You are on page 1of 8

Captulo 5-Correntes eltricas e suas fontes.

A CORRENTE ELTRICA E AS SUAS FONTES

Correntes eltricas

Um tomo de um metal qualquer, isolado, eletricamente neutro. Por exemplo, um tomo de cobre constitudo de um ncleo que contm 29 prtons cercados por 29 eltrons; o da prata contm 47 prtons e 47 eltrons. J um fio metlico contm um nmero muito grande de partculas. Por isso a sua estrutura diferente. No interior do metal cada tomo perde em geral, um ou dois eltrons, tornando-se, portanto, um on positivo. Os ons se arranjam de modo regular, constituindo uma rede cristalina tridimensional, tal como essa Figura 51.

Figura 51- Rede de ons de um metal.

Esses eltrons perdidos ficam vagando pelos espaos vazios entre os ons. Dessa forma o fio metlico fica eletricamente neutro. A distncia entre dois ons da rede cristalina da ordem de trs vezes o raio do on. Quer dizer, apenas cerca de 15% do volume total de um fio so ocupados pelos ons; o restante do espao est disponvel para o movimento de parte dos eltrons. Em outras palavras, num metal a grande maioria dos eltrons est presa na vizinhana dos ncleos, enquanto outros podem se deslocar livremente e por isso so denominados eltrons livres. O nmero de eltrons em um metal muito grande. Podemos fazer uma estimativa para um fio de cobre. Se considerarmos que h um eltron livre por tomo de cobre, a densidade dos eltrons livres por unidade de volume igual densidade dos tomos. A densidade volumtrica de tomos de cobre temperatura ambiente da ordem de 8,92g/cm3. O tomograma de cobre 63,5 g/mol. Portanto, o nmero de eltrons livres por unidade de volume 6,02 x10 23 tomos / mol n= = 8,46 x10 23 tomos / cm 3 . 63,5 g / mol Os eltrons livres no podem sair do metal. Eles so livres para se movimentarem apenas no interior do metal. Esse livre

ELTRONS LIVRES

Maria Antonieta Teixiera de Almeida 50

Captulo 5-Correntes eltricas e suas fontes.

significa que as interaes entre eles e os ncleos da rede inica so fracas. As interaes entre as superfcies dos metais e os eltrons livres so fortes. Por isso eles no conseguem sair dos metais. as superfcies de um metal funcionam como as paredes de uma caixa temperatura ambiente, na regio do espao confinada pelas superfcies do metal, tanto os eltrons quanto os ons esto em movimento de origem trmica. Enquanto cada on oscila em torno da sua posio de equilbrio, o movimento de um eltron livre do tipo trmico desordenado ou aleatrio, como o de molculas gasosas em recipientes fechados (ver Figura 52).

Figura 52- Os eltrons tm um movimento catico no interior do metal

Devido interao dos eltrons livres com os ons, h equilbrio trmico entre eles. Assim, a energia cintica dos eltrons livres , em mdia, igual dos ons da rede cristalina, e ambas dependem da temperatura do material. A velocidade mdia de um eltron livre em um metal da ordem de 100.000m/s. A velocidade dos ons, na mesma temperatura, muito menor, porque os ons so mais pesados do que os eltrons. Corrente eltricas so cargas eltricas em movimento. Apesar do fio metlico ter eltrons livres que se deslocam com uma velocidade mdia de 100.000m/s no existe corrente eltrica nele. S existe corrente eltrica quando o movimento dos eltrons ordenado (Figura 53-b), isto , quando o nmero de eltrons que atravessam uma rea imaginria A aberta localizada no interior do metal em um sentido maior do que o nmero de eltrons que atravessam a mesma rea em sentido contrrio.

Figura 53-a Quando o movimento dos eltrons catico, a corrente eltrica nula .

Figura 53-b Quando o movimento dos eltrons ordenado, a corrente eltrica no nula .

Maria Antonieta Teixiera de Almeida 51

Captulo 5-Correntes eltricas e suas fontes.

Quando o movimento dos eltrons catico (Figura 53-a), o nmero de eltrons que atravessam a rea A em um sentido igual ao nmero de eltrons que atravessam A em sentido contrrio. Portanto, a corrente eltrica nula.

Figura 54- Na presena de um campo eltrico externo, os eltrons adquirem uma velocidade mdia no sentido contrrio ao do campo eltrico.

Quando um metal ligado a uma tomada ou a uma pilha, isto , quando ele ligado a uma fonte de energia eltrica, aparece um campo eltrico que atua sobre os eltrons livres e sobre os ons. Como os ons possuem grande massa e interagem entre si, eles praticamente no se movem; os eltrons livres, por sua vez, ao serem acelerados pelo campo eltrico acabam adquirindo um movimento que se adiciona ao movimento trmico ( Figura 54). Esse movimento adicional se faz com uma velocidade que tem em mdia a mesma direo do campo eltrico criado pela fonte e sentido contrrio ao dele. Essa velocidade denominada velocidade de avano (tambm denominada velocidade de migrao ou velocidade de deslocamento). A velocidade de avano est representada na Figura 54 pelas setas cinza. A representao das velocidades no desenho no est na escala correta. Quando o metal ligado a uma fonte de energia eltrica, a fora eltrica que acelera os eltrons livres na direo do campo eltrico est sempre presente, fazendo com que a energia cintica desses eltrons aumente no intervalo de tempo entre duas colises (com a rede ou com outros eltrons). Com a ocorrncia de um choque, essa energia em parte transferida aos ons da rede. Em outras palavras, o campo eltrico causa um aumento na energia cintica dos eltrons livres. Essa energia transferida rede cristalina por meio de choques, fazendo com que ela vibre mais intensamente, representando um aumento de sua energia interna. Esse aumento de vibrao percebido macroscopicamente como aumento da temperatura do fio, que passa a se comportar como uma fonte de calor para o meio. O aquecimento de um condutor pela passagem de corrente eltrica denominado efeito Joule.

VELOCIDADE DE AVANO OU VELOCIDADE DE DESLOCAMENTO

EFEITO JOULE

Maria Antonieta Teixiera de Almeida 52

Captulo 5-Correntes eltricas e suas fontes.

No caso das lmpadas incandescentes, os ons das redes reemitem parte da energia adquirida na coliso na forma de luz.

Figura 55- Movimento de um objeto em um fluido viscoso

Existe uma analogia simples para entender o efeito Joule. Quando um objeto pequeno est em queda livre, toda a sua energia potencial gravitacional transformada pela fora peso em energia cintica do corpo. Quando o objeto cai no interior de um fluido viscoso contido em um tubo vertical, a fora viscosa v r ( Fvis cos a = b v ) exercida pelo fluido sobre o objeto contrria ao movimento do objeto e proporcional sua velocidade. A constante de proporcionalidade b depende da forma do objeto, do fluido e da temperatura. No incio do movimento, a fora peso e a fora viscosa so diferentes. A fora peso transforma energia potencial em energia cintica do objeto e a fora viscosa transforma parte da energia cintica em energia calorfica. Com o aumento da velocidade do objeto, a fora viscosa aumenta e a fora resultante diminui. Depois de algum tempo a fora viscosa se iguala fora peso e o objeto passa a se deslocar com uma velocidade constante e r r mg igual a v limite . Quando a viscosidade do lquido alta, o b objeto adquire rapidamente a velocidade limite. Na situao limite, toda a energia potencial gravitacional transformada em energia calorfica. O movimento mdio de um eltron no interior de um condutor percorrido por uma corrente eltrica anlogo ao movimento de um objeto slido no interior de um fluido com viscosidade alta. A fora viscosa em nvel macroscpico produzida pelas as colises entre os eltrons e entre os eltrons e a rede de ons. O modelo matemtico que trata a corrente eltrica como um fluido viscoso capaz de prever e explicar a distribuio de correntes eltricas e de energia nos circuitos. A fora eltrica exercida pelo campo eltrico da fonte transforma energia eltrica em energia cintica dos eltrons, da mesma forma que a fora gravitacional transforma energia potencial gravitacional em energia cintica do objeto. As foras de interao que aparecem na coliso dos eltrons com a rede transformam parte da energia cintica dos eltrons em energia
Maria Antonieta Teixiera de Almeida 53

Captulo 5-Correntes eltricas e suas fontes.

trmica dos ons, da mesma maneira que a fora de atrito viscosa transforma a energia cintica do objeto em energia calorfica. As interaes dos eltrons livres com a rede de ons dependem do nmero de eltrons livres por unidade de volume, da temperatura do condutor e da tenso aplicada. O nmero de eltrons livres por unidade de volume varia de condutor para condutor. Por isso, as correntes eltricas que atravessam dois condutores diferentes ligados a uma mesma fonte de tenso so diferentes. Dizemos que o condutor que atravessado pela corrente eltrica maior tem uma resistncia eltrica menor e aquele com a menor corrente eltrica tm uma resistncia eltrica maior. A resistncia de um condutor definida como sendo a razo entre a diferena de potencial aplicada nos terminais do condutor e a corrente eltrica, isto : V R= . i A unidade de resistncia eltrica o Ohmn ( ). Portanto, para medir a resistncia de um condutor necessrio medir a diferena de potencial entre os seus terminais e a corrente eltrica. Correntes altas podem produzir excesso de calor. Excesso de calor danifica lmpadas, aparelhos eletrodomsticos etc. Por isso, em toda residncia existem dispositivos que bloqueiam a passagem de corrente eltrica quando ela se torna muito alta. Em alguns aparelhos eletrodomsticos so os fusveis que bloqueiam. No importa agora, como eles funcionam. Numa residncia, os disjuntores bloqueiam a passagem de corrente eltrica quando ela atinge um valor maior do que aquele que pode danificar a instalao eltrica e os aparelhos eletrodomsticos. Para cada tipo de sistema existe uma corrente eltrica mxima permitida. A unidade de corrente eltrica no sistema MKSA o Ampre (A). V . i 2. O efeito Joule o aquecimento de um condutor que percorrido por uma corrente eltrica. 1. A resistncia eltrica R de um condutor R =

RESISTNCIA

Maria Antonieta Teixiera de Almeida 54

Captulo 5-Correntes eltricas e suas fontes.

Fontes de correntes eltricas O condutor aquece quando percorrido por uma corrente eltrica. Esse aquecimento se d devido perda de energia dos eltrons atravs dos processos de coliso com a rede cristalina ou entre eltrons. O campo eltrico criado pelas cargas eltricas em repouso conservativo. Isso significa que a energia que o campo eltrico fornece ao eltron em uma parte do circuito retirada do eltron pelo campo na outra parte do circuito. Ento o campo eletrosttico no pode fornecer a energia que foi perdida na forma de calor e manter a corrente eltrica circulando. Somente as chamadas fontes de corrente eltricas so capazes de manter uma corrente eltrica. Elas criam um campo eltrico que no conservativo. Elas fornecem aos eltrons que percorrem o circuito completo a energia que foi perdida na forma de calor. O campo eltrico criado pelas cargas eltricas acumuladas nos terminais das pilhas e nos condutores de natureza eletrosttica. Ele existe em todo o espao e fora os eltrons dos condutores externos a caminhar para os pontos de maior potencial eltrico. O campo eltrico de natureza qumica criado pela pilha s existe no interior da pilha. denominado campo eltrico motor . Ao fornecer energia para as cargas eltricas, o campo eltrico motor fora as cargas eltricas positivas a caminhar para as regies de maior potencial eltrico e as negativas para as regies de menor potencial eltrico. ele o responsvel pela reposio da energia perdida na forma de calor. O campo eltrico que atua nos ons o campo eltrico resultante. Na pilha de Daniel temos um terminal de zinco e um terminal de cobre. O terminal de zinco fica imerso na soluo de sulfato de zinco (ZnSO4), e o de cobre na soluo de sulfato de cobre (CuSO4). O contato eltrico entre as solues mantido por uma ponte salina que contem uma soluo de sulfato de potssio (K2SO4). Zn 0 Zn +2 + 2 e Cu + 2 + 2 e Cu 0 Quando o terminal de zinco colocado na soluo de sulfato de potssio, o Zn se oxida passando para a soluo deixando eltrons na placa de zinco. O cobre se reduz e adere placa de cobre, criando sobre ela uma carga eltrica positiva. A passagem do zinco para a soluo e a aderncia do cobre placa de cobre continuam at que o campo eletrosttico criado pelas cargas eltricas dos terminais anule o campo eltrico motor. Como o campo que atua nas cargas eltricas o campo resultante, o movimento das cargas eltricas interrompido.

CAMPO ELTRICO MOTOR

Maria Antonieta Teixiera de Almeida 55

Captulo 5-Correntes eltricas e suas fontes.

Figura 56-Pilha de Daniel aberta.

Na pilha aberta, o campo eletrosttico em mdulo igual ao campo eltrico motor. Quando ligamos condutores aos terminais da pilha eles criam um caminho natural para que os eltrons que esto na placa de zinco se desloquem para a placa de cobre. O acmulo de cargas eltricas nos terminais da pilha diminui, tornando o campo eltrico motor maior do que o campo eletrosttico. O campo eltrico resultante passa a ter o sentido do campo eltrico motor. Ele fora os ons da soluo a se deslocarem em sentidos opostos. As reaes de xido-reduo se reiniciam e a corrente eltrica se estabelece.

Figura 57- Pilha de Daniel Fechada.

O zinco oxidado passa para a soluo, aumentando o nmero de cargas positivas na soluo de sulfato de zinco. O cobre que se reduz sai da soluo de sulfato de cobre, diminuindo o nmero de cargas eltricas positivas na soluo de sulfato de cobre. A ponte salina garante a neutralidade das solues. Ela fornece ons sulfato para a soluo de sulfato de zinco e ons potssio para a soluo de sulfato de cobre. Resumindo: s existe corrente eltrica em circuitos fechados se existir uma fonte de corrente eltrica. O campo eltrico da fonte (campo eltrico motor) no conservativo. ele que garante a manuteno da corrente eltrica, ao repor a energia dissipada na forma de calor, por efeito Joule.

Maria Antonieta Teixiera de Almeida 56

Captulo 5-Correntes eltricas e suas fontes.

A fonte de corrente eltrica da rede eltrica diferente daquela da bateria e das pilhas. O campo eltrico motor varia em mdulo e em sentido com uma freqncia de 60Hz. Portanto, a corrente eltrica que aparece nesse caso no constante. Ela varia em intensidade e em sentido com a mesma freqncia do campo eltrico motor.

1. O campo eltrico que atua nas cargas eltricas de uma corrente eltrica a soma do campo eltrico motor com o campo eltrico criado pelas cargas eltricas em repouso que se localizam nos terminais e nas superfcies dos condutores. r v r E = Em + E c 2. O campo eltrico motor no conservativo.

Questionrio 4
1. O que corrente eltrica? 2. Quais so os transportadores de corrente eltrica nos condutores metlicos? 3. Quais so os transportadores de corrente eltrica nos eletrlitos? 4. O que a corrente eltrica convencional? 5. O que uma corrente eltrica contnua? 6. O que uma corrente eltrica alternada? 7. Cite algumas fontes de corrente eltrica contnua. 8. Cite uma fonte de corrente alternada. 9. O que um campo eltrico motor? 10. O que o efeito joule ? 11. O que resistncia eltrica? 12. Qual a lei de Ohm?

Maria Antonieta Teixiera de Almeida 57

You might also like