You are on page 1of 3

Poluio das guas

o lanamento ou infiltrao de substncias nocivas na gua. As atividades agrcolas, industriais, mineradoras, os esgotos e a intolerncia do homem so as principais fontes de poluio das guas.

As causas da Poluio das guas


Desde a antigidade o homem j lanava os seus detritos na gua, porm, esse procedimento no causava muitos problemas, pois os rios, oceanos e lagos tm o poder de autolimpeza. Depois da Revoluo Industrial o volume de detritos despejados nas guas aumentou bruscamente, comprometendo a capacidade de purificao dos rios, oceanos e lagos. Entre as substncias despejadas esto os compostos orgnicos, minerais, derivados do petrleo, chumbo e mercrio, pelas indstrias; fertilizantes, pesticidas e herbicidas, pela agricultura. A poluio das guas tambm causada pelos esgotos das cidades e regies agrcolas.

Os efeitos
So lanados diariamente 10 bilhes de litros de esgoto que poluem rios, lagos, oceanos e reas de mananciais. Os compostos orgnicos lanados nas guas provocam um aumento no nmero de microrganismos decompositores. Esses microrganismos consomem todo o oxignio dissolvido na gua; com isso, os peixes que ali vivem podem morrer, no por envenenamento, mas por asfixia. As fezes quando erradamente conduzidas s guas das estaes de tratamento podem contaminar os rios e lagos. As fezes acumulam-se na superfcie da gua, impedindo a entrada de luz. Os vegetais que vivem no fundo dos rios e lagos, como as algas, ficam impossibilitadas de realizar a fotossntese e, conseqentemente, de produzir oxignio. Os animais que se alimentam dessas algas acabam morrendo. Sobrevivem apenas as bactrias anaerbias que so capazes de viver na ausncia de oxignio. Essas bactrias podem causar males sade humana. Entre as doenas causadas direta ou indiretamente pela gua contaminada esto a disenteria, a amebase, a esquistossomose, a malria, a leishmaniose, a clera, entre vrias outras. Os oceanos recebem boa parte dos poluentes dissolvidos nos rios e riachos, alm do lixo dos centros industriais e urbanos. Em muitas regies litorneas, onde isso ocorre, as praias tornam-se imprprias para o banho de mar.

O excesso de material orgnico no mar acaba formando as chamadas "mars vermelhas", que matam os peixes e tornam os frutos do mar imprprios para o consumo. O vazamento de leo dos navios petroleiros outro grave agente de poluio. Anualmente, 1 milho de toneladas de leo espalham-se pela superfcie dos oceanos causando verdadeiros desastres ecolgicos. As manchas negras prejudicam a fauna e a flora martimas. Um dos mais graves acidentes com petroleiros ocorreu no Alasca em maro de 1988 com o petroleiro americano Exxon Valdez. O petroleiro chocou-se contra os recifes derramando 40 milhes de litros de leo no oceano. Vrios animais morreram aos milhares e os que sobreviveram ficaram intoxicados propagando os efeitos do acidente. Segundo os cientistas sero necessrios pelo menos duas dcadas para que o Alasca se recupere e dificilmente sero restabelecidas as condies ambientais anteriores. Na agricultura, os fertilizantes, os pesticidas e herbicidas so arrastados para os rios com as chuvas. O contato desses poluentes com o solo ou com a gua pode contaminar os lenis freticos.

Algumas medidas para solucionar os problemas da Poluio das guas


A existncia de Leis mais rigorosas que obriguem as indstrias a tratarem seus resduos antes de lan-los nos rios e oceanos. Penalizaes para as indstrias que no estiverem de acordo com as Leis. No caso de reincidncia o seu fechamento inevitvel; Investimentos nas reas de fiscalizao dessas indstrias; Ampliao da rede de esgotos; Saneamento bsico para todos; Investimentos na construo de navios mais seguros para o transporte de combustveis; Melhoramentos no sistema de coleta de lixo; Implantao de novas estaes de tratamento de esgotos; Campanhas publicitrias, buscando a explicao de tcnicas de saneamento para a populao carente; Campanhas de conscientizao da populao para os riscos da poluio; Criao de produtos qumicos mais seguros para a agricultura; Cooperao com as entidades de proteo ambiental.

E. E. M Raul Barbosa
Equipe: Andrelina Pereira Silva Antnia via Aquino Saldanha Daniela Lima de Oliveira Francisca Brunna Barbosa Ferreira Luana Pinho Luzia Eugnia Fernandes Guimares N 05 N06 N10 N 13 N 21 N 22

Poluio das guas

Outubro de 2010 Jaguaribe Cear

You might also like