You are on page 1of 21

1 1

Artigo

A justia ecolgica como novo paradigma da sociedade de risco contempornea


Environmental justice as a new paradigm in the contemporary risk society Carlos E. Peralta*

Resumo: Diante da ameaa ecolgica que marca a sociedade de riso, surge a necessidade de inserir a tica no debate relacionado problemtica ambiental com a finalidade de permitir que o homem possa entender e orientar o seu relacionamento com o meio ambiente. A relao homem/natureza, necessariamente, deve ser uma relao de harmonia, de responsabilidade e de solidariedade para com o outro as outras espcies do Planeta e as futuras geraes. A dimenso espacial e a temporal dos problemas ambientais demandam um processo de discusso racional, que deve considerar os diversos mbitos da justia ambiental. Sustenta-se que a justia ambiental deve ser um referente necessrio no debate da questo ambiental. Palavras-chave: Crise ambiental. Sociedade de risco. Justia ambiental. Princpio da responsabilidade. Abstract: The ecological threat as a result of the risk society make necessary to include the ethics like an important issue of debate in most environmental topics, with the purpose that man can understand and guide its relationship with the environment. The relationship between man/nature must necessarily be a relationship of harmony, responsibility and solidarity with the other the other species on the planet and future generations. The spatial and temporal dimensions of environmental problems demand a rational process of discussion that should consider the different approaches of environmental justice. Environmental justice is a necessary issue in the discussion of environmental problems. Keywords: Environmental crisis. Risk society. Environmental justice. Principle of responsibility.

Doutorando em Direito pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Advogado da Procuradura General de la Repblica de Costa Rica. Professor na Faculdade de Derecho da UCR. Costa-riquenho. Bolsista da Capes/CNPq-IEL Nacional Brasil.

Revista Direito Ambiental e sociedade, v. 1, n. 1, jan./jun. 2011 (p. 251-271)

251

capitulo11.pmd

251

29/7/2011, 14:22

Introduo
A humanidade uma s e este pequeno planeta nossa nica casa. Se temos de proteger esta casa, cada um de ns precisa experienciar um sentimento vivo de altrusmo universal. Nosso planeta foi abenoado com vastos tesouros naturais. Se os usarmos adequadamente, todo ser humano poder usufruir de uma vida rica e de bem-estar. (Dalai Lama).

A pegada ecolgica das atividades humanas est marcando significativamente as mudanas que afetam a natureza. No sculo XX, os ecossistemas sofreram uma modificao sem precedentes na histria da humanidade. Entre as alteraes mais significativas esto a transformao das florestas em terras para o cultivo, o desvio e o armazenamento de gua doce, a sobre-explorao da pesca, a perda de reas de mangue e arrecifes coralinos, entre outros. Essas mudanas tm provocado o aumento das emisses de dixido de carbono ocasionando o aquecimento global, a perda significativa de biodiversidade, a eroso do solo, etc. Praticamente todos os ecossistemas tm sofrido uma transformao significativa nos seus ciclos naturais, afetando a sua capacidade de prestar servios ecolgicos. (SACHS; SANTARIUS, 2007). De acordo com a Global Footprint Network, no dia 21 de agosto 2010, estouramos o nosso oramento ecolgico anual. A partir desse dia, alcanamos o Earth Overshott Day, demandamos todos os servios ecolgicos que a natureza podia nos oferecer em 2010. Em outras palavras, a nossa demanda ecolgica superou, em muito, os limites da oferta da natureza. Desde esse 21 de agosto e at finalizar o ano, infeliz e inconscientemente, mal-utilizamos servios e bens ambientais alm daqueles que o nosso Planeta capaz de nos oferecer e acumularemos mais gases de efeito estufa na atmosfera. A situao fatalmente nos leva a pensar que ainda estamos seguindo o caminho errado, e que, consequentemente, a natureza continua esgotando-se; continuamos provocando uma situao tensa na elasticidade dos ecossistemas. Dentro do contexto de crise ambiental, que caracteriza a sociedade da segunda modernidade, o discurso tico deve, necessariamente, ser entrelaado com o discurso ecolgico. (GARCIA, 2007). Exigem-se novos valores, novos postulados tico-ambientais que guiem a ao humana.

252
capitulo11.pmd

Revista Direito Ambiental e sociedade, v. 1, n. 1, jan./jun. 2011 (p. 251-271)

252

29/7/2011, 14:22

Esse sustento tico dever ser o verdadeiro motor dos esforos jurdicos, que pretendem perfilar as normas de proteo ambiental. A tica um referente necessrio em qualquer debate poltico-jurdico dos problemas ambientais. O dilogo do Direito com o saber da tica deve ser o ponto de partida de um processo que busque a conciliao entre o desenvolvimento econmico e a sustentabilidade ambiental. Partindo desse breve marco de referncia, neste artigo, sero realizadas algumas reflexes sobre a ideia de justia ecolgica como um novo paradigma do nosso tempo e sobre a necessidade de uma nova conscincia ambiental que deve ser orientada pelo princpio da responsabilidade com o futuro e o respeito ao outro. A sociedade de risco global e os problemas ecolgicos A sociedade de risco consequncia do progresso tecnolgico e do acelerado crescimento econmico, que privilegiam a produo da riqueza como valor fundamental da sociedade capitalista. No entender de Beck (2002), o acelerado progresso provocou a substituio da primeira modernidade simples, linear e industrial, baseada nas sociedades tipo Estados-Naes, e na qual as relaes, as redes sociais e as comunidades eram entendidas num sentido territorial. As caractersticas prprias dessa primeira modernidade foram substitudas por cinco processos inter-relacionados, que identificam aquilo que Beck (2002) chama segunda modernidade. Segundo esse autor, esses processos seriam: a globalizao, a individualizao, a revoluo dos gneros, o subemprego, e os riscos globais, entre eles, a crise ecolgica. Trata-se de consequncias imprevistas da vitria da primeira modernizao e que acabaram produzindo o fenmeno que Beck (2002) denomina modernidade reflexiva; trata-se de um estgio da modernidade em que comeam a tomar corpo as ameaas produzidas at ento no caminho da sociedade industrial. (BECK et al., 1997). O processo de transio da poca da modernidade industrial para a poca de risco produzido de forma no intencional e no percebido compulsivamente no curso da dinmica da modernizao, que se tornou autnoma conforme a pauta de consequncias no desejadas. Dentro desse novo marco da nossa realidade, os riscos so multicausais, imperceptveis e de consequncias imprevisveis e imensurveis.

Revista Direito Ambiental e sociedade, v. 1, n. 1, jan./jun. 2011 (p. 251-271)

253

capitulo11.pmd

253

29/7/2011, 14:22

Apesar do carter global e indiscriminado dos riscos, Beck (2002) alerta no sentido de que essa caracterstica no significa uma igualdade global do risco. Pelo contrrio, em matria ambiental, por exemplo, os riscos provocados pela poluio e pela degradao da natureza esto associados de maneira ntima com a pobreza e as desigualdades sociais. No entanto, esse estudioso destaca que, ainda que certos grupos sociais sejam mais afetados com os problemas ambientais, independentemente do lugar em que esses riscos so produzidos, acabaro produzindo um efeito boomerang, ou seja, em algum momento, terminaro afetando de uma ou de outra maneira aqueles que produzem ou se beneficiam dos riscos. Para ele, todos, em algum momento, podem ser atingidos pelo efeito global do risco. Os riscos ambientais so o resultado da maneira como o ser humano tem realizado as suas intervenes no meio ambiente; so consequncias da forma como o homem se apropria e utiliza o espao da natureza e os seus recursos. Para Beck (1995), a sociedade de risco prpria de uma poca na qual o lado obscuro do progresso tem dominado de maneira crescente o debate social. Aquilo que ningum viu ou no queria ver a autoameaa e a devastao da natureza converteu-se na fora motora da histria. A degradao ambiental no uma consequncia acidental do modelo de desenvolvimento econmico, trata-se de uma caracterstica central da forma como est organizada a produo e o consumo na sociedade da segunda modernidade. O modelo de desenvolvimento tem sido guiado pela lgica de mercado, atendendo unicamente aos imperativos da produo e s leis do rendimento econmico. Tal modus vivendi tem provocado uma difuso dos riscos ambientais. Esses riscos tm um carter global e sinergtico, pois no respeitam as fronteiras, nem as diferenas sociais; seus efeitos so intemporais, uma vez que afetam a qualidade de vida dos seres humanos no presente, mas tambm a sobrevivncia das futuras geraes e de todas as espcies que habitam o Planeta. Nas palavras do filsofo alemo Hans Jonas (2006), o Prometeu definitivamente desacorrentado, motivado pelas antes inimaginveis foras da cincia e pelo impulso da economia, hoje vtima das suas aes e clama por uma tica que estabelea freios voluntrios; clama por um novo poder que impea que o atual poder dos homens se transforme em uma desgraa para eles mesmos.

254
capitulo11.pmd

Revista Direito Ambiental e sociedade, v. 1, n. 1, jan./jun. 2011 (p. 251-271)

254

29/7/2011, 14:22

Nas ltimas dcadas, as evidncias demonstram que a ao do homem sobre o meio ambiente tem provocado uma crise ambiental, originada pelos padres do desenvolvimento econmico. A forma e a intensidade da explorao ambiental, assim como as modalidades de consumo, provocam graves consequncias no meio ambiente, gerando poluio e desequilibrando os ecossistemas. Paradoxalmente, apesar do alto grau dos desenvolvimentos tecnolgico e cientfico, vivemos uma verdadeira crise ambiental que est pondo em perigo as bases de sustentao do sistema produtivo vigente. (DERANI, 1997). As consequncias da degradao ambiental tm um carter mundial e representam um custo enorme para o bem-estar dos seres humanos. O homem esqueceu de integrar o elemento ecolgico como parte do desenvolvimento. Ao estabelecer os modelos de vida, os valores e os imperativos que norteiam a conduta humana, no foi considerada a relao de integrao e dependncia do homem com a natureza. Conforme expressou de forma contundente Jonas (2006),
a promessa da tecnologia moderna se converteu em ameaa, ou esta se associou quela de forma indissolvel. [...] Concebida para a felicidade humana, a submisso da natureza, na sobremedida de seu sucesso, que agora se estende prpria natureza do homem, conduziu ao maior desafio j posto ao ser humano pela sua prpria ao. (p. 67).

Diante desse cenrio o Estado deve lidar com a crise ambiental, ciente das circunstncias diferenciadas que a caracterizam, a partir do modelo de riscos. (MORATO; AYALA, 2004). A justia ambiental na sociedade de risco A justia , sem dvida, um dos grandes objetivos e valores do Direito, pois exige a conteno do poder. Na atualidade, diante dos limites biofsicos e dos riscos ambientais, a ideia de justia deve exigir tambm a conteno do uso da natureza. (SACHS; SANTARIUS, 2007). A partir dos anos 80 do sculo passado, a discusso sobre justia ambiental passou a ocupar lugar de destaque na sociedade. Na arena poltica, passam a ser objeto de debate temas, como: a distribuio dos recursos naturais, a alocao do meio ambiente e a marginalizao ambiental.
Revista Direito Ambiental e sociedade, v. 1, n. 1, jan./jun. 2011 (p. 251-271)

255

capitulo11.pmd

255

29/7/2011, 14:22

Na sociedade de risco contempornea, a complexidade da problemtica ambiental introduz, na agenda da moderna ecologia poltica, a necessidade de refletir sobre uma concepo de justia que permita harmonizar a relao homem/natureza. Essa concepo de justia deve ter como objetivo a delimitao dos critrios que deveriam guiar os processos distributivos ambientais, de forma que possa ser feita uma redistribuio justa e equnime do acesso e do uso dos recursos naturais, e que seja respeitado o equilibro prprio da biosfera. Os limites que devem ser impostos ao humana, na sua relao com o meio ambiente, devem ser considerados sobre uma perspectiva que permita visualizar um modelo de bem-estar fundamentado na utilizao equitativa do meio ambiente. Trata-se de um assunto extremamente complexo, tanto pela natureza difusa do bem em questo como pelo que o meio ambiente representa para a vida dos seres humanos e para o equilbrio do Planeta. Em tese, deve se garantir que o acesso aos diversos recursos e o desfrute dos servios ambientais sejam realizados de forma equitativa, e que o uso da natureza seja feito de maneira sustentvel. No entanto, conforme se indicou, o modelo de desenvolvimento incentivado a partir da Revoluo Industrial, de marcada tradio individualista, tem privilegiado o uso desmedido da natureza e a apropriao privada dos seus recursos, com o intuito de satisfazer interesses de carter econmico. Tal situao gera uma srie de custos e males ambientais que, em ltima instncia, acabam sendo assumidos de maneira involuntria e injusta pela coletividade e pela prpria natureza. O uso indiscriminado dos bens ambientais gera uma situao de iniquidade ambiental e de excluso, que provoca srias consequncias, tanto de carter ambiental como o caso da poluio do ar e da gua, o desmatamento, a contaminao snica, a eroso, a perda da biodiversidade , como de carter social como, por exemplo, a pobreza, a falta de saneamento bsico, o crescimento urbano desorganizado, e as mltiplas doenas respiratrias, dermatolgicas, gastrointestinais e psicolgicas. Os problemas ambientais tm uma importante repercusso social, poltica e econmica, envolvendo questes de injustia. O conceito de justia ambiental tem um carter aglutinador, integrando as dimenses ecolgica, tica, social e econmica, as quais envolvem conflitos ambientais. A justia ambiental enfrenta o dilema entre a realidade da natureza e a realidade da sociedade da segunda modernidade regida pela cincia e pelas relaes econmicas.

256
capitulo11.pmd

Revista Direito Ambiental e sociedade, v. 1, n. 1, jan./jun. 2011 (p. 251-271)

256

29/7/2011, 14:22

O fundamento da justia ambiental parte da ideia de que o meio ambiente, como estrutura fundamental da vida no nosso Planeta, possibilita os desenvolvimentos fsico, social, cultural e psicolgico do ser humano, permitindo-lhe viver com dignidade. (GIMNEZ, 2002). O principal objetivo da justia ambiental redimensionar a relao que deve existir entre os seres humanos e o meio ambiente, relao que deve fundamentar-se no valor da solidariedade e que deve estar orientada pelos princpios da sustentabilidade, da responsabilidade e da igualdade. Sobre o prisma da justia ambiental, devem ser analisados os conflitos distributivos ecolgicos, o problema das desigualdades e das assimetrias sociais no uso da natureza, e as cargas ou custos produzidos pela degradao ambiental. No entanto, o foco de interesse da justia ambiental no se limita anlise da relao entre os seres humanos dentro do seu locus social, mas tambm na sua interao com o seu entorno natural, incluindo os outros seres vivos. A justia ecolgica aparece como condio para uma solidariedade mais altrusta entre os indivduos, no presente e no futuro, e entre eles e as outras espcies. Os diversos conflitos ambientais no esto limitados s desigualdades sociais o denominado racismo ambiental, como se sustentava quando surgiu o pioneiro movimento de justia ambiental, nos Estados Unidos, nos anos 80 do sc. XX. A justia ecolgica no est relacionada unicamente com a distribuio justa dos benefcios e males ambientais entre os seres humanos, seno que ela tambm inclui os outros seres vivos. A partir dessas premissas, a justia ambiental propugna por um novo modelo de Estado de Direito: O Estado Socioambiental de Direito, ou Estado Ecolgico, que, fundamentado em novos valores, deve estabelecer uma relao de respeito, solidariedade, prudncia e precauo do homem para com a natureza. Propugna-se por uma sociedade mais solidria, sustentvel e de baixa entropia. Nesse contexto, pelas caractersticas dos interesses em jogo, deve surgir um novo modelo de cooperao entre Estado e sociedade, via abertura de espaos, que permitam consolidar a participao popular no que tange discusso e deciso de assuntos de carter ambiental. O Estado Socioambiental de Direito, como novo paradigma do sculo XXI, postula uma transformao radical no que diz respeito s ordens jurdica, econmica, poltica e social. O grande desafio, no plano polticojurdico, chegar a uma sntese entre antropocentrismo e ecologismo,

Revista Direito Ambiental e sociedade, v. 1, n. 1, jan./jun. 2011 (p. 251-271)

257

capitulo11.pmd

257

29/7/2011, 14:22

que seja capaz de estabelecer uma relao responsvel e solidria do homem com o meio ambiente. A clusula ambiental que deve guiar o moderno Estado Socioambiental de Direito deve ter como base a ideia de desenvolvimento sustentado. Esse novo modelo deve orientar a ao humana de forma que respeite o capital natural indispensvel no s para a vida humana no presente, mas tambm para a qualidade de vida das futuras geraes e para a vida das outras espcies que convivem conosco no Planeta. Em sntese, conforme destaca Gimnez (2002), a partir de uma concepo de justia ambiental, exige-se providenciar
medidas internacionais, nacionais e locais em defesa do meio natural, de tal forma que seja assegurada a paz, a liberdade, a igualdade, a qualidade de vida, a sade e o bem-estar da humanidade. Trata-se de uma redefinio de prioridades ticas, polticas, econmicas e jurdicas, que permitam uma linha contnua e decisria na ordem jurdico-ecolgica e uma reelaborao profunda, incluso terica, da justia e dos seus esquemas orientadores e operativos. (p. 115).

A justia ambiental sustenta, a partir da conexo existente entre a qualidade ambiental e a dignidade humana, a necessidade de reconhecer e garantir o direito fundamental ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, assim como o dever do Estado e da sociedade de proteg-lo. As caractersticas dos problemas ecolgicos e as suas consequncias definem de maneira especial e dramtica as dimenses espacial e temporal da questo ambiental. Trata-se de problemas que comprometem o espao ambiental como um todo, que vo alm das fronteiras geogrficas so de carter global e as consequncias so imprevisveis ao longo do tempo so de carter intergeracional e no afetam exclusivamente os seres humanos, mas toda forma de vida no Planeta criando problemas interespcies. A justia ambiental, ou ecolgica, comporta trs mbitos: (1) a justia intrageracional entre a mesma gerao de seres humanos; (2) a justia intergeracional entre a gerao humana atual e as geraes futuras; e (3) a justia interespcies entre os seres humanos e os outros seres vivos. (SACHS; SANTARIUS, 2007).

258
capitulo11.pmd

Revista Direito Ambiental e sociedade, v. 1, n. 1, jan./jun. 2011 (p. 251-271)

258

29/7/2011, 14:22

As trs dimenses da justia ambiental almejam conservar a hospitalidade no Planeta. Trata-se de garantir os direitos das geraes presentes em condies de igualdade, de garantir as possibilidades de desenvolvimento e a qualidade de vida das futuras geraes e de respeitar a vida dos seres vivos no humanos. A partir desses trs mbitos, possvel analisar a ideia de justia ecolgica, que deve guiar tanto as polticas pblicas como as diversas condutas e aes dos seres humanos. Conforme destaca Fensterseifer (2008) a ideia de justia ambiental
deve reforar a relao existente entre direitos e deveres ambientais, objetivando uma redistribuio de bens sociais e ambientais que possa rumar para uma equalizao de direitos entre ricos e pobres e entre os pases do Norte e pases do Sul na ordem internacionalsendo que todos so, em maior ou menor medida, refns das condies ambientais. (p. 108).

A Justia intrageracional: a dimenso espacial dos problemas ambientais O consumo ambiental no marca unicamente as relaes entre o homem e a natureza, tambm define e condiciona as relaes entre os homens. O impacto no meio ambiente, por regra, traz vantagens para uns e males para outros. A ideia de justia intrageracional ou justia sobre os recursos parte de duas interrogaes principais: (1) Quem pega e quanto da ecosfera e que utilidade dos recursos naturais pode ser aproveitada? e (2) Quem suporta as cargas e quem deve pagar pelos mltiplos custos do consumo ambiental? Raras vezes, os prs e contras do consumo ambiental vo recair sobre os mesmos sujeitos ou vo acontecer no mesmo lugar e ao mesmo tempo; pelo contrrio, quase sempre so repartidos de forma desigual. Vantagens e desvantagens concentram-se em grupos sociais diferentes, em lugares distintos e, muito possivelmente, em momentos dspares. (SACHS; SANTARIUS, 2007). A justia ambiental intrageracional objetiva a distribuio equitativa dos custos, dos riscos e dos benefcios ambientais, sem que possam ser consideradas como condies carentes de uma justificao racional, como seria o caso dos fatores tnicos e das condies socioeconmicas dos pases e dos indivduos.
Revista Direito Ambiental e sociedade, v. 1, n. 1, jan./jun. 2011 (p. 251-271)

259

capitulo11.pmd

259

29/7/2011, 14:22

O carter global dos problemas ambientais A justia intrageracional, conforme explica Garcia (1998), acontece entre os sujeitos que convivem em um determinado momento, no Planeta, e que constituem uma nica gerao perante as futuras geraes. Os problemas ambientais so de carter coletivo, no respeitam as fronteiras geopolticas, posto que afetam a humanidade como um todo. A interdependncia econmica dos pases e o carter transfronteirio dos danos ambientais entendem todos como responsveis pelos problemas e conflitos de natureza ambiental, exigindo uma cooperao de carter internacional. (ALTAMIRANO, 2009). Consequentemente, as aes de proteo ambiental devem ser direcionadas de maneira global e fundamentadas no princpio da solidariedade. Nesse cenrio, deve ser explicada a concepo de natureza como um patrimnio comum da humanidade e se projetar a ideia de cidadania ambiental cosmopolita. A partir dessa perspectiva, entra em debate o tema das disparidades existentes pelo uso dos recursos naturais entre pases desenvolvidos e pases em desenvolvimento, as chamadas desigualdades entre Norte e Sul. Fica em evidncia a desigualdade na distribuio do espao ambiental. Em outras palavras, em detrimento de um princpio tico de igualdade, no nosso Planeta no existem iguais pores de espao ambiental para todos e para cada um dos seres humanos, as pegadas ecolgicas sobre a terra so desiguais. (SACHS; SANTARIUS, 2007). A questo abrange no s a temtica das desigualdades sociais e o desequilbrio econmico entre os pases, mas tambm entram em cena a paz e a segurana internacionais. Os conflitos internacionais no encontram as suas principais causas unicamente nas desavenas e nas ameaas polticas e militares soberania nacional; muitas vezes, eles tm como causa imediata a degradao ecolgica, a limitao e a apropriao de opes de desenvolvimento. (G IMNEZ, 2002). Com certeza, esses problemas vo se agravar com o tempo, na medida em que a degradao ambiental e a escassez dos recursos naturais aumentarem. No mbito jurdico, a preocupao com essa desigualdade est materializada em quatro princpios ambientais que surgem no mbito de instrumentos internacionais: 1. O princpio da cooperao internacional na proteo do meio ambiente; 2. o princpio de responsabilidades comuns, mas diferenciadas dos Estados na preservao ambiental; 3. o princpio da precauo e 4. o princpio da preveno ambiental.

260
capitulo11.pmd

Revista Direito Ambiental e sociedade, v. 1, n. 1, jan./jun. 2011 (p. 251-271)

260

29/7/2011, 14:22

A relao entre pobreza e meio ambiente Na sociedade de risco ps-industrial, impera a injustia ambiental, traduzida na exposio desigual degradao e aos riscos ambientais. Por regra, os modelos de apropriao dos recursos naturais seguem as linhas de fora do dinheiro e do poder. Sanchs e Santarius (2007) explicam que, no mbito ecolgico, o poder conceituado como a capacidade de internalizar as utilidades do consumo ambiental e de externalizar os custos nas zonas marginais, nas classes sociais mais fracas ou nas futuras geraes. Os benefcios pelo uso do meio ambiente se refletem, sem demora, nos centros econmicos e nas classes fortes. Grande parte dos riscos ambientais provocados em consequncia do desenvolvimento econmico carregada pela populao mais vulnervel: os grupos sociais de baixa renda e as minorias raciais discriminadas. (RHODES, 2003). Os diversos problemas ambientais, ainda que caracterizados por uma dimenso global, afetam os seres humanos de forma desigual. Existe uma estreita relao entre falta de qualidade ambiental e situaes como a discriminao racial e a pobreza. A degradao ambiental e a injustia social caminham lado a lado, so duas caras da mesma moeda. Os grupos fragilizados por condies socioeconmicas e tnicas sofrem mais as consequncias do racismo ambiental da sociedade de consumo. A degradao ambiental se reflete com intensidade na sade e na segurana daqueles que vivem na linha de pobreza. Conforme destaca Fensterseifer (2008),
em regra, a misria e a pobreza (como projees da falta de acesso aos direitos sociais bsicos, como sade, saneamento bsico, educao, moradia, alimentao, renda mnima, etc.) caminham juntas com a degradao e poluio ambiental, expondo a vida das populaes de baixa renda e violando sob duas vias distintas a sua dignidade. (p. 112).

Como parte de um crculo vicioso e por questes de sobrevivncia, a prpria pobreza polui e degrada o meio ambiente. Esses grupos pouco privilegiados acabam pagando pelos custos de um desenvolvimento que no lhes rende benefcios. Essa populao carece de condies para o exerccio da cidadania, o que fica em evidncia, por exemplo, na falta de acesso informao que lhes permita defender os seus interesses e

Revista Direito Ambiental e sociedade, v. 1, n. 1, jan./jun. 2011 (p. 251-271)

261

capitulo11.pmd

261

29/7/2011, 14:22

enfrentar os diversos problemas ambientais das suas comunidades. As autoridades polticas, influenciadas pelo poder econmico, acabam tomando decises ambientais excludentes, impondo a esses grupos fragilizados uma parcela maior dos custos e dos riscos ambientais. Trata-se, em essncia, de uma forma moderna de discriminao: o racismo ambiental. De acordo com Bullard (2004), esse racismo
refere-se a polticas pblicas ambientais, prticas ou diretivas que afetam de modo diferente ou prejudicam (de modo intencional ou no) indivduos, grupos ou comunidades de cor ou raa. O racismo ambiental reforado pelo governo, assim como pelas instituies legais, econmicas, polticas e militares. Ele encontra-se combinado com polticas pblicas e prticas industriais que, ao mesmo tempo que garantem benefcios para os pases do Norte, direcionam os custos para os pases do Sul. [...] O racismo ambiental uma forma de discriminao institucionalizada. (p. 59).

A situao gera um estado de insegurana e de vulnerabilidade, que traz graves consequncias para essa populao. Essa problemtica fica em evidncia de diversas maneiras: A migrao para as grandes cidades com o objetivo de procurar novas oportunidades de trabalho e o crescimento urbano desorganizado provocam a ocupao ilegal de terras, que esto localizadas em reas susceptveis de riscos ambientais, como inundaes e desmoronamentos, gerando graves problemas de segurana. O aumento desmedido da populao e a falta de planejamento urbano se traduzem em amplos espaos de pobreza, provocado um maior impacto sobre o meio ambiente. (JACOBS, 1995). A urbanizao desorganizada do homem, ambiente por excelncia do ser humano a partir da Revoluo Industrial, traz por trs de si que a maioria dos problemas ambientais est concentrada nas grandes cidades. A respeito discorre Leff (2001) nos seguintes termos:

262
capitulo11.pmd

Revista Direito Ambiental e sociedade, v. 1, n. 1, jan./jun. 2011 (p. 251-271)

262

29/7/2011, 14:22

A cidade converteu-se, pelo capital, em lugar onde se aglomera a produo, se congestiona o consumo, se amontoa a populao e se degrada a energia. Os processos urbanos se alimentam da superexplorao dos recursos naturais, da desestruturao do entorno ecolgico, do dessecamento dos lenis freticos, da suco dos recursos hdricos, da saturao do ar e da acumulao de lixo. (p. 67).

A falta de qualidade ambiental nessas reas est associada (de maneira direta) com problemas no desenvolvimento dos seus habitantes. Esses grupos da populao, localizados em reas expostas poluio industrial e que, na maioria das vezes, no tm saneamento bsico, enfrentam srios problemas de sade como doenas do tipo gastrointestinais e respiratrias. Esses problemas repercutem de forma direta no desenvolvimento dessa populao, traduzindo-se em desero escolar, alta mortalidade infantil, maior ndice de criminalidade, etc. Tal e como destaca o Informe sobre o Desenvolvimento Humano do PNUD, de 1998, a pobreza mais que a simples falta de ingresso, reflete a negao de oportunidades e de opes bsicas ao desenvolvimento humano. Trata-se de limitaes liberdade de tal magnitude que impedem que o ser humano possa viver em condies de dignidade. Nesse contexto, a justia intrageracional defende a necessidade de uma maior participao cidad em condies de igualdade nos processos decisrios, que envolvem questes ambientais. Sobre o marco do Estado Socioambiental de Direito, aponta-se ideia de uma cidadania ambiental que tenha como marca caracterstica o protagonismo da sociedade civil na proteo do ambiente. A partir do fenmeno da participao democrtica e cidad na defesa do ambiente, delineiam-se quatro subprincpios: o princpio da participao popular, o princpio do acesso informao ambiental, o princpio da Educao Ambiental, e o princpio do consumo sustentvel. (FENSTERSEIFER, 2008). No Colquio Internacional sobre Justia Ambiental, Trabalho e Cidadania, celebrado no Rio de Janeiro (Niteri), em 2001, concordou-se que a justia ambiental comporta um conjunto de princpios e prticas que

Revista Direito Ambiental e sociedade, v. 1, n. 1, jan./jun. 2011 (p. 251-271)

263

capitulo11.pmd

263

29/7/2011, 14:22

a) asseguram que nenhum grupo social, seja ele tnico, racial ou de classe, suporte uma parcela desproporcional das conseqncias ambientais negativas de operaes econmicas, de decises de polticas e de programas federais, estaduais, locais, assim como da ausncia ou omisso de tais polticas; b) asseguram acesso justo e eqitativo, direto e indireto, aos recursos ambientais do pas; c) asseguram amplo acesso s informaes relevantes sobre o uso dos recursos ambientais e a destinao de rejeitos e localizao de fontes de riscos ambientais, bem como processos democrticos e participativos na definio de polticas, planos, programas e projetos que lhes dizem respeito; d) favorecem a constituio de sujeitos coletivos de direitos, movimentos sociais e organizaes populares para serem protagonistas na construo de modelos alternativos de desenvolvimento, que assegurem a democratizao do acesso aos recursos ambientais e a sustentabilidade do seu uso. (ACSELRAD et al., 2004).

A justia intergeracional: a dimenso temporal dos problemas ambientais De acordo com o Informe Socioeconmico Brundtland, o modelo atual de desenvolvimento simplesmente insustentvel no futuro. A conta dos recursos ambientais j est no vermelho. A proteo ambiental deve ter uma perspectiva intergeracional; as futuras geraes devem poder gozar de um meio ambiente equilibrado, que lhes permita o seu desenvolvimento. A justia ambiental pr-futuro analisa a dimenso temporal dos problemas ambientais, esticando o princpio de justia ao longo de um eixo temporal que permite ampliar o crculo da comunidade humana. Essa perspectiva se preocupa com o outro que est num espao temporal distinto do presente, de modo que a ideia de sustentabilidade ambiental deve orientar a ao humana no presente para uma solidariedade transgeracional. A dimenso temporal demanda uma discusso racional que permita entender e delimitar a responsabilidade e as obrigaes das geraes de hoje para com o futuro. Esse tipo de debate comporta a dificuldade de lidar com a indeterminao das geraes futuras, cujos estilos possveis de vida desconhecemos.

264
capitulo11.pmd

Revista Direito Ambiental e sociedade, v. 1, n. 1, jan./jun. 2011 (p. 251-271)

264

29/7/2011, 14:22

A questo vai alm dos esquemas tradicionais da tcnica jurdica e das categorias dogmticas; estamos falando de um sujeito coletivo ainda inexistente. Gimnez (2002) considera que essa dificuldade pode ser superada se partimos do conceito de espcie humana. Nesse sentido, devemos entender que existe uma obrigao tica do homem de perpetuar a prpria espcie; trata-se de uma responsabilidade coletiva para no permitir a sua extino. A justia intergeracional fundamenta-se na solidariedade, ela no tem uma aspirao alm da vontade de produzir o bem para um destinatrio que no pode nos oferecer nada. Essa concepo de justia pauta-se no imperativo categrico proposto por Jonas e est orientada pela alteridade e pelo respeito ao outro, visando ao desenvolvimento sustentvel. Nessa linha de pensamento, as geraes de hoje no podem se considerar proprietrias do patrimnio natural do Planeta; pelo contrrio, so uma espcie de fideicomissrias de uma herana que dever ser entregue aos sucessores em tal estado que lhes permita o seu desenvolvimento pleno. (SACHS; SANTARIUS, 2007). A justia intergeracional considera o homem como um fim em si mesmo, como um ser dotado que aspira dignidade. V-se a humanidade como o desdobramento, como a manifestao comunitria da vida de cada pessoa, considerada desde a sua perspectiva histrica. Sobre essa perspectiva, no moderno Estado Socioambiental de Direito, a proteo ambiental fundamenta-se na dignidade humana, reconhecendo-se a igualdade em dignidade de toda a espcie humana. Cada gerao deve ser capaz de dispor do capital ecolgico bsico que lhe permita a satisfao das necessidades ecolgicas mnimas. Os postulados da justia intergeracional no devem ser uma simples formulao retrica; pelo contrrio, podem e devem ser aplicados nas polticas ambientais e devem ser plasmados nos ordenamentos jurdicos. (MUOZ, 2004). Da ideia de justia pr-futuro deriva-se o princpio tico da equidade intergeracional, princpio incorporado nos instrumentos internacionais e nos sistemas jurdicos. De acordo com esse princpio, ainda que os membros da presente gerao tenham o direito de se beneficiar do Planeta, eles tambm tm o dever de preserv-lo para as futuras geraes. O que se exige, de acordo com Jonas (2006), a conteno e a prudncia das aes humanas na sua relao com o meio ambiente. Caber s futuras geraes julgar os nossos passos pela Terra.

Revista Direito Ambiental e sociedade, v. 1, n. 1, jan./jun. 2011 (p. 251-271)

265

capitulo11.pmd

265

29/7/2011, 14:22

Os professores Leite e Ayala (2004, p. 182) explicam que a teoria de equidade intergeracional estipula que todas as geraes possuem um espao igual na relao com o sistema natural. No h base para preferir a gerao presente s geraes futuras em seu uso do planeta. O princpio pretende garantir o direito das presentes e das futuras geraes a ter uma vida digna, em um ambiente saudvel e equilibrado e, ao mesmo tempo, permitir que essas geraes tenham a possibilidade de aproveitar os recursos naturais para se desenvolver. Esse postulado foi expressamente reconhecido no princpio segundo da Declarao de Estocolmo e tem estreita relao com o conceito de desenvolvimento sustentvel. A justia interespcies Conforme indicou-se, a justia ecolgica no restringe a sua preocupao ao mbito das desigualdades sociais: tambm tem uma perspectiva biosfrica. Em outras palavras, a justia ecolgica no se limita unicamente questo do acesso e da distribuio justos dos benefcios e males ambientais entre os seres humanos, mas tambm entre eles e os outros seres vivos que so parte da biosfera. Ainda que o homem tenha o direito a alimentos, vesturio, espao vital e cultura, nem por isso tem o direito de destruir o habitat dos outros seres vivos. Na comunidade da biosfera, o desejo de bens e de poder deve estar limitado pelo respeito vida dos outros seres vivos. A vida um ato comunitrio. (SACHS; SANTARIUS, 2007). A Carta da Terra (2000), no princpio primeiro, proclama o respeito Terra e vida em toda a sua diversidade, estabelecendo que se deve reconhecer que todos os seres so interligados, e que cada forma de vida tem seu valor independentemente de sua utilidade para os seres humanos. Tal perspectiva foi reconhecida pelo Movimento de Justia Ambiental dos Estados Unidos, nos anos 90 (sc. XX). Os princpios primeiro e terceiro dos Princpios de Justia Ambiental, aprovados no First National People of Color Environmental Leadership Summit, indicam que
1. A Justia Ambiental afirma o carter sagrado da Me Terra, a unidade ecolgica e a interdependncia de todas as espcies, assim como o direito de no sofrer a destruio ecolgica. [...] 3. A Justia Ambiental propugna o direito do uso tico, equilibrado e responsvel da terra e dos recursos renovveis, em prol de um

266
capitulo11.pmd

Revista Direito Ambiental e sociedade, v. 1, n. 1, jan./jun. 2011 (p. 251-271)

266

29/7/2011, 14:22

planeta sustentvel para os seres humanos e para os outros seres vivos. (RIECHMANN, 2003).

O princpio da responsabilidade como parmetro da justia ambiental O paradigma ecolgico moderno descansa sobre princpios ticos e convoca a uma reflexo na qual a natureza passa a ter a dimenso de objeto de responsabilidade humana. A relao do homem com a natureza deve ser vista como parte de um sistema holstico. Dentro desse novo contexto, necessrio um novo imperativo tico, como aquele proposto por Jonas (2006). O filsofo alemo adverte que, na sociedade da segunda modernidade, o imperativo tico kantiano que prescrevia: Atua de tal maneira que o princpio da tua ao se transforme em lei universal, insuficiente. Diante das incertezas produzidas pela sociedade tecnolgica, necessrio a construo de uma justia ambiental orientada para o futuro e fundamentada no princpio da responsabilidade. Na esteira do pensamento de Jonas, esse princpio exige a responsabilidade do homem para com a gerao presente, para com as geraes futuras e para com a natureza. necessrio considerar no apenas o bem comum da coletividade no presente, mas tambm o bem de toda a natureza, incluindo os seres vivos no humanos e as futuras geraes. O princpio da responsabilidade proposto por Jonas (2006) postula uma avaliao crtica da cincia e da tecnologia modernas e incentiva a ao humana a pautar-se pela prudncia e pela responsabilidade diante do alto poder de transformao da tecnocincia. Afirma categoricamente Jonas (2006, p. 75), que sob a ptica de tal responsabilidade, a prudncia, virtude opcional, em outras circunstncias, torna-se o cerne do nosso agir moral. Diante do extraordinrio poder de transformao, necessria uma nova dimenso tica, que permita traar as regras que guiem de forma comedida as aes humanas. A justia ambiental deve partir da ideia de responsabilidade proposta por Jonas, entendida como o dever de respeitar e cuidar do outro a humanidade como um todo e a natureza em sentido amplo. Adverte Jonas que essa responsabilidade caracteriza-se por ser no recproca e incondicional. Trata-se de uma responsabilidade como aquela que existe dos pais para com os filhos, que sucumbiriam se a procriao no prosseguisse por meio de precauo e de assistncia. (p. 78).
Revista Direito Ambiental e sociedade, v. 1, n. 1, jan./jun. 2011 (p. 251-271)

267

capitulo11.pmd

267

29/7/2011, 14:22

Explica Jonas (2006) que essa perspectiva


lida exatamente com o que ainda no existe, e o seu principio da responsabilidade tem de ser independente tanto da idia de um direito quanto da idia de uma reciprocidade de tal modo que no caiba fazer-se a pergunta brincalhona, inventada em virtude daquela tica: O que o futuro j fez por mim? Ser que ele respeita os meus direitos? (p. 62).

Nessa linha de pensamento, Jonas (2006) destaca que o homem tem a marca distintiva de ser o nico ser vivo capaz de ter responsabilidade. A primeira de todas as responsabilidades (ainda que de carter annimo), garantir a possibilidade de que haja responsabilidade, de modo que o primeiro imperativo da poca da civilizao tcnica, que se a tornou todopoderosa no que diz respeito ao seu poder de destruio, seria a prpria existncia da humanidade. Esse dever de comportamento coletivo estar contido de maneira implcita em todos os outros deveres. Para Jonas, o futuro dos homens inclui o futuro da natureza, como condio sine qua non da existncia humana. praticamente impossvel separar os dois planos sem desfigurar a imagem do homem. Os interesses da humanidade coincidem com o resto da vida. Para Jonas, as duas obrigaes devem ser tratadas sob o conceito-chave de dever para com o homem, sem incorrer em um reducionismo antropocntrico. Diante das circunstncias que caracterizam a sociedade de risco, necessrio um novo imperativo categrico que, segundo Jonas, deve ser adequado ao novo tipo de agir humano e voltado para o novo tipo de sujeito atuante, e que deveria ser formulado da seguinte maneira: Aja de modo que os efeitos da tua ao sejam compatveis com a permanncia de uma autntica vida humana sobre a Terra; ou expresso negativamente: Aja de modo que os efeitos da tua ao no sejam destrutivos para a possibilidade futura de uma tal vida. Esse imperativo categrico deve orientar a justia ambiental. A justia ambiental deve visar formao de uma cidadania ambiental, solidria e responsvel com o outro, e da qual seja instituda uma plena certeza de que o modelo de desenvolvimento implementado a partir da Revoluo Industrial um modelo insustentvel no futuro.

268
capitulo11.pmd

Revista Direito Ambiental e sociedade, v. 1, n. 1, jan./jun. 2011 (p. 251-271)

268

29/7/2011, 14:22

Conforme destaca Garcia (2007),


sincronizar os tempos das diferentes aes, conciliar o progresso cientfico, tecnolgico e econmico com ao poltica sustentada em clima tico, de realizao do direito, e com o respeito pelo ambiente seja a tarefa por excelncia do cidado do sculo XXI. (p. 92).

Consideraes finais A capacidade para conciliar desenvolvimento econmico no longo prazo e equilbrio ambiental est sendo objeto de um debate profundo. A atual trajetria da atividade humana insustentvel ao futuro, e os prprios limites do meio ambiente acabaro frustrando as nossas aspiraes globais de prosperidade. Repensar essa forma de vida , sem dvida, um dos maiores desafios da sociedade atual. Dentro do contexto de risco em que se insere a sociedade da segunda modernidade, os limites ecolgicos projetam novas perguntas sobre justia. Passa a ocupar lugar de destaque a reflexo sobre o tema justia ecolgica como um novo paradigma no que diz respeito forma de analisar e enfrentar as diversas questes que envolvem a problemtica ambiental moderna, caracterizada por um marcado carter multidisciplinar e polidrico. A justia ambiental deve visar a uma nova racionalidade ecolgica, exigindo um novo modelo de desenvolvimento, que dever ser traado via aes polticas orientadas por critrios de sustentabilidade, pelos princpios da responsabilidade e da solidariedade e pelo respeito pelo outro.

Revista Direito Ambiental e sociedade, v. 1, n. 1, jan./jun. 2011 (p. 251-271)

269

capitulo11.pmd

269

29/7/2011, 14:22

Referncias
ALTAMIRANO, Alejandro C. El derecho constitucional a un ambiente sano, derechos humanos y su vinculacin con el derecho tributario. In: MARINS, James (Coord.). Tributao e meio ambiente. 9. tir. Curitiba: Juru, 2009. L. 2. ACSELRAD, Henri; HERCULANO, Selene; PDUA, Jos Augusto. A justia ambiental e a dinmica das lutas socioambientais no Brasil: uma introduo. In: HERCULANO, Selene; PDUA, Jos Augusto (Org.). Justia ambiental e cidadania. Rio de Janeiro: Relume-Dumar, Fundao Ford, 2004. p. 23-39. BECK, Ulrich. La sociedad del riesgo global. Madrid: Siglo Veintiuno, 2002. _______. Ecological enlightenment: essays on the politics of the risk society. New York: Humanity Books, 1995. BECK, Ulrich; GIDDENS, Anthony; LASH, Scott. Modernizao reflexiva. So Paulo: Ed. da UEP, 1997. BULLARD, Robert. Enfrentando o racismo ambiental no sculo XXI. In: ACSELRAD, Henri; HERCULANO, Selene; PDUA, Jos Augusto. Justia ambiental e cidadania. Rio de Janeiro: Relume-Dumar; Fundao Ford, 2004. p. 48-65. DERANI, Cristian. Direito Ambiental econmico. So Paulo: Max Limonad, 1997. DOBSON, Andrew. Citizenship and the environment. Oxford: Oxford University Press, 2003. FENSTERSEIFER, Tiago. Direitos fundamentais e proteo do ambiente: a dimenso ecolgica da dignidade humana no marco jurdico-constitucional do Estado Socioambiental de Direito. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2008. GARCIA, Aurlio de Prada. Justicia y proteccin fiscal del medio ambiente. In: STERLING, Ana Yabar (Ed.). Fiscalidad ambiental. Barcelona: Cedecs, 1998. p. 82-111. GARCIA, Maria da Gloria F. P. D. O lugar do Direito na proteco do ambiente. Coimbra: Almedina, 2007. GIMNEZ, Maria Teresa Vicente (Coord.). Justicia ecolgica y proteccin del medio ambiente. Madrid: Trotta, 2002. JACOBS, Michael. Economia verde: medio ambiente y desarrollo sostenible. Trad. de Teresa Nio. Bogot: TM, 1995.

270
capitulo11.pmd

Revista Direito Ambiental e sociedade, v. 1, n. 1, jan./jun. 2011 (p. 251-271)

270

29/7/2011, 14:22

JONAS, Hans. O princpio responsabilidade: ensaio de uma tica para a civilizao tecnolgica. Trad. de Marijane Lisboa, Luiz Barros Montez. Rio de Janeiro: Contraponto; Ed. da PUC-Rio, 2006. LEFF, Enrique. Saber ambiental. Sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. 3. ed. rev. e aumen. Trad. de Lcia Mathilde Endlich Orth. Petrpolis: Vozes, 2001. LEITE, Jos Rubens Morato; AYALA, Patryck de Arajo. Direito Ambiental na sociedade de risco. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2004. MUOZ, Jos Manuel Rodriguez. La alternativa fiscal verde. Valladolid: Lex Nova, 2004. PNUD. Programa Informe sobre desarrollo humano. Madrid: Mundi-Prensa Libros, 1998. RHODES, Edwardo Lao. Environmental justice in America a new paradigm. Bloomington: Indiana University Press, 2003. RIECHMANN, Jorge. Tres principios bsicos de justicia ambiental. In: CONGRESO DE LAASOCIACIN ESPAOLA DE TICA Y FILOSOFA POLTICA, 12., 2003, Castelln. Anais Castelln, 2003. SACHS, Wolfgang; SANTARIUS, Tilman (Dir.). Un futuro justo: recursos limitados y justicia global. Barcelona: Icaria, 2007. STEIGLEDER, Annelise Monteiro. Responsabilidade civil ambiental: as dimenses do dano ambiental no Direito brasileiro. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2004.

Revista Direito Ambiental e sociedade, v. 1, n. 1, jan./jun. 2011 (p. 251-271)

271

capitulo11.pmd

271

29/7/2011, 14:22

You might also like