You are on page 1of 4

As fases do parto

O processo do parto mais fcil de entender se for dividido em trs fases. Na primeira fase, a cerviz ou colo do tero abre-se gradualmente para o beb passar. Precisa ter aproximadamente 10cm de abertura antes da cabea do beb poder atravessla. A este processo costuma chamar-se dilatao. Na segunda fase, o beb passa pela ltima parte do canal de nascimento, ou seja, a vagina e empurrado para fora do corpo da me. Na terceira fase, so expelidos a placenta, o resto do cordo umbilical e as membranas. ADMISSO DA PARTURIENTE - Apresentar-se cliente, cham-la pelo nome - Estabelecer um relacionamento positivo e proporcionar apoio - Realizar anamnese e exame cuidadosos procurando informaes sobre possveis complicaes - Histria clnica: antecedentes pessoais, antecedentes familiares, histria ginecolgica (gesta, para, cesrea, aborto), histria da gravidez atual, DUM, estimativa da IG, DPP, incio das contraes uterinas (freqncia, durao e intensidade), hora da rotura das membranas, hora da ltima refeio, obter informaes do carto pr-natal - Exame fsico geral e obsttrico - Ausculta dos batimentos cardacos - Observar a dinmica uterina (freqncia, durao e intensidade) - Dilatao cervical - Aparncia do lquido amnitico - Apresentao, posio e altura da cabea fetal (Manobra de Leopold) - Se a cliente no realizou exames no pr-natal solicitar: VDRL, Anti-HIV, Tipagem sangunea e RH - Questionar sobre a presena de acompanhante do sexo feminino e maior de idade - Incentivar a deambulao durante a fase de dilatao - Esvaziamento da bexiga no banheiro - Acompanhamento das contraes uterinas e promoo de conforto FASES DO PARTO 1 FASE: perodo que vai do incio do trabalho de parto at a dilatao completa do colo uterino. Pode variar de menos de 1h at mais de 24h. Nas primparas dura cerca de 12h e nas multparas 7h. Vai depender das contraes, dos dimetros fetais e plvicos, da apresentao, do tamanho fetal, da capacidade do colo em dilatatar 2 FASE: perodo que vai da dilatao completa at a expulso do feto. Dura de poucos minutos at horas. Nas primparas dura cerca de 50m e nas multparas 20m. 3 FASE: perodo que vai da expulso do feto at a dequitao. Dura de 5 a 30m. MECANISMO DO PARTO So movimentos passivos sofridos pelo feto com o intuito de adequar seus maiores dimetros aos maiores dimetros do canal do parto. Estes movimentos so contnuos e

entrelaados entre si, sofrendo diviso apenas com fins didticos. Encaixamento a passagem da maior circunferncia da apresentao pelo estreito superior da bacia. Para que o encaixamento se d de forma adequada, deve ocorrer aflexoou deflexo nas apresentaes ceflicas, e nas apresentaes plvicas, oacomod amento dos membros inferiores sobre o tronco ou seu desdobramento para baixo. A flexo e o acomodamento dos membros inferiores tm por objetivo a reduo dos dimetros. No incio desta fase, a cabea fetal encontra-se com flexo moderada, com a sutura sagital orientada no sentido do dimetro oblquo ou transverso e com a fontanela lambdide voltada para a esquerda. Completado o encaixamento, inicia-se adescida, quando a apresentao, impulsionada pela contratilidade uterina, desce at a proximidade do assoalho plvico, onde a resistncia deste, aumenta a flexo. A descida um motor contnuo do incio do trabalho de parto at a expulso total do feto. Arotao interna acontece quando a apresentao dilata o diafragma plvico que fora-a a realizar movimento turbinal, orientando a sutura sagital no sentido ntero-posterior (maior dimetro da pelve). Simultaneamente, rotao interna da cabea e sua descida, as espduas do feto se apresentam ao estreito superior. O maior dimetro da cintura escapular fetal o dimetro biacromial, que mede 12 cm. Assim o encaixamento das espduas se faz no sentido transverso ou oblquo do estreito superior. medida que ocorre a rotao interna e descida, a regio suboccipital fetal loca-se sob o pube materno com a sutura sagital orientada, ntero- posteriormente. O desprendimento da cabea se d porque as contraes uterinas, exercendo presso para baixo, foram a descida, e a nuca fetal faz apoio na arcada pbica, enquanto a sua face distende o assoalho plvico, que oferece menor resistncia, e sofre deflexo, deslocando o coccix materno para trs. Neste momento, ocorre o deslizamento do occipcio sob a arcada pbica e o bregma, a fronte, o nariz e o mento surgem sobre o perneo. A rotao externa da cabea, tambm chamada derestituio por restituir o occipital sua posio de encaixamento, ocorre na realidade, devido rotao interna das espduasque alcanando o assoalho plvico, orientam o dimetro biacromial no sentido ntero- posterior, por ser este o maior dimetro deste estreito. Aps a rotao interna, ocorre o desprendimento das espduas. O ombro anterior coloca- se sob a arcada pbica onde faz apoio, e o ombro posterior distende o assoalho plvico, deslocando o coccige materno, e se desprende aps sofrer movimento de flexo lateral. Imediatamente, aps o desprendimento do ombro posterior, o ombro anterior desliza sob a arcada pbica e, tambm, se desprende. O restante do corpo do feto no oferece resistncia ao nascimento por ter dimetros menores. Resumo do mecanismo de parto:

FASES DE PARTO Os obstetras costumam classificar o parto em trs fases, que so dilatao (o colo uterino se abre), expulso (contraes de presso para a criana nascer) e dequitao (a placenta expulsa). Para saber em que estgio voc se encontra, quando chegar maternidade ou hospital, ser preciso fazer um exame vaginal de controle. Quando for confirmado que seu colo uterino est abrindo, ento ter chegado o grande momento: o parto comeou! Fase de dilatao a primeira fase do parto. Nesse caso, o colo uterino aberto em at 10 centmetros pelas contraes do parto e, na maioria das vezes, o beb j empurrado no canal de parto um pouco para baixo. Nesse tempo, voc processa as contraes que vo se tornando mais intensas com mudanas de posio e com as tcnicas respiratrias e de massagem aprendidas. At mesmo cantarolar, cantar e gemer ajudam nesse momento. Cresce a importncia da ajuda e do estmulo de seu parceiro ou de uma acompanhante e do obstetra.

Fase de expulso O colo uterino est totalmente aberto agora. Voc pode ajudar mais ativamente sob a orientao do obstetra para empurrar o beb no canal de parto em cada contrao. Seu beb tambm est trabalhando ativamente agora. Milmetro por milmetro ele se aproxima da sada e voc tambm sente uma presso crescente na rea do perneo. Talvez nesse momento seja feito um pequeno corte no perneo. Uma ltima presso e seu beb v a luz do mundo! Fase do ps-parto Agora seu beb colocado sobre seu peito ou barriga e voc pode cumpriment-lo juntamente com seu parceiro. O parto, alis, somente est encerrado com a expulso da placenta. Sua hemorragia observada e uma eventual leso existente no perneo rapidamente costurada. possvel que seu corpo ainda trema e tenha calafrios por algum tempo em razo do grande esforo. Isso totalmente normal e se acalma rapidamente. ROTURA/CORTE DO PERNEO O perneo o tecido entre a vagina e o nus, que intensamente sobrecarregado por presso e dilatao durante um parto vaginal. Com frequncia, ele apresenta pequenas fendas aps o parto que se curam rapidamente. Em algumas situaes, quando a criana no passa bem ou o tecido do perneo est ameaado de romper descontroladamente, indicado o corte do perneo. Contudo, esse um tema muito discutido entre os assistentes de partos, sendo mais indicado voc conversar com seu mdico sobre o procedimento sugerido por ele. Assim que a deciso para o corte do perneo estiver tomada, ele feito durante o pico de uma contrao, de forma que a mulher no sente quase dor. Aps o parto, o corte costurado com anestesia local ou sob efeito da anestesia peridural.

You might also like