You are on page 1of 9

RESOLUO N 02/2005

O Diretor Presidente da COMPANHIA MUNICIPAL DE LIMPEZA URBANA DE NITERI-CLIN, no uso de suas atribuies estatutrias, e: CONSIDERANDO que o municpio de Niteri, atravs da Companhia Municipal de Limpeza Urbana de Niteri- CLIN vem adotando medidas para gerenciar os resduos provenientes da construo civil, observando as determinaes da legislao pertinente, em especial a Resoluo n 307, de 05 de julho de 2002 e criando procedimentos pela Resoluo n01/2005 que estabelece normas de poltica urbana, implementando diretrizes para a reduzir a gerao, transporte e destinao final dos resduos da construo civil e conseqentemente os seus impactos ambientais, tendo em vista que estes representam percentual significativo da produo de resduos do municpio; CONSIDERANDO que o PLANO DE CERTIFICAO SELO VERDE visa incentivar as construtoras e empresas de engenharia a adotar procedimentos no gerenciamento dos resduos da construo civil, trazendo benefcios ao meio ambiente e a organizao do canteiro de obra, alm de gerar oportunidade para os participantes aprimorarem todo o processo construtivo e econmico dos empreendimentos dessa atividade;

RESOLVE:

A partir desta Resoluo fica criada a CERTIFICAO SELO VERDE, cuja obteno estar condicionada observncia das seguintes adequaes e procedimentos:

PLANO DE CERTIFICAO SELO VERDE


1- INTRODUO A realizao deste Projeto representa um importante avano nas vrias medidas j em vigor, para a preservao do meio ambiente, com a efetiva e consciente participao de todos que contribuem para a gerao de resduos oriundos da construo civil, compreendendo reformas, reparos, escavaes, demolies,

desmontes, ainda, remoo de vegetao, alm de outros porventura aqui no mencionados. importante a participao efetiva da ADEMI no mesmo , a quem caber a iniciativa na orientao dos seus associados para a observncia das normas aqui estabelecidas, objetivando uma eficincia maior no processo de gesto dos resduos slidos no municpio de Niteri. 2- OBJETIVO O Plano tem como finalidade atender o disposto na Resoluo CONAMA n307, de 05 de julho de 2002, bem como o Termo de Ajustamento de Conduta firmado pela CLIN, PMN, MPE e FEEMA em 30 de maro de 2005, alm de observar os preceitos estabelecidos pela Associao Brasileira de Normas Tcnicas ABNT, que definem as diretrizes para a reduo dos impactos ambientais associados aos resduos gerados pela atividade de construo, reforma, reparos, escavaes, demolies, desmontes, remoo de vegetao, e outros resduos oriundos da construo civil, cujo gerador o responsvel pelo transporte, tratamento e destinao final. O Selo Verde, parte do Programa Integrado de Gerenciamento de Resduos da Construo Civil, possibilitar o debate entre os rgos pblicos, empresas construtoras, fabricantes e aplicadores de materiais, determinando o inicio do novo comportamento que dever ocorrer a partir da conscientizao ambiental dos participantes, proporcionando maior organizao da obra, melhoria no processo de limpeza, reduo dos acidentes de trabalho, diminuio da gerao dos resduos, alm de trazer benefcios diretos no atendimento da legislao e programas de Certificao NBR ISO / ABNT. A marca Selo Verde, pretende distinguir as empresas que venham estabelecer os princpios de Gesto Ambiental de Resduos da Construo Civil, realizando dentro do canteiro de obra um plano administrativo, organizacional, triagem e disposio final, buscando acondicionar de forma correta e dar destinao adequada a cada tipo de resduo, com relevncia na manuteno da obra limpa, objetivando a conquista da qualidade e conseqentemente melhorando os resultados econmicos e ambientais, pelos mtodos empregados e eliminao dos desperdcios. O propsito da implantao do Plano incentivar o setor da Construo Civil a praticar e consolidar medidas pr-ativas decorrentes da gerao de resduos. Assim sendo, a Companhia Municipal de Limpeza Urbana de Niteri - CLIN, conceder o Certificado Selo Verde, para as empresas interessadas que exercem atividades de construo civil, com obras licenciadas, que atenderem aos procedimentos exigidos nesse Plano e estarem quites com os tributos do municpio de Niteri. 3- METODOLOGIA Para participar do Plano de Certificao Selo Verde as empresas construtoras devero cadastrar-se na Companhia Municipal de Limpeza Urbana de Niteri -CLIN, apresentando as documentaes exigidas nas Resolues 01/03 e 01/05, e protocolar requerimento nessa mesma Companhia, solicitando a incluso no Plano referido acima.

A empresa construtora que participar do Plano de Certificao Selo Verde, ser includa no Site da CLIN com as seguintes informaes: A obra situada -------------, administrada pela Empresa ------------, participa do Plano de Certificao Selo Verde e cumpre com as obrigaes referentes ao CONAMA n307, de 05 de julho de 2002, e desempenha satisfatoriamente a Gesto dos Resduos Slidos da Construo Civil. As empresas do ramo da construo civil que participarem do Plano de Certificao Selo Verde, podero utilizar a infra-estrutura do Aterro do Morro do Cu para depositar os resduos Classificados A e B, definidos pela Resoluo CONAMA n307 de 05 de julho de 2002, a partir da aprovao pela CLIN, do Requerimento estabelecido no pargrafo anterior, devendo apresentar mensalmente o Relatrio de Controle de Gerao de Resduos e da Declarao de Transporte de Resduos da Construo Civil e atender as normas da Companhia Municipal de Limpeza Urbana de Niteri. As empresas construtoras devero inscrever-se no Plano de Certificao Selo Verde por ocasio da expedio da Licena de Desmonte de Obras a partir do ms de agosto/2005. As obras que porventura no tenham sido objeto da solicitao supra citada, podero, a critrio da SMARH/CLIN ser enquadradas no Plano, aps anlise da CLIN referente ao processo de Gesto Ambiental de Resduos da Construo Civil / Plano de Certificao Selo Verde. As empresas construtoras que obtiverem a Certificao Selo Verde, devero informar, atravs do Relatrio de Controle de Gerao de Resduos e da Declarao de Transporte de Resduos da Construo Civil, conforme modelos anexos, fornecendo indicadores de balano de massa, os locais para onde foram destinados os resduos e outras providncias, com a finalidade de ser avaliado mensalmente pela CLIN, enquanto rgo gestor da Certificao Selo Verde. As empresas construtoras devero alcanar o conceito bom ou timo, de acordo com a Ficha de Avaliao, conforme modelo anexo, item 8, para continuar participando do Plano de Certificao Selo Verde. As empresas construtoras que no encaminharem o Relatrio de Controle de Gerao de Destinao de Resduos mensalmente ou no cumprirem com as obrigaes estabelecidas neste Plano, perdero o direito de utilizar a Certificao Selo Verde, e tambm de depositar resduos no Aterro do Morro do Cu. 4- ORGANIZAO A obra dever ser planejada de tal forma que os materiais a serem utilizados nos servios estejam bem organizados, sendo armazenados ou estocados com segurana, observando as normas tcnicas e colocados em locais adequados, de acordo com suas caractersticas fsico-qumicas, de maneira que no haja desperdcio ou sejam transformados em resduos.

A obra dever desenvolver metodologia para otimizar o uso da mo de obra e reaproveitamento dos materiais, que tenham sido gerados pelas sobras nos contedos das embalagens, restos de cortes, materiais adquiridos em excesso e outras condies que possam ocorrer aps o uso dos materiais, evitando que estes sejam descartados como resduos. A obra dever implantar padro de limpeza visando a execuo dos servios de varrio, recolhimento de materiais, ferramentas e objetos encontrados fora do local apropriado, lavagem de equipamentos e outras providncias necessrias para a manuteno e conservao de limpeza do canteiro de obra. O canteiro de obra dever ter projeto especfico de sinalizao, a fim de promover a comunicao visual de todo o processo de Gesto Ambiental de Resduos da Construo Civil, objetivando a concesso da Certificao Selo Verde, informando o fluxo de resduos dentro da obra, condies iniciais e finais de acondicionamento, transporte interno, alm de divulgar atravs de cartilhas, cartazes e folhetos as propostas referentes s questes ambientais. 5- IMPLANTAO A operacionalizao dos resduos da construo civil, dever obedecer s metas propostas nos itens descritos anteriormente, referentes a Metodologia e Organizao, com relevncia no material obtido no treinamento dos responsveis pela implantao do Plano de Certificao Selo Verde, objetivando a aplicao correta dos procedimentos de manuseio, acondicionamento, armazenamento, transporte, tratamento e destinao final. Os resduos devero ser armazenados em recipientes apropriados, observando as caractersticas de cada um, condies de manejo interno e externo, buscando acondicionar o resultado da triagem de maneira a que possa atender as determinaes contidas nas Classes A, B,C e D, da Resoluo CONAMA n307 e os procedimentos do Plano de Certificao Selo Verde. 6- DESTINAO FINAL Os resduos armazenados e separados devero ter destinao de acordo com a legislao ambiental vigente, sendo transportados para locais que possam ser reciclados, reutilizados , tratados ou destinados para Aterro de Inertes . As empresas construtoras, participantes do Plano de Certificao Selo Verde, podero depositar no Aterro do Morro do Cu, ou em local a ser indicado pela CLIN, os resduos Classe A, referidos na Resoluo Conama n 307, de 05 de julho de 2002. Ainda em se tratando de resduos Classe A aqueles que sirvam como material de recobrimento do referido Aterro Sanitrio, devero ser necessariamente destinados ao mesmo.

O recebimento imediatamente acima referido, se dar sem nus para os geradores conforme as necessidades da CLIN e da Prefeitura Municipal de Niteri.

7- MONITORAMENTO A equipe da empresa construtora responsvel pelo desempenho do Plano de Certificao Selo Verde, dever realizar o monitoramento da metodologia empregada, atravs de avaliao, conforme modelo em anexo, a fim de conferir o processo do fluxo dos resduos. Os responsveis pelo Plano, devero realizar o monitoramento dos resduos, modelos em anexo, relacionando a tipologia, quantitativos e mapas da etapa da gerao dos resduos, referentes a limpeza, triagem e destinao final, para serem utilizados em futuras aes corretivas no prprio canteiro de obra. As empresas construtoras devero permitir a entrada de funcionrios e pessoas credenciadas pela CLIN, sempre que esta Companhia julgar necessrio, a fim de realizar vistoria referente a Certificao Selo verde.

8- AVALIAO PARA CONCESSO DO SELO VERDE

As empresas construtoras devero alcanar a mdia referente ao conceito bom ou timo, de acordo com a Ficha de Avaliao, conforme modelo abaixo, para continuar participando do Plano de Certificao Selo Verde.

FICHA DE AVALIAO EMPRESA LOCAL DA OBRA: DATA DA VISTORIA CONCEITO

/ /2005 TIMO- A

BOM- B

REGULAR- C

OBSERVAO

TREINAMENTO DE PESSOAL E MATERIAL EDUCATIVO ACONDICIONAMENTO E ARMAZENAMENTO DOS MATERIAIS ORGANIZAO E OPERACIONALIZAO DE CANTEIRO DE OBRAS REUTILIZAO RECICLAGEM E DESTINAO FINAL LIMPEZA GERAL DO CANTEIRO DE OBRAS AVALIADOR AVALIADOR AVALIADOR

A empresa construtora interessada em obter a Certificao Selo Verde, dever cumprir as etapas e os procedimentos relacionados a seguir: PRIMEIRA ETAPA Nessa etapa, a CLIN aps a aprovao dos procedimentos exigidos adiante, conceder a empresa construtora o Certificado Selo Verde. Estar cadastrada na CLIN. Apresentar o Requerimento Padro elaborado pela CLIN, para a participao no Plano de Certificao Selo Verde. Apresentar os documentos relacionados no Requerimento Padro. Estar em consonncia com as Legislaes Federais, Estaduais e Municipais pertinentes.

SEGUNDA ETAPA Nessa etapa, a CLIN acompanhar, atravs dos competentes relatrios encaminhados pelas empresas construtoras e visitas peridicas ao canteiro de obras. Apresentar metodologia de treinamento e proposta de educao ambiental para trabalhadores envolvidos com a obra. Apresentar Projeto de Organizao, demonstrando a metodologia a ser empregada no processo de armazenagem, estocagem, racionalizao, reaproveitamento dos materiais, sobras e etc... Apresentar Projeto de Implantao, demonstrando a metodologia a ser empregada no manuseio, acondicionamento, armazenamento, transporte, tratamento e disposio final dos resduos gerados no canteiro de obra. Apresentar projeto de sinalizao do fluxo dos resduos no canteiro de obras. Realizar procedimentos de manuteno e conservao da limpeza do canteiro de obra.

DECLARAO DE TRANSPORTE DE RESDUOS DA CONSTRUO CIVIL Declaro que os resduos gerados na obra situada rua ______________________________________________________________CEP______________, administrada pela empresa _______________________________________________________ CNPJ_______________, esto sendo segregados, tratados e/ou destinados de acordo com as Resolues CONAMA n275 de 25 de abril de 2001 e n307 de 05 de julho de 2002, observando tambm as diretrizes contidas no Plano de Certificao Selo Verde, conforme as informaes abaixo:

TIPO DE RESDUO SAIBRO, ARGILA, TERRA E SIMILARES ENTULHO GESSO, PNEUS E OUTROS LEO, TINTA E OUTROS PAPEL , PAPELO MADEIRA PLSTICO METAL VIDRO OUTROS (ESPECIFICAR)

UN.

QUANT.

_______________________________________________________________________________
Razo Social do Responsvel pelo Tratamento/Destinao Rua/Av da Destinao nBairro Municpio CNPJ CEP

_______________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________
Razo Social do Transportador

_______________________________________________________________________________
Rua n Bairro - Municpio Em,_______/_______/2006

________________________________
Assinatura do responsvel

RELATRIO DE CONTROLE DE GERAO DE RESDUOS

Declaro que os resduos gerados na obra situada rua ______________________________________________________________CEP______________, administrada pela empresa _______________________________________________________ CNPJ_______________, esto sendo segregados, tratados e/ou destinados de acordo com as Resoluo CONAMA n307 de 05 de julho de 2002, observando tambm as diretrizes contidas no Plano de Certificao Selo Verde, conforme as informaes abaixo:
PERODO DE / /2005 / /2005 RECIPIENTE UTILIZADO UN. QUANT. OBS

TIPO DE RESDUO SAIBRO, ARGILA, TERRA E SIMILARES ENTULHO GESSO, PNEUS E OUTROS LEO, TINTA E OUTROS PAPEL, PAPELO MADEIRA PLSTICO METAL VIDRO OUTROS (ESPECIFICAR)

You might also like