You are on page 1of 35

Horizontes Diagnsticos

Horizonte Pedogentico X Horizonte Diagnstico

Horizonte pedogentico Cada uma das sees do solo resultantes dos processos pedogenticos e que guardam relaes entre si. Estas sees (horizontes) esto separados entre si geralmente em funo de algum aspecto morfolgico COR Horizonte Diagnstico Corresponde a uma seo do solo que apresenta determinados atributos para fins de classificao do solo. Eles no so sinnimos do horizonte pedognico A (A1 e A2), uma vez que podem ser mais estreitos que o A1 ou incluir todo o A e parte(s) do B.

O Sistema Brasileiro de Classificao de Solos (SiBCS) utiliza no primeiro nvel categrico o tipo de horizonte diagnstico subsuperficial. Exceo: - Ausncia de Horizonte B diagnstico Neossolos - Horizonte A Chernozmico Chernossolos - Horizonte Hstico Histossolos

Ex.
B textural

Argissolo Latossolo

B latosslico

Horizontes Diagnsticos Superficiais Horizonte Hstico


um horizonte superficial de constituio orgnica (material Orgnico), resultante de acumulaes vegetais depositadas superficialmente.

Identifica os Organossolos
Requisitos:

um horizonte superficial de constituio orgnica, contendo pelo menos 80 g.kg-1 de C-org. resultante de acumulaes vegetais depositadas superficialmente.
- espessura 20 cm - espessura maior que 40 cm quando 75% ou mais do volume do horizonte for constitudo de fibras de esfagno; - espessura de 10 cm ou mais quando assentado sobre um contato ltico.

No primeiro nvel categrico do SBCS: Organossolo 2 Nvel: Cambissolos Hsticos 3 Nvel : Neossolos Litlicos Hsticos; GleissolosTiomrficos Hsticos 4 Nvel: Gleissolos Melnicos distrficos hsticos SiBCS (Embrapa, 1998) Soil Taxonomy (Estados Unidos, 1998) Horizonte Hstico Histic epipedon

Horizonte o

Horizonte h

Horizonte A Chernozmico
Horizonte mineral superficial, em geral espesso, de colorao escura e saturao por bases elevada. Deve atender as seguintes caractersticas. Espessura: No mnimo 10cm quando imediatamente acima da rocha; ou 18 cm no mnimo se o solo tiver menos de 75cm de espessura; ou 25 cm no mnimo, incluindo os horizontes transicionais, se o solo tem mais de 75 cm. Estrutura: Bem desenvolvida. Cor: valor e croma 3 (mido) e valor 5 (seco). Saturao por bases (V%): 65% ou mais. Carbono orgnico: 0,6%.

Hz A Chernozmico

No primeiro nvel categrico do SBCS: Chernossolo 4 Nvel: Nitossolos Vermelhos Eutrofrricos chernosslicos

SiBCS (Embrapa, 1998) Soil Taxonomy (Estados Unidos, 1998)

Horizonte A Chernozmico mollic epipedon

Horizonte A Proeminente Semelhantes ao A chernozmico, porm com V% inferior a 65%. SiBCS (Embrapa, 1998) Soil Taxonomy (Estados Unidos, 1998) Horizonte A Proeminente umbric epipedon

Horizonte A Hmico
Apresenta cor escura com valor e croma igual a 4,0 ou menor (mido) e V% menor que 65, apresentando espessura e teor de carbono dentro dos seguintes limites: teor de carbono orgnico inferior ao limite mnimo para caracterizar o horizonte hstico; espessura mnima comparvel descrita para o horizonte A chernozmico; o somatrio do produto do teor de carbono orgnico de cada subhorizonte A pela espessura do subhorizonte, deve ser igual ou maior, e proporcional a mdia ponderada do teor de argila dos suborizontes A, de acordo com a seguinte equao: (C-org (g/kg) de cada suborizonte A x espessura do suborizonte) > 60 + (0,1 x mdia ponderada de argila do horizonte superficial em g/kg)

Espessura

dm

No 2 nvel categrico do SBCS No 3 NC do SBCS No 4 NC

Cambissolos Hmicos

Neossolos Litlicos Hmicos

Nitossolos Hplicos Distrficos hmicos

A Hmico Umbric epipedon (USA,1998)

A Antrpico
Formado ou modificado pelo uso contnuo do solo pelo homem, por perodos prolongados, com adies de material orgnico em mistura ou no com material mineral, podendo ocorrer nele fragmentos de cermica e restos de ossos e conchas. Difere do A chernozmico ou A hmico por apresentar teor de P2O5 solvel em cido ctrico geralmente maior do que 250 mg kg-1 Latossolos Amarelos Coesos Antrpicos

Terra Preta de ndio

Horizonte A Fraco
Horizonte fracamente desenvolvido identificado pelas seguintes caractersticas: - cor do material de solo com valor 4,0 (mido), e 6,0 (seco) - estrutura em gros simples, macia, ou com grau fraco de desenvolvimento - teor de carbono inferior a 0,6%; - espessura < que 5cm, quando no satisfizer ao estabelecido anteriormente

At o 4 nivel do SBCS no referenciado.

A Fraco

Semelhante ao Ochric epipedon (USA, 1998)

A Moderado
Quando no houver enquadramento em nenhuma das definies anteriores.

o horizonte superficial mais comum nos solos do Brasil

At o 4 nivel do SBCS no referenciado.


Ochric epipedon (USA, 1998)

Identificao dos Horizontes Diagnsticos Superficiais


1. Construir um quadro conforme modelo abaixo

2. Verificar se o teor de carbono orgnico suficiente para ser classificado como A Hstico. 3. Delimitar no quadro at que profundidade so satisfeitos os requisitos para ser horizonte A Chernozmico.
Espessura para A Chernozmico. SIM ver se A Antrpico NO A Chernozmico.

4. Se no for A Chernozmico

Verificar os demais.

HORIZONTES DIAGNSTICOS SUBSUPERFICIAIS


Situados abaixo do Horizonte A. Em alguns casos pode estar com o Hz A, ou estar exposto na superfcie devido a eroso.

Horizonte B Textural
Horizonte com acmulo de argila. - processos de iluviao - formao in situ - herdado de material de origem - ferrlise Pode apresentar cerosidade O contedo de argila no B textural sempre maior do que no A

O horizonte B textural deve satisfazer alguns requisitos:


Possuir um horizonte E no sequum, acima do B, desde que esse no seja um plnico, plntico ou espdico, ou Mudana textural abrupta ou Possuir relao textural B/A que satisfaa uma das alternativas a seguir: - >1,5 para solos com mais de 40 % de argila no A ou E; - > 1,7 para solos com 15 - 40 % de argila no A ou E; - > 1,8 para solos com menos de 15% de argila no A ou E Ou Demais requisitos conjugados.

SBCS (1998) Soil Taxonomy (1998)

B textural argilic horizon

Horizonte Plnico
um tipo especial de horizonte B textural. Apresenta mudana textural abrupta, estrutura prismtica, colunar, ou em blocos angulares e subangulares. A permeabilidade muito baixa, devido ao seu adensamento.

Cores neste horizonte so cinzentas ou cinzento escuras, podendo ou no possuir cores neutras resultantes de processos de reduo. So horizontes geralmente constatados em solos hidromrficos, podendo ocorrer em reas de relevo plano ou suavemente ondulado.

B plnico

Identifica os Planosssolos

Horizonte E albico
Horizonte subsuperficial, no qual ocorreu perda ou segregao de material coloidal orgnico e inorgnico. A cor do horizonte clara, sendo determinada pela cor das partculas primrias de areia e silte. Apresenta no mnimo 1 cm de espessura e requisitos de cores descrito no SBCS.

Soil Taxonomy

Albic horizon

Horizonte Plntico
Horizonte mineral B e/ou C que apresenta um arranjamento de cores vermelhas e acinzentadas ou brancas, com ou sem cores amareladas ou brunadas, formando um padro reticulado, poligonal ou laminar. Caracteriza-se pela presena de plintita em quantidade igual ou superior a 15% e espessura de pelo menos 15 cm.

Horizonte Plntico 4 NC

Plintossolos (Ordem SBCS)

Argissolos Vermelhos Distrficos plnticos Latossolos Vermelhos Distrofricos plnticos

Horizonte Litoplntico
Horizonte consolidado endurecido por Fe ou Fe e Al sem C orgnico.

Soil taxonomy (1998)

Grande grupo (Plinth) Subgrupo (Plintic)

Horizonte glei
Horizonte subsuperficial ou eventualmente superficial onde predominam reaes de reduo. As cores acinzentadas claras ou escuras, com ou sem mosqueados so as predominantes.

Horizonte Glei Gleissolos (1 NC)


Cambissolos Hplicos Tb Distrficos glicos 4 NC

Soil Taxonomy (1998)

aquic conditions

B plnico X Horizonte glei

Horizonte B latosslico
Horizonte em avanado estgio de intemperizao, intensa dessilicificao e lixiviao de bases e concentrao residual de xidos de Fe e Al e argilominerais do tipo 1:1 resistentes ao intemperismo. -baixa relao textural -pouca diferenciao de cor entre os horizontes -menos de 5% do volume com fragmentos de rochas -grau de floculao (GF) da argila igual ou prximo de 100% -menos do que 4% de minerais primrios alterveis -CTCpH7 < 17 cmolc/kg de argila -cerosidade, no mximo pouca e fraca

Horizonte B latosslico 4 NC

Latossolos (1 NC SBCS)

Argissolos Vermelhos Distrficos latosslicos Nitossolos Vermelhos Eutrficos latosslicos

Soil Taxonomy (1998) oxic horizon Oxisol

Horizonte B incipiente
Horizonte subsuperficial que apresenta pouca alterao fsica e qumica, porm suficiente para desenvolvimento de cor e estrutura. - 4% ou mais de minerais alterveis na frao areia - 5% ou mais do volume do B tem estrutura da rocha original - relao molecular SiO2/Al2O3 (Ki) na frao argila maior do que 2,2 - CTC argila de 17 cmolc/kg de argila

Horizonte B incipiente Cambissolos (1 NC) Chernossolos pode ou no estar presente Gleissolos Melnicos Alumnicos incpticos Bi entre o A e o glei

Soil Taxonomy (1998)

cambic horizon

Horizonte B ntico
Horizonte de textura argilosa ou muito argilosa, sem ou com pequeno incremento no contedo de argila do A para o B. Pode ter argila de atividade alta ou baixa, estrutura em blocos angulares, subangulares ou prismtica em grau moderado ou forte. Cerosidade em grau moderado ou forte, na forma de superfcies reluzentes (shiny peds).

B ntico

Nitossolos (1 NC)

B ntico

4 Nvel Categrico

Latossolos Vermelhos Eutrofrricos nitosslicos

Soil Taxonomy

No tem equivalente

oxic horizon

Horizonte vrtico
Horizonte subsuperficial que, devido a forte contrao e expanso das argilas, apresenta feies pedolgicas tpicas, que so as superfcies de frico ("slickenesides"). Apresentam tambm fendas em algum perodo do ano com pelo menos 1 cm de largura . Pode coincidir com um horizonte AC, B (Bi ou Bt) ou C.

Horizonte vrtico
4 NC do SBCS:

Vertissolos

Chernossolos Ebnicos rticos vrticos Luvissolos Crmicos rticos vrticos Planossolos Hplicos Eutrficos vrticos

Soil Taxonomy (1998)

Vertisols

Horizonte clcico
Horizonte de acumulao de carbonato de clcio. Geralmente ocorre acumulo no horizonte C, mas pode ocorrer no A e no B.

Horizonte Petroclcico
Horizonte resultante da consolidao do horizonte clcico.

Horizonte clcico

utilizado frequentemente no SiBCS

Horizonte petroclcico

2 Nvel Categrico 3 NC

Chernossolos Rendznicos

Luvissolo Hipocrmico Carbontico Vertissolos Hidromrficos Carbonticos

4NC

Vertissolos Hidromrficos Sdicos carbonticos

Soil Taxonomy

calcic horizon

Horizonte sulfrico
Horizonte subsuperficial composto de material mineral ou orgnico que apresenta valor de pH 3,5 ou menor . Condies naturais reao ligeiramente cida ou neutra. Drenado artificialmente pH 3,5. Devido a oxidao dos sulfetos presentes forma cido sulfrico A presena desse tipo de horizonte inviabiliza o uso agrcola do solo.

Gleissolos Tiomrficos (2 NC) Gleissolos Hplicos Eutrficos tinicos (4 NC) Soil Taxonomy

sulfuric horizon

Fragip
- Horizonte subsuperficial. - 10 cm ou mais de espessura - apresenta-se cimentado quando seco -consistncia dura, muito dura ou extremamente dura.

Durip
Horizonte subsuperficial fortemente cimentado por slica, xido de ferro ou carbonatos.
Neossolo Quartzarnico rtico fragipnico

Planossolo Ntrico Slico duripnico

Soil Taxonomy

Fragipan - Duripan

You might also like