You are on page 1of 4

AO PENAL

1. CONCEITO o direito de pedir ao Estado-Juiz a aplicao do direito penal objetivo a um caso concreto. tambm o direito publico subjetivo do Estado-Administrao, nico titular do poder-dever de punir, pleitear ao Estado-Juiz a aplicao do direito penal objetivo, com a satisfao da pretenso punitiva. 2. CARACTERSTICAS A ao penal : a) Um direito autnomo, que no se confunde com o direito material que se pretende tutelar; b) Um direito abstrato, que independe do resultado final do processo; c) Um direito subjetivo, pois o titular pode exigir do Estado-Juiz a prestao jurisdicional; d) Um direito pblico, pois a atividade jurisdicional que se pretende provocar de natureza pblica. 3. ESPCIES DE AO PENAL NO DIREITO BRASILEIRO Diferente da classificao das aes em geral levando-se em conta a natureza do provimento jurisdicional invocado (de conhecimento, cautelar e de execuo), no processo penal corrente a diviso subjetiva das aes, isto , em funo da qualidade do sujeito que detm a sua titularidade. Segundo esse critrio, as aes penais sero publicas ou privadas, conforme seja promovida pelo Ministrio Pblico ou pela vitima e seu representante legal, respectivamente. o que diz o Art. 100 do CP: A ao penal pblica, salvo quando a lei, expressamente, a declara privativa do ofendido. 4. AS CONDIES DA AO PENAL So requisitos que subordinam o exerccio do direito de ao. Para se poder exigir, no caso concreto a prestao jurisdicional, faz-se necessrio, antes de tudo, o preenchimento das condies da ao. As condies da ao devem ser analisadas pelo juiz quando do recebimento da queixa ou da denuncia, de oficio. Faltando qualquer uma delas o magistrado devera rejeitar a pea inicial nos termos do Art.395, II do CPP, declarando o autor carecedor de ao. So elas: Possibilidade Jurdica do Pedido: a providencia pedida ao poder judicirio s ser vivel se o ordenamento jurdico, em abstrato, expressamente a admitir. Nesse passo, a denuncia dever ser rejeitada quando o fato narrado evidentemente no constituir crime. A fim de no se confundir a analise dessa condio da ao com a do mrito, a apreciao da

possibilidade jurdica do pedido deve ser feita sobre a causa de pedir considerada em tese, desvinculada de qualquer prova porventura existente. Analisa-se o fato tal como narrado na pea inicial, sem se perquirir se essa ou no a verdadeira realidade, a fim de se concluir se o ordenamento penal material comina-lhe em abstrato uma sano. Deixa-se para o mrito a analise dos fatos provados. Interesse de Agir: desdobra-se no trinmio necessidade e utilidade do uso das vias jurisdicionais para a defesa do interesse material pretendido, e adequao causa, do procedimento e do provimento, de forma a possibilitar a atuao da vontade concreta da lei segundo os parmetros do devido processo legal. A necessidade inerente ao processo penal, tendo em vista a impossibilidade de se impor pena sem o devido processo legal. A utilidade traduz-se na eficcia da atividade jurisdicional para satisfazer o interesse do autor. Se, de plano, for possvel perceber a inutilidade da persecuo penal aos fins a que se presta, dir-se- que inexiste interesse de agir. E a adequao reside no processo penal condenatrio e no pedido de aplicao da sano penal. Legitimao para Agir: cuida-se aqui da legitimidade ad causam, que a legitimao para ocupar tanto o plo ativo da relao jurdica processual, o que feito pelo MP, na ao penal pblica, e pelo ofendido, na ao penal privada (Arts.24, 29 e 30 do CPP), quanto o plo passivo, pelo provvel autor do fato, e da legitimidade ad processum, que a capacidade para estar no plo ativo, em nome prprio e na defesa de interesse prprio (Arts. 33 e 34 do CPP). Partes legtimas, ativa e passiva so os titulares dos interesses materiais em conflito, no processo penal os interesses em conflito so: o direito de punir, contedo da pretenso punitiva e o direito de liberdade. O titular do primeiro o Estado, que por isso o verdadeiro legitimado, exercendo-o por intermdio do MP. No por outro motivo que se diz que o ofendido na titularidade da ao privada, seno um substituto processual (legitimao extraordinria), visto que s possui o direito de acusar, exercendo-o em nome prprio, mas no interesse alheio, isto , do Estado. Legitimados passivos so os suspeitos da pratica da infrao, contra os quais o Estado movimenta a persecuo acusatria visando a imposio de alguma pena. 4.1. Condies de Procedibilidade No processo penal, em determinadas situaes, a lei exige o preenchimento de determinadas e especificas condies para o exerccio da ao penal. Assim, por exemplo, no aes penais publicas condicionadas, o MP somente poder ingressar com ao se j oferecida a representao (autorizao do ofendido ou outro tanto legitimado) ou requisio do Ministrio da Justia As condies de procedibilidade so condies especificas de determinadas aes penais, enquanto as demais, comuns a qualquer ao (interesse, legitimidade e possibilidade jurdica), seriam as condies genricas da ao penal.

4.2. A justa causa Alm das condies genricas e especificas da ao penal h tambm uma outra: a justa causa (Art.395, III do CPP). O ajuizamento da ao penal condenatria suficiente para atingir o estado de dignidade do acusado, de modo a provocar graves repercusses na orbita de seu patrimnio moral, por isso a pea acusatria deve vir acompanhada de suporte mnimo de prova, sem os quais a acusao carece de admissibilidade. Configura-se a justa causa como ..... 5. AO PENAL PBLICA INCONDICIONADA 5.1. Titularidade Adotando o sistema acusatrio de persecuo penal, cuja principal caracterstica a ntida separao das funes de acusar, julgar e defender, a CF atribuiu ao MP, com exclusividade, a propositura da ao penal publica, seja ela condicionada ou incondicionada. A nica exceo esta no Art.5., LIX da CF que determina que caso o MP no oferea a denuncia no prazo legal, admitida a ao penal privada subsidiria da pblica, proposta pelo ofendido ou seu representante legal (Arts. 29 do CPP e 100, 3. do CP). 5.2. Princpios Princpio da Obrigatoriedade: identificada a hiptese de atuao no pode o MP recusar-se de dar inicio a ao penal, tem ele a obrigao da sua propositura sempre que a hiptese preencher os requisitos mnimos exigidos. O Art.28 do CPP exige que o MP exponha as razoes do seu convencimento sempre que pedir o arquivamento dos autos do IP. Devendo denunciar e deixando de faz-lo, o promotor poder estar cometendo o crime de prevaricao. Atualmente o principio sofreu certa mitigao com a regra do Art.98, I da CF que permite a transao do fato entre o MP e o autor do fato, nas infraes penais de menor potencial ofensivo. Princpio da Indisponibilidade: oferecida a ao penal o MP no pode desistir (Art.42 do CPP). Esse princpio nada mais do que a manifestao do princpio anterior durante o processo penal, pois seria completamente intil prescrever a obrigatoriedade da ao penal publica se o rgo do MP pudesse, posteriormente, desistir da ao penal. Princpio da Divisibilidade: permite ao MP excluir algum dos co-autores ou participes da denuncia, desde que mediante prvia justificao. Em caso de vrios co-autores da infrao penal o MP pode processar apenas um deles, optando por coletar maiores provas, evidencias, para processar posteriormente os demais. Princpio da Intranscendncia: ao penal deve ser proposta em face do verdadeiro autor do fato criminoso, jamais em face de seus responsveis, se existirem.

A prtica de uma ao penal traz conseqncias no mbito do direito penal e pode trazer tambm na esfera cvel. Nesse caso quem ir responder pelo ilcito penal ser o autor do fato, pois o Princpio da Personalidade da Pena no permite que a pena passe da pessoa do condenado, podendo a obrigao de reparar o dano ser estendida aos seus sucessores. 6. AO PENAL PBLICA CONDICIONADA A REPRESENTAO

6.1. Conceito aquela cujo exerccio se subordina a uma condio. Essa condio tanto pode ser a manifestao de vontade do ofendido ou de seu representante legal, como tambm por requisio do Ministrio da Justia. Mesmo nesses casos a ao penal continua sendo pblica, exclusiva do MP, cuja atividade fica apenas subordinada a uma daquelas condies. Por ser exceo regra de que todo crime se processa mediante ao publica incondicionada, os casos sujeitos a representao encontram-se explcitos em lei. O MP, titular dessa ao, s pode a ela dar inicio se a vitima ou seu representante legal o autorizem, por meio de uma manifestao de vontade. Nesse caso, o crime afeta to profundamente a esfera intima do individuo, que a lei, a despeito da sua gravidade, respeita a vontade daquele, evitando, assim, que o escndalo do processo se torne um mal maior para o ofendido do que a impunidade dos responsveis. Mais ainda: sem a permisso da vitima, nem sequer poder ser instaurado o inqurito policial. Todavia, uma vez iniciada a ao penal o MP a assume incondicionalmente, a qual passa a ser informada pelo principio da indisponibilidade do objeto do processo, sendo irrelevante qualquer tentativa de representao.

You might also like