You are on page 1of 6

Ocorrncia de Carrapatos do Gnero Amblyomma (Koch, 1844) (ACARI: IXODIDA) em Rpteis e Mamferos do Parque Zoobotnico de Carajs/PA.

MANHES, M. L, ., MEDEIROS, E. S,., LEAL, P. F,., GAGLIA, A. A., GETINGER, D,., MARTINS-HATANO, F,.
1)Universidade Federal Rural da Amaznia; 2) CVRD. Email: manulouvaem@gmail.com

A grande maioria das florestas tropicais brasileiras est concentrada na regio amaznica, que ocupa um papel de destaque no patrimnio socioambiental pela sua biodiversidade, diversidade cultural, reservas de gua e minerais e importncia para o equilbrio ambiental planetrio (Copobianco et al., 2001). A diversidade biolgica tem importncia decisiva na qualidade ambiental, j que seus componentes so elementoschave do funcionamento dos ecossistemas e mantedores dos processos ecolgicos bsicos responsveis pelo equilbrio ecolgico (Rocha et al, 2006). A perda de florestas tropicais, e conseqentemente das espcies animais que dela fazem parte, alcanou uma grande velocidade nas ltimas dcadas como resultado da construo de estradas, atividades agrcolas, pecuria, explorao de madeira e minerao, agravando o problema ambiental e social com srias ramificaes globais que incluem o empobrecimento social e ecolgico (Pedlowski et al, 1999). Um passo que vem sendo adotado por pases com pores de seus territrios cobertos pela Floresta Amaznica tem sido a separao de reas que no sofram a ao de estratgias destrutivas de uso terra, sob a forma de parques, reservas ecolgicas, reservas extrativistas, etc. (Pedlowski et al, 1999). A partir da criao da Floresta Nacional de Carajs, pelo Decreto 2.486 de 02/02/98, ocorreu um estreitamento da relao entre produo mineral e proteo ambiental, no mbito da gesto, e, entre a CVRD e o IBAMA, no plano institucional (Cabral, 2006). A CVRD mantm o Parque Zoobotnico de Carajs, com 30 ha, um centro de pesquisas respeitado internacionalmente (Cabral, 2006). Os zoolgicos oferecem, por meio de suas colees, animais, bosques e infraestrutura para o ensino, condies favorveis para o desenvolvimento de atividades educativas de valorizao do bem natural e da biodiversidade (Mergulho & Trivelato, 2005). Alm disso, os Zoolgicos so fonte de informaes bsicas que podem viabilizar a explorao econmica racional de espcies silvestres atravs da criao em cativeiro (Coutinho, 2000.).

Os animais mantidos no zoolgico so provenientes de apreenses da polcia na represso ao comrcio ilegal, de criatrios ilegais ou de excedentes de outros zoolgicos onde a reproduo de determinado grupo foi muito grande. Estes animais raramente tm condies de serem soltos e introduzidos em ambientes naturais, seja porque se encontram em condies de sade ruins ou porque a manuteno em cativeiro impossibilitou o aprendizado de comportamentos adequados para a sobrevivncia em vida livre. Assim, estes animais devem ser mantidos em cativeiro, com grande ateno s condies de sade fsica e mental e de bem-estar. No so raros os estudos que trazem informaes sobre as espcies animais que podem servir como reservatrios potenciais para doenas com base em pesquisas em animais cativos mantidos em zoolgicos (Cabral et al., 2001; Delgado et al., 2003; Oliveira Jnior et al., 2003; Confalonieri, 2005; Esteves et al., 2005). A ordem Ixodida representada por caros conhecidos vulgarmente pelo nome de carrapatos e, estes so ectoparasitas obrigatrios pelo menos em um estdio de vida. Os adultos de todas as espcies desta ordem, j assinaladas no Brasil so hematfagos ou metabolicamente dependentes de fluidos orgnicos de mamferos, aves, rpteis e/ou anfbios (Serra-Freire & Mello, 2006). Os Ixodidas so cosmopolitas e, no Brasil, encontra-se amplamente dispersos. So ectoparasitos de animais domsticos, silvestres e do homem, tendo envolvimento como vetores de bioagentes que afetam vrias espcies de animais, e algumas vezes, o homem, vindo da grande parte da importncia mdica e veterinria (Serra-Freire, 2001). Dentre os sete gneros de Ixodidae registrados no Brasil, o gnero Amblyomma (Koch, 1844) destaca-se por possuir o maior nmero de espcies, tendo representantes que parasitam anfbios, rpteis, aves e mamferos em todas as regies geogrficas do pas (Serra-Freire, 2001). O conhecimento dos ectoparasitas associados aos animais silvestres fundamental para a compreenso dos riscos de transmisso e preveno da ocorrncia de doenas que possam ameaar animais silvestres, domsticos e a populao humana.

OBJETIVOS Devido importncia de um melhor conhecimento e entendimento desses ectoparasitas, o presente estudo se propem a fazer um levantamento, a identificao e o monitoramento das espcies de ectoparasitas, sendo estes, carrapatos do gnero Amblyomma, que infectam os animais, mamferos e rpteis, mantidos no Parque Zoobotnico de Carajs, PA.

MATERIAL E MTODOS 1) REA DE ESTUDO O Parque Zoobotnico est localizado dentro da Floresta Nacional de Carajs
(FLONACA). Com 395826,70 ha., a FLONACA (0552 e 0633 S; 4953 e 5045W) ocupa terras dos municpios de Parauapebas, Cana dos Carajs e gua Azul do Norte, Estado do Par, na regio Norte do Brasil (Figura 1). O clima na regio tropical mido, com inverno seco. A precipitao pluviomtrica configura dois perodos: estao chuvosa, de novembro a abril, e estao seca, de junho a setembro. A precipitao mdia mensal na estao chuvosa 280 mm e da estao seca 32 mm. A temperatura mdia anual em Carajs de 23,8C.

Figura 1: Localizao da Floresta Nacional de Carajs e de outras Unidades de Conservao localizadas em torno da Provncia Mineral de Carajs no Estado do Par e no Brasil. (CVRD, 2001).

2) COLETA E ARMAZENAMENTO DOS ESPCIMES Os hospedeiros foram vistoriados e catados para a coleta dos ectoparasitas (carrapatos), que foram armazenados em frascos e fixados com lcool 70GL para posterior identificao taxonmica. O material foi triado com separao dos espcimes adultos, que foram identificados, com auxlio do microscpio estereoscpico, com base na bibliografia pertinente (Arago & Fonseca (1961); Jones, Clifford & Anastos (1972); Guimares, Tucci & Barros-Battesti (2001) e Serra-Freire & Mello (2006).

RESULTADOS T. terrestreis, hospedeiro de vida livre, apresentou maior riqueza de espcies de parasitas e maior carga parasitria quando comparado aos animais mantidos no Parque, provavelmente devido aos tratamentos peridicos com carrapaticidas (Tabela 1). O A. aureolatum e A. ovale so comuns em carnvoros silvestres e os adultos destas espcies j foram encontrados parasitando animais domsticos e humanos. A. ovale relatado como um parasita comum em T. terrestris, sendo a espcie prevalente (CP=50%) nas antas examinadas. Os estgios adultos de A. coelebs so considerados comuns em T. terrestris, e A. scalpturatum parasita mamferos da ordem Perissodactyla, incluindo sunos domsticos e silvestres, o que foi confirmado com este achado. A. aureolatum parasita carnvoros na fase adulta e aves e roedores na fase imatura, tendo ampla distribuio no Brasil; o mesmo j foi observado parasitando co, cabra, boi, gamb, veado, capivara, coati, vrios candeos silvestres, e at mesmo o homem. A. calcaratum tem os membros da famlia Myrmecophagidae (tamandus) como hospedeiros primrios, no havendo descries sobre hospedeiros secundrios; este encontro registra a ocorrncia em T. terrestris. Cinco exemplares de Boa constrictor, as quais estavam acondicionadas com ptons (cobras africanas), chegaram ao PZC em janeiro de 2007. Ao chegar ao Zoolgico os animais foram recolhidos em quarentena, e o seu corpo inspecionado visualmente para coleta de parasitas. Durante o ms de internao (janeiro e fevereiro) foram encontradas 04 larvas de Amblyomma sp., 18 ninfas de Amblyomma sp. e 18 fmeas de Amblyomma bibroni

(Gervais, 1842). Durante um ms de internao foram encontradas oito ninfas de Amblyomma sp., 1 fmea de Amblyomma bibroni (Gervais, 1842) e trs ninfas de Amblyomma (Cernyomma) darwini.

Tabela 1: Espcies de carrapato, nmero, estgio de desenvolvimento e sexo coletados em Tapirus terrestris no Parque Zoobotnico de Carajs.

Procedncia do Hospedeiro

Estdio / Sexo Carrapato macho Amblyomma cajennense (Fabricius, 1787) Amblyomma ovale 6 fmea 7 ninfa 11 24 Total

Vida livre (N=1)

Neumann, 1899 Amblyomma scalpturatum Neumann, 1906 Amblyomma coelebs Neumann, 1899 Amblyomma aureolatum

Parque Zoobotnico de Carajs (N=3)

(Pallas, 1772) Amblyomma calcaratum Neumann, 1899 Amblyomma ovale.

1 -

1 2

DISCUSSO A. cajennense encontrou-se em maior carga parasitria entre as espcies encontradas, como acontece em outros hospedeiros, incluindo aves e mamferos de diversas espcies, e se destaca por estar implicada em ciclos epizoticos de riquetsioses. Esta funo vetorial em vrios estados brasileiros justifica o desenvolvimento de estudos sistemticos dos estdios parasitrios e de vida livre na rea do PZC para avaliao de riscos. Amblyomma dissimile sinonmia para A. bibroni, e um ectoparasito comum em animais ectotrmicos, podendo parasitar acidentalmente alguns mamferos silvestres. A. darwini uma espcie neotropical, conhecida como parasito de rpteis lacertlios, com destaque para iguana marinha em Galpagos. No h registro da ocorrncia no Brasil, assim o achado registra o novo espao e o novo hospedeiro para a espcie.

CONCLUSO Esse estudo contribuiu para registrar a ocorrncia da fauna do gnero Amblyomma para o sudeste do Par e a auxiliar na elucidao de questes sobre a manuteno de animais em cativeiro, uma vez que, mesmo com inspees cotidianas, muitos carrapatos no so percebidos, sendo o parasitismo por carrapatos um fator crtico para sade dos animais.

You might also like