You are on page 1of 39

MCT MUSEU PARAENSE EMLIO GOELDI

Diretor do MPEG Peter Mann de Toledo Coordenadora de Pesquisa e Ps-Graduao-CPPG Ima Clia Guimares Vieira Coordenador de Comunicao e Extenso-CCE Antonio Carlos Lobo Soares Coordenador de Museologia-CMU Luiz Fernando Fagury Videira Chefe do Servio de Educao e Extenso Cultural-SEC Hilma Cristina Maia Guedes Organizao Luiz Fernando Fagury Videira/Patrcia Carvalho Pesquisa Instrutores Mirins-2000 Adriana Lisboa/Adriano Macdo/Andrielly Macdo/Antnio Alves Jr/Dbora Menezes Fernanda Mendes/Gilton Paiva/Marcel Pereira/Maurcio Calderaro/Natalia Nascimento Roseane Flexa/Rosela Flexa/Ruan Sasaki/Tiago Santos/Vitor Lima Diagramao Norberto Ferreira -CMU/SEC Apoio Cientfico Jimena Felipe Beltro-ACS/MPEG/Maria Luiza Videira Marceliano-CZO/MPEG Ricardo S. Secco-CBO/MPEG Reviso de Textos Jimena Felipe Beltro-ACS Maria Angela Pizzani -COED/MPEG Agradecimentos FIDESA FADESP

auna F e Flora
em Len da s

Belm - PA 2003

Apresentao
No ano de 2000, um grupo de estudante integrantes do Projeto Clube do Pesquisador Mirim realizou uma pesquisa com levantamento bibliogrfico e entrevistas sobre as principais lendas relacionadas a plantas e animais amaznicos. Como resultado de suas pesquisas, foi elaborada a cartilha Fauna e Flora em Lendas, que apresenta descrio e ilustraes representando as principais lendas recolhidas. Em 2002, o mesmo grupo acrescido de outros integrantes, a partir daquele trabalho, concebeu uma exposio e edita agora a Ccartilha produzida em 2000, com algumas modificaes. Neste trabalho procuramos associar as crendices populares com as informaes resultantes de estudos cientficos. No queremos medir foras entre a cincia e o sobrenatural, mas apresentar um pouco da riqueza de nossa biodiversidade e da imaginao popular.

Luiz Fernando Fagury Videira


Coordenador do Projeto Clube do Pesquisador Mirim

Norberto Ferreira

As lendas nascem da tradio popular das narrativas orais. Elas contam histrias de seres humanos ou no que so encantados e tm poderes sobrenaturais. Quem conta esse tipo de histria d dimenso fantstica ao mito ou personagem principal. Atravs das lendas, o imaginrio popular recria e transforma fatos ao explicar fenmenos da natureza. A lenda conhecida atravs dos relatos orais ou de textos como os que a cartilha Fauna e Flora em Lendas apresenta. Na cultura popular, a lenda sempre tem o seu lugar geogrfico que marca a sua origem e pode, de acordo com quem a conta, ter verses as mais diversas.
Jonilson Souza

Jimena Felipe Beltro

Norberto Ferreira

H muito tempo, em uma aldeia, a alimentao estava escassa devido o aumento da populao, por isso, o cacique ordenou o sacrifcio de todas as crianas que nascessem a partir daquele dia, para que ningum passasse fome. Ia, a filha do cacique, deu luz a uma menina que tambm teve que ser morta. Ia chorava todos os dias, pedindo ao Deus Tup que trouxesse sua filha de volta. Certa noite, Ia ouviu o choro de uma criana, levantou da rede e correu em sua direo. De repente, v sua filha aos ps de uma palmeira. Ficou assustada e saiu correndo para abra-la. Como num passe de mgica, a menina desapareceu. Ia chorou tanto que morreu. No dia seguinte, os ndios encontraram Ia morta, abraada palmeira que estava cheia de umas frutinhas escuras. O cacique mandou que apanhassem as frutas e fizessem um vinho. Os ndios assim fizeram: apanharam os frutos, amassaram em uma peneira e retiraram um suco grosso. O cacique resolveu cham-lo de Aa, o nome de sua filha escrito ao contrrio (Ia). A partir daquele dia, a palmeira comeou a fornecer o aa, que serviu como alimento para a aldeia. Com isso, o cacique resolveu suspender a matana dos recmnascidos.
Norberto Ferreira

Aa
Euterpe oleracea mart

Caractersticas Gerais
O aaizeiro uma das palmeiras mais tpicas do Par, podendo ser encontrada em terrenos de vrzea, de igap e em terra firme. Seu fruto fornece um vinho, o aa, que tem uma colorao avermelhada e considerado um dos principais alimentos dos ribeirinhos. Alm do vinho, o aa pode ser utilizado no preparo de licores, bolos e doces. Essa palmeira tem grande importncia para a populao, sendo aproveitada para diversos fins. Da parte mais alta do estipe (caule), retira-se o palmito; de suas razes preparam-se remdios para combater vermes; e suas sementes, jogadas no solo, servem de adubo. Sem dvida, o aaizeiro rene qualidades excepcionais que lhe permitem ser colocado em primeiro lugar como palmeira ideal e altamente compensadora para a obteno de palmito. Mas, infelizmente, alguns palmiteiros, insensveis aos protestos, vm dizimando de modo irracional plantaes naturais de aa, ameaando um celeiro que a natureza colocou disposio do homem.

Norberto Ferreira

Norberto Ferreira

Na aldeia dos ndios Mau, um casal estava muito triste porque no conseguia ter filhos e pedia a Tup que o ajudasse a acabar com aquele sofrimento. Tup vendo a tristeza do casal resolveu presente-lo com um lindo menino. Todos o admiravam pela sua simpatia, por isso, Jurupari, o Deus do Mal, com inveja da criana, armou uma cilada. Ao avistar uma rvore, o menino resolveu apanhar umas frutas. Naquela ocasio, o Jurupari se transformou em uma cobra e pulou no menino, picando-o fortemente. O menino no resistiu e morreu, quase que instantaneamente. Alguns ndios, que por ali caavam, encontraram o corpo do garoto. E todos, na aldeia, ao saberem da tragdia, ficaram muito tristes. De repente, um raio caiu prximo ao indiozinho morto. Ento, a me do menino, imediatamente falou: - um aviso de Tup! Ele pede para plantarmos os olhos de meu filho, que deles brotar uma planta que dar frutos saborosos para a nossa felicidade ". E os ndios assim o fizeram. Algum tempo se passou e, naquele local, onde os olhos foram enterrados, nasceu uma planta cujos frutos negros eram envolvidos por uma leve camada esbranquiada, parecidos com os olhos humanos. Devido aparncia do fruto, os ndios o denominaram de Guaran, que significa: "guara" (ser vivo), e "n" (parecido, semelhante).

Guaran
Paullinia cupana H.B.K

Caractersticas Gerais
O guaran uma planta tipicamente da Amaznia, que se desenvolve em forma de arbusto ou cip, dependurando-se em outras rvores prximas, sem causar-lhes prejuzo. Pode medir at 12 metros de altura. As folhas so consideradas grandes alternas, e seus frutos avermelhados formam cachos que, quando maduros, se abrem e deixam mostra as sementes que so envolvidas, em parte, por uma pelcula branca e com isso se assemelham a um olho. Essas sementes, depois de beneficiadas, podem ser utilizadas na fabricao do basto de guaran, xaropes, refrigerantes etc. O guaran considerado um produto medicinal, sendo empregado como estimulante fsico, diurtico, servindo para combater diarria, enxaqueca e impotncia.

Norberto Ferreira

Uma bela jovem ndia estava em busca de um grande amor. Certa noite, enquanto dormia, sonhou com um rapaz branco e loiro, muito bonito, tambm. Na noite seguinte, ela tornou a sonhar com o mesmo rapaz e acabou se apaixonando. E assim, todas as noites o rapaz aparecia nos seus sonhos. Porm, para a sua tristeza, mais que de repente, o rapaz sumiu para sempre. Passou-se algum tempo, a ndia percebeu que estava grvida e associou sua gravidez aos encontros amorosos que teve com o belo moo. Seu pai, o cacique, ficou furioso, pois no acreditava naquela histria. Meses depois, a ndia deu luz a uma linda criana que recebeu o nome de Mani. Ela era a alegria da aldeia, todos brincavam com a menina e a protegiam. Com menos de um ano de idade Mani morreu sem adoecer. A me ficou desesperada e para no se separar da filha, resolveu enterr-la dentro de sua oca. Todos os dias chorava ajoelhada junto ao local onde Mani fora enterrada. Tentando trazer sua filha de volta, a ndia deixava que o leite de seu seio derramasse no tmulo. Certo dia, a ndia notou que, do tmulo, brotou um arbusto; ento, resolveu cavar para descobrir o mistrio. No fundo da cova encontrou razes bem grossas, que ao serem raspadas ficavam da cor de Mani. noite, o moo loiro apareceu em um sonho para o cacique, inocentando a ndia e revelando que Mani veio ao mundo para servir de alimento para a aldeia. O moo ensinou ao cacique como deveria cultivar aquela planta e como preparar o alimento de suas razes. No dia seguinte, o cacique pediu desculpas sua filha e contou a todos o sonho que tivera. A planta recebeu o nome de Mani-oca, que

Mandioca
Manihot esculenta Crantz

Caractersticas Gerais
Pequeno arbusto, com folhas solitrias, alternas. Acredita-se que existem cerca de 80 espcies que recebem essa denominao. A macaxeira uma variedade da mandioca utilizada para fazer bolo, pudim, e consumida cozida com sal ou frita. Hoje a fcula da mandioca substitui o trigo para fazer po. A raiz dessa planta constituda de tubrculos, que se compem de uma substncia slida, lisa e compacta, branca e adocicada (na macaxeira ou aipim) ou, ento, amarelada e amarga (na mandioca) utilizada na fabricao de farinha. A raiz da mandioca, quando espremida, deixa escorrer um lquido amarelo chamado tucupi, rico em cido ciandrico, um violento veneno. Porm, se for bem fervido, perde o efeito txico, podendo ser utilizado no preparo do tacac, pato-no-tucupi e molho-de-pimenta.

Um casal de ndios vivia muito feliz em sua aldeia e juntos compartilhavam de todos os momentos. Porm, uma doena grave atacou as pernas da ndia, que adoeceu e ficou paraltica. O ndio, para ficar na companhia de sua amada, amarrava-a em suas costas e saa para caar, pescar, colher frutos, tomar banho. Nunca a deixava sozinha. Certo dia, caminhando com a ndia em suas costas, notou que ela estava com o corpo frio e sem movimentos. Ento percebeu que a ndia estava morta. O ndio ficou to triste, que para no se separar de sua amada, fez uma cova s margens de um igarap e se enterrou junto com a ndia. Aps algum tempo, em uma noite de lua cheia, no local onde o casal fora enterrado, nasceu uma planta com folhas de cor verdeescuro, em que no verso encontrava-se presa uma folha menor, parecida com um rgo genital feminino. Essa Norberto Ferreira planta, chamada de Tambataj, representa o amor eterno entre o casal de ndios que morreram juntos, mas deixaram imortalizado o seu sentimento.

Tamba-taj
Xanthosoma sp

Caractersticas Gerais
Existem na Amaznia vrias espcies de plantas que recebem o nome de Taj. Elas so consideradas encantadas pelas populaes da regio. Algumas pessoas costumam plant-las em vasos e jardins e reg-las com a gua em que foi lavada a carne, acreditando que, assim, "alimentaria" o esprito da planta para que o mesmo protegesse sua residncia. O tamba-taj uma planta ornamental, que apresenta folhas grandes em forma de setas (sagitadas), com pecolos longos. Caracterstica mais marcante desse taj a presena, de uma expanso foliar de nervura central, como se fosse uma folha menor, na face inferior da folha o que torna essa planta bastante curiosa na natureza. Essa expanso na folha corresponde, na lenda, ndia que est sempre "guardada" pelo amor.

Norberto Ferreira

Numa aldeia da Amaznia, acreditava-se que as estrelas do cu eram as ndias mais bonitas que foram levadas pela lua, que era um belo guerreiro. As ndias cunhs, querendo se aproximar do guerreiro, subiam em penhascos e rvores altas para admirarem a sua beleza, esperando que fossem levadas pelo seu amado para que pudessem ser estrelas no cu. Certa noite, uma ndia distraiu-se tanto olhando para a lua, que caiu das rvores nas profundezas dos rios e morreu. A lua, penalizada, transformou-a em uma linda planta aqutica. De sua flor, exala um delicioso perfume durante a noite e sua grande folha recebe com mais intensidade os carinhos da lua. Essa planta hoje conhecida como Vitria-rgia.

Norberto Ferreira

Vitria-rgia
Victoria amazonica

Caractersticas Gerais
Essa planta aqutica, com folha de formato arredondado, verde na parte superior e prpura na inferior, encontrada em lagos, lagoas e rios de guas calmas. Um indivduo adulto pode chegar a medir cerca de 1,8 m de dimetro e consegue suportar em sua folha um animal de pequeno porte. Sua flor pode medir at 30 cm. Quando nova, apresenta colorao esbranquiada, mas com o passar dos dias vai ficando rosada. Do tupi, Uap (ua planta + pena chata, plana).

Norberto Ferreira

Nas primeiras horas da noite, o boto transforma-se em um belo homem, todo vestido de branco e com um chapu para esconder um orifcio na sua cabea. O belo moo sai pela cidade procura de festa. Ao encontrar, procura uma moa jovem e bonita, convida-a para danar. A moa logo fica encantada com a beleza do rapaz e se deixa levar para a margem do rio onde seduzida. De repente, o homem pula na gua e some nas profundezas do rio. Depois de alguns dias, a moa sente que est grvida e atribui sua gravidez quele rapaz de branco. Dizem os ribeirinhos que se mulheres menstruadas viajarem num barco, o boto sente o cheiro grande distncia, vindo em direo ao barco para vir-lo. Para evitar a perseguio do boto, alguns caboclos passam leo no casco de suas embarcaes. Porm, no atribuem a esse mamfero s malvadeza. Existem casos de botos que salvam nufragos, empurrando-os para as margens dos rios.

Norberto Ferreira

Boto vermelho
Inia geoffrensis

Boto tucuxi
Sotalia fluviatilis

Caractersticas Gerais
O boto um mamfero da ordem dos cetceos parente da baleia, que se alimenta de peixes que caa nos rios e lagos. Na Amaznia encontramos duas espcies que se destacam: O boto vermelho (Inia geoffrensis), que chamado assim devido colorao de seu corpo. O maior boto amaznico chega a medir quase trs metros de comprimento, sendo que os machos so sempre menores. Quando sobe superfcie para respirar, apenas aparecem parte de sua cabea e dorso; O tucuxi (Sotalia fluviatilis), que menor que o boto vermelho, porm mais agitado, podendo dar saltos mostrando todo o seu corpo acinzentado. Vive em pequenos grupos, tanto na gua doce, quanto na salgada, sendo considerado o protetor contra os naufrgios. Os botos esto ameaados em conseqncia do desmatamento, da minerao e da construo de barragens. So tambm muito perseguidos e mortos pelo homem, para que no comam os peixes e nem danifiquem suas redes; por serem considerados sedutores de mulheres; e, tambm, para que se retire o seu rgo genital, vendido como amuleto em feiras, com o intuito de atrair o sexo oposto.

A forma que a Matintaperera pode aparecer varia de acordo com a regio. Ela pode transformar-se em um pssaro, que sai noite, emitindo um som agudo, assustando as pessoas, ou como uma velha senhora que anda sempre acompanhada de um pssaro considerado azarento, conhecido como rasga-mortalha. Quando os assobios do pssaro comeam a incomodar os moradores da redondeza, algum deve falar bem alto a seguinte frase: "Matintaperera, pare de incomodar e pode passar aqui amanh para pegar tabaco!" Imediatamente, os assobios param. Norberto Ferreira No outro dia, uma senhora idosa costuma aparecer na casa, em busca do que lhe foi prometido na noite anterior - o tabaco. Se a pessoa no cumprir o prometido, ser atormentada pela Matinta. Quando a velha, que se transforma em Matinta, est prestes a morrer, ela pergunta em voz alta: - Quem quer? Quem quer? E se uma pessoa interesseira, ao escutar a pergunta, disser: - eu quero- pensando que se trata da doao de algum bem, como dinheiro, jias etc, ficar com o encanto e se transformar em uma Matintaperera, assumindo o lugar da que morreu. Nas lendas, a Matinta aparece sempre como mulher, porm j foram relatados casos em que se atribui a lenda a um homem.

Suindara ou Coruja-da-torre
(Tyto alba)

Caractersticas Gerais
Aves noturnas Diversas aves que apresentam hbitos noturnos, como as corujas e bacuraus so discriminadas como portadores de azar, sendo desprezadas e at mortas. So alvos de perseguio, porm so muito teis, porque se alimentam de animais que se reproduzem com muita intensidade e podem prejudicar a nossa sade, como alguns insetos, ratos e morcegos. Uma das corujas que mais sofre discriminao na regio a suindara ou coruja-da-torre (Tyto alba), que possui esse nome porque constri seu ninho, preferencialmente, em torres de igrejas ou forros de casas. A suindara caracteriza-se por apresentar a plumagem amareloescura e em sua face esbranquiada possuir uma coroa de plumas em forma de corao. Vive solitria em reas abertas e prximas das cidades, emitindo um grito bem forte quando est voando. Tem preferncia pelas caadas noturnas, porm pode ser avistada ao entardecer. Alimenta-se de ratos, morcegos, lagartos e pequenos pssaros. Quando voa, emite um grito que assusta os mais medrosos.

Existem diversas variaes de lendas sobre a Cobra-grande, sendo que numa das mais comuns a cobra-grande apresenta-se como um enorme rptil, que capaz de matar quem cruzar o seu caminho, bem como de causar naufrgios de barcos, levando-os para o fundo dos rios e devorando os seus passageiros. Muitos acreditam que a cidade de Belm foi fundada sobre uma enorme cobra, sendo que a sua cabea est sob o altar da Catedral da S e a cauda sob o altar da Baslica de Nazar. A crena fala em mais outras direes para a cauda: uma indica a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, e a outra, a Igreja de Santo Antnio. Outros, ainda, dizem que a cabea da cobra encontra-se sobre o altar da Catedral da S e a cauda est no mesmo sentido que ocorre a procisso do Crio de Nazar. Porm, se a cobra se mexer a cidade ir estremecer. Se esse monstro resolver sair do lugar, Belm ir afundar e todos os seus habitantes iro, tambm, para o fundo do rio.

Norberto Ferreira

Sucuri
Eunectes murinus

Caractersticas Gerais
Conhecida, tambm, pelos nomes de sucuriju, sucurijuba e anconda, considerada um dos maiores ofdios do mundo. O indivduo adulto pode medir de 3 a 8,5 metros, porm j foram encontrados exemplares maiores. Seu corpo apresenta colorao pouco varivel, tem na cabea uma faixa larga longitudinal, de cor alaranjada ou amarelada. O dorso, geralmente, pardo ou acinzentado, com duas sries de manchas negras, arredondadas ou ovaladas. Vive em igaraps, rios, vrzeas e igaps, onde se alimenta, geralmente, de aves, mamferos e outros animais que se aproximam de seu habitat. No uma cobra peonhenta, porm muito temida pelo seu tamanho e pela grande fora muscular, pois se enrola no corpo da presa apertando-a at matar por asfixia.

Em uma aldeia, havia uma ndia que encantava a todos os ndios com sua beleza. Porm, quem a conquistou foi um ndio flautista que ela adorava ouvir tocar, e que tocou seu corao. Ao se aproximar a data do casamento, o ndio saiu sozinho para pescar. A ndia, esperando ansiosa a volta de seu amado, ficou preocupada com sua demora. Ento, resolveu comunicar aos guerreiros, que saram procura de seu noivo. Para tristeza de todos, encontraram-no morto sob uma rvore e, ao examinarem, notaram que tinha sido picado por uma cobra. Ao saber da tragdia, a ndia comeou a chorar sem parar. A alma do ndio no conseguia ter paz vendo sua amada a chorar, ento pediu ajuda a Tup para diminuir aquele sofrimento. Tup, penalizado, transformou o ndio no uirapuru, um pssaro de pouca beleza, porm de canto maravilhoso que, ao soar pela mata, confortou a ndia fazendo-a parar de chorar. Hoje, sabe-se que quando o uirapuru canta, os outros pssaros silenciam para ouvi-lo e todos os coraes apaixonados se encantam.
Norberto Ferreira

Uirapuru-verdadeiro
Cyphorhinus arada

Caractersticas Gerais
Muitos passarinhos da famlia Pipridae so conhecidos como uirapurus, porm o uirapuru-verdadeiro pertence famlia dos Troglodytidae. encontrado em quase toda a Amaznia, vivendo aos pares ou em pequenos bandos embrenhados pelo solo das matas de terra-firme e vrzea, caando insetos. A colorao da sua plumagem amarronzada, no possuindo o colorido dos outros pssaros. Porm, o seu canto se destaca pela beleza, soando como uma flauta, o que lhe confere o apelido de "Msico da Mata".

Norberto Ferreira

Em muitos interiores do Par, tarde da noite, as pessoas ouvem um barulho vindo do mato e, de repente, aparece uma imensa porca correndo desesperada, seguindo sempre um caminho at sumir. Todos ficam assustados, depois se acalmam e, nesse momento, vem que do local onde tinha sumido a imensa porca, surge uma velha misteriosa que vem caminhando na mesma trilha do animal, porm em sentido contrrio, o que faz as pessoas acreditarem que aquela velha a mulher que vira porco. O porco ao qual a lenda se refere, em algumas regies, corresponde ao porco domstico, em outras ao porco-do-mato.

Porco-do-mato
Famlia Tayassuidae

Caractersticas Gerais
O maior dos porcos-do-mato encontrado no Brasil o queixada (Tayassu pecari), que pode medir, aproximadamente 1,10 m de comprimento e 45 cm de altura. Seus hbitos so tanto diurnos quanto noturnos. O seu alimento consiste de frutos, razes e pequenos animais. Vive, de preferncia na mata em grupos de muitas dezenas de indivduos, at mais de cem. Nada muito bem, atravessando rios e igaraps. Quando se sente ameaado, costuma atacar em bando com valentia, batendo os dentes repetidamente, produzindo um rudo caracterstico. Possui uma glndula na regio dorsal que secreta um lquido que serve para marcar seu territrio e para se reconhecerem uns aos outros.

A Juruva, voando pela mata, encontrou-se com a me-dofogo, chorando muito. Querendo saber qual o motivo de todo aquele drama, dirigiu-se at a rvore em que estava a me-dofogo, que ento explicou que ela havia se descuidado e deixado que as chamas que acendiam o sol se apagassem. Para ajudar a reacender o sol, a Juruva foi at um paj que possua uma chama que jamais se apagava. Porm, o paj j estava muito velho e no podia ir ao encontro da me-do-fogo e, assim, levar um pouco da brasa da chama que nunca se apaga. Foi a que a Juruva apanhou a brasa e transportoua entre as duas penas caudais at onde estava a me-do-fogo, que ficou bastante agradecida. No transporte da brasa, a Juruva queimou parte das suas penas e por isso que, at hoje, existe uma falha nas penas da cauda desse pssaro.

Norberto Ferreira

Juruva
Famlia Momotidae

Caractersticas Gerais
Vrios pssaros pertencentes famlia Momotidae so conhecidos pelo nome de Juruva. Habitam nas florestas, podendo ser encontrados em matas virgens ou secundrias, alimentando-se de insetos e larvas, aranhas, moluscos e frutos silvestres. Chamam ateno pelo colorido esverdeado do seu corpo e pela forma das penas da cauda (retrizes), que so longas, com falhas, terminadas em raquetes. No formam bandos, possuindo hbitos solitrios ou encontrados em casais. Constroem seus ninhos em buracos nos barracos, onde depositam de trs a cinco ovos. Costumam ficar muito tempo parados em um galho ou movendo somente a cauda de um lado para o outro, como um pndulo.

Norberto Ferreira

Norberto Ferreira

Em uma aldeia, os ndios estavam realizando uma festa para um casal de jovens. Em um determinado momento, o paj ordenou que os dois fossem tomar banho no rio. Chegando l, o paj pediu que a moa mergulhasse e assim ela fez. O paj pegou um talo de canarana, um capim muito comum nos rios da Amaznia e colocou na superfcie da gua. Naquele momento a moa foi subindo tona, s que estava transformada em um peixe-boi. O rapaz, seguindo sua amada, mergulhou e, ao subir, tambm foi transformado nesse mamfero aqutico. A partir desse acontecimento, o casal foi se reproduzindo e dando origem a todos os peixes-boi que existem na Amaznia. Desde aquele dia, a canarana passou a ser o alimento preferido do peixe-boi.

Peixe-boi
Trichecus inunguis

Caractersticas Gerais
Quando adulto, pode atingir at trs metros de comprimento e pesar meia tonelada. Vive nos rios e lagos de gua doce. Sua alimentao consiste em capins, aguaps e mururs. o nico mamfero herbvoro, totalmente aqutico e que pertence bacia amaznica. A fmea tem um filhote a cada trs anos e sua gestao dura em torno de 12 meses. Essa espcie encontra-se ameaada de extino devido captura indiscriminada h algumas dcadas, quando seu couro, bastante resistente, era muito utilizado na fabricao de correias. A procura tambm pela sua carne contribuiu bastante para o seu desaparecimento dos rios.

Norberto Ferreira

Certa noite, um camaleo estava preparando um remdio e convidou uma mucura para experiment-lo. O camaleo acendeu uma fogueira, pegou umas pimentas e subiu em uma rvore. Ele pediu mucura para prestar ateno e repetir o que ele fizesse. O camaleo pegou as pimentas, passou nos olhos e saltou da rvore em cima da fogueira e correu para a gua. A mucura foi seguir os passos do camaleo, s que ao pular na fogueira comeou a se queimar. Quando o camaleo viu que a mucura estava em perigo, para salv-la, puxou-a pela cauda e a jogou na gua. Os plos da mucura ficaram na pata do camaleo. Esse o motivo da mucura no possuir plos na cauda.

Mucura
Didelphis marsupialis

Caractersticas Gerais
Mamfero que pode ser encontrado em vrios ambientes, como matas, capoeiras, quintais etc. Possui hbitos noturnos, dormindo durante o dia em ocos de rvores ou embaixo de folhas secas, e noite saindo procura de sua alimentao, que consiste, basicamente, de insetos, ovos, pequenos pssaros e frutos. semelhante a um rato de tamanho avantajado, podendo medir at 50 centmetros de comprimento. Assim como o canguru, a mucura um mamfero da Ordem Marsupialia, pela presena de bolsa ou marspio nas fmeas, localizada no seu abdome onde guarda e amamenta seus filhotes que nascem em estado prematuro.

Concluso
O Curupira, um homem baixinho, de cabelos vermelhos e ps virados para trs, protege a fauna e a flora contra a ameaa dos caadores e de todos aqueles que maltratam a natureza. Para castigar os agressores, o Curupira faz com que eles se percam na floresta. Para se livrar do encanto, o caador deve dar um n num pedao de cip, esconder suas pontas, jog-lo para trs, desafiando o Curupira a desfazer o n. Assim, desviando a ateno do Curupira, o caador pode achar o caminho de volta. Devemos carregar um Curupira dentro de ns e, assim, ajudar a proteger o mundo em que vivemos, nossas florestas, a fauna, a flora, assegurando os nossos direitos e os dos outros. No podemos deixar que "caadores" nos enganem com "ns", que, muitas vezes, so colocados nossa frente, retirando riquezas de nossa terra e instalando a misria para o povo. Este trabalho uma homenagem a todos os "Curupiras", de todas as cores, que lutam pela melhoria da qualidade de vida e pela preservao do patrimnio ambiental e cultural na Amaznia.

Norberto Ferreira

Elaborao da Proposta da Cartilha e da Exposio

Instrutores Mirins-2002

Alison Pureza Castilho Andrielly de Jesus M. E Macdo Ana Manoela Rodrigues Fernanda Figueiredo Mendes Janice Nascimento Farias Marcel Almeida Pereira Maurcio Calderaro Pinheiro Patricia Abud Souza Stanley Jordo Bastos Roseane Silva Flexa Rosela Silva Flexa Susan Natlya da P Santiago . Thas Pinheiro Coroa Tiago da Siva Santos Vitor Luiz de Souza Lima Wangleys Carlos da Silva Jordo

Bibliografia
(Para saber mais)

BEZERRA, Arar Marrocos. Lendas e Mitos da Amaznia. Rio de Janeiro: EMBRATEL, 1985. 102p. BITTENCOURT, Gasto de. A Amaznia no fabulrio e na arte. Lisboa, 1946. 176p. CASCUDO, Luis da Cmara. Literatura oral no Brasil. 2.ed. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro, 1978. CUNHA, Antonio Geraldo da. Dicionrio Histrico das palavras Portuguesas de origem Tupi. So Paulo: Melhoramentos; USP 1989.3 edio. , _____________. Dicionrio do folclore brasileiro. 9.ed. So Paulo: Global Editora, 2000. _____________ . Lendas brasileiras: 21 histrias criadas pela imaginao do nosso povo. Rio de janeiro: Edies de Ouro, 1990.

Para maiores informaes sobre o Clube do Pesquisador Mirim, procure o Servio de Educao e Extenso Cultural do Museu Goeldi, ou ligue para: 249 - 0760 ou 219 - 3324 www.museu-goeldi.br

Realizao:

MCT MUSEU PARAENSE EMLIO GOELDI

Patrocnio:

BR
PETROBRAS

You might also like