You are on page 1of 30

ACIDENTE VASCULAR ENCEFLICO AVE

AVE (acidente vascular enceflico), mas tambm pode ser chamado de enceflico infarto cerebral, isquemia cerebral, trombose cerebral ou o popular derrame cerebral.

- TROMBO = um cogulo de sangue que se localiza dentro dos vasos sanguneos, aderido a parede do mesmo, obstruindo a passagem de sangue. A obstruo pode ser parcial ou total. Quando o vaso obstrudo por um trombo, damos o nome de trombose.

- MBOLO = quando um trombo se solta e viaja pela corrente sangunea at encontrar um vaso com calibre menor do que o prprio mbolo, ficando preso e obstruindo a circulao do sangue. Quando um vaso obstrudo por um mbolo, estamos diante de uma embolia. Corpo estranho ao organismo cujo deslocamento e localizao num vaso causa a sua obstruo.
1

- ISQUEMIA = a falta de suprimento de sangue para algum tecido orgnico. Toda vez que a circulao de sangue no suficiente para o funcionamento das clulas, ocorre isquemia.

- INFARTO = a morte das clulas por uma isquemia prolongada. Ocorre em geral por obstruo da artria por um trombo ou por um mbolo.

DEFINIO

O acidente vascular enceflico: Complexo de sintomas de deficincia neurolgica, durando pelo menos vinte e quatro horas e resultantes de leses cerebrais provocadas por alteraes da irrigao sangunea.

CAUSAS Anxico-isqumicas (resultado da falncia vasognica para suprir adequadamente o tecido cerebral de oxignio e substratos): Os subtipos isqumicos so lacunares, aterosclerticos e emblicos. Hemorrgicas (resultado do extravasamento de sangue para dentro ou para o entorno das estruturas do sistema nervoso central). Os subtipos hemorrgicos so intraparenquimatosos e subaracnide.

FATORES DE RISCO:

Em pacientes Jovens: Trombofilias congnitas, estados hipercoagulabilidade, m formao vascular e anemia falciforme.

de

Hipertenso arterial: o principal fator de risco para AVE. A hipertenso arterial acelera o processo de aterosclerose, alm de poder levar a uma ruptura de um vaso sangneo ou a uma isquemia. Doena Cardaca: arritmias, infarto do miocrdio, doena de Chagas, problemas nas vlvulas, etc. Colesterol: Seus nveis alterados, especialmente a elevao da frao LDL (mau colesterol ou a reduo da frao HDL (bom colesterol) esto relacionados formao das placas de aterosclerose.

Fumo: acelera o processo de aterosclerose, torna o sangue mais concentrado ao longo dos anos (aumentando a quantidade de glbulos vermelhos) e aumenta o risco de hipertenso arterial. Uso excessivo de bebidas alcolicas: os nveis de colesterol se elevam; alcolicas alm disso, a pessoa tem maior propenso hipertenso arterial. Diabetes Mellitus: A DM como fator de risco para a ocorrncia de AVC consensual, mas a verdadeira relao DM-AVC ainda no se encontra totalmente esclarecida.

Idade: quanto mais idosa uma pessoa, maior a sua probabilidade de ter um AVE.

Sexo: at os 51 anos de idade os homens ter maior propenso do que as mulheres, depois desta idade, o risco praticamente se iguala. Raa: mais freqente na raa negra.

Histria de doena vascular anterior: pessoas que j tiveram AVE, "ameaa de derrame", infarto do miocrdio (corao) ou doena vascular tem maior probabilidade de ter um AVE. Obesidade: aumenta o risco de diabetes, de hipertenso arterial e de aterosclerose; assim, indiretamente, aumenta o risco de AVC. Sangue muito concentrado: isso ocorre, por exemplo, quando a pessoa fica desidratada gravemente ou existe um aumento dos glbulos vermelhos.

Sedentarismo: a falta de atividades fsicas leva obesidade, predispondo ao diabetes, hipertenso e o aumento do colesterol.

FISIOPATOLOGIA

O tecido nervoso desprovido de reservas sendo totalmente dependente do aporte circulatrio, pois graas a este que as clulas nervosas se mantm ativas, sendo o seu metabolismo dependente de oxignio e glicose. A interrupo deste aporte numa determinada rea do crebro tem por conseqncia uma diminuio ou parada da atividade funcional dessa rea. Se a interrupo do aporte circulatrio for inferior a 3 minutos, a alterao reversvel; se esse prazo ultrapassar os 3 minutos, a alterao funcional poder ser irreversvel, originando necrose do tecido nervoso. MANIFESTAES CLNICAS

Geralmente vai depender do tipo de acidente vascular cerebral que o paciente est sofrendo: isqumico ou hemorrgico. Depende:

Localizao do AVE, Tamanho da regio afetada, Idade e fatores adjacentes.


5

Fraqueza: Distrbios Visuais: A perda da viso em um dos olhos, principalmente aguda, alarma os pacientes. O paciente pode ter uma sensao de "sombra'' ou "cortina" ao enxergar ou ainda pode apresentar cegueira transitria (amaurose fugaz). Perda sensitiva: A Parestesia ocorre mais comumente junto com a diminuio de fora (fraqueza), confundindo o paciente. Linguagem e fala (afasia): comum os pacientes apresentarem alteraes de linguagem expressiva (dficit na repetio, conversa espontnea e/ou dirigida, ecolalia...) e na linguagem compreensiva, fonoarticulao (apraxia de fala); assim alguns pacientes apresentam fala curta e com esforo, acarretando muita frustrao (conscincia do esforo e dificuldade para falar); alguns pacientes apresentam outra alterao de linguagem, falando frases longas, fluentes, fazendo pouco sentido, com grande dificuldade para compreenso da linguagem. Familiares e amigos podem descrever ao mdico este sintoma como um ataque de confuso ou estresse. Deglutio (disfagia neurognica). Pacientes podem apresentar alterao no processo de deglutio (na fase oral, orofarngea e/ou esofgica) tendo como conseqncia, sinais clnicos de aspirao prejudicando o estado geral do paciente. Convulses: Nos casos de acidente vascular dito hemorrgico, os sintomas podem se manifestar como os j descritos acima, geralmente mais graves e de rpida evoluo, associados a crises convulsivas parciais ou generalizadas. Pode acontecer uma hemiparesia (diminuio de fora do lado oposto ao sangramento), alm de desvio do olhar. O hematoma pode aumentar e causar edema cerebral, atingindo outras estruturas adjacentes, levando a pessoa ao coma. Os sintomas podem desenvolver-se rapidamente em questo de minutos. DIAGNSTICO CLNICO

Todo paciente que apresenta um dficit neurolgico focal de incio sbito que dura mais de 15-20 min deve ter suspeita de AVE.

A tomografia computadorizada no contrastada essencial para descartar um AVE hemorrgico que aparece logo como uma rea hiperdensa branca. J o AVE isqumico s aparece na TC aps 24 a 72hs como uma rea hipodensa cinza. A Ressonncia magntica um exame de maior acurcia do que a TC no diagnstico de AVC isqumico, mas s indicada quando a TC do terceiro
6

dia no detecta possvel AVE. O problema sua indisponibilidade em vrios hospitais pblicos. Sinais que precedem um derrame e que auxiliam o diagnstico:

Dor de cabea intensa e sbita sem causa aparente Dormncia nos braos e nas pernas Dificuldade de falar e perda de equilbrio so os principais sintomas da doena. Diminuio ou perda sbita da fora na face, brao ou perna do lado esquerdo ou direito do corpo Alterao sbita da sensibilidade, com sensao de formigamento na face, brao ou perna de um lado do corpo Perda sbita de viso em um olho ou nos dois Alterao aguda da fala, incluindo dificuldade para articular e expressar palavras ou para compreender a linguagem Instabilidade, vertigem sbita e intensa e desequilbrio associado a nuseas ou vmitos

Tratamento O melhor tratamento para o AVC a preveno, identificar e tratar os fatores de risco, como a hipertenso, aterosclerose, o diabete melitus, o colesterol elevado, cessar o tabagismo e o etilismo, alm de reconhecer e tratar problemas cardacos. O Acidente Vascular Cerebral uma emergncia mdica. PROBLEMAS SECUNDRIOS E COMPLICAES

-Problemas Psicolgicos: Os problemas mais comuns associados ao AVE so: a depresso, o isolamento, a irritabilidade, a impacincia e a impulsividade. - Contraturas e Deformidades: So resultado da perda de movimentos, espasticidade e posicionamento inadequado. -Trombose Venosa Profunda e Embolia Pulmonar: So complicaes potenciais
7

para todos os pacientes imobilizados e os sintomas mais comuns so, a dor, a hipersensibilidade, o edema e a descolorao da perna. - Dor: Este sintoma provm da perda sensorial contra lateral da leso. A dor em queimadura no lado hemiplgico, sendo aumentada por estmulos ou contactos. - Problemas Urinrios e Intestinais: A incontinncia urinria pode exigir o uso de uma sonda de demora, sendo a sua remoo o mais desejvel, pois impede a ocorrncia de infeces. Para os problemas intestinais pode ser necessrio o uso de emolientes das fezes e de dietas ricas em fibras. - Disfuno Oro facial: A disfuno da deglutio, disfagia, uma complicao comum ps AVE. A maioria apresenta corrimento de saliva, dificuldade na ingesto de alimentos, aspirao, disartria e assimetria dos msculos da expresso facial (Sullivan, 1993). -Disfuno do Ombro: Ocorre em 70 a 80% dos indivduos ps AVE (Sullivan, 1993).

- SISTEMATIZAO DA ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM(SAE)

ESTUDO DE CASO Cliente no 60 DIH, por seqela de AVE +HAS+lceras de presso. Encontrada no leito em decbito dorsal, restrita ao leito, no respondendo as solicitaes verbais, torporosa, eupnica, afebril, hipertensa, normosfgmica. Ao exame fsico: Couro cabeludo ntegro, mucosas oculares hipocrmicas, esclerticas anictricas, cavidades oral, nasal e auditivas com presena lceras de presso grau 2. Regio cervical sem presena de gnglios palpveis. Abdome plano, flcido e indolor a palpao. MSE com acesso venoso sem sinais de flebite. MMII com presena de lcera de presso em calcneo D.Regio sacral com presena de lcera de presso grau 4.Genitlia higienizada.Acompanhante refere diurese e dejees presentes e normais,em uso de SNE.Verificado sinais vitais:T=36.9,TA=160x80 mmhg, P=100,R=17. PROBLEMAS DE ENFERMAGEM.

Risco de infeco associada a presena de cateter venoso Emagrecida


8

Higienizao corporal e oral insatisfatria Presena de SNE Restrita ao leito Paciente afsico lceras de presso

Sistematizao da assistncia de enfermagem(SAE) Problema : Presena de cateter venoso


Necessidade Humana Bsica afetada: Segurana fsica em meio ambiente. Fatores de risco: Procedimentos invasivos VMSD Diagnstico de enfermagem: Risco de infeco devido a procedimentos invasivos, puno venosa no MSD. Objetivo: Prevenir infeces hospitalares, entrada de microrganismos e piora do estado de sade do paciente, manter assepsia no local do cateter venoso, manter integridade da pele. Prescrio de enfermagem: Reduzir a suscetibilidade do paciente infeco atravs de dietas balanceadas, do monitoramento da terapia aplicada e minimizando a permanncia do indivduo no hospital; Trocar o cateter a cada 72 horas; Realizar tcnicas asspticas; Lavar sempre as mos antes e depois de cada administrao de medicamentos, evitando infeco cruzada; Usar luvas de procedimentos; Fazer rodzios dos locais de punes venosas, prevenindo leses e possibilitando integridade da pele. Observar o uso de cateter (presena de sinais infecciosos) a cada 24h Monitorar exames laboratoriais em caso de infeco aps 48h de antibiticoterapia. Observar sinais de infeco: Freqncia cardaca elevada, hipoatividade, inapetncia, hipotenso. Verificao de temperatura a cada 4hs(6h-10h-14h-18h-22h) Resultados esperados: Evitar aparecimento de infeces; Prevenir infeco recorrente e/ou cruzada. Manter integridade da pele

Problema : Paciente emagrecido


NHB afetada: Nutrio Diagnstico de enfermagem: Nutrio alterada: menos do que as necessidades corporais devido disfagia secundaria relacionada ao AVC, atrofia muscular, absoro diminuda de nutrientes, incapacidade de buscar alimentos devido limitaes fsicas, incapacidade de mastigar (devido ao AVC ) Objetivo: Promover ganho de peso do paciente; prevenir desnutrio; maior perda de peso; maior ingesto de nutrientes para manter o metabolismo ideal. Prescrio de enfermagem: Verificar se a ingesta alimentar est sendo suficiente; Investigar as razes da reduo do peso; Discutir com o mdico e o nutricionista medidas para resoluo do problema no plano de assistncia ao paciente; Fazer a avaliao nutricional junto com o nutricionista; Providenciar alimentos ricos em calorias e protenas; Controlar a dor e a nusea antes das refeies; Realizar a limpeza da SNE aps cada dieta para evitar entupimentos. Resultados esperados: Prevenir perda de peso; Melhora das funes vitais; Manter o funcionamento intestinal.

Problema : Higienizao corporal e oral insatisfatria


NHB afetada: Higiene Diagnstico de enfermagem:Dficit no autocuidado em relao ao banho e higiene, devido incapacidade para perceber a necessidade de medidas de higiene. Objetivo: Promover melhor higienizao corporal e oral do paciente; prevenir halitose, o aparecimento de assaduras, leses e mal estar.: Prescrio de enfermagem: Investigar os fatores causais, relacionado aos dficits cognitivos como por exemplo o AVC; Manter o horrio e a rotina do banho consistentemente para o paciente; Manter a temperatura da gua para o banho; Observar as condies da pele durante o banho e hidratar a pele ;
10

Providenciar materiais para o banho como sabonete,toalha,roupa,lenol de cama; Banho na primeira hora da manh para evitar o vestir-se e despir-se desnecessrios; Fazer a verificao completa da pele quanto a vermelhido nas reas-chave (ndegas, proeminncias sseas); Em banho de leito manter sempre a privacidade do paciente usando biombo, fechando as portas e as janelas; Sempre que necessrio realizar a higienizao oral do paciente; Realizar a limpeza das narinas e pavilho auditivos; Fazer a lavagem do couro cabeludo; Lavar e secar locais como axilas, virilha, regio anal, genitlia sempre para evitar assaduras. Resultados esperados: Maior conforto ao paciente; Higiene satisfatria oral e corprea; Manter pele e mucosas ntegras.

Problema : Presena de SNE

Diagnsticos de enfermagem: Risco de aspirao devido alimentao por sonda, devido reduo do nvel de conscincia secundria pelo Acidente Vascular Cerebral; depresso do refluxo da tosse/regurgitao; Objetivo: Evitar que o organismo do paciente seja invadido por um agente oportunista, impedir aspirao de secreo que pode levar o paciente a ter uma pneumonia aspirativa, garantir ao paciente nutrio adequada a cada dia e assim prevenir aparecimento de sinais de desnutrio, manter a estrutura e funo intestinal. Prescrio de enfermagem: Lavar as mos antes e depois dos procedimentos, para evitar o risco de infeco cruzada; Trocar a SNE, periodicamente assim como estabelecido pelo hospital; Lavagem de SNE aps a dieta, para evitar obstruo; Elevar a cabeceira da cama em cerca de 30, para prevenir refluxo quando estiver administrando a dieta; Discutir o plano de alimentao com o mdico e nutricionista para uma dieta correta; Monitorar periodicamente se o paciente est tendo ganho de peso; Iniciar a alimentao em concentrao plena e velocidades lentas de 20 a
11

50ml/h, para evitar intolerncia alimentar e/ou regurgitamento;


Resultados esperados: Controlar e evitar que este paciente venha a ter ou apresentar recorrente infeco hospitalar por aspirao; Manter infuso da dieta evitando que o paciente apresente diarria ou refluxo;

Evitar aspirao de alimentos; Problema : Restrita ao leito


NHB afetada:Locomoo Diagnsticos de enfermagem: Mobilidade fsica prejudicada devido incapacidade de virar-se de um lado para o outro, sentar-se e reposicionarse na cama; Objetivos:Manter integridade da pele reduzindo ou eliminando fatores de risco, estimular e auxiliar na movimentao para evitar atrofia articular e muscular e lceras de presso; proporcionar melhor padro de sono e repouso; melhorar a expanso torcica; prevenir alteraes metablicas, respiratrias, cardiovasculares e eliminaes urinrias. Prescrio de enfermagem: Se possvel, discutir com o fisioterapeuta exerccios para trabalho das articulaes e musculatura evitando atrofia articular e muscular e trombose com amputaes; Observar integridade da pele a cada planto; Hidratao da pele com leos ou hidratante e massagem de conforto para ativar a circulao 3x/dia; Mudana de decbito de 2 em 2 horas, para evitar lceras de presso, torcicolos, algia nos ombros, escoliose, ; Trocar fralda geritrica sempre que necessrio,fazendo uma limpeza rigorosa com gua e sabo, evitando umidade prolongada, e possvel leso e infeco de pele e genitlia; Manter o paciente sobre colcho caixa de ovos, para evitar escoriaes/ulceraes; Realizar higiene corporal diariamente ou sempre que necessrio enxugando rigorosamente mas sem atritos na pele; Avaliar pele e proeminncias sseas observando colorao e textura diariamente; Movimentar os membros do paciente sempre que possvel, prevenindo a
12

atrofia por desuso; Verificar diariamente se o paciente apresenta impactao fecal ou fecaloma; Realizar curativos da lcera sacral com SF 0,9% para lavar ,Dersani para ajudar o tecido de granulao em formao e sulfadiazida de prata na regio de necrose. Realizar curativos em pavilho auricular ,cavidade nasal e oral com SF 0,9% aps o banho. Resultados esperados: Paciente no apresente mais lceras de presso Manter integridade da funo articular e muscular; Melhora das lceras de presso; Conforto do paciente.

Problema 04: Paciente afsico


NHB afetada: Comunicao psicossocial Diagnstico de enfermagem: Comunicao verbal prejudicada devido a percepo alteradas; alteraes no sistema nervoso central devido o AVC. Objetivo: Estabelecer maior interao com o paciente. Prescrio de enfermagem: Proporcionar melhor e maior cuidado ao paciente afsico, buscar meios pelo qual possamos entender suas necessidades; Identificar um mtodo por meio do qual a pessoa possa comunicar as necessidades bsicas como a expresso facial; Identificar fatores que promovem a comunicao como gestos ; Promover a continuidade do atendimento para reduzir a frustrao; Fazer um plano de cuidado individualizado para esse paciente; Coloc-lo em um leito perto do posto de enfermagem, para ter uma melhor superviso; Tentar envolver a famlia no auxilio ao paciente Sempre passar segurana para o paciente, conversar, explicar o que ser feito com ele, quando for fazer algum procedimento com ele; No gritar e nem falar alto com o paciente; Resultados esperados: Demonstrar melhor capacidade de expressar-se; Relatar diminuio da frustrao com a comunicao.

Problema 05: lceras de presso


13

NHB afetada:Integridade cutneo mucosa Diagnstico de enfermagem:Integridade da pele prejudicada devido destruio e rompimento de camadas da pele devido ao emagrecimento, imobilizao fsica, proeminncias sseas. Objetivo:Manter a integridade da pele; evitar o aparecimento de mais leses; evitar o aparecimento de mais lceras de presso, proporcionar integridade da pele. Prescrio de enfermagem: Investigar: dficits de pele, transporte prejudicado de oxignio, dficits nutricionais, distrbios sistmicos, dficits sensoriais (confuso) e imobilidade do paciente; Realizar curativos da lcera sacral com SF 0,9% para lavar ,Dersani para ajudar o tecido de granulao em formao e sulfadiazida de prata na regio de necrose. Realizar curativos em pavilho auricular ,cavidade nasal e oral com SF 0,9% Observar constantemente a pele do paciente e sua integridade, evitando presso prolongada, atrito no leito, imobilidade por muito tempo na mesma posio; Fazer mudana de decbito de 2/2 horas; 6:00h(DD) - 8:00h(DLD) 10:00h(DLE) - 12:00h(DD) - 14:00h(DLD) - 16:00h(DLE) - 18:00h(DD) 20:00h(DLD) - 22:00h(DLE) - 24:00h(DD). Manter o paciente nutrido, administrando dieta em horrios e quantidades certas; Administra ingesta hdrica, para manter a pele mais hidratada possvel e evitar leses. Manter o paciente sobre colcho caixa de ovos, para evitar escoriaes/ulceraes; Realizar higiene corporal diariamente ou sempre que necessrio enxugando rigorosamente mas sem atritos na pele; Avaliar pele e proeminncias sseas observando colorao e textura diariamente; Deixar os lenis bem esticados para evitar cisalhamento. Usar uma escala formal de investigao de risco para identificar os fatores de risco individuais adicionais aos dficits de atividade e mobilidade; Tentar eliminar os fatores contribuintes que aumentam a possibilidade de desenvolvimento de lceras de presso, como: cisalhamento,contato prolongado com fezes e urina. Resultados esperados: Ausncia de leso cutnea;
14

Integridade contnua da pele; Hidratao do paciente.

Plano de Alta Para assegurar a continuidade do cuidado no domiclio e evitar as re-internaes, que contribuem significativamente para elevar as despesas do cuidado em sade, necessrio que a alta hospitalar seja planejada e sistematizada, garantindo um esclarecimento maior, tanto para o paciente como para a famlia. O ensino no plano de alta parte integrante do processo educativo, incluindo orientaes ao paciente e famlia acerca do que necessitam saber e compreender, considerando-se os aspectos biolgicos,psicolgicos e espirituais. Nessa ocasio so oferecidas muitas orientaes ao mesmo tempo, com o agravante de no serem realizadas por escrito, dificultando a compreenso do paciente e propiciando a ocorrncia de erros. Na maioria das vezes, as orientaes de alta so realizadas de forma mecnica e apressada, no considerando as condies e as necessidades de cada paciente. Isto contradiz a literatura que preconiza o incio do planejamento da alta hospitalar, a partir do momento em que o paciente admitido na instituio e desenvolvido durante todo o perodo de internao.

Aos doentes e aos cuidadores deve ser referenciada uma pessoa de contato (no hospital ou na comunidade) para respostas a questes ps-alta hospitalar. Problema como HAS devem ser bem esclarecidos, quanto a importncia do uso das medicaes para o seu controle e o cuidado na alimentao utilizando uma dieta hipossdica para o controle e equilbrio da presso. Utilizar as medicaes prescritas rigorosamente nos horrios; Orientar quanto a formas de administrao,doses e horrios das medicaes; Explicar sobre a importncia de se manter a pele sempre limpa, hidratada evitando umidade para no piorar as lceras j existentes e para que no surjam novas. Devolver todos exames do cliente. Orientar sobre uma alimentao balanceada e que esta deve ser pastosa para que possa passar atravs da sonda.Orientar sobre a lavagem da mesma aps a alimentao para prevenir eventuais entupimentos com 20 ml de gua antes e depois da alimentao e de administrao de medicamentos.Oferecer orientao sobre a troca da fixao da sonda que deve ser realizada uma vez ao dia aps o banho . Oferecer locais de referncias,como uma UBS mais prxima para realizao dos curativos das lceras ou se o cuidador tiver habilidade. A fisioterapia importantssima na reabilitao completa do paciente.O
15

cuidador deve estar ciente da importncia em realizar exerccios dirios, a fim de no regredir, perdendo as capacidades que adquiriu. Sempre que necessrio deve buscar ajuda com profissionais competentes e resolver seus problemas e dvidas. Orientar ao cuidador sobre a importncia da mudana de decbito para prevenir novas lceras. Orientar ao cuidador a importncia de um ambiente limpo,calmo,seguro e confortvel para ajudar na recuperao desta cliente. Orientar para preveno de perigos no domiclio como quedas mantendo sempre vigilncia desse paciente. Salientar a importncia da avaliao do dbito urinrio e das dejees observando a quantidade,cor e textura. Realizar troca da fralda sempre que apresentar diurese ou dejees com sabo neutro lavando toda a regio perianal com o cuidado de limpar de frente para trs para evitar infeco no trato urinrio e enxugando bem para evitar umidade que predispe a lceras Orientar sobre uma hidratao eficaz com no mnimo 2 litros de lquidos por dia Orientar a usar travesseiros ou almofadas de espuma para manter as proeminncias sseas como joelhos e calcneos fora do contato direto com a cama ou com outra proeminncia do prprio corpo;

Estudo das medicaes utilizadas na tabela abaixo: Tipo Medicao Dipirona Omeprazol Hidantal Plasil Captopril Clexane Metformina Dipirona 1. Apresentao: Comprimidos de 320 mg e 500mg Frascos com 10ml,15 ou 20 ml(500mg/ml) de soluo oral
16

de

Prescrio

Via Utilizada

Aprazamento 06/ 12 /18 hs S/N 08:00 hs 10:00 hs 06/14/22h S/N 12:00 hs S/N 22:00 hs 12:00 hs

Ampola 2 ml (500 mg por IV ml)de 6/6h s/n 20mg 1 comp ao dia VO 100mg 1 comp ao dia VO 1 amp de 2ml(10 mg)S/N IV de 8/8h 25mg 1 comp se PA >170 VO 40 mg ao dia IV 850mg 1 comp ao dia VO

Frascos de 100ml(50 mg/ml) de soluo oral Supositrio com 300mg(infantil) e 1g(adulto) Ampolas de 1ml,2ml ou 5ml(500mg/ml) soluo injetvel 2.Propriedades Derivado da pirazolona com propriedades analgsicas,antipirticas e anti inflamatrias.Usado na forma de sal sdico ou magnesiano. 1. Indicaes Antitrmico e analgsico. 1. Contra indicaes O uso deste frmaco est contra-indicado em pacientes com alergia dipirona sdica ou a qualquer um dos componentes da formulao; Pacientes que apresentem porfiria aguda do fgado intermitente e deficincia congnita da glicose-6-fosfato-desidrogenase; funo da medula ssea insuficiente. Pacientes que tenham desenvolvido broncoespasmo ou outras reaes anafilticas com analgsicos tais como salicilatos, paracetamol, diclofenaco, ibuprofeno, indometacina, naproxeno, no devem ingerir dipiorna sdica.Este medicamento contra-indicado durante a gravidez e lactao e em crianas na faixa etria inferior a 3 meses ou pesando menos de 5 kg. 1. Interaes medicamentosas Diminui o nvel srico da ciclosporina; Hipotermia grave pode ocorrer em associao com clorpromazina; 1. Cuidados de Enfermagem

Verificar sempre o prazo de validade do produto consta na embalagem externa. Nunca usar medicamentos com prazo de validade esgotado. O medicamento dever ser administrado segundo a prescrio mdica e de acordo com a posologia recomendada, seguindo- se os cuidados dos cinco certos. Informar a ocorrncia de reaes desagradveis de maior importncia ou reaes intensas como alergias do cliente para com o medicamento ao mdico
17

Nos casos de hipertermia, podem ser indicados banhos ou envoltrios at a estabilizao da temperatura; Ficar atenta pois esta medicao no deve ser administrada em lactentes menores de 3 meses e nem menores de 5 kg.Tambm deve-se lembrar de no administrar em gestantes ou durante a lactao. Como causa tontura e sonolncia recomendar aos clientes no dirigir durante a terapia com este medicamento. Recomendar ao paciente que evite consumo de lcool durante o tratamento . Ao administrar lentamente por via endovenosa e no misturar com outras substncias na mesma seringa.

Metformina 1.Apresentao: Comprimidos revestidos - 500mg e 850mg 2.Propriedades O seu exato mecanismo de ao ainda no completamente esclarecido.Possivelmente aumenta a utilizao de glicose e a produo de insulina,diminui a produo de glicose pelo fgado e altera a absoro de glicose pelo intestino. 3.Indicaes Diabetes tipo I, como complemento da insulinoterapia. Diabetes tipo II, no dependente de insulina (diabetes da maturidade, diabetes do obeso, diabetes em adultos de peso normal), isoladamente ou complementando a ao das sulfonilurias 4.Contra indicaes Gravidez. Lactao. Insuficincia renal (creatinina srica 1,5mg/dl em homens adultos e 1,4mg/dlem mulheres adultas). Insuficincia hepatocelular. Intoxicao alcolica aguda. Descompensao cetoacidtica, pr-coma diabtico. Hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da frmula.Predisposio acidose ltica (desidratao grave, infeco, choque, insuficincia cardaca, infarto agudo do miocrdio, doena vascular perifrica grave, alcolatras, uso de meios de contraste para radiologia). 5.Interaes medicamentosas Hiperglicemiantes (corticosterides, diurticos tiazdicos, contraceptivos orais), combinao com sulfonilrias, outros hipoglicemiantes ou terapia com insulina
18

podem alterar a glicemia e tornarnecessrio o aumento da dose. Reduz absoro de vitamina B12. 6.Cuidados de Enfermagem

Verificar sempre o prazo de validade do produto consta na embalagem externa. Nunca usar medicamentos com prazo de validade esgotado. O medicamento dever ser administrado segundo a prescrio mdica e de acordo com a posologia recomendada, seguindo- se os cuidados dos cinco certos Informar a ocorrncia de reaes desagradveis de maior importncia ou reaes intensas como alergias do cliente para com o medicamento ao mdico Recomende ao paciente que evite consumo de lcool durante o tratamento No deve ser usada no trabalho de parto e lactao Informar a paciente as reaes adversas mais freqentes. Recomende o paciente a prtica de exercos fsicos para ajudar a controlar a glicemia. Como causa sonolncia recomendar aos clientes no dirigir durante a terapia com este medicamento. Durante a terapia monitorar glicose na urina e no sangue.Se aps um ms de terapia no for obtidos resultados satisfatrios conversar com o mdico para que ele verifique a necessidade de insulinoterapia. Orientar que sua administrao pode ser feita com alimentos para evitar assim o desconforto gstrico.

Captopril 1.Apresentao: Comprimido - 12,5mg, 25mg e 50mg 2.Propriedades Inibe a converso de angiotensina I em angiotensina II.Vasodilatador potente,reduz a reteno de sdio e gua diminuindo a presso arterial. 3.Indicaes Hipertenso arterial. Insuficincia cardaca congestiva. Infarto agudo do miocrdio. Nefropatia diabtica.
19

4.Contra indicaes Alergia ao captopril ou outro inibidor da ECA. Gravidez 5.Interaes medicamentosas Seu efeito anti-hipertensivo pode ser potencializado pela associao com diurticos, nitratos e derivados da nitroglicerina e probenecida. Diurticos poupadores de potssio, suplementos de potssio ou substitutivos de sal contendo potssio podem induzir o aparecimento de hiperpotassemia. Pode potencializar os efeitos txicos do ltio e da digoxina. Alopurinol pode aumentar a freqncia de reaes de hipersensibilidade, existindo relatos de aparecimento da sndrome de Stevens-Johnson. Probenecida pode aumentar os nveis sricos dos inibidores da ECA. Antiinflamatrios no esteroidais, aspirina e anticidos podem diminuir ou abolir a eficcia antihipertensiva do captopril. 6.Cuidados de Enfermagem

Verificar sempre o prazo de validade do produto consta na embalagem externa. Nunca usar medicamentos com prazo de validade esgotado. O medicamento dever ser administrado segundo a prescrio mdica e de acordo com a posologia recomendada, seguindo- se os cuidados dos cinco certos Informar a ocorrncia de reaes desagradveis de maior importncia ou reaes intensas como alergias do cliente para com o medicamento ao mdico Recomende ao paciente que evite consumo de lcool durante o tratamento A medicao deve ser administrada por via oral e deve ser tomada uma hora antes das refeies ou duas horas depois. Como pode causar tontura recomendar aos clientes no dirigir durante a terapia com este medicamento. Monitorar a PA durante o tratamento para avisar sobre a eficcia da medicao ao mdico.

Plasil 1.Apresentao:
20

COMPRIMIDOS Cada comprimido contm: cloridrato de metoclopramida .................... 10 mg SOLUO ORAL Cada 5 ml contm: cloridrato de metoclopramida .................... 5 mg Contm tambm o corante amarelo tartrazina. GOTAS PEDITRICAS Cada ml (21 gotas) contm: cloridrato de metoclopramida .................... 4 mg SOLUO INJETVEL Cada ampola de 2 ml contm: cloridrato de metoclopramida .................... 10 mg 2.Propriedades Plasil um produto de sntese original dotado de caractersticas qumicas farmacolgicas e teraputicas peculiares; sua substncia ativa metoclopramida , quimicamente o cloridrato de (N- dietilaminoetil)-2-metoxi-4-amino-5-clorobenzamida. Esta substncia possui uma atividade reguladora eletiva sobre o comportamento digestivo: facilita o esvaziamento do estmago, como foi demonstrado radiograficamente; no determina variaes do volume e da acidez da secreo gstrica. 3.Indicaes Nusea e vmito de origem central e perifrica. Estimulante da peristalse e adjuvante do esvaziamento gastrointestinal. Esofagite de refluxo. Procedimentos radiolgicos do tubo digestivo. 4.Contra indicaes Hipersensibilidade metoclopramida. Sndrome de Parkinson, outras doenas extrapiramidais e epilepsia. Feocromocitoma. Obstruo ou perfurao gastrointestinal, hemorragia digestiva. 5.Interaes medicamentosas Fenotiazina pode potencializar eventuais efeitos extrapiramidais. Anticolinrgicos reduzem ou inibem o efeito da metoclopramida. lcool, anestsicos, hipnticos, sedativos, narcticos e tranqilizantes potencializam o efeito sedativo. Pode ter o efeito antagonizado por analgsicos. Pode reduzir a absoro da cimetidina e digoxina. Pode diminuir a absoro das drogas no estmago e aumentar a absoro das drogas pelo intestino delgado.
21

6.Cuidados de Enfermagem

Verificar sempre o prazo de validade do produto consta na embalagem externa. Nunca usar medicamentos com prazo de validade esgotado. O medicamento dever ser administrado segundo a prescrio mdica e de acordo com a posologia recomendada, seguindo- se os cuidados dos cinco certos Informar a ocorrncia de reaes desagradveis de maior importncia ou reaes intensas como alergias do cliente para com o medicamento ao mdico Recomende ao paciente que evite consumo de lcool durante o tratamento As reaes extrapiramidais (inquietude, movimentos involuntrios, fala enrolada, etc.) podem ser mais frequentes em crianas e adultos jovens, enquanto que movimentos anormais ou perturbados so comuns em idosos sob tratamentos prolongados.Informar ao mdico qualquer um desses sintomas. A metoclopramida excretada pelo leite materno. Por isso, no deve ser administrada a mulheres grvidas ou que amamentam, a menos que, a juzo do mdico os benefcios potenciais para o paciente superem os possveis riscos para o feto ou recm- nascido. A metoclopramida no deve ser administrada a pacientes com histria prvia de depresso, a menos que os benefcios esperados superem os possveis riscos. A metoclopramida pode aumentar os nveis sricos de prolactina, o que pode ser contra- indicado em pacientes com cncer de seio. A injeo endovenosa de plasil deve ser feita lentamente, durante 1 a 2 minutos, para evitar o aparecimento de ansiedade e agitao, seguidos de sonolncia. Os pacientes devero ser advertidos sobre atuaes em atividades que requerem alerta mental durante poucas horas aps a administrao da droga. Considerando- se que a excreo da metoclopramida principalmente renal, em pacientes com "clearance" de creatinina inferior a 40 ml/min, a teraputica deve ser iniciada com a metade da dose recomendada. Dependendo da eficcia clnica e condies de segurana do paciente, a dose pode ser ajustada a critrio mdico.

Omeprazol 1.Apresentao: Cpsula - 10mg, 20mg e 40mg (Peprazol)

22

Omeprazol sdico - p para soluo injetvel - 40mg (Losec) 2.Propriedades O omeprazol , uma mistura racmica de dois enantimeros ativos, reduz a secreo cido-gstrica atravs de mecanismo de ao altamente seletivo. um inibidor especfico da bomba de prtons nas clulas parietais. O omeprazol age rapidamente e proporciona controle atravs da inibio reversvel da secreo cido-gstrica com uma dose diria. O omeprazol uma base fraca, concentrada e transformada na forma ativa em ambiente altamente cido dos canalculos intracelulares dentro da clula parietal, onde inibe a enzima H+K+- ATPase (bomba de prtons). Esta ao farmacolgica, dose-dependente, inibe a etapa final da formao de cido no estmago, proporcionando, assim, uma inibio altamente efetiva tanto da secreo cida basal quanto da estimulada, independentemente do estmulo. 3.Indicaes lcera duodenal, lcera gstrica, lceras resistentes. Esofagite de refluxo. Sndrome de Zollinger- Ellison. Erradicao do Helicobacter pylori em combinao com antibiticos. Leses gstricas provocadas por drogas antiinflamatrias no esteroidais. 4.Contra indicaes Hipersensibilidade a droga, gravidez, lactao. 5.Interaes medicamentosas Pode reduzir efeito do cetoconazol e itraconazol. O omeprazol pode prolongar a meia-vida de diazepam, varfarina e fenitona, frmacos que so metabolizados no fgado por oxidao. Recomenda-se controlar os pacientes que recebem varfarina e fenitona; alguns podem precisar de uma reduo da dose. No entanto, o tratamento simultneo com omeprazol, 20mg/dia, no modificou as concentraes sangneas de fenitona em pacientes em tratamento contnuo com este frmaco. De forma similar, o tratamento simultneo com omeprazol, 20mg dirios, no alterou o tempo de coagulao em pacientes em tratamento contnuo com varfarina. As concentraes plasmticas de omeprazol e claritromicina so incrementadas durante a administrao conjunta. No foram encontradas interaes com propranolol, metoprolol, teofilina, lidocana, quinidina e amoxicilina, mas no podem ser descartadas interaes com outros frmacos metabolizados tambm atravs do sistema citocromo P-450. No foram encontradas interaes com a administrao concomitante de anticidos e
23

alimentos. 6.Cuidados de Enfermagem


Verificar sempre o prazo de validade do produto consta na embalagem externa. Nunca usar medicamentos com prazo de validade esgotado. O medicamento dever ser administrado segundo a prescrio mdica e de acordo com a posologia recomendada, seguindo- se os cuidados dos cinco certos Informar a ocorrncia de reaes desagradveis de maior importncia ou reaes intensas como alergias do cliente para com o medicamento ao mdico Recomende ao paciente que evite consumo de lcool durante o tratamento Orientar a realizar enxges orais freqentes , manter boa higiene oral e uso de manteiga de cacau para prevenir rachaduras pois pode causar boca seca

Clexane 1.Apresentao: Soluo injetvel. 20 mg/0,2 mL - embalagem com 2 e 10 seringas pr-enchidas. 40 mg/0,4 mL - embalagem com 2 e 10 seringas pr-enchidas. 60 mg/0,6 mL - embalagem com 2 seringas pr-enchidas graduadas. 80 mg/0,8 mL - embalagem com 2 seringas pr-enchidas graduadas. 100 mg/1,0 mL - embalagem com 2 seringas pr-enchidas graduadas. 2.Propriedades A enoxaparina uma heparina de baixo peso molecular A enoxaparina obtida atravs de despolimerizao da heparina no fracionada e consiste de cadeias de polissacardeo com um peso mdio entre 4.000 e 5000 dltons. Sua estrutura caracterizada por um grupo cido 2-0-silfo-4-ene piranosurnico ao final dogrupo no redutor e uma 2-N,6- 0 - dissulfo-D-glucosamina ao final do grupo redutor da cadeia. 3.Indicaes
24

Tratamento da trombose venosa profunda j estabelecida com ou sem embolismo pulmonar; Profilaxia do tromboembolismo venoso e recidivas, associados cirurgia ortopdica ou cirurgia geral; Profilaxia do tromboembolismo venoso e recidivas em pacientes acamados, devido a doenas agudas incluindo insuficincia cardaca, insuficincia respiratria, infeces graves e doenas reumticas; Preveno da coagulao do circuito de circulao extracorprea durante a hemodilise; Tratamento da angina instvel e infarto do miocrdio sem onda Q, administrado concomitantemente ao cido acetilsaliclico. 4.Contra indicaes Hipersensibilidade enoxaparina sdica, heparina e seus derivados, inclusive outras heparinas de baixo peso molecular; Hipersensibilidade ao lcool benzlico, componente da apresentao em frasco multidose; Hemorragias ativas de grande porte e condies com alto risco de desenvolvimento de hemorragia incontrolvel, incluindo acidente vascular cerebral hemorrgico recente. 5.Interaes medicamentosas - salicilatos sistmicos, cido acetilsaliclico e outros AINEs, incluindo o ketorolac; - dextran 40, ticlopidina e clopidogrel; - glicocorticides sistmicos; - agentes trombolticos e anticoagulantes; - outros agentes antiplaquetrios, incluindo os antagonistas de glicoprotena IIb/IIIa. Em caso de indicao do uso de qualquer uma destas associaes, deve-se utilizar CLEXANE (enoxaparina sdica) sob monitorizao clnica e laboratorial
25

apropriadas.

6.Cuidados de Enfermagem

Verificar sempre o prazo de validade do produto consta na embalagem externa. Nunca usar medicamentos com prazo de validade esgotado. O medicamento dever ser administrado segundo a prescrio mdica e de acordo com a posologia recomendada, seguindo- se os cuidados dos cinco certos Informar a ocorrncia de reaes desagradveis de maior importncia ou reaes intensas como alergias do cliente para com o medicamento ao mdico Recomende ao paciente que evite consumo de lcool durante o tratamento Por segurana e para eficcia deste medicamento, a administrao deve ser somente pela via intravenosa ou subcutnea, conforme prescrio mdica. Assim como outros anticoagulantes, pode ocorrer sangramento em qualquer local . Se ocorrer sangramento,avisar ao mdico imediatamente para que este investigue a origem da hemorragia e defina o tratamento apropriado que deve ser institudo; O risco de trombocitopenia induzida por heparina (reao mediada por anticorpos) tambm existe com heparinas de baixo peso molecular. Pode ocorrer trombocitopenia, geralmente entre o 5 e 21 dias aps o incio do tratamento com enoxaparina sdica. Recomenda-se, portanto, a realizao de contagem plaquetria antes do incio e regularmente durante o tratamento com enoxaparina sdica. Na prtica, em caso de confirmao de diminuio significativa da contagem plaquetria (30 a 50 do valor inicial), o tratamento com enoxaparina sdica deve ser imediatamente interrompido e substitudo por outra terapia.

Hidantal 1.Apresentao: Cpsulas e comprimidos de 100mg Frascos com 120ml(100mg/5ml) Ampolas de 5ml(50 mg/5ml) 2.Propriedades
26

Anticonvulsivante usado no tratamento da epilepsia que exerce sua ao sem causar depresso generalizada do SNC.O seu principal stio de ao parece se localizar no crtex motor,onde a atividade epilptica inibida.Limita a deflagrao repetida dos potenciais de ao provocado pela despolarizao mantida dos neurnios. 3.Indicaes Crises convulsivas epilpticas e parciais. Crises convulsivas por traumatismo crnio- enceflico, secundrias e neurocirurgia. Tratamento das crises convulsivas. Desde sua introduo at o momento numerosos aspectos de sua atividade teraputica e tolerncia pelo organismo tm sido estudados. Em decorrncia disso, estabeleceram-se normas para sua administrao, vigilncia do aparecimento de efeitos secundrios e indicaes em algumas afeces no relacionadas com a epilepsia. 4.Contra indicaes Indivduos que tenham apresentado reaes intensas do medicamento. Pacientes que apresentam sndrome de Adam- Stokes, bloqueio A-V de 2 ou 3 graus, bloqueio sino-atrial e bradicardia sinusal. 5.Interaes medicamentosas Etanol: Existe evidncia de que o etanol induz a produo de enzimas microssmicas hepticas resultando em metabolismo realado da fenitona. Os pacientes epilpticos que ingerem muito lcool devem ser rigorosamente observados;Barbituratos: Pacientes mantidos com fenitona e um barbiturato devem ser observados quanto a sinais de intoxicao com fenitona se o barbiturato for retirado. O fenobarbital pode reduzir a abosoro oral da fenitona. Cloranfenicol: Pacientes recebendo simultaneamente fenitona e cloranfenicol devem ser rigorosamente observados quanto a sinais de intoxicao com fenitona. A dose anticonvulsiva deve ser reduzida, se necessrio. A possibilidade de se usar um antibitico alternativo deve ser considerada. O cloranfenicol diminui o metabolismodafenitona. Corticosterides: Se necessrio o uso de corticosterides em pacientes recebendo anticonvulsivantes, deve- se ficar alertado para o caso de uma resposta inadequada. Dissulfiram: Esta droga inibe o metabolismo heptico da fenitona. Os nveis sangneos de fenitona so aumentados e a excreo urinria diminuda dentro das quatro horas da administrao da primeira dose de dissulfiram. Os pacientes que recebem as duas drogas devem ser monitorados. A reduo da dose de fenitona pode ser necessria em alguns pacientes. Isoniazida: Pacientes recebendo ambas as drogas devem ser rigorosamente observados quanto a sinais de toxicidade pela fenitona. A quantidade da dose anticonvulsivante deve ser reduzida, se necessrio. Fenilbutazona: Esta droga e um de seus metablitos
27

competem com a fenitona no metabolismo heptico. Alm disso, estudos "in vitro" demonstraram que a fenilbutazona pode deslocar a fenitona da fixao s protenas plasmticas. Salicilatos: Podem deslocar a fenitona por fixao da protena plasmtica, aumentando assim a concentrao da fenitona livre (ativa) no plasma. Doses grandes de salicilatos devem ser administradas com cautela a pacientes em tratamento com a fenitona, especialmente se os pacientes parecem propensos a intoxicao. Sulfonamidas: Podem inibir o metabolismo da fenitona e tambm desloc- la por mecanismos de fixao a protena plasmtica.

6.Cuidados de Enfermagem

Verificar sempre o prazo de validade do produto consta na embalagem externa. Nunca usar medicamentos com prazo de validade esgotado. Quando necessrio efeito imediato, como no controle de uma crise aguda, no estado de mal epilptico, nas crises de arritmias, recomenda- se a forma injetvel O medicamento dever ser administrado segundo a prescrio mdica e de acordo com a posologia recomendada, seguindo- se os cuidados dos cinco certos Informar a ocorrncia de reaes desagradveis de maior importncia ou reaes intensas do cliente para com o medicamento ao mdico. Recomende ao paciente que evite consumo de lcool durante o tratamento A fenitona deve ser administrada com cautela em casos de discrasias sangneas, doena cardiovascular, diabetes mellitus, funes heptica, renal ou tireoideana prejudicadas. Drogas antiepilpticas no devem ser abruptamente descontinuadas, devido ao possvel aumento na freqncia de crises, incluindo status epilepticus Deve ser administrada por via oral e por via endovenosa, nunca por via IM Recomende ao paciente que no use de forma alguma lcool durante o tratamento. Recomende ao paciente que evite chs de valeriana,erva de so Joo e cavacava. O funcionamento adequado dos sistemas respiratrio e circulatrio deve ser monitorizado e, se necessrio, devero ser institudas medidas suportivas adequadas.

. Concluso O curso natural aps um AVC, seja ele isqumico ou hemorrgico altamente
28

varivel. A mortalidade imediata alta, sendo que em aproximadamente 19 % dos casos, nos primeiros 30 dias aps o AVC, o desfecho a morte. Para aqueles pacientes que sobrevivem, a recuperao dos dficits neurolgicos ocorre em um perodo varivel de tempo. Cerca de 30% dos sobreviventes sero totalmente independentes em 3 semanas, e aproximadamente 50 % sero independentes em 6 meses. Para aqueles pacientes que no vivenciaram uma recuperao imediata, os primeiros 3 meses so crticos, pois neste perodo que a recuperao neurolgica e funcional mais significativa tende a ocorrer. Evidncias advindas de ensaios clnicos sugerem que a reabilitao precoce leva a melhora fsica e funcional do paciente. Dessa forma, o processo de reabilitao deve iniciar-se to logo as condies clnicas do paciente permitirem . Conforme proposto, a elaborao deste trabalho acadmico alcanou as metas gerais de relacionar a teoria abordada em salas de aula e prtica exercida num ambiente hospitalar, enriquecer os conhecimentos acerca dos frmacos e suas caractersticas, conhecer os obstculos emergentes de um cuidado holstico vinculados deficincia de estrutura e disponibilidade de meios adequados de um Hospital Pblico, promover um estudo mais abrangente sobre exames e diagnsticos e, sobretudo, firmar a enfermagem como ser humano cuidando de ser humano. Aprofundar os conhecimentos sobre o AVC uma doena com complicaes graves, mas que passvel de tratamento com vantagens significativas quando implementadas as medidas de reduo dos fatores de risco . As consultas sobre os frmacos realizadas para implementao do trabalho, permitiu assimilar os sintomas da doena, alm de incrementar o corpo de informaes sobre os medicamentos da vivncia clnica. Um importante aspecto a ser observado na profilaxia do AVC inclui a orientao do paciente quanto o autocuidado, para uma adaptao de um estilo de vida mais saudvel como a prtica de exerccios regulares e acompanhamento sistemtico em unidades de sade . Referncias bibliogrficas

DIAGNSTICO DE ENFERMAGEM NANDA: Definies e Classificao 2005-2006. / Organizao por North Ameriam Nursing Association; trad. Jeane, Liliiane, Marlene, Michel. Porto Alegre; Artes Mdicas, 2006. AME. Dicionrio de administrao de medicamentos na enfermagem 2005/2006. Rio de Janeiro: EPUB, 2004. BRUNNER e SUDDARTH. Tratado de Enfermagem Mdico-Cirrgica. 9.
29

ed. Volume 2. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002

Virginia Helena Soares de Souza; Nelson Mozachi; O Hospital Manual do ambiente Hospitalar,7 edio; Veiga,D.A;Crosseti,M.G.O.Manual de tcnicas de enfermagem. Porto Alegre: C.D.Luzzatto,1996.

30

You might also like