You are on page 1of 27

O dirio da descoberta - Em busca da Arca de No - Captulo - 1

No dia 27 de setembro de 1960, Ron Wyatt leu um artigo na "Revista Vida" sobre uma fotografia area de uma estranha formao de barco moldada numa montanha a 20 milhas ao sul do Mt. Ararat; Era uma estrutura em forma de barco de aproximadamente 150 metros de comprimento. Logo uma expedio com cientistas americanos partiu para o local

A 2200 metros de altitude, no meio de escombros e deslizamentos de terra, os exploradores acharam uma rea clara, gramnea, com bordos ngremes e moldada como um navio. Suas dimenses so aproximadas s determinadas no Gnese, 150x25x15 metros. Fizeram uma pesquisa rpida de dois dias que no revelou nenhum sinal do objeto ter sido feito pelo homem. Os cientistas do grupo no disseram nada respeito da possibilidade natural criar tal forma to simtrica. Uma escavao completa deveria ter sido feita no ano seguinte para resolver o mistrio, nunca se concretizou.

Para Ron, se a Arca de No fosse real, ento toda Bblia seguramente era fidedigna. Ron determinou-se a visitar o local, mas, isso tornou-se um sonho para ele. Estudando medicina na Universidade de Michigan, trabalhando como tcnico de laboratrio em Kalamazoo, com uma filha adolescente, um filho de trs anos de idade aguardando o nascimento de outro filho. Em 1964, assuntos familiares o foraram a deixar as esperanas de se formar mdico, ele mudou-se para o Kentucky, onde conseguiu se formar como anestesista em 1970. No parecia que ele teria alguma oportunidade para visitar o estranho local do barco moldado, assim teve que limitar sua pesquisa arqueolgica a bibliotecas e livrarias. Mas ele nunca perdeu interesse no fato, estudou tudo relativo histria antiga e arqueologia. Havia muito pouca informao disponvel sobre a Arca de No, o que convenceu Ron mais do que nunca que uma pesquisa mais sria deveria ser empreendida sobre assunto. Tudo o que ele tinha lido estava baseado em folclore e reivindicaes insubstanciadas, informaes sobre vrias localidades diferentes. De 1973 a 1975, ele e as crianas mudaram-se para o Hava, onde ele pde estudar vulces diretamente. Isto o convenceu que se a arca tivesse aterrissado no cume vulcnico chamado Mt. Ararat, teria sido destruda h muito tempo. Apesar do fato de explicaes elaboradas sobre como a arca poderia ter sobrevivido no cume vulcnico. A erupo do Monte St. Helens mostrou a ele que nada poderia sobreviver numa montanha vulcnica como Ararat. Se a arca tivesse estado l, ele concluiu teria sido destruda h muito tempo. Em 1975, ele decidiu que havia uma forma de pesquisa que ele poderia fazer; ele construiu um pequeno modelo da Arca com as mesmas relaes declarada na Bblia, tambm construiu na gua vrias configuraes de montanhas.

Ele observou a reao do modelo de barco ao flutuar prximo das vrias maquetes de montanhas que fez. Ele aprendeu que o barco ao aproximar-se de um cume, simplesmente flutuava ao redor, no se aproximava ou aterrissava, o deslocamento lateral do fluido impedia qualquer forma de atracao. Ele continuou esta experincia de vrias formas, com o mesmo resultado, at que construiu uma formao montanhosa levemente inclinada, quando o barco acelerou ao redor desta formao, e as guas descendo lentamente, o navio flutuou com suavidade at tocar o fundo e parar. Com essa informao, Ron sabia que a arca teria que ter aterrissado num lugar semelhante, e no no cume ngreme do Mt. Ararat. Um dos assuntos de estudo favoritos de Ron eram os antigos egpcios relacionados Bblia. No Hava, ele leu tudo o que conseguiu por as mos respeito. Como ponderou, havia uma coisa que parecia ser bvio a ele: Moiss tinha sido o autor do Gnesis, ento escreveu a histria do Dilvio, e como tal, Ron acreditou que o cbito que Moiss usou para descrever as medidas da arca teriam sido o Cbito Real egpcio, o padro universal de medida no mundo antigo naquele momento. Assim, 300 Cbitos (egpcios) se iguala a 515 ps, e no aos 450 ps aceitos at ento baseados no cbito hebreu, inexistente poca.

Havia 15 anos desde que ele tinha lido aquele artigo na "Revista Vida", mas o interesse dele s cresceu. At esta poca Ron no teve mais nenhuma informao do objeto, ento, ele leu o livro "O Arquivo ", por Rene Noorbergen que em 1960 participou da primeira expedio formao do barco moldado. Assim ele soube os nomes dos homens que visitaram o local. Ele contatou os homens da expedio, e perguntou tudo respeito sobre a viagem arqueolgica, lhes perguntou como chegar ao local, afinal 20 milhas ao sul do Mt. Ararat uma localizao muito vaga numa regio com tantas montanhas. Mas, ningum soube contar exatamente como chegar l, eles tinham montado a cavalo por horas, sendo conduzidos pelo exrcito turco. Quando ele falou em visitar o local, lhe disseram que ele estava louco, nada havia l; todos, exceto o Dr. Arthur Brandenburger que acreditava realmente tratar-se de um navio. Em 1977, os filhos j crescidos, com dinheiro suficiente e duas semanas de frias, pela primeira vez Ron sentiu que poderia viajar para a Turquia. Assim, ele contou aos filhos o que estava a ponto de fazer, e para o desnimo dele, Danny de dezessete anos, e Ronny de dezesseis, teimaram em ir junto. Em 9 de agosto de 1977, eles chegaram a Istambul. As coisas estavam muito difceis, eles pegaram um nibus para Ancara, e um trem para Erzurum. Isto consumiu trs valiosos dias. Em Erzurum, eles pegaram um txi a Dogubeyazit, uma pequena cidade perto do local. A Turquia Oriental no nenhuma rea turstica, distante e perigosa, havia dezessete anos desde a ultima expedio ao local, talvez o povo tivesse esquecido do assunto, e se no encontrassem ningum na cidade que soubesse ingls, como eles achariam o barco moldado? Muitas pessoas podem achar o mtodo de Ron de adquirir informao estranho, ele fez a nica coisa possvel, orou silenciosamente por ajuda.

Quando eles se aproximaram da cidade, o txi quebrou, eles ento empilharam um grande nmero de pedras ao lado da estrada, ante o confuso olhar do motorista. Voltando ao txi, continuaram a jornada estrada abaixo. Logo, nova quebra, com menos entusiasmo eles empilharam novamente pedras na margem de estrada. Depois de muitas milhas e 3 pilhas construdas, finalmente chegaram ao hotel em Dogubeyazit. Na manh seguinte, refeitos da jornada anterior, eles adquiriram outro txi e rumaram para a primeira pilha de pedras que fizeram na margem da estrada, seguiram a partir dela perpendicularmente estrada, chegando numa pequena aldeia. Vrios homens armados se aproximaram, usando "idioma" de sinal, Ron convenceu os homens que eles eram s turistas, ento os aldeos designaram guias para eles. Caminharam por milhas e milhas de terreno spero, at que Ron percebeu uma "pedra" idntica s pedras de ncora achadas no Mar mediterrneo que ele tinha visto em livros arqueolgicos, s que essa "pedra" era muitas vezes maior.

Quando ele examinou a pedra mais de perto, viu que haviam 8 cruzes esculpidas nela. Quando os aldeos viram o interesse de Ron pela pedra, eles lhe mostraram outras pedras de ncora, todas com 8 cruzes esculpidas nelas. Eles estavam terrivelmente excitados pelo que tinham visto, mas do barco moldado, nenhum sinal. Continuaram caminhando, mostraram para Ron um cemitrio antigo com monumentos "estranhos" que pareciam representaes simples de barco. Estas coisas tinham relao com Arca de No? Ron acreditou que sim. Assim, ele fotografou e filmou tudo e decidiu voltar ao hotel. Na manh seguinte, rumaram at a segunda pilha na beira da estrada, caminhando como anteriormente, eles acharam runas de uma velha casa de pedra, fora dessa casa haviam grandes muros de pedra que pareciam prolongar-se por vrias milhas. A caracterstica mais interessante deste local era a existncia de duas grandes pedras, uma em p e outra cada. Na pedra em p havia um desenho esculpido: Uma forma de arco, debaixo do qual uma ondulao sugeria um oceano, e sobre ela um barco; caminhando longe do barco oito pessoas; o primeiro era um homem alto, seguido por uma mulher; os prximos eram trs homens do mesmo tamanho da mulher; as trs ltimas eram mulheres menores que a mulher anterior.

Parecia bastante bvio a Ron que esta era a representao dos 8 sobreviventes do dilvio, andando longe do navio com um arco-ris sobre eles. Quando ele estudou estes dois monumentos mais de perto, ele notou na pedra cada, a primeira mulher (representando a esposa de No) e o primeiro homem (o No), ambos com os olhos fechados e a cabea inclinada; considerou que as pedras na frente da casa eram as lpides de No e a sua esposa. O que Ron e os meninos acharam nestes primeiros dois dias extremamente importante, no prova nada sobre o barco moldado, mas uma indicao clara que uma famlia de oito pessoas viveu nesta rea em algum momento da Antigidade. O desgnio de oito cruzes nas pedras das ncoras mostra que algum durante a era Crist tinha identificado estas pedras com a arca e seus oito passageiros

Em busca da Arca de No - Captulo - 2


A casa antiga era de No? Eles s tiveram uma manh para examinar tudo pertencente casa, as paredes espessas, o padro vasto dos muros de pedra eram evidncias bem constrangedoras. A Bblia d referncia a No ser um "lavrador"

"E comeou No a ser lavrador da terra, e plantou uma vinha. E bebeu do vinho, e embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda. E viu Co, o pai de Cana, a nudez do seu pai, e f-lo saber a ambos seus irmos no lado de fora. Ento tomaram Sem e Jaf uma capa, e puseram-na sobre ambos os seus ombros, e indo virados para trs, cobriram a nudez do seu pai, e os seus rostos estavam virados, de maneira que no viram a nudez do seu pai" Gnesis 9:20-23.

Esta passagem conta que No estava na tenda, no numa casa como a que Ron tinha achado. Mas Ron descobriu que os habitantes desta regio, como em outras sociedades pastorais, ainda vivem em tendas no vero e em casas de espessas paredes no inverno. Isto parece perfeitamente consistente com a meno de um vinhedo que teria suas frutas colhidas na estao mais amena. Depois da inundao, faz sentido que No criou animais at o nmero deles serem suficientes para eliminar a probabilidade de extino. O padro de grandes muros de pedra fora da casa, a estender-se a uma grande distncia parece consistente com este tipo de atividade. Durante os anos, os sedimentos elevaram o nvel do solo, enterrando parcialmente essas estruturas antigas. Na Escritura acima, a passagem conta tambm que No embebedou-se e ficou nu, ns inclumos isto por causa de um pequeno detalhe: nos pictogrficos das "pedras" defronte a casa, os homens usam um tipo de tnica. Isto completamente consistente com a nudez de No, se ele usasse calas compridas como os homens usam hoje, ele teria permanecido coberto, no importando como ele agisse em sua embriaguez. Com uma tnica (como um vestido), este no seria o caso. A casa localiza-se numa plancie inacreditavelmente bonita, formada de leste a oeste, para o norte e o sul s h montanhas. Tudo pedra nesta regio, especialmente nesta rea isolada, com a exceo da aldeia onde as pedras de ncora foram localizadas.

"E edificou No um altar ao SENHOR; e tomou de todo o animal limpo, e de toda ave limpa, e ofereceu holocausto sobre o altar" Gnesis 8:20.

Quando Ron olhou atrs da casa para o norte, ele viu um cume de montanha muito bonito, este cume tinha duas pequenas colinas que se encontravam formando um vale entre elas, no meio deste vale Ron viu um anfiteatro natural. Nesse local existe um altar (holocausto); se esta realmente a casa de No, certamente um grande nmero de pessoas reuniriam-se aqui para fazer sacrifcios.

O altar mede 12 ' x 12 ' x 12 ', era bvio que quem utilizou este altar era muito mais alto que ns somos atualmente. O complexo adjacente ao altar tambm indica que quem organizou as pedras neste padro era muito forte, porque muitas das pedras grandes no podem ser movidas por humanos sem ajuda mecnica. Em um certo ponto, um rochedo muito grande equilibrado em vrias pedras verticais e forma uma rea coberta que um homem alto pode caminhar sob ela sem inclinar-se. Tambm neste complexo h duas pedras grandes que exibem caractersticas de terem sido usadas no sacrifcio e sangria de animais (Gnesis. 9:4). O tamanho de uma delas compatvel com o tamanho de animais menores, como ovelhas e cabras; A outra, muito maior, consistente com o tamanho de animais maiores, como bois; Ambas contm bacias e uma srie de drenos que conduz ao solo. Esta caracterstica de tamanho proporcional com os animais; Talvez os animais fossem conduzidos ao lado destas pedras para serem sangrados antes de serem oferecidos no grande altar. De acordo com a Bblia, foram oferecidas partes especficas dos animais como sacrifcio, ento foram cozidas outras partes e foram comidas "ante ao Senhor". (Veja Levticos, captulos 1-9.) Tudo foi filmado e fotografado. H realmente muito mais do que ns listamos aqui, mas estes so os artigos mais importantes. Ao trmino de dois dias, eles viram que fazer a viagem valeu a pena. O prximo dia seria o ltimos deles na regio. Na manh seguinte, os rapazes estavam muito cansados e ficaram no quarto, eles tinham andado por muitas milhas nos dois dias anteriores e Ron achou que eles precisaram de um decanso. Assim ele adquiriu um txi e retornou primeira pilha de pedras. Eles tinham trabalhado da terceira pilha para o primeira. Ron desceu do txi onde pudesse entrar na direo perpendicular pilha de pedras. Caminhou ao sul, logo, ele viu o objeto moldado na montanha, convenceu-se mais do que nunca que aquele objeto era os restos de um navio. Ele achou que s havia um modo para explorar sua verdadeira natureza, uma escavao para remover a terra que o cobria.

Aquela noite no quarto do hotel ele confirmou que partiriam de manh cedo, mas isso provou ser um grande engano. Eles estavam gastando muito dinheiro, pagando txis e guias, alguns aldeos bandidos estavam vigiando Ron e os meninos, esperando uma oportunidade, eles queriam tudo, e quando perceberam que eles estavam partindo do hotel, atacaram. uma longa histria, resumindo, Ron e os meninos ouvindo os passos dos assaltantes, empurraram a moblia na frente da porta, pela janela escalaram um telhado baixo que conduzia cozinha, assim escaparam.

Na comoo, eles perderam quase todos os filmes, Ron conseguiu salvar apenas alguns. Uma vez estando seguros, em viagem, Ron percebeu como aquela regio era perigosa. Os meninos nunca mais iriam l novamente. Ron tinha ido para a Turquia por uma razo, a sua curiosidade pessoal. O que ele viu, levou-o a resoluo de investigar o local completamente, mas como um indivduo privado, ele no tinha nenhuma idia como empreender isso. Ele sabia que o local precisava ser escavado, mas como algum como ele poderia adquirir uma permisso para faze-lo? Como poderia atrair o interesse de estudiosos importantes e arquelogos sobre o local? A maioria das pessoas no acreditavam na existncia da arca em Ararat. Algum falou a Ron sobre outro homem interessado no barco moldado, ele havia escrito um artigo sobre o local em setembro de 1976, este homem era o Dr. Bill Shea do Instituto de Pesquisa Bblicas, um arquelogo. Em novembro de 1978, Ron estabeleceu contato com o arquelogo, compartilhando seus conhecimentos, o Dr. Shea tambm acreditava que o local deveria ser investigado completamente. Assim o Dr. Shea comeou a solicitar permisso do governo turco para escavar, a resposta era sempre negativa. Ron estava preocupado, no havia mais nada que ele poderia fazer, logo, decidiu no voltar Turquia. Ao invs, ele e os meninos foram para o Egito para pesquisar o Mar Vermelho, esperando que um dia o Dr. Shea pudesse adquirir a permisso que eles ansiavam. Entretanto, em Dezembro de 1978 Ron ouviu notcias sobre um terremoto na Turquia oriental. Ele no pde escavar, mas o "Deus da natureza" talvez tivesse feito o que ele no pde fazer. Pacientemente esperou pela sua prxima frias de duas semanas. Em 11 de agosto de 1979, com um guia armnio da Califrnia que falava turco, ele voltou Turquia, nessa viagem no levou os meninos, no queria arriscar seus filhos novamente. No local, o terremoto tinha derrubado a terra ao redor do barco moldado, Ron viu na encosta da montanha o que se parecia com um naufrgio gigante. Poderia ser visto uniformemente espaado ao redor do objeto o que parecia ser costelas de madeiras. O terremoto tambm tinha rachado o a popa do objeto, e Ron pde obter amostras de seu fundo, pegou tambem amostras de material fora do objeto para comparaes; ele tambm mediu o objeto: 300 cbitos reais do Egito. Ele visitou novamente a ncora de pedra, o cemitrio de monumentos estranhos, que ele acreditava ser representativo da Arca e seus oito passageiros. Foi uma viagem pequena, mas Ron tinha realizado o que ele esperava. O prximo passo era analisar as amostras recolhidas. Este tipo de prova era ainda muito caro, assim ele s teve das amostras uma anlise mineral bsica. Mas isso j era muito para um comeo; a anlise mostrou 4.95% de carbono, uma quantia que era consistente com a presena de madeira petrificada, tambm mostrou um contedo de ferro surpreendentemente alto. Sem permisso para escavar, Ron estava disposto a uma longa espera para obt-la. Ron seguramente estava convencido ter encontrado a Arca de No, afinal de contas, ele tinha estado l duas vezes, tinha visto as evidncias maravilhosas daquela regio, decidiu tornar pblica toda a informao disponvel. Ron escreveu o livro, "Encontrada a Arca de No", contou a histria das duas viagens Turquia, o que ele viu, filmou e fotografou, ele informou tambm sobre as anlises de laboratrio, e contou acreditar que as lpides marcavam o local do sepulcro de No e da sua esposa, explicou que o Cubit Real egpcio era compatvel com as dimenses do barco moldado; porm nem todo mundo aceitou as evidncias como autnticas. Ele esperou pelo interesse e apoio de outros pesquisadores, mas o livro no foi o bastante; de fato, este pequeno livro um dia seria o responsvel pelo roubo e destruio das evidncias mais incrveis; foi uma dura lio para Ron. Ele no teve mais nenhuma idia que poderia fazer avanar sua pesquisa.

Em 1983, Ron leu um artigo sobre o Coronel James Irwin (Jim), astronauta da Apollo 15, e como ele estava ativamente envolvido na procura da arca no Mt. Ararat. Ron o chamou e compartilhou com ele toda a informao que ele tinha sobre o barco moldado. O Coronel Irwin era extremamente corts, disse que estava interessado em ver o local, e ofereceu a Ron toda a ajuda possvel. Jim estava levando uma expedio para escalar Mt. Ararat em agosto de 1984, assim ele e Ron decidiram viajar juntos de forma que Ron poderia lhe mostrar o local. Considerando que toda investigao teria que ser no destrutiva, Ron decidiu adquirir dois detectores de metal para conferir a possibilidade de leituras de metal uniformemente espaadas. Eles chegaram a Istambul na Turquia, em 19 de agosto de 1984.

Em busca da Arca de No - Captulo - 3

Kasim Gulek o nico homem vivo que serviu no governo de Ataturk, sendo um homem muito influente na Turquia; em agosto de 1984, na sua casa em Ancara, Jim e Ron reuniram-se com ele. Presentes nessa reunio, estavam Orhan Baser e Mina Unler, ligados ao governo turco, eles seriam muito importantes no apoio governamental necessrio. Todos ficaram muito impressionados com o trabalho de Ron; at ento Ron era essencialmente um desconhecido, essa reunio provou ser muito valiosa, com ajuda de Jim, os esforos de Ron estavam a ponto de criar repercusso. Eles passaram a noite com os Guleks, Orhan Baser conseguiu uma permisso governamental para explorao; assim, no dia seguinte foram para Dogubeyazit; Ron levou Jim e um grupo de pessoas ao barco moldado. Fazendo uso dos detectores de metal, nos lados e sobre o barco, obteve resultados que formavam um padro organizado de leituras lineares de metal dentro do objeto; as leituras estavam completamente fora de ser um padro natural. Em entrevista de vdeo, Jim declarou: " Sim, ns adquirimos realmente leituras positivas.... Com esse espaamento dos sinais, parece que um objeto artificial". Jim fora para procurar a Arca no Mt. Ararat, e agora ele convenceu-se realmente que o achado de Ron era real, concordaram que a explorao do Mt. Ararat era uma parte absolutamente necessria para compor um quadro inteiro, haveria muitos que no aceitariam a descoberta at que todas as possibilidades de encontr-la no Mt. Ararat estivessem esgotadas. No havia nenhuma competio entre Ron e Jim, embora muitos querem acreditar que havia. Jim era um cavalheiro e um homem de palavra, ele ajudou Ron imensamente, uma pessoa realmente de confiana. Depois que Ron e Jim visitaram o local com o detector de metal, o assunto espalhou-se, quando eles voltaram a Dogubeyazit, outros grupos de "caadores da Arca" estavam no saguo do hotel esperando por eles. Um grupo expressou o desejo de visitar o local; este grupo era encabeado por Marv Steffins e Bulant Atalay, includo o piloto de helicptero deles, Whatcha McCullum; eles convidaram

Ron para almoar com eles, estremeceram quando viram os resultados que o detector de metal esquadrinhara. Parecia que Ron tinha achado alguns aliados, mas isso no se mostrou correto. Marv, pediu para ir ao local, Ron achou isso muito estranho, visto ele ter declarado que tinha investigado o local em duas ocasies; ofereceu-lhe ento o detector, talvez uma coisa ingnua a fazer, mas todavia, ele fez. Neste momento, o famoso "caador da Arca" levantou a sua voz, "VOC NO PODE USAR DETECTORES METAL SEM PERMISSO", objetivando obviamente que os detectores de metais fossem confiscados pelas autoridades locais. Eles sabiam que, mesmo com permisso oficial de Ancara, devido a dificuldades de comunicao, as autoridades locais poderiam confiscar o equipamento. Era uma coisa desagradvel de acontecer, mas aconteceu. Devido a isso, Ron perdeu a calma, pegou Marv pelo colarinho e disse,"MANTENHA A SUA BOCA FECHADA", ele respondeu-lhe, "VOC EST LOUCO", Ron ento disse, "eu no estou louco o bastante para deixar acontecer isso que voc est tentando fazer". No houve mais nenhuma dificuldade nesta viagem; mas, a partir daquele momento, o "caador da arca" faria qualquer coisa para desacredit-lo. Ron retirou numerosas amostras de material do local, Orhan Baser tinha afianado permisso para ele proceder assim, ele no ia aventurar-se a qualquer coisa sem adquirir permisso formal; Marv Steffins fez o mesmo, retirou amostras; mas, sem permisso alguma. Depois daquela viagem, Ron e Orhan decidiram esquadrinhar toda a regio do barco para tentar encontrar outras evidncias da Arca. Mais adiante, Para cima, margeando o lado da montanha at o cume perto da fronteira Iraniana, Ron e Orhan viram um local que continha os restos de um antigo edifcio de pedra. Considerando que nada mais havia ao redor, pareceu-lhes que talvez fosse uma estao de viajantes ou algo do tipo. Prximo ao edifcio havia algo muito interessante, era uma seo de terra que media 120'x 40', com bordas que pareciam madeira petrificada e dentro de seu permetro viram uma volumosa pedra com um aspecto muito estranho. Esta "pedra" era muito pesada e tingida de verde em alguns lugares, ento Ron acreditou que fosse algum tipo de metal; teve uma idia do que poderia ser a suposta seo de madeira, talvez uma anlise de laboratrio do material ajudasse confirmar a sua idia. O barco moldado aparenta perfeitamente um naufrgio, considerando que est localizado num fluxo de lama que contm sobras de pedra vulcnica, Ron acreditou que, de fato, o fluxo de lama deteriorou-se posteriormente por um fluxo de lava, para Ron, era como se o navio tivesse sido transportado no lado da montanha pelo fluxo de lava, e deslizando lateralmente, parou na sua posio atual. Ron suspeitou que a pea de 120' X 40' era de fato uma poro do fundo do navio que tinha afundado na lama quando as guas da inundao baixaram. Quando a terra secou, esta seo ficou embutida firmemente no solo, e quando a arca foi varrida pela lava, esta poro rasgou. A pedra estranha que ele achou dentro do permetro da seo era bem semelhante a um lastro usado na parte mais baixa dos navios. Ele teorizou que este material de lastro foi colocado na armao da Arca, quando a poro do fundo foi arrancada uma quantidade grande de lastros cairam fora pela fratura, outros lastros permaneceram na poro intacta da arca. Ron e Orhan mantiveram esta informao s para eles. Eles tambm acharam os restos quebrados de um antiga Estela que estava sendo usado numa estrutura mais recente. Os pedaos eram muito grandes e estavam expostos, o que permitiu a Ron fotograf-los e recompor seu formato depois.

Esta Estela continham numerosas inscries em 3 formas diferentes de escritura. Um segmento era particularmente legvel, era uma cena que descreve o cume sem igual sobre o local, um cume monts no fundo, um navio com 8 faces, e 2 corvos (um voando sobre o navio e o outro sobre a montanha), o resto da inscrio caracterizado por vrios animais. A maior importncia da Estela, era que ela tinha a forma da Arca, era quase idntica fotografia area de 1950 do barco moldado. O achado mais importante do local sem dvida era a seo 120' x 40' que eles acreditaram ser uma poro do fundo do navio. Deixaram o estudo da inscrio para mais tarde, marcaram ento a localizao original da arca e deixaram a regio. Nesta viagem Ron trouxe numerosas cpias do pequeno livro que ele tinha publicado em 1980, "Achado a Arca de No", entregou exemplares para todos os interessados pelo local. Dentro de alguns meses, ele lamentaria ter feito isto. Finalmente, era tempo para partir. O seu vo seguiu de Istambul para a Grcia, onde ele apanharia um vo internacional para os EUA. Mas uma srie estranha de eventos estava a ponto de acontecer. Esperando no aeroporto de Atenas, adquiriu um jornal "The New York Times" e leu um artigo assustador. Ele tinha sido acusado de levar ilegalmente artefatos da Turquia. Na realidade a histria era que Marv Steffins tinha ido para Ancara com algumas amostras de madeira petrificada, convocou uma reunio com a imprensa e proclamou que a Arca de No tinha sido achada por ele, nenhuma meno aos esforos de Ron foi feita na mdia. Como ele no tinha obtido permisso para levar qualquer amostra, ela foi confiscada, ento ele contou s autoridades que Ron Wyatt tambm tinha levado amostra ilegal. Desde 1978, Ron e os meninos tinham estado trabalhando no Egito e Israel. Quando eles acharam partes de carruagens no Mar Vermelho, deduziram que o Mt. Sinai estava do outro lado do Golfo de Acaba na Arbia Saudita. Durante mais de 4 anos, Ron tinha tentado um visto Saudita, mas quando pareceu impossvel recebe-lo, ele e os meninos decidiram entrar ilegalmente. Antes de partir naquela viagem em dezembro de 1983, ele contou para duas pessoas o que planejara fazer. Um dessas pessoas era Jim Irwin, o outro era um "Caador da Arca" chamado Saudis. Quando chegaram a Jebel El Lawz, na Arbia, foram encarcerados durante 78 dias, acusados de serem espies israelenses, conseguiram voltar aos EUA em 18 de abril de 1984. Ron se deu conta que seu trabalho arqueolgico estava em perigo, era aparente que o perigo era causado por alguns "amigos". Foi Saudis, o caador da Arca, que contou aos rabes que Wyatts era espio israelense, foi outro caador da arca que contou s autoridades turcas que Ron tinha tirado artefatos ilegalmente do pas; contudo, em ambos os casos, o resultado final foi que os governos levaram muito a srio suas pesquisas. As penalidades por levar artefatos ilegais eram duras, mas Orhan Baser tinha obtido permisso para ele levar as amostras, quando chegou em Nova Iorque, a primeira coisa que fez foi procurar o Consulado turco para explicar a situao. Naquela tarde, 3 homens do Consulado vieram para o quarto de hotel de Ron, examinaram os espcimes, Ron ofereceu-as para retorno Turquia, mas os agentes turcos lhe disse que as mantivesse; eles tinham confirmado toda a histria e tinham achado ele estava contando a verdade.

Mas a imprensa no sabia a verdade, era uma situao desagradvel, ento Ron convocou uma entrevista coletiva, contou aos jornalistas a sua histria. O governo turco tambem emitiu uma declarao confirmando toda a histria, porm, o apresentador de tv Ted Koeppel negligenciou em seu programa essas informaes e continuou com acusaes infundadas. Novamente tudo bem, observadores das Naes Unidas, publicaram em janeiro 1985 um artigo sobre Ron e seu trabalho. At esta poca, Ron no tinha nenhum grande aliado alem do Dr. Shea, ele esperou que agora teria mais ajuda, mas os incidentes anteriores seriam o molde para o futuro. Entretanto, na Turquia, as notcias, combinadas com os resultados positivos das investigaes de Ron, levaram os Turcos a se interessam pelo local..

Em busca da Arca de No - Captulo - 4

At esse tempo, Ron j havia adquirido uma boa seleo de espcimes, uma amostra que acreditava ser restos de metal enviou a Jim Irwin, que a levou para anlise no Laboratrio Nacional de Los Alamos no Novo Mxico, onde ele j havia trabalhado. Dessa estranha pedra encontrada no permetro 120` x 40`, obtiveram resultados espetaculares, continha 8,08% de ferro, 11,55% de xido frrico, 11,45% de alumina e 6,6% de alumnio. Em outubro de 1984, depois do incidente com Marv Steffins, o ministro de Cultura e Turismo da Turquia, Sr. Kafji, designou vrios cientistas turcos para irem a Dogubeyazit e confirmar a existncia do barco moldado. Quando o Ron se deu conta disto, sentiu que era imperativo que eles usassem um detector de metal para conferir as leituras; contatou Mine Unler, e novamente obteve permisso formal para usar os detectores, os quais emprestou aos cientistas turcos. Esses cientistas obtiveram com detector de metal, os mesmos resultados de Ron, e convenceram-se que realmente era um barco petrificado; progresso finalmente. Ron acreditava que um navio do tamanho e propores da Arca de No teria lastro em sua armao; voltando para casa, ele trouxe amostra de vrias pedras grandes, que acreditava ser material desse lastro. A anlise mostrou que o material no era de pedra; de fato provou ser 84,14% de dixido de mangans; no continha quantidades significativas dos minerais presentes nas outras amostras. Mas o que exatamente era a estranha pedra? Quando os qumicos examinaram a amostra, disseram que no era um material natural, e sim a sobra da produo de metais. Um dos "caadores da arca" tentando desqualificar as evidncias, disse que as amostras eram ndulos de mangans encontrados no fundo do oceano Pacfico. Porm, ele no levou em considerao o critrio do ndulos; os ndulos de mangans encontrados no oceano tem aproximadamente 2 polegadas de dimetro, significativamente menor que os ndulos da arca, alguns dos quais com tamanho de 10 polegadas ou mais; os ndulos marinhos contm em mdia 35%, com no mximo 50% de mangans. O material de lastro contm mais de 84%. Tambm, os ndulos marinhos contem nquel e cobalto, que no esto presentes no material de lastro. Os crticos acusaram Ron de ter criado uma obra de fico; porm, com o passar do tempo a realidade das evidncias atraiu muito interesse dos mais conceituados meios acadmicos, propuseram ento outras desculpas para desqualific-lo. Com esse intuito Tom Jarriel obteve amostras no local, como prova levou-as a exame. Contudo, estas amostras continham um teor alto de metal: 19,97%, 12,30% e 11,55% de xido Frrico; 8,08%, 13,97% e 8,60% de ferro, confirmando serem realmente metlicas. Se No tivesse construdo um navio do tamanho especificado na Bblia, faz sentido que ele usasse metal para prender as madeiras, afinal de contas, em Gnesis, aprendemos que a produo de metal era uma cincia no tempo da inundao: E Zil tambm deu luz Tubalcaim, mestre de toda a obra de cobre e ferro... (Gnesis 4:22) Com todas as evidncias assim to contundentes, os "caadores da arca", que dedicavam seus esforos em encontrar a arca no Mt. Ararat, ficaram muito frustrados e irritados com a ateno dada ao local chamado de Montanha do dia juzo universal, onde o barco moldado estava. Vendo sua indstria de busca ameaada, concluram que era tempo de tentar desacreditar o local o mximo possvel; e se no conseguissem, desacreditariam o homem responsvel. Na opinio do Dr. Bill Shea, se o "objeto" da arca moldada tivesse sido achado no Mt. Ararat, ele seguramente teria sido anunciado amplamente. O Mt. Ararat a montanha mais alta na regio, peritos tinham determinado que era o nico lugar que a arca seria achada. A Bblia cita claramente o fato dela descansar nas "montanhas" de Ararat; montanhas, plural..

. E a arca repousou no stimo ms, no dia dezessete do ms, sobre os montes de Ararate (Gnesis 8:4).

O verso declara que a arca descansou, sobre as montanhas (plural). Lembre-se da experincia de Ron com as miniaturas de configuraes monteses com um modelo de barco? O pequeno barco sibilou alm de um cume solitrio sobressaindo fora da gua, mas quando aproximou-se do plano inclinado a ao hidrulica da gua f-la repousar mansamente. Se, na ocasio a arca "descansou nas montanhas de Ararat", e os topos nem eram visveis, a nica explicao era que veio descansar dentro de um grupo de montanhas semelhantes, a ao de gua ainda puxou o navio a uma rea protegida. E este um conceito completamente razovel. A localizao do objeto se ajusta a esta descrio perfeitamente; localizado a 6,300 ps sobre o nvel do mar, num vale monts cercado por montanhas mais altas em 3 lados.

Desde 1984 at o tempo presente; quase todos que foram ao local, compreenderam a tremenda evidncia, Ron era de fato o descobridor da Arca de No. Contudo, durante algum tempo, visando dinheiro, Steffins arvorou-se que ele era o verdadeiro descobridor.

Os esforos de Ron estavam comeando a vingar; a Turquia estava se interessando pelo local. Enquanto isso, os "caadores da arca" criavam estrias: Havia um grande lago na regio do "objeto", e as pessoas na Antigidade construram um navio grande na regio; outra estria fabricada dizia que o local era de fato os restos de uma fortaleza antiga; uma fortaleza construda ao p de um vale monts cercada por 3 lados, que teria permitido aos atacantes simplesmente incendiar os habitantes abaixo. Outros com credenciais "mais impressionantes" simplesmente declararam que tinham examinado o local completamente e que simplesmente era uma formao geolgica incomum. Alguns declararam que o barco era uma formao de fluxo de lava obstruda. Porm, em formaes de fluxo obstrudas o sentido aponta sempre abaixo do fluxo, o oposto deste local. Mas para Ron, a linha de fundo era sempre esta: Este local continha os restos da arca, Deus certamente tornaria isto conhecido. Com esse pensamento em mente estava em paz. O Deus de Abrao, Isaque e Jac, o VERDADEIRO DEUS, criou o universo e destruiu a terra antiga por uma inundao, preservou evidncias para provar tudo isto. Mas Ele proveria evidncias para convencer o mundo inteiro? Bem, at os que viram o Cristo executando milagres com os prprios olhos, o crucificaram. Algumas pessoas nunca acreditaro, mesmo se um morto voltar " O propsito original de Ron vindo para a Turquia estava realizado; ele no veio fazer uma grande descoberta, mas satisfazer sua prpria curiosidade. Ele pessoalmente estava seguro que estes era os restos da arca. Mas agora ele sentia compelido a se manter l, e

continuar o trabalho no local, mesmo com suas tremendas dificuldades financeiras; afinal de contas, se Deus tivesse preservado a antiga arca, tinha uma razo, e era certamente para o benefcio de muitos, no s de Ron Wyatt. Para alguns, pareceria que Ron estava obcecado, mas para ele era de tal importncia a incrvel descoberta, que nada mais parecia muito importante. Ele acreditava de todo o seu ser que o objeto era a Arca de No; e se ele no ajuntasse evidncias, o que seria de todas essas pessoas que tinham sido ensinadas que a Bblia estava cheio de fbulas e mitos? O pensamento dele era simples, ele acreditava que a Bblia absolutamente efetiva, e como tal, a nica real importncia que ns como indivduos temos durante nossa pequena existncia nesta vida bastante simples: obedecer os Mandamentos do Criador que nos deu a vida e divulgar a Verdade aos outros. H muitas pessoas dedicadas a Palavra de Deus, que nunca tiveram uma real oportunidade para aprender sobre Ele. Muitos rejeitam a Verdade porque foram ensinados que a Bblia uma fico? Teorias dominam suas vidas em todas as reas; vivemos num tempo em que todos lugares esto cheios de perigos, at mesmo em nossas igrejas. Ron decidiu continuar o trabalho, no importava as contrariedades, se houvesse uma nica pessoa beneficiada pelos seu esforos, ele o faria. estava muito atento e acreditava que a nica esperana era investigar e descartar o mal, os conceitos errados e aceitar o direito. Depois de ver o barco moldado e estar presente durante o uso do primeiro detector de metal, o Cel. Irwin concordou que o local precisa uma investigao completa. Ele que dedicava-se a buscar a arca no Mt. Ararat sempre foi muito til a Ron, sempre prestativo quando havia qualquer coisa que pudesse fazer. Achou o local "intrigante", mas antes de qualquer concluso ou evidncias mais cientficas ele faleceu. Ao contrrio dos outros caadores que vieram depois, ele nunca tentou sabotar a pesquisa, de fato, estava disposto a fazer tudo para ajudar Ron. Quando Jim soube que um homem da marinha mercante, um salvage marinho e caador de tesouro, acreditava que a arca no sobreviveria numa montanha vulcnica mas deixaria traos na lava estava interessado em procurar a arca no Mt. Ararat, empregando um novo tipo de radar penetrante no solo, e que poderia mostrar objetos sob a superfcie da terra. Jim deu para este homem o nmero de telefone de Ron. E assim, David Fasold chamou Ron para conversar. Ron lhe falou sobre o barco moldado e toda a pesquisa que tinha sido feita, falou sobre o detector de metal e os resultados obtidos, David mencionou o novo tipo de detector, que era capaz de diferenciar vrios tipos de metal e que seria muito til; falou tambm sobre o radar que revelaria os restos debaixo da superfcie; a mais recente tecnologia, e era justamente o do que a pesquisa precisava neste momento. David quis ir ao local o mais cedo possvel, o entusiasmo dele eram justamente o que Ron precisava, eles estavam a ponto de embarcar numa pesquisa sria, ou pelo menos era isso o que Ron esperava.

Em busca da Arca de No - Captulo - 5

Ron e David Fasold chegaram na Turquia em 20 de maro de 1985; esperando por eles estava um prncipe Saudita chamado Samran Al Moteri, e que j visitara Ron anteriormente em Madison, Tennessee; ele tinha ouvido falar que o Mt. Sinai tinha sido encontrado na regio de Acaba na Arbia Saudita em 1984, e queria que Ron lhe mostrasse a montanha, e para confirmar a confiabilidade de Ron ele quis ver a "Arca de No", ento aps isso ele conseguiria vistos para Ron e David entrarem no pas dele; mas como prncipe estava muito doente eles no puderam ir imediatamente para Dogubeyazit. Enquanto eles esperavam em Ancara, Mine Unler, um das ligaes de Ron com o governo turco, organizou uma reunio com o famoso arquelogo Dr. Ekrem Arkugal; que em outubro de 1984, os Turcos tinham enviado, junto com seus prprios arquelogos, para investigarem o barco moldado, poca em que Ron lhes emprestou um dos detectores de metal. A expedio turca conseguiu resultados muito positivos, eles observaram o mesmo padro de leituras de metal obtidos por Ron, como mostrava as notas de campo deles; e recuperaram vrios objetos de metal, alguns ainda intactos, foi dito a Ron que esses objetos foram levados para o Museu de Minas e Minerais de Ancara. O Dr. Arkugal, Um ateu professo, declarou a Ron numa conversa que o objeto era um navio, repetiria essa conversa depois numa entrevista, afirmando que realmente era a Arca de No. Quando um reprter perguntou a ele: "Por qu?"; ele simplesmente respondeu, "Porque no h nenhuma outra explicao".

Quando o Dr. Arkugal apresentou uma cpia do seu livro; "Runas Antigas da Turquia", onde ele escreveu, " Para o Sr. Ron Wyatt, Parabns pelas descobertas"; Ron pensou, as coisas esto incrivelmente boas, encontraram um bom caminho ao longo dos ltimos sete meses, graas ao apoio de Jim Irwin. Finalmente, eles voaram a Erzurum onde contrataram um txi para os levar a Dogubeyazit. Dilaver Avci um amigo de confiana se juntou a Ron e David. Quando eles chegaram ao local da arca, a excitao de David e Samran era evidente. David tinha trazido um detector de metal com induo pulsada, como tambm um gerador de freqncia molecular (MFG), o qual demonstrava leituras de metal a grandes distncias. Os detectores de metal convencionais s eram efetivos num raio de poucos centmetros. Ento Ron os levou para ver a ncora de pedra e a aldeia. David no pde conter a emoo, enquanto Ron era um crente na arca da Bblia, ele acreditava na arca da epopia de Gilgamesh, e verificou a familiaridade das conexes babilnicas evidente em algumas das pedras; um exemplo era o ziggurat esculpido em uma das pedras.

Todos estavam contentes, at que Ron os levou para ver as lpides que ele acreditava ser de No e de sua esposa. Quando eles chegaram, a casa agora estava reduzida a uma pilha de pedras soltas, as lpides tinham sumido, em seu lugar um buraco; o sepulcro lamentavelmente tinha sido roubado. Finalmente, eles partiram. Samran convenceu-se da importncia do trabalho que Ron havia feito, o prncipe gravou um vdeo sobre a arca; e convidou os trs a voarem imediatamente para a Arbia Saudita. As coisas estavam luminosas em relao a Arca de No, agora ele conseguiria realizar o mesmo em relao ao verdadeiro Mt. Sinai (veja Evidncias do xodo). Quando eles voltaram da Arbia Saudita para a Turquia, David estava ansioso para adquirir uma casa assim que pudesse. Ron ficou em Ancara quatro dias, para apresentar o caso da Arca de No, em reunies organizadas por Mina, com todos os ministrios turcos. A resposta dos ministros foi muito positiva, Ron estava seguro que eles cooperariam muito com ele. David queria trazer o radar de interface sub superficial para esquadrinhar o local; esse sistema de radar revelaria qualquer estrutura sob a superfcie. Esse radar pode ser afinado com inmeras freqncias, refletindo vrias profundidades; ento, esquadrinhando a mesma rea numerosas vezes usando freqncias diferentes, um quadro tridimensional pode ser construdo. Porm, alugar esse equipamento com operador muito caro, e a idia de comprar um sistema estava fora de cogitao. Mas, teria que ser o prximo passo, o equipamento eletrnico era to vital pesquisa... Um pouco menos que um ms depois, Ron voltou a Ancara para mais reunies e obter licenas aos detectores de metal, mesmo com a licena emitida em Ancara, tiveram que ir para Agri a capital da regio oriental onde foi processada uma ratificao. Ancara a cabea

do governo, mas os governos regionais gostam de pensar que, de fato, so a palavra final. Ancara muito longe de Agri e Dogubeyazit; se qualquer problema surge com uma licena em Agri, significa muitos dias de espera e caras e viagens para Ancara, sem garantia do problema ser resolvido. Assim Ron perdeu muito tempo com isso. Nesse tempo, Ron recebeu uma chamada, de um dos cientistas de Los Alamos. Jim Irwin tinha enviado as amostras da Arca que Ron lhe deu, para anlise em Los Alamos, e o cientista que fez o teste tinha algumas perguntas para Ron. Ele queria saber de onde a amostra foi retirada, e Ron o convidou a vir e ver pessoalmente. Para sua surpresa, John Baumgardner, um geofsico de Los Alamos, aceitou o convite, e em junho de 1985, John, David e Ron entraram no local da arca. Usando trs tipos de detectores de metal, eles fizeram uma marcao do local. A cada leitura de metal, eles colocaram uma pedra, e ento conectaram cada pedra com fitas plsticas.

A forma de um navio poderia ser vista no padro das tiras. John Baumgardner, ctico no princpio, logo comeou a mostrar uma grande confiana, afinal de contas, foi a anlise de metal do espcime que Jim Irwin tinha lhe enviado que chamou sua ateno. O cientista de Los Alamos contou que anteriormente suspeitara que talvez um satlite houvesse caiu na regio, e que Ron, ignorante destes assuntos, confundiu isto com a Arca de No. John foi um grande avano ao time convencendo-se da arca; pelo menos o que Ron e David pensaram; ele tinha apoio financeiro e credenciais impressionantes. Quando a viagem terminou, os trs concordaram por completo que esta era a Arca de No, e que era imperativo usar o radar. A prxima viagem Seria em agosto de 1985, na poca anual da peregrinao dos caadores da arca ao Mt. Ararat. Um advogado da Califrnia, amigo de John, concordou em financiar a expedio. David conseguiu que Tom Fenner da GSSI, fabricante do equipamento de radar, viesse com o sistema; Jim Burroughs da rede de tv ABC tambm foi para cobrir o evento. O financeiro de John veio com equipe prpria de filmagem, como tambm dois outros cientistas de Los Alamos. Ron adquiriu as licenas, e tudo parecia que ia bem, era evidente a satisfao de John quando fundaram o projeto, em ser um "scio do time". Mas, na realidade Ron e David no tiveram nenhum apoio financeiro, pagaram tudo do prprio bolso, e tudo estava ficando muito caro, especialmente para David que ainda tinha crianas em casa. Ron, John e os cientistas de Los Alamos chegaram primeiro, eles mediram o local com dispositivos de agrimensura sofisticados e chegaram a 515 ps e 7 polegadas de comprimento, novamente, 300 cbitos egpcios. Tudo foi filmado pela equipe de John e Ron conseguiu adquirir alguns vdeos.

Com toda a publicidade sobre a regio e o grande ajuntamento de "Caadores da Arca" no local, terroristas aproveitaram esta oportunidade para agir, atacaram o povo da regio do Mt. Ararat, e foram ao local do barco moldado; contudo, comandos Turcos estacionados prximo ao local dizimaram alguns deles e obrigaram o resto a fugir. Ento, foi declarada lei marcial e o local de explorao fechado; todos partiram sem concluir o trabalho; at aquele momento tudo havia sido documentado de uma maneira positiva; assim, uma nao inteira teve a oportunidade de ver o que estava acontecendo na "montanha do Dia do juzo universal". Em agosto de 1984, Ron e Orhan ficaram sabendo dos aldeos uma coisa interessante; a montanha era chamada localmente de "Montanha do Dia do juzo universal"; novamente, uma evidncia circunstancial do local. No havia muita coisa a fazer sem o carssimo sistema de radar, como no tinham fundos para comprar ou locar esse equipamento, Rom pediu a seu sobrinho expert em eletrnica, para construir uma verso simplificada de um sistema equivalente. Gary Rucker, sabendo o princpio de funcionamento do aparelho, conseguiu produzir um prottipo funcional de baixo custo. Em 23 de Outubro, menos de dois meses depois, Ron voltou Turquia com este "radar". Essa viagem no foi desperdiada; numa passagem rpida pelo local, com o scanner amador, Ron obteve resultados impressionantes; isto o incentivou a fazer maiores esforos para conseguir um sistema profissional, afinal ele sabia que os resultados do radar caseiro seriam ridicularizados

Em busca da Arca de No - Captulo - 6

A prxima srie de eventos no o tipo de coisas podemos explicar cientificamente, um das razes de Ron receber tantas crticas nos meios acadmicos; ele acreditava em orao. Ele orou por ajuda, e ento foi falar com um homem de negcios, conhecido por ajudar financeiramente projetos que sentia ser merecedor. Explicando sobre o radar, o financista concordou em comprar um sistema, cedendo seu uso a Ron. O equipamento foi transportado para a casa de Ron em Madison, Tennessee, que o levou imediatamente para o aeroporto afim de atender as normas alfandegrias exigidas por lei, colocou seu nome na caixa do equipamento e deixou-o l. Era muito cedo para usa-lo aquele ano, mas Ron queria estar pronto para ir o mais cedo possvel... Agora, ms de agosto, os jornais turcos estavam cheios de histrias sensacionalistas sobre a arca. A maioria eram histria totalmente fictcias sobre Jim Irwin e Ron. Jim era tido com um heri na Turquia, era sempre alvo nas notcias, principalmente quando l estava, sendo objeto para qualquer tipo de histria para atrair leitores. Considerando que Ron encabeava o time que acreditava que a arca no estava no Mt. Ararat, ele era tido como antagonista. Nas primeiras pginas estavam fotografias de Ron e Jim, com legendas atribuindo coisas terrveis de um para o outro. Aproveitado esta oportunidade para tentar desacreditar Ron novamente, um "caador da arca chamado Sr "T" enviou uma cpia traduzida desses jornais

turcos ao homem de negcios que comprou o radar, convencendo-o que Ron no era de confiana. Ron recebeu uma carta do dono do radar declarando que no cederia mais o equipamento; isso era um tremendo golpe para Ron, mas ele estava se acostumando a todo tipo de contratempo. Era como se houvesse uma luta invisvel; s vezes Ron ganhava, s vezes o lado escuro amealhava alguns pontos. Depois disto, ele chamou David e lhe perguntou se queria ir para a Turquia novamente; e David concordou imediatamente. Assim, em 21 de junho, eles chegaram na Turquia, mas o nico scanner radar que Ron tinha era o que Gary tinha construdo. Durante a noite indo para o Hotel, eles descobriram que estava cheio, e no havia mais vagas; finalmente acharam uma pessoa que tinha um quarto livre onde puderam pernoitar. Logo mais, um dos homens do hotel veio at a casa onde Ron estava alojado, para lhe falar sobre uma bagagem com o nome dele que estava no hotel; sabendo no haver nenhuma mala sua l, ele foi ver do que se tratava. Quando chegou no quarto de bagagem, l estava o radar SIR-3, com o nome dele na caixa. Foi um daqueles momentos que d vontade de gritar para o mundo, contatando o dono do radar, ele explicou o encontro do radar abandonado no hotel, lhe perguntou se ele poderia usa-lo; a resposta foi afirmativa. O "Sr. T" havia convencido o dono do equipamento a deixar traze-lo para a Turquia, objetivando us-lo na arca; mas aparentemente algo aconteceu, e ele simplesmente o abandonou no hotel. O que realmente aconteceu era que ele no tinha passado pela Alfndega antes de deixar o EUA, e o radar foi considerado por funcionrios turcos como sendo uma "importao ilegal". Isto significava que para levar de volta, uma quantia muito grande de dinheiro teria que ser pagada. Ron e David ansiosos com a possibilidade que obtiveram, decidiram ir diretamente ao local e fazer o esquadrinhamento sem obter a licena de Agri, pois demoraria muito. Estavam se arriscando, mas eles consideraram no tinham mais tempo a desperdiar. Finalmente, o RADAR;

Ron no tinha recebido treinamento para usar o sistema, mas o David sabia como us-lo, e assim eles fizeram vrias passagens como ele; os resultados eram to espetaculares que eles chamaram John Baumgardner e Bill Shea para testemunhar o evento. Foi decidido que eles viriam se Ron pudesse adquirir as licenas. Ento ele foi para Ancara, adquiriu as licenas, e logo, o grupo John tambm estava a caminho. Bill Shea chegaria l assim que ele pudesse. John chegou e trouxe um balo de ar quente, eles planejaram us-lo para obter um filme do local; ento, um desastre aconteceu; quando o balo estava sendo inflado no estacionamento do hotel pelo grupo de John, o mesmo incendiou-se, o fogo causou tal comoo que eles foram impedidos de continuar. Quando Dr. Shea chegou, o local estava foi fechado e ele nunca mais chegou perto o bastante para ver novamente o objeto de muitos anos de estudo e esforos. Ron levou o Dr. Shea para ver a ncora de pedra e outros objetos de interesse prximos a aldeia, mas isso

era tudo que eles conseguiram ver. Ron foi a Agri para tentar contornar a situao, essa era a ltima vez que ele, David e John trabalharam juntos. Retornando para casa, Ron entregou o radar companhia do homem de negcios, onde foi emitido um recibo. Seu nome e a sua companhia so confidenciais (ele pediu sigilo), por isso ns omitimos os nomes (inclusive do "Sr T"). Uma carta que Dr. Shea escreveu a Ron em 11 de agosto de 1986, logo aps eles voltarem para casa, relativo ao " Sr. T " que caluniou Ron ao homem de negcios; nela o Dr. Shea relata a conversa dele com o "Sr. T", que o chamou aps ouvir falar que ele esteve na montanha; estava tentando descobrir o que aconteceu ao radar. O Dr. Shea falou simplesmente que a ltima vez que o viu estava num txi em Ancara, e que no soube o que aconteceu depois disso (o que verdade) no mencionou que Ron o levou e que eu tinha escrito um artigo sobre isto. "T" lhe disse que para retira-lo da Turquia teria que pagar para o governo local 8,000 U.S, ento ele simplesmente o deixou no hotel. Ele tambm torceu a histria do trabalho de Ron na Arbia Saudita; disse ser uma combinao com os israelenses de entrar na Arbia Saudita para fotografar os locais de lanamento de msseis deles. A declarao para Dr. Shea que Ron era espio israelense, confirmou sem sombra de dvida que foi "T" que informou aos o Sauditas da presena de Ron na rea, o que custou a ele e seus filhos, 3 meses presos na Arbia. Mas, para Ron sair da Turquia com o equipamento no houve nenhum problema, j que no dia que ele recebeu o radar em sua casa, ele retirou toda a documentao necessria na alfndega. Havia muito tenso neste momento em todo o mundo, Ron estava pronto para deixar o assunto da arca; ele levou o vdeo feito do uso do radar a Jos Rosetta, vice-presidente de GSSI, e Tom Fenner, o tcnico que tinha ido a Turquia em agosto de 1985; isto resultou num documentrio no Canal 9 de Hudson, no qual o Sr. Rosetta declarou que a arca moldada no era um objeto natural. Nesse filme, de 3 de agosto de 1986, cujo ttulo "Arquelogo Achou a Arca"; Ron segura o radar e prova veracidade da arca, o apresentador expe que nunca uma coisa assim foi vista em geologia natural. Algum humano fez esta estrutura, foi o veredicto da GSSI; Ron esteve brilhante, absolutamente soberbo, depois de muita investigao a concluso, a estrutura era artificial. Durante vrios anos, Ron foi um empregado de tempo integral num hospital. O nico modo de acomodar as viagens com o trabalho como um anestesista foi trabalhar por perodos escalonados no qual pudesse ausentar-se periodicamente. Este mtodo provou ser uma situao perfeita, ele trabalhava at que tivesse capital para fazer uma viagem, e ento partia. Ele obtinha emprstimos de amigos, em ocasies que ele sentia ser importante agir depressa, s vezes algum ofereceria donativos causa, embora isto era muito raro. Quando ele voltou Turquia em novembro de 1986, foi informado que os Turcos em dezembro de 1986 fariam uma reunio na qual uma deciso seria tomada, se o local era oficialmente a Arca de No ou no. Todos que tinham trabalhado no local levaram seus prprios operadores cinematogrficos, mas o Ron nunca teve nenhum; os filmes que produziam nunca eram vistos at mesmo por Ron, a menos que aparecesse na televiso ou num documentrio. Ele comeou a sondar as possibilidades de organizar um filme, sabia que ia precisar de muita ajuda financeira, no para filmar Ron Wyatt, mas documentar a evidncia que acreditava que iria surpreender o mundo.

Em busca da Arca de No - Captulo 7

Em dezembro 1986 a deciso oficial do Ministrio de relaes exteriores e o de Negcios Internos conjuntamente com a Universidade de Ataturk entre outros foi que a "formao do barco moldado" continha realmente os restos da Arca de No! Uma reunio entre Ron e o Governador do Distrito de Agri, Sr. Sevket Ekinci, foi organizada em fevereiro de 1987 para discutir os planos para a declarao oficial do local, e que incluiria Ron como convidado de honra. Havia passado mais de 10 anos desde a primeira viagem e 27 anos desde que Ron leu o primeiro artigo na Revista VIDA; ele estava sendo honrado, no como o descobridor do local, mas como o "descobridor" dos verdadeiros restos da Arca de No. Ron tinha feito 1 viagem em 1977, um em 1979, duas em 1984, seis em 1985, trs em 1986 e em 1987 cinco viagens. O local parecia quase como sua casa. Contudo, o mais importante era ele tinha finalmente realizado o seu objetivo, com a ajuda inestimvel de Dave Fasold, entre outros.

Outras coisa Ron ainda fez, como um ferreiro golpeando enquanto o ferro est quente, ele retornou em abril e novamente em maio, para examinar completamente o local. Com o auxilio de assistentes turcos e com equipamento apropriado Ron examinou o local, cobrindo toda a rea e registrando a estrutura em vrias profundidades. Desta maneira, pode ver o que estava nas camadas inferiores formando uma imagem em 3D. O quadro era de um navio enorme com cmaras evidentes; um sistema de rampas que conduzia a cada nvel; madeiras longas e volumosas que se estendem aos lados e para trs do navio. Ele descobriu que a armao tinha uma grande falha abaixo do seu centro com o tamanho aproximado da estranha seo de solo num local na encosta da montanha acima do barco, que ele tinha achado juntamente com Orhan Baser em 1984. David tinha feito esta constatao em 1985 com o MFG sob o ataque constante dos crticos, eles afirmavam que o MFG era como uma "varinha de condo", agora o radar confirmava o MFG, a descoberta de David da falha na armao provou ser confivel. Quando o Ron e Orhan acharam a estranha seo de solo com bordos de madeira petrificada, perceberam que ela continha uma grande quantidade de material estranho difundido, Ron suspeitou que isso era algo significante. Quando a anlise de laboratrio da amostra deste local encontrou restos de metais, Ron teorizou que esta seo de solo petrificado era uma poro da armao da arca. Ele acreditava que a arca tinha aterrissado originalmente numa localizao mais alta e quando a gua secou, a armao ficou embutida na lama; ento deduziu que, o vulco na borda Iraniana sul lanou no lado da montanha uma volumosa quantidade de lava que alcanou a arca, ento rasgou da poro embutida a armao e a levou para baixo; esta teoria foi confirmada quando o exame com o radar mostrou a falha ao longo da poro inferior do barco.

Em 1985, Ron tinha levado David e John ao local para lhes mostrar a seo, mas a imensa quantidade de aldeos que os acompanhavam mudou seu intento; ele estava paranico com a exibio de qualquer coisa de interesse, por temer que os aldeos a destrussem como tinha acontecido s lpides e o sepulcro. Sem esta informao David concluiu que a falha na armao era uma "piscina" interna, uma concluso lgica sem todos os fatos. Foi um fluxo constante de circunstncias surpreendentes que acompanharam o trabalho de Ron; afinal de contas, foi a amostra da localizao acima do barco que Jim Irwin enviou a Los Alamos que resultou no envolvimento de John Baumgardner. O espcime exibia evidncias de ser escria ou produto descartado na produo de metais.

A declarao oficial da "Arca de No" foi fixada para 20 de junho de 1987. Em maro, Ron assinou um acordo com um produtor local fazer um documentrio sobre a arca e suas pesquisas. Foram feitos arranjos antecipados, mas para estar seguro, Ron levou a prpria mquina de vdeo e Dilaver como cinegrafista para filmar os eventos que ele no poderia filmar pessoalmente. Ron acreditava que Deus preservou os restos da arca por um motivo, e que certamente esse propsito era muito superior ao seu pouco conhecimento. Com os constantes ataques recebido dos crticos ele sabia que o local precisava de documentao farta e cuidadosa. Ento eles chegaram vrios dias antes da cerimnia e filmaram muito da regio, inclusive a "Aldeia" e as pedras de ncora. Finalmente chegou o dia da declarao, l no lado da montanha junto a "arca oficial" estava um grande nmero de dignitrios reunidos a um exrcito de jornalistas. Planos foram feitos para visitao do pblico; um centro para esse fim deveria ser erguido naquele mesmo lugar onde eles estavam. O governador colocou o primeiro tijolo desse novo centro; Ekinci tendo Mine Unler Como tradutor pediu para Ron fazer um demonstrao das estruturas sob a terra, usando o radar. O Governador Ekinci emitiu instrues ao americano, alguns jornalistas, o operador cinematogrfico turco, alguns militares, e outros dignitrios, testemunharam os eventos. Montando o radar, Ron fez vrias passagens, explicando o procedimento passo a passo ao grupo, notou uma leitura particular muito perto da superfcie. O Governador, ento, deu ordem a um dos soldados para cavar na localizao indicada; logo surgiu o que parecia uma pedra plana, as dimenses aproximadamente de 18 polegadas, sendo ento removida e limpa. Tudo filmado, era bvio tratar-se de uma seo petrificada de madeira talhada a mo! Todos ficaram atnitos, mais ainda ficou Ron. Durante 10 anos, ele queria escavar mas nunca tinha obtido permisso de recolher qualquer coisa que no estivesse na superfcie. O sonho dele tinha se tornado realidade! No s uma simples seo de madeira, foi preservada perfeitamente e mostrava detalhes e simetria perfeita.

O Governador fez algo que s poderia ser dirigido pela Mo Divina; disse para Ron levar a pea aos Estados Unidos para testes. Todo o evento foi mostrado na Turquia pela TRT (Rdio e Televiso Turca); Foi um dia inesquecvel Novamente, menos de um ms depois da ltima viagem, Ron retornou, ele tinha bastante dados do detector e do radar para comear a construo de um modelo da Arca. A cobertura em duas guas no poderia ser reconstruda, com certeza ela tinha desmoronado e no podia ser determinado seu formato. Pelos restos, era possvel determinar onde elas comeavam (no cobriam todo o navio) localizavase no ponto mais largo da armao Paredes interiores foram vistas nos exames, mas s at certo ponto; a poro do lado oriental que estava mais destruda assumia um pouco de simetria e s vezes sees idnticas s da poro ocidental que estava intacta. Porm, a coberta do fundo foi melhor preservada, um imenso sistema de cmaras pequenas poderia ser determinado. Havia uma seo dupla ao longo da qual estendia-se longitudinalmente, com outras cmaras ao longo das paredes com um corredor separando-as. Mesmo com todas evidncias os "caadores da arca" tradicionais, no aceitavam tratar-se de um barco; detalhes significativos apontados eram negligenciado, o radar indicava que por baixo era arredondado. A evidncia falava por si mesma; o que mais poderia

ser? Em 16 de setembro de 1987, Ron levou a seo de madeira petrificada encontrada a 20 de junho, para os Labs. Galbraith em Knoxville, TN; um laboratrio soberbo e muito diligente em todas as suas anlises. Em vdeo foi documentado todo a execuo das anlises, includo a tomada da amostra. Agora, muitos conheciam a histria da Arca de No. Era importante determinar se o espcime continha carbono orgnico; uma pedra normal no tem, mas a madeira petrificada sim. Gail Hutchens, vice-presidente de Galbraith, determinou a anlise do contedo de carbono total, isto incluiria carbono inorgnico e orgnico; testaram a quantidade de inorgnico que um teste mais simples; ento, compararam os dois testes, subtraindo a quantia de inorgnico da quantia total, determinaram a quantia de carbono orgnico (um teste direto para carbono orgnico extremamente caro e complicado). O resultado foi de 0.71% de carbono total; o carbono inorgnico somou 0.0081%; continha 0.7019% CARBONO ORGNICO; quase 100 vezes mais orgnico que inorgnico! Passou no teste; mais uma fase vencida. As evidncias estavam l. Estavam alm das simples coincidncias, todo detalhe era consistente com os restos de um navio que poderia ser a Arca de No. Mas o mundo estava a ponto de aceitar isto? Os caadores de arca tradicionais continuaram procurando no Mt. Ararat embora os cientistas e arquelogos tivessem determinado que era um navio nas montanhas de Ararat; um navio antiqssimo, e que poderia ser a arca de No.

O motivo do descrdito de muitos pesquisadores era o fato de ser um fenmeno "nico"; nenhum outro objeto comparvel alguma vez existiu. Um navio de madeira 4.300 anos simplesmente no poderia sobreviver sem meios de preservao, como a lava que o cobriu tantos anos atrs. Esta lava efetivamente escondeu do mundo talvez por vrios milhares de anos; no houve nenhum conhecimento de sua localizao durante este tempo todo. Alguns nomes das localizaes na regio ainda retinham conexo com a arca, a Montanha do " Dia do juzo universal", entre outros. Os habitantes locais admitiram, quando questionados por Orhan Baser em 1984, que eles no tinham nenhuma idia de onde estes nomes vieram. Na dcada de 1900, houve na regio uma guerra sangrenta e devastadora (o museu em Erzurum tem um piso inteiro dedicado a ela); os habitantes locais foram atacados e removidos da rea, sendo substitudos por outras pessoas. Os novos moradores assumiram as aldeias, as casas e os campos. Todo o conhecimento que os habitantes originais pudessem ter da histria e lendas da regio talvez foram perdidos quando isto aconteceu. Se a arca tivesse aterrissado no Mt. Ararat, teria sido impossvel para dos animais ter caminhado montanha abaixo, e a arca seguramente teria sido destruda na passagem do tempo pelas numerosas exploses do vulco, extremamente ativo ao longo de histria. O lugar lgico para procurar estaria nas montanhas da regio do perodo cretceo; montanhas que no eram vulcnicas e dentro de uma altitude mnima que cobriria toda a regio com gua, atingindo tudo que estivesse na superfcie. Quando Ron estava investigando o local com o radar, ele notou as linhas "internas" convergiram a uma concluso, consistente com as madeiras de um navio. Mas seguramente isto poderia ser um "truque geolgico" muito raro, e que ele no estivesse familiarizado, ento

ele levou o radar fora do permetro do objeto e executou exames ao longo de cada lado. Ele no achou nada diferente de pedras soltas e fortuitas na terra. Anteriormente, em 1985, quando David, John e Ron fizeram uso do detector, eles conferiram o terreno adjacente, tambm com leituras semelhantes. Na entrevista ao vivo que John Baumgardner fez atrs da rede CBN em agosto de 1985, ele confirmou quando perguntado se a formao era nica: " Ns sentimos que a formao impar, sem igual". H vrias formaes que tm na superfcie forma semelhante e ns investigamos alguns delas; contudo elas no tm as caractersticas especiais que ns achamos no local em enfoque". Muitos no querem admitir que a arca existiu, que a Bblia verdadeira. Recentemente, uma equipe de filmagem australiana visitou o local, com o detector de metal examinaram tudo, e nem fizeram um filme sobre isto. Uma testemunha ocular do evento disse que eles s filmaram o que supunham que serviria desacreditar o local. possvel torcer e omitir verdades de certo modo a parecer convincente. Muitas pessoas ainda proclamam que os homens nunca caminharam na lua. E isto nos traz a outra fase na vida de Ron. Em abril de 1988, o vendedor na firma de corretagem onde eu trabalhei me falou ter conhecido o homem que tinha descoberto a Arca de No. Eu tinha recentemente renovado minha f na Bblia e me tornado uma crente dedicada. Mesmo assim, eu recebi a declarao com reservas, eu tinha vivido em Nashville desde 1977, mas no recordei ter ouvido falar deste homem. Mas ele insistiu que era verdade, ento eu pedi a Buford para ver se esse homem tinha um livro ou qualquer outra coisa. Em alguns semanas, Ron veio a meu escritrio atravs de Buford para relatar uma breve histria, alguns colegas de trabalho que estavam interessados em ouvir sobre a Arca de No; ele passou um par de horas nos falando sobre a arca e algumas das outras descobertas suas, mas a coisa que salientava em minha mente era que eu nunca tinha ouvido algum falar to abertamente sobre o Cristo e o "Senhor" como ele fez. De qualquer maneira, um par de fotografias me convenceram ele estava contando a verdade. Depois que ele partiu, eu decidi que passaria minha frias de vero visitante a Arca de No. Assim eu chamei os agentes de viagens, a reao deles foi igual a minha quando Buford me falou que conhecia o homem que achou a Arca de No. Assim, aproximadamente em uma semana eu pedia a Buford checar com o "Sr. Wyatt" o itinerrio para a arca. Buford comeou a escrever nomes estrangeiros estranhos de cidades, e finalmente telefonei a Ron. Ron ficou surpreso que uma mulher quisesse ir l sozinha, ele falou da imensa dificuldade para chegar l. Fiquei arrasada, eu tinha uma filmadora e planejava gravar a arca para usar como prova da validez da Bblia. Mas, ele disse que eu poderia ir com a prxima expedio no ms seguinte. Fiquei emocionada, fiz os arranjos depressa. Nunca suspeitei como minha vida estava a ponto de mudar. O Dr. Nathan Meyer nos acompanhou, quando ns chegamos arca, Hasan Ozer, o aldeo de Uzengili, nos conheceu no nibus e nos mostrou o novo centro de visitas ainda em obras. A arca inacreditavelmente empolgante, ns caminhamos at ela identificamos onde as madeiras do costado estavam se deteriorando deixando cavas, eram extremamente visveis. Ron caminhou o local inteiro conosco e explicou as caractersticas, nos mostrando o resto da cobertura, onde tinham se desmoronado. Ele mostrou as madeiras de apoio que estavam sobressaindo da terra; madeiras que tinham sustentado as cobertas como os postes num poro de uma casa; mostrou onde em 1960 vrios buracos foram feitos dinamite, e da qual ele tinha obtido numerosos espcimes de madeira petrificada. Ele queria levar o Dr. Meyer para cima na montanha para ver a Estela quebrada com o pictograma da arca com 8 faces, os corvos, etc. Nesse momento chegou uma tropa de soldados, com os rifles apontados em nossa direo. Percebi o perigoso local onde estvamos.br> De qualquer maneira, Dilaver, amigo de longa data de Ron, acalmou a situao; ns fomos conduzidos a um edifcio militar; os soldados mostraram um colar de macram que tinham feito com balas usadas no combate aos rebeldes curdos. Chovia, ns estvamos fitando a montanha. A arca estava mais abaixo, escondida pelas colinas, ao longe podamos ver a estrutura que tinha incorporado os pedaos da Estela quebrada. No nos permitiram chegar mais perto; eu mencionei ao Dr. Meyer que ns estvamos onde o primeiro arco-ris da histria foi visto, ser que veramos um agora? Afinal de contas, estava chovendo. Nathan fez uma bela orao (eu no me lembro das palavras exatas). Dentro de 5 minutos, apareceu no cu um arco-ris que parecia

comear na Estela estendendo-se pelo cu e terminando aproximadamente onde a arca estava. Eu no posso expressar o sentimento desse momento, raramente contei para outras pessoas sobre isto. Talvez fosse uma coincidncia, mas nunca me convenci de que esse era o caso. Guardamos as fotografias deste arco-ris. Trs viajantes da Austrlia que ns tnhamos encontrado anteriormente no Cairo se uniram a ns no dia seguinte. Antes da viagem, o "Ararat Report" publicou um artigo de um "especialista" armnio, (que reivindicava que as pedras de ncora foram feitas pelos armnios como objetos pagos), dizendo que os armnios ao se converterem ao Cristianismo apagaram as inscries originais e as substituram com cruzes Crists. Ron sabia sobre um procedimento que os Egiptlogos usam para determinar se inscries antigas foram removidas de monumentos e outras gravadas por cima. Essa tcnica consiste em pintar a superfcie com um lquido transparente que s fica visvel em luz ultravioleta. Depois de um de tempo, este lquido vaza nas rachaduras minsculas e pode ser visto com a luz ultravioleta. Meu cunhado trabalha em pesquisa e desenvolvimento na Kodak em Rochester, NY assim eu o contatei, expliquei o que queramos fazer. Ele me enviou informaes sobre o procedimento. Ns encontramos o lquido necessrio e uma luz ultravioleta porttil. Pintamos as cruzes na pedra de ncora que est na aldeia durante o dia, como tambm um par de outros objetos com cruzes, voltamos noite com a luz prpria, no tivemos qualquer evidncia de inscries mais antigas, os aldeos ficaram fascinados com a coisa toda. Ron nos falou sobre o material de lastro atrs da arca, e descreveu o seu formato; Nathan apareceu com uma pedra "muito grande" e perguntou a Ron se era sobre isso que ele estava falando; os olhos de Ron quase saltaram. Sim! E era uma beleza! Era o melhor espcime que Ron tinha visto da escria. Foi uma viagem maravilhosa, eu pude ver como Ron tinha se tornado o que alguns chamariam "obcecado" com a arca. Incidentemente, nos casamos algumas semanas depois que retornamos, em 5 de julho de 1988. Meu contentamento logo seria abalado, sofri uma frustrao ao perceber at que ponto a perseguio pessoal iria. Ron j estava acostumado com isso, mas eu nunca havia experimentado uma coisa assim. De fato, nem nos meus mais selvagens sonhos as pessoas que passam pelo nome de Cristos poderiam ser to malignas. Era de meu marido que estas pessoas diziam coisas terrveis, logo entendi; no puderam desacreditar a arca, estavam tentando desacreditar o homem.

Em busca da Arca de No - Captulo 8

Ron continuaria viajando para a Turquia duas a trs vezes por ano, s vezes acompanhado por mim. Nessa poca no havia muito a fazer sem uma escavao. Numa vez em que no pude ir porque j tinha usado minha frias e no poderia deixar o trabalho, Ron levou Dilaver e Hasan Ozer para fazer um documentrio de vdeo; junto com foi Mark Yates, um dos australianos que tnhamos encontrado anteriormente e que tinha concordado em trabalhar na pesquisa da arca. Hasan Ozer fez uma descoberta extremamente importante, encontrou uma pedra de ncora que havia ficado enterrada talvez desde o tempo da inundao, e que ficara exposta devido a eroso. Nesta pedra no havia nenhuma cruz! Ron e o Dr. Shea supunham que as cruzes nas pedras anteriormente descobertas eram bizantinas, com estilo dos Cruzado, e como a maioria delas tinham oito cruzes, os antigos cristos tinham conectado estas pedras de alguma maneira com os oito sobreviventes da inundao. A ncora recentemente exposta ps fim teoria de um culto pago armnio; afinal de contas no se pude esculpir cruzes em uma pedra enterrada, ou apagar sinais anteriores. Anteriormente, no ano de 1987, Ron junto com os Turcos preparou um plano de escavao, havia tambem um projeto de construir hotis na regio; algumas pessoas em Memphis, Tennessee; financiariam esses projetos, tudo parecia ir muito bem. Os desenhos arquitetnicos para uma coberta dos restos estavam prontos, parece que nada poderia deter o andamento das coisas, entretanto um revs financeiro parou tudo; com a falta de financiamento, escavar parecia uma impossibilidade. Em 1990, fomos contatados por um Australiano que se interessou pela pesquisa depois de ler o livro "A Arca de No" de David Fasold, estava ansioso para visitar o local e investigar, ns lhe enviamos um pacote de material que documentava a pesquisa de Ron e que o

deixou convencido que a arca precisava ser escavada. Quando tivemos notcias dele, estava formando uma organizao cujo propsito era obter os capitais para escavar; Ele perguntou a Ron se ele gostaria de participar da viagem, no como scio, mas baseado na pesquisa que Ron tinha feito queria inclu-lo como convidado junto com David. Mas, com a impossibilidade de escavar, Ron concebeu uma idia que lhe mostraria a estrutura interna visualmente, ou pelo menos um pouco disto sem danificar a estrutura. E em Oct. 1990, com o novo amigo, Richard Rives, ele retornou ao local para implementar seu plano. Compraram algumas ps endireitaram suas lminas para formar um aparelho para barbear gigante. Ento, comearam a raspar suavemente o lado de uma seo de madeira petrificada exposta. Sendo muito cuidadosos, para remover somente um pouco da sujeira; assim, eles puderam verificar a cores e diferenciar as madeiras mais claras contrastando com a terra mais escura. Foi uma viso muito convincente, o processo inteiro foi gravado em vdeo de forma a ningum o acusar de fraude. As madeiras agora estavam bem visveis contrastando com a terra circunvizinha.

Em 1991, levando a pesquisa a srio, o Dr. Roberts veio a nossa casa para se juntar ao nosso grupo de excurso; em 12 de junho chegamos na Turquia. No local, Ron aproximou-se de uma "pedra" com a forma de uma cabea de rebite, em anos anteriores ele tinha fotografado no lado da arca o que parecia ser um agrupamentos de metal, mas ele no os limpou para examinar. Agora, ele sentia que realmente era metal; saberia com certeza apos manda-lo para analise. Richard Rives conhecia algumas pessoas que trabalharam numa corporao internacional com seu prprio laboratrio de metalurgia. Esta companhia especializa em titnio se ofereceu para fazer as anlises, e nos permitiram gravar em vdeo. Anlises cuidadosas no espcime revelaram a presena de uma mistura muito estranha de elementos que incluam ferro, alumnio, titnio e vandio, entre outros. O qumico achou merecedor anotar em seu relatrio que: ao redor da cabea do rebite, uma amostra de 1 cm da rea presumivelmente de madeira petrificada, por conter muito carbono, mais de 1,9% do que a rea presumivelmente de metal. Anlises precisas mostraram na primeira localizao entre 1.88% a 1,97% de carbono enquanto segunda localizao havia entre 0,14% a 0,13% dessa quantia. E isto era certamente importante! O Dr. Roberts conheceu num vo areo um cavalheiro de uma grande corporao britnica, conhecida em financiar novos projetos. Este cavalheiro, se interessou pela Arca de No; com isso, ele obteve um compromisso da firma britnica em financiar uma escavao, e estabelecer contato formal com os Turcos.

Eles mantiveram contato constante com Ron sobre o que estavam fazendo, queriam que Ron encabeasse a escavao embora Ron no fosse ligado a organizao deles. Seria uma honra, mas ns no acreditamos que alguma coisa aconteceria. At agora s havia aparecido pessoas com grandes idias e promessas de ajuda, que se dissolviam no ar. Foi uma surpresa quando o Dr. Roberts nos chamou para dizer: "eu tenho o compromisso que podemos adquirir a licena; vamos"! Ron, Richard Rives, o Marv Wilson e o Dr. Roberts estavam em Ancara, prontos para fazer a escavao. Eu tinha preparado um diagrama para no danificar os restos da arca, deixando sees semi escavadas de forma a que ningum pudesse dizer que as peas eram esculturas. Quinta-feira, 29 de agosto, apresentamos a proposta de escavao, foi nos dito para voltar na segunda-feira e apanhar a licena que seria emitida, porque era um Dia Santo muulmano e os escritrios ficariam fechados. Durante a espera de 3 dias e meio, eles decidiram ir ao sul de Erzurum, onde o Ron suspeitava ser a localizao da torre de Babel. Isso uma outra histria que eu no contarei aqui, basta dizer que todos os presente estavam ansiosos para ir. Eles chegaram sexta-feira em Erzurum e Dilaver adquirir um micro nibus para os levar ao sul. Estava escurecendo, mas eles decidiram ir de qualquer maneira. Foi uma pssima idia; o nibus acabou sendo detido num bosque por um enxame de homens armados, que depressa os desembarcaram do nibus. Os homens eram do PKK, um grupo de rebeldes curdos, conhecido por levar refns. Eles s quiseram os refns estrangeiros; os americanos eram sua meta principal, levaram no prprio nibus o grupo de Ron e um turista da Ingls. Foi uma provao terrvel; o Dr. Roberts escreveu um livro sobre esse assunto que achamos bastante bom. Em casa, descobri o que tinha acontecido quase imediatamente. Eles foram levados aproximadamente 8:00 pm. horrio turco; engraado o tipo de detalhes do que voc se lembra durante situaes de crise. Eu me lembro que nessa hora estava numa loja de colches para comprar uma cama nova como surpresa para Ron quando ele retornasse para casa. No dia seguinte, recebi uma chamada de Bob, um gelogo do Estado de Tennessee, ele ouviu em uma rdio Crist que 3 americanos, um australiano e um ingls foram levados como refns na Turquia oriental, ele me chamou para saber se eram Ron e seus companheiros. Mas meu primeiro instinto, no era o grupo de Ron. Eu pensei que eles no estariam na Turquia oriental. Mas ao mesmo tempo, eu entrei em pnico. Liguei ao Departamento de estado, nunca esquecerei aquela conversa: "Oi, Meu nome Mary Nell Wyatt, h pouco ouvi que trs americanos foram levados como refns na Turquia oriental. Provavelmente no meu marido, cujo nome Ron Wyatt, mas voc poderia verificar isto para mim, vocs ouviram qualquer coisa"? Essas foram minhas palavras aproximadas. Ele respondeu, vejamos,... (pausa) o nome de meio de seu marido Eldon "? Eu fiquei em pedaos; - esse o nome do meio de Ron! Quando ele me perguntou, soube que era verdade. No sei o que teria feito sem minha amada filha. Ela tinha 17 anos, mas foi muito forte quando as coisas desabaram; ela me se tranqilizou. Eu me lembro que estvamos orando no corredor; pedi para o Senhor nos ajudar, proteger os homens, e usar isto para a glria dele. Eu consegui chamar as outras esposas, Elizabeth Rives, Renetta Wilson e Margaret Roberts, e lhes contei o pouco que soube; oramos muito juntas, elas ficaram incrivelmente calmas. Elizabeth e Richard tinham duas crianas pequenas em idade escolar. Aproximadamente duas horas depois, fomos entrevistadas, Amanda e eu estvamos completamente tranqilas, de forma que os amigos de Ron no hospital disseram que no devamos amar muito nossos maridos, por no aparecermos muito transtornadas na TELEVISO! Ns as esposas discutimos coletivamente sobre o que faramos, decidimos tirar proveito da cobertura de mdia para contar sobre a Arca de No. Eu recordei como em 1984, quando Ron tinha sido acusado falsamente de roubar artefatos da Turquia, como aquele incidente tinha servido dar publicidade a pesquisa no local. s vezes ns fomos tratadas com ceticismo e oposio aos fatos. Mas uma coisa dita em vrias entrevistas, e que no estvamos muito angustiadas por causa de nossa f. Eu at fui convidada para apresentar evidncias da a Arca de No em uma escola secundria pblica. Renetta vive perto de Dallas e teve muitas oportunidades para testemunhar a f, como fez Elizabeth que constantemente me surpreendia. Margaret na Austrlia era mais fervorosa que ns ramos, mas ela exibiu uma f incrvel e uma coragem pela provao.

Uma coisa desagradvel estava vindo dos crticos habituais; um reprter tinha falado que Ron era desonesto e tinha fabricado evidncias. Este homem, junto com outros, estavam inventando que o seqestro foi organizado. Com isso, eu conheci meu limite. Com um nosso amigo policial, o Sgt. Mark Wynn, como testemunha procurei este homem; lhe pedi um favor como um Cristo; pedi se abstivesse de caluniar meu marido enquanto ele estava perdido, fiz isso mesmo sem sabe se ele estava vivo ou morto. Reconheo que ele tem direito opinio sobre Ron; eu no pretendi neg-la, mas pedi como um favor, que evitasse maldizer Ron at ele retornar para casa. Ele finalmente concordou, mas s depois de uma conversa longa na qual ele me falou que as descobertas de Ron eram mentiras lamentveis. Eu acabei arrependida como tristeza, talvez Ron no gostaria nada disso. Mas essa conversa causou uma reao nele que eu ainda no sei interpretar. Com David Fasold a histria era diferente. Ele estava furioso com o acontecido. No importava se Ron estivesse trabalhando independentemente, ele estava pronto a salv-lo. Ele falou de ir falar com os chefes do PKK; no estou segura o que o David planejava fazer, mas ele percebeu que realmente no poderia fazer nada. Porm, eu sempre lembrarei com gratido da sua vontade. Quando o episdio terminou e Ron veio pra casa, eu pela primeira vez tinha visto nele em um estado debilitado. Ele tinha perdido mais de 20 lbs. e estava mancando, um dano que no parecia srio. Eu o surpreendi com a cama nova, ele no conseguiu us-la de imediato, pois estivera dormindo no solo frio durante 2 semanas. Hbitos so uma coisa engraada; Elizabeth teve que preparar tomates e pepinos para o caf da manh de Richard; coisas que eles tinham comido enquanto estavam nas colinas. Havia uma pequena ateno de mdia, ento tudo se tranqilizou, quase normal. Um fato triste era que agora no havia mais tempo para escavar; a estao havia terminado. E a corporao britnica principal financiadora retirou a ajuda financeira. Dr. Por outro lado, Roberts tinha recebido uma tremenda publicidade na Austrlia e comeou a sofrer uma perseguio horrenda de um famoso gelogo ateu, Ian Plimer. Ele sofreu uma provao terrvel que o tinha abalado. Ns no sabemos os detalhes, mas estamos pedindo em nossas oraes por ele. Ele sofreu flebites durante a provao como refm ainda no esta completamente curado. Em agosto de 1992, ns levamos o segundo grupo de excurso Arca de No. Quando nos aproximamos Dogubeyazit, estendido pelo cu um lindo arco-ris, encostamos o nibus; todos fotografaram a esplendida viso. Alguns estavam dizendo que era um sinal; nesse caso, no era um sinal do que ns espervamos. Em seguida voltamos ao nibus e seguimos a estrada, um grupo de soldados nos sinalizou abaixo, uma pessoa subiu a bordo e falou em ingls. Depois de uma interrogatrio, fomos informados que no poderamos ir. A regio estava instvel, um nibus era um objetivo muito grande para os terroristas. A decepo nas faces das pessoas era horrvel, como a minha quando quis ver a arca em 1988. Entretanto, Henry Gruver nos conduziu numa orao, e todos pareciam em paz. A viagem estava se transformando de fato numa aventura real... Nem mesmo era permitido ir para um hotel em Dogubeyazit. As ordens eram deixar a regio. No pudemos retornar a Erzurum assim fomos a Agri. Uma vez l, Dilaver nos levou ao melhor hotel da cidade, que era terrvel; mas ningum reclamou, e ao invs disso todos pareciam passar um tempo maravilhoso. Ron se encontrou com a polcia para arranjar alguma maneira de todos irem para o barco, mas eles disseram que isso poderia ser feito colocando as pessoas em txis e entrarem l em pequenos grupos. A razo deles era que os terroristas no suspeitariam de txis. Mas com a responsabilidade da segurana do grupo nas mos, Ron decidiu que esta no era uma opo. A regio estava ficando muito perigosa para visitas Em julho de 1987, um ms depois da cerimnia de dedicao, John Baumgardner, Salih Bayraktutan da Universidade de Ataturk, Tom Fenner de GSSI, e outros, voltaram ao local para fazer um exame com radar, sob a autoridade do Principal Ministrio turco. Ns possuamos uma cpia daquele relatrio, eu queria estar segura da sua autenticidade, levei uma cpia, e quando Ron e eu nos encontramos com Salih Bayraktutan, mostrei para ele a cpia do relatrio e perguntei se era autntico; ele me assegurou que era. Este relatrio importante porque declara que eles no conseguiram os mesmos resultados de radar que Ron e David fizeram, uma tentativa para lanar dvidas na preciso do exame deles. Nete documento, cheio de termos tcnicos e expresses, declaram: "Todo exame foi obtido com o radar operando a uma freqncia de 120 MHz para alcanar a mxima penetrao". Isto significa que eles fixaram o radar para no refletir o que havia dentro da estrutura, mas sim o que estava no fundo. Ento, os resultados deles no invalidaram os exames anteriores, que usou vrias freqncias para

refletir a estrutura a vrias profundidades. Neste relatrio, declara-se, " Ns conclumos que os dados de nossas investigaes geofsicas de nenhuma maneira esta em conflito com a proposio do incomum local do barco moldado prximo a aldeia de Mahser conter os restos da Arca de No; Porm, sem amostras dos materiais interiores sentimos que as interpretaes definitivas de nossos dados no so possveis. Por outro lado, ns acreditamos que amostras alcanveis por pequenas perfuraes no local pode-se prover a informao requerida". O tal relatrio declarou que os testes deles no estavam em conflito com a idia da Arca de No. Eu ouvi isto pessoalmente.

Em busca da Arca de No - Concluso.

A chave inteira para entender a evidncia que confirma que este local contm os restos da Arca de No de fato, est no entendimento da condio dos restos. O "mundo" tem uma noo preconcebida do que aceitaro, e isso : um navio de madeira reconhecvel, (ainda intacto depois de 4,300 anos), e o navio deve estar na montanha vulcnica conhecida como Mt. Ararat. A evidncia "barco moldado" que ns em confiana completa, referimos como "Arca de No", que s foi preservada porque foi coberta em fluxo de lava que efetivamente lacrou-a em um tipo de cpsula de tempo. Porm, a montanha em que a arca esta no vulcnica. h evidncia que a lava foi o resultado de uma erupo de um vulco muitas milhas ao sul no Ir atual. A lava daquela montanha foi lanada e levada sobre a localizao da presente arca. A existncia deste vulco provada pelo Estela quebrada que Ron achou em 1984 prximo ao cume onde pode-se ver o cume sem igual de um vulco posicionado prximo ao sul. Hoje, este vulco desmoronado s pode ser visto do topo da montanha. A lava comeou a escoar ao lado da montanha e cobriu a arca. O caminho da lava pode ser visto distintamente na rea do fluxo de lama presente. Por um perodo longo de tempo, a lava lentamente se deteriorou. Ento, quando a lava deteriorou-se finalmente em terra, o fluxo de uma tremenda quantia de gua que foi erodindo tudo, s vezes rapidamente causando deslizamentos, exps a Arca. Se foi assim, por que a arca no foi queimada? H 2 possibilidades: a lava rapidamente e completamente cobriu a arca, isto cortou a proviso de oxignio e a combusto no foi possvel. Mas, supondo-se que ela foi coberta mais lentamente, primeiro pela lama e depois selada pela lava. De qualquer modo, o fato da arca ser coberta atravs de lava que no significa de qualquer forma que foi queimada. O fato das coberturas desmoronar uniformemente indica que foi coberta rapidamente tendo cortado a proviso de oxignio. A lava cobriu a arca e lacrou-a em uma cpsula apertada! Assim por que agora visvel? Por que ainda no esta dentro da lava? Porque a lava deteriora-se com o passar do tempo em terra frtil. As terras que desenvolve-se da decomposio das lavas, so excepcionalmente ricas em potssio, e fosfato... Muitos distritos do mundo com uma populao agrcola devem a riqueza de suas terras ao material vulcnico. O Hava um excelente exemplo disto; a terra maravilhosa de l produz flores exticas e bonitas que ns associamos com o paraso, um resultado da se deteriorao da lava, to rico nos nutrientes necessrios para um crescimento perfeito. A arca esta situada num lado monts inclinado. A lava deteriorou-se com o passar do tempo, a regio experimenta vrios meses de neve com temperaturas muito frias. Pela primavera, a neve derrete e faz a gua fluir montanha abaixo erodindo material que cobriu a arca. Como a gua lentamente vazou em cima das estruturas preservadas da arca, comeou a lavar as partculas da madeira e os ajustes de metal da estrutura. Isto aconteceu em nvel molecular; no processo chamado petrificao, ou substituio mineral. Para se petrificar um objeto, so exigidas duas coisas: o objeto tem de ser enterrado rapidamente, e a gua tem que fluir por ele. Se no for hermtico e sem gua que flui por cima sofre de decadncia e no preservado. Alguns cientistas sero rpidos em afirmar que a petrificao leva milhes de anos para acontecer, mas isto no verdade. Se a petrificao no acontecer rapidamente, a taxa de deteriorao do objeto simplesmente o destri. A arca durante muitos anos ficou escondida desde que se cobriu pelo fluxo de lava que incidentemente a levou parar abaixo na montanha at que foi escorada pela rocha. Mas uma fotografia de grande altitude feita durante uma pesquisa da OTAN mostrou o esboo incrvel de um navio no lado da montanha no final dos anos 1950.

A primeira expedio para o local em 1960 no viu nada que poderiam reconhecer como sendo de um objeto artificial porque tudo aquilo que era visvel se deterioraram na lava e na eroso. Aqui e ali uma pedra de madeira petrificada de fato, mas sua condio desbotada camuflou sua verdadeira identificao. A expedio no entendeu o que viram; eles estavam procurando um barco intacto. Ento, em 1978, um de terremoto revela a forma misteriosa dos lados. Com a terra removida dos lados, o objeto assumiu mais ainda a forma reconhecvel de um navio. Os lados exibindo intervalos uniformemente espaados que eram de fato os suportes de madeira. Essas estruturas internas esto em melhor estado simplesmente porque eles no foram expostos aos elementos. No lado oriental da arca est uma seo na qual as madeiras de costela esto expostas, mas esto se fraturando, sofrendo desgaste; quando Ron e Richard executaram a limpeza na qual as costelas puderam ser visto devido diferena de cor, agora elas ainda podem ser reconhecidas pela cor em contraste com a terra que mais escura. Estas estruturas petrificadas hoje na superfcie so mais vulnerveis a eroso. Pelos invernos, a gua que vaza nas minsculas rachaduras da estrutura petrificada sofre expanso ininterrupta devido ao congelamento da gua, fraturando-a em pedaos; a estrutura removida, os fragmentos desmoronam em um montes. No h mais visivelmente estrutura petrificadas identificveis - s um monto de pedras. Mas a anlise de lab ainda revela nestas "pedras" a presena do carbono orgnico que no esto presente em pedras naturais. As "pedras" que exibiram as leituras de metal foram as madeiras petrificadas que contiveram metal. O contedo de metal se concentra em manchas cujas anlises de lab revelaram a presena de metal em concentraes e formas que no so naturais. Hoje, ns temos um arquivo cheio de artigos, criticando Ron e o local. Mas ns temos uma casa cheia de documentao cientfica. Em ltima instncia, a deciso sua. Se no a arca, o que ? Voc pode prover outra resposta para esta pergunta? Eu posso dizer que , porque eu vivo com toda a evidncia, dia aps dia.

Como acreditamos firmemente, Deus preservou a arca como evidncia da preciso e validez da sua Santa Palavra, importante para voc saber a verdade e assim ter uma opinio respeito. Como Ron disse: Deus proveu toda a evidncia de que esta a Arca. Afinal de contas, Cristo declarou: Lucas 16:31."...Se no ouvem a Moiss e aos profetas, tampouco acreditaro, ainda que algum dos mortos ressuscite." Baseado no original de M. N. Wyatt; Traduo e edio E.M. 29/12/2004

You might also like