You are on page 1of 4

Escola Bsica e Secundria do Cerco - Porto Teste Diagnstico de Portugus 12. Ano setembro de 2011 Nome:______________________________________________ n.

.: ____ Turma: ___

GRUPO I Leia atentamente o poema que lhe apresentado:

Na casa defronte de mim e dos meus sonhos, Que felicidade h sempre! Moram ali pessoas que desconheo, que j vi mas no vi. So felizes, porque no sou eu. As crianas, que brincam s sacadas altas, Vivem entre vasos de flores, Sem dvida, eternamente. As vozes, que sobem do interior do domstico, Cantam sempre, sem dvida. Sim, devem cantar. Quando h festa c fora, h festa l dentro. Assim tem que ser onde tudo se ajusta O homem Natureza, porque a cidade Natureza. Que grande felicidade no ser eu! Mas os outros no sentiro assim tambm? Quais outros? No h outros. O que os outros sentem uma casa com a janela fechada, Ou, quando se abre, para as crianas brincarem na varanda de grades, Entre os vasos de flores que nunca vi quais eram. Os outros nunca sentem. Quem sente somos ns, Sim, todos ns, At eu, que neste momento j no estou sentindo nada. Nada! No sei... Um nada que di...
lvaro de Campos

Apresente, de forma clara e bem estruturada, as suas respostas aos itens que se seguem. 1. As sensaes do sujeito potico so determinantes para a construo de uma certa ideia de quotidiano feliz. Identifique duas sensaes representadas nas quatro primeiras estrofes, citando elementos do texto para fundamentar a sua resposta. 2. Caracterize o tempo da infncia tal como apresentado na terceira estrofe do poema. 3. Explique a relao que o sujeito potico estabelece com os outros nas seis primeiras estrofes do poema, fundamentando a sua resposta em referncias textuais pertinentes. 4. Relacione o contedo da ltima estrofe com as reflexes apresentadas nas duas estrofes anteriores.

GRUPO II Leia o texto seguinte. Em caso de necessidade, consulte o glossrio apresentado. Como um ser vivo, as cidades crescem custa do que as rodeia. O grande alimento das cidades a terra, que, tomada no seu imediato sentido de superfcie limitada, ganha o nome de terreno, no qual, feita esta operao lingustica, passa a ser possvel construir. E enquanto ns vamos ali comprar o jornal, o terreno desaparece, e em seu lugar surge o imvel. Houve um tempo em que esta cidade cresceu devagar. Qualquer prdio da periferia tinha tempo para perder a flor da novidade antes que outro viesse fazer-lhe companhia. E as ruas davam diretamente para o campo aberto, para o baldio, para as quintas abandonadas, onde pastavam autnticos rebanhos de carneiros, guardados por autnticos pastores. Esse pas diferente, salpicado de oliveiras ans, de figueiras agachadas, de toscos muros em runa, e, de quando em vez, com portes solitrios, escancarados para o vazio - era as terras. As terras no se cultivavam. Faziam, inertes, as suas despedidas da fertilidade, suportavam aquela pausa intermdia entre a morte e a inumao. A sua grande vegetao, o seu grande triunfo de flora, era o cardo. Se lhe davam folga, o cardo cobria de verde-cinzento a paisagem. E dos andares mais altos dos prdios, a vista era melanclica, uniforme, como se em tudo aquilo houvesse uma grande injustia e um remorso vago. Mas as terras eram tambm o paraso das crianas suburbanas, o lugar da ao por excelncia: ali se faziam descobertas e invenes, ali se traavam planos, ali a humanidade de cales se dividia j, por imitao dos adultos. E havia rapazes imaginosos que davam nomes aos acidentes topogrficos, e outros, muito sensveis, que ficavam tristes quando, um dia, homens toscos calados comeavam a abrir caboucos no stio onde ardera a fogueira ritual do grupo, o fogo roda do qual se dispunham, em grave deliberao, rostos atentos e joelhos esfolados. Os grupos tinham chefes autoritrios, alguns pequenos tiranos que, um dia, inexplicavelmente, eram destitudos, postos margem, e iam tentar a sorte noutros grupos, onde nunca ganhavam razes. Mas a grande desgraa era quando um rapaz mudava de bairro. O grupo cicatrizava-se depressa, mas o garoto, com a alma pesada, andava quilmetros para tornar a ver os seus amigos, os lugares felizes, e de cada vez era mais difcil reconstituir a antiga comunho, at que vinham a indiferena e a hostilidade e o rapaz desaparecia definitivamente, talvez ajudado por amizades novas e novas terras. Hoje, a cidade cresce to rapidamente que deixa para trs, sem remdio, as infncias. Quando a criana se prepara para descobrir as terras, elas j esto longe, e uma cidade inteira que se interpe, spera e ameaadora. Os parasos vo-se afastando cada vez mais. Adeus, fraternidade. Cada um por si.
Jos Saramago, A Bagagem do Viajante, 2." ed., Lisboa, Editorial Caminho, 1986

10

15

20

25

GLOSSRIO caboucos - valas ou fossos abertos para neles se assentarem os alicerces de uma construo. inumao - enterramento.

1. Para responder a cada um dos itens de 1.1. a 1.7., selecione a nica opo que permite obter uma afirmao correta. . 1.1. A palavra terras utilizada, ao longo do texto, com o sentido de (A) - povoao, localidade.. (B) pas, ptria.. (C) regio, territrio. (D) solo, cho 1.2. A operao lingustica referida no primeiro pargrafo corresponde a uma transformao que torna possvel (A) o desenvolvimento de parasos suburbanos. (B) a construo de edifcios.. (C) o cultivo dos terrenos agrcolas. (D) a proximidade entre grupos de crianas. 1.3. Relativamente reflexo desenvolvida nos pargrafos anteriores, o pargrafo iniciado por Mas (linha 16) apresenta (A) uma ideia equivalente.. (B) uma consequncia. (C) um outro ponto de vista. (D) um facto semelhante. 1.4. Na frase Houve um tempo em que esta cidade cresceu devagar. (linha 5), a forma verbal cresceu corresponde, em relao forma verbal houve, a um tempo (A) anterior. (B) posterior. (C) inacabado. (D) simultneo. 1.5. No contexto em que ocorrem, as expresses crianas suburbanas (linha 16) e humanidade de cales (linhas 17 e 18) contribuem para a coeso. (A) frsica. (B) interfrsica. (C) lexical. (D) temporal.
1.6. Na expresso vo-se afastando (linha 29), a ao perspetivada como:

(A) progressiva. (B) pontual. (C) habitual. (D) acabada. 1.7. No segundo perodo do texto ocorrem duas oraes subordinadas: (A) adjetivas relativas explicativas. (B) substantivas completivas. (C) adjetivas relativas restritivas. (D) adverbiais consecutivas.
2. Responda de forma correta aos itens apresentados.

2.1. Indique o antecedente dos determinantes possessivos que ocorrem em A sua grande vegetao, o seu grande triunfo de flora (linhas 12 e 13). 2.2. Identifique a funo sinttica desempenhada pela expresso a indiferena e a hostilidade (linhas 25 e 26). 2.3. Classifique a orao iniciada por que em Hoje, a cidade cresce to rapidamente que deixa para trs, sem remdio, as infncias. (linha 27).

GRUPO III Leia o excerto seguinte. A importncia da literatura para a criana, como para o adulto, que ela um organizador fundamental, que protege a vida contra a automatizao e contra a tragdia da rotina que ameaa a afetividade e as relaes. Manuel Antnio Pina, A lngua que os livros "para" crianas falam, in Palavra de Trapos. Num texto bem estruturado, com um mnimo de duzentas e um mximo de trezentas palavras, apresente uma reflexo sobre a importncia da literatura para o ser humano, partindo da perspetiva exposta no excerto acima transcrito. Fundamente o seu ponto de vista recorrendo, no mnimo, a dois argumentos e ilustre cada um deles com, pelo menos, um exemplo significativo.

As professoras,
Paula Cruz Maria Teresa Borges

You might also like