lugar, pressupe-se, o fator econmico constitui a fora geradora de novas normas jurdicas ( ver por exemplo a formao dos grandes blocos econmicos : Mercosul, ALCA, Unio Europia, etc ) mas, as noes de justia, direito, devem procurar se impor para inibir esta tendncia. No ordenamento jurdico brasileiro , uma primeira possibilidade de se formalizar a prevalncia da Constituio ecolgica, estaria na cristalizao de um supradireito que desse guarida a esta categoria de normas, a exemplo do que ocorre na Europa com o direito comunitrio / supranacional, e que respeitada a regra tradicional de repartio de competncias nacionais e comunitria, permitiria a prevalncia do direito ambiental, em caso de conflito de normas ou de interesses, ou quando menos a necessidade de adequao do econmico, garantida por regras e princpios transnacionais, cujo respeito observncia seria assegurado por uma Crte de Justia , a exemplo do que ocorre com as Comunidades Europias. Mas, o silogismo enganoso, em verdade mesmo os direitos transnacionais tem se caracterizado pelo esforo de harmonizao entre o econmico e o ambiental. A via do direito alternativo, ou a da alternativa de direito, hoje cristalizada mesmo jurisprudencialmente, e que pode conduzir o jurista a recusar a interpretao restritiva da lei, possibilitando a leitura do esprito da lei, atravs do caminho legal da atividade de hermenutica, sendo a interpretao ampla e livre de formalismos o meio de se aferir o real

13 PROMOTORIA DE JUSTIA DE DEFESA DA CIDADANIA DA CAPITAL DEFESA DO MEIO AMBIENTE E DO PATRIMNIO HISTRICO-CULTURAL

MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DE PERNAMBUCO

anseio da sociedade, o direito desejado, e nem sempre claramente explicitado. Esta possibilidade encontra igualmente problemas quando constata a injustia da prevalncia de idiossincrasias sobre questes j assentadas jurisprudencialmente. Como se resolver na prtica os conflitos de princpios constitucionais ? principios da Constituio econmica com a Constituio ambiental ? Sem cogitar da idia de prevalncia de uma sobre a outra, a soluo vem pelo consenso do desenvolvimento sustentvel. Princpios conciliadores das " duas Constituies " : Atravs deles, verifica-se que o direito positivo tem a misso de conciliar o econmico e o ambiental , refletindo a ideologia da Constituio Federal ; no mesmo sentido , a defesa do meio ambiente, do consumidor, a reduo das desigualdades sociais e regionais, e a busca do pleno emprego, so todos princpios considerados de integrao, , porque esto dirigidos a resolver os problemas da marginalizao regional ou social. A defesa do meio ambiente tendo sido elevada ao nvel de princpio da ordem econmica, tem o efeito de condicionar a atividade produtiva ao respeito do meio ambiente e possibilita ao poder pblico interferir drasticamente , se necessrio, para que a explorao econmica preserve a ecologia. So exemplos os princpios da : Precauo contra danos ecolgicos efetividade ecolgica reversibilidade e flexibilidade praticabilidade ( grau de impacto ambiental x benefcios sociais ) eficincia econmica ( proteo no deve retirar a lucratividade ) conformidade ao sistema ( todas as medidas a serem adotadas no devem levar a uma modificao estrutural do sistema de produo capitalista ) justia distributiva ( benefcios sociais justamente distribudos ) Concluso : de fcil vislumbre, por exemplo, na Unio Europia o Direito comunitrio, foi historicamente ao longo de 50 anos - cristalizado pelas necessidades e convenincias de carter econmico; uma tendncia igual se consubstancia com a globalizao, e a formao de grandes blocos econmicos. At pouco tempo , tinha-se por bvio , de modo expresso ou implcito, que a funo do direito ambiental no poderia seriamente influir no ritmo de expanso de uma sociedade

13 PROMOTORIA DE JUSTIA DE DEFESA DA CIDADANIA DA CAPITAL DEFESA DO MEIO AMBIENTE E DO PATRIMNIO HISTRICO-CULTURAL

MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DE PERNAMBUCO

assentada no crescimento, pois nesta idia de expanso estaria o germe indiscutvel da poltica econmica do Estado contemporneo. Tal obstinao pela pregao da concepo de crescimento fez dele um mecanismo que se tornou totalitrio, dogmtico, sendo grandemente responsvel pelo constante fracasso da aplicao de uma poltica ambiental toda vez que atinge, ou procura atingir , algum ponto central de posies scio econmicas. Esta viso setorizada no deve prosperar , se se quer fazer efetivos os princpios da Constituio Federal, prescritos sobretudo nos artigos 170 e 225. Tanto a Constituio no pode ser interpretada aos pedaos, como polticas econmicas e ambientais no so livros diferentes de uma biblioteca, manuseados, cada um a sua vez, segundo o interesse e a convenincia de algum leitor ou governante. A poltica ambiental confrontada forosamente com a enorme concentrao de poder e necessariamente se quedar no fracasso, caso no esteja em condies de causar modificaes nas estruturas existentes de poder econmico, ou pelo menos poder fechar acordos com elas. A apresentao de " receitas" da aplicao do direito para uma compatibilizao do desenvolvimento da atividade econmica com o respeito ao direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, no faz parte deste trabalho. O direito ambiental econmico procura iluminar a relao entre produo econmica e conservao dos recursos naturais, compreendendo o direito ambiental e o direito econmico individualmente e cumprindo o objetivo bsico de racionalizao e democratizao da atividade econmica, sendo certa a indissociabilidade destes ramos do direito . Aps uma anlise conjuntural da legislao nacional e estrangeira lcito se fazer a crtica de que via de regra a racionalizao ( aspecto econmico ) se sobrepe ao democrtico ( aspecto ambiental ), e que as regras de direito ambiental se adequam s necessidades da economia, ou quando menos so flexibilizadas de forma a permitir a continuidade de um processo crescente de degradao ambiental, consagrando a impotncia do direito ambiental para um eventual enfrentamento com as necessidades da economia ou com seu consectrio que o direito econmico. Esta realidade observada , talvez em grau menor na realidade e ordenamento jurdico da Unio Europia ( tratado de Maastricht ), pode-se dizer assim que correto se negar um primado do sistema jurdico , sobre o movimento dos fatos, do mundo e da vida. Neste mesmo contexto de se verificar que a tradicional e insistente expectativa de se resolver problemas contextuais da sociedade atravs de normas jurdicas, consistindo em depositar nas leis ou regulamentos o poder de influir por si s e de modo enrgico sobre o destino de um povo, uma prtica estril. Assim a relao economia - ecologia absorvida pelo direito, que para trabalh-la no pode escapar deste mesmo movimento , pois, se economia e ecologia se revelam em dois plos , eles so imprescindveis , portanto essenciais relao , genericamente entre homem e natureza , e mais especificamente entre produo da vida econmica e conservao dos recursos naturais.

13 PROMOTORIA DE JUSTIA DE DEFESA DA CIDADANIA DA CAPITAL DEFESA DO MEIO AMBIENTE E DO PATRIMNIO HISTRICO-CULTURAL

MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DE PERNAMBUCO

A apresentao no texto jurdico da composio da atividade econmica com a proteo dos recursos naturais, a demonstrao, pela linguagem jurdica, de que os homens se tornaram conscientes deste conflito. Uma soluo seria um processo de interao dialtica entre o econmico e o jurdico, entre o econmico e o ambiental, pela regulao de um processo de convivncia de princpios e normas antagnicas , atravs de clusulas ptreas da Constituio ( como por hora se esboa ) ou pela via de um supradireito "comunitrio" ( Unio Europia ) aplicado, por exemplo, no mbito regional do Mercosul. A decantada oposio entre economia e proteo ambiental - por conseqncia - oposio entre os objetivos do direito econmico e do direito ambiental - deixa de existir plenamente, quando a poltica econmica adotada traz de volta o relacionamento da economia com a natureza de uma forma integrativa, e no por uma atuao de pilhagem. Natureza precisa ser entendida, economicamente : por que economia no poderia ser entendida em termos de reproduo da natureza. legtimo se concluir que no h essencialmente uma separao material entre economia e ecologia, porque a base do desenvolvimento das relaes produtivas est na natureza, e a natureza s pode ser compreendida enquanto integrante das relaes humanas - aqui inseridas, com todo o seu peso, as relaes econmicas . Esta unio visceral , necessariamente tem de se fazer sentir no interior do ordenamento jurdico. So estes os elementos que suportam a tese de que a realizao do art. 225 da Constituio Federal passa pela efetivao do art. 170 e vice-versa. O direito brasileiro no faculta a escolha entre princpios fundamentais como o da livre iniciativa / econmico e o do meio ambiente ecologicamente equilibrado / ambiental, quando so igualmente necessrios para a consecuo de uma finalidade essencial do texto constitucional : o da realizao de uma existncia digna. Esta assertiva deve iluminar o esprito do defensor da sociedade ao decidir sobre questes ambientais em seu confronto com o "desenvolvimento" , e se a coabitao no possvel, sem se ater a gestos inconseqentes de poder, a iniciativa concreta e incapaz de comportar a hiptese de conciliao dos preceitos constitucionais, deve ser obstaculada, aps se olvidar de todos os meios possveis de conciliao entre o progresso econmico e o ecolgico, outra conduta no ser lcita ao membro do Ministrio Pblico, por exemplo, em defesa no do econmico ou do ambiental, mas da vontade suprema da Carta Magna , me de nossas leis, que ao criar gmeos xipfagos, no quis contemplar qualquer possibilidade de dissociao, sendo certo que inexiste proteo constitucional ordem econmica que sacrifique o meio ambiente.

13 PROMOTORIA DE JUSTIA DE DEFESA DA CIDADANIA DA CAPITAL DEFESA DO MEIO AMBIENTE E DO PATRIMNIO HISTRICO-CULTURAL

MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DE PERNAMBUCO

na defesa dos direitos difusos e coletivos da sociedade, na sua atuao extrajudicial que o Ministrio Pblico se revela, mostra a sua fora e finalidade prima, o verdadeiro Ministrio Pblico que deixa de primordialmente auxiliar o Estado Juiz, preso ao direito formal e nem sempre legtimo ou justo ( mesmo reconhecida a sua importncia ) para ser o Estado puro, do povo, pelo povo e para o povo, este sim verdadeiro representante e executor dos anseios da sociedade e do almejado ideal de justia. RICARDO VAN DER LINDEN DE VASCONCELLOS COELHO, bacharel em direito, formado pela Universidade Federal de Pernambuco, turma de dezembro de 1988, tendo sido orador ; ps graduado em direito pblico pela Universidade Catlica de Pernambuco, e , Escola Superior da Magistratura, tendo em seguida sido professor desta Instituio. Realizou cursos de especializao nas reas de direito do consumidor, eleitoral, penal e medicina legal . Em 1997 teve publicados os seguintes Trabalhos : Problemas Axiolgicos ( Instituto do Ministrio Pblico ) , e, A Teoria Geral do Direito : Normas e Atos Jurdicos, uma viso Kelseniana ( Revista da Faculdade de Direito ), em 1998 publicou Relations commerciales de lUnion europenne e Direito ambiental econmico , Ocupou cargos na Administrao Pblica, tendo sido membro da comisso especial constituda pelo Governador do Estado de Pernambuco para reforma da Constituio Estadual ( juntamente com o Chefe da Assessoria Especial e Secretrio de Justia ) , Assessor Especial do Governador de Pernambuco e Diretor da Assessoria Jurdica e Legislativa da Secretaria de Governo, membro do Ministrio Pblico Eleitoral / Procuradoria Geral da Repblica, titular da Vara da Fazenda Pblica, e de defesa dos direitos difusos e coletivos de cidadania / meio ambiente , at 1997 ,foi membro da Diretoria da entidade de classe do Ministrio Pblico ( AMP ) . Professor titular de Direito Civil da Faculdade de Direito de Olinda / PE e Professor da Faculdade de Direito do Recife / UFPE. Encontra-se vinculado Facult de Droit de lUniversit Catholique de Louvain , na Blgica, realizando um Diplme dEtudes Specialises et Aprofondies en Droit International et Europeen e Universit D'Arlon no mesmo Pas para doutoramento. O trabalho de seminrio deste curso foi apresentado em plenrio da Crte de Justia da Unio Europia, sendo aprovado com distino.

13 PROMOTORIA DE JUSTIA DE DEFESA DA CIDADANIA DA CAPITAL DEFESA DO MEIO AMBIENTE E DO PATRIMNIO HISTRICO-CULTURAL

MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DE PERNAMBUCO

DIREITO AMBIENTAL ECONOMICO : Os conflitos entre a natureza e o progresso industrial foram agravados neste final de sculo, alcanando propores inimaginveis, fazendo com que o tema at bem pouco tempo de pequena magnitude, passasse a ser seriamente considerado, sendo hoje matria de destaque nas principais Universidades do mundo desenvolvido. O direito ambiental tem se desenvolvido na esteira destes debates, podendo hoje ser considerado o ramo do direito que mais se desenvolve na Europa e Estados Unidos , considerando que o respeito s suas normas pode significar uma melhoria na qualidade de vida das pessoas, e principalmente uma possibilidade efetiva de desenvolvimento sustentvel, propiciando uma esperana de vida saudvel para as geraes futuras, uma perspectiva de progresso econmico capaz de respeitar e preservar o meio ambiente, enquanto patrimnio comum da humanidade. A questo ambiental tem merecido a ateno do direito em legislaes do primeiro mundo, e seus princpios fundamentais podem ser encontrados nas principais constituies e nos tratados internacionais que organizam os grandes blocos econmicos caractersticos da mondialisation, como no caso da Unio Europia e seu direito comunitrio ( unio institucional da Comunidade Europia do Carvo e do Ao / CECA, Comunidade Europia de Energia Atmica / CEEA, e Comunidade Econmica Europia / CEE, cuja construo foi iniciada h 50 anos ) uma ordem jurdica supranacional e capaz de unir os sistemas

13 PROMOTORIA DE JUSTIA DE DEFESA DA CIDADANIA DA CAPITAL DEFESA DO MEIO AMBIENTE E DO PATRIMNIO HISTRICO-CULTURAL

MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DE PERNAMBUCO

jurdicos dos pases componentes da Comunidade. Por outro lado a questo econmica no pode ser compreendida isoladamente, o progresso das naes e o desenvolvimento industrial tem causado danos irreversveis ao meio ambiente, sendo necessria a compreenso harmnica destes dois aspectos da sociedade, dentro de um prisma jurdico, para que possamos almejar uma melhoria na qualidade de vida das pessoas, alavancadas pela paz social, finalidade ltima do direito. A Constituio da Repblica brasileira , apresenta princpios reguladores da atividade econmica e de defesa do meio ambiente, sendo necessrio se interpretar as formas de conciliao destes dispositivos , de forma a permitir o almejado desenvolvimento sustentvel. Somente uma hermenutica correta de nossas leis fundamentais, capaz de orientar o posicionamento do jurista, de forma a permitir uma conduta correta nos impasses que se apresentam a todo instante, relativos a dicotomia : desenvolvimento e meio ambiente. Neste trabalho procuramos analisar os preceitos constitucionais relativos ao direito ambiental e econmico, as possibilidades de convivncia harmnica entre dispositivos aparentemente antagnicos, as possveis inconstitucionalidades dentro da Constituio, os conflitos legislativos das constituies econmica ( formal ) e ambiental , compreendendo o esprito da lei nesta relao aparentemente incestuosa, e bem assim a existncia de um nosso desconhecido : o direito ambiental econmico, como elemento importante neste processo de conciliao ( o estudo do direito ambiental est , via de regra, agregado ao da economia, nas principais universidades europias ). A tarefa do direito no ramo do direito ambiental fazer com que as normas jurdicas possam orientar as aes humanas, influenciando seu contedo no sentido de um relacionamento conseqente com o meio ambiente, partindo da constatao de que no h atividade econmica sem influncia no meio ambiente . O direito econmico no deve ser visto como o direito servidor da economia , ele no pode renunciar realizao da idia de justia, a produo econmica no isolada da produo da vida social, parte essencial de sua formao. Os princpios da liberdade de iniciativa econmica e o da propriedade privada dos meios de produo , conduziram formao do direito positivo econmico. O direito econmico a normatizao da poltica econmica como meio de dirigir, implementar, organizar e coordenar prticas econmicas, tendo em vista uma finalidade ou vrias e procurando compatibilizar fins conflituosos dentro de uma orientao macroeconmica. So princpios da constituio econmica formal, os relacionados no art. 170 : soberania nacional, propriedade privada, funo social da propriedade, livre concorrncia, defesa do consumidor, reduo das desigualdades regionais e sociais, busca do pleno emprego, tratamento favorecido para empresas nacionais de pequeno porte, e defesa do meio ambiente, sinalizando desde j a Constituio econmica pela necessidade de interao com a Constituio natureza, mesmo porque a base do

13 PROMOTORIA DE JUSTIA DE DEFESA DA CIDADANIA DA CAPITAL DEFESA DO MEIO AMBIENTE E DO PATRIMNIO HISTRICO-CULTURAL

MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DE PERNAMBUCO

desenvolvimento das relaes produtivas est na natureza. A cogitada anttese, se desfaz desde o seu nascedouro. O meio ambiente deixa-se conceituar como um espao onde se encontram os recursos naturais, inclusive aqueles j reproduzidos ( transformados ) ou degenerados ( poludos ) como no caso do meio ambiente urbano, compreendidos inclusive o conjunto das condies de existncia humana, que integra e influencia o relacionamento entre os homens, sua sade e seu desenvolvimento. um conceito que deriva do homem e a ele est ligado, porm tecnicamente o homem no o integra. O captulo do meio ambiente um dos mais importantes e avanados da Constituio de 1988, sendo considerado por princpio que direito de todos e bem de uso comum do povo e essencial a sadia qualidade de vida. O art. 225, 4, declara alguns ecossistemas ( mata atlntica, mangues, etc ) como patrimnio nacional, no para torna-los estaticamente conservadas, por contrrio, sua utilizao econmica, inclusive quanto utilizao dos recursos naturais, admissvel, na forma da lei, dentro das condies que assegurem a preservao do meio ambiente. , portanto, equivocada a idia de preservao incondicional do meio ambiente; esta cautela deve estar situada no meio termo almejado pelo chamado desenvolvimento da economia, ambientalmente sustentvel para as geraes futuras. Este, talvez seja o mais importante postulado do direito ambiental. A CF econmica impe desde o incio ( como princpio ) a preservao ambiental, e o captulo ambiental destaca a segurana da possibilidade de explorao econmica mesmo em detrimento do meio ambiente desde que ex vi legis, compreendendo que o meio ambiente um valor preponderante ( mas, no intolerante ) que deve estar interligado ao desenvolvimento, cabendo lei a importante funo de ditar os parmetros desta convivncia. A identificao dos limites da realizao do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado eficaz quando auxilia a reflexo sobre as condies de sua superao, pois tambm do negativo que se constri o positivo. Da anttese chega-se com maior firmeza tese, posto que o escuro d a exata medida do claro. Sabendo onde no podemos avanar, temos a idia precisa do limite do avano. Ex: no direito ambiental, a praxis que indica limitaes das demandas judiciais ( prescrio, desateno com as questes ambientais, burocracia jurisdicional , etc, o fato concreto que judicialmente muito pouco se consegue em matria ambiental ... ), fazendo com que o uso dos inquritos civis pblicos ( e de outros procedimentos extrajudiciais ) se mostrem mais interessantes na resoluo de lides, alcanando ndices excepcionais de resoluo de lides .

13 PROMOTORIA DE JUSTIA DE DEFESA DA CIDADANIA DA CAPITAL DEFESA DO MEIO AMBIENTE E DO PATRIMNIO HISTRICO-CULTURAL

MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Um conhecido axioma jurdico afirma que quem invoca princpios no tem direito . Porm, a partir do momento em que ganha o carter de uma norma constitucional, o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado torna-se um bem jurdico que deve ser igualmente correlacionado com os demais bens jurdicos presentes na Constituio. Portanto, igualmente um desdobramento do art. 3 da CF ( objetivos fundamentais da Repblica ) e deve ser revelado na atuao privada como na estatal com a mesma prioridade das demais normas da Constituio Federal, constituindo-se vcio de hermenutica a indisposio de aplicabilidade imediata destes pressupostos genricos. A efetividade imediata das normas objetivo e programticas , como as da constituies econmica e ambiental, depende de uma poltica de aplicabilidade, porque a norma um instrumento que pode ser ou no utilizado, e o fato de eventualmente no ser preenchida no a descaracteriza como direito. conveniente lembrar que a lei apenas revela a norma . As normas constitucionais que indicam fins a serem alcanados ou princpios a serem preenchidos tm tambm a eficcia jurdica imediata, direta e vinculante, um dever para o legislador ordinrio, condicionando negativamente a legislao futura, com a conseqncia de ser invalidada por inconstitucionalidade qualquer lei que venha a lhes contrapor . Os princpios do direito ambiental no so prprios e exclusivos , como irmos germanos esto igualmente na Constituio econmica ( ou em teorias econmicas) , onde esto as suas fontes . So eles : Princpio da cooperao ( de la coopration ), que informa uma atuao conjunta do Estado ( em seus diversos nveis ) e sociedade na escolha de prioridades e nos processos decisrios da poltica ambiental , por exemplo : conselhos federais, estaduais e municipais de meio ambiente institucionais. P. do poluidor- pagador ( pollueur - payeur ), ou princpio da responsabilidade( responsabilit ), que impe ao "sujeito econmico" ( produtor, consumidor, transportador ) ou poluidor , que causar um problema ambiental , a obrigao de arcar com os custos da diminuio , eliminao, neutralizao ou afastamento do dano. Este princpio est presente na Constituio da Europa ( tratados instituidores de Amsterdam art. 174, n. 2, in fine ). P. do nus social ( gemeinlastprinzip ) , que representa a anttese do p. do poluidor- pagador (embora atue paralelamente quele ), na medida em que o Estado / coletividade ( atravs de financiamento , subvencionamento , etc ) arcaria com uma parte do custo de implementao de qualidade ambiental. O nus da degradao ambiental deveria ser suportado objetivamente por toda a sociedade ( responsabilidade civil objetiva ).

13 PROMOTORIA DE JUSTIA DE DEFESA DA CIDADANIA DA CAPITAL DEFESA DO MEIO AMBIENTE E DO PATRIMNIO HISTRICO-CULTURAL

MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DE PERNAMBUCO

P. da precauo ( prcaution ), orienta a poltica ambiental preventiva, procura evitar perigos ambientais, e uma qualidade ambiental favorvel ( um ambiente o mximo possvel livre de perigos ) e reclama que as bases naturais sejam protegidas e utilizadas com cuidado, parcimoniosamente. A precauo ambiental necessariamente modificao do modo de desenvolvimento da atividade econmica, principalmente valendo-se do planejamento e controle prvio de produtos. Encontra-se na legislao comunitria ( art. 2, do tratado da Unio Europia / Roma e brasileira ) . P. do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado ( lenvironnement quilibr ) - art. 225 da CF- deve ser respeitado pela atividade econmica conforme a exegese do art. 170, VI. A positivao deste princpio ilumina o desenvolver da ordem econmica, impondo a sua sustentabilidade. Compreende-se pela sua dimenso, que portador de uma ascenso sobre os demais. Na prtica, pode-se afirmar que a deciso final do processo de qualquer avaliao de impacto ambiental, um posicionamento poltico, jurdicamente orientado, devendo o Ministrio Pblico fiscalizar a medida do bom senso desejada pelo princpio do desenvolvimento sustentvel, sem permitir que fatores polticos venham a se sobrepor. Desenvolvimento sustentvel no a palavra mgica que tem o condo de transformar o sonho de harmonia do homem com a natureza em realidade". O desenvolvimento sustentvel quando satisfaz as necessidades presentes sem comprometer a habilidade das futuras geraes em satisfazer as suas prprias necessidades, ou seja, sem inviabilizar os recursos equivalentes de que faro uso no futuro outras geraes. Este princpio certamente o que melhor sintetiza o esprito da Carta Fundamental, e bem assim o das mais modernas legislaes do mundo. A interpretao da Constituio apresenta a presena de princpios conciliadores das " duas Constituies " . A defesa do meio ambiente, do consumidor, a reduo das desigualdades sociais e regionais, e a busca do pleno emprego, so todos princpios considerados de integrao, porque esto dirigidos a resolver os problemas da marginalizao regional ou social. A defesa do meio ambiente tendo sido elevada ao nvel de princpio da ordem econmica, tem o efeito de condicionar a atividade produtiva ao respeito do meio ambiente e possibilita ao poder pblico interferir drasticamente , se necessrio, para que a explorao econmica preserve a ecologia, no se justificando a timidez com que agem alguns, em se tratando de defesa jurdica do meio ambiente. So exemplos de princpios conciliadores : P. da precauo contra danos ecolgicos, da efetividade ecolgica , da reversibilidade, flexibilidade , praticabilidade ( grau de impacto ambiental x benefcios sociais ) , eficincia econmica ( proteo no deve retirar a lucratividade ), conformidade ao sistema ( todas as

13 PROMOTORIA DE JUSTIA DE DEFESA DA CIDADANIA DA CAPITAL DEFESA DO MEIO AMBIENTE E DO PATRIMNIO HISTRICO-CULTURAL

MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DE PERNAMBUCO

medidas a serem adotadas no devem levar a uma modificao estrutural do sistema de produo capitalista ), justia distributiva ( benefcios sociais justamente distribudos ). At pouco tempo , tinha-se por bvio , de modo expresso ou implcito, que a funo do direito ambiental no poderia seriamente influir no ritmo de expanso de uma sociedade assentada no crescimento, pois nesta idia de expanso estaria o germe indiscutvel da poltica econmica do Estado contemporneo. Esta viso setorizada no deve prosperar , se se quer fazer efetivos os princpios da Constituio Federal, prescritos sobretudo nos artigos 170 e 225, sendo certo que a Constituio no pode ser interpretada em parte, ou ao alvedrio de convenincias, via de regra polticas. A poltica ambiental confrontada forosamente com a enorme concentrao de poder e necessariamente se quedar no fracasso, caso no esteja em condies de causar modificaes nas estruturas existentes de poder econmico, ou se impondo ao poder poltico. O direito ambiental econmico procura iluminar a relao entre produo econmica e conservao dos recursos naturais, compreendendo o direito ambiental e o direito econmico individualmente e cumprindo o objetivo bsico de racionalizao e democratizao da atividade econmica, observada a indissociabilidade destes ramos do direito. A apresentao no texto jurdico da composio da atividade econmica com a proteo dos recursos naturais, a demonstrao, pela linguagem jurdica, de que os homens se tornaram conscientes do conflito entre ecologia e desenvolvimento, sendo mister se proceder a operao de conciliao. A decantada oposio entre economia e proteo ambiental - por conseqncia - oposio entre os objetivos do direito econmico e do direito ambiental - deixa de existir plenamente, quando a poltica econmica adotada traz de volta o relacionamento da economia com a natureza de uma forma integrativa, e no por uma atuao de pilhagem. Natureza precisa ser entendida, economicamente e vice-versa. legtimo se concluir que no h essencialmente uma separao material entre economia e ecologia, porque a base do desenvolvimento das relaes produtivas est na natureza, e a natureza s pode ser compreendida enquanto integrante das relaes humanas - aqui inseridas, com todo o seu peso, as relaes econmicas . Esta unio visceral , necessariamente tem de se fazer sentir no interior do ordenamento jurdico. So estes os elementos que suportam a tese de que a realizao do art. 225 da Constituio Federal passa pela efetivao do art. 170 . O direito brasileiro no faculta a escolha entre princpios fundamentais como o da livre iniciativa / econmico e o do meio ambiente ecologicamente equilibrado / ambiental, quando so igualmente necessrios para a consecuo de uma finalidade essencial do texto constitucional : o da realizao de uma existncia digna.

13 PROMOTORIA DE JUSTIA DE DEFESA DA CIDADANIA DA CAPITAL DEFESA DO MEIO AMBIENTE E DO PATRIMNIO HISTRICO-CULTURAL

MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Esta assertiva deve iluminar o esprito do jurista ao decidir sobre questes ambientais em seu confronto com o "desenvolvimento" , e se na prtica ( por eptrope ) a coabitao dos princpios econmicos e ambientais no possvel, sem se ater a gestos inconseqentes de poder, entendo que a iniciativa concreta ( obra, servio, atividade legislativa ) incapaz de comportar a hiptese de conciliao dos preceitos constitucionais deve ser obstaculada, outra conduta no sendo lcita ao membro do Ministrio Pblico, em defesa no do econmico ou do ambiental, mas da vontade suprema da Carta Magna , que ao criar gmeos xipfagos, no quis contemplar qualquer possibilidade de dissociao, sendo certo que inexiste proteo constitucional ordem econmica que sacrifique o meio ambiente. na defesa dos direitos difusos e coletivos da sociedade, na sua atuao extrajudicial que o Ministrio Pblico se revela, mostra a sua fora e finalidade prima, o verdadeiro Ministrio Pblico social que deixa de primordialmente auxiliar o Estado Juiz, preso ao direito formal e nem sempre legtimo ou justo ( mesmo reconhecida a sua importncia ) para ser o Estado puro, do povo, pelo povo e para o povo, este sim verdadeiro representante e executor dos anseios da sociedade e do almejado ideal de justia.

You might also like