You are on page 1of 32

Esboo para o Tempo de Compartilhar de 2012

Escolher o Certo
Escolhei hoje a quem sirvais; () porm eu e a minha casa serviremos ao Senhor ( Josu 24:15).

Instrues para o Tempo de Compartilhar e a Apresentao da Primria na Reunio Sacramental


Prezadas Presidncias de Primria e Lderes de Msica, Neste ano vocs tm a oportunidade de ensinar s crianas a importncia de escolher o caminho certo. O processo de aprender a fazer boas escolhas uma parte importante do plano de nosso Pai Celestial para ns e trar muitas bnos. Busque promover a presena do Esprito do Senhor ao ensinar, em esprito de orao, as lies contidas neste esboo. Se voc assim fizer, as crianas vo aprender que podem receber ajuda ao fazerem escolhas seguindo o exemplo de Jesus Cristo, vivendo os princpios do evangelho e dando ouvidos aos sussurros do Esprito Santo. A escolha do que certo vai ajudar as crianas a permanecerem no caminho de volta a nosso Pai Celestial. Agradecemos pelo servio fiel que prestam ao amarem e ensinarem as preciosas crianas de sua Primria. Oramos por vocs e sabemos que o Senhor vai abeno-las ao servirem neste importante chamado. Presidncia Geral da Primria Instrues para o Tempo de Compartilhar Ensino do Evangelho
Utilize este livreto ao preparar-se para dar uma aula de quinze minutos semanalmente no tempo de compartilhar. Voc pode complementar as lies semanais com outros materiais aprovados pela Igreja, como A Liahona. Estas diretrizes vo ajud-la a planejar e dar as aulas. 2. Incentivar a compreenso. Certique-se de que as crianas adquiram uma compreenso maior da doutrina utilizando diversos mtodos didticos que as envolvam no aprendizado, como, por exemplo, cantar, participar de dramatizaes e ler as escrituras.

3. Incentivar a Aplicao. D s crianas a oportunidade de aplicar a doutrina prpria Ame as Crianas Que Voc Ensina. Demonstre seu vida. Pense em como elas podem externar amor pelas crianas aprendendo o nome delas e sentimentos a respeito da conhecendo seus intedoutrina ou traar metas resses, talentos e suas A cada semana, relacionadas aela. necessidades. Ensine a Doutrina pelo Esprito. Ao preparar as aulas, ore pedindo orientao e empenhe-se para fortalecer seu prprio testemunho dos princpios que vai ensinar. Isso a ajudar a ensinar pelo Esprito.

planeje maneiras de (1) identicar a doutrina, (2)ajudar as crianas a compreend-la e (3) ajudlas a aplic-la na vida delas.

Disponvel na Internet:

as informaes, os auxlios visuais e os recursos citados neste livreto esto disponveis na Internet na seo Servir na Igreja do site LDS.org.

Promova o Aprendizado. Este livreto foi preparado para ajud-la a saber no s o que ensinar, mas tambm como ensinar e promover o aprendizado. Voc ensinar a doutrina com mais eccia se, em cada aula, zer estas trs coisas: 1. Identi car a doutrina. Apresente com clareza a doutrina que as crianas vo aprender. Pense em maneiras de fazer isso verbal e visualmente. (H alguns exemplos nas lies para a terceira semana de maio e a segunda semana de agosto.)

Este livreto traz lies completas para algumas semanas do ano. Para as demais, h sugestes, mas no lies completas. Complemente-as com ideias prprias. Voc pode encontrar sugestes lendo outras lies deste livreto. No ms em que houver um quinto domingo, use o tempo para recapitular lies anteriores. O Esprito pode orient-la no planejamento e na preparao das atividades para as aulas. Trabalhe em conjunto com a lder de msica ao preparar as aulas. As msicas cantadas ajudam a reforar as doutrinas ensinadas. De vez em quando, convide um professor com a respectiva classe para ajud-la em determinadas partes do ensino do evangelho.

ii

Algumas lies sugerem que sejam convidadas pessoas de outras organizaes para dar mensagens Primria. Pea autorizao ao bispo ou presidente de ramo antes de convidar essas pessoas para participar. Cada lio traz vrias sugestes didticas que vo ajud-la a melhorar sua capacidade de ensinar. As lies trazem tambm gravuras e fotogra as que ajudam a mostrar como devem ser realizadas as atividades. Embora seja importante desenvolver tcnicas didticas, sua prpria preparao espiritual e seu testemunho so os principais fatores que faro com que o Esprito conrme essas doutrinas no corao das crianas.

A Hora de Cantar
A msica na Primria deve estabelecer uma atmosfera reverente, ensinar o evangelho e ajudar as crianas a sentirem a inuncia do Esprito Santo e a alegria de cantar. Utilize vinte minutos para cantar e ensinar msicas no tempo de compartilhar. Isso dar tempo suciente para ensinar msicas novas e despertar nas crianas o prazer de cantar. Este livreto traz uma msica nova para as crianas aprenderem este ano (ver a pgina 28). Traz tambm uma seo chamada Como Usar a Msica na Primria (ver as pginas 2627) e ideias complementares para ensinar msicas s crianas (ver as pginas 9 e 17).

Preparao: Ore

pedindo orientao e

Diretrizes para a Apresentao na Reunio Sacramental


Sob a direo do bispo ou do presidente do ramo, a apresentao das crianas na reunio sacramental geralmente feita no ltimo trimestre do ano. No comeo do ano, faa uma reunio com o conselheiro do bispado ou da presidncia do ramo responsvel pela Primria para discutir os planos preliminares. Consiga a aprovao dele quando o planejamento estiver pronto. Faa o planejamento de modo que as crianas apresentem o programa com base nos temas mensais do tempo de compartilhar. Durante todo o ano, anote as experincias pessoais das crianas e o que elas disseram nos discursos, pois talvez isso possa ser usado na apresentao. Enquanto planeja como as crianas vo transmitir o que aprenderam sobre o tema deste ano, pense em maneiras pelas quais elas poderiam ajudar a congregao a voltar a ateno para as doutrinas do evangelho ensinadas. Um membro do bispado pode concluir a reunio com breves observaes. Ao preparar a apresentao, tenha em mente as diretrizes a seguir: Os ensaios no devem tomar desnecessariamente o tempo das aulas ou da famlia. Auxlios visuais, trajes especiais e apresentaes multimdia no so condizentes com a reunio sacramental.

busque a inuncia do Esprito ao preparar o tempo de compartilhar. Aopreparar-se para ensinar com o Esprito, Ele conrmar a veracidade do que voc ensinar. (ver ENMC, p. 13).

Recursos: Voc pode

encontrar recursos didticos complementares, como pginas para colorir, histrias e atividades na revista A Liahona, no manual do berrio e no Livro de Gravuras do Evangelho. Use esses recursos para

Recursos Utilizados Neste Livreto


Estas so as abreviaes usadas neste esboo: MC ENMC Msicas para Crianas Ensino, No H Maior Chamado

Currculo para 2012


Currculo Geral
Berrio: Olhai para Vossas Criancinhas; Raios de Sol: Primria 1; CTR 47: Primria 2; Valorosos 811: Primria 4

complementar as aulas. Procure tambm uma lista de recursos sobre assuntos especcos do evangelho na revista Friend, em ingls, no site friend.LDS.org. Esses recursos tambm podem ser impressos e utilizados no ensino das crianas.

Muitas lies trazem sugestes de uso de gravuras e fotograas. Podem-se achar gravuras no Livro de Gravuras do Evangelho, no Pacote de Gravuras do Evangelho, nos pacotes de gravuras dos manuais da Primria, na revista A Liahona e no site images.LDS.org, na Internet.

Currculo Bsico
Raios de Sol: Primria 1; CTR 47: Primria 2; Valorosos 811: Primria 4

Janeiro

O Arbtrio o Dom de Escolher por Ns Mesmos


Portanto os homens so livres () para escolher a liberdade e a vida eterna por meio do grande Mediador de todos os homens (2N 2:27).
Complemente as ideias apresentadas aqui com outras de sua prpria autoria. A cada semana, planeje maneiras de (1) identi car a doutrina, (2) ajudar as crianas a compreend-la e (3) ajud-las a aplic-la na vida delas. Pergunte a si mesma: De que atividades as crianas participaro para aprender e como vou ajud-las a sentir o Esprito?

Hino: Por Ser Filhode Deus


(pgina 28 deste esboo)

Semanas 1 e 2: O arbtrio o dom de escolher por ns mesmos.


Identificar a doutrina (jogo de adivinhao):

Usar as escrituras:

importante que as crianas aprendam verdades do evangelho diretamente das escrituras. Para algumas sugestes sobre como ensinar histrias das escrituras para as crianas, ver ENMC, p. 59.

Diga s crianas que voc est pensando em uma palavra e d-lhes dicas para ajud-las a adivinhar qual a palavra. Pea que ergam a mo quando souberem a resposta. As dicas podem incluir o seguinte: Tnhamos isso antes de virmos para a Terra. um dom de nosso Pai Celestial. uma parte importante do plano do Pai Celestial para ns. Satans queria tir-lo de ns. Ns o usamos quando fazemos escolhas. um dom que nos permite escolher por ns mesmos. Comea com a letra A. Depois que as crianas tiverem adivinhado a resposta, digam juntos: O arbtrio o dom de escolher por ns mesmos.
Incentivar a compreenso (ver e discutir uma

com a escolha quanto com a consequncia dessa escolha. Pea a uma criana mais velha que leia 2N 2:27. Pea s outras crianas que procurem ouvir quais so as consequncias de escolhermos as coisas certas (liberdade e vida eterna) e quais so as consequncias de escolhermos as coisas erradas (cativeiro e misria). Faa um desenho simples no quadro como o que mostrado aqui.

Liberdade e Felicidade Arbtrio

M BE MA L
Cativeiro e Misria

lio com uso de objeto): Mostre s crianas uma vara com a palavra escolha escrita em uma das pontas e a palavra consequncias escrita na outra ponta. Explique-lhes que uma consequncia o Explique lhes que naturalmente

Ajude as crianas a compreender que, quando escolhemos coisas boas, isso nos conduz liberdade e felicidade, e quando escolhemos coisas erradas, isso nos conduz ao cativeiro e infelicidade. Convide duas crianas a carem diante da classe e pea que cada uma delas segure uma ponta da vara. Pea criana p que segure a ponta e escolha que d um exemplo de uma boa escolha ( (por exemplo, falar de modo gentil com as pessoas Pea outra criana que pessoas). diga quais so as possveis consequncias dessa di i escolha (por exemplo: fazer amizades duradouras). Repita a atividade com vrias outras crianas.

NCIAS CONSEQU

ESCOLHA

acontece devido escolha que fazemos, por exemplo, se escolhermos praticar um instrumento musical, vamos tocar melhor; e se decidirmos pr a mo no fogo, vamos nos queimar. Pegue a vara e mostre s crianas que toda vez que voc pega a vara, ca tanto

Reforce o aprendizado das crianas por meio da repetio. Guarde a vara escolha e consequncias. Haver outras oportunidades de us-la no tempo de compartilhar durante o ano.

Incentivar a compreenso(aprender histrias das escrituras): Nas duas primeiras semanas do ms, ensine algumas histrias das escrituras que mostram como as escolhas certas nos conduzem liberdade e felicidade, e como as escolhas erradas nos conduzem ao cativeiro e misria. As histrias das escrituras que voc poderia usar incluem a do Salvador e a de Satans (ver Moiss 4:14); a de N e Lam e Lemuel (ver 1N 24, 7, 18); a de Sadraque, Mesaque e Abednego (ver Daniel 3); ou a de Alma e o rei No (ver Mosias 1719). Depois de ensinar uma histria, convide duas crianas a segurarem uma das pontas da vara escolha e consequncias cada uma. Pea a uma criana que explique as escolhas feitas pelas pessoas da histria e outra criana que explique as consequncias dessas escolhas. Incentivar a aplicao (ouvir uma histria): Coloque uma gravura de Jesus Cristo no quadro. Desenhe degraus subindo em direo gravura.

Desenhe uma pessoa estilizada em uma folha de papel e coloque-a no degrau mais baixo. Conte uma breve histria sobre as escolhas que uma criana pode fazer durante um dia. Para cada escolha, pea s crianas que mostrem se uma boa escolha ou uma m escolha cando de p quando for uma boa escolha e sentando-se quando for uma m escolha. Por exemplo: Jane pegou um brinquedo de seu irmo beb, e ele comeou a chorar. Quando a me da Jane perguntou a ela por que ele estava chorando, ela disse que no sabia. Para cada escolha boa, mova a gura um degrau mais perto de Jesus. Continue a histria com outras escolhas at que a gura chegue ao Salvador. Analise com as crianas como as boas escolhas nos proporcionam felicidade e nos levam para mais perto do Senhor.

Semana 3: Na vida pr-mortal, escolhi seguir o plano de Deus.


Incentivar a compreenso (cantar hinos):

Explique brevemente os seguintes conceitos e depois cante os hinos correspondentes com as crianas: Antes de vir para a Terra morei no cu (No Cu Eu Vivi [MC, p. 140]). Escolhi vir Terra e receber um corpo (Sou um Filho de Deus [MC, pp. 23]; O Senhor Deu-me um Templo

[MC, p. 73]). Serei batizado e receberei o dom do Esprito Santo (Quando Eu For Batizado [MC, p. 53]; O Esprito Santo [MC, p. 56]). Posso preparar-me para ir ao templo (Eu Gosto de Ver o Templo [MC, p. 99]; As Famlias Podero Ser Eternas [MC, p. 98]). Serei ressuscitado (Ele Mandou Seu Filho [MC, pp. 2021]).

Semana 4: Jesus Cristo criou a Terra como um lugar em que posso aprender a escolher o certo.
Identificar a doutrina (ver e discutir uma lio

Lies com Objetos

com uso de objeto): Mostre s crianas um estojo com lpis de muitas cores. Mostre-lhes outro estojo contendo s uma cor. Pergunte s crianas: Se vocs fossem colorir uma gravura, qual desses dois estojos de lpis gostariam de usar? Por qu? Explique-lhes que o fato de termos uma grande

variedade de escolhas uma bno. Testiquelhes que o Pai Celestial e Jesus Cristo nos amam e querem que faamos as escolhas certas.
Incentivar a compreenso (colorir): Deixe

Associe a ideia abstrata () a algum objeto concreto que o estudante j conhea e em volta disso edique o conhecimento (BoydK. Packer, ENMC, p. 163).

as crianas colorirem uma cpia da ilustrao da pgina 35 do manual do berrio, Olhai para Vossas Criancinhas, pea-lhes que faam desenhos semelhantes com as mesmas legendas. Explique quem criou as coisas mostradas na ilustrao e por que elas foram criadas. Ensine s crianas que o Pai Celestial espera que cuidemos bem deste mundo que Seu Filho criou para ns. Pea s crianas que digam algumas maneiras que elas podem escolher para cuidar bem da Terra e das criaes que nela esto. Convide as crianas a levarem suas ilustraes para casa e a pedirem aos pais que as encadernem para fazer um livro.

Nesta atividade, voc pode demonstrar o conceito de que a escolha uma bno, usando gizes de cera, lpis coloridos, vrias frutas ou quaisquer objetos que as crianas conheam.

Fevereiro

Quando Escolhemos o Certo, Somos Abenoados


Se guardardes seus mandamentos, ele vos abenoar e far-vos- prosperar (Mosias 2:22).
Complemente as ideias apresentadas aqui com outras de sua prpria autoria. A cada semana, planeje maneiras de (1) identi car a doutrina, (2) ajudar as crianas a compreend-la e (3) ajud-las a aplic-la na vida delas. Pergunte a si mesma: De que atividades as crianas participaro para aprender e como vou ajud-las a sentir o Esprito?

Hino: Faze o Bem, Escolhendo o que Certo


(Hinos, n 148)

Semana 1: No foi abenoado por escolher o certo.


Identificar a doutrina (jogo de correspondnIncentivar a compreenso (ler as escrituras): cia): Desenhe uma arca estilizada no quadro. Mostre s crianas uma gravura de No pregando e leia Moiss 8:20. Pergunte s crianas o que elas Prepare vrios pares de gravuras idnticas de aniacham das pessoas que no deram ouvidos a No. mais. Entregue uma gravura a cada criana. Pea Divida o quadro ao meio e escreva as s crianas que quem de p e imiseguintes perguntas em um dos tem o som que faz o animal da lados, com as referncias das sua gravura e procurem ouvir escrituras em ordem aleatria algum que esteja fazendo um nooutro lado: O que o Senhor som semelhante. Quando as iria fazer para destruir os incrianas com as gravuras corquos? (Gnesis 6:17). O que respondentes se encontrarem, Clique aqui para os desenhos. Elemandou No fazer para salpea-lhes que se levantem e var sua famlia? (Gnesis 6:18). O que No fez para quem juntas, at que todos os animais enconescolher o certo? (Gnesis 7:5). Pea s crianas trem seu par. Pea s crianas que se dirijam que leiam as escrituras e descubram qual responde frente de par em par e coloquem os animais no desenho da arca. Pergunte s crianas: A que pro- a cada pergunta. Mostre s crianas uma gravura de feta o Senhor pediu que reunisse os animais numa No construindo a arca. Explique-lhes que s vezes difcil escolher o certo. Pergunte: De que modo arca? Saliente que deve ter sido uma tarefa difcil No foi abenoado por escolher o certo? Incentive reunir tantos animais na arca, mas No decidiu as crianas a compartilhar como sero abenoadas ser obediente ao mandamento do Senhor. se escolherem o certo.

Reverncia: As crianas

podem aprender por meio de atividades divertidas e gestos, e ainda assim manter uma atitude de reverncia. A reverncia () no o mesmo que silncio absoluto (BoydK. Packer, A Reverncia Convida Revelao, A Liahona, janeiro de 1992, p. 23).

Semana 2: Os discpulos de Jesus foram abenoados por escolher ocerto.


Incentivar a compreenso (ler as escrituras,

colorir e usar fantoches): Leia com as crianas os seguintes relatos de como os discpulos de Jesus escolheram o certo: Lucas10:3842 (Maria); Mateus 4:1820 (Pedro e Andr); Atos 9:19, 1720 (Paulo). Fale sobre algumas das bnos que essas pessoas receberam por escolherem o certo. Faa desenhos estilizados para cada criana (ou use as

Podem ser usados fantoches simples para dramatizar partes de uma lio. Eles so ferramentas muito teis para reforar a ideia principal e atrair a ateno das crianas (ver ENMC, pp. 176177).

guras das escrituras da seo S para Divertir, de O Amigo, janeiro de 2006, p. A13; e Funstuf, Friend, fevereiro de 2006, p. 31). Pea para as crianas colorirem os desenhos, recorte-os e use-os para fazer fantoches de palito ou fantoches de saco de papel. Convide as crianas a usarem seus fantoches para contar uma das histrias. Por exemplo: Meu nome Paulo. Eu costumava perseguir as pessoas que seguiam Jesus. Tive uma viso de Jesus. Ele me pediu que parasse de persegui-Lo.

Decidi seguir Jesus e fui missionrio por todo o restante de minha vida.
Incentivar a aplicao (recapitular histrias das escrituras): Convide as crianas a usar seu fantoche para contar histrias das escrituras para seus familiares em casa. Incentive-as a compartilhar com os familiares como as pessoas das histrias escolheram o certo e foram abenoadas. Pergunte s crianas como elas podem escolher o certo durante a semana seguinte.

Semana 3: Nfi foi abenoado por escolher o certo.


Incentivar a compreenso (participar de uma

dramatizao): Pea s crianas que dramatizem ocasies em que N obedeceu a seu pai e ao Senhor (por exemplo, ver 1N 16:1824, 3032; 1N 17:8, 1718, 4853; 1N 18:921). Voc pode fazer com que usem fantasias e acessrios simples (para informaes sobre dramatizaes, ver ENMC, pp. 165166). Leiam juntos o que N disse em 1N 17:3.

Incentivar a aplicao (cantar um hino): Mostre a vara de escolha e consequncias do ms de janeiro e pea s crianas que contem o que se lembram a respeito de escolhas e consequncias. Diga-lhes que muitas bnos que recebemos so consequncias das boas escolhas que fazemos. Convide as crianas a pensar em maneiras pelas quais elas podem ser semelhantes a N e fazer boas escolhas. Faa com que as crianas cantem N Era Valente (MC, pp. 6465) e passem uns aos outros a vara de escolha e consequncias enquanto cantam. Pare a msica a qualquer momento. Quando a msica parar, pea criana que estiver com a vara que diga uma boa escolha que ela pode fazer. Pea criana que passe a vara para outra criana, pea segunda criana que diga uma bno resultante daquela boa escolha. Repita a atividade tantas vezes quanto o tempo permitir.

Clique aqui para os fantoches de palito.

Dizer a doutrina:

Neste ms, as crianas vo aprender diversas ilustraes tiradas das escrituras da doutrina de que quando escolhemos o certo, somos abenoados. Voc pode pedir s crianas que digam Quando

Os auxlios visuais podem melhorar o aprendizado. Use auxlios visuais simples. Isso permite que as crianas se concentrem na mensagem da lio, e no no auxlio visual.

escolhemos o certo, somos abenoados, no incio de cada lio.

Semana 4: Os membros da Igreja hoje so abenoados por escolher ocerto.


Incentivar a compreenso (contar histrias):

Convide vrios pais ou avs das crianas de sua Primria a contar histrias sobre como eles ou seus antepassados escolheram o certo. Isso pode incluir histrias de como zeram a escolha de unir-se Igreja. Antes de cada histria, pea s crianas que procurem ouvir como esses membros da Igreja escolheram o certo e como foram

abenoados por fazerem isso. Depois de cada histria, pea s crianas que digam como os membros foram abenoados por escolher o certo. Voc pode pedir s crianas que faam desenhos sobre as histrias medida que as ouvirem e depois mostrar os desenhos para as outras crianas da Primria e em casa.

Maro

Os Profetas Vivos Me Ensinam a Escolher o Certo


Oh! Lembra-te, meu lho, e aprende sabedoria em tua mocidade; sim, aprende em tua mocidade a guardar os mandamentos de Deus! ( Alma 37:35).
Complemente as ideias apresentadas aqui com outras de sua prpria autoria. A cada semana, planeje maneiras de (1) identi car a doutrina, (2) ajudar as crianas a compreend-la e (3) ajud-las a aplic-la na vida delas. Pergunte a si mesma: De que atividades as crianas participaro para aprender e como vou ajud-las a sentir o Esprito?

Hino: S Fiel
(MC, p. 81)

Semana 1: Deus fala por meio de profetas vivos.


Identificar a doutrina (ver uma demonstra-

o e memorizar uma escritura): Convide uma criana para dirigir-se frente da sala. Diga s outras crianas que sigam as instrues dela. Sussurre instrues simples para a criana, como Mande que batam palmas trs vezes ou Mande que se levantem e marchem sem sair do lugar. Deixe que vrias crianas tenham a oportunidade de ser o lder. Explique-lhes que, embora nem todas tenham ouvido voc dar as instrues, elas

puderam obedecer s instrues porque sabiam quem deviam seguir. Pergunte-lhes quem devemos seguir para saber o que o Pai Celestial deseja que faamos. Mostre uma fotograa do atual Presidente da Igreja. Pea s crianas que digam juntas: Deus fala por meio de profetas vivos. Leiam Ams 3:7, e explique todas as palavras que as crianas no compreenderem. Ajude as crianas a decorarem a escritura (ver ENMC, pp. 171172).

Semana 2: A Primeira Presidncia e os Doze Apstolos so profetas.


Identificar a doutrina: Escreva no quadro:

Faa perguntas: As

perguntas podem incentivar a participao e o debate. Faa perguntas para ajudar a saber se as crianas compreenderam a doutrina ensinada e para incentiv-las a ponderar a esse respeito (ver ENMC, p. 73). Voc pode, por exemplo, fazer perguntas como: De que modo o Pai Celestial fala aos membros da Igreja? e Como vocs foram abenoados por seguir o profeta?

A Primeira Presidncia e os Doze Apstolos so profetas. Diga s crianas que na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos ltimos Dias, somos liderados pelo Presidente da Igreja, por seus dois conselheiros na Primeira Presidncia e pelos Doze Apstolos. Explique-lhes que a Primeira Presidncia e os Doze Apstolos so profetas.
Incentivar a aplicao (jogo de correspondncia): Junte gravuras de seis membros da Primeira Presidncia e do Qurum dos Doze e escreva o nome deles em folhas de papel separadas. Coloque os papis e as gravuras virados para baixo. Pea a uma criana que vire uma gravura e convide outra criana a virar um papel com um nome escrito nele. Se a gravura no corresponder ao nome, coloque-os de volta no lugar e deixe que duas outras crianas escolham. Se os papis forem correspondentes, sussurre para as duas crianas um princpio do evangelho que o lder ensinou na conferncia geral mais recente (ver a mais recente edio de conferncia da revista Ensign ou A Liahona), e pealhes que encenem um modo pelo qual elas podem viver aquele princpio. Pea s demais crianas que adivinhem o que elas esto fazendo.

Semana 3: Os profetas e apstolos de Deus falam para ns na conferncia geral.


Incentivar a compreenso e a aplicao

Dica: Pense em maneiras

de fazer com que as crianas e os pais delas tomem conhecimento dos recursos disponveis no site conferencegames.LDS.org (em ingls) ou no site lds.org/general-conference ?lang=por (selecione o item Atividades para Crianas).
Repetio: As crianas

Adapte suas atividades idade e capacidade das crianas que voc ensinar. Na atividade da semana 3, voc pode usar gravuras alm das mensagens escritas.

(realizar um jogo): Escreva em folhas de papel separadas um resumo de uma frase tirada das mensagens da conferncia mais recente que foram proferidas pela Primeira Presidncia e pelo Qurum dos Doze. Coloque-as no quadro juntamente com as gravuras dos lderes. Debata cada mensagem. Convide um grupo de crianas a sair da sala. Remova uma das mensagens do quadro. Pea s crianas que voltem e decidam juntas qual mensagem est faltando. Pea s crianas que escolham um hino da Primria que corresponda mensagem, e cantem-no juntos. Convide as crianas a sugerir maneiras pelas quais elas podem pr em prtica a mensagem. Repita a atividade com as outras mensagens.

aprendem pela repetio. Nas semanas 2 e 3 voc ensinar s crianas a mesma doutrina de maneiras diferentes. Essa ser uma oportunidade de reforar a compreenso que elas tm da doutrina.

Semana 4: Sou abenoado quando decido seguir o profeta.


Identificar a doutrina (cantar um hino): CanIncentivar a aplicao (discutir os ensina-

tem a nona estrofe e o refro do hino Segue o Profeta (MC, pp. 5859). Convide as crianas a procurarem ouvir razes pelas quais seguimos o profeta. Faa com que as crianas digam juntas: Sou abenoado quando decido seguir o profeta.
Incentivar a compreenso (dramatizar his-

trias das escrituras): Conte s crianas a histria de Elias e a viva de Sarepta (ver IReis 17:816) e pea que elas a dramatizem com voc. Por exemplo: O Senhor disse ao profeta Elias que fosse para uma cidade chamada Sarepta (caminhar sem sair do lugar). Quando ele chegou cidade, viu uma mulher recolhendo gravetos (ngir que est colhendo gravetos). Elias pediu que a mulher lhe desse algo para beber (ngir que d algo para algum beber) e um pouco de po. A mulher disse a Elias que ela tinha apenas um pouco de farinha e azeite para fazer um po para seu lho (fazer que no com a cabea). Elias disse a ela que zesse um pouco de po para ele primeiro, e Deus lhe daria mais farinha e azeite. A mulher obedeceu a Elias (ngir que amassa po). Ela teve farinha e azeite suciente para fazer po por muitos dias (ngir que est comendo). Repita a atividade com a histria de Moiss e a serpente de bronze (ver Nmeros 21:59) e a de N e as placas de lato (ver 1N 34; 5:2122). Pea s crianas que digam como as pessoas das histrias foram abenoadas por seguirem o conselho do profeta.

mentos do profeta): Pergunte s crianas: Quem nosso profeta hoje? Mostre uma fotograa do atual presidente da Igreja. Explique s crianas que ele foi chamado por Deus. Faa com que as crianas discutam em pequenos grupos como elas podem segui-lo. Pea a algumas crianas de cada grupo que compartilhem suas ideias. Convide as crianas a escolher um modo pelo qual podem seguir o profeta durante a semana. Crie um lembrete para que elas levem para casa e mostrem a seus familiares. Lembre as crianas que elas podem ouvir as palavras do profeta na conferncia geral e incentive-as a ver ou ouvir a conferncia com a famlia. Na semana seguinte conferncia geral, pea a algumas das crianas que contem experincias pessoais que tiveram ao ouvirem o profeta e seguirem seus ensinamentos.

Se voc dividir as crianas em grupos, mais crianas podero participar. Voc pode formar grupos de vrias maneiras. Voc pode, por exemplo, pedir s crianas que trabalhem juntas por classes, ou pode juntar crianas mais velhas com as mais novas. Um adulto deve supervisionar cada grupo.

Abril

Jesus Cristo Me Ensina a Escolher o Certo


Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos z, faais vs tambm ( Joo 13:15).
Complemente as ideias apresentadas aqui com outras de sua prpria autoria. A cada semana, planeje maneiras de (1) identi car a doutrina, (2) ajudar as crianas a compreend-la e (3) ajud-las a aplic-la na vida delas. Pergunte a si mesma: De que atividades as crianas participaro para aprender e como vou ajud-las a sentir o Esprito?

Hino: um hino de suaescolha sobre Jesus Cristo do livro Msicas para Crianas

Semana 1: Jesus Cristo o exemplo perfeito para mim.


Incentivar a compreenso (ler as escrituras

e fazer desenhos): Em uma grande folha de papel escreva a frase: Jesus Cristo o exemplo perfeito para mim. Recorte o papel em quatro peas de quebra-cabea. Escreva uma das seguintes frases no verso de cada pea do quebra-cabea: Ele mostrou-nos como ser batizados (ver Mateus 3:1317). Ele mostrou amor pelas pessoas (ver Marcos 10:1316).
Adapte as atividades para a idade e o

Ele perdoou os que O feriram (ver Lucas 23:34). Ele mostrou-nos como orar (ver Mateus 6:513). Cantem Eu Quero Ser Como Cristo (MC , pp. 4041). Pea s crianas que expliquem o que ensina o hino: Mostre uma gravura de Cristo e diga s crianas que Ele nos ensinou muitas coisas por meio de Seu exemplo perfeito. Divida as crianas em quatro grupos e entregue a cada grupo uma das peas do quebra-cabea e algumas folhas de papel

nmero de crianas de sua Primria. Por exemplo: na atividade da semana 1, se tiver uma Primria grande, voc pode preparar mais do que um conjunto de peas de quebra-cabea. Para as crianas mais novas, a professora pode ler a escritura e ajudar as crianas a fazer os desenhos.

Ao ensinar princpios do evangelho, ajude as crianas a encontrar maneiras de aplic-los na vida delas.
em branco. Pea-lhes que leiam juntas a escritura e depois faam um desenho de como podem seguir o exemplo de Cristo. Convide cada grupo a explicar sua escritura e seus desenhos e colocar sua pea do quebra-cabea no quadro. Depois que o quebracabea estiver montado, repitam juntos: Jesus Cristo o exemplo perfeito para mim.

Semanas 2 e 3: Jesus Cristo me ensinou a maneira certa de viver.


Identificar a doutrina (cantar um hino): Can-

tem Escolhendo o que Certo (MC, pp. 8283), e pea que metade das crianas procure ouvir como podemos ser felizes e que a outra metade procure ouvir o que vai ajudar-nos e mostrar-nos o caminho. Debata sobre o que as crianas aprenderam com o hino.
Incentivar a compreenso (jogo de adivi-

das crianas e pea-lhes que encenem a palavra para as outras crianas adivinharem. Leiam juntos

BRILHAR
AMAR

FOME

nhao e ler as escrituras): Prepare tiras de papel contendo as seguintes palavras e referncias das escrituras: fome (Mateus 5:6); brilhar (Mateus 5:16); amor (Mateus 5:44) e orar (Mateus 6:6). Mostre uma gravura do Sermo da Montanha. Explique-lhes que Jesus subiu a uma montanha para ensinar Seus discpulos. As coisas que Ele ensinou so chamadas hoje de Sermo da Montanha. Mostre uma das tiras com palavra para metade

Clique aqui para as tiras de papel.

a escritura correspondente, e ajude as crianas a compreender o que Cristo ensinou e como podemos seguir Seu exemplo. Repita a atividade com as outras palavras e escrituras.
Incentivar a aplicao (discutir estudos de caso): Em cinco folhas de papel escreva os seguintes ensinamentos de Jesus: (1) Fome e sede de justia, (2) Deixe sua luz brilhar, (3) Ame seus inimigos e (4) Ore ao Pai Celestial. (Voc pode usar gravuras que ilustrem esses ensinamentos para as crianas mais novas.) Distribua os papis

por vrios lugares da sala. Prepare estudos de caso (ver ENMC, pp. 161162) que ajudem as crianas a compreender como aplicar esses ensinamentos. Por exemplo: Algum na escola zomba de voc e lhe pe apelidos. O que voc faz? Recapitule as escrituras do jogo de adivinhao descrito acima e saliente que os papis distribudos pela sala correspondem s escrituras. Leia um estudo de caso para as crianas e pea que quem de p diante do papel com o ensinamento que vai ajud-las a escolher o certo. Pea a algumas crianas que digam que escolha devem fazer.

Semana 4: Sinto o amor do Salvador quando procuro ser como Jesus Cristo.
Incentivar a compreenso (cantar um hino

e fazer escolhas): Cantem O Amor do Salvador (MC, pp. 4243). Escreva vrios estudos de caso que ilustrem como uma criana pode seguir um dos ensinamentos de Cristo. Tambm inclua uma referncia de escritura na qual o ensinamento possa ser encontrado. Seguem-se alguns exemplos. Sara pediu a sua irm mais nova que no usasse seus lpis de colorir, mas a irm os usou mesmo assim. Para ser como Jesus, Sara poderia: a. Ficar zangada com a irm. b. Esconder os lpis de colorir. c. Perdoar a irm. Mateus 18:2122. Joo est jogando futebol com os amigos e percebe que outro menino est sozinho, assistindo ao jogo. Para ser como Jesus, Joo poderia: a. Zombar do menino por estar sozinho.

b. Ignorar o menino e continuar jogando com osamigos. c. Convidar o menino para jogar futebol com eles. Joo 13:34. Pea a uma criana que leia um dos estudos de caso. Depois pea que leia as respostas, uma de cada vez. Pea s outras crianas que quem de p quando ouvirem a resposta que segue o exemplo de Jesus. Pea a algumas crianas que leiam a escritura em voz alta e discutam o que Jesus ensinou. Troquem ideias sobre como o fato de seguir o exemplo de Jesus nessas trs situaes pode ajudarnos a sentir o amor do Salvador. Repita a atividade com cada estudo de caso.
Incentivar a aplicao: Convide as crianas a fazerem o que Jesus deseja que faam esta semana. Diga-lhes que na semana seguinte voc pedir a algumas delas que contem o que zeram e como sentiram o amor do Salvador.

Pea s crianas que leiam as escrituras em voz alta. Esteja ciente da capacidade de cada criana e ajude cada uma delas a conseguir participar.

Auxlios para a lder de msica


Para ajudar as crianas a aprender um novo hino, voc pode fazer o seguinte: Pea s crianas que faam um sinal quando cantarem uma palavra especca ou que contem nos dedos quantas vezes cantam determinada palavra. Cantem, por exemplo, Ele Mandou Seu Filho (MC, pp. 2021) e pea-lhes que contem nos dedos quantas vezes elas cantam as palavras Seu Filho. Escolha uma gravura e uma palavra que representem cada frase de um hino e coloque-as numa folha de papel. Quando cantarem, por exemplo, Ele Mandou Seu Filho (MC, pp. 2021), ilustre a frase De que maneira nosso Pai ao mundo ensina amor? com a gravura de um globo terrestre e a palavra amor. Para a frase Mandou Seu Filho, um beb, o nosso Salvador, mostre uma gravura da natividade e a palavra Salvador. Voc pode envolver as crianas fazendo com que segurem as gravuras enquanto cantam.

Maio

Escolho o Certo Quando Sou Batizado e Confirmado Membro da Igreja


Arrependei-vos, e cada um de vs seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdo dos pecados; e recebereis o dom do Esprito Santo ( Atos 2:38).
Complemente as ideias apresentadas aqui com outras de sua prpria autoria. A cada semana, planeje maneiras de (1) identi car a doutrina, (2) ajudar as crianas a compreend-la e (3) ajud-las a aplic-la na vida delas. Pergunte a si mesma: De que atividades as crianas participaro para aprender e como vou ajud-las a sentir o Esprito?

Hino: Quando Eu For Batizado


(MC, p. 53).

Dica: Para a atividade

Semana 1: Se eu me arrepender, posso ser perdoado.


Incentivar a compreenso (participar de

da semana 1, voc pode pedir a uma criana que carregue uma sacola cheia de pedras e depois mostrar que o arrependimento como se fosse o ato de tirar as pedras da sacola.

uma lio com objeto): Entregue uma pedra a cada criana. Pea s crianas que coloquem a pedra no sapato e convide-as a car de p e andar. Pergunte s crianas como andar com uma pedra no sapato. Pergunte como o pecado se assemelha a uma pedra. (No bom, ele nos torna infelizes.) Pea que tirem a pedra e pergunte de que modo o arrependimento e o perdo do

Pai Celestial se assemelham ao ato de tirar a pedra do sapato. Explique-lhes que graas a Jesus Cristo, podemos arrepender-nos e ser perdoados de nossos pecados. Preste testemunho de que o arrependimento uma bno maravilhosa do Pai Celestial e que ele nos proporciona felicidade.

Semana 2: Quando sou batizado e confirmado, sigo o exemplo de Jesus.


Incentivar a compreenso (jogo de mem-

ria e ler as escrituras): Mostre a gravura de Joo Batista batizando Jesus e a de uma criana sendo batizada. Deixe as crianas olharem a gravura por 20 segundos. Depois, cubra as gravuras e pea s crianas que digam tantas coisas quanto puderem que so iguais nas duas gravuras. Voc pode escrever as respostas delas no quadro. Pea s crianas que leiam Doutrina e Convnios 20:7274 para descobrir quem pode batizar algum e como um batismo deve ser realizado. Convide as crianas a compartilhar o que descobriram. Saliente que a pessoa que realiza o batismo precisa ter a autoridade do sacerdcio e que a pessoa a ser batizada precisa ser completamente imersa na gua. Mostre as duas gravuras novamente. Saliente que tanto Jesus quanto a criana esto sendo batizados por imerso, por algum que tem autoridade do sacerdcio.

Incentivar a aplicao (colorir uma gravura, cantar um hino): Faa uma cpia da pgina 111 do manual do berrio Olhai para Vossas Criancinhas, para cada criana colorir. Cantem Batismo (MC, pp. 5455) e incentive as crianas a serem batizadas como Cristo foi. Convide uma criana que tenha sido batizada recentemente a contar s outras como foi seu batismo.

Clique aqui para a pgina do manual do berrio.

10

Semana 3: O Esprito Santo pode ajudar-me.


Identificar a doutrina (ver uma lio com

Preparao: Busque

objeto): Pea a uma criana que que de p junto porta. Ponha uma venda na criana e pea-lhe que tente encontrar sua cadeira e sentar-se nela sem ajuda. Repita a atividade, mas dessa vez pea a outra criana que guie a que est com a venda, tocando-lhe o brao ou conduzindo-a. Analise com as crianas por que foi mais fcil para a criana encontrar a cadeira na segunda vez. Explique-lhes que o Esprito Santo pode ajudar-nos

dando-nos orientao na vida. Pea s crianas que digam: O Esprito Santo pode me ajudar.
Incentivar a compreenso (cantar um hino

a orientao do Esprito ao preparar as lies e adaptar as ideias idade, capacidade e circunstncias de suas crianas. Por exemplo: alguns conceitos da lio somente levaro alguns minutos para ser ensinados. Voc pode completar as lies com suas prprias ideias.

e realizar um jogo de correspondncia): Escreva a palavra ajuda no quadro. Cantem O Esprito Santo (MC, p. 56), e pea s crianas que contem as coisas mencionadas no hino que o Esprito Santo faz para ajudar-nos. Antes da Primria, prepare 10 pedaos de papel com o escudo CTR desenhado na frente. No verso de cada papel escreva uma das cinco frases seguintes que descrevem como Clique aqui para o Esprito Santo nos ajuda: o o logotipo. Esprito Santo nos consola, o Esprito Santo presta testemunho de Jesus Cristo, o Esprito Santo nos ensina, o Esprito Santo nos diz o que fazer e o que no fazer e o Esprito Santo nos ajuda a ser bons (cada frase estar em dois papis diferentes). Coloque os papis no quadro em ordem aleatria com o escudo CTR virado para as crianas. Pea a uma criana que vire um dos papis. Digam juntos as palavras que esto no verso. Escolha outra criana para virar outro papel e tentar encontrar o correspondente. Digam juntos as palavras que esto no verso. Se os papis combinarem, tire-os do quadro. Se no combinarem, volte a vir-los. Repita a atividade at encontrar todos os pares correspondentes.
Incentivar a aplicao (discutir escrituras): Divida as crianas em grupos. D a cada grupo uma das seguintes referncias das escrituras: Joo 14:26; Joo 15:26; 2N 32:5; D&C 11:12. Pea a cada grupo que leia sua escritura e discuta seu signicado. Convide as crianas e suas professoras a compartilhar exemplos de como sentiram a inuncia do Esprito Santo.

Se voc utilizar as crianas nas demonstraes visuais, isso vai conquistar o interesse delas e incentivar o aprendizado.
Envolver todas as crianas: Voc pode

Semana 4: Quando tomo o sacramento, renovo meus convnios batismais.


Incentivar a compreenso (discutir convnios

envolver as crianas mais novas fazendo com que formem pares com crianas mais velhas. Por exemplo: na atividade da semana 4, as crianas mais novas podem segurar a tira de papel, enquanto as crianas mais velhas as ajudam a car de p na ordem correta.

e ler as escrituras): Explique-lhes que um convnio uma promessa sagrada mtua entre ns e o Pai Celestial. Prometemos fazer certas coisas e, se o zermos, Ele nos promete abenoar-nos. Lembre as crianas que fazemos um convnio com o Pai Celestial quando somos batizados e Explique-lhes que renovamos esse convnio quando tomamos

o sacramento. Faa tiras de papel contendo frases das oraes sacramentais que expliquem o que prometemos quando tomamos o sacramento e o que o Pai Celestial nos promete (ver Doutrina e Convnios 20:77, 79). Entregue as tiras de papel para algumas crianas e pea-lhes que quem de p na ordem correta medida que voc for lendo as escrituras em voz alta.

11

Junho

Escolho o Certo Vivendo os Princpios do Evangelho


Eu irei e cumprirei as ordens do Senhor, porque sei que o Senhor nunca d ordens aos lhos dos homens sem antes preparar um caminho pelo qual suas ordens possam ser cumpridas (1N 3:7).
Complemente as ideias apresentadas aqui com outras de sua prpria autoria. A cada semana, planeje maneiras de (1) identi car a doutrina, (2) ajudar as crianas a compreend-la e (3) ajud-las a aplic-la na vida delas. Pergunte a si mesma: De que atividades as crianas participaro para aprender e como vou ajud-las a sentir o Esprito?

Hino: N Era Valente


(MC, pp. 6465)

Semana 1: Oro ao Pai Celestial para ter foras para fazer o que certo.
Incentivar a compreenso (discutir sobre a
Convidar o Esprito:

Se voc ensinar com o Esprito, o Esprito Santo vai prestar testemunho da veracidade dos princpios do evangelho que estiver ensinando (ver ENMC, pp. 4546).

orao): Mostre s crianas um telefone ou outro meio de comunicao. Debata como ele usado. Pergunte s crianas como podemos comunicarnos com o Pai Celestial. Explique-lhes que assim como discamos um nmero para conversar com algum pelo telefone, podemos orar para comunicar-nos com o Pai Celestial. Podemos pedir-Lhe foras para fazer o que certo. D a cada classe uma gravura de um tipo diferente de orao (por exemplo: orao pessoal, orao em famlia, bno do alimento ou orao na sala de aula). Pea a cada classe que mostre sua gravura s outras crianas e diga que tipo de orao est sendo mostrada e quando, onde e por que fazemos esse tipo de orao.

Incentivar a aplicao (realizar um jogo): Faa um pequeno furo no fundo de duas latas de alumnio vazias e conecte as latas com um barbante. Estique o barbante e faa com que as crianas se revezem dizendo baixinho em uma das latas algo que poderiam pedir ao Pai Celestial em orao ao procurarem fazer o que certo (por exemplo: dizer a verdade, ser reverente ou ser gentil). Deixe que outra criana oua na outra lata. Conte (ou pea que uma criana conte) uma experincia pessoal em que o Pai Celestial lhe deu foras para fazer o certo. Testique-lhes que o Pai Celestial ouve e responde as nossas oraes e que Ele vai-nos dar foras para fazer o que certo.

Semana 2: Quando pago meu dzimo, o Pai Celestial me abenoa.


Identificar a doutrina e incentivar a compreenso(ver uma demonstrao): Expli-

que-lhes que o dzimo doar para o Senhor, por intermdio de Sua Igreja, um dcimo do dinheiro que voc ganha. Mostre s crianas dez moedas. Pergunte quantas daquelas moedas devem ser

usadas para pagar o dzimo. Mostre um envelope de dzimo e uma papeleta de doaes, explicando que pagamos o dzimo preenchendo uma papeleta de doaes, colocando-a no envelope com nosso dzimo e entregando-a ao bispo ou a um de seus conselheiros.

12

Incentivar a aplicao (realizar um jogo e ouvir testemunhos): Mostre gravuras e objetos que representem as bnos que recebemos ao pagar o dzimo, como templos, capelas, um hinrio, o livro Msica para Crianas, um manual da Primria e as escrituras. Diga s crianas que graas ao dinheiro do dzimo a Igreja pode prover essas coisas. Cubra as gravuras e os objetos. Tire um ou dois deles. Remova a cobertura e pea s crianas que adivinhem o que est faltando. Repita essa atividade vrias vezes. Explique-lhes que h outras bnos que advm do pagamento do dzimo que no podem ser vistas (ver 3N 24:10). Pea a um ou dois adultos que relatem as bnos que receberam pelo pagamento do dzimo.

Dica: As crianas apren-

dem mais e gravam os princpios por mais tempo na memria quando lhes so apresentadas ideias com uso de gravuras e outros auxlios visuais (ver ENMC, pp. 176, 182183).

Semana 3: Obedeo Palavra de Sabedoria comendo e bebendo o que faz bem e abstendo-me do que faz mal.
coloque uma pea do quebra-cabea no quadro. Se a coisa for ruim, remova uma pea do quebrae realizar um jogo): Leiam juntos ICorntios cabea. Continue o jogo at que o quebra-cabea 3:1617. Convide as crianas a dizerem o que essa esteja terminado (voc precisar ter mais coisas escritura signica para elas. Explique-lhes que boas do que ruins no recipiente). o Pai Celestial quer que cuidemos bem de nosso Pea a um adulto que conte algumas corpo. Coloque gravuras de vrios like a Body s I Have y Father das bnos que recebeu alimentos, bebidas e de outras coiHeavenl pela obedincia Palavra sas que so boas ou ruins para o de Sabedoria (ver D&C corpo (como frutas, verduras, po, 89:1821). bebidas alcolicas e fumo) em um recipiente. Faa uma cpia da pgina 43 do manual do berrio e recorte-a em peas de quebra-cabea. Pea s crianas que se Clique aqui para a pgina do manual do berrio. revezem ao tirar as gravuras do recipiente. Se a coisa retratada na gravura for boa para ns, pea criana que
Incentivar a compreenso (ler as escrituras
e face lik I have a Father. Heavenly like o hands I have tw Father. Heavenly e o feet lik I have tw Father. Heavenly

Semana 4: Quando me visto com recato, respeito meu corpo como uma ddiva de Deus.
Identificar a doutrina (ver uma gravura e

ler escrituras): Escreva no quadro: Meu um . Mostre a fotograa de um templo. Pergunte: Por que os templos so to especiais? Pea s crianas que abram em ICorntios 6:19. Pea-lhes que procurem o que a escritura diz a respeito do corpo, ao lerem-na em voz alta com voc. Pergunte s crianas que palavras completam a sentena que est no quadro (corpo, templo). Pea s crianas que quem de p e digam a sentena juntas.
Incentivar a compreenso e a aplicao

(cantar um hino e discutir): Diga s crianas que nosso corpo um templo onde o Santo Esprito

pode habitar. Cantem a primeira estrofe do hino O Senhor Deu-me um Templo (MC, p. 73). Convide as crianas a dizerem como o Pai Celestial quer que nos vistamos e por que motivo. Expliquelhes que os profetas de Deus sempre aconselharam Seus lhos a vestirem-se com recato. Convide as crianas a procurarem ouvir que partes do corpo devem ser cobertos, ao ler a seo Vesturio e Aparncia em Para o Vigor da Juventude. Pea s crianas que pensem em um modo de vestirem-se com recato. Jogue um objeto macio para uma criana e pea-lhe que compartilhe sua ideia. Pea criana que jogue o objeto para outra, que ir compartilhar a sua ideia. Prossiga com as outras crianas.

13

Julho

Escolho o Certo Vivendo Princpios do Evangelho


Sejamos, portanto, is aos mandamentos do Senhor (1N 3:16).
Complemente as ideias apresentadas aqui com outras de sua prpria autoria. A cada semana, planeje maneiras de (1) identi car a doutrina, (2) ajudar as crianas a compreend-la e (3) ajud-las a aplic-la na vida delas. Pergunte a si mesma: De que atividades as crianas participaro para aprender e como vou ajud-las a sentir o Esprito?

Hino: O Sbio e o Tolo


(MC, p. 132) ou um hino de sua escolha do livro Msicas para Crianas

Semana 1: O jejum e a orao podem fortalecer meu testemunho.


Identificar a doutrina (ver uma lio com

m Jeju

Orao

Clique aqui para as tiras de papel.

objeto): Prepare duas tiras de papel com as palavras: Jejum e Orao. Convide duas crianas a carem de p bem perto uma da outra e entregue a cada criana uma das tiras de papel. Pea a outra criana que caminhe entre elas. Pea s duas primeiras crianas que segurem os braos uma da outra, e pea outra criana que tente passar novamente entre elas. Saliente como as crianas cam mais fortes quando esto de braos dados. Explique-lhes que o jejum e a orao so mais vigorosos quando utilizados em conjunto. Escreva o jejum e a orao podem fortalecer meu testemunho no quadro, e pea s crianas que repitam juntas.
Incentivar a compreenso (ouvir escrituras

2001, pp. 8891). Faa com que toda criana que contribuir com o debate segure a ponta de um o ou barbante. Segure a outra ponta de cada o ou

Dica: Ao ensinar sobre

o jejum, lembre que as crianas pequenas no precisam jejuar.

e participar de uma lio com objeto): Pea s crianas que procurem ouvir coisas que os lhos de Mosias zeram para tornarem-se fortes no evangelho enquanto voc l Alma 17:23. Pea s crianas que exionem os msculos toda vez que ouvirem algo que ajudou os lhos de Mosias a tornarem-se fortes. Inicie um debate sobre o jejum fazendo vrias perguntas como O que o jejum? Por que devemos jejuar? Quando devemos jejuar? e Por que devemos orar quando jejuamos? (ver Joseph B. Wirthlin, A Lei do Jejum, A Liahona, julho de

Uma demonstrao visual ajuda as crianas a compreender conceitos abstratos.


barbante. No nal da discusso, pea s crianas que esto segurando os os que se dirijam para o meio da sala e entrancem todos os os uns aos outros, para formar uma corda forte. Explique-lhes que cada o que acrescentamos corda torna esta mais forte. Ajude as crianas a entender que de modo semelhante toda vez que jejuamos e oramos tornamos nosso testemunho mais forte.

Semana 2: Ser bondoso fazer e dizer coisas agradveis para os outros.


Identificar a doutrina (recitar uma escritura): Incentivar a compreenso (ouvir uma histria

Escreva Sede uns para com os outros benignos (Efsios 4:32) no quadro com os nmeros de 1 a 7 escritos embaixo de cada palavra. Atribua a cada criana um nmero de 1 a 7. Comece fazendo com que todos os 1s quem de p e digam Sede e depois se sentem rapidamente. Em seguida, faa com que os 2s quem de p e digam uns, e depois se sentem rapidamente. Prossiga com o restante da frase. Repita essa atividade vrias vezes. Depois faa com que todas as crianas repitam a frase inteira juntas.

14

e cantar um hino): Conte s crianas uma histria sobre bondade, como Em Defesa de Caleb (OAmigo, maro de 2009, pp. A8A9). Pea-lhes que apontem os polegares para cima quando ouvirem um ato de bondade na histria e apontem os dois polegares para baixo quando ouvirem falar de um ato rude. Cantem A Bondade por Mim Comear (MC, p. 83). Pea s crianas que quem de p quando o hino disser com quem devemos ser bondosos. Cantem o hino de novo, e pea-lhes que apontem os polegares para si mesmos quando cantarem: A bondade por mim comear.

Incentivar a aplicao (compartilhar maneiras de ser bondoso): Identique vrias pessoas na vida das crianas (como pai, me, irm, irmo, av, amigo ou professora) com uma tira de papel, uma gravura ou um objeto simples (como uma gravata para o pai ou uma bengala para o av). Entregue os objetos a algumas crianas e pea-lhes que se dirijam frente da sala. Pea que cada criana conte algo de bom que poderia dizer a respeito da pessoa que o objeto representa ou o que poderia fazer por essa pessoa. Depois, pea que entreguem suas tiras, gravuras ou seus objetos para outras crianas. Repita a atividade tantas vezes quanto o tempo permitir.

Semana 3: A reverncia um profundo respeito e amor para com Deus.


Identificar a doutrina (cantar um hino): PreIncentivar a aplicao (discutir a reverncia): pare vrios colares de barbante com um corao Prepare tiras de papel com as palavras ou faa de papel preso a cada um deles. Escreva desenhos estilizados de olhos, mos, ps, oreuma palavra ou frase do hino Revernlhas, boca e crebro. Divida as crianas em cia Amor (MC, 12) em cada corao grupos e faa com que cada grupo (por exemplo: sentar bem quietinho, escolha uma ou duas tiras de pensar, sentir, etc.). Convide vrias papel ou gravuras. Pea que m r be ar crianas a usarem os colares. cada grupo relate (com palavras enta tinho s ie pens qu Cantem Reverncia Amor, e e aes) vrias maneiras pelas pea s crianas com os colares quais essa parte do corpo pode ser sentir que caminhem reverentemente at reverente, mostrando respeito e amor a frente da sala, quando for cantada a para com Deus. Clique aqui para palavra que estiver escrita em seu coraos coraes. o. Convide as crianas com colares a car em p, em ordem e cantar o hino novamente.

Se voc utilizar as crianas nas demonstraes visuais, isso vai envolv-las e tambm ajudar a manter o interesse das outras crianas.

Escrituras: Se voc pedir

s crianas que leiam suas prprias escrituras,


Clique aqui para as imagens.

isso refora a importncia das escrituras e convida o Esprito a estar presente. Se possvel, pea s crianas que marquem os versculos em suas prprias escrituras e depois asleiam juntas.

Semana 4: Honestidade dizer a verdade, sejam quais forem as consequncias.


Incentivar a compreenso (discutir conseIncentivar a aplicao (criar uma rima): Pea

quncias): Prepare vrios estudos de caso (ver ENMC, pp. 161162) em que crianas se deparam com a escolha entre ser honestas ou no. Por exemplo: Voc bate em seu irmo, e sua me pergunta por que ele est chorando. Pergunte: Quais seriam as consequncias de ser honesto? Depois, pergunte: Quais seriam as consequncias de ser desonesto? Ajude as crianas a descobrir que as consequncias imediatas da honestidade podem ser difceis, mas as consequncias a longo prazo conduzem paz e felicidade.

a cada um da classe (com a ajuda dos professores) que criem uma frase de uma s linha ou uma rima sobre a honestidade. Por exemplo: Quando a verdade eu digo, tenho a paz sempre comigo! Convide toda a classe a compartilhar suas respectivas frases com as outras crianas. Incentive-as a repetir as frases sempre que forem tentadas a ser desonestas.

15

Agosto

Hino: Eu Quero SerComo Cristo


(MC, pp. 4041)

Escolho Preencher Minha Vida com Coisas Que Convidam a Presena do Esprito
Se houver qualquer coisa virtuosa, amvel, de boa fama ou louvvel, ns a procuraremos (Regras de F 1:13).
Complemente as ideias apresentadas aqui com outras de sua prpria autoria. A cada semana, planeje maneiras de (1) identi car a doutrina, (2) ajudar as crianas a compreend-la e (3) ajud-las a aplic-la na vida delas. Pergunte a si mesma: De que atividades as crianas participaro para aprender e como vou ajud-las a sentir o Esprito?

Semana 1: Os bons amigos me ajudam a escolher o certo.


Incentivar a compreenso e a aplicao

Histrias: As histrias

atraem a ateno das crianas e as ajudam a identicar-se com a doutrina. Aprenda as histrias sucientemente bem para poder cont-las com suas prprias palavras, com expresso e entusiasmo.

(ouvir uma histria): Conte a seguinte histria: Dois meninos encontraram um par de sapatos muito gastos beira da estrada. Ao longe, veem um homem trabalhando no campo. Um dos meninos sugere que escondam os sapatos para ver a reao do homem. Convide as crianas a relatarem o que diriam quele menino. Depois, conte o resto da histria: O outro menino sugeriu que em vez de esconder os sapatos, eles deveriam colocar uma moeda de prata em cada um, e foi o que zeram. Logo o homem voltou. Quando descobriu

as moedas, cou to cheio de gratido que se ajoelhou e fez uma orao de agradecimento. Falou de sua mulher, que estava doente, e de seus lhos, que no tinham o que comer, e pediu ao Senhor abenoasse quem quer que o tivesse ajudado. Os meninos sentiram um calor no corao e caram gratos por terem escolhido a coisa certa (ver Gordon B. Hinckley, Conference Report, abril de 1993, p. 71; ou Ensign, maio de 1993, p. 54). Convide vrias crianas a relatar ocasies em que bons amigos os ajudaram a escolher o certo.

Semana 2: Devo ler, ouvir e olhar coisas que so agradveis ao Pai Celestial.
Identificar a doutrina (ver uma lio com

reas de trabalho: Se

objeto): Mostre s crianas uma tigela cheia de frutas e uma tigela cheia de terra. Pergunte s crianas qual seria boa de comer e por qu.

sua Primria for grande, voc pode fazer com que as lderes se movam de uma rea a outra, em vez de pedir que as crianas se locomovam.

Explique-lhes que o Pai Celestial quer que enchamos a mente de coisas que so boas para ns, em vez de coisas prejudiciais. Pea que digam: Devo ler, ouvir e olhar coisas que sejam agradveis ao Pai Celestial, fazendo gestos simples com as mos para ler, ouvir e olhar.
Incentivar a compreenso (discutir a dou-

trina): Diga s crianas que se zermos escolhas que no so agradveis ao Pai Celestial podemos perder algo muito importante. Pea que procurem ouvir qual a coisa importante, enquanto voc l o primeiro pargrafo da seo Diverso e Mdia de Para o Vigor da Juventude (ver tambm Meus Padres do Evangelho). Pergunte s crianas se ouviram o que perderemos se zermos escolhas erradas (o Esprito). Divida as crianas em trs grupos e faa com que se revezem ao visitar trs reas de trabalho: Ler, Ouvir e Olhar. Em cada rea de trabalho, pea s crianas que leiam, ouam e olhem algo que seja agradvel ao Pai Celestial. Analise com elas como se sentiram quando leram, ouviram e olharam coisas que so agradveis a Deus.

16

Semanas 3 e 4: No Dia do Senhor, devo fazer coisas que me ajudaro a ficar prximo do Pai Celestial.
Identificar a doutrina (decorar uma escri-

tura): Diga s crianas que vai dar-lhes algumas dicas para que descubram uma mensagem muito importante. Escreva a primeira letra de cada palavra de xodo 20:8 no quadro (L D D D S P O S). Explique-lhes que as letras so a primeira letra de cada palavra da passagem. D a dica seguinte mostrando uma gravura de Moiss e os Dez Mandamentos. Depois, pea s crianas que procurem xodo 20:8 e leiam essa escritura juntos. Deixe que as crianas descubram a relao que existe entre as letras no quadro e a escritura. Ajude as crianas a decorar a escritura apontando para as letras no quadro, enquanto elas repetem as escrituras vrias vezes.
Incentivar a compreenso (discutir e colorir):

Se voc adaptar as atividades ao tamanho da Primria, isso ajudar a envolver mais crianas. Nesta atividade, se sua Primria for grande, voc pode preparar vrias cestas e permitir que as crianas compartilhem em grupos menores.
Quanto eles deviam juntar a cada dia? O que deviam fazer no sexto dia? O que era diferente no Dia do Senhor? Pea s crianas que procurem ouvir as respostas, medida que voc conta a histria de quando os israelitas coletavam o man (ver xodo 16:1131). Pea-lhes que quem de p quando ouvirem a resposta a uma das perguntas. Deixe que uma criana conte a parte da histria que inclui a resposta da pergunta. Depois, continue com o restante da histria. Quando tiver terminado, converse com as crianas sobre a razo pela qual o Senhor no quis que os israelitas coletassem o man no Dia do Senhor. Pea s crianas que fechem os olhos e njam que esto dormindo. Rapidamente espalhe o man pela sala. Pea s crianas que abram os olhos e juntem sua poro do man (um ou dois pedaos). Pea s crianas que coloquem o man de volta na cesta. medida que cada criana zer isso, pea-lhe que diga um modo adequado de santicar o Dia do Senhor.
Desenhar: Se as crianas

Divida as crianas em quatro grupos. Designe a cada grupo um pargrafo da seo Observncia do Dia do Senhor de Para o Vigor da Juventude para ler. Pea-lhes que discutam o pargrafo em seu grupo e depois compartilhem com as outras crianas o que aprenderam. D a cada criana uma folha de papel e pea que desenhem algumas coisas boas para fazer no Dia do Senhor. Pea a algumas crianas que mostrem seu desenho para o restante da Primria. Incentive-as a compartilhar com os familiares em casa as coisas que aprenderam.
Incentivar a compreenso (realizar uma ati-

vidade das escrituras): Antes da Primria, prepare uma cesta cheia de pedaos de papel que representam o man para ser usado nesta atividade. Escreva as seguintes perguntas no quadro: Que alimento o Senhor forneceu aos israelitas no deserto?

desenharem o que aprenderam, isso vai reforar sua compreenso da doutrina.

Auxlios para a lder de msica


Para ajudar as crianas a aprender o hino Eu Quero Ser Como Cristo (MC, 4041), voc pode fazer o seguinte: Cante o hino para as crianas. Pea que contem nos dedos quantas vezes vocs cantam as palavras tento e quero. Cantem o hino novamente e pea s crianas que batam palma para marcar o ritmo enquanto cantam.
bondoso

ame a seu prximo

exemplo

Espalhe pela sala da Primria gravuras simples com as palavras chave de cada frase do hino (como seguindo, amar, fazer, tentado e exemplo, deixando a parede da frente da sala vazia. Pea s crianas que ouam enquanto voc comea a cantar o hino. Pea-lhes que apontem para uma gravura que acharem que combina com as palavras que voc cantar. Pea a uma criana que coloque a gravura na parede da frente da sala. Pea que todos cantem at esse ponto do hino. Continue cantando e repita a atividade para cada gravura. Depois, pea que as crianas cantem o hino inteiro vrias vezes. Testique brevemente sobre a importncia de procurarmos ser como Cristo.
fazer e dizer
ouvir a voz da conscincia

Para reforar ainda mais seu aprendizado, incentive-as a mostrar seus desenhos para os familiares em casa.

tentado

seguindo

amar

pensamento

Clique aqui para as imagens.

17

Setembro

Os Dez Mandamentos Me Ensinam a Amar a Deus e a Seus Filhos


Se me amares, servir-me-s e guardars todos os meus mandamentos (D&C 42:29).
Complemente as ideias apresentadas aqui com outras de sua prpria autoria. A cada semana, planeje maneiras de (1) identi car a doutrina, (2) ajudar as crianas a compreend-la e (3) ajud-las a aplic-la na vida delas. Pergunte a si mesma: De que atividades as crianas participaro para aprender e como vou ajud-las a sentir o Esprito?

Semana 1: Somos abenoados quando guardamos os mandamentos.


Identificar a doutrina (ver uma lio com

objeto): Convide uma me a levar seu beb para o tempo de compartilhar. Convide as crianas a compartilharem algumas regras que ajudam a manter o beb seguro. Diga s crianas que todos somos lhos do Pai Celestial. Ele nos ama e nos deu regras ou mandamentos para manter-nos seguros e felizes. Mostre uma gravura de Moiss e os Dez Mandamentos, e conte brevemente s

crianas como Moiss recebeu os mandamentos (ver xodo 1920).


Incentivar a compreenso (cantar hinos):

Respeitar E Adorar A Deus


Sbado

Honrar Os Pais

Respeitar As Pessoas
A Bondade por Mim Comear

Escreva estas trs frase no quadro: Respeitar e Adorar a Deus, Honrar os Pais e Respeitar os Outros. Diga s crianas que os Dez Mandamentos podem ser separados nessas trs categorias. Divida as crianas em grupos e d a cada grupo um hino que se relacione a uma das categorias. Pea a cada grupo que decida quem vai cantar o hino (por exemplo: s os meninos, s as meninas ou quem estiver de vermelho). Depois que o hino for cantado, pea a uma criana que coloque o hino na devida categoria. Voc pode usar os seguintes hinos: Sbado (MC p. 105), Obedecerei (MC, p. 71), Meu Pai (MC, p. 111), A Igreja de Jesus Cristo (MC, p. 48) e A Bondade por Mim Comear (MC, p. 83).
Incentivar a aplicao (cantar um hino): Cantem Guarda os Mandamentos (MC, pp. 6869), e pea s crianas que procurem ouvir as promessas que recebemos quando cumprimos os mandamentos. Convide-as a compartilhar como foram abenoadas ao guardarem os mandamentos.

Obedecerei

A Igreja de Jesus Cristo

Meu Pai

Semana 2: Devo respeitar e adorar a Deus.


Incentivar a compreenso e a aplicao

Pequenos grupos: Se

voc dividir as crianas em grupos, essa pode ser uma maneira ecaz de permitir que mais crianas se envolvam ativamente na lio.

(ler as escrituras): Explique-lhes que os quatro primeiros mandamentos que o Pai Celestial deu a Moiss nos ensinam que devemos respeitar e adorar a Deus. Escreva as seguintes frases no quadro: Escreva as referncias das escrituras em quatro folhas de papel. 1. No ters outros diante de mim. (xodo 20:3) 2. No fars para ti . (xodo 20:4) 3. No tomars o nome do Senhor teu Deus . (xodo 20:7) 4. Lembra-te do para o santicar. (xodo 20:8)

Divida as crianas em quatro grupos. D a cada grupo uma das referncias das escrituras e pealhes que leiam a escritura e encontrem a sentena correspondente no quadro. Pea ao primeiro grupo que complete o espao em branco no quadro e lidere as outras crianas, ao repetirem a sentena juntos. Debata sobre o signicado do mandamento e deixe as crianas sugerirem o que elas podem fazer para obedecer a ele. Escreva as sugestes no quadro. Repita a atividade com os outros trs grupos. Incentive as crianas a escolherem uma das sugestes do quadro para aplicarem durante a semana.

18

Semana 3: Devo honrar meus pais.


Identificar a doutrina (decorar uma escritura):

Recapitule brevemente os mandamentos que as crianas aprenderam na semana passada e pea a algumas crianas que contem o que zeram para viver aqueles mandamentos. Divida as crianas em quatro grupos e entregue uma das tiras de papel com as palavras mostradas abaixo para cada grupo (ver xodo 20:12). Pea ao primeiro grupo que que de p, repita as palavras de sua tira de papel, sentando-se em seguida. Faa o mesmo com os outros grupos, em ordem. Pea aos grupos que passem sua tira de
Honra a teu pai e a tua me

papel para outro grupo, e repita a atividade at que todos os grupos tenham lido cada uma das tiras de papel. Pea a todas as crianas que quem de p e repitam juntas o mandamento.
Incentivar a aplicao (realizar um jogo): Divida as crianas em grupos. Pea a cada grupo que pense em algo que poderia fazer para honrar os pais. Convide cada grupo a representar por mmica sua ao, e pea s outras crianas que adivinhem o que eles esto fazendo. Quando acertarem a adivinhao, pea a uma das crianas do grupo que escreva sua ideia no quadro.

Dica: As lies talvez no

abordem as necessidades especcas de suas crianas, da forma como foram escritas. Voc conhece a capacidade e as condies delas e pode adaptar as ideias para o tempo de compartilhar de modo a torn-las ecazes em sua Primria.

para que se prolonguem

os teus dias na terra

que o Senhor teu Deus te d.

Clique aqui para as tiras de papel.

Semana 4: Devo respeitar os outros.


Identificar a doutrina (discutir sobre o res-

peito): Diga s crianas que uma pessoa muito importante vai visitar a Primria hoje. Pea s crianas que demonstrem como podem mostrar respeito por essa pessoa. Pea-lhes que adivinhem quem pode ser a pessoa. Murmure o hino Sou um Filho de Deus enquanto prega uma estrela de papel em todas as crianas. Explique-lhes que toda pessoa importante e que devemos tratar todos com respeito. Diga s crianas que muitos dos Dez Mandamentos nos ensinam a respeitar as pessoas.
Incentivar a compreenso (discutir estudos

de caso): Explique-lhes que os Dez Mandamentos nos ensinam que no devemos roubar nem mentir. Esse um modo de respeitarmos as outras pessoas. Prepare vrios estudos de caso (ver ENMC, pp. 161162) que representem situaes nas quais as crianas se deparam com uma escolha referente honestidade. Divida as crianas em quatro grupos e d a cada grupo alguns estudos de caso. Pea-lhes que leiam cada estudo de caso e discutam como poderiam ser honestas em cada situao.

Procure oportunidades de demonstrar amor a cada criana. Ao mostrar amor s crianas a quem ensina, elas se tornam mais receptivas ao Esprito e mais entusiasmadas pelo aprendizado (ver ENMC, p. 31).

19

Outubro

As Bnos do Sacerdcio Esto ao Alcance de Todos


Todos os que recebem este sacerdcio a mim me recebem, diz o Senhor (D&C 84:35).
Complemente as ideias apresentadas aqui com outras de sua prpria autoria. A cada semana, planeje maneiras de (1) identi car a doutrina, (2) ajudar as crianas a compreend-la e (3) ajud-las a aplic-la na vida delas. Pergunte a si mesma: De que atividades as crianas participaro para aprender e como vou ajud-las a sentir o Esprito?

Perguntas: Perguntas

ecazes suscitam respostas inteligentes das crianas. Evite fazer perguntas que possam ser respondidas com um simples sim ou no.

Semana 1: Os rapazes dignos recebem o sacerdcio quando fazem doze anos de idade.
Identificar a doutrina (ver uma gravura):

Mostre s crianas uma gravura de Jesus Cristo instituindo o sacramento. Explique-lhes que Cristo deu o sacramento a Seus Apstolos e a Seus discpulos no Livro de Mrmon, e pediu-lhes que continuassem a abenoar e a distribuir o sacramento depois que Ele partisse. Leiam juntos 3N 18:56. Pergunte s crianas coisas como: Quem abenoa o sacramento em nossos dias? Quem distribui o sacramento? Que poder a pessoa precisa possuir para abenoar e distribuir o sacramento?
Incentivar a compreenso (discutir a dou-

Diga s crianas que a outra exigncia a de que o menino seja digno. Explique o que signica ser digno, e explique tambm que tanto os meninos quanto as meninas podem usar Meus Padres do Evangelho para ajud-los a saber como levar uma vida digna.
Incentivar a aplicao (participar de uma atividade fsica): Divida as crianas em grupos. Designe um padro de Meus Padres do Evangelho para cada grupo. Pea a cada grupo que pense em uma ao simples que represente aquele padro. Diga algumas palavras para identicar um padro e pea ao grupo designado que que de p e mostre sua ao. Repita a atividade at todos os grupos terem a oportunidade de participar. Explique-lhes que a aplicao prtica desses padres ajuda os meninos a permanecerem dignos para possuir o sacerdcio e receber as ordenanas do sacerdcio, e as meninas a permanecerem dignas para receber as ordenanas do sacerdcio, como o batismo e as ordenanas do templo.

trina): Explique-lhes que o sacerdcio o poder de Deus para servir e abenoar as pessoas na Terra. Nos ltimos dias, Cristo nos ensinou que todo homem pode ter o sacerdcio, desde que cumpra duas exigncias. A primeira ter certa idade. Pea s crianas que quem de p quando ouvirem voc dizer a idade em que um menino pode receber o sacerdcio. Conte lentamente de um a doze.

Dica: Tenha tato ao abor-

dar a situao da famlia da criana. Saliente que o sacerdcio abenoa todos, homens ou mulheres, e que as crianas que no tm um portador do sacerdcio no lar podem ser abenoadas por intermdio de mestres familiares, parentes prximos e lderes da Igreja.

Semana 2: Recebemos as ordenanas de salvao por meio do sacerdcio.


Identificar a doutrina (ver uma lio com

objeto): Pea a uma criana que segure um guarda-chuva aberto. Faa com que algumas crianas quem de p debaixo dele. Compare o guardachuva ao sacerdcio. Saliente que se estiver chovendo, todas as crianas que estiverem embaixo do guarda-chuva tero a bno de continuarem secas, no apenas a que segura o guarda-chuva. De modo semelhante, Deus providenciou uma maneira, por meio de Seu sacerdcio, para que todos os Seus lhos sejam abenoados. Por meio do sacerdcio recebemos as ordenanas de salvao que nos permitem voltar a Deus e viver novamente com Ele.

Atividades com objetos podem ser usadas para despertar interesse, chamar a ateno das crianas ou inserir um princpio do evangelho.

20

Incentivar a compreenso (montar quebra-ca-

beas): Escreva cada uma das seguintes expresses em uma folha separada: batismo, conrmao, ordenao ao sacerdcio (para os homens), investidura do templo e selamento no templo. Recorte cada pedao de papel para formar um quebra-cabea. Explique brevemente s crianas o que uma ordenana (uma cerimnia ou ao sagrada que tem um signicado espiritual), e diga s crianas que algumas ordenanas do sacerdcio so exigidas para que

Bat smo atismo at mo

Por meio do voltemos a viver com o SACERDCIO recebemos as Pai Celestial. Desenhe ordenanas cinco degraus no quadro Selamento de salvao no Templo e coloque uma gravura Investidura de Jesus Cristo no degrau no Templo mais alto. Divida as Ordenao ao Sacerdcio crianas em cinco grupos Conrmao e entregue a cada grupo um dos quebra-cabeas Batismo que voc fez. Pea-lhes que montem seu quebracabea e depois comClique aqui para as partilhem com o restante da Primria o que sabem tiras de papel. sobre a ordenana. Pea aos grupos que coloquem seu quebra-cabea montado na devida ordem nos degraus do quadro.

Semana 3: Podemos receber o poder fortalecedor por meio das bnos do sacerdcio.
Identificar a doutrina (discutir a doutrina):

Pea s crianas que ergam as mos e olhem para elas. Pergunte como as mos as ajudam a brincar, trabalhar e aprontar-se para a Igreja. Pea-lhes que respondam usando mmica. Depois, pergunte como as pessoas podem usar as mos para ajudar os outros. Explique-lhes que os portadores do sacerdcio podem usar as mos para dar bnos que nos ajudam e nos fortalecem.
Incentivar a compreenso e a aplicao

(ver gravuras e contar experincias pessoais): Espalhe pela sala gravuras que retratem o sacramento, o batismo, a conrmao, bno de criana e bno de enfermos, e explique o que acontece em cada gravura. Pea s crianas que desenhem o contorno das mos em uma folha de papel e recortem os desenhos. Pea-lhes que escrevam seu prprio nome na frente de cada recorte de mo. Pea-lhes que grudem uma das mos de papel ao lado de uma gravura que mostre uma bno ou ordenana que receberam das mos de um portador do sacerdcio. Escolha algumas mos e pea quelas crianas que compartilhem o que sentem

a respeito de como o sacerdcio as abenoou e fortaleceu. Conte a histria de quando Jesus abenoou as crianas, que est em 3N 17:1125. Coloque uma gravura de Jesus com as crianas na frente da sala e convide cada criana a grudar sua segunda mo de papel perto da gravura. Explique-lhes que os portadores do sacerdcio tm o poder de agir em nome de Jesus Cristo. Eles podem abenoar-nos tal como Jesus faria, se Ele estivesse aqui.

Se voc ajudar as crianas a participarem ativamente da aula, isso vai ajud-las a absorver e compreender a doutrina que est sendo ensinada.

Semana 4: Eu posso ir ao templo para receber ordenanas por meus antepassados, quando tiver idade.
Identificar a doutrina e incentivar a compreenso(colorir): Lembre as crianas

que precisamos receber certas ordenanas do sacerdcio antes de poder voltar a viver com o Pai Celestial. Pea-lhes que digam algumas dessas ordenanas. Explique-lhes que muitas pessoas morreram sem ter a chance de receber essas ordenanas, e elas precisam de nossa ajuda. Conte s crianas algo a respeito de um de seus antepassados que morreu antes de receber essas ordenanas. D a cada criana um esboo estilizado de

uma pessoa recortado em papel. Pea-lhes que desenhem a si mesmas de um lado do papel e que desenhem o antepassado do qual voc lhes falou, do outro. (Se as crianas conhecerem algum antepassado delas que morreu sem receber as ordenanas do sacerdcio, elas podem desenhar essa pessoa.) Pea-lhes que repitam o tema da semana enquanto seguram a pessoa de papel frente deles. Pea-lhes que mostrem o desenho de si mesmas ao dizerem a palavra Eu e o desenho do antepassado ao dizerem a palavra antepassados.

21

Novembro

Posso Decidir Ser um Missionrio desde J


E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura (Marcos 16:15).
Complemente as ideias apresentadas aqui com outras de sua prpria autoria. A cada semana, planeje maneiras de (1) identi car a doutrina, (2) ajudar as crianas a compreend-la e (3) ajud-las a aplic-la na vida delas. Pergunte a si mesma: De que atividades as crianas participaro para aprender e como vou ajud-las a sentir o Esprito?

Jogos: Os jogos do

Semana 1: Posso ser um missionrios servindo os outros.


Incentivar a compreenso (dramatizar): Leia Incentivar a aplicao (realizar um jogo): Faa Mateus 25:3440 e explique-lhes que quando um jogo de tabuleiro com um caminho feito de seis servimos s pescores diferentes que soas tambm conduzem a uma estamos servindo gravura de Jesus. Quando sirvo a minha famlia e a outras ao Pai Celestial Prepare uma roleta pessoas, estou servindo a Deus. (ver Mosias 2:17) e com seis setores que o servio nos coloridos para comproporciona felibinar com as cores cidade e nos ajuda do jogo de tabua ser capazes de leiro. Em cada cor viver novamente escreva o nome de com Deus. Pea uma pessoa que as a vrias crianas pessoas podem serque encenem vir, como o pai, a alguns atos de me, um amigo ou servio, como um vizinho. Escolevar comida para lha uma criana Clique aqui para jogo de tabuleiro e roleta. algum que est com para girar a roleta fome, fazer amizade com algum que est solitrio e dizer como poderia servir a pessoa indicada na ou visitar algum que est doente. Deixe que as roleta. Em seguida, pea que a criana mova a pea outras crianas adivinhem o que est acontecendo para o prximo quadrinho correspondente cor da em cada encenao. Mostre uma fotograa de mis- roleta. Repita com outras crianas at que o peo do sionrios. Pergunte como os missionrios servem jogo chegue gravura do Salvador. Lembre s criana Deus. Explique-lhes que quando servimos s as que, quando servimos aos outros, servimos a pessoas tambm estamos sendo missionrios. Deus. Cantem Ajudar Toda Gente (MC, p. 108).

variedade s aulas e permitem que as crianas interajam umas com as outras e tambm reforam de modo divertido o princpio do evangelho que est sendo ensinado.

Aproveite as oportunidades de incentivar as crianas a pensar. Ao desaar a mente delas com perguntas adequadas faixa etria ou situao delas voc estar promovendo o aprendizado.

Semana 2: Posso ser um missionrio dando um bom exemplo.


Identificar a doutrina (ver uma lio com

objeto): Antes da Primria, monte uma estrutura com blocos e cubra-a para que as crianas no consigam v-la. (Se no encontrar blocos, voc pode desenhar uma gravura no quadro e cobrir o desenho com uma folha de papel.) Descreva a estrutura oculta e como voc a montou. Em seguida, d alguns blocos a algumas crianas e pea-lhes que tentem montar uma estrutura igual que voc montou. Quando tiver terminado, descubra sua estrutura e observe as diferenas entre as duas. Pea s crianas que montem de novo sua estrutura, olhando para o seu exemplo. Expliquelhes que muitas coisas so mais fceis quando se segue um exemplo.

22

Incentivar a compreenso e a aplicao

(ouvir histrias e cantar hinos): Mostre gravuras e conte brevemente algumas histrias das escrituras nas quais alguns jovens deram um bom exemplo [por exemplo: Daniel e seus amigos se recusaram a beber o vinho do rei (ver Daniel 1:516); Sadraque, Mesaque e Abednego (ver Daniel 3:429); e Daniel na cova dos lees (ver Daniel 6)]. Mostre a fotograa dos missionrios e pergunte s crianas como os missionrios esto sendo um bom exemplo. Explique-lhes que, quando damos um bom exemplo, estamos sendo missionrios porque nosso exemplo pode ajudar

outras pessoas a ter o desejo de aprender mais a respeito de Jesus Cristo. Relate algumas ocasies em que voc viu as crianas de sua ala ou ramo serem um bom exemplo. Pea s crianas que cantem Brilha (MC, p. 96). Enquanto cantam, faa com que passem umas s outras um sol feito de papel. Toda vez que a msica parar, pea criana que estiver segurando o sol que diga como ela pode ser um bom exemplo (por exemplo: sendo bondosa, dizendo a verdade ou convidando amigos para a Primria). Pea a cada criana que faa seu prprio sol de papel com as palavras Posso Ser um Exemplo Brilhante escritas nele. Pea s crianas que ergam seu sol enquanto cantam Sou Como uma Estrela (MC, p. 84), Brilhando, Brilhando (MC, pp. 3839) ou Brilha (MC, p. 96).
Dica: Voc pode usar a

Semana 3: Posso ensinar meus amigos sobre Jesus Cristo e Sua Igreja.
Identificar a doutrina (ver uma demonstrao):

Aperte a mo de uma ou mais crianas e faa de conta que as est convidando Primria para aprenderem sobre Jesus. Instrua as que forem convidadas a convidarem outras at que todas as crianas tenham sido convidadas. Explique-lhes que o Senhor quer que todos ns sejamos missionrios, ensinando nossos amigos a respeito de Jesus Cristo e de Sua Igreja.
Incentivar a compreenso (ouvir uma hist-

aquele menino conhecia suas crenas, que foi at Salt Lake City para conhecer mais sobre a Igreja (ver Conference Report, outubro de 1975, pp. 117 119; ou Ensign, novembro de 1975, pp. 7779). Explique-lhes que se aprendermos as Regras de F, isso pode ajudar-nos a ser missionrios desde j.
Incentivar a aplicao (recapitulao das

escritura mensal para complementar qualquer lio do tempo de compartilhar. Voc pode tambm expor o tema do ms na sala da Primria.

ria): Conte a histria que o Presidente Spencer W. Kimball contou sobre um menino da Primria que foi um bom missionrio: Um homem que estava no trem perguntou ao menino como era a Igreja Mrmon. O menino recitou todas as Regras de F. O homem cou to impressionado de ver que

Regras de F): Prepare treze pedaos de papel com um nmero de um a treze em cada. Divida as crianas em grupos. Pea a cada grupo que escolha um pedao de papel e trabalhe em conjunto para aprender a regra de f que corresponde a esse nmero. Quando cada grupo estiver pronto, pealhes que a recitem para as outras crianas e depois peguem outro papel. Refaa a atividade tantas vezes quanto o tempo permitir.

Semana 4: Posso preparar-me agora para servir numa misso de tempo integral.
Identificar a doutrina (ver objetos relaciona-

dos com o trabalho missionrio): Prepare uma pequena sacola ou mala contendo objetos que os missionrios de tempo integral usam, como sapatos de domingo, uma gravata e as escrituras. Convide algumas crianas a tirar os objetos da mala e mostr-los s outras crianas. Pergunte s crianas por que o fato de ter aqueles objetos no faz com que uma pessoa esteja preparada para ser um missionrio. Leia Doutrina e Convnios 84:62 e pea s crianas que procurem ouvir outra coisa de que o missionrio necessita (testemunho). Preste testemunho da importncia de adquirir um testemunho pessoal.
Incentivar a compreenso (ver gravuras e

responder a perguntas): Ajude as crianas a compreender as partes essenciais de um testemunho. Mostre gravuras que representem algumas dessas

partes (por exemplo: que o Pai Celestial nos ama, que Jesus Cristo nosso Salvador, que Joseph Smith um profeta, que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos ltimos Dias a Igreja verdadeira do Senhor e que somos guiados por um profeta vivo). Faa vrias perguntas sobre cada gravura, tais como: O que isso ou quem esse? O que voc sabe a respeito disso? Como voc pode fortalecer seu testemunho disso? Pea s crianas que digam o nome de pessoas com quem podem compartilhar seu testemunho. Testique-lhes que, se as crianas compartilharem o que sabem com outros, o testemunho delas vai crescer e elas estaro preparadas para servir uma misso.

Planeje maneiras de atrair a ateno das crianas no incio de uma atividade. Por exemplo: nesta atividade as crianas caro interessadas ao tentarem antever o que ser tirado da mala.

23

Dezembro

Jesus Cristo o Filho de Deus.


Eis que eu sou Jesus Cristo, o Filho de Deus. Eu sou a vida e a luz do mundo (D&C 11:28).
Complemente as ideias apresentadas aqui com outras de sua prpria autoria. A cada semana, planeje maneiras de (1) identi car a doutrina, (2) ajudar as crianas a compreend-la e (3) ajud-las a aplic-la na vida delas. Pergunte a si mesma: De que atividades as crianas participaro para aprender e como vou ajud-las a sentir o Esprito?

Semana 1: O Pai Celestial mandou Seu Filho Terra.


Identificar a doutrina (repetir uma atividade Incentivar a compreenso (desenhar e ouvir

com versculo): Repita vrias vezes com as crianas a seguinte atividade com versculo: O Pai Celestial mandou Seu Filho Terra. Ele veio como um beb. (embalar um beb nos braos) Ele cresceu como todos ns. (curvar-se para frente, dobrando o corpo na altura da cintura, e erguer-se lentamente) Por muito nos amar (mos sobre o corao), Ele morreu por ns. (sentar-se) Por Ele ter ressuscitado, viveremos de novo! (levantar-se novamente) Explique-lhes que nas escrituras Jesus nos diz que Ele o Filho de Deus. Leiam Doutrina e Convnios 11:28 juntos em voz alta. (Voc pode pedir s crianas mais novas que digam apenas o Filho de Deus quando ler essa parte da escritura.)

uma histria): Pea que cada criana desenhe uma cena ou pessoa da histria do nascimento de Jesus Cristo (por exemplo: Maria, Jos ou os pastores). Narre o relato que se encontra em Lucas 2:417 e Mateus 2:112. Pea s crianas que ergam suas gravuras nos momentos adequados da histria. Voc pode cantar hinos de Natal do livro Msicas para Crianas nesta atividade (ver pginas 3454). Para sugestes sobre como usar a msica no ensino, ver ENMC, pp. 172175.

Se voc permitir que as crianas participem da narrao da histria, isso vai mant-las atentas e envolvidas.

Semana 2: Jesus cresceu em sabedoria e estatura e graa perante Deus e os homens.


Identificar a doutrina (cantar um hino e
Jesus cresceu em estatura
Jesus cresceu em graa para com Deus

decorar uma escritura): Apresente gravuras mostrando o crescimento de Cristo passando de beb a criana, at tornar-se adulto. Cantem juntos o hino Jesus Criana J Foi Tambm (MC, p. 34), e pea s crianas que expliquem o que o hino ensina sobre Jesus. Ajude as crianas a decorar Lucas 2:52 usando aes simples para representar as maneiras pelas quais Jesus cresceu: em sabedoria (aponte para a cabea), em estatura (exione os msculos) e em graa para com Deus (cruze os braos) e para com os homens (acene para um amigo).
Incentivar a aplicao (ler as escrituras e participar de atividades): Divida a sala em quatro reas e coloque um dos seguintes cartazes em cada rea: Jesus cresceu em sabedoria D&C 88:118; Jesus cresceu em estatura D&C 89:20; Jesus cresceu em graa para com Deus D&C 88:63; Jesus cresceu em graa para com os homens Provrbios 18:24. Prepare uma atividade simples para cada rea, com perguntas adequadas a cada faixa etria sobre o Pai Celestial e Seus mandamentos (sabedoria), uma

Nessa atividade, as crianas podem identicar-se com Jesus Cristo, reconhecendo que Ele cresceu como elas.

24

ta mtrica para marcar a altura de cada criana e papel para fazer desenhos de alimentos saudveis (estatura) e histrias tiradas das revistas Friend ou A Liahona sobre testemunho e amizade (graa para com Deus e graa para com os homens). Explique-lhes que todos crescemos da mesma forma que Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graa

para com Deus e os homens (Lucas 2:52). Divida as crianas em quatro grupos e pea a um adulto que lidere cada grupo at um dos cartazes, onde lero juntas as escrituras e participaro da atividade. Toque uma msica tranquila quando chegar o momento de as crianas se dirigirem a outro cartaz.

Recapitulao: Dezem-

bro um bom ms para recapitular. Voc pode repetir uma atividade da lio anterior, convidando as crianas a contar como aplicaram a doutrina durante a semana ou perguntar a elas como compartilharam a doutrina com a famlia.

Semana 3: Jesus Cristo a luz e a vida do mundo.


Identificar a doutrina (realizar uma atividade Incentivar a compreenso (jogo de adivi-

com as escrituras): Coloque gravuras do nascimento e da morte de Cristo em lados opostos da sala. Diga s crianas que voc vai ler algumas escrituras que so sinais do nascimento de Jesus ou sinais de Sua morte. Pea s crianas que se virem para a gravura que combina com as escrituras que voc ler. (Se sua Primria for pequena, voc pode pedir s crianas que andem at a gravura.) Leia 3N 1:15, 19, 21; 8:20, 2223. Explique como Jesus Cristo trouxe luz ao mundo. Pea s crianas que tapem os olhos e imaginem alguns desaos que poderiam enfrentar se tivessem que viver sem luz. Compare esses desaos com os que enfrentaramos se no tivssemos o evangelho de Jesus Cristo. Leia Joo 8:12 e pea s crianas que procurem ouvir o que precisamos fazer para no andar na escurido.

nhao): Explique-lhes que muitos smbolos nos ajudam a lembrar que Jesus a luz do mundo. Alguns dos smbolos so usados no Natal. Coloque alguns desses smbolos (como velas, estrela de papel ou luzinhas) em uma sacola. Pea s crianas que ponham a mo dentro da sacola, sintam um dos objetos sem olhar, adivinhem o que e depois mostrem o objeto para as outras crianas. Pea criana que diga algo que Jesus Cristo fez para trazer luz para nossa vida. Repita a atividade com os outros objetos.
Incentivar a aplicao (fazer um desenho): Entregue a cada criana um sol de papel. Pea-lhes que escrevam ou desenhem um modo pelo qual elas vo seguir a luz de Jesus Cristo. Incentive-as a mostrarem seu sol de papel a seus familiares emcasa.

Clique aqui para o desenho do sol.

Semana 4: Joseph Smith viu Jesus Cristo e prestou testemunho Dele.


Incentivar a compreenso (abrir presentes):

Embrulhe uma gravura da Primeira Viso como presente. Explique-lhes que muitas pessoas do presentes para comemorar aniversrios. Pergunte que aniversrio comemoramos no Natal. Expliquelhes que outra pessoa importante faz aniversrio em dezembro. Pea a uma criana que abra o presente para descobrir quem a pessoa. Diga s crianas que 23 de dezembro o aniversrio de Joseph Smith. Faa um debate sobre a Primeira Viso e explique-lhes que recebemos ddivas importantes porque Joseph Smith viu Jesus Cristo e prestou testemunho Dele. Escreva no quadro: Os presentes que recebemos por Joseph Smith ter visto Jesus Cristo e prestado testemunho Dele. Prepare quatro folhas grandes de papel, com um dos seguintes presentes escrito em cada uma delas: Temos o Livro de Mrmon. Temos a Igreja verdadeira na Terra hoje em dia. Temos o sacerdcio. Sabemos que o Pai Celestial ouve e responde as oraes. Divida as crianas em quatro grupos. D uma das folhas de papel a cada grupo e pea-lhes que faam um desenho desse presente. Pea-lhes que deem sua gravura como presente a outro grupo. Pea a

Os presentes que recebemos por Joseph Smith ter visto Jesus Cristo e prestado testemunho Dele.

Temos o LivrodeMrmon.

Temos a Igreja verdadeira na Terra hoje.

Temos o sacerdcio.

Sabemos que o Pai Celestial ouve e responde as oraes.

cada grupo que mostre e explique seu presente para as outras crianas e coloque a gravura no quadro.
Incentivar a aplicao (prestar testemunho de Jesus Cristo): Pea s crianas que fechem os olhos e pensem em algum com quem gostariam de compartilhar a ddiva do evangelho. Diga-lhes que elas podem ser como Joseph Smith e prestar testemunho de Jesus Cristo.

Clique aqui para as tiras de papel.

25

Como Usar a Msica na Primria


O propsito da msica na Primria ensinar o evangelho de Jesus Cristo s crianas e ajudlas a aprender a viv-lo. As msicas da Primria deixam o aprendizado mais ldico, ajudam a crianas a aprender e recordar as verdades do evangelho e convidam o Esprito. Seguem-se tcnicas que vo ajud-la a ensinar o evangelho por meio da msica. Os exemplos a auxiliaro a trabalhar com as msicas sugeridas neste esboo. H ideias adicionais na seo Como Usar a Msica na Primria do esboo de 2010 e de 2011.

Ensinar o Evangelho por Meio da Msica


Reforar princpios do evangelho: A msica

do tempo de compartilhar ajuda a reforar os princpios ensinados pela Presidncia da Primria. A msica uma excelente forma de convidar o Esprito do Senhor a sua aula. Ela ajuda-nos a expressar sentimentos difceis de serem traduzidos pela palavra falada (Guia de Ensino, 2001, p. 10).

Algumas das melhores lies ensinadas na Primria so ensinadas por meio de msica. A msica pode aumentar a compreenso delas dos princpios do evangelho e fortalecer-lhes o testemunho (ENMC, p. 174). Voc pode fazer perguntas sobre um hino para ajudar as crianas a compreender seu signicado. Por exemplo, o hino Faze o Bem, Escolhendo o Que Certo (Hinos, n 148) ensina que no estamos desamparados ao tomar decises na vida. O Santo Esprito vai guiar-nos para que faamos escolhas justas. Esboce o desenho de trs escudos CTR no quadro e escreva as seguintes perguntas dentro deles: Quem vai guiar-me para que eu faa escolhas certas? Quando que

o Esprito estar perto de mim? e O que me prometido quando escolho o certo? Aponte para o primeiro escudo, leiam juntos a pergunta, e pea s crianas que prestem ateno enquanto voc canta o hino e que se levantem quando ouvirem a resposta. Pea-lhes que cantem a resposta com voc algumas vezes juntos. Isso vai ajud-las a juntar as palavras melodia. Repita a atividade com as outras perguntas. Discuta sobre as frases ou palavras que possam ser difceis para as crianas compreenderem. Cantem o hino inteiro, e lembre as crianas de que quando cantam, esto testicando que o Santo Esprito vai ajudar-nos, se ouvirmos e zermos as escolhas certas.

Envolva Todas as Crianas nas Atividades Musicais


As crianas de todas as faixas etrias e nveis de capacidade reagem bem msica e gostam de participar de atividades musicais. O ritmo dos hinos ajuda as crianas a lembrar o que cantaram e a mensagem contida na letra. Ao cantar o hino S Fiel (MC, p. 81), voc pode variar o andamento e o volume do hino. Voc pode ensinar termos musicais como legato (lento e ligado) e staccato (rpido e articulado) e fazer com as que as crianas cantem das duas maneiras. As crianas tambm adoram participar com movimentos, como bater palmas no ritmo da msica ou fazer gestos que combinem com a letra do hino. No hino O Sbio e o Tolo (MC, p. 132), os gestos vo ajudar as crianas a concentrarem-se na letra do hino. Voc tambm pode usar aes quando cantar N Era Valente (MC, 6465). Por exemplo: pea s crianas que njam estar segurando um escudo no brao ao cantarem Eu irei, que njam erguer uma espada acima da cabea ao

Fazer perguntas: Use

perguntas para envolver as crianas. As perguntas ajudam a concentrar a ateno das crianas e a aumentar sua compreenso dos princpios do evangelho (ver MC, p. 149). Lembre-se de fazer perguntas de modo que as crianas possam descobrir a resposta enquanto cantam o hino.

26

cantarem cumprirei as ordens do Senhor e que marchem sem sair do lugar ao cantarem pois sei que um meio vai prover que eu possa obedecer. Convide as crianas a inventarem gestos adequados

para qualquer hino (algumas aes podem no ser adequadas para a apresentao na reunio sacramental).

Relembrar Hinos para Reforar Princpios do Evangelho


Ao ensinar um hino, voc ter que repeti-lo frequentemente para que as crianas o aprendam. Voc tambm precisa relembrar os hinos durante o ano para mant-los sempre vivos na lembrana das crianas. Depois que o hino for ensinado, relembre-o e cante-o de vrias maneiras divertidas. Continue cantando os hinos mesmo depois da apresentao na reunio sacramental, para que as crianas se lembrem deles. Voc pode escrever os hinos que desejar que as crianas relembrem em objetos diferentes (por exemplo: nas ores de um vaso, em peixes de papel em um aqurio, nas penas de um peru, nas folhas de uma rvore ou em coraes colados pela sala). Pea s crianas que escolham um objeto por vez e depois cantem o hino. Seguem-se outras ideias sobre como relembrar hinos (os auxlios visuais esto disponveis em sharingtime.LDS.org): ensaiar o hino, mude as gravuras para mostrar quem deve cantar. Isso vai manter as crianas ativamente participantes.

Dica: Incentive as crian-

as a cantar hinos da Primria na reunio familiar, durante o estudo das escrituras e em outras ocasies adequadas.

Fantoches que Cantam: Copie e recorte uma das ilustraes da pgina 63 do manual do berrio, Olhai para Vossas Criancinhas, para cada criana colorir. Cole cada ilustrao em um saco de papel para fazer fantoches. Pea s crianas que cantem com seus fantoches.

Cubo que Canta: Faa um cubo com uma ao diferente escrita em cada lado. Pea a uma criana que role o cubo para determinar a ao que devem fazer enquanto cantam. Acerte a Cesta: Convide uma criana a jogar um saquinho de feijes ou um papel amassado dentro de uma cesta. Se ela acertar na primeira tentativa, faa com que as crianas cantem a primeira estrofe. Se acertar na segunda tentativa, faa com que cantem a segunda estrofe, eassim por diante.

S as Meninas Cantam/S os Meninos Cantam: Faa o desenho de um menino e o de uma menina, e cole-os em palitos diferentes. Ao

27

Por Ser Filho de Deus


b 3 & b b 4 . ? b 3 .. bb 4
Com Alegria

q = 96108

1.Ao vir 2.Sin - to 3.Mi - nha

me fa

Ter bem m

. .

Letra e msica de Janice Kapp Perry

.
nhei; lar, rei,

b & b b .. ? b . bb

j
lho o queIes-sa bo - as

n ..

ra,IoIar - b - trio ga se - gu - roIem meu lia eu ser - vi -

SeIes E Pois

. .

.
oa mor e -

j
do se fa - mi le - va rei. liar. rei.


Por ser

co sei com

bem, a - ben paz vem doIa o - bras, a

b & b b ..
fi -

J
lho de

.
Deus,

.
luz

.
cial:

OIEs -

te - nho

es - pe

? b . bb

b & b b ..
p -

j
ri - to

b .. . ..
meIa -

. .
fas -

. n .
ta


do

..
mal.

San - to

? bb . b

..

Copyright 2006 Janice Kapp Perry. Todos os direitos reservados. Esta msica pode ser copiada para uso na Igreja e no lar, no para fins comerciais. Esta informao dever constar em todas as cpias.

28 28

Ensinar Crianas Portadoras de Necessidades Especiais


O Salvador ensinou: E todos os teus lhos sero instrudos pelo Senhor; e a paz de teus lhos ser abundante (3N 22:13).
As lderes da Primria tm a responsabilidade importante de ensinar o evangelho de Jesus Cristo a todas as crianas, inclusive as portadoras de necessidades especiais. A Primria um lugar onde cada criana deve ser bem recebida, amada, incentivada e includa. Nessa atmosfera, mais fcil para todas as crianas compreenderem o amor de nosso Pai Celestial eJesus Cristo e sentirem e reconhecerem a in uncia do Esprito Santo.

Cada criana preciosa para Deus. Cada uma delas precisa de amor, respeito e apoio.
Busque aconselhamento ao empenhar-se para atender s necessidades das crianas da Primria de sua unidade que sejam portadoras de necessidades especiais. 1. Converse com os pais da criana. Os pais costumam conhecer a criana melhor do que ningum. Eles podem ajud-la a atender as necessidades da criana e conhecer sua capacidade de concentrao e os mtodos mais ecazes de aprendizado. Algumas crianas, por exemplo, respondem particularmente bem msica, j outras preferem histrias, gravuras, escrituras ou atividades fsicas. Use vrios mtodos didticos, sempre com o cuidado de utilizar os mais adequados para o aprendizado de cada criana. 2. Converse com outros lderes e professores da Primria. Orem e trabalhem em conjunto para encontrar maneiras de ajudar cada criana a aprender o evangelho de Jesus Cristo e a sentir-se amada. 3. Converse com o conselho da ala. Os lderes do sacerdcio e das demais organizaes auxiliares podem ter ideias sobre a maneira de ajudar crianas portadoras de necessidades especiais. Em certa ala, o grupo de sumos sacerdotes ofereceu-se para designar um av da Primria semanalmente para sentar-se com um menino que tinha autismo. (Idealmente, deve ser a mesma pessoa todas as semanas.) Isso ajudou o menino a prestar ateno nas aulas e a sentir-se amado. O lder M.Russell Ballard ensinou: Certamente, aqueles de ns a quem foram conadas crianas preciosas tm uma responsabilidade nobre e sagrada, pois somos as pessoas designadas por Deus para envolver as crianas de hoje com amor, o fogo da f e a compreenso de quem so (Olhai para Vossas Criancinhas, A Liahona, outubro de 1994, pp. 4041).
Para mais informaes sobre como ajudar

crianas com necessidades especiais, ver Ensino, No H Maior Chamado, pp. 3839, e disabilities.LDS.org (em ingls).

Clique aqui para as guras.

Algumas crianas portadoras de necessidades especiais respondem bem a auxlios visuais. Use guras como as mostradas aqui para indicar que est na hora de orar, de car em silncio ou de cantar.

Adaptar as aulas:

Talvez seja preciso adaptar o tempo de compartilhar para as crianas portadoras de necessidades especiais. Em sharingtime.LDS.org h alguns exemplos de como fazer isso.

29

Publicado por A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos ltimos Dias 2011 Intellectual Reserve, Inc. Todos os direitos reservados. Impresso no Brasil. Aprovao do ingls: 3/10. Aprovao da traduo: 3/10. Traduo de 2012 Outline for Sharing Time: Choose the Right. Portuguese. 08710 059

You might also like