You are on page 1of 7

CIDO ASCRBICO) Principais fontes na natureza

Citrinos, groselhas pretas, pimento doce, salsa, couve-flor, batatas, batatas doces, brculos, couves de bruxelas, morangos, goiaba, manga. Dependendo da estao, um copo de tamanho mdio de sumo de laranja fresco (i.e. 100g) rende cerca de 15 a 35 mg de vitamina C.

Homem
Os outros primatas e o porco-da-india dependem de fontes externas para cobrir as suas necessidades de vitamina C. A maioria dos outros animais sintetiza o cido ascrbico no interior do corpo.

Conservao
A vitamina C sensvel ao calor, luz e oxignio. Nos alimentos pode ser parcialmente ou completamente destruda por um armazenamento longo ou pela sobrecozedura. As batatas, por exemplo, quando armazenadas temperatura ambiente perdem cerca de 15% do seu contedo em vitamina C todos os meses e a cozedura de batatas descascadas destri outros 30-50% da sua vitamina C.

Principais antagonistas
Vrias substncias qumicas s quais o homem est exposto, tais como a poluio area, as toxinas industriais, os metais pesados e o fumo do tabaco, bem como vrios componentes farmacolgicos activos, entre os quais alguns anti-depressivos e diurticos, podem levar a necessidades acrescidas de vitamina C. Isto tambm verdade para certos hbitos como, por exemplo, o consumo de lcool.

Principais sinergistas
A presena de outros anti-oxidantes, tais como a vitamina E e o b-caroteno, apoia a aco protectora anti-oxidante da vitamina C. Outras vitaminas, tais como as do complexo B (particularmente a B6, B12, cido flico e cido pantotnico) e algumas substncias farmacolgicas activas, bem como os compostos que ocorrem na natureza, conhecidos como bioflavonides, podem ter um efeito de poupana da vitamina C.

Funes
A vitamina C necessria para a produo de colagnio, a substncia do tipo "cimento" intercelular que d estrutura aos msculos, tecidos vasculares, ossos e cartilagens. A vitamina C tambm contribui para a sade dos dentes e gengivas e auxilia na absoro do ferro a partir da dieta. tambm necessria para a sntese dos cidos biliares.

PARA ALM DISSO, A INVESTIGAO MOSTROU O PAPEL DA VITAMINA C EM:


sntese de vrias hormonas e neuro-transmissores importantes metabolismo do cido flico funo imunitria funo redox/anti-oxidante nas reaces metablicas de certos amino-cidos, em particular na preveno da formao de nitrosaminas potencialmente carcinognicas no estmago (devido ao consumo de alimentos contendo nitrite, tais como a carne fumada ou os pickles). Deficincia marginal Os primeiros sintomas da deficincia inicial de vitamina C so a fadiga, a lassido, a perda de apetite, a sonolncia e insnia, o sentimento de exausto, irritabilidade, baixa resistncia s infeces e petquia (pequeno sangramento capilar). Estes sintomas podem, no entanto, indicar outras doenas.

Grupos em risco de deficincia marginal


Entre os grupos de pessoas em risco de fornecer ao corpo quantidades insuficientes de vitamina C de forma a manter um nvel ptimo no sangue esto os fumadores, os alcolicos, os idosos em lares e os pacientes sujeitos a certos medicamentos. As necessidades de vitamina C para os fumadores nos EUA superior em 40 mg s dos no fumadores.

Deficincia Franca
A deprivao de vitamina C durante um perodo suficiente de tempo leva ao escorbuto, o qual se caracteriza pelo enfraquecimento das estruturas de colagnio (tecido de ligao das clulas), resultando no sangramento capilar alargado. O escorbuto infantil causa malformaes sseas. O sangramento das gengivas e a queda dos dentes so normalmente os primeiros sinais da deficincia clnica. As hemorragias sob a pele causam sensibilidade extrema das extremidades e dores durante o movimento. Se deixada sem tratamento pode seguir-se a gangrena e a morte. Hoje em dia, o escorbuto ocorre com relativa raridade. Para evitar o escorbuto, considerada suficiente a ingesto diria de 10-15 mg de vitamina C, mas para um funcionamento fisiolgico ptimo so necessrias quantidades muito superiores.

Dose Diria Recomendada (DDR)


A ingesto diria recomendada de vitamina C varia de acordo com a idade, sexo, grupo de risco (ver "Grupos de risco") e com os critrios aplicados nos pases individuais. Nos EUA, a DDR para os adultos actualmente de 60 mg (Conselho Nacional de Investigao), mas esta recomendao varia desde 30 mg no Reino Unido a 100 mg na antiga Unio Sovitica (200 mg para as grvidas). Provas recentes estabelecem a estimativa para as necessidades de manuteno de uma sade ptima na regio dos 100 mg dirios.

Suplementos
A vitamina C est disponvel em comprimidos convencionais, efervescentes e mastigveis, comprimidos de libertao temporizada, xaropes, ps, granulados, cpsulas, gotas e ampolas, tanto isoladamente como em preparaes de polivitaminicos e minerais.

Utilizao teraputica
Os mdicos recomendam que as mulheres grvidas aumentem a sua ingesto de vitamina C em cerca de 30% e durante a lactao aconselhado um aumento de at 60-70% de forma a garantir as necessidades da me, dado que um litro de leite materno contm cerca de 50 mg de vitamina C. Durante um perodo ps-operativo ou durante a cura de feridas superficiais, os suplementos de vitamina C contribuem para a preveno de infeces e promove a reparao da pele.

Segurana
Embora tenha sido ingeridas regularmente por vrias pessoas quantidades to altas quanto 6-10g de vitamina C por dia (mais de 100 vezes a DDR), no existem evidncias de efeitos colaterais. A suplementao prolongada com doses elevadas pode ter um certo efeito laxativo. Estudos com porcos-da-ndia (uma das espcies de animais apropriadas) e com seres humanos no confirmaram os relatos anedticos de retorno do escorbuto aps a paragem sbita de suplementao prolongada com doses elevadas de vitamina C.

Histria
O escorbuto uma das mais antigas doenas conhecidas da humanidade. Existem evidncias da sua existncia no Antigo Testamento, nos papiros de Ebers e na escrita de Plnio. Durante a Idade Mdia, o escorbuto era endmico no norte da Europa e no final do sec. XVII tornou-se um problema grave entre os marinheiros nas longas viagens de explorao. Cerca de 400 a.C. Hipcrates descreve os sintomas do escorbuto. 1747 O mdico naval James Lind receita laranjas e limes como uma cura para o escorbuto. 1907 O escorbuto produzido experimentalmente em porcos-da-india por Holst e Frohlich. 1917 Bioensaio desenvolvido por Chick e Hume para determinar as propriedades anti-escorbticas dos alimentos. 1930 Dr. Albert Szent-Gyrgyi demonstra que o cido hexurnico que ele isolou inicialmente das glndulas supra-renais dos porcos em 1928 idntico vitamina C, a qual ele extrai em grandes quantidades de pimentes doces. 1932 Os esforos independentes de Sir Norman Haworth e do Dr. Glen King estabelecem a estrutura qumica da vitamina C. 1932 A relao entre a vitamina C e o factor anti-escorbtico descoberta por Szent-Gyrgyi e ao mesmo tempo por King e Waugh. 1933 Em Basileia, o Dr.Tadeusz Reichstein sintetiza um cido ascrbico idntico vitamina C natural. Este o primeiro passo em direco produo industrial da vitamina em 1936. 1937 Haworth e Szent-Gyrgyi recebe o prmio Nobel para a sua investigao sobre a vitamina C. 1970 O Professor Linus Pauling chama a ateno mundial com o seu best-seller controverso "A vitamina C e a constipao". 1975-79 Estudos experimentais in vitro ilustram as propriedades antioxidantes e de extino do oxignio singleto da vitamina C. 1979 Packer e os seus colaboradores observam a interaco de radicais livres da vitamina E e da vitamina C. 1982 Niki demonstra a regenerao da vitamina E pela vitamina C. 1985 As necessidades mundiais de vitamina C esto estimadas em 30.000- 35.000 toneladas por ano. 1988 O Instituto Nacional do Cancro (EUA) reconhece a relao inversa entre a ingesto da vitamina C e as vrias formas de cancro e emite indicaes para o aumento da vitamina C na dieta. Fonte: www.roche.pt

VITAMINA C
Histrico: o escorbuto a doena causada pela falta da vitamina C, sendo conhecida desde o tempo das cruzadas e diagnosticada principalmente nos habitantes do norte da Europa, onde a alimentao era pobre em verduras e frutas frescas durante o inverno. No sculo 17, com a introduo da batata na alimentao dos europeus do norte o escorbuto tornou-se raro. Com as grandes navegaes dos sculos 16 at 18, o escorbuto tornou-se a doena clssica dos marinheiros que passavam longos perodos em alto mar sem ingerirem frutas ou verduras frescas. Em 1535, os ndios do Canad ensinaram ao capito marinheiro Jacques Cartier que um ch feito com brotos de pinheiros do Canad curava o escorbuto. Somente em 1747, Lind, um mdico da marinha inglesa, fez um estudo dando a diferentes grupos de marinheiros alimentos diferentes, visando tratar o escorbuto. Dos grupos, um recebia mostarda, outro cidra, outro vinagre, outro laranjas e limes, outro gua do mar. No fim verificou que o grupo alimentado com limes e laranjas recuperava-se rapidamente da doena. Com isso a marinha inglesa introduziu na rao de seus marinheiros o suco de limo. Em 1870, s no Real Hospital Naval de Portsmouth, foram tratados 1.457 casos de escorbuto, em 1780, depois da introduo do suco de limo, s houve 2 casos da doena. Depois, descobriu-se que a maioria dos animais sintetiza a vitamina C. No entanto, o porco da ndia, os macacos no humanides, os morcegos das frutas da ndia e os humanos no so capazes de formarem o cido ascrbico. S em 1936, o cido ascrbico foi isolado e identificado. Hoje, produzido industrialmente. Um cirurgio ingls, de nome Crandon submeteu-se voluntariamente a uma dieta de 161 dias sem vitamina C. Aps 41 dias, a vitamina C j no era mais detectvel no seu plasma e dos glbulos brancos desapareceu em 121 dias. Aps 120 dias, surgiu hiperceratose perifolicular e, em 161 dias de dieta, manifestaram-se os sangramentos subcutneos e percebeu-se que um ferimento parou de cicatrizar. Sinnimos: cido ascrbico. Doses dirias recomendadas: 60 mg Principais funes: participa na formao de catecolaminas; aumenta a absoro de ferro pelo intestino. Principais fontes: frutas e verduras frescas. Manifestaes de carncia: leses do colgeno. O escorbuto, um mal clssico dos marinheiros de longo curso, , hoje em dia, uma doena praticamente desconhecida. Uma manifestao observada nos cabelos que pode sugerir a carncia de vitamina C quando os pelos se tornam crespos nos locais onde antes eram lisos. Vide o histrico acima. Manifestaes de excesso: formao de clculos de oxalato nos rins. Note-se que a dose diria recomendada de 60 mg/dia. Alguns produtos comerciais contm at 2000 mg por comprimido, o que significa a ingesto de 35 ou mais vezes o dose diria recomenda. O efeito preventivo ou curador de doenas virais, como gripe, a preveno de cncer, reduzir risco de doena cardaca e catarata, o aumento das defesas orgnicas, tudo isso no est comprovado como sendo um efeito teraputico til da vitamina C. As chances de obter um benefcio para a sade com o uso de altas doses de vitamina C so bem menores do que as de se conseguir uma doena a mais. Alimentos ricos em vitamina C: mamo papaia: 1 unidade de tamanho mdio (188 mg vit. C) brcolis: 1 copo (116 mg vit. C) suco de laranja: 1 copo (97 mg vit. C) morangos: 1 copo (84 mg vit. C) laranja: 1 unidade de umbigo (75 mg) kiwi: 1 unidade (74 mg) melo: 1 copo (68 mg) manga: 1 unidade (57 mg)

Fonte: www.fisioquality.com.br

VITAMINA C

(CIDO ASCRBICO) Sinnimos


cido ascrbico, vitamina anti-escorbtica.

Principais fontes na natureza


Citrinos, groselhas pretas, pimento doce, salsa, couve-flor, batatas, batatas doces, brculos, couves de bruxelas, morangos, goiaba, manga. Dependendo da estao, um copo de tamanho mdio de sumo de laranja fresco (i.e. 100g) rende cerca de 15 a 35 mg de vitamina C.

Homem
Os outros primatas e o porco-da-india dependem de fontes externas para cobrir as suas necessidades de vitamina C. A maioria dos outros animais sintetiza o cido ascrbico no interior do corpo.

Conservao
A vitamina C sensvel ao calor, luz e oxignio. Nos alimentos pode ser parcialmente ou completamente destruda por um armazenamento longo ou pela sobrecozedura. As batatas, por exemplo, quando armazenadas temperatura ambiente perdem cerca de 15% do seu contedo em vitamina C todos os meses e a cozedura de batatas descascadas destri outros 30-50% da sua vitamina C.

Principais antagonistas
Vrias substncias qumicas s quais o homem est exposto, tais como a poluio area, as toxinas industriais, os metais pesados e o fumo do tabaco, bem como vrios componentes farmacolgicos activos, entre os quais alguns anti-depressivos e diurticos, podem levar a necessidades acrescidas de vitamina C. Isto tambm verdade para certos hbitos como, por exemplo, o consumo de lcool.

Principais sinergistas
A presena de outros anti-oxidantes, tais como a vitamina E e o b-caroteno, apoia a aco protectora anti-oxidante da vitamina C. Outras vitaminas, tais como as do complexo B (particularmente a B6, B12, cido flico e cido pantotnico) e algumas substncias farmacolgicas activas, bem como os compostos que ocorrem na natureza, conhecidos como bioflavonides, podem ter um efeito de poupana da vitamina C.

Funes
A vitamina C necessria para a produo de colagnio, a substncia do tipo cimento intercelular que d estrutura aos msculos, tecidos vasculares, ossos e cartilagens. A vitamina C tambm contribui para a sade dos dentes e gengivas e auxilia na absoro do ferro a partir da dieta. tambm necessria para a sntese dos cidos biliares. Para alm disso, a investigao mostrou o papel da vitamina C em: sntese de vrias hormonas e neuro-transmissores importantes metabolismo do cido flico funo imunitria funo redox/anti-oxidante nas reaces metablicas de certos amino-cidos, em particular na preveno da formao de nitrosaminas potencialmente carcinognicas no estmago (devido ao consumo de alimentos contendo nitrite, tais como a carne fumada ou os pickles).

Deficincia marginal
Os primeiros sintomas da deficincia inicial de vitamina C so a fadiga, a lassido, a perda de apetite, a sonolncia e insnia, o sentimento de exausto, irritabilidade, baixa resistncia s infeces e petquia (pequeno sangramento capilar). Estes sintomas podem, no entanto, indicar outras doenas.

Grupos em risco de deficincia marginal


Entre os grupos de pessoas em risco de fornecer ao corpo quantidades insuficientes de vitamina C de forma a manter um nvel ptimo no sangue esto os fumadores, os alcolicos, os idosos em lares e os pacientes sujeitos a certos medicamentos. As necessidades de vitamina C para os fumadores nos EUA superior em 40 mg s dos no fumadores.

Deficincia Franca
A deprivao de vitamina C durante um perodo suficiente de tempo leva ao escorbuto, o qual se caracteriza pelo enfraquecimento das estruturas de colagnio (tecido de ligao das clulas), resultando no sangramento capilar alargado. O escorbuto infantil causa malformaes sseas. O sangramento das gengivas e a queda dos dentes so normalmente os primeiros sinais da deficincia clnica. As hemorragias sob a pele causam sensibilidade extrema das extremidades e dores durante o movimento. Se deixada sem tratamento pode seguir-se a gangrena e a morte. Hoje em dia, o escorbuto ocorre com relativa raridade. Para evitar o escorbuto, considerada suficiente a ingesto diria de 10-15 mg de vitamina C, mas para um funcionamento fisiolgico ptimo so necessrias quantidades muito superiores.

Dose Diria Recomendada (DDR)


A ingesto diria recomendada de vitamina C varia de acordo com a idade, sexo, grupo de risco (ver Grupos de risco) e com os critrios aplicados nos pases individuais. Nos EUA, a DDR para os adultos actualmente de 60 mg (Conselho Nacional de Investigao), mas esta recomendao varia desde 30 mg no Reino Unido a 100 mg na antiga Unio Sovitica (200 mg para as grvidas). Provas recentes estabelecem a estimativa para as necessidades de manuteno de uma sade ptima na regio dos 100 mg dirios.

Suplementos
A vitamina C est disponvel em comprimidos convencionais, efervescentes e mastigveis, comprimidos de libertao temporizada, xaropes, ps, granulados, cpsulas, gotas e ampolas, tanto isoladamente como em preparaes de polivitaminicos e minerais.

Utilizao teraputica
Os mdicos recomendam que as mulheres grvidas aumentem a sua ingesto de vitamina C em cerca de 30% e durante a lactao aconselhado um aumento de at 60-70% de forma a garantir as necessidades da me, dado que um litro de leite materno contm cerca de 50 mg de vitamina C. Durante um perodo ps-operativo ou durante a cura de feridas superficiais, os suplementos de vitamina C contribuem para a preveno de infeces e promove a reparao da pele.

Segurana
Embora tenha sido ingeridas regularmente por vrias pessoas quantidades to altas quanto 6-10g de vitamina C por dia (mais de 100 vezes a DDR), no existem evidncias de efeitos colaterais. A suplementao prolongada com doses elevadas pode ter um certo efeito laxativo. Estudos com porcos-da-ndia (uma das espcies de animais apropriadas) e com seres humanos no confirmaram os relatos anedticos de retorno do escorbuto aps a paragem sbita de suplementao prolongada com doses elevadas de vitamina C.

Histria
O escorbuto uma das mais antigas doenas conhecidas da humanidade. Existem evidncias da sua existncia no Antigo Testamento, nos papiros de Ebers e na escrita de Plnio. Durante a Idade Mdia, o escorbuto era endmico no norte da Europa e no final do sec. XVII tornou-se um problema grave entre os marinheiros nas longas viagens de explorao. Cerca de 400 a.C. Hipcrates descreve os sintomas do escorbuto. 1747 O mdico naval James Lind receita laranjas e limes como uma cura para o escorbuto. 1907 O escorbuto produzido experimentalmente em porcos-da-india por Holst e Frohlich. 1917 Bioensaio desenvolvido por Chick e Hume para determinar as propriedades anti-escorbticas dos alimentos. 1930 Dr. Albert Szent-Gyrgyi demonstra que o cido hexurnico que ele isolou inicialmente das glndulas supra-renais dos porcos em 1928 idntico vitamina C, a qual ele extrai em grandes quantidades de pimentes doces. 1932 Os esforos independentes de Sir Norman Haworth e do Dr. Glen King estabelecem a estrutura qumica da vitamina C. 1932 A relao entre a vitamina C e o factor anti-escorbtico descoberta por Szent-Gyrgyi e ao mesmo tempo por King e Waugh. 1933 Em Basileia, o Dr.Tadeusz Reichstein sintetiza um cido ascrbico idntico vitamina C natural. Este o primeiro passo em direco produo industrial da vitamina em 1936. 1937 Haworth e Szent-Gyrgyi recebe o prmio Nobel para a sua investigao sobre a vitamina C. 1970 O Professor Linus Pauling chama a ateno mundial com o seu best-seller controverso A vitamina C e a constipao. 1975-79 Estudos experimentais in vitro ilustram as propriedades antioxidantes e de extino do oxignio singleto da vitamina C. 1979 Packer e os seus colaboradores observam a interaco de radicais livres da vitamina E e da vitamina C. 1982 Niki demonstra a regenerao da vitamina E pela vitamina C. 1985 As necessidades mundiais de vitamina C esto estimadas em 30.000- 35.000 toneladas por ano. 1988 O Instituto Nacional do Cancro (EUA) reconhece a relao inversa entre a ingesto da vitamina C e as vrias formas de cancro e emite indicaes para o aumento da vitamina C na dieta. Fonte: www.fisioquality.com.br

Vitamina C
vitamina C so atribudas virtudes na luta contra as constipaes, apesar deste facto no ser comprovado cientificamente. Com propriedades antioxidantes, fundamental para a formao de colagnio e aumenta a absoro de ferro. O que A vitamina C ou cido ascrbico uma vitamina hidrossolvel, logo, o seu excesso eliminado pela urina, no se acumula no organismo.Para que se utiliza A vitamina C vital para a formao de colagnio (protena necessria para a pele, ossos, cartilagens, dentes e gengivas, e importante na cicatrizao de feridas e queimaduras). vitamina C so atribudas virtudes na luta contra as constipaes, apesar deste facto no ser comprovado cientificamente. As suas propriedades antioxidantes conferem-lhe poder para reduzir, ou impedir, as leses que levam a certos cancros e ao prprio envelhecimento. A vitamina C aumenta a absoro de ferro, em especial dos produtos vegetais. necessria para a formao de neurotransmissores: noradrenalina e serotonina.Em que situaes deve ser utilizado A vitamina C vital para a formao de colagnio (protena necessria para a pele, ossos, cartilagens, dentes e gengivas, e importante na cicatrizao de feridas e queimaduras). vitamina C so atribudas virtudes na luta contra as constipaes, apesar deste facto no ser comprovado cientificamente. As suas propriedades antioxidantes conferem-lhe poder para reduzir, ou impedir, as leses que levam a certos cancros e ao prprio envelhecimento. A vitamina C aumenta a absoro de ferro, em especial dos produtos vegetais. necessria para a formao de neurotransmissores: noradrenalina e serotonina.Como se utiliza A vitamina C encontra-se sobretudo nos frutos e legumes frescos. Os mais ricos so: laranja, tangera, tangerina, limo, anans, goiaba, morango, kiwi, salsa, couves, brcolos, castanha, agrio, grelos, tomate e batata.Que precaues deve ter A vitamina C encontra-se sobretudo nos frutos e legumes frescos. Os mais ricos so: laranja, tangera, tangerina, limo, anans, goiaba, morango, kiwi, salsa, couves, brcolos, castanha, agrio, grelos, tomate e batata.Quando no deve ser utilizado A vitamina C encontra-se sobretudo nos frutos e legumes frescos. Os mais ricos so: laranja, tangera, tangerina, limo, anans, goiaba, morango, kiwi, salsa, couves, brcolos, castanha, agrio, grelos, tomate e batata.Que problemas podem surgir com a sua utilizao Manifestaes de excessoO excesso de vitamina C expelido na urina sem causar leses. A longo prazo, megadoses de cerca de 10 g, podem causar diarreia, nuseas, problemas de estmago e formao de pedras nos rins.

Manifestaes de carncia
Os sintomas de carncia de vitamina C so fadiga, perda de apetite, dores nas articulaes, gengivas doridas, pele descamada. A cicatrizao torna-se mais lenta e verifica-se uma maior propenso para infeces. Nos casos mais graves de deficincia ocorre o escorbuto, hemorragias internas e anemia.Modo e quantidade de administrao Segundo o Food and Nutrition Board (National Research Council-National Academy of Sciences, 1989), a quantidade diria recomendada de vitamina C, : Crianas: 45 mg. Homens: 60 mg.

Mulheres: 60 mg. Grvidas: 70 mg. Lactantes: 95 mg. Nota: Os fumantes tm maior necessidade de vitamina C, pelo menos o dobro da dos no fumadores. Precisam de pelo menos 120 mg de vitamina C.O que fazer em caso de utilizao excessiva Segundo o Food and Nutrition Board (National Research Council-National Academy of Sciences, 1989), a quantidade diria recomendada de vitamina C, : Crianas: 45 mg. Homens: 60 mg. Mulheres: 60 mg. Grvidas: 70 mg. Lactantes: 95 mg. Nota: Os fumantes tm maior necessidade de vitamina C, pelo menos o dobro da dos no fumadores. Precisam de pelo menos 120 mg de vitamina C.A quem se dirigir em caso de utilizao excessiva Segundo o Food and Nutrition Board (National Research Council-National Academy of Sciences, 1989), a quantidade diria recomendada de vitamina C, : Crianas: 45 mg. Homens: 60 mg. Mulheres: 60 mg. Grvidas: 70 mg. Lactantes: 95 mg. Nota: Os fumantes tm maior necessidade de vitamina C, pelo menos o dobro da dos no fumadores. Precisam de pelo menos 120 mg de vitamina C.Perigos durante a gravidez e a amamentao Segundo o Food and Nutrition Board (National Research Council-National Academy of Sciences, 1989), a quantidade diria recomendada de vitamina C, : Crianas: 45 mg. Homens: 60 mg. Mulheres: 60 mg. Grvidas: 70 mg. Lactantes: 95 mg. Nota: Os fumantes tm maior necessidade de vitamina C, pelo menos o dobro da dos no fumadores. Precisam de pelo menos 120 mg de vitamina C.Como se conserva A vitamina C muito sensvel ao calor, solubilidade em gua, oxidao e ao armazenamento. Deve, portanto, evitar grandes quantidades de gua para cozer os alimentos (o ideal com-los crus) e quando o fizer, coza-os no mais curto espao de tempo possvel; evitar a oxidao (tempo de conservao mais reduzido, reduzir o tempo de exposio luz solar, e fraccionar pouco os alimentos). Fonte: www.millenniumbcp.pt

VITAMINA C
Sinonmia: Ascorbato, cido ascrbico

Funo
Antiescorbtica, previne o escorbuto, facilita a circulao sangnea, favorece a boa dentio, forma tecido osteide, auxilia na defesa contra infeces, aumenta a resistncia a infeces, protege o sistema vascular, principalmente os capilares, colabora com o ferro na formao da hemoglobina, ajuda na absoro do ferro, auxilia a funo glandular, sobretudo na supra-renal, contribui para o desenvolvimento dos ossos, tem papel significativo no tecido conjuntivo, favorece a cicatrizao das feridas, queimaduras e gengivas que sangram, proteo e manuteno do colgeno (integridade celular). Antioxidante e anticncer, fortalece o sistema imunolgico.

CLASSIFICAO
Hidrossolvel e termolbil.

METABOLISMO
O cido ascrbico administrado oralmente em altas doses absorvido na parte superior do intestino delgado, passando para a corrente circulatria e distribuindo-se pelos tecidos em quantidades variveis, em certas condies, como na diarria, sua absoro pode ser limitada assim como na esteatorria, lcera pptica ou na ressero gtrica. No sangue, o cido ascrbico acha-se em maior proporo nos leuccitos, e em muitos casos a sua concentrao mdia pode atingir cerca de 50% de seu valor normal. No que respeita a sua absoro, o cido ascrbico absorvido em quantidades apreciveis somente no intestino delgado e que o nvel de absoro na parte distal de apenas a metade da seco proximal. Aventa-se que a possvel causa dessa diferena resida em uma menor densidade dos elementos de absoro na seco distal assim com uma reduo do lmen intestinal, o que proporcionaria uma reduo da rea da superfcie de absoro devida a uma reduo do lquido contido na poro distal do intestino delgado. As mais altas concentraes encontram-se no crtex supra renal e na hipfise e em menor teor nos msculos e tecido adiposo. Os principais metablitos de cido ascrbico excretados na urina, alm do cido ascrbico inalterado, so o cido diidroascrbico, o cido oxlico o cido 2,3-dicetogulnico, sendo que seus teores na urina acham-se relacionados com as espcies animais e tambm com o teor de cido ascrbico administrado.

DEFICINCIA
Escorbuto, problemas nas gengivas e na pele, muitos dos sintomas da deficincia podem ser explicados por uma deficincia da hidroxilao do colgeno, resultando em tecido conjuntivo defeituoso, fragilidade capilar, hemorragia.

EXCESSO
Nenhuma toxicidade aguda foi observada entretanto, sabe-se que a forma oxidada do cido ascrbico, o cido desidroascrbico, txico. Assim doses elevadas de vitamina C poderiam favorecer o acmulo de cido desidroascbico, especialmente em indivduos que podem Ter uma deficincia no sistema enzimtico que reoxida o cido desidroascrbico. Formao de clculos de urato, cistina e oxalato (+9g/dia). Obs.: fumantes, pessoas sob stress, consumidores de lcool e idosos precisam de doses maiores.

FONTES
Couve-flor, fruta-do-conde, limo, laranja, mamo, pimento, salsa, tangerina, manga, couve, manteiga, caju, tomate, batata, hortalias de folhas verdes, abacaxi, goiaba, cenoura, nabo, acerola. Fonte: vitaminas.netsaber.com.br

vitamina C
A vitamina C tornou-se popular em virtude do seu papel como antioxidante, com potencial de oferecer proteo contra algumas doenas e contra os aspectos degenerativos do envelhecimento. Mas nem tudo so boas notcias. O excesso de vitamina C pode causar efeitos colaterais, como nuseas e diarria

O QUE VITAMINA C?
A vitamina C (tambm conhecida como cido ascrbico) uma das 13 principais vitaminas que fazem parte de um grupo de substncias qumicas complexas necessrias para o funcionamento adequado do organismo. uma das vitaminas hidrossolveis, o que significa que seu organismo usa o que necessita e elimina o excesso.

QUAL A QUANTIDADE SUFICIENTE?


Essa uma pergunta difcil de responder. O Conselho de Alimentos e Nutrio da Academia Nacional de Cincias (The Food and Nutrition Board of the National Academy of Sciences) est revendo as atuais recomendaes de ingesto de vitamina C. No nmero de 21 de abril de 1999 do JAMA (Journal of the American Medical Association), especialistas dos Institutos Nacionais de Sade (National Institutes of Health) sugerem o aumento das atuais necessidades dirias recomendadas de vitamina C de 60mg para 100-200mg por dia. Eles enfatizam que, sempre que possvel, a vitamina C deve ser obtida de frutas e vegetais, e que as pessoas podem ingerir a quantidade recomendada comendo cinco pores de frutas e vegetais por dia. A vitamina C encontrada em alimentos como frutas ctricas, tomates, morangos, pimento-doce e brcolis. A melhor maneira de se obter a quantidade necessria por meio de uma alimentao saudvel e rica em vitamina C. Uma dieta rica em frutas e vegetais tambm pode ajudar a prevenir alguns tipos de cncer.

O QUE FAZ A VITAMINA C?


A vitamina C ajuda as clulas do organismo, incluindo os ossos, os dentes, as gengivas os ligamentos e os vasos sangneos, a crescer e permanecer sadias. Tambm ajuda o organismo a responder infeco e ao estresse, alm de auxiliar a utilizao eficiente de ferro. Se o seu organismo no receber quantidades dirias suficientes de vitamina C, voc ficar mais propenso a apresentar esquimoses na pele, sangramento nas gengivas, m cicatrizao das feridas, perda de dentes, dores nas articulaes e infeces.

QUAIS AS SUAS NECESSIDADES?


As NDRs (necessidades dirias recomendadas) de vitamina C para a maioria das pessoas com idade igual ou superior a 15 anos so 60mg por dia. Entre as pessoas que necessitam de maiores quantidades de vitamina C esto as mulheres grvidas (70mg), as lactantes (90 a 95mg) e os fumantes (pelo menos 100mg). Como a vitamina C no pode ser armazenada no organismo, importante fazer a sua reposio, ingerindo as quantidades dirias recomendadas.

QUANTO MAIS, MELHOR?


Algumas pessoas tomam grandes quantidades de suplementos vitamnicos porque acreditam que podem evitar algumas doenas, como resfriados. Entretanto, essas suposies no foram comprovadas. Ingerir quantidades excessivas de vitamina C (mais do que 100mg por dia, aproximadamente) pode causar nuseas, clicas estomacais, diarria e, possivelmente, clculos renais. Discuta o uso de suplementos vitamnicos com seu mdico.

QUAIS OS ALIMENTOS QUE CONTM VITAMINA C? Morangos (uma xcara, cortados) Mamo (uma xcara, cubos) Kiwi (um, mdio) Laranja (uma, mdia) Suco de laranja (1/2 xcara) Cantalupo (1/4, mdio) Manga (uma xcara, cortada) Grapefruit (1/2 de um mdio) Suco de Grapefruit (1/2 xcara) 95mg 85 75 70 50 60 45 40 35

Pimento vermelho ou verde (1/2 xcara) Cru 65 50 Cozido Brcolis (1/2 xcara, cozido) 60

Couve (uma xcara, cozida) Couve-de-bruxelas (1/2 xcara, cozida) Ervilhas (1/2 xcara, cozidas) Frescas Congeladas Batata (uma mdia, assada)
Fonte: www.santalucia.com.br

55 50 40 20 25

Vitamina C
Amplamente presente nas frutas e hortalias, a vitamina C um dos nutrientes mais populares, podendo ser encontrada em produtos industrializados enriquecidos tais como, sucos de frutas, pastilhas, balas e cereais matinais. Essa fama deve-se aos inmeros benefcios que esse nutriente proporciona ao organismo, como: - Estimulao do sistema imunolgico, promovendo uma maior resistncia s infeces; - Aumento da absoro de ferro no-heme (ferro proveniente de alimentos de origem vegetal como, por exemplo, feijo, espinafre e lentilha); - Auxlio no processo de cicatrizao de feridas, sangramentos de gengivas e pequenos cortes; - Atuao como antioxidante, neutralizando a ao dos radicais livres que desencadeiam o processo de envelhecimento precoce, alm de aumentarem o risco para desenvolvimento de cncer e doenas do corao. Com tantas vantagens, podemos imaginar que quanto maior o seu consumo, melhor ser para o nosso corpo, certo? Errado! Por ser uma substncia hidrossolvel (solvel em gua), o excesso excretado atravs da urina. A vitamina C est presente em grande quantidade nos mais variados alimentos podendo ser facilmente atingida a sua recomendao. Assim, no indicado o uso de suplementos que, em geral, contm mais de 10 vezes a recomendao diria da vitamina, ou seja, cerca de 1.000 mg ou 1 g em cada pastilha ou tablete.

Recomendaes Nutricionais
A quantidade mdia necessria de vitamina C para homens e mulheres, a partir dos 15 anos, de 60 miligramas (mg) dirias. No entanto, especialistas do Conselho Nacional de Pesquisa dos Estados Unidos (National Research Council) esto revisando essa quantia com objetivo de aument-la: o novo valor, em estudo, poder variar de 100mg at, no mximo, 200 mg por dia para pessoas na faixa etria citada. Se a nova recomendao for aprovada, essa cota poder ser facilmente atingida consumindo-se, em mdia, 1 goiaba ou 2 laranjas-pra por dia. No caso dos fumantes, recomenda-se que o consumo seja de, no mnimo, 100 miligramas, diariamente.

Fontes de vitamina C
Por ser muito sensvel, ela facilmente destruda tanto pelo calor (durante o cozimento dos alimentos), quanto pelo oxignio (ar) e luz. As suas melhores fontes so as frutas, as verduras e os legumes crus. Dessa maneira, quando for cozinhar esses alimentos, prepare-os no menor tempo possvel, utilizando pouca gua e servidos logo aps o preparo. No se deve cortar ou picar esses alimentos se eles no forem consumidos imediatamente pois, o oxignio presente no ar tem o poder de oxidar a vitamina C, destruindo-a. Portanto, guardar suco de laranja ou limonada por muito tempo na geladeira no preserva a quantidade inicial da vitamina. Algumas pessoas tm o hbito de adicionar ao cozimento de vegetais uma pitada de bicarbonato de sdio com a finalidade de melhorar sua colorao. Essa atitude no indicada, pois, o bicarbonato colabora para a perda de vitamina C. Seguir uma alimentao balanceada e rica em frutas e hortalias a melhor (e mais barata) forma de obtermos os benefcios no s da famosa vitamina, mas tambm, de outros nutrientes to importantes quanto ela para a manuteno de nossa sade. Fonte: www.sitemedico.com.br

Vitamina C

CIDO ASCRBICO
A vitamina C tambm chamada de cido ascrbico melhora a cicatrizao de feridas e atua sobre os estados alrgicos, beneficiando o sistema imunolgico. Segundo alguns estudos, contribui para prevenir o risco aumentado de displasia e de cncer do colo do tero assim como de cncer de mama, por essas funes conhecido como um potente antioxidante. Em altas doses (mais de 6 g) a vitamina C pode causar diarria e desencadear crises de gota. As recomendaes dirias para uma mulher adulta de 60 mg/dia. As principais fontes desta vitamina so as frutas como acerola, laranja e goiaba, pimenta vermelha e verde, suco de grapefruit, melo, papaia, kiwi e couve de bruxela. Fonte: www.nutrimais.com

You might also like