You are on page 1of 27

Arma qumica o termo utilizado para denominar armas fabricadas atravs de processos qumicos que sintetizam molculas que

e causam dano seres vivos. Estas armas so utilizadas em manifestaes, guerras e conflitos, como o caso do gs lacrimogneo. A guerra qumica moderna surge na I Guerra Mundial para superar a luta nas trincheiras, derrotando o inimigo com gases venenosos. Compostos deste tipo foram desenvolvidos, considerando-se o grande potencial de extermnio em massa. Algumas armas qumicas, ou venenos militares conhecidos, so: Gs Mostarda, O-mostarda, Sesquimostarda, Sarin, Soman, VX, Tabun, DFP, GF, entre outros.

Gs Mostarda
O gs mostarda uma substncia incolor, lquida, oleosa e muito txica. Na forma impura, o gs mostarda se apresenta na colorao amarela. Este lquido possui grande volatilidade, temperatura ambiente (25C), podendo ser utilizado de maneira perigosa, nesta temperatura. Ele pouco solvel em gua e muito solvel em gorduras e lipdios. Este composto um veneno mortal, que provoca graves ulceraes e irritaes na pele, nos olhos e no sistema respiratrio, alm de leses neurolgicas e gastrointestinais e destruio de tecidos e vasos sanguneos. Uma pessoa contaminada com gs mostarda, pode sentir os sintomas em pouco minutos, dependendo da concentrao a qual foi exposta.

Antdoto: Quando ele reage com o cloro, ou NaOCl, ou ainda, Ca(OCl)2, ocorre a formao de compostos atxicos. Sendo estas, reaes para uma possvel descontaminao ou desativao do composto.

O gs mostarda foi utilizado durante a 1 Guerra Mundial e em lutas militares na Etipia, em 1936. Os Estados Unidos produziu e estocou uma grande quantidade deste composto, desde a 2 Guerra Mundial.

O-Mostarda
O O-mostarda um lquido incolor e voltil, entretanto, menos voltil, a 25C, que o gs mostarda, txico e possui solubilidade pequena em gua. Este composto, em contato com a pele, penetra e pode provocar graves leses, inflamaes e empolamentos. O O-mostarda, militarmente, utilizado em conjunto com o gs mostarda, originando a combinao conhecida como: HT. Esta combinao possui ao txica ainda maior que a de cada composto isolado.

Antdoto: No se conhece antdoto para este composto, entretanto, quando ele reage com o cloro, o NaOCl e Ca(OCl)2, ocorre a formao de compostos atxicos. Sendo estas, reaes para uma possvel descontaminao ou desativao do composto.

Sarin
O Sarin uma substncia lquida, muito txica, solvel em gua e com odor adocicado. Sua frmula molecular C4H10FO2P. O Sarin, como dito, altamente txico e pode ser absorvido pela pele, pelos olhos, ingerido ou inalado. Minutos aps sua exposio, uma pessoa pode morrer. Ao ser contaminada por Sarin, uma pessoa pode apresentar os seguintes sintomas: vmito, sudorese (suor excessivo), dificuldade respiratria, nuseas, dores de cabea, fraqueza e espasmos musculares. A morte se d pelo ataque musculatura. Ou seja, o indivduo contaminado perde a capacidade de sustentar funes bsicas, como a respirao ou batimentos cardacos, pois como dito, ocorre o enfraquecimento muscular. Em caso de contaminao, a medida mais adequada a ser tomada a remoo das roupas e lavagem do local contaminado.

Antdotos: Algumas substncias so conhecidas como inibidoras da ao do Sarin. Entretanto, a atropina a que apresenta ao mais eficaz.

VX
O VX um lquido incolor, inodoro, solvel em gua e altamente txico. Sua frmula molecular C11H26NO2PS. O VX uma substncia extremamente txica, que pode provocar efeitos graves e danosos ao homem, em caso de contaminao. Esta substncia pode ser introduzida no organismo, atravs de inalao, ingesto, ou absoro pela pele. No caso da contaminao, alguns sintomas aparecem no indivduo contaminado, por exemplo, nusea, vmito, diarria, espasmos musculares, sudorese (suor excessivo), dificuldades respiratrias, tremores, convulses e morte. Em caso de contaminao com VX, a regio deve ser lavada com bastante gua.

Antdotos: Algumas substncias so conhecidas como inibidoras da ao do VX. Entretanto, a atropina a que possui ao mais efetiva.

Soman
O Soman o gs de nervos mais txico, e pode agir como contaminante por todas as vias de exposio. Ele uma substncia lquida, incolor, solvel em gua, na qual sofre hidrlise facilmente temperatura ambiente. Sua frmula molecular C7H16FO2P. O Soman, como dito, altamente txico e provoca efeitos graves sade humana. A contaminao por Soman pode se d atravs de ingesto, inalao, absoro por pele, mucosas e olhos. Os sintomas da contaminao podem ser: nusea, vmito, diarria, espasmos e fraqueza muscular, sudorese (suor excessivo), dificuldades respiratrias e morte.

Antdotos: Algumas substncias so conhecidas como inibidoras da ao do Soman. Entretanto, a atropina, fenobarbitol, carbamatos, algumas oximas e clonidina so estudadas e empregadas com eficincia contra a ao do Soman.

Conveno de 1993 sobre a Proibio das Armas Qumicas e sua Destruio


A Conveno sobre a Proibio do Desenvolvimento, Produo, Estocagem e Uso de Armas Qumicas e a Destruio das Armas Qumicas Existentes no Mundo classificada na categoria de instrumentos internacionais de direito internacional que probe o uso de armas cujos efeitos so particularmente abominveis. Desde o fim da Primeira Guerra Mundial, o pblico em geral condenou o emprego de meios de guerra qumicos e bacteriolgicos, que foram proibidos pelo Protocolo de Genebra de 1925. A aprovao da mencionada Conveno confirma o princpio bsico do direito relativo conduo das hostilidades, segundo o qual as partes em um conflito armado no tm um direito ilimitado de escolher os mtodos e meios de combate. Esta Conveno, negociao durante a Conferncia sobre o Desarmamento, foi aberta para assinatura em 13 de janeiro de 1993 e entrou em vigor em 29 de abril de 1997. Atualmente, obriga a grande maioria dos Estados.

Objetivos da Conveno A Conveno pretende, de um lado, excluir completamente a possibilidade de serem usadas armas qumicas. E, tal qual a Conveno de 1972 sobre as armas biolgicas, completa e refora em vrios aspectos o Protocolo de Genebra de 1925 sobre a proibio do uso, na guerra, de gases asfixiantes, txicos ou similares e de meios bacteriolgicos. Assim, parte o fato de que no se admite nenhuma reserva (art. XXII), a Conveno estende a proibio do emprego das armas qumicas ao desenvolvimento, produo, aquisio, estocagem, conservao e transferncia destas armas, alm de exigir tanto a sua destruio como a das instalaes usadas para a sua fabricao. Por outro lado, baseada na idia que os resultados obtidos pela qumica devero ser utilizados, exclusivamente, em benefcio da humanidade, a Conveno estimula e enquadra o desenvolvimento da industria qumica para fins por ela no proibidos. Estabelece igualmente um sistema para fornecer assistncia e proteo aos estados ameaados ou atacados com armas qumicas.

Proibies e destruio De uma parte, todo o Estado Parte na Conveno compromete-se, em quaisquer circunstncias (art. I, 1), a: No desenvolver, produzir, adquirir, estocar, conservar ou transferir armas qumicas; No usar armas qumicas; No dar incio a preparativos militares para o uso de armas qumicas; No ajudar, encorajar ou induzir por qualquer meio a ningum para realizar qualquer atividade proibida pela Conveno. A Conveno probe, alm disso, o uso de agentes de represso de distrbios como meio de guerra (art. I, 5). De outra parte, todo Estado Parte compromete-se a destruir: As armas qumicas, assim como as instalaes de produo de armas qumicas, que tenha ou possua ou que se existam em um lugar sob sua jurisdio ou controle (art. I, 2 e 4), devendo ser essa destruio efetivada em prazo mximo de dez anos, a contar da entrada em vigor da Conveno (art. IV, 6, e V, 8); Todas as armas qumicas que foram abandonadas no territrio de outro Estado Parte, de acordo com o Anexo da Conveno sobre Verificao (art. I, 3).

Armas proibidas e instalaes de produo A Conveno contm uma ampla definio de armas qumicas, includos cada um dos elementos que as compem. So, assim, consideradas armas qumicas os seguintes elementos, tomados conjunta ou separadamente (art. II, 1, 3 e 9): As substncias qumicas txicas ou seus precursores, com exceo das que forem destinadas para fins no proibidos por esta Conveno, em particular os fins industriais, agrcolas, de pesquisa, mdicos, farmacuticos, de proteo contra produtos qumicos, de manuteno da ordem ou fins militares que no tenham relao com o uso de armas qumicas; As munies ou dispositivos destinados de forma expressa para causar morte ou leses mediante as propriedades txicas das substncias; Qualquer material especificamente concebido para ser utilizado diretamente em relao com o uso dessas munies e dispositivos. Por instalao de produo de armas qumicas entende-se qualquer equipamento, includo qualquer prdio onde estiver localizado, que tiver sido projetado para fabricar ou conter tais armas (art. II, 8).

Sistema de verificao A Conveno estabelece um sistema obrigatrio de verificao do cumprimento, por parte dos Estados, das obrigaes convencionais em matria de destruio. Nesse sistema, que detalhado nos Anexos da Conveno, estipula-se a apresentao de declaraes iniciais, posteriormente anuais, referentes produo qumica industrial do Estado (arts. III, IV, 7, V, 9, e VI, 7 e 8, e Anexo sobre a Verificao). A verificao propriamente dita efetua-se segundo trs tipos de inspeo: as inspees de trmite baseadas nas declaraes nacionais (arts. IV a VI), as verificaes por denncia, cujo nico objetivo determinar os fatos relacionados com o eventual descumprimento da Conveno (art, IX) ou, por fim, as inspees devidas ao uso de armas qumicas (art. X). As substncias qumicas txicas usadas para fins no proibidos pela Conveno e as instalaes relacionadas com elas so tambm objeto de verificao em virtude do Anexo sobre Verificao (art. VI, 2).

A Organizao para a Proibio das Armas Qumicas (OPAQ) A OPAQ tem por misso zelar pela aplicao da Conveno e servir de referncia para os Estados Partes, que so de fato membros da Organizao, poderem colaborar e consultar-se (art. VIII, 1 e 2). A Secretaria Tcnica da OPAQ, que possui sua sede na Haia, est encarregada de executar as atividades de verificao e de prestar assistncia tcnica aos Estados Partes em relao ao cumprimento das disposies da Conveno (art. VIII, 3, 37 e seg.). Cada Estado Parte deve estabelecer ou designar Autoridade Nacional, que servir de centro nacional encarregado de manter enlace eficaz com a OPAQ (art. VII, 4). Ela desempenhar papel crucial na execuo das medidas de aplicao da Conveno. A definio de suas responsabilidades, de sua estrutura e de seu poder de execuo fica a critrio do Estado.

Medidas nacionais de aplicao

Cada Estado Parte possui obrigao de tomar, de acordo com seus procedimentos constitucionais, as medidas legislativas e administrativas necessrias para cumprir as obrigaes estipuladas na Conveno (art. VII) e informar a OPAQ dessas medidas adotadas (art. VII, 5). A fim de evitar diferenas de interpretao, deveria ser incorporada legislao interna a definio de armas qumicas estabelecida na Conveno. Todo Estado deve proibir e reprimir, em particular, as atividades proscritas pela Conveno (principalmente as proibidas pelo art. I, 1 e 5, e pelo art. VI, 2) mediante suas normas penais, e determinar a aplicao extraterritorial dessas medidas penais a seus nacionais (art. VII, 1). De acordo com o Estatuto de Roma, o Tribunal Penal Internacional ser competente para julgar aos acusados de crimes de guerra, entre os quais o de utilizar gases asfixiantes, txicos ou outros gases ou qualquer lquido, material ou dispositivo anlogo nos conflito armados internacionais [art. 8, (b), (xviii)]. Em virtude do princpio da complementaridade, a competncia do Tribunal somente ser exercida quando um Estado est incapacitado para empreender aes penais ou no deseje faz-lo. Importa lembrar que, para beneficiar-se desse princpio, o Estado dever, em primeiro lugar, dotar-se de leis que lhe permitam processar os autores dos crimes.

A forma e o contedo das outras formas necessrias para aplicar a Conveno dependero das reservas de armas e das instalaes disponveis no Estado, assim com do carter da indstria qumica. Sem ser exaustivas, essas medidas devem garantir e promover: A colaborao e a assistncia jurdica entre os Estados Partes para facilitar o cumprimento das obrigaes estipuladas na Conveno, em particular no que se refere preveno e represso das atividades proibidas (art. VII, 2); A designao ou estabelecimento de Autoridade Nacional encarregada de manter um enlace eficaz com a OPAQ e outros Estados Partes (art. VII, 4); A transmisso obrigatria para a Autoridade Nacional, por parte das entidades envolvidas, da informao indispensvel para elaborar declaraes nacionais justas e completas; No mbito do sistema de verificao, de acordo com o Anexo sobre Verificao: a entrada e sada dos equipamentos de inspeo da OPAQ e do material aprovado, o acesso de equipamentos de inspeo das instalaes e a realizao das inspees, especialmente no que diz respeito tomada de amostras e a anlise dessas; A reviso das normas nacionais na rea de comrcio de substncias qumicas, para torn-las compatveis com o contedo e propsito da Conveno (art. XI, 2, e), de acordo com as medidas de controle exigidas pela Conveno; O tratamento confidencial, de conformidade com o estipulado no Anexo sobre a Confidencialidade, das Informaes recebidas confidencialmente da OPAQ (art. VII, 6); O respeito dos privilgios e as imunidades necessrias para o exerccio das funes da OPAQ e das pessoas designadas da Conveno (art. VIII, 48-51 e Anexo sobre a Verificao).

You might also like