You are on page 1of 3

FICHA DE TRABALHO Jos de Almada Negreiros nasceu na ilha de S. Tom, a 7 de abril de 1893 e morreu em Lisboa, a 15 de junho de 1970. [ ...

] Revelando vocao para o desenho, publicou a primeira colaborao em jornais em 1911, participou com xito no 1. Salo do Grupo dos Humoristas Portugueses, em 1912, e realizou, no ano seguinte, a sua primeira exposio individual, que foi apreciada por Fernando Pessoa num artigo em A guia, da nascendo uma estreita amizade que contribuiu para a orientao do jovem desenhador no caminho da literatura [ ... ]. Depois, entre esse ano e 1917, Almada teve uma fervorosa produo potica e polmica [ ... ] marcando uma posio indita na criao literria nacional atravessada ento pelos fogos do futurismo. "Poeta [ ... ] futurista e tudo" se intitulava Almada Negreiros na sua adeso ao movimento lisboeta, muito do Chiado e d' A Brasileira, de que se tornou a figura mais representativa, a par de Pessoa, algo recolhido, e de S-Carneiro, [ ... ] e ainda de Santa-Rita Pintor, [ ... ] Amadeo de Souza-Cardoso [ ... ]. Nesse grupo variado que seria definido como o "grupo do Orpheu ", em 1917, exprimindo-se no nmero nico de Portugal Futurista, Almada adquiriu uma maestria verbal que no teve paralelo, na originalidade inesperada das suas imagens e da sua expresso sintxica. [ ... ] Em 1915, o jocoso Manifesto anti-Dantas, vingando o ataque do ilustre acadmico gente do Orpheu e estendendo a irriso a toda a gerao literria ento apreciada na sociedade portuguesa, expresso mpar de uma nova mentalidade vanguardista a forar o caminho para uma histria literria que s muito mais tarde ganharia sentido e ento era meramente anedtica, num quadro de gostos e de prticas sem mudana desde o naturalismo. lvaro Manuel Machado, Dicionrio de Literatura Portuguesa [adaptado]
Selecione, em cada um dos itens de 1 a 7, a nica alternativa que permite obter uma afirmao adequada ao sentido do texto.
1. A utilizao da afirmao "Almada teve uma fervorosa produo potica e polmica ( ... ) marcando uma posio indita" (linha 10 ) estabelece, da parte de lvaro Manuel Machado, uma

10

15

20

25

A. anlise neutra da produo literria de Almada. B. crtica contundente posio de Almada. C. censura atitude de Almada. D. opinio pessoal. 2. A expresso "fogos do futurismo" (linha 13) significa A. os entusiasmos do futurismo. B. os equvocos do futurismo. C. as rstias do futurismo. D. os desalentos do futurismo. A colocao do pronome "se" (linha 13) em posio anteposta ao verbo justifica-se pela sua A. incluso numa frase em discurso indireto. B. dependncia de uma construo negativa C. insero numa frase subordinada relativa. D. integrao numa frase enftica. A expresso "algo recolhido" (linha 15) significa A. abrigado. B. discreto. C. exposto. D. esquecido.

3.

4.

5.

Em "Almada adquiriu uma maestria verbal" (linha 18), o constituinte "uma maestria A. um complemento direto. B. um sujeito. C. um predicativo do complemento direto. D. um complemento indireto. A obra de Almada, "Manifesto anti-Dantas", (linha 20) constitui A. um elogio a Jlio Dantas. B. um ataque gerao de Orpheu. C. uma crtica severa mentalidade conservadora do Portugal de ento. D. uma autocrtica. Em "que s muito mais tarde ganharia sentido" (linha 24), o referente de "que" A. gerao literria. B. sociedade portuguesa. C. nova mentalidade vanguardista. D. histria literria. 8. Faa corresponder a cada segmento textual da coluna A um nico segmento textual da coluna B, de modo a obter uma afirmao adequada ao sentido do texto. Coluna B a) o enunciador assegura a coeso lexical. b) o enunciado r apresenta o contedo da frase como uma possibilidade. c) o enunciador expressa uma conexo temporal. d) o enunciador estabelece uma conexo aditiva. e) o enunciador estabelece uma conexo de causa. f) o enunciador indica uma finalidade. g) o enunciador transmite uma informao. h) o enunciador confere coeso temporal frase. i) o enunciador estabelece uma relao entre o tempo dos factos referidos e o momento em que escreve o texto.

6.

7.

Coluna A 1) Com a utilizao do gerndio na frase "Revelando vocao para o desenho" (ll.. 2 e 3) 2) Com a utilizao de "publicou" (1. 4), "participou" (l. 5) e "realizou" (l. 6) 3) Com a expresso "para a orientao" (1. 9) 4) Com a utilizao dos elementos textuais "Jos de Almada Negreiros", "jovem desenhador" , "Almada", "Poeta ( ... ) futurista e tudo", "Almada Negreiros", e "Almada". 5) Com o uso de "e" (l. 19) 6) Com o uso de "ento" (l. 22)

9.

L o segmento textual seguinte:

A literacia est em voga. Associada aos media , por vezes, substituda por Educao. Mas nem sempre os termos so vistos como sinnimos. Debates parte, este um L com muitas implicaes. A sociedade em rede obriga a novas literacias: digital, meditica, flmica Formam um plural ilustrativo das relaes que os cidados estabelecem com o ecossistema meditico. Um ambiente povoado pela internet, as redes sociais, os video-jogos, a televiso, o cinema, a rdio, os jornais e revistas. Diferentes meios suscitam a anlise e discusso sobre o modo como constroem a realidade. Esta a nuvem da literacia ou educao para os media. In A Pgina da Educao, n 193, 2011, p. 53 Assinala como verdadeiro (V) ou falso (F) cada uma das afirmaes.
V F Entre a forma participial Associada e a expresso seguinte verifica-se coeso frsica. O recurso ao vocbulo Educao como sinnimo de literacia exemplifica a coeso referencial. A expresso ecossistema meditico pode ilustrar uma situao de coeso lexical por recurso hiperonmia. Pelo recurso ao articulador Mas, possvel identificar-se, entre os enunciados, o processo de coeso interfrsica. O pronome demonstrativo Esta retoma o grupo nominal a realidade, ilustrando, por isso, a coeso temporal.

Proposta de correo

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7.

D A C B A C C 1E 2H 3 F 4-A 5-D 6-C

V / F / V / V /F

You might also like