You are on page 1of 10

Atendendo a pedidos de colegas concurseiros, compartilho aqui um pouco da experincia que tive estudando para concursos pblicos.

Meu nome Luiz Eduardo Laydner Cruz, 25 anos, moro em Braslia e sou formado em engenharia de computao pelo ITA. Fui aprovado em 1o lugar no concurso do Banco Central na rea 1 (tecnologia da informao).

Minha trajetria
Depois de uma aventura em empreendedorismo, que me deu timas experincias e nenhum dinheiro, procurei por oportunidades na iniciativa privada em Braslia na rea de TI. No encontrei nada que fosse minimamente interessante e remunerasse bem. Logo percebi que as boas oportunidades estavam mesmo no Servio Pblico. Minha carreira de concurseiro foi relativamente breve, porm muito intensa. Foram 1194.9 horas lquidas de estudo (eu cronometrei!), alm do tempo de aula de alguns cursos que fiz1. Fiz trs provas: ANATEL, ANAC e BACEN. S me inscrevi em concursos para os quais eu realmente queria passar e em que eu tinha alguma chance. Eu, particularmente, no via muito valor em pagar uma inscrio cara e fazer uma prova em que eu tinha certeza de que no passaria (ser que possvel passar no TCU sem ter estudado D. Administrativo, D. Constitucional, Controle Externo e Governana TI ?). Acredito que o meu bom desempenho no concurso do Banco Central se deve principalmente ao fato de eu ser uma pessoa de muita sorte. No a sorte de ter chutado2 alternativas corretas, mas a de poder ter me dedicado integralmente aos estudos sem qualquer outro tipo de preocupao, de ter podido comprar todos os livros e cursos que eu julgasse teis, de ter feito um bom curso de graduao e de ter tido apoio total da famlia. As dificuldades de quem estuda para concurso e precisa trabalhar para sustentar a famlia devem ser infinitamente maiores das por que passei. Essas pessoas sim so verdadeiras guerreiras da vida. Eu apenas aproveitei bem as oportunidades que me foram dadas.

1 2

Fiz cursos presenciais de direito penal, direito administrativo e direito constitucional. Para as matrias especficas de TI, preferi estudar sozinho mesmo. Fiz um curso online do Cathedra de gesto de TI. Para mim, curso presencial tem valor principalmente para as matrias com as quais nunca tive contato. Contei com um pouco de sorte em algumas questes na prova do BACEN. Em pelo menos quatro questes de direito, fiquei entre duas alternativas. Escolhi corretamente todas.

Comecei a estudar em janeiro de 2009, motivado por boatos de que haveria concurso para perito da Polcia Federal. Entrei num ritmo forte, estudando sistemas operacionais, redes, segurana da informao e direito penal. Estudei essas matrias por dois meses e meio com grande empolgao, 8 horas lquidas por dia. Deu para perceber o quanto eu no aprendido durante a faculdade. At que em meados de maro sai a notcia: no haver concurso para perito da PF em 2009! Foi uma grande decepo, pois depositei grandes expectativas nesse concurso. Alm disso, na poca no tinha previso certa para concursos na rea de TI (Tinha alguma coisa sobre o TCU, mas eu olhava aquelas matrias de governana TI e no tinha a menor vontade de estudar!!). Fiquei uns dois meses perdido, sem estudar quase nada, paralisado pela incerteza, com um fio de esperana de que aparecesse alguma oportunidade decente na iniciativa privada. Deveria ter comeado a estudar Direito Administrativo e Constitucional. A lio que eu gostaria de j ter aprendido ento que na preparao para concursos, a incerteza est sempre presente e que saber lidar com ela, tanto no lado psicolgico quanto na definio de sua estratgia de estudo, fundamental. No final de maio de 2009 saiu o edital da ANAC. Seria uma boa chance, j que eu no tinha estudado nada de Direito e nessse concurso s cairiam matrias de TI. Analisando o edital, vi que meus pontos fracos eram justamente as matrias pelas quais eu tinha maior repulsa de estudar: PMBoK, Cobit, ITIL, CMMI, ISO 27001. No que eu no veja a importncia desses assuntos para as organizaes, mas que o modo que eles so cobrados3 em concursos uma decoreba to chata e desconectada da realidade que chega a dar nsia de vmito. Mas tomei uma deciso: a partir de ento eu era absolutamente apaixonado por gesto de TI !!! Fiz o curso online do Cathedra, li o PMBoK umas 3 vezes, decorei todos os processos do CMMI, li livros sobre ISO 27001e fiz muitos exerccios dessas matrias. Essa uma outra lio para quem quer passar em concursos: Apaixone-se por todas as matrias do edital, ou pelo menos finja! Deixar de estudar matrias importantes para o concurso porque no gosta ou estud-las de mau humor no contribuir em nada para atingir o seu objetivo. Consegui um bom resultado na ANAC, mas no bom o suficiente. Fui aprovado em 17o lugar, mas estava fora das vagas previstas, que eram 10. uma situao terrvel essa de quase passar. Talvez pior do que ficar bem longe de passar, ainda mais quando se olha para as notas e se percebe que 1 item certo a mais o colocaria dentro das vagas. Mas olhando pra trs, foi timo eu no ter passado. Se tivesse comeado a trabalhar na ANAC, no teria tido tempo de me preparar muito bem para o
3 At entendo o lado de quem elabora essas questes. Deve ser difcil elaborar questes inteligentes desses assuntos.

BACEN. Tenho preferncia pelo BACEN, no por questo de salrio4, mas porque me identifico mais com ele, alm de ter ouvido falar muito bem do ambiente de trabalho de l. Depois de sair o resultado da ANAC, novamente estava em situao de grande incerteza. Chamariam mais gente para a ANAC? Qual seria o prximo grande concurso na rea de TI ? No final julho tinha sado a autorizao para o concurso do Banco Central, mas haveria vagas para TI ? Interrogaes, interrogaes, interrogaes... Para sair dessa incerteza logo, decidi que passaria no Banco Central de qualquer jeito, havendo vagas para TI ou no. O plano era estudar insanamente Economia5 e as matrias de Direito at que sasse o edital. Se houvesse vagas para TI, voltaria a estudar as matrias da rea at a data da prova. Se no houvesse vagas para TI, passaria a estudar 20 horas por dia (pra qu dormir? hehe) as matrias restantes da rea de poltica econmica. Felizmente, quando saiu o edital l estavam as vagas de TI... 50 vagas, timo!!! Como todos, tomei um susto com o tamanho do contedo que colocaram no edital. Simplesmente juntaram as duas reas de TI do concurso anterior como se cada uma isoladamente j no tivesse uma enormidade de contedo. Quem preparou esse edital ou no tem a menor noo do que fez ou fez por maldade. Mas a vida... nada de ficar chorando! Se o edital est grande, est grande pra todo mundo! Fiquei um dia inteiro analisando o edital e planejando o estudo. Como o tempo at a prova era curto 2 meses e meio e o contedo enorme, o estudo seria em grande parte uma leitura rpida das matrias que eu j tinha estudado no incio do ano. Elegi alguns assuntos6 que eu conhecia pouco e que pareciam bons candidatos a questes discursivas e aloquei um tempo um pouco maior para eles. Ignorei os assuntos impossveis de se estudar7. As duas ltimas semanas ficaram reservadas para resolver a maior quantidade possvel de provas da Cesgranrio e fazer revises pontuais. Segui meu planejamento at a data da prova sem grandes percalos. Na vspera do grande dia,
4 5 6 7 Acho impressionante, pra no dizer assustador, a quantidade de concurseiros que usam o salrio como nico parmetro na escolha de qual carreira seguir. Optei por estudar as matrias de economia sozinho, j que tenho uma base matemtica forte do curso de engenharia. Sabia muito pouco sobre arquitetura de firewalls, protocolos de roteamento, MPLS, Java EE, e armazenamento (RAID, SAN, backup) Resolvi ignorar totalmente as linguagens de programao com que nunca trabalhei (C#, ASP.NET), sistemas ou ferramentas muito especficos como servidores de aplicao Java, IDE Eclipse, IBM MQSeries e conhecimentos muito especficos de administrao de sistemas Windows/Unix. Esses assuntos s se aprende na prtica mesmo, muito difcil de estud-los apenas com leituras.

tinha uma nica certeza: a de eu que tinha feito o melhor que eu pude para me preparar. Martelei isso na minha cabea, o que ajudou bastante para diminuir a ansiedade. Era s fazer a prova com tranquilidade e esquecer todo o resto que no dependia mais de mim. Fiz a prova com relativa tranquilidade. Quando terminei, no tinha noo se tinha ido bem ou mal. Fiquei com impresso de ter chutado muito mais do que gostaria nas provas objetivas. A prova discursiva era tambm incerta, principalmente a terceira questo, a mais difcil e a que mais valia pontos. Qualquer deslize na prova discursiva poderia jogar a pontuao l pra baixo. Felizmente, tive sorte de acertar vrias questes em que tinha ficado em dvida entre alternativas. E na discursiva, acho que quem corrigiu foi bem tolerante. Aceitou algumas respostas que at faziam algum sentido, mas estavam escritas em termos muito genricos.

O que penso sobre estudo para concursos


Existe uma tendncia de se atribuir aos que obtm bom desempenho em concursos uma genialidade nata ou uma capacidade de memorizao muito acima da mdia. Dividiriam-se as pessoas entre deuses e mortais. No poderia haver raciocnio mais falso que esse! Em concursos pblicos, determinao e disciplina contam muito mais que genialidade8. Outro mito o de pessoas que passam em concursos sem estudar. A verdade que elas estudaram sim, mas quando o fizeram no tinham como objetivo explcito passar em algum concurso. Uma boa metfora que ouvi certa vez que estudar como encher baldes de gua com contagotas. Imagine que existam vrios baldes, cada um contendo o conhecimento (gua) de um assunto. No dia da prova, passa quem tiver mais gua nos baldes certos. A tarefa de encher os baldes com contagotas algo que demanda grande esforo e determinao. importante tambm saber onde ir buscar a gua e como utilizar o conta-gotas. Algumas pessoas podem at ter um conta-gotas com capacidade um pouco maior. Mas no longo prazo, o que mais importa a disciplina com que se realiza a tediosa tarefa de ir na fonte de gua, encher o conta-gotas e depois andar at o balde para pingar as gotinhas.
8 Uma histria ilustrativa muito interessante a de Cliff Young, um australiano plantador de batatas que aos 61 anos ganhou a ultra maratona de Sydney a Melbourne, uma corrida com um percurso de 875 quilometros. Antes do incio da corrida, atletas profissionais zombaram de Cliff, acharam que se tratava de um doido, e que nunca terminaria a prova. Os atletas profissionais estimavam que levaria perto de 5 dias para terminarem a prova, correndo 18 horas por dia e dormindo as 6 horas restantes. A estratgia de Cliff foi correr at a linha de chegada, sem dormir. A cada noite, Cliff se aproximava um pouco mais dos lderes da prova. At que na ltima noite ele conseguiu ultrapassar todos os competidores, que eram atletas jovens de nvel mundial. Ele foi o primeiro a cruzar a linha de chegada e ainda estabeleceu o novo recorde do percurso. Veja em http://en.wikipedia.org/wiki/Cliff_Young_(athlete)

A reao que se deve ter ao ver algum passar em um concurso difcil no essa pessoa deve ser um gnio e sim essa pessoa deve ser muito determinada, deve ter uma disciplina excepcional!. O primeiro tipo de reao leva a pessoa a concluir que nunca conseguir. uma derrota prenunciada. No vale nem a pena tentar! O segundo tipo de reao a de um futuro vencedor. Reconhece a existncia de uma relao de causa e efeito entre estudo disciplinado e aprovao. Alm disso, um ponto de partida, pois se nem todos foram abenoados com a mente de um Einstein, certo que todos podem, com algum esforo, tornarem-se pessoas mais determinadas e disciplinadas. Muitos ficam atrs de saber qual a melhor tcnica de estudo, a melhor estratgia, o melhor cursinho, o melhor livro. A verdade que existem vrias tcnicas timas, vrias estratgias brilhantes, vrios cursinhos muito bons e vrios livros excelentes. Mas em essncia, o sucesso em concursos est em algumas qualidades de comportamento aliadas a um conhecimento bsico sobre como estudar. Essas qualidades so: motivao, determinao, disciplina e persistncia.

Tempo e memria
No estudo para concursos, todos gostariam de ter uma quantidade infinita de duas coisas: tempo e memria. Mas o fato que so recursos escassos. Portanto, gerenci-los bem fundamental. Tempo Antes de comear a estudar para concurso, li algumas dicas do Demtrio Pepice, o primeiro colocado no concurso de auditor da receita de 2005. Achei bem interessante o controle preciso que ele fazia do tempo que estudava. Sugeria anotar religiosamente todos os minutos estudados. Ao comear o estudo, iniciava um cronmetro. Para qualquer interrupo, como ir ao banheiro ou fazer um lanche, parava o cronmetro. Resolvi adotar tambm essa tcnica. Melhorei a planilha de controle de tempo que ele fez, deixando-a o mais automatizada possvel9. Fazer esse controle requer disciplina, mas garanto que os dividendos pagos mais do que compensam. Cito o que o Alexandre Meirelles diz sobre isso no seu manual do concurseiro:

Baixe a planilha no link http://dl.dropbox.com/u/2605350/planilha_de_controle_de_estudo.xls

Voc assim vai ter controle do seu estudo dirio, e no vai se iludir com ele. Voc vai ver que ficar em casa por conta do estudo de 8h s 23h no quer dizer que voc estudou 15h no dia. Voc estudar, num excelente dia, umas 9h ou 10h no mximo, e isso tudo raramente. Vai lhe mostrar o quanto perde de tempo no telefone, vendo TV, enrolando etc. Mas essas horas anotadas sero horas reais de estudo, que lhe traro mais cobrana com seus horrios e um aumento no nmero de horas estudadas. Voc vai notar que pode ficar uma semana inteira estudando aparentemente o mesmo tempo todo dia, e o tempo real de estudo variar de 3 a 9h/dia, sem que voc tenha notado muita diferena de um dia para o outro. Voc s vai perceber e corrigir isso se anotar tudo. Voc vai identificar os porqus de um dia no ter rendido tanto, e saber minimizar aquilo que o prejudicou para nos prximos dias no repetir os mesmos desperdcios de tempo.

Existe um efeito psicolgico interessante que acontece quando voc mede o tempo estudado. O seu compromisso com metas aumenta bastante! Se voc tem como meta estudar 8 lquidas por dia, mas v que s estudou 5 horas hoje, voc se sentir mal. E isso timo, porque voc ter que compensar com mais horas nos dias seguintes para se sentir bem. Memria Provas de concurso privilegiam mais o conhecimento de uma grande extenso de contedo do que a capacidade de raciocnio. Mas por maior que seja a capacidade de algem guardar informaes, existe um limite fisiolgico para isso. Acho que um grande erro que muitas pessoas cometem encarar todo o estudo como uma decoreba pura e simples. Decorar um dicionrio de Alemo no aprender Alemo! Se voc precisa guardar uma grande quantidade de informao, precisa de formas mais eficientes que a decoreba. Qualquer coisa que voc puder fazer para diminuir a quantidade de coisas

que tem que decorar bem vinda. Uma forma de fazer isso surpresa!! aprender verdadeiramente a matria! Isso significa entender os princpios por trs de um assunto, ler com calma e entender a teoria. Demanda um esforo inicial bem maior, mas muito mais eficiente que uma decoreba crua. Quando voc aprende os princpios, consegue inferir informaes novas. Alm disso, um assunto que voc de fato tenha entendido dura muito mais tempo na cabea. No entanto, para alguns assuntos difcil fugir da decoreba. Nesses casos, ainda sim vale o esforo de tentar criar alguma sistematizao para diminuir a carga de decorebisse. Cito um exemplo disso para o assunto to legal que a lei de licitaes, tirado do livro de Direito Administrativo do Gustavo Barchet (timo livro, recomendo!):
Diferena entre os casos de inexibilidade, licitao dispensvel e licitao dispensada Como visto, de memorizao difcil os casos de licitao dispensvel e licitao dispensada, em virtude da extenso, respectivamente, dos arts. 24 e 17 da Lei nr. 8.666/1993. Frente a isso, propomos aqui uma forma de diferenciar as hipteses de inexibilidade, licitao dispensvel e licitao dispensada, sem precisarmos necessariamente memorizar os arts. 17 e 24 da Lei nr. 8.666/1993. O mtodo o seguinte: 1. 2. verificar se a situao de inexibilidade: necessrio o conhecimento das trs hipteses de inexibilidade previstas no art. 25 da Lei nr. 8.666/1993. Se o caso no for de inexibilidade, passamos segunda regra. verificar se a hipteses no de licitao dispensada: todas as hipteses de licitao dispensada referem-se alienao de bens pela Administrao. (...) 3. se a hiptese no for de inexibilidade (por no constar no art. 25) ou de licitao dispensada (por no se tratar de alienao de bens, com as duas ressalvas feitas anteriormente), ela inevitavelmente corresponde a uma hiptese de licitao dispensvel.

Criar uma sistemtica como essa nem sempre fcil, mas se voc conseguir ter um grande diferencial. Um mnemnico outra ferramenta por vezes til, contanto que voc no abuse muito deles. Outra maneira de aumentar as chances de voc guardar informaes l-las repetidas vezes10, com algum espaamento entre as leituras. Fiz isso principalmente nas matrias mais decorebas como as
10 Existe uma tcnica de aprendizado conhecida como Repetio Espaada. Veja em http://en.wikipedia.org/wiki/Spaced_repetition

de Direito, as matrias de gesto de TI (ITIL, PMBoK, CMMI) e detalhes de alguns protocolos de rede. Para as matrias de Direito, eu lia cada assunto trs vezes. Uma vez antes da aula sobre o assunto, uma vez depois da aula e uma outra vez, algum tempo depois de ter feitos vrios exerccios. um esforo grande, mas acredito que tenha funcionado muito bem comigo.

Fontes de estudo
A seguir coloco a bibliografia que utilizei. No quer dizer que li por inteiro todos esses livros e nem que foram os nicos que consultei, mas foram as fontes mais relevantes. Direito
Direito Administrativo - Direito Administrativo - Gustavo Barchet Direito Constitucional - Resumo de Direito Constitucional Descomplicado - Marcelo Alexandrino, Vicente Paulo

Economia
Microeconomia - Microeconomia Principios Basicos - Hal R. Varian Macroeconomia - Marcroeconomics - Dornbusch, Fischer e Startz - Curso online de Berkeley: Econ 100B Macroeconomic Analysis http://webcast.berkeley.edu/course_details.php?seriesid=1906978376 Sistema Financeiro Nacional - Curso Online SFN, professor Csar Frade - Canal dos Concursos

Segurana da Informao
ISO 27001 - IT Governance: A Manager's Guide to Data Security and ISO 27001/ISO 27002 - Alan Calder (captulos 3 ao 6) - ISO27001/ISO27002 A Pocket Guide- http://www.itgovernance.co.uk/products/2019 - Norma ISO 27001 Criptografia e Certificao Digital - CISSP Certification All-in-One Exam Guide, Fourth Edition - Shon Harris (captulo 8) Segurana de redes - CEH Certified Ethical Hacker Review Guide - Kimberly Graves - Building Internet Firewalls - Elizabeth D. Zwicky, Simon Cooper & D. Brent Chapman

Sistemas Operacionais (fuja do Tanembaum!! hehehe)


- Fundamentos de Sistemas Operacionais - Abraham Silberschatz & Greg Gagne & Peter Baer Galvin - Curso online de Berkeley: CS 162 Operating Systems and System Programming (at a aula sobre Filesystems, Naming and Directories II) http://webcast.berkeley.edu/course_details.php?seriesid=1906978494

Redes de Computadores (fuja tambm do Tanembaum!!)


Base - Computer Networks: A Systems Approach, 3rd edition - Larry L. Peterson and Bruce S. Davie Complemento - Internetworking with TCP/IP Vol.1: Principles, Protocols, and Architecture (4th Edition) - Douglas E. Comer Avanado (roteamento, VLANs) CCNA Cisco Certified Network Associate Study Guide Todd Lammle

Arquitetura de Computadores
- Computer Organization and Architecture: Designing for Performance, Sixth Edition - William Stallings

Engenharia de Software
- Engenharia de Software - Roger S. Pressman

Java \ Java EE
- The Java Tutorial http://java.sun.com/docs/books/tutorial/ - The Java EE 6 Tutorial, Volume II

Bancos de Dados
- Database System Concepts Silberschatz

PMBoK, ITIL, CMMI


- Curso online de Gesto TI do Cathedra, professor Gledson Pompeu - Guia PMBoK - The Official Introduction to the ITIL Service Lifecycle - CMMI for Development, Version 1.2

Exerccios em geral
- Superprovas http://www.superprovas.com

You might also like