You are on page 1of 5

Estudo Reolgico Comparativo da Glicerina e Goma Xantana para Uso em Recuperao Secundria de Petrleo

Lima,Rui Carlos Alves. Universidade Salvador (UNIFACS). Av. Cardeal da Silva, 132, CEP 40231-250 Salvador-BA1 . rui.lima@unifacs.br Souza, Jurema de Castro1. Carvalho, Edgard Bacic1. Rocha, Paulo Srgio de Mello Vieira1. Correia, James Silva Santos1.

RESUMO A glicerina o principal co-produto da produo de biodiesel, fonte de energia renovvel de grande interesse da atualidade, e um atrativo para uso em recuperao secundria em poos de petrleo, pois, um lquido muito viscoso, apresenta grande solubilidade em gua, alm de diminuir o impacto ambiental por contribuir com o uso do resduo proveniente da produo de biodiesel. Por outro lado, a goma xantana um biopolmero com alto grau de pseudoplasticidade e elevada viscosidade, mesmo a baixas concentraes, e o seu uso como um dos mtodos qumicos para recuperao secundria de petrleo j estabelecido pela ampla comunidade cientfica. Apesar de ser um polissacardeo rgido e no ser sensvel salinidade, a goma xantana pode formar agregados, preenchendo os poros da rocha e diminuindo a sua eficincia na recuperao de petrleo, alm de alta suscetibilidade a biodegradao e custo elevado. Este trabalho objetivou propor uma nova aplicao para a glicerina bruta, atravs da determinao do comportamento reolgico do produto, em diferentes temperaturas, viabilizando seu uso em mtodos de recuperao secundria de petrleo, e posterior comparao com o comportamento reolgico da goma xantana. Os estudos mostraram que a viscosidade da glicerina bruta foi maior, em todas as temperaturas, do que em soluo aquosa de goma xantana.
Palavras-chave: glicerina, goma xantana, recuperao secundria.

INTRODUO A glicerina um lquido viscoso, incolor, inodoro, higroscpico e a presena de trs grupos hidroflicos (-OH) responsvel por sua alta solubilidade em gua e em etanol. Na produo de biodiesel, a glicerina o co-produto principal. A mdia para cada 100 litros de biodiesel produzido, gera-se 10 quilos de glicerina1. Segundo os autores, o mercado no ter condies de absorver tal oferta, mesmo porque, para maior aplicabilidade do produto (cosmtico, enxaguatrio bucal, emulsificantes, plastificantes e outros) necessria a sua purificao, que consiste em um custo elevado. Com isso, importante desenvolver novas aplicaes da glicerina para atenuar o impacto causado pela crescente produo de biodiesel. A eficincia de recuperao primria de petrleo geralmente baixa. A eficincia de recuperao secundria bem sucedida pode ser superior a 60%, embora o valor mais freqente seja de 30 a 50%2 para os mtodos convencionais. Para o mesmo autor, estes nmeros chamam a ateno para o potencial da pesquisa dos mtodos de recuperao secundria.

Um mtodo qumico de recuperao avanada de petrleo que j estabelecido pela vasta comunidade cientfica e tem sido utilizado largamente h dcadas o uso de polmeros3. A principal vantagem o aumento da viscosidade da gua injetada, em baixas concentraes de solues polimricas, e o seu comportamento pseudoplstico, evitando a formao de canais em baixas taxas de cisalhamento4. A goma xantana no degrada rapidamente com cisalhamento e no sensvel ao aumento da salinidade. Porm, possui alto custo, alta suscetibilidade a biodegradao e a conformao da molcula forma agregados que podem bloquear os poros das rochas, diminuindo sua eficincia de recuperao4,5. A alta viscosidade da glicerina em relao gua, a sua produo em grande escala como co-produto na produo de biodiesel6,7 e a sua grande solubilidade em meio aquoso, torna este produto um atrativo no uso para recuperao secundria em poos maduros de petrleo. O objetivo deste trabalho foi estudar o comportamento reolgico da glicerina, viabilizando a possibilidade de uso deste produto em recuperao secundria de petrleo e uma comparao posterior com o comportamento reolgico da goma xantana, em diferentes temperaturas.

EXPERIMENTAL Materiais: A amostra comercial da goma xantana utilizada no experimento foi obtida da Makeni Chemicals e a glicerina bruta de produo experimental de biodiesel. Equipamentos: Remetro Brookfield, modelo LV DV-III+ com spindles SC4-18 (Small Sample Adapter) e ULA (Ultra Lower Adapter), acoplado a um microcomputador dotado de um programa de aquisio de dados Rheocalc V.2.3. O controle de temperatura foi efetuado por um banho termosttico digital Brookfield, modelo TC-501. Sistema de filtrao (manifold) composto por: 1 kitazato, copo graduado, funil com base de vidro sinterizado, rolha de silicone, pina em ao inox e uma bomba vcuo acoplada. Experimento: Foi preparado 600 ppm de soluo de goma xantana atravs da dissoluo completa do polmero em gua deionisada 80 0C por trinta minutos, na velocidade de 300 rpm. A soluo, aps o preparo, foi filtrada atravs de uma membrana filtrante de teflon de 5 micras e borbulhada com gs nitrognio. Posteriormente, foram realizados os testes de reometria nas temperaturas 40, 60 e 80 0C. Os testes para a glicerina pura foram feitos separadamente, nas mesmas condies. O software Rheocalc V. 2.3 permitiu construir um programa para automatizar as leituras e os registros do remetro. Primeiramente o remetro partiu com o spindle velocidade de 1 rpm, passando 15 segundos nesta velocidade, antes de registrar a leitura. Este procedimento foi repetido por 30 vezes e a cada repetio foi incrementado mais 3 RPM velocidade do spindle. Com isso, foram adquiridas 30 leituras de viscosidade em funo da taxa de cisalhamento.

Para a aquisio das curvas de viscosidade para a glicerina e a goma xantana foram depurados os pontos em que o torque aplicado estava abaixo de 10% e acima de 100%, conforme recomendaes do fabricante do equipamento.

RESULTADOS Para taxas de cisalhamento menores a viscosidade da glicerina diminuiu bruscamente, mantendo-se praticamente constante em taxas de cisalhamento maiores (Figura 1). Resultados da reometria da glicerina 40C no apresentaram variao da viscosidade a partir de 25 s-1 de taxa de cisalhamento. Comportamento semelhante foi obtido nas outras temperaturas (60 e 80C) a partir de 50 s-1 e 62 s-1, respectivamente.

Figura 1 Curvas de viscosidade X taxa de cisalhamento para glicerina em diferentes temperaturas.

A soluo aquosa do polmero apresentou degradao para todas as taxas de cisalhamento estudadas, nas temperaturas de 40, 60 e 80C (Figura 2). Entretanto, esta degradao foi maior para taxas de cisalhamento menores. Este resultado est de acordo com a literatura especfica8,9 e se reproduz para qualquer concentrao de polmero10.

Figura 2 Curvas de viscosidade X taxa de cisalhamento para soluo de goma xantana a 600ppm, em diferentes temperaturas.

CONCLUSO A glicerina bruta apresentou maior grau de pseudoplasticidade e maior viscosidade em funo da taxa de cisalhamento do que a soluo polimrica da goma xantana, em todas as condies de temperatura estudadas. Conclui-se tambm que a temperatura teve menor influncia na viscosidade da goma xantana, em relao glicerina. Contudo, em todas as condies estudadas, a viscosidade da glicerina foi sempre maior do que a da soluo polimrica. O melhor comportamento pseudoplstico para glicerina pode viabilizar estudos futuros para o uso deste material em recuperao secundria de petrleo.

REFERNCIA BIBLIOGRFICA
1

Borges, S. M. S. Recuperao secundria de leo pesado e completao de reservatrios de campos maduros utilizando o subproduto (glicerina bruta) na produo do biodiesel. Prmio Petrobrs de tecnologia, 2005. Rosa, J. R,; Carvalho, R. S.; Xavier, J. A. D. Engenharia de reservatrios de petrleo. Rio de Janeiro: Intercincia: Petrobras, 2006. Melo, M. A. et. al. Polymer injection projects in Brazil: Dimensioning, field application and evaluation. SPE International, n. 75194, 2002. Correia, D. Z.; Frana, F. P.; Moth, C. G. Comportamento reolgico de misturas polimricas para recuperao de poos de petrleo, ANP Superintendncia de desenvolvimento e pesquisa, n. 26, Outubro, 2004.
4 3 2

Arajo, T. A. et al. Avaliao do comportamento reolgico dos diferentes meios de produo de goma xantana a partir do caldo de cana, VI Congresso Brasileiro de Engenharia Qumica em Iniciao Cientfica, 2005. Nilles, D. Combating the glycerin glut. Magazine Biodiesel, Setembro, 2006.

Papanokolaou, S. et al. Biotechnological valorization of raw glycerol discharged after biodiesel (fatty acid methyl esters) manufacturing process: production of propanediol and citric acid. Biomass and Bioenergy, in press, 2007. Teixeira, R. A. Reologia e teste de deslocamento de solues polimricas com potencial de uso em recuperao avanada de petrleo. Dissertao de Mestrado. Universidade Salvador, 2005. Ash, S. G. et. al. Chemical stability of biopolymer solutions. SPE International, n. 12085, 1983. Casas, J. A.; Mohedano, A. F.; Garca-Ochoa, F. Viscosity of guar gum and xanthan/guar gum mixture solutions, Journal of the science of food and agriculture, n. 80, p. 1722-1727, 2000.
10 9 8

You might also like