You are on page 1of 4

Sistema endcrino Biologia:

tem um grande numero de glndulas endcrinas e os hormnios produzidos por essas glndulas influenciam praticamente todas as funes do organismo interagindo com o sistema nervoso Hormnios que estimulam a secreo de outras glndulas so hormnios trpicos. TSH: estimula a glndula tireidea. ACHTH: estimula o crtex das glndulas adrenais. GONADRPICOS: atuam sobre as gnadas masculinas (testculos) e nas femininas (ovrios) FSH e LH.

Principais glndulas e suas caractersticas:


1 Hipfise: Localizada na base do crnio, desenvolve-se adenoipfise: Hormnios trpicos e no-trpicos funcionamento so as neuro-secrees do hipotlamo. Pode ocorrer o gigantismo que o excesso de hormnio de crescimento ou o nanismo que a falta dele. 2 Tireoide: localizada no pescoo prxima a laringe e a traqueia, hormnios: T4(tiroxina) e T3(tri-iodotiroxina) e calcitonina. Distrbios: Hipertireoidismo, o organismo fica mais rpido, causando perda de peso e aumento de ritmo cardaco e um nervosismo excessivo. Hipotireoidismo: Pele seca, ganho de peso, intolerncia ao frio, causado pela falta de iodo. Bcio o desenvolvimento excessivo da tireoide. 3 Paratireides: localizada na face posterior da glndula tireoide seu hormnio o paratormnio e sua funo aumentar o teor de clcio no sangue. 4 Supra-renais: localizada sobre os rins, hormnios: adrenalina, hormonios sexuais masculinos (andrgenos) e mineralocorticoides (aldosterona) suas funes: controle de sdio e potssio no sangue, caracteres sexuais masculinos. 5 Pncreas: hormnios = insulina: reduz a concentrao de glicose no sangue, sua falta pode provocar diabetes. Glucagon = Aumenta o nvel de glicose no sangue. 6 Pineal (Epfise) = localizada na base do cerebro, hormnio: Melatonina funo: interfere no sistema imunolgico hormonal e nervoso. 7 Timo = importante para defesa imunolgica da criana, hormnios: timosina e timopoietina: atuam na maturao dos linfcitos T.

8 Gnadas = glndulas sexuais, hormnios LH e FSH.

Ciclo menstrual:
a adanoipfise produz o LH e o FSH na gravidez o LH fica em baixa e o HCG em alta, o HCG proz progesterona. Um mtodo anticoncepcional usado de acordo com o ciclo menstrual a tabelinha (no um mtodo totalmente seguro).

- Portugus
Predicado:
tudo aquilo que se informa sobre o sujeito e estruturado em torno de um verbo. Ele sempre concorda em nmero e pessoa com o sujeito. Quando um caso de orao sem sujeito, o verbo do predicado fica na forma impessoal, 3 pessoa do singular. O ncleo do predicado pode ser um verbo significativo, um nome ou ambos. Ex.: "Seu trabalho tem uma ligao muito forte com a psicanlise". (Revista Nova Escola, 11/00) Tipos de predicado:

Verbal Nominal Verbo-nominal

Predicado verbal
Aquele que tem como ncleo (palavra mais importante) um verbo significativo. Ex.: Ministro anuncia reajuste de impostos. Ncleo: anuncia (verbo significativo) O verbo significativo pode ser: transitivo direto (VTD), transitivo indireto (VTI), transitivo direto e indireto (VTDI) ou intransitivo (VI). Ex.: O tcnico comprou vrias bolas. VTD O tcnico gosta de bolas novas. VTI O tcnico prefere melhores condies de trabalho a aumento de salrio. VTDI O tcnico viajou. VI

Predicado nominal
Aquele cujo ncleo um nome (predicativo). Nesse tipo de predicado, o verbo no significativo e sim de ligao.Serve de elo entre o sujeito e o predicativo. Ex.: Todos estavam apressados. Ncleo: apressados (predicativo)

Predicado verbo-nominal
Aquele que possui dois ncleos: um verbo significativo e um predicativo do sujeito ou do objeto. Ex.: O juiz julgou o ru culpado. Ncleos: julgou - verbo significativo culpado - predicativo do objeto (o ru)

Sujeito:
Elemento da orao a respeito do qual damos alguma informao. Seu ncleo (palavra mais importante) pode ser um substantivo, pronome ou palavra substantivada. Ex.: "O Jeca-Tatu de Monteiro Lobato fez tanto sucesso quanto (fizeram) os Fradinhos que Henfil lanou nas pginas do Pasquim." (Revista poca, 24.05.99, p.06) Sujeito da 1 orao: O Jeca-Tatu de Monteiro Lobato Ncleo do sujeito: Jeca-Tatu (substantivo) Tipos de sujeito: * Simples * Composto * Oculto, elptico ou desinencial * Indeterminado * Inexistente ou orao sem sujeito Sujeito Simples Aquele que possui apenas um ncleo. Ex.: "Livros ganham as prateleiras dos supermercados." ( poca, 24.05.99, p.124) ncleo: livros Sujeito Composto Aquele que possui mais de um ncleo. Ex.: Jogadores e torcedores reclamaram da arbitragem. ncleos: jogadores, torcedores Sujeito oculto, elptico ou desinencial Aquele que no vem expresso na orao, mas pode ser facilmente identificado pela desinncia do verbo.

Ex.: "Aonde vou, o que quero da vida?" ( Estado de Minas, 02.07.00, p.21) Apesar do sujeito no estar expresso, pode ser identificado nas duas oraes: eu. Sujeito indeterminado Aquele que no se quer ou no se pode identificar. Ex.: Vive-se melhor em uma cidade pequena. Absolveram o ru. O sujeito pode ser indeterminado em duas situaes: * verbo na terceira pessoa do plural sem sujeito expresso: Telefonaram por engano para minha casa. * verbo na terceira pessoa do singular acompanhado do pronome SE (ndice de indeterminao do sujeito): Acredita-se na existncia de polticos honestos. Sujeito inexistente ou orao sem sujeito A informao contida no predicado no se refere a sujeito algum. Ocorre orao sem sujeito quando temos um verbo impessoal.O verbo impessoal quando: * Indica fenmenos da natureza (chover, nevar, amanhecer, etc.). Ex.: Anoiteceu muito cedo. Choveu muito no Rio de Janeiro este ms. * Fazer, ser, estar indicarem tempo cronolgico. Ex.: Faz meses que ele no aparece. J uma hora da tarde. Est quente em So Paulo. * Haver tiver sentido de existir. Ex.: Havia mulheres na sala.

You might also like