You are on page 1of 2

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Administrao Noturno Produo de textos Prof: Maria Jlia Macagnan Aluno: Matheus

eus Walter Zappas N: 160468

Assunto Trnsito

Delimitao Opinar sobre os motivos que tem tornado o trnsito uma das principais angustias no dia-a-dia dos cidados.

Objetivo O frenesi da vida capitalista vem tendo como pedra no sapato a vagarosidade do trnsito nas cidades. Estas no capazes de superar a demanda crescente de automotores, gerando na populao, doutrinada a obteno rpida de resultados, uma desoladora e estressante rotina de locomoo ineficiente.

Transito capitalista

Modernamente dizemos que o mundo tem encolhido. Isto porque os meios de comunicao e meios transportes cada vez mais rpidos se tornam dia a dia mais abundantes e populares. Mas contrastando com esta tendncia encontramos centros urbanos por todo o mundo estagnados no caos da dificuldade de locomoo. Aliada a essa infeliz realidade est o modelo econmico dominante do planeta, o Capitalismo, que prega a eficincia acima de tudo e o acumulo de capital como sinnimo de reconhecimento. A juno desses elementos que em nada combinam gera nos cidados que vivenciam essa realidade a pior e mais frustrante das sensaes, o total sentimento de impotncia e estresse perante a incapacidade mbil. Nos conglomerados urbanos certamente so os locais com a maior concentrao de veculos locomotores, sejam eles de qualquer tipo, ferrovirios, areos, rodovirios e martimos. Nesses locais tambm so destinados uma maior quantidade de verba para a infra-estrutura do transporte. Mas o que tem se observado que mesmo com investimentos estruturais mais acentuados rapidamente o sistema se torna obsoleto e antiquando, principalmente pela forte introduo de veculos particulares, sejam eles de quaisquer tipos tambm.

Como modelo dominante e mais difundido mundialmente o capitalismo cultua exacerbadamente a pratica de consumo visando auto-reconhecimento pelo sucesso na pratica de acumulo de capital, o popular ser bem sucedido. Astutamente as empresas de fabricao de meios de transporte particulares transformaram seus produtos em verdadeiros prmios. Dividindo-os em categorias por conforto, aparncia, status, preo, etc. Desta forma a utilizao de meios particulares de locomoo se torna, em grandes centros contendo mais pessoas acumulando capital, comum e desejvel. Desta forma os usurios das vias logicamente buscando a opo mais vantajosa se enfileiram rotineiramente nas estradas incapazes de absorver o fluxo demandado. Para o cidado a ineficincia retrato da falta de investimentos na modernizao viria voltada ao publico particular. O que gera uma substancial revolta perante a administrao pblica. Assim, de inicio, o congestionamento traz consigo a sensao de descontentamento que potencializado pela caracterstica econmica que prev no desperdcio de tempo a perda de capital. Desta forma com certeza a maior exposio que recebemos a violncia no transito. No mais na vida criminosa onde poucos so apontados como malfeitores, mas sim em um local onde pressuposto que todos so inimigos na competio capitalista do mais apto a ter uma locomoo menos custosa. Infelizmente o que pouco abordado que no sero os investimentos crescentes em estrutura viria particular que traro a soluo, pois a melhora destas estimular o ciclo de esgot-las. Uma vez que a cultura capitalista sempre gera um grande consumo do que a grande maioria v como necessrio. Acredito que a maneira mais correta viabilizar o uso dos meios coletivos. De forma a torn-los financeiramente mais baratos, e por isto consideravelmente vantajoso;

Numericamente maiores, a ponto de torn-los to eficientes quanto s formas particulares e tambm suficientemente confortveis melhorando sua estrutura e evitando lotaes. Desta forma o transporte particular deixaria de ser algo popular e seria de uso muito exclusivo e extremamente dispendioso, em comparao com as demais opes eficientes.

You might also like