You are on page 1of 2

Avivamento: O Que e Quando Acontece

Amados, selecionei um resumo sobre o avivamento, extrado da Revista Ultimato, como segue abaixo. Abraos. Carmelo Peixoto.
Edio 285 Novembro-Dezembro 2003

Avivamento Avivamento sob o ponto de vista histrico


1. Sob o ponto de vista histrico, reavivamento aquele curto perodo de tempo em que o Esprito Santo de Deus atua maciamente no meio de um grupo de crentes de um determinado lugar, levando-o a buscar a Deus de forma intensa, deixando de lado a rotina, a frieza e a inrcia, e usando-o de maneira fora do comum para o engrandecimento do seu reino. O avivamento em si pode durar pouco tempo, mas os efeitos que ele produz podem durar muito tempo. 2. Em geral, o reavivamento ocorre depois de um perodo de decadncia moral e espiritual, depois da perda gradual e total do primeiro amor (Ap 2.4), depois das concesses feitas perigosamente doutrina e tica, depois de um vazio que se torna insuportvel, depois de uma liturgia fria e repetitiva, depois de um plpito seco e no cristocntrico e tambm depois de certas tragdias de mbito nacional ou internacional, provocadas por crises econmicas, epidemias, guerras e flagelos naturais. 3. Durante o reavivamento, a concepo de um Deus absolutamente santo gera convico de pecado, arrependimento e mudanas. As Escrituras recuperam a sua autoridade de nica regra de f e prtica. Volta-se salvao pela graa mediante a f e passa-se a acreditar outra vez que fora de Jesus no h salvao. Jesus Cristo torna a ocupar o lugar central na igreja e nos coraes dos fiis. Os crentes se enchem de nimo e de alegria. 4. Porque a conscincia social e a conscincia missionria tomam conta dos crentes, surgem novas e muitas vocaes para o ministrio pastoral, para os campos missionrios e para a filantropia. Como resultado prtico, abrem-se novos seminrios, novas agncias missionrias, novas escolas evanglicas, novos ministrios e novas obras assistenciais, como orfanatos, creches e hospitais. As igrejas crescem em quantidade e em qualidade. 5. Embora o reavivamento conduza ao evangelismo, este uma coisa e aquele outra. O evangelismo boa nova e o reavivamento vida nova. No evangelismo o homem que trabalha para Deus, no reavivamento Deus que trabalha de forma soberana em favor do homem... Toda a vida espiritual, seja no indivduo ou na comunidade, na igreja ou na nao, obra do Esprito Santo. Nenhum homem pode programar um reavivamento, porque s Deus doador de vida. (F. Carlton Booth, em Dicionrio de Teologia, p. 76.)

6. O mximo que o elemento humano pode fazer orar por um reavivamento, como fez o salmista: Porventura, no tornars a vivificar-nos, para que em ti se regozije o teu povo? (Sl 85.6). Ou como o profeta: Aviva a tua obra, Senhor, no decorrer dos anos, e, no decurso dos anos, faze-a conhecida (Hc 3.2). Outra providncia possvel, j sob a ao do Esprito, a passagem sbita ou gradativa da igreja de uma esfera carnal para a esfera espiritual, em que se colhe no as obras da carne, mas o fruto do Esprito. 7. Os reavivamentos mais famosos da histria da igreja aconteceram na Europa e na Amrica do Norte. Entre eles esto a Reforma Protestante (a partir de Joo Wycliffe, Joo Hus, Martinho Lutero, Joo Calvino e Joo Knox), o Reavivamento Morvio (com o conde Nicolau von Zinzendorf), o Grande Reavivamento do Sculo 18 (com Joo e Carlos Wesley e Jorge Whitefield), a srie de reavivamentos ocorridos nas colnias americanas entre 1725 e 1760 (a partir de Teodoro Fredinghuysen e Jnatas Edwards) e os reavivamentos do sculo 19 (com Charles Finney e D. L. Moody). 8. Na esteira dos reavivamentos religiosos, h sempre alguma coisa espria, que empobrece e desvirtua o movimento, embora no o impea nem o danifique por completo. O historiador Welliston Walker lembra que, no clima emocional do incio do sculo 19, insuflado por despertamentos religiosos, surgiram tambm vrios movimentos que representam significativos afastamentos ou distores do modelo protestante evanglico (Histria da Igreja Crist, vol. 2, p. 279). Alguns deles s se mostraram perigosos vrios anos depois. Hoje so grupos fortes e numerosos espalhados pela face da terra, como as Testemunhas de Jeov e os Mrmons. Quando esteve no Brasil, em 1952, o tambm historiador e avivalista J. Edwin Orr declarou que para cada grande reavivamento da histria havia uma reao contrria, desde Joo Wycliffe (1329-1384) at Billy Graham.
http://www.ultimato.com.br/revista/artigos/285/avivamento-sob-o-ponto-devista-historico

You might also like