You are on page 1of 18

Avadhut Gita

(A Cano do Asceta)

Mahatma Dattatreya ndice


ndice ______________________________________________________________________ 1 Avadhut Gita _________________________________________________________________ 1 Introduo __________________________________________________________________ 2 Captulo 1 ___________________________________________________________________ 2 Captulo 2 ___________________________________________________________________ 7 Captulo 3 ___________________________________________________________________ 9 Captulo 4 __________________________________________________________________ 12 Captulo 5 __________________________________________________________________ 13 Captulo 6 __________________________________________________________________ 15 Captulo 7 __________________________________________________________________ 17 Captulo 8 __________________________________________________________________ 18

Avadhut Gita
O Bhagavad Gita, "O cntico do Senhor", o mais famoso texto hindu conhecido no Ocidente, porm, na ndia outros Gitas so igualmente famosos e respeitados. O Avadhut um deles. Ele um dos poucos livros que os Yogues preservam quando da proximidade da realizao espiritual e mesmo aps...

Ele , como o nome diz, "A Cano do Asceta", as palavras de um Mestre; Dattatreya, que ouviu a Voz do Silncio, transcendeu o tempo e nos traz a sabedoria da Idade do Ouro at a nossa Idade do Ferro, Kaly Yuga. Ele um clssico de Vedanta, um livro imperdvel para toda e qualquer pessoa que se interesse por filosofia oriental e Yoga. Ele um, dos "livros de cabeceira" da humanidade, a Sabedoria Antiga Viva. O Ocidente parece finalmente estar se abrindo para uma perspectiva no-materialista, no-fragmentada do homem e da natureza. Termos como Holstico, Totalidade, Transpessoal, j fazem parte do cotidiano. Na tentativa de aprofundar o conhecimento da filosofia Oriental e ao mesmo tempo de mostrar os mitos formadores do Ocidente moderno, apresentamos ao leitor brasileiro clssicos medievais com fundo mstico, esotrico e tambm jias Vedantinas como o Avadhut Gita, e pinadas de realidade como O Zen e a Arte do Pastoreio do Touro.

Introduo
O Avadhut Gita do Mahatma Dattatreya um daqueles livros cuja origem histrica est submersa no tempo. O seu autor teria vivido na Idade do Ouro (Satyuga) e desde a mais tenra idade demonstrava pendores de asceta e reiterada tendncia religiosa. Sua famlia era nobre, seu pai o Rei Atri e sua Me Anasuya, mulher piedosa tal como o marido. A Rainha teve trs filhos: o primeiro foi Dattatreya, o segundo Durvasa e o terceiro Chandrama. Os trs Irmos tinham caractersticas das trs Gunas (qualidades da matria, na filosofia hindu). Chandrama era dominado pela qualidade de Raja (brilho, fora, atividade), Durvasa era influenciado pela qualidade de Tamas (trevas, inatividade, lentido) mas Dattatreya era a personificao de Satva (pureza, sabedoria, luz). Dattatreya reinou aps a morte de seu pai e seu governo foi o mais benigno que o seu pas teve; porm ele renunciou a tudo e se tomou monge errante (tal qual Buda) ensinando, a todos os que estivessem preparados, o caminho da libertao. A palavra "Gita" quer dizer "cano" e "Avadhut" significa "asceta, renunciante, grande alma" (mahatma). Existem muitos Gitas na tradio indiana, sendo no Ocidente o mais conhecido o "Bhagavad Gita", mas na ndia outros Gitas so tambm muito conhecidos e apreciados; entre eles podemos citar o "Shiva Gita", o "Rama Gita", e o "Devi Gita". O Avadhut texto clssico vedantino destinado aos yogues mais avanados; a Vedanta um dos seis principais Darshanas, pontos de vista da filosofia Hindu. A palavra "Vedanta" quer dizer "final dos Vedas" e o expoente maior da Vedanta foi, sem sombra de dvidas, Sankacharya, discpulo de Govinda, que viveu por volta de 788-820 AC. A filosofia Vedanta est calcada na afirmao Tat Vam Asi"... Ou seja "Tu s Aquilo". Segundo esta filosofia, o Atma a nica realidade, o resto seria Maya (iluso) ou Avidhya (ignorncia). Somente a Vidya (sabedoria) pode levar o homem a Moksha (libertao), e essa sabedoria j est presente no homem. Ela no se manifesta, apenas, porque os vus sobre a conscincia no permitem. A meditao e a concentrao intensa so os principais meios de remover os vus. O Avadhut, embora destinado queles que j atingiram um estado avanado na Senda, pode ainda assim ser de ajuda mesmo queles que no chegaram a um estgio to alto de conscincia.

Captulo 1

1. O desejo de Advaitismo produzido nas mentes dos homens sbios pela graa de Deus, (graa essa que ) um antdoto para todos os medos. 2. No eu, pelo prprio eu, se contm tudo isto (ou seja, o mundo). Como posso adorar o Atma (que ) informe, incapaz de diviso, e ventura imorredoura? 3. A quem devo oferecer os meus respeitos (quando eu sou Brahman, eu prprio) sempre imaculado? 3 Este mundo apenas a obra de cinco elementos e na realidade no mais do que u'a miragem. 4. Verdadeiramente tudo isto Atma. No existe diferena, tampouco a no-diferena, nem existncia ou no-existncia: o que devo dizer? A mim tudo isto parece um espanto. 5. Esta a soma total do Vedanta "Eu sou Atma, o eu sem forma, presente a tudo por sua Natureza". 6. Aquilo que o Atma sempre refulgente de tudo; pelo tempo ilimitado como espao, puro e sagrado por sua prpria natureza; isso eu sou, sem dvida. 7. Eu sou imorredouro, puro, infinito e uma morada de conhecimento. No conheo prazer ou dor, ou algum a quem eles afetem, ou como. 8. Para mim no h ato da mente que seja bom ou mau, ato do corpo, bom ou mau, ato de fala, bom ou mau. Eu sou o conhecimento, imortal e sempre puro alm do alcance dos sentidos. 9. A mente livre e sem limites como o espao, onipresente, a mente tudo e no entanto. a mente no a verdade mais elevada. O Atma se acha alm da mente. 10. Eu sou este Um onipresente, ilimitado pelo espao: como posso ver o Atma (Eu) manifesto ou imanifesto? 11. Por que no refletes que tu s Um sozinho, o mesmo em tudo, indestrutvel e imorredouro? Tu s sempre exaltado e indivisvel. Por que, ento, te lamentas dia e noite? 12. Conhece o Atma para sempre como o Um absoluto, onipresente. Eu prprio sou o contemplador e o mais elevado contemplado. Como pode o indivisvel ser dividido? 13. Tu no s nascido nem morto, tampouco tens qualquer corpo. Tudo isto Brahman. Assim declaram 4 os Vedas para sempre. 14. Tu s Ventura eterna onipresente, dentro e fora. Por que, ento, vagueias aqui e acol como um fantasma? 15. Associao e separao, no existe qualquer delas para ti ou para mim. No existes tu, no existo eu neste mundo. Tudo isto Atma, sem dvida. 16. Som, odor e o mais, so efeitos dos cinco sentidos. Portanto, no s. Tampouco eles te pertencem. Tu s a Verdade mais elevada. Por que, ento, te lamentas? 17. Tu no tens nascimento, morte ou mente. Liberdade e confinamento, bem e mal no te afetam. Por que choras, criana'? Nem tu, nem eu, temos qualquer nome ou forma. 18. mente! Por que vagueias perplexa, como um fantasma? Entende o Atma (que ) incapaz de diviso. Abandona o desejo e s feliz.
2

Advaka - Escola Vedantina monista, fundada por Sankara. Alma Terra, fogo, gua, ar, ter. Vedas - Livros sagrados da tradio Hindu, Sama, Atharva, Rig e laiur Veda.

19. Verdadeiramente s a verdade, livre de todas as mudanas, o inabalvel, a morada da emancipao. A ti no pertencem as paixes ou o desejo de paixes. Por que, ento, te lamentas, dominado por desejos? 20. Todos os Vedas proclamam que o Atma est livre de todas as qualidades. uma Existncia pura, imorredoura, sem forma e homognea. Sabe que eu sou isso, sem dvida. 21. Sabe que tudo que existe em forma irreal. Conhece o Um indiviso e informe. Pelo conhecimento desta verdade todo o nascimento futuro nulificado. 22. Os sbios declaram que sem dvida existe apenas uma entidade imutvel. Quando abandonas as paixes e resta apenas UM, a variedade desaparece. 23. Como pode haver Samadhi se Atma no tem forma? Como pode haver Samadhi se no ocorre assim? Como pode haver Samadhi se no existe nem isto, nem aquilo? Tudo isto ilimitado, como a prpria Liberdade. 24. Tu s a essncia imutvel pura, sem forma e sem morte. Como podes dizer que sabes isto e no sabes aquilo sobre o Atma? 25. O eu, e somente o eu, declarado por tais frases como (isso s tu). Isto, no isto, a palavra dos Vedas sobre a questo. O mundo fenomenal no uma realidade. 26. No eu somente e pelo eu (tu) somente se acha contido tudo isto (universo). Para ti no h contemplador, contemplao ou o rgo da contemplao. Como, ento, contemplas e no te envergonhas? 27. Eu no conheo O venturoso, como posso falar sobre Ele? Eu no conheo O venturoso, como posso ador-Lo? Eu sou O venturoso, a verdade mais elevada, a essncia homogeneamente una, livre e ilimitada como espao. 28. Eu no sou matria, mas um princpio imutvel e alm do alcance da imaginao. Sou livre de toda a servido, nem sou algum que escraviza (outros). Como posso, ento, ser cognoscvel em minha natureza? 29. No existe outro seno o Um eterno, nenhum outro seno o princpio da existncia. Apenas Atma a verdade mais elevada. No existe um que mata, nem o ato de matar. 30. Quando um vaso se parte, seu espao interior surge para o espao universal; similarmente, na mente pura, apenas o Atma imaculado permanece. E ento nenhuma diferena, em absoluto, existe para mim. 31. No existe o vaso, nem o espao ocupado por ele; tampouco a alma individual ou seu receptculo. Conhece o Brahman apenas, em quem no existe o cognoscente ou ,aquilo que paira ser conhecido. 32. Conhece o Atma como o eternamente verdadeiro em todos os lugares, em todos os tempos, porque de todas as maneiras o mundo irreal mas o Atma a prpria realidade. Sabe que assim existo, sem dvida. 33. No existem os Vedas nem as diferentes religies; tampouco os deuses ou os sacrifcios; nem as etapas diferentes da vida, famlia, ou casta; tampouco a trilha de fumaa ou a trilha da luz; apenas existe o Brahman, a verdade mais elevada. 34. Quando ests de fato esvaziado de tudo e ests onipresente, como podes achar que ests presente ou ausente? 35. Alguns anseiam pela Unidade, outros pela Dualidade. Eles no conhecem a Essncia imutvel destituda de toda a dualidade e unidade. 36. Como podem eles descrever a Essncia que est vazia de todas as cores como o branco e as demais, ou de todos os atributos, tais como o som e o resto, e que inacessvel ao pensamento e fala?
5 5

Samadhi - O mais alto estado de realizao espiritual.

37. Quando algum chega a conhecer Brahman, todo este mundo de matria aparece sem base, como o ar. E ento no resta dualismo em Um. 38. A mim o Atma parece ser um, somente, e idntico a Brahman. Como pode haver um contemplador, ou a contemplao em quem est livre como o espao e no tem dualidade? 39. O que quer que eu faa, coma, sacrifique e d, nada meu. Eu sou o puro, no gerado e imorredouro. 40. Fica sabendo que todo o universo existe sem for-ma; que todo o universo existe sem mudana; aprende, agora, que todo o universo como uma corporificao da pureza; que todo o universo como uma espcie de Ventura ininterrupta. 41. Tu s sem dvida a Essncia verdadeira; que mais sei eu? Como ento achas. que o Atma seja inacessvel ou acessvel ao conhecimento? 42. caro! O que falas do Maya ou no Maya? No existe a substncia, nem a sua sombra. Tudo isto uma Existncia, pura e livre como o espao. 43. Eu sou sem comeo, meio ou fim; tampouco me encontro em servido. Sou puro em natureza. Esta minha opinio definitiva. 44. Este mundo, embora grandioso, parece-me nada. Tudo isto Brahman. Como podem haver quaisquer etapas prescritas de vida? 45. Eu sempre sei tudo. Sou eternamente um, verdadeiro e sem apoio. C Mundo com seus fenmenos, tais como o cu, etc., falso. 46. Tu no s um animal, homem ou mulher, tampouco s conhecimento ou ignorncia; como, ento, te consideras cheio de venturas ou destitudo delas? 47. Tu s uma Essncia imorredoura, pura por tua prpria natureza, no pura por virtude do Sadnga Yoga ou pela eliminao da mente ou pelas instrues do Guru. 48. Tu no s um estojo de cinco elementos, tampouco algum sem um corpo. Tudo apenas Atma. Como podem haver a terceira ou quarta etapas? 49. No estou manietado, nem livre, tampouco me acho separado de Brahman. No sou um agente, nem um desfrutador, acho-me despido de tudo que permeia e que Permeado. 50. Assim como a gua atirada em gua se toma uma s, sem distino, a mim parece que o Prakriti e 7 o Purusha so inseparveis um do outro. 51 . Quando no ests manietado, nem liberado, como ento te consideras ser com ou sem forma? 52. Eu sei que teu eu supremo est livre e onipresente como o espao visvel. Tudo o mais (o mundo) ilusrio como miragem. 53. No existe o Guru nem sua instruo, tampouco upadhi ou ao. Conhece o que imaterial, livre como o espao. Eu sou puro por minha prpria natureza. 54. Tu s puro e incorpreo, tua mente mais elevada que a mais elevada. Eu sou o Atma, o mais elevado de todos, no te envergonhes de dize-lo. 55. Por que choras, mente? Exalta-te por teu Atma, criana. Bebe as guas da imortalidade e do Advaitismo.
6

matria esprito

56. No conhecimento, tampouco a falta de conhecimento, nem conhecimento e ignorncia juntos. Quem tem tal tipo de conhecimento possui um conhecimento verdadeiro, como no existe outro melhor. 57. No existe sabedoria ou lgica, nem meditao ou Yoga, tampouco tempo ou espao, nem existem as instrues de um Guru. Eu sou a Verdade mais elevada, eternamente livre como o espao. 58. No sou nascido, nem morto, tampouco meus atos so bons ou maus. Eu sou o Brahman puro e sem descries. Como pode haver servido ou emancipao para mim? 59. Se O refulgente difundido e preenche tudo por toda a parte, no vejo quaisquer diferenas. Como, ento, pode haver qualquer exterior ou interior? 60. Que maravilhosa Maya, causa das noes de unidade e dualidade, pelas quais este universo parece um e intacto! 61. No h existncias materiais ou imateriais, assim dizem os Vedas para sempre. Existe apenas o Atma, destitudo de todas as dimenses de unidade e de separao. 62. Tu no tens pai ou me, irmo ou esposa, amigo ou filho. Tu no s afetado pela parcialidade ou imparcialidade. Como, ento, pode existir esta perturbao em tua mente? 63. No h dia ou noite, tampouco amanhecer ou ocaso em tua mente. Como podem homens sbios atribuir corpo ao incorpreo? 64. Sabe que o Atma imorredouro destitudo de todo ou de parte. Nele no h diviso ou unio, nem pesar, nem alegria. 65. No sou agente, nem desfrutador, tampouco existem quaisquer atos a me prenderem. No sou corpo, nem incorpreo; como pode a posse ser atribuda a quem tem nenhuma? 66. No sou contaminado pelas paixes, etc. tampouco sofro aflies corporais. Conhece-me como o eu ilimitado como o espao. 67. Amigo, o que ganhas falando tanto? Amigo, o que ganhas com tais contores intelectuais? J te disse o que a essncia verdadeira. Tu s o mais elevado Eu, ilimitado como o espao. 68. Deixa que os Yogues morram com qualquer impresso mental e em qualquer lugar; eles se submergiro no Brahman como o espao ocupado por um vaso se une com o espao exterior. 69. Aquele que morre, quer em casa ou em local de peregrinao, tendo-se despido de todas as ligaes pessoais, se toma o Eu mais elevado de todos, permeando tudo. 70. Os Yogues consideram toda a virtude, riqueza, ambio, as criaturas mveis de todas as ordens, at mesmo a salvao, como to imaginrias quanto a miragem. 71. No desfruto, nem deixo de desfrutar os atos que foram ou estejam sendo cometidos. Esta minha crena firme. 72. O asceta batizado pelo sentimento de unidade vive feliz neste mundo de vacuidade; caminha sozinho, abandonando todo o orgulho, porque se realiza em seu prprio eu. 73. No existe o terceiro, nem o quarto estado de conscincia: o mais elevado de todos se realiza em si prprio. No h virtude ou vcio. Como podem haver servido ou emancipao? 74. O asceta imerso no sentimento de unidade e purificado de todas as suas afeces mentais declara a 8 verdade que nem os Mantrans , nem os versos vdicos, ou a lgica podem exprimir (Brahman). 75. No existe vazio, nem plenitude, tampouco existncia ou inexistncia. Isto foi expresso de acordo com juzo intuitivo completado pelas instrues dos shastras.
8

Mantrans - Frmulas mgicas, preces, sons.

Fim do primeiro capitulo do Avadhuta Gita, por Shri Dattatreya, sobre o conhecimento do Atma.

Captulo 2
1. Jamais deve importar se o professor um menino ou algum dependente do prazer sensrio, ou se trata de um idiota ou servidor braal, ou dona de casa. Algum recusaria um diamante que estivesse incrustado de impurezas? 2. No deve importar se o Guru ou no dotado de erudio potica. O sbio deve colher o bom que h nele. Por acaso o barco que no esteja pintado em vermelho deixa de transportar passageiros ao outro lado do rio? 3. Todo o mundo movvel e imovvel est englobado pela alma imutvel, sem esforo algum. Esse Atma por natureza tranqilo, inteligente e livre como o espao. 4. Ele movimenta todo o Mundo movvel e imovvel sem o menor esforo. onipresente. Como pode estar separado de mim? 5. Mais sutil do que a prpria Natureza, sou eterna e imutvel Ventura, livre do bem e do mal, livre do movimento e da inrcia. 6. Sou incorpreo e adorado assim pelos deuses. Sendo onipresente, os deuses no so diferentes de mim. 7. No creias ser eu quem impele os impulsos enganosos da mente. Eles surgem e se dissolvem como bolhas em um rio. 8 e 9. Assim como a maciez, dureza, doura e amargor so inseparveis do macio, duro, doce e amargo, como o frio e a maciez so inseparveis da gua, tambm o Prakriti (Natureza ou matria) que preenche tudo, do mais sutil elemento aos objetos mais grosseiros, apresenta-se inseparvel do Purusha. 10. Est alm de qualquer distino de nomes; mais sutil que o mais sutil; encontra-se alm do alcance do intelecto, da mente e dos sentidos. o imaculado Senhor do Universo. 11. Sendo Ele assim por Sua natureza, como pode haver "Eu" ou "Tu" ou este mundo n'Ele? 12. O que chamamos livre e ilimitado como o cu, na verdade o (pois no existe outro cu ao qual esta comparao se aplique). imaculado e absoluto. Somente ele Inteligncia onisciente. 13. Ele (Atma) no se move no cho, tampouco levado pelo vento ou coberto pela gua. Declara-se Ele que est sentado no meio da Luz Eterna. 14. O espao por toda a parte est permeado por Ele. Ele no permeado por coisa alguma. Est englobando tudo, dentro e fora, e Eterno e indivisvel. 15. Sendo sutil, invisvel e sem atributos, no pode ser percebido de imediato. Sua percepo vem vagarosamente, como os Yogues explicaram. 16. Ele que no depende de algum e est incessantemente absorto na devoo e se libertou de todos os mritos ou defeitos internos, funde-se no curso desta disciplina, no Brahman. No h outro meio de atingir essa absoro. 17. Este o nico remdio soberano (nctar) para destruir a rvore venenosa, amarga e criadora de iluses deste mundo. 18. Aquilo que tem forma pode ser visto pelo olho, ,,mas aquilo que no tem forma s pode ser alcanado pelo sentimento. Acha-se alm da existncia e da inexistncia ,do mesmo modo e por isso chamado antarat, o mais interno de todos. 19. Tudo que aparece externamente o mundo. Dentro dele, o Prakriti. Aquilo que se acha dentro desse ambiente interno merece ser compreendido, assim como compreendemos a existncia da gua em

um coco que exteriormente parece feito de invlucro duro e alm do qual h .a camada de polpa e depois sua gua, que a coisa mais interna de todas. 20. O conhecimento das aparncias externas falso. O conhecimento de seu significado interno sabedoria, porm o conhecimento do que se acha mais internamente vale a pena alcanar. O exemplo do coco e seu invlucro duro, polpa e gua, tambm se justifica neste caso. 21. Assim como a Lua na noite do Purnamasi (ltimo dia do ms hindu) uma e no apresenta defeitos, assim ,o Atma. A dualidade o resultado apenas da perverso da viso. 22. As distines so, desse modo, apenas os resultados da viso da pessoa, no as caractersticas do Onipresente. O adquirente deste conhecimento alcana o vigor mental necessrio. O (Brahman) decantado por milhes de nomes. 23. Aquele que, erudito ou idiota, desperta para o conhecimento da Verdade mediante os ensinamentos de um Guru no se importa com o oceano da existncia, isto , se v libertado dos cicios de migraes. 24. Aquele que, livre das paixes e animosidade, estiver disposto a fazer o bem a todos os seres, que tiver convices firmes e deciso forte, alcana a meta suprema. 25. Assim como o espao ocupado por um vaso se difunde, ao se partir o vaso, no espao onipresente, tambm o Yogue, ao dissolver-se seu corpo, se funde com o esprito supremo. 26. Apenas no caso do Karmayogue (o que pratica a trilha da ao) que seu ltimo desejo determina seu nascimento futuro. Esta doutrina do nascimento futuro seguindo-se ao ltimo desejo no tida como aplicvel no caso do Yogue que pratica a trilha do conhecimento. 27. A meta dos que seguem a senda das aes pode ser descrita pela faculdade da fala, mas a meta dos Yogues inteiramente indescritvel. 28. Esta meta dos Yogues imorredoura e se acha alm da conceituao. Para quem a conhece, o xito vem por si mesmo. 29. O Yogue, quer morra em lugar de peregrinao ou em casa de um chandal (pessoa baixa e impura) ou em qualquer outro lugar no volta a ver o nascimento. Funde-se no Eu Supremo. 30. Quem compreende o Atma que , por sua natureza, alm do nascimento e concepo, no se v contaminado por qualquer impureza, embora se comporte como lhe aprouver. Sendo assim imaculvel por pecado, esse Yogue realmente nada faz que o possa prender. 31. Ele atinge aquele Atma Eterno e Supremo que se acha livre de todas as enfermidades, que no possui forma, no tem contornos, apoio, corpo, desejo, livre de paixo, animosidade e apego, e que um poder inexaurvel. 32. Ele atinge aquele Atma Eterno e Supremo que tem to pouco a ver com os Vedas quanto com o professor e o discpulo, ou com a instruo sagrada. O rito de escanhoar a cabea, os segredos dos 10 Mantras e a prtica das posies e gestos devocionais no tm ligao com ele. 33. Ele alcana aquele Atma Supremo que no se caracteriza pelo sectarismo dos Shiva ou dos Shakti, que no globular nem de qualquer outra forma, que no tem mos ou ps e no qual no h espao. 34. Ele alcana aquele Atma Eterno e Supremo de quem este universo emerge, pelo qual mantido e no qual afinal se dissolve, assim como as bolhas de um rio, que emergem e se fundem em suas guas. 35. Ele alcana aquele Atma Eterno e Supremo que no pode ser compreendido pela fixao do olhar na ponta do nariz, em que no existe conhecimento ou ignorncia e no qual no se encontram msculos ou veias.
9 9

Karma, ao e reao. Mudras, gestos ritualsficos.

10

36. Ele alcana aquele Atma Eterno e Supremo que se acha livre de todas as noes de relatividade tais como variedade, unidade, qualidade, diferenciao, grandeza, pequenez, largura ou vacuidade e todas as noes de mensurao e sua capacidade, ou noes de igualdade ou disparidade. 37. Ele alcana aquele Atma Eterno e Supremo, quer tenha ou no controlado seus sentidos, quer tenha ou no a cobia de posses, quer se abstenha de, ou execute aes. 38. Ele alcana aquele Atma Eterno e Supremo, onipresente como o ter, que no tem mente ou intelecto, nem corpo nem sentidos, nem a quintessncia dos elementos, tampouco os elementos, nem o Ahankar (egosmo). 39. Para o Yogue cuja mente, despida de todas as noes de dualidade, se funde no Esprito Supremo, no h dever ou abstinncias quanto ao dever, nem ordenao de pureza, tampouco sua proibio. Em outras palavras, nada h para ele que seja prescrito ou proscrito aos homens. 40. O que a mente e a fala so incapazes de explicar, como pode o ensinamento de um Guru explicar? Para o Guru que est uno com Atma e que explica este segredo (divino), a verdade se apresenta sempre a mesma por toda a parte.

Captulo 3
1. Como posso adorar essa Ventura (Brahman) que ente como o espao, em que no h distino quanto a forma ou informidade? Ela despida de amor e dio, a ou informidade; eternamente pura e destituda de os fenmenos, onipresente, e o universo sua imagem. 2. , caro amigo! Como posso saudar a mim mesmo no Eu, pois eu sou (eu prprio) a Ventura Suprema Eterna que no tem distino de cores tais como o branco, etc, que no se acha preso por causa e efeito, que imutvel a todas as mudanas e uma Ventura ilimitada? 3. Eu existo sempre, no sendo nem a origem, nem o originador das coisas. Eu existo sempre, no sendo nem brilhante, nem tenebroso. Eu existo sempre, no sendo nem luz, nem escurido. Eu sou o conhecimento imortal, uniforme e onipresente como o espao. 4. Como posso denominar O sem-desejos como desejos? Como posso denominar O desprendido como apegado? Como posso chamar O imaterial como material? Eu sou o conhecimento imortal, uniforme e onipresente como o espao. 5. Como posso denominar tudo isto de um, como posso chamar tudo isto de mltiplo, como posso chamar tudo isto de eterno ou efmero? Eu sou o conhecimento imortal, uniforme e onipresente como o espao. 6. Nosso Atma no material, nem etreo, sujeito a migraes ou tendo qualquer incio, meio ou fim; nem isto, nem aquilo. Estou dizendo a verdade, porque sou a Verdade Suprema. Eu sou o conhecimento imortal, imutvel e onipresente como o espao. 7. Fica sabendo que todos os sentidos so insubstanciais como o cu; que todas as paixes so insubstanciais como o cu; que Atma, apenas, est livre de todas as impurezas, servides e mesmo libertao. Eu sou o conhecimento imortal, imutvel e onipresente como o espao. 8. caro! o Atma difcil de compreender e seu conhecimento inacessvel; eu no sou sequer esse conhecimento (pois afinal ele falso). caro! o Atma difcil de conceber, tal concepo inatingvel; no sou sequer essa concepo, pois tambm ela falsa; mesmo uma aproximao a ela difcil; no sou sequer isso (pois tambm falsa). Eu sou o conhecimento imortal, imutvel e onipresente como o espao. 9. Eu sou destitudo de todas as aes. Eu sou o fogo que destri todas as aes. Eu sou destitudo de todos os sofrimentos. Eu sou o fogo que destri todos os sofrimentos. Eu sou incorpreo. Eu sou o fogo que destri todos os corpos. Eu sou o conhecimento imortal, imutvel e onipresente como o espao. 10. Eu sou sem pecados, Eu sou o fogo que destri todos os pecados. Estou livre de todos os deveres. Eu sou o fogo que engole todos os deveres. Eu sou sem servides.

11. crianas! Eu no sou dotado de sentimentos nem estou sem eles. No tenho companhia, nem estou sem ela; no tenho mente, nem a deixo de ter, eu sou o conhecimento imortal, imutvel e onipresente como o espao. 12. Eu sou destitudo tanto de apego quanto de desapego; SOU destitudo tanto de alegria quanto de tristeza; sou destitudo tanto de cobia quanto de no-cobia. Eu sou o conhecimento imortal, imutvel e onipresente como o espao. 13. A rvore da continuidade do Samsara (mundo) no Para mim; a alegria da Continuidade do contentamento no me afeta; a servido da ignorncia no para mim. Eu sou o conhecimento imortal, imutvel e onipresente como o espao. 14. A atividade do Samsara (mundo) incessante no me afeta; a escurido do sofrimento incessante no me afeta; a paz advinda do desempenho do dever no me afeta; eu sou o conhecimento imortal, imutvel e onipresente como o espao. 15. O curso das aes que produz sofrimento no me prende; a mente afetada pelos efeitos do sofrimento no se acha em mim; o material que produz Ahankar (egosmo) no est em mim; eu sou o conhecimento mortal, imutvel e onipresente como o espao. 16. No sou calmo, nem perturbado; no sou refletido, nem irrefletido; estou destitudo tanto dos estados de sono como de viglia; no sou bem, nem mal, nem mvel, nem parado. Eu sou o conhecimento imortal, imutvel e onipresente como o espao. 17. Esse Alma no o sabedor, nem a coisa a ser sabida, pois se acha alm de todos os argumentos e debates; no a mente, nem o intelecto, pois inacessvel a todas as expresses. Como posso explicar-te esta verdade? Eu sou o conhecimento imortal, imutvel e onipresente como o espao. 18. Ele a essncia Suprema da Verdade, despido de qualquer dualidade ou no-dualidade; a Verdade Suprema no tem exterior ou interior: no o que era antes; no est ligada a qualquer coisa, tampouco algo. Eu sou o conhecimento imortal, imutvel e onipresente como o espao. 19. Eu sou verazmente o Ser imaculado de qualquer vcio advindo das paixes, etc. Sou verazmente o Ser despido de todo o sofrimento resultante do desprazer dos deuses, etc. Sou verazmente o Ser despido de quaisquer sofrimentos humanos. Eu sou o conhecimento imortal, imutvel e onipresente como o espao. 20. Se o Atma livre das trs etapas de conscincia, como pode a quarta etapa ser-lhe atribuda? Se est livre das trs divises do tempo, como pode qualquer posio ser-lhe atribuda? a morada suprema da tranqilidade e a prpria verdade suprema. Eu sou o conhecimento imortal, imutvel e onipresente como o espao. 21. Sou incapaz de grandes ou pequenas divises; sou incapaz de extenso ou contrao; no sou redondo, nem pontudo. Sou o conhecimento imortal, imutvel e onipresente como o espao. 22. Nenhum pai, esposa ou filho jamais nasceu para mim, tampouco algum deles morreu ou me pertenceu. Minha mente nunca foi ou volvel ou firme. Eu sou a Verdade Suprema, o conhecimento imortal e imutvel, onipresente como o espao. 23. Eu sou puro, superlativamente puro, inatingvel pelo pensamento, a prpria forma de infinidade. Embora no associado, impensvel e tendo aspectos infinitos, associo-me a tudo; sou indivisvel porm divisvel. Eu sou o conhecimento imortal, imutvel e onipresente como o espao. 24. Se existe uma Verdade Suprema imaculada, como pode haver legio de Brahmans e outros deuses e regies tais como os cus, etc, nela? Eu sou o conhecimento imortal, imutvel e onipresente como o espao. 25. Como posso dizer que no , Neti, Neti, ou seja, no isto, no isto? Como posso descrever aquilo que o resduo imaculado ltimo de tudo que ? Como posso descrever aquilo que despido de todos os smbolos? Eu sou o conhecimento imortal, imutvel e onipresente como o espao.
11 11

Aroda da existncia.

26. Eu sou destitudo de aes, no entanto desempenho vrias aes; sou sem ligaes, no entanto me desfruto de modos vrios; sou sem corpo, no entanto me entrego a prazeres constantes. Eu sou o conhecimento imortal, imutvel e onipresente como o espao. 27. Eu me acho alm do espetculo dos fenmenos ilusrios (o mundo), alm de toda a ostentao de arrogncia, alm de todas as imposies da tirania, alm de todos os fenmenos da verdade e falsidade. Eu sou o conhecimento imortal, imutvel e onipresente como o espao. 28. Embora despido de todas as mudanas do tempo, no me encontro isolado; embora despido de conscincia interna, no sou surdo ou mudo; embora despido de todas as mudanas, no me acho separado at mesmo da impureza do pensamento. Eu sou o conhecimento imortal, imutvel e onipresente como o espao. 29. No sou o senhor, nem o criado; no tenho ligaes familiares; no tenho ansiedade, pois no possuo mente. Todas as dificuldades no me afetam; conhece(-me) como despido de tudo e destitudo de todas as relaes. Eu sou o conhecimento imortal, imutvel e onipresente como o espao. 30. O mundo como um ermo solitrio. Que posso dizer dele? Ele (o mundo) prova positiva de todas as incertezas. Que devo dizer dele? (O Atma) perpetuamente o mesmo, livre de todos os problemas. Eu sou o conhecimento imortal, imutvel e onipresente como o espao. 31. (O Atma) parece ser despido tanto das coisas sensveis como das insensveis; ele no se originou de alguma coisa, nem alguma coisa se originou dele; o prprio Nirvana, uma Liberdade Eterna. Eu sou o conhecimento mortal, imutvel e onipresente como o espao. 32. O Atma perpetuamente despido de toda a prosperidade mundana, acha-se livre do ciclo incessante de nascimentos; igualmente livre do ciclo incessante das mortes. Eu sou o conhecimento imortal, imutvel e onipresente como o espao. 33. Tu no tens nome ou forma; tu s indivisvel, tampouco qualquer elemento diferenciador existe em ti. corao desavergonhado! Por que, ento, te lamentas? Eu sou o conhecimento imortal, imutvel e onipresente como o espao. 34. amigo! (isto , corao) por que choras? Tu no tens dores de parto, nem idade avanada, nem morte, nem (qualquer outra) mudana. Eu sou o conhecimento imortal, imutvel e onipresente como o espao. 35. amigo, por que choras? Tu no tens beleza ou .fealdade, nem idade avanada, etc. Eu sou o conhecimento imortal, imutvel e onipresente como o espao. 36. amigo, por que choras? Tu no tens mente ou sentidos, nem idade avanada, etc. Eu sou o conhecimento imortal, imutvel e onipresente corro o espao. 37. amigo, por que choras? Tu no tens desejo; tu no tens cobia; tu no tens apego. Eu sou o conhecimento imortal, imutvel e onipresente como o espao. 38. Por que anseias pela riqueza? Tu ests acima de todas as riquezas. Por que anseias por felicidade? Tu no tens esposa. Por que anseias por posses? Nada teu. Eu sou o conhecimento imortal, imutvel e onipresente como o espao. 39. A caracterstica que produz o mundo no tua nem minha. O (mundo) tem uma aparncia de variedade apenas para a mente estpida e desavergonhada. No existe diferena alguma, de qualquer espcie, em ti ou em mim. Eu sou o conhecimento imortal, imutvel e onipresente como o espao. 40. Verazmente tu no tens paixo, despaixo, ou qualquer desejo. Eu sou o conhecimento imortal, imutvel e onipresente como o espao. 41. Com relao a ti no existe Samadhi ou meditao; nem sujeito, nem objeto de meditao; nem exterior (nem interior); nem matria, nem tempo. Eu sou o conhecimento imortal, imutvel e onipresente como o espao.

42. Eu te expliquei a verdade suprema e final. No existes tu, nem existo eu, coisa alguma grande (ou pequena), tampouco qualquer mestre ou qualquer discpulo. Essa ,Verdade Suprema, em sua prpria natureza, absolutamente livre. Eu sou o conhecimento imortal, imutvel e onipresente como o espao. 43. Se a Ventura, ela prpria, onipresente como o espao, como pode haver outra verdade suprema? Se a Ventura, ela prpria, onipresente como o espao, como pode haver algo superior (a ela)? Se tanto o conhecimento quanto a verdade, como pode haver algo mais elevado? 44. Fica sabendo que toda a verdade est despida de fogo e vento, despida de terra e gua, despida de todo o movimento e onipresente como o espao. 45. No da forma do vcuo, nem da matria. No pura nem impura. No de boa ou de m forma. o seu prprio Eu - a Verdade Suprema. 46. Desiste do mundo, desiste at da renncia; abandona tanto a renncia quanto a no-renncia. O Atma, por sua prpria natureza, imaculado, imortal e uma certeza total.

Captulo 4
1. No se pode invoc-lo, nem se despedir dele. Tampouco podem folhas e flores ser-lhe oferecidas, nem a meditao ou o cntico de Mantras aplicar-se a ele. Encarar tudo por igual a adorao verdadeira desse Venturoso. 2. Eu sou no apenas livre de todas as servides naturais e adquiridas, no apenas livre de toda a pureza interna e externa, no apenas livre de todas as relaes de unio ou separao, como sou completamente a Liberdade Eterna, desimpedida como os cus. 3. Se todo este (mundo) , na verdade, criado ou apenas criado como uma iluso, estes pensamentos no surgem em mim. Sou, por natureza, livre e alm de todos os males. 4. No estou incrustado como o Maya , tampouco deixo de estar. No existe diferena ou nodiferena, tampouco a variedade me afeta. Eu sou, por natureza, a Liberdade Eterna alm de todos os males. 5. Nem o conhecimento, nem a ignorncia, me dizem respeito. Eu no sou a forma de conhecimento. Como Posso falar de conhecimento ou de ignorncia? Eu sou, por natureza, a Liberdade Eterna alm de todos os males. 6. No sou virtuoso, nem pecador, preso ou livre. Relao alguma me afeta. Eu sou, por natureza, a Liberdade Eterna alm de todos os males. 7. No sou isto, nem aquilo, tampouco intermdio, nem relaes com o amigo ou inimigo me afetam, tampouco tenho algo a ver com o bem ou o mal. Eu sou, por natureza, a Liberdade Eterna alm de todos os males. 8. No sou o devoto, nem aquele a quem a devoo se oferece. Para mim no existe qualquer instruo, tampouco qualquer oferece. Para mim no existe qualquer instruo, tampouco qualquer dever. Nem mesmo sou a forma de conhecimento. Eu sou, por natureza, a Liberdade Eterna alm de todos os males. 9. No sou o impregnador, nem o impregnado. No sou o local de repouso, nem o seu oposto. No sou vazio, nem cheio. Eu sou, por natureza, a Liberdade Eterna alm de todos os males. 10. No sou o que captura, nem o capturado. Para mim no existe causa, nem efeito. Como posso ser algum em quem se possa pensar ou deixar de pensar? Eu sou, por natureza, a Liberdade Eterna alm de todos os males.
12

12

Maya-iluso.

11 . No sou a causa de diferenas, tampouco diferena alguma existe em mim. No sou o sabedor, nem o sabido. caro! Como posso, ento, falar do passado e do futuro? Eu sou, por natureza, a Liberdade Eterna alm de todos os males. 12. No tenho corpo, tampouco sou incorpreo. No possuo intelecto, mente ou sentidos. No sou afetado pela paixo, nem despaixo.. Eu sou, por natureza, a Liberdade Eterna alm de todos os males. 13. (O Atma) nem mesmo em nome diferente (do Brahman). No se acha oculto nas palavras elevadas (dos Vedas). amigo! Como o posso chamar uniforme ou variado? Eu sou, por natureza, a Liberdade Eterna alm de todos os males. 14. Eu controlo e no controlo os sentidos. No existe lei ou ordenao para mim. amigo! Assim sendo, como posso dizer que a vitria ou a derrota me afetam? Eu sou, por natureza, a Liberdade Eterna alm de todos os males. 15. Sou informe; no existe imagem minha. No tenho principio, fim ou meio. amigo! Como posso ser chamado de forte ou fraco? Eu sou, por natureza, a Liberdade Eterna alm de todos os males. 16. Para mim no h morte, nem imortalidade, tampouco nctar ou veneno, nem pureza, nem impureza. Eu sou, por natureza, a Liberdade Eterna alm de todos os males. 17. Para mim no existe despertar, nem adormecer, ou quaisquer posies devocionais, nem dia ou noite, ventura ou sofrimento. Eu sou, por natureza, a Liberdade Eterna alm de todos os males. 18. Conhece-me como livre de um e de tudo. Para mim no existe o Maya (iluso), nem seu oposto. Como posso ser tido como tendo a ver com o Sandhya e outros a deveres devocionais prescritos? Eu sou, por natureza, a Liberdade Eterna alm de todos os males. 19. Fica sabendo que eu estou associado a todas as meditaes concentradas (Samadhis), alm de tudo que pode e no pode ser o objetivo do pensamento. Como posso, ento, falar de unio ou separao? Eu sou, por natureza, a Liberdade Eterna alm de todos os males. 20. No sou um idiota, nem um erudito. No sou loquaz, nem reticente. Como posso, ento, dizer que a discusso ou a crtica me afetam? Eu sou, por natureza, a Liberdade Eterna alm de todos os males. 21. No tenho pai ou me, tampouco casta ou famlia, nascimento ou morte. Como posso, ento, falar de apego ou desapego? Eu sou, por natureza, a Liberdade Eterna alm de todos os males. 22. Sou sempre resplandecente. Jamais tenho ocaso ou desapareo. Para mim no existe luz ou trevas. Como posso dizer que os desempenhos devocionais, como os observados de noite ou de manh, me obrigam? Eu sou, por natureza, a Liberdade Eterna alm de todos os males. 23. Conhece-me com certeza, destitudo de origem; sem diferena ou diviso. Conhece-me com certeza, destitudo de impureza. Eu sou, por natureza, a Liberdade Eterna alm de todos os males. 24. Os sbios renunciam a todas as meditaes devocionais e aos atos, bons e maus. caro! Eles s se abeberam no nctar da renncia. Eu sou, por natureza, a Liberdade Eterna alm de todos os males. 25. O Asceta esclarecido que foi expurgado de todos os desejos maus e se acha submerso no sentimento de Unidade completa declara a verdade que ningum consegue saber (o Brahman, que nem os versos vdicos nem as definies lgicas podem jamais descrever.

Captulo 5
1. O som "Om" quando proferido, indicativo do Brahman e, portanto, onipresente como os cus. No h noo da realidade superior ou inferior nele. negativo tanto para o prazer mundano como para a dor.
13

AUM - O maior mantran (som, mgico, orao) dos indianos, o princpio, o meio e o fim de todas as coisas.

13

Assim sendo, como pode uma letra com um ponto ser pronunciada? (pois isso denotaria uma dualidade, quando o fato a no-dualidade rgida). 2. Tu s o princpio Eterno da Alma, como declaram os versos vdicos, tais como 'Tu s Aquilo'. Tu s destitudo de todas as obstrues e s universalmente um. Sendo tudo um, por que lamentas, corao? 3. tudo um vazio de altura ou profundidade. tudo um vazio de exterior ou inferior. tudo um vazio de nmero. Sendo tudo um, por que lamentar-te, corao? 4. tudo alm de toda a concepo e tudo que concebido. Est alm de causa e efeito. vazio de todas as palavras e arranjos de palavras. tudo um. Assim sendo, por que te lamentas, corao? 5. Est alm da concentrao do conhecimento. Est alm da globalidade do espao. Est alm do alcance do Tempo. Sendo tudo um, por que te lamentas, corao? 6. No a panela nem o espao por ela ocupado; no o corpo nem o Jiva nele habitante; nem a causa, nem o efeito. Sendo tudo um, por que te lamentas, corao? 7. emancipao para sempre e mais sempre. Est destitudo de todas as distines de ser curto ou longo. No est marcado por qualquer arredondamento ou angularidade. tudo um. Assim sendo, por que te lamentas, corao?, 8. Est vazio tanto de plenitude quanto de vcuo; est vazio tanto de pureza como de impureza, incapaz de ser o todo ou uma parte. tudo um s. Sendo tudo um, por que te lamentas, corao? 9. A ele idia alguma de unidade ou separao se aplica; nenhuma idia de interioridade ou de sua unio se aplica. tudo um, destitudo de todas as distines quanto a amigo ou inimigo. Sendo tudo um, por que te lamentas, corao? 10. No discpulo nem o no-discpulo. Nele no h distino de seres animados ou inanimados. a meta eterna de emancipao. Sendo tudo um, por que te lamentas, corao? 11. Est verazmente destitudo tanto de forma como de informidade. Est destitudo de separao ou inseparao. Est destitudo tanto de origem como de dissoluo. Sendo tudo um, por que te lamentas, corao? 12. No est preso pela servido de qualidades boas ou ms. Como pode passar pelo nascimento e morte? tudo um, puro e imaculado. Sendo tudo um, por que te lamentas, corao? 13. Est destitudo de todos os pensamentos e sentimentos. Est destitudo de desejo e ausncia de desejos. verazmente o conhecimento mais elevado e a emancipao eterna. Sendo tudo um, por que te lamentas, corao? 14. a verdade - a verdade Eterna. Est destitudo de todas as idias de unio ou separao. Est destitudo de tudo e universalmente um. Assim sendo, por que te lamentas, corao? 15. No tem lugar de morada. Para ele todos so como os membros de uma famlia. rigidamente incapaz de contato ou ausncia de contato. Est verazmente alm de todo o conhecimento e ignorncia. Sendo tudo um, por que te lamentas, corao? 16. (Este mundo) sendo uma mudana do que imutvel, uma materializao do que no pode ser conhecido, falso. Se o Atma que todo um, a nica entidade real, nesse caso por que te lamentas, corao? 17. Tudo isto verazmente vida - vida eterna. Tudo isto vida, pura, inconspurcada. Tudo verazmente Um. Por que, ento, te lamentas, corao? 18. No se sabe se a discriminao ou indiscriminao constitui a qualidade do Brahman. No se sabe se ele se caracteriza ou no pela mudana. Se ele Uma Conscincia Eterna, e tudo um, por que te lamentas, corao?

19. No existe realmente servido ou libertao, tampouco virtude ou vcio, plenitude ou vcuo. Sendo tudo um, por que te lamentas, corao? 20. Se est igualmente destitudo de cor e descolorido, se est igualmente destitudo de causa e efeito, se est igualmente destitudo de unidade e separao, nesse caso sendo tudo um, por que te lamentas, corao? 21. Ele reside em todos os coraes, sendo onipresente. Mora em todos os coraes, sendo uma existncia imutvel. Reside em todos os coraes, no tendo ps, etc. Sendo tudo um, por que te lamentas, corao? 22. Est verdadeiramente por toda a parte, sempiterno e onipresente. E supremamente puro e imutvel e subjacente a tudo. penetrante e interpenetrante, indiferente ao dia e noite. Sendo tudo um, por que te lamentas, corao? 23. No se acha preso por qualquer espcie de lia-me. No admite unio ou separao. No pode ser alcanado por debates ou criticas. Sendo tudo um, por que te lamentas, corao? 24. No est preso pelo tempo e seus perodos. No tocado pelo fogo. Verdade, pura e simples. Sendo tudo um, por que te lamentas, corao? 25. No material nem imaterial. Acha-se igualmente destitudo dos estados de sono e sono profundo. Acha-se certamente alm de toda a fala e descrio. Sendo tudo um, por que te lamentas, corao? 26. como os cus, imenso e uniforme. No est separado de tudo que existe, pois universalmente um. Por toda a parte o mesmo ser alm da realidade, irrealidade e todas as mudanas. Sendo tudo um, por que te lamentas, corao? 27. igualmente indiferente virtude e vcio, aos desfrutes materiais e imateriais e s paixes despaixes. Sendo tudo um, por que te lamentas, corao? 28. Est igualmente destitudo de prazer ou dor, sendo tudo igual. Acha-se muito alm de pesar e alegria. No mestre, nem discpulo. a Verdade e a Verdade Suprema. Sendo tudo um, por que te lamentas, corao? 29. Nele verazmente no h embrio da realidade ou falsido. No movvel nem imovvel, uniforme ou variado. Acha-se alm de todas as observncias ritualistas ou no-rituatistas. Sendo tudo um, por que te lamentas, corao? 30. a quintessncia de todos os essenciais. Exprimvel apenas na auto-compreenso. Todas as atividades sensrias so falsas. Sendo tudo um, por que te lamentas, corao? 31. Todos os fenmenos, tais como os cus, etc, so to ilusrios quanto a miragem, proclamam muitos versos vdicos. Se Um incessante e uniformemente permeia tudo, ento por que te lamentas, corao? 32. O Asceta esclarecido que foi expurgado de todos os desejos maus e est submerso no sentimento de Unidade, por completo, declara a verdade de que jamais algum consegue conhec-lo (Brahman), que nem os versos Vdicos, nem qualquer definio lgica poder jamais descrever.

Captulo 6
1. Os versos vdicos repetidamente declaram que todos os fenmenos, tais como os cus, etc, so to ilusrios quanto a miragem. Se (o Atma) uma Ventura universal, eterna, quem pode ento ser o sujeito ou objeto de comparao? 2. Ele est alm de toda a diferena ou no-diferena. Acha-se alm de causa e falta de causa. Se uma ventura universal eterna, como pode ser objeto de adorao ou de austeridades? 3. A mente perpetuamente onipenetrante. Acha-se destituda de todas as dimenses, grandes ou pequenas. Somente ela (a mente) uma ventura universal, eterna, mas (o Brahman) se acha alm, tanto da mente como da fala.

4. Ele (Brahman) destitudo de todas as divises de tempo, isto , dia e noite. Nada tem a ver com aurora ou ocaso. Se tudo uma Ventura Eterna, como podem o Sol, a Lua e o fogo afet-lo? 5. Ele est alm de todos os sentimentos, paixo e despaixo. Est destitudo de todas as atividades e inatividades. Se tudo uma ventura eterna, como pode a diferena de exterior ou interior se aplicar a ele? 6. Est alm da realidade e irrealidade do mesmo modo, alm da plenitude e do vazio igualmente. Se tudo uma ventura eterna, como pode a idia de Primeiro ou ltimo se aplicar a ele? 7. Se est destitudo de diferena e no-diferena, se est vazio da idia do sbio e do sabvel igualmente, se tudo uma ventura eterna, como pode a noo do Terceiro ou Quarto estado de conscincia se aplicar a ele? 8. Tudo que ensinado e tudo que no ensinado so igualmente falsos. Se tudo uma ventura incessante, como pode ser um objeto do intelecto, mente, ou os sentidos de prazer? 9. Nem o cu nem o ar so reais; tampouco a terra ou o fogo so reais. Se tudo uma ventura incessante, como pode haver alguma nuvem ou unidade nele? 10. Se est alm do mundo criado, se est acima dos deuses criados, se tudo uma ventura incessante, como pode a faculdade que discrimina entre o bem e o mal atingi-lo? 11. Acha-se alm da vida e da morte; alm da ao e da inao. Se tudo uma felicidade perene e incessante, como pode algum atribuir movimento ou descanso a ele? 12. Nele no existe distino de Prakriti e Purusha - matria e esprito. Nele no existe distino de causa e efeito. Se tudo uma ventura perene e incessante, como pode algum dizer que ou no o Purusha? 13. No afetado nem pelo sofrimento do terceiro nem pelos prazeres do segundo perodo de vida. Se tudo uma ventura perene e incessante, como podem idade avanada, a juventude ou a infncia ser atribudas, a ele? 14. Est verazmente acima de todas as etapas de vida e de castas. No agente, nem ao. Se tudo uma ventura perene e incessante, como pode o certo ou errado ser atribudo a ele? 15. O devorador e o devorado so ambos irreais. O criador e o criado so um. Se tudo uma ventura perene e incessante, como pode a destruio ou a permanncia ser atribuda a ele? 16. Nele desaparece toda a idia de homem ou animal, a idia de mulher ou de eunuco. Se tudo uma ventura universal, como pode o prazer ou dor afet-lo? 17. Se est alm do apego e do pesar, se est destitudo de dvida e ansiedade, se tudo uma ventura perptua, como pode a noo de 'Eu' ou 'Meu' aplicar-se a ele? 18. Tanto a virtude como o vcio desaparecem nele; tanto a servido como a liberdade desaparecem nele. Se tudo uma ventura perptua, como podem a alegria e o pesar ser atribudos a ele? 19. Nele no h distino de sacrificador ou sacrificado, nenhuma distino da colher sacrifical. Se tudo uma ventura perptua, dize, como quaisquer frutos da ao podem ser atribudos a ele? 20. Est verazmente alm da alegria e do pesar, est verazmente destitudo de orgulho e humildade. Se tudo uma ventura perptua, como pode a paixo ou a apatia ser atribuda a ele? 21. Nele no h sentimento como afeio ou indiferena, nenhum sentimento de cobia ou no-cobia. Se tudo uma ventura perptua, como pode ser atribuda a ele a faculdade de discriminar? 22. A ele a idia de "Eu" ou "Tu" jamais se aplica. Todo esse interesse por casta ou famlia ilusrio. Eu prprio sou a Ventura Suprema. Assim sendo, a quem devo adorar? 23. Est despido de todas as relaes de preceptor e discpulo. Acha-se igualmente despido de qualquer noo de ensino. Eu prprio sou a realidade e Ventura Suprema; a quem devo render minhas adoraes?

24. Nele no existe idia deste corpo irreal ou do mundo. Eu sou a realidade e a Ventura Suprema. A quem devo, portanto, prestar minhas adoraes? 25. Jamais apaixonado ou desapaixonado. verazmente imaculado, imutvel e puro. Eu prprio sou a realidade e Ventura Suprema. A quem devo, portanto, prestar minhas adoraes? 26. Nele no h idia do corpo, ou incorporeidade. Essas so todas atividades falsas, no reais. Eu prprio sou a realidade e Ventura Suprema. A quem, devo, portanto, prestar minhas adoraes? 27. O Asceta esclarecido que foi expurgado de todos os desejos maus e que est submerso no sentimento de Unidade, por completo, declara a verdade de que ningum consegue conhec-lo (o Brahman), que nem os versos vdicos, nem as definies lgicas podem jamais descrever.

Captulo 7
1. O asceta puro e imaculado que est submerso no sentimento de unidade, que veste trapos recolhidos nas ruas e evita a trilha tanto da virtude como do vcio, parte para um lugar deserto e se senta por l, sozinho. 2. O asceta batizado pela pureza da Verdade Eterna e Una est alm de metas concebveis e inconcebveis, e despido de contato e separao igualmente. Que tem ele a ver com debates ou crticas? 3. Tais ascetas esto livres dos laos todos de esperana, despidos de todos os atos de pureza exterior e privados de tudo. So desposados com a Realidade pura e imaculada, apenas. 4. Como vm a idia do corpo e do incorpreo, a idia da existncia da paixo e a despaixo quando ele (o Atma) em si mesmo a Realidade pura, imutvel e natural mente informe, ilimitada como o espao? 5. Como pode algum adquirir qualquer conhecimento ali; como pode haver qualquer forma ou informidade? Onde somente o Mais Alto, ilimitado como o espao, como pode haver alguma atividade sensorial? 6. Ele perpetuamente to ilimitado quanto o cu. Ele a Verdade, pura e sem mcula. Ele est livre de qualquer servido e liberdade. Como pode haver nele qualquer noo de diferena ou no-diferena? 7. A Realidade Eterna e Una existe por toda a parte. Como pode existir qualquer noo relativa unio ou desunio? Ele verazmente o Mais Alto, existindo eternamente por toda a parte. Como pode haver qualquer noo de ganho e perda nele? 8. Ele a realidade universal e pura. eternamente imaculado e ilimitado como o cu. Como pode o contato ou separao, a cor ou uma variedade ser verdadeira em relao a ele? 9. O asceta que est despido de unio ou de desunio e que um desfrutador sem desfrutes ou nodesfrutes, alcana gradualmente a felicidade espontnea projetada pela mente. 10. Um asceta que esteja ligado ao conhecimento e ignorncia da dualidade ou no-dualidade no pode alcanar a libertao. Como pode tal asceta ser naturalmente desapaixonado e o desfrutador do sentimento puro e sem mcula da Unidade? 11. Ele (o Atma) infinito e ilimitado como o cu, se for destitudo de todas as noes de divisibilidade e indivisibilidade, todas as noes de apego e desapego, como pode haver em relao a ele qualquer noo de verdade ou falsidade? 12. O vidente perpetuamente avesso a tudo e devotado apenas auto-compreenso. Ele vai alm de todas as verdades elementares e alcana a libertao onde no existe nascimento, nem morte, nem meditao ou seu oposto. 13. Tudo isto (o mundo) exatamente como uma alucinao mgica ou miragem em deserto de areia. Somente a Ventura, universal, e ininterrupta e ilimitada como o espao, existe.

14. O Eu est inteiramente alm de tudo, alm de todas as atividades que comeam com as observncias religiosas e culminam na libertao. Como os eruditos, ento, lhe impem sentimentos como o amor e o desapego? 15. O Asceta esclarecido, que foi expurgado de todos os desejos maus e se acha submerso no sentimento de Unidade por completo, declara a verdade de que jamais algum consegue conhec-lo (o Brahman), que nem os versos Vdicos, nem as definies lgicas podem descrever.

Captulo 8
1. Tu s declarado como sendo Onipresente. Uma peregrinao em tua direo significa a negao de tua Onipresena. Tu s declarado como estando alm do pensamento. Qualquer contemplao de tua parte implica em que no s assim. Tu s declarado como estando alm da fala. Qualquer cntico de louvores a ti significa que tu s acessvel palavra. 2. Aquele cuja mente esteja no-obcecada por paixes, que tenha dominado as atividades sensrias, que seja gentil, puro e pobre, que viva de refeies ligeiras e no tenha desejos, seja tranqilo e firme, e que tenha buscado apenas meu abrigo, um sbio (Muni). 3. Aquele que tenha dominado todas as atividades sensrias, que seja esclarecido, sbrio, corajoso, sem ostentao, capaz, corts, compadecido e amistoso, um vidente. 4. Ele bondoso, paciente, veraz, de alma livre, hostil a ningum, fazendo o bem a todos e encarando a todos do mesmo modo. 5. As caractersticas do asceta (Avadhut) merecem ser conhecidas pelos devotos, pelos seguidores das castas, pelos conhecedores dos segredos dos Vedas e das castas e pelos propagadores dos Vedas e do Vedanta. 6. A letra (a) na palavra Avadhut implica em que ele est livre da esperana, que est livre do comeo, do meio e do fim, e que reside perpetuamente na felicidade. 7. A letra (va) no Avadhut implica em que ele est isento de todos os desejos, que sua fala despida de todo o mal e que ele reside em todas as coisas existentes. 8. A letra (dhu) em Avadhut implica em que seu corpo est coberto de p e que sua mente foi expurgada de todos os maus pensamentos e que ele se acha livre de todas as enfermidades e que se acha acima da concentrao mental e das meditaes. 9. A letra (T) em Avadhut significa que ele est obcecado com a contemplao da Realidade, que se acha livre de todas as atividades que causam ansiedades e que se encontra isento das trevas (ignorncia) e do egosmo. 10. O homem vicioso que descrito como corvo desprezvel, ignora o Atma (esprito) imorredouro e imperecvel que est isento de todas as diferenas e (a prpria) Liberdade, e marcha para o inferno. (Os Slokas 11 a 25 condenam os prazeres sexuais. Sua traduo fiel omitida aqui por motivos de decncia). 26. um grande pecado beber vinho. A prtica dos prazeres sensuais igualmente condenvel. O sbio que tenha, portanto, abandonado ambos, estabelece-se na verdade. 27. O corpo material sofre quando a mente se acha perturbada com ansiedades. Quando a mente se encontra enferma as partes do corpo tambm sofrem. A mente, portanto, merece ser conservada de todos os modos. Apenas na mente sadia todas as faculdades prosperam. 28. Este livro foi escrito Pelo Asceta venturoso Dattatreya. Aqueles que o lerem ou ouvirem se tomaro unes aos nascimentos futuros.

You might also like