You are on page 1of 43

http://www.youtube.com/watch?

v=amYlxpC0Eao&feature=fvw

Sua primeira aula de Violo!

Quarta-Feira, 19 de Janeiro de 2011 Boa Tarde! Caro amigo, Tocar um instrumento musical pode ser uma das experincias mais legais e gratificantes que se possa ter. Alm da satisfao pessoal de estar tocando violo, voc ainda pode ter a admirao de todos os seus amigos e familiares. Por isso meu amigo, espero que voc goste do nosso curso gratuito e possa colher bons frutos com ele. Caso voc tenha alguma dvida, sinta-se a vontade para entrar em contato conosco, teremos o maior prazer em ajud-lo nessa nova etapa de sua vida que se inicia aqui. Pronto para sua primeira aula? Ento vamos l! :) Como anda a sua postura? Para que se tenha a firmeza necessria na hora de tocar violo, fundamental uma boa postura. Postura essa que evita tenses desnecessrias e desconforto. Muitas vezes, uma posio adequada ao tocar, pode definir o sucesso da performance, pois o contrrio pode trazer incmodo e cansao. Voc deve procurar se sentar de modo que tenha firmeza e apoio ao corpo e at, de certa forma, elegncia! Quando voc for tocar violo, primeiramente voc deve se lembrar: Se voc destro: Sua mo direita deve fazer o dedilhamento nas cordas, enquanto a mo esquerda faz os acordes, como mostra na figura ao lado. Se voc canhoto: Sua mo esquerda deve fazer o dedilhamento nas cordas enquanto a mo direita faz os acordes

Procure ficar sentado com as costas retas. De modo que a coluna esteja bem apoiada sobre a cintura, e que esteja ereta e confortvel. O cotovelo do brao que faz os ritmos (batidas), deve ser colocado de maneira confortvel, sobre a parte superior traseira do violo.

Para conseguir firmeza necessria na mo que executa as notas e acordes, muito importante que o dedo polegar se mantenha no centro da parte traseira do brao, de forma leve para que se possa movimentar a mo pela escala, sempr que preciso. <-- (veja o exemplo ao lado)

Como tocar uma nota Adquirir uma boa pegada, igualmente importante para o seu aprendizado de violo. A ponta do seu dedo deve cair imediatamente entre os trastes, veja o exemplo ao lado: (Ao pressionar bem no centro nota produz um som mais limpo)

Como tocar um acorde Agora se voc for tocar acordes, o segredo esta em voc colocar seus dedos o mais prximo do traste, como mostra na figura ao lado. Observao: Para segurar os acordes mais facilmente, coloque o dedo o mais prximo possvel do traste. Assim voc no precisar fazer tanta fora para executar o acorde, mas no coloque seus dedos em cima do traste, pois assim no vai sair som algum.

Pronto meu amigo, agora voc j sabe as tcnicas bsicas para tocar violo. Antes de darmos continuidade com qualquer outro estudo como, o que so cifras, acordes e como form-los, voc precisa desenvolver uma certa agilidade nos dedos (coordenao motora). E para isso, existem tcnicas especficas, mais conhecidas como Exerccios de Cromatismo. Exerccio de Cromatismo para alongamento dos dedos Exerccios de cromatismo, so exerccios extremamente simples porm milagrosos, pois praticando-os todos os dias voc desenvolver agilidade nos dedos para:

Tocar notas com facilidade, fazendo solos, escalas, tcnicas etc. Formar acordes com ou sem pestana, inverses etc.

Por isso muito importante que voc pratique todos os dias esse exerccio que veremos abaixo, pois alm de desenvolver a musculatura dos seus dedos, ele serve como exerccio de aquecimento, evitando posteriormente leses por esforos repetitivos LER. Veja o diagrama abaixo:

Cada bolinha vermelha sobre o brao do violo corresponde a uma nota que voc deve executar, por exemplo: Na primeira casa, toque com o dedo indicador, na sequncia, a segunda casa, toque com o dedo mdio, logo aps, na terceira casa toque com o dedo anelar e por fim, na quarta casa, toque com o dedo minimo. Terminando a sequncia na primeira corda, voc pula para prxima (a corda abaixo). Para simplificar ainda mais, veja o vdeo que elaboramos para voc: Vdeo - Exerccio de Cromatismo
http://www.youtube.com/watch?v=_6mDNvWU0uc&feature=player_embedded

Nota: para fazer este exerccio, toque as notas com seu dedo polegar da mo

direita (se voc for destro). Pratique este exerccio todos os dias. Espero que voc tenha gostado dessa aula. Amanh iremos falar sobre seus primeiros acordes! Quarta-Feira, 19 de Janeiro de 2011 Boa Tarde! Parabns, hoje voc ter a sua verdadeira inicializao na msica! Na aula de hoje veremos os seus primeiros acordes e um breve exerccio prtico, que alm de desenvolver a sua coordenao motora ir familiariz-lo com os acordes. Nota do Professor: Aprendendo os tpicos certos na hora certa, tocar violo se torna uma experincia prazerosa e sem complicaes. Por isso, procure estudar apenas o que estamos passando para voc aqui, no tente pular captulos ou procurar mais contedo, pois voc pode ter uma confuso mental e complicar o seu aprendizado. Bom, vamos l ento! Seus primeiros acordes! Um acorde nada mais que um conjunto de 3 notas musicais ou mais, sendo executadas ao mesmo tempo. E eles so representados por letras maisculas, tambm conhecidas como Cifras.(veremos mais sobre este assunto na aula de amanh) Hoje, vou passar para voc a frmula bem simplificada de como fazer o Acorde de R maior, para os alunos mais experientes DM ou apenas D, e o acorde de Sol Maior, para os mais experientes GM ou apenas G. Antes de expor a frmula do acorde de R, voc precisa sabe o seguinte: sempre irei utilizar desenhos indicativos para mostrar os acordes, estes desenhos chamamos de Shapes. E neste sistema de Shape, cada dedo simbolizado por um nmero (os dedos da mo que executa os acordes) Confira o exemplo abaixo:

Dedo Dedo Dedo Dedo

Indicador Mdio Anelar Mnimo

= = = =

nmero nmero nmero nmero

01 02 03 04

Bom agora que voc j sabe como representado cada DEDO de sua mo nos desenhos de acordes, vamos ao primeiro exerccio. Apresento a voc o acorde de R Maior ou D. Veja o SHAPE do acorde

Agora veja como voc deve execut-lo

E por fim, apresento a voc o acorde de Sol Maior ou G Veja o SHAPE do acorde

Agora veja como voc deve execut-lo

Pronto, agora voc j sabe como fazer o acorde de R maior e Sol maior! Vamos ento ver como toc-los? Pegue o seu violo, chegou a hora da parte prtica desta aula :) Lembrete: Faa o exerccio de cromatismo que voc aprendeu na aula anterior como aquecimento. O exerccio que vou passar muito simples, trata-se apenas de uma simples troca entre os dois acordes que voc aprendeu hoje. Veja a sequncia:

Como fazer ? Cada seta na sequncia acima, indica como voc deve tocar nas cordas do violo. Veja:

Seta para baixo com a letra P, indica que voc deve tocar nas cordas com seu polegar para baixo; Seta para baixo com a letra M, indica que voc deve tocar nas cordas com todos os dedos para baixo.

Para simplificar ainda mais, veja o vdeo que fizemos para voc, demonstrando detalhadamentecomo fazer esse exerccio: Vdeo - Acordes
http://www.youtube.com/watch?v=tQpnKnGoIsg&feature=player_embedded

Vdeo Batida
http://www.youtube.com/watch?v=oRa8SDlU_50&feature=player_embedded

Ateno ao exerccio acima:

Tente apertar firmemente com seu polegar atrs do brao do violo. Certifique-se que seus dedos estejam pressionando as cordas perto dos trastes, porm sem ser em cima do traste. As suas unhas devem estar mais curtas possvel. Isso previne que elas interfiram nas vibraes das cordas.

Espero que voc tenha gostado dessa aula. Repita este exerccio at dominar a mudana dos acordes, pois amanh continuaremos a praticar mais alguns acordes e falaremos tambm detalhadamente sobre Cifras.
FALTA AULA 3

Quarta-Feira, 19 de Janeiro de 2011 Boa Tarde! Seja Bem Vindo! Hoje meu caro amigo, ser um dia muito especial! Pois muitos alunos dessa amostra grtis, iro ter sua primeira experincia real com o violo. Nas linhas abaixo irei explicar para voc, de uma forma super facilitada, como tocar passo passo o grande sucesso de Bob Dylan Knock Knock on Heavens Door. Espero que voc goste! Ateno: a verso da msica que voc vai aprender hoje, foi feita com base na verso do Guns n Roses!

Vamos l ento! Para tocar a msica Knock Knock on Heavens Door, utilizamos apenas 3 ACORDES, que so: G (Sol maior) - D (R Maior) - C (D Maior) Nota: Est lembrado dos exerccios que fizemos nas aulas anteriores? Ento, esses exerccios na realidade, esto baseados na msica que voc ir aprender hoje. E ao praticar os exerccios, voc j estava se preparando para tocar sua primeira msica. Ento, espero que goste! :) Agora veja baixo a Cifra da msica e logo aps o vdeos de como voc deve toc-la: G D C Mama take this badge from me G D C I cant use it anymore G D C Itsgettingdarktoodarktosee G D C FeelslikeImknockinonheavensdoor Refro G D C Knock-knock-knockinonheavensdoor (4x) G D C Mama put my guns in the ground G D C I cant shoot them anymore G D C Thatcoldblackcloudiscomindown G D C FeelslikeImknockinonheavensdoor Refro G D C Knock-knock-knockinonheavensdoor(4x)

Agora que voc j conhece a letra da msica e sua CIFRA, vamos estudar o Ritmo da msica (na linguagem popular - Batida da mo direita para os destros)

Como fazer? Utilizamos o mesmo esquema para ilustrar a batida desta msica. Conforme outros exerccios, segue explicao da ilustrao: Cada seta na sequncia acima, indica como voc deve tocar nas cordas do violo. Veja:

Seta para baixo com a letra P, indica que voc deve tocar nas cordas com seu polegar para baixo; Seta para cima com a letra P, indica que voc deve tocar nas cordas com seu polegar para cima; Seta para baixo com a letra M, indica que voc deve tocar nas cordas com todos os dedos para baixo.

Para simplificar ainda mais, veja o vdeo que fizemos para voc, demonstrando detalhadamente como fazer esse exerccio:

Vdeo - Batida (lento)

http://www.youtube.com/watch?v=je1a7VjVqu4&feature=player_embedded

Vdeo - Batida (normal)


http://www.youtube.com/watch?v=DMy_3zBuUTM&feature=player_embedded

Pronto! Voc j sabe o Ritmo da Msica, vamos toc-la ento? Veja abaixo o vdeo e o diagrama explicando a mudana de acordes:

Vdeo Acordes
http://www.youtube.com/watch?v=6_4mzPXDsL4&feature=player_embedded

Nota do Professor: Espero que voc tenha gostado dessa aula. Com certeza, a nessa altura do campeonato, voc j deve ter idia de como fcil tocar violo! Principalmente quando se aprende com um mtodo prtico e facilitado como o Guitarnow.

Por isso, convido-o a participar do nosso curso completo de Violo! Em apenas 30 DIAS voc aprender todos os tpicos necessrios para tocar qualquer msica no violo, isso tudo claro, com suporte de um professor especializado para tirar suas dvidas e garantir o seu aprendizado! Por apenas R$59,90 ou R$6,32 mensais, voc estuda na maior escola de msica do Brasil, com o mtodo mais rpido da atualidade, e com garantia total de aprendizado!

Isso mesmo, se voc no ficar satisfeito em 30 DIAS com o Curso de Violo Guitarnow, ns daPrime Cursos devolvemos todo o SEU DINHEIRO! RISCO ZERO, pague apenas se gostar! No perca essa oportunidade, ltimos exemplares: Clique Aqui: Desejo a voc um timo estudo! Att Antonio Braun Equipe Prime Cursos do Brasil

Exerccios com acordes e Aprendendo a ler cifras


Quarta-Feira, 19 de Janeiro de 2011 Boa Tarde! Seja bem-vindo! Ol meu aluno, tudo bem com voc? Conseguiu praticar o exerccio que eu te passei ontem? Bom espero que sim, pois hoje eu irei passar mais um acorde para voc adicionar na seqncia de ontem... Por hora, vou comear essa aula falando um pouco sobre cifras, o que so e como ler... O que so cifras? Cifras nada mais que; uma vogal ou consoante que representa um acorde ou uma nota musical. Alm das vogais e consoantes, a simbologia feita com nmeros e outros smbolos. Em resumo: O processo para Cifrar acordes ou notas musicais, baseado em letras maisculas, que representam o nome das notas em Ingls, veja a seqncia abaixo:

Mi

Sol

Como eu mencionei acima alm das letras maisculas, so utilizados smbolos , nmeros entre outros, que servem para indicar alguma alterao na nota fundamental, por exemplo: Sabemos que o acorde de D maior representado por C, certo? Ento se o acorde for de D menor, como podemos represent-lo usando o modelo de cifras? Acordes menores so representados com um M ao lado da cifra, por exemplo; D menor Cm (todo acorde menor representado com a letra m - ateno ela tem que ser minscula) Muitos devem estar se perguntando, mais professor como voc sabe que um acorde menor usa um m minsculo ao lado, ou que um acorde sustenido contm # (o famoso jogo da velha) ao lado da cifra? Eu responderei com o maior prazer, veja essa frmula que eu fiz para voc entender: A B C D E F G m b # 7 + = L = Si = D = R = Mi = F = Sol = Menor = Bemol = Sustenido = Com stima ou Aum = aumentado ou Dim = diminuto Am = L menor D# = R Sustenido Gb = Sol bemol B7 = Si com stima C#m = D sustenido menor F6 = F com sexta Caum7 = D aumentado com stima Cdim7 = D diminuto com stima Bb = Si bemol A9 = L com nona Gbm = Sol bemol menor A7+ = L com stima aumentada C7- = D com stima diminuta

(O exemplos acima podem ser utilizados em todo os acordes, C,D,E,F,G,A - B) Dica do professor: Se voc no pretende dar aulas de violo em conservatrios, no ser necessrio estudar o POR QUE as cifras usam esses smbolos. No se preocupe em decorar as frmulas tambm, com o tempo e prtica voc ir dominar esse assunto com muita facilidade, enquanto tiver dvida faa uma consulta aqui na aula. Bom, agora que voc j sabe o que so CIFRAS e como ler elas, vamos dar continuidade ao exerccio da aula de ontem. Ateno: Somente d continuidade a esta aula de voc j dominou os exerccios que fizemos ontm com os acordes Sol (G) e R (D), pois o exerccio que irei

passar agora, basicamente o mesmo que fizemos ontm, apenas adicionando outro acorde a sequncia. Apresento agora a voc o acorde de D maior ou C Veja o SHAPE do acorde

Agora veja como voc deve toc-lo

Bom, agora que voc j aprendeu o acorde de D Maior, vamos ao nosso exerccio prtico de hoje: Ateno: O objetivo que temos com este exerccio, que voc comece a ter mais

intimidade com o violo e que tambm ganhe mais segurana em sua mo que faz a batida.

Para este exerccio, basta seguir a mesma batida que voc fez ontm, apenas adicionando o acorde de D Maior no final. Segue abaixo, uma descrio de como entender o diagrama acima e fazer a batida e troca de acordes. Como fazer ? Cada seta na sequncia acima, indica como voc deve tocar nas cordas do violo. Veja:

Seta para baixo com a letra P, indica que voc deve tocar nas cordas com seu polegar para baixo; Seta para baixo com a letra M, indica que voc deve tocar nas cordas com todos os dedos para baixo.

Para simplificar ainda mais, veja o vdeo que fizemos para voc, demonstrando detalhadamente como fazer esse exerccio: Vdeo Acordes http://www.youtube.com/watch?v=0wSlDV3bOuw&feature=player_embedded

Caso voc ainda no tenha pegado a maneira de fazer esta batida, segue abaixo o vdeo da mesma: Vdeo Batida http://www.youtube.com/watch?v=oRa8SDlU_50&feature=player_embedded

Repetindo algumas observaes:

Tente apertar firmemente com seu polegar atrs do brao do violo. Certifique-se que seus dedos estejam pressionando as cordas perto dos trastes, porm sem ser em cima do traste. As suas unhas devem estar mais curtas possvel. Isso previne que elas interfiram nas vibraes das cordas.

Percebe como fcil? Repita esta sequncia de acordes o mximo de vezes puder, para realmente dominla. Pois ser com base nestes exerccios que voc ter suas prximas aulas. Bom, espero que voc tenha gostado desta aula. Amanh ser um grande dia. Voc ir aprender a tocar sua primeira msica de verdade no violo. No incrvel? Voc gostou da metodologia dessa aula? Ento veja a mensagem abaixo:

---------------------------------------------------------------------------------ATENO VEJA ESSE VDEO E COMPROVE POR QUE VOC TOMOU A DECISO CORRETA DE APRENDER A TOCAR VIOLO COM A PRIME CURSOS DO BRASIL!
http://www.youtube.com/watch?v=OSxaFHbnafU&feature=player_embedded Depoimento de Thiago Santos, um aluno do Curso de Violo Guitarnow que como voc, resolveu investir em seu prprio sonho e aprendeu a tocar em menos de 30 dias.

Ao adquirir o Curso de Violo Guitarnow voc:


Ir fazer SUCESSO, impressionar seus amigos, familiares, namoradas(os); Ganhar um dinheiro extra todos meses, tocando violo em bares, animando festas, dando aulas particulares e muito mais; Aprender a COMPOR com um VENCEDOR DO GRAMMY LATIDO; Aprender a tocar violo no conforto do seu lar, com suporte de um professor especializado para garantir seu aprendizado; Ser aluno da nica empresa que oferece GARANTIA TOTAL de investimento aos seus alunos, ou seja devolvemos seu dinheiro se voc no ficar satisfeito.

No perca essa oportunidade, estude na maior escola de msica online do Brasil, por apenas R$6,32 reais ao ms! Somente atravs dessa aula voc compra com 75% de DESCONTO de R$199,90 por apenas R$59,90 ou em 10 vezes de R$6,32 reais ao ms!

CLIQUE AQUI para aproveitar esta promoo

Quarta-Feira, 19 de Janeiro de 2011 Boa Tarde! Ol parceiro(a), como andam as coisas por a? Na aula de hoje iremos falar um pouco sobre a Frmula que FAZ A MSICA! Antes de tudo, permita-me parabeniz-lo, pois se voc j dominou a msica que aprendemos ontm, com certeza voc j sabe tocar CENTENAS de msicas famosas no violo! Calma, calma, antes de achar que eu estou ficando louco, pensando: - como possvel tocar centenas de msicas no violo, se eu apenas aprendi uma nica msica? Em minha defesa eu declaro: CAMPO HARMNICO!!! Isso mesmo, CAMPO HARMNICO! Achou esquisito? Mas fique tranqilo no irei dar uma de professor terico chato hehehehe, pois a finalidade dessa aula no passar TEORIAS e sim, deix-lo por dentro do tema.

Falando em professor de Teoria Chato, voc gostaria de saber o que um professor desses falaria para voc sobre esse assunto???

Prepare-se a explicao abaixo ser traumatizante!

"As melodias so feitas dentro de um cont em que existe um centro tonal indicando u harmonia e uma escala. Os acordes sugerid pela melodia esto contidos no que se cham campo harmnico." Algum entendeu alguma coisa?

Meu amigo, traduzindo para o jeito Guitarnow, Campo Harmnico nada mais que: Toda musica que voc escuta nas rdios, no computador, no mp3 player efim.. Qualquer msica que voc escuta por a, foi escrita a partir de uma frmula, conhecida como Campo Harmnico ou Progresso de acordes. Resumindo: essa frmula nos diz que ACORDE combina com qual ACORDE, deu para entender? Por exemplo, toque o acorde de Sol maior e depois de R maior o som emitido est dentro de uma harmonia, agora tente tocar o acorde de Sol maior e logo aps Mi maior, com certeza vai ficar estranho. Para concluir, gostaria de mostrar para voc, um exemplo bem prtico do que estou falando aqui: Tomamos a msica knock knock on heavens door, que voc aprendeu ontem: Os acordes da msica so: G (Sol) D (r) C (d) Agora vejamos a msica: Gnesis Katsbarnea (msica famosa no meio Gospel) Os acordes da msica so: G (Sol) D (r) C (d) Percebeu meu amigo? Os acordes utilizados nas duas msicas so iguais, a nica diferena delas a melodia e a letra, pois at o ritmo (batida para mo

direita) pode ser utilizada a mesma. Conclundo: Campo Harmnico a frmula que ir indicar qual acorde combina com outro acorde. Entendendo eles, voc acaba por dominar a frmula para fazer msica! Por isso caro aluno, quando voc domina 1 msica apenas, como se voc j soubesse tocar 1000. Moral da histria, quando voc estuda com o mtodo de violo correto, com uma linguagem simples e prtica, qualquer assunto fica fcil de compreender. Ns da Prime Cursos temos uma proposta imperdvel para voc, vlida somente hoje: Separamos 40 Msicas como as que vimos ontm, super facilitadas para que voc consiga toc-las em minutos e impressionar todos os seus amigos e familiares. Comprando ainda hoje o seu exemplar do Curso de Violo Guitarnow com 60% de desconto, voc ganha GRTIS essas 40 MSICAS CIFRADASS COM SEUS RITMOS DESENHADOS! Voc pode ter um repertrio de um msico

profissional em questo de 20 DIAS! No perca essa oportunidade! Oferta vlida somente hoje: Clique Aqui para fazer seu pedido agora! Ou acesse pelo link http://www.tocarviolao.com.br Lembrando: Sua satisfao GARANTIDA ou seu dinheiro de Volta! Desejo a voc muito sucesso e um timo estudo! Att Antonio Braun Equipe Prime Cursos do Brasil

Como ler Tablaturas e fazer SOLOS INCRVEIS no VIOLO


Ol violeiro de planto, tudo bem com voc? Hoje a nossa aula ser muito interessante, pois iremos falar sobre SOLOS e TABLATURAS! Por acaso ,voc j sabe o que uma tablatura? J ouviu falar no assunto? Bom hoje o dia pelo visto vai ser muito educativo, pois voc ir aprender como LER e escrever esses nmeros espalhados pelo brao do violo.. Talvez voc j tenha visto eles antes, principalmente quando voc busca a cifra de uma msica que contenha um solo

Ento caro aluno, tablatura nada mais que uma representao do brao do violo, que indica qual corda e a casa que voc deve tocar. As linhas

horizontais representam as cordas e, sobre s linhas, so colocados nmeros que representam a casa onde a nota se encontra. Vamos ver o exemplo abaixo para ficar mais claro:

Uma casa no violo a distncia de um traste ao outro. (traste o ferrinho que divide o brao do violo, em vrias partes). Os nmeros acima do brao do violo 1 , 2 , 3 , 4 , 5 , 6 , 7 corresponde ao nmero de cada casa. Resumindo aonde est o nmero 1 corresponde a casa 1, aonde est o nmero dois corresponde a casa 2. Deu para entender? Ento, agora vamos conhecer um pouco as cordas do seu violo.

Nota

A corda no topo a mais grossa 6 corda (memorize bem o numero de cada corda); A corda na extremidade inferior a mais fina 1 corda.

A nota musical que coloquei dentro das bolinhas vermelhas, em cima de cada corda, corresponde a corda sendo tocada solta. Ou seja, se voc tocar a primeira corda de baixo para cima do seu violo (a corda mais fina e aguda) ela ir emitir a nota Mi ou E. Vamos ver agora um exemplo de tablatura, para facilitar o estudo; Exemplo 1 E----------------------B------4---------------cima) G----------------------D----------------------A----------------------E----------------------Toca-se: 4 (quarta) Casa da 2(segunda) Corda. A imagem abaixo mostra qual nota voc deve tocar conforme est a tablatura. (repare bem no nmero de cada corda, pois na tablatura a corda mais fina sempre a primeira - olhando de cima para baixo -, ao contrrio do brao do violo, que a primeira corda a mais grossa 6) Corda 1 Corda 2 (CORDA Si - 2 corda de baixo para Corda Corda Corda Corda 3 4 5 6

Exemplo 2 E----------------------B----------------------G----------------------D----------------------A------0---------------E----------------------Toca-se: Apenas a 5 (quinta) Corda solta. Obs.: Quando temos o nmero zero, toca-se a corda solta. Corda Corda Corda Corda Corda Corda 1 2 3 4 5 6

Exemplo 3 E-------------------------B-----------6-------------G-------5-----------------D----------------0--------A-------------------------E-------------------------Toca-se: 5 Casa da 3 Corda; 6 Casa da 2 Corda; 4 corda solta. Veja o exemplo abaixo de como voc toca essa sequncia Corda Corda Corda Corda Corda Corda 1 2 3 4 5 6

Pronto amigo! Se voc entendeu todos os exemplos at agora, voc j sabe ler TABS! Para reforar a lio de hoje, vamos tocar um solinho? A melodia que veremos agora do Filme Ases Indomveis - TOP GUN Arthem Veja abaixo a tablatura da msica. E-----------------------------------------------------------| B-----8--8--6-5-6-5--------------5-----5--6--5-----5--------| G--5------------------7--7--5--7-----7-----------7-----7-7--| D-----------------------------------------------------------| A----------------------------------------------------------

--| E-----------------------------------------------------------| E------------------------------------------------------| B-----8--8--6-5-6-5--------------5-----5--6--5-----8---| G--5------------------7--7--5--7-----7-----------7-----| D------------------------------------------------------| A------------------------------------------------------| E------------------------------------------------------| Para facilitar a lio acima veja o vdeo mostrando como tocar essa tablatura :
http://www.youtube.com/watch?v=YpRLzn26BcM&feature=player_embedded

Nota: para fazer este exerccio, toque as notas com seu dedo polegar da mo direita (se voc for destro).

Ol meu amigo, tudo bem? Espero que voc tenha gostado da ltima dica, graas a ela minha caixa de e-mail amanheceu lotada! hehehehe. Em resposta a maioria das perguntas, hoje irei falar sobre aquele medinho bobo que todos ns temos de errar em pblico... Graas a esse medo muitas pessoas acabam deixando de tocar violo em pblico, perdendo a oportunidade de se divertir, ganhar um dinheirinho extra (fazendo apresentaes em bares e festas), fazer novos amigos e at quem sabe ganhar uma certa fama em seu bairro, cidade etc... Seja sincero(a), voc j teve alguma oportunidade de tocar violo para outras pessoas? E o que voc sentiu? Caso voc no tenha tido a

oportunidade, o que voc pensa sobre o assunto? Por acaso voc sente medo de ter um branco repentino quando est tocando? Ou medo de ser ridicularizado??? Pois ento meu amigo(a), um dos maiores medos de todo aprendiz, o de ter um branco repentino quando se est no palco se apresentando. E, conseqentemente, acabar sendo vaiado.... Para corrigir esse medo voc precisa se preparar com ensaios e prticas dirias. Quando voc estuda uma msica todos os dias, seu crebro cria slidas conexes nervosas fazendo com que voc toque violo como se estivesse no piloto automtico. Essas conexes que foram criadas, iro funcionar como uma gravao biolgica, e voc vai se sentir muito mais seguro no palco: sem precisar "pensar" na msica e sem medo de errar. Por isso, fundamental voc formar um repertrio de pelo menos 10 msicas e estud-las at no suportar mais ouvir sua prpria voz! hehehehe. Outra dica quente : nunca decore uma msica, procure entend-la. Letras que so decoradas so esquecidas facilmente. Entenda aquilo que voc est tocando ou cantando, crie um filme mental daquilo que a letra da msica diz (faa isso e comprove como voc ir memorizar facilmente uma msica).

Tenha sempre em mente que na vida tudo envolve a crena que voc tem de si mesmo, aquilo que voc pensa e acredita. Por isso, nunca pense que voc um "zero a esquerda" ou que no nasceu "para a coisa"... pois se voc mesmo pensa isso de si prprio, no espere que os outros pensem diferente! Atualmente, existem muitas tcnicas para curar esse tipo de problema (timidez, medo de ser rejeitado em pblico etc). No Curso de Violo Guitarnow, ns da Prime Cursos, utilizamos as modernas tcnicas de PNL (Programao Neuroligustica), e com isso, os nossos alunos aprendem a estudar corretamente, absorvendo muito mais contedo e menos tempo.

Em resumo: eliminamos aquela falsa crena que tocar violo difcil ou de que leva-se anos para aprender. Com o nosso Curso de Violo Guitarnow e graas a tcnicas revolucionrias de PNL utilizadas, voc perde o medo de errar, pois percebe que muito fcil tocar violo. Por isso, para adquirir o Guitarnow Violo com as modernas tcnicas de PNL, acesse o link abaixo: http://www.tocarviolao.com.br Espero que essa dica ajude-o a melhorar sua vida no apenas quando o assunto violo, mas em tudo! Desejo a voc muito sucesso! Att Antonio Braun Equipe Prime Cursos do Brasil

Como tirar um som alto e forte no violo?


Ola meu amigo, tudo bem? Hoje irei falar sobre uma das maiores dvidas de quem est comeando a tocar violo.. Todos os dias estou recebendo perguntas sobre esse assunto,principalmente depois que muitos aprenderam sua primeira msica aqui no nosso curso grtis. Como posso tirar um SOM alto e FORTE no violo? A resposta para essa pergunta parece ser muito simples: basta bater com fora nas cordas. Isso, porm, pode ser um caminho fcil e rpido para deixar seus dedos DUROS e MACHUCADOS, que com certeza absoluta, ser seu maior inimigo quando for tocar alguma msica. (dores musculares e nas pontas dos dedos) Todo aluno iniciante tem aquele impulso que pressionar as cordas com fora, assim como se estivesse cavando um buraco na areia. Quase sempre associamos volume a fora, fatores que, na verdade, no esto relacionados..

Tenha sempre em mente: Quando usamos a fora, contramos mais a musculatura. Com a repetio do movimento, tendemos a manter essa contrao, transformando a fora em tenso, que, por sua vez, consome mais energia. Sendo assim, essa energia descarregada de forma desequilibrada. Resultando em um som picotado e com trastejamento, sem mencionar tambm na perda de agilidade. Ento, o que deve ser feito? Quando voc for tocar uma msica, voc deve mentalizar um movimento de arremesso e no de compreenso dos msculos (ou em outras palavras, DAR PORRADA nas cordas). Som alto no violo sinnimo de VELOCIDADE e PRECISO. Por exemplo;

Velocidade ao executar o ritmo na mo direita, quanto mais rpido voc bater nas cordas maior ser o volume. Preciso para apertar as cordas nas casas certas e com a posio dos dedos corretas, sem precisar fazer fora.

E voc deve estar se perguntando, como eu fao para adquirir preciso ao tocar violo? Sempre que voc for estudar uma msica, melodia, tablatura, o que for, procure estud-la em uma velocidade to baixa que parea ser impossvel de errar. Assim que voc dominar bem em velocidade lenta o exerccio, v aos poucos aumentando a velocidade... sendo assim, voc ir criar preciso para executar as notas com facilidade sem precisar fazer muita fora. Desta forma, voc aprende de maneira correta, e ainda garante o melhor som de seu violo. Bom, espero que essa dica tenha lhe ajudado. Amanh teremos mais. Voc gostou da metodologia dessa aula? Pois ento: Essa aula uma amostra grtis do PREMIADO Curso de Violo Guitarnow! Venha estudar na maior escola de msica online do Brasil. Na Prime Cursos voc aprende a tocar violo em 30 DIAS no conforto do seu lar, com suporte de um professor especializado para tirar suas dvidas e garantir o seu aprendizado! Tudo isso por R$59,90 ou R$6,32 (seis reais e trinta e dois centavos) mensais.

Saiba mais sobre o Curso de Violo completo acessando: http://www.tocarviolao.com.br Sua satisfao em 30 DIAS ou seu dinheio de volta! Risco ZERO! Desejo a voc um timo estudo! Att Antonio Braun Equipe Prime Cursos do Brasil

Quinta-Feira, 20 de Janeiro de 2011 Bom Dia! Ol amigo, tudo bem??

Na aula de hoje veremos mais um exerccio de cromatismo, como aquele que aprendemos no primeiro dia do nosso curso, tais lembrado? Ento, como eu j havia comentado em nossa primeira aula, muito importante que voc execute esses exerccios todos dias, pode-ser por apenas 3 minutos, pois o propsito deles desenvolver a sua coordenao motora e aquecer seus dedos para o estudo dirio. Por isso, nunca se esquea, antes de comear seus estudos dirios, sempre faa os exerccios de cromatismo que voc aprendeu aqui, oks? O exerccio de hoje bem simples, porm executando-o todos os dias voc vai aos poucos desenvolvendo independncia nos seus dedos, facilitando a formao de acordes, execuo de melodias entre outros.

Vamos l, ento? Segue abaixo, a tablatura do exerccio que voc ir fazer hoje:

E-----------------------1-2--2-1-----------------------B-------------------1-2----------2-1-------------------G---------------1-2------------------2-1---------------D-----------1-2--------------------------2-1-----------A-------1-2----------------------------------2-1-------E---1-2------------------------------------------2-1---Agora para facilitar vejamos o exerccio sendo executado em vdeo:


http://www.youtube.com/watch?v=AIJWHLg2ydk&feature=player_embedded

Nota: para fazer este exerccio, toque as notas com seu dedo polegar da mo direita (se voc for destro).

Ol meus amigos, tudo bem? Na aula de hoje iremos ver algumas dicas e tcnicas para manter nosso brinquedinho sempre bonito! Voc sabia, que certos costumes ajudam a preservar o seu violo e deix-lo sempre em bom estado para uso? Voc sabia tambm, que manter o violo afinado, alm de ser obrigatrio para o estudo (e bom para os ouvidos rsrs), mantm a estabilidade do mesmo ? Seu violo pode durar anos e mais anos com muita qualidade s por causa disso! Por acaso voc est se perguntando, o que tem haver a afinao do meu Violo, com o estado de conservao dele? E eu respondo: Tem tudo haver, pois as cordas, quando fazem muita presso sobre o brao do violo, aos poucos vo tirando-o de sua posio original, ou seja, a tenso das cordas pode literalmente entortar o brao de seu violo. Esse fenmeno conhecido como EMPENAR. Fora essa dica, fundamental voc deixar sempre um pedao de pano (serve uma camiseta velha de algodo) ao lado do seu companheiro, pois sempre bom limpar as cordas durante um treino e outro. (todos os dias depois que voc utiliza o seu violo, procure passar um pano nas cordas). Mesmo que voc no perceba a marca de suor nas cordas, passar um paninho nelas garante uma durabilidade muito maior, pois existem outros fatores que desgastam as cordas do seu violo, um deles pode ser a umidade. Caso voc tenha problemas de transpirao excessiva, esse processo deve ser feito vrias vezes durante o estudo, alguns minutos de suor excessivo sobre o seu violo, podem causar danos no verniz e nas cordas, oxidao prematura. Procure tambm sempre limpar bem as mos antes de tocar, gordura, oleosidade e at mesmo pedacinhos de chocolate, consumido durante o almoo, podem se transformar em uma grande sujeira e, desta forma, alterar o som e a higiene do violo.

Agora que voc j tem uma certa noo de como cuidar bem do seu parceiro, deixe me falar sobre outros fatores que prejudicam e muito a vida til do seu companheiro! Temperatura e umidade Essas so uma das maiores inimigas do Violo. A madeira, por ser um material orgnico, tende a trabalhar de acordo com as variaes de temperatura e umidade. J que este ltimo entrave no pode ser controlado, preciso ficar atento a possveis rachaduras que podem surgir por causa dessas mudanas. Isso comum em violes construdos com jacarand-da-bahia, pois um material com estabilidade relativa, apesar de possuir excelente sonoridade. Alm disso, necessrio redobrar a ateno com as altas temperaturas. Elas podem trincar tampos e rachar laterais e fundos, alm de empenar o brao do violo. Transporte Esta tarefa parece muito simples. Mas, se no for feita de maneira adequada, pode acarretar muitos problemas. O transporte mal executado, com batidas e chacoalhadas, danifica o instrumento. Por isso, se o proprietrio no possuir nenhum bag ou case, a melhor maneira de carreg-lo junto ao corpo. Assim, o violo fica em uma posio mais segura. Conclundo Memorizar todas as dicas desta aula no uma tarefa dficil, sendo assim, voc sempre deve ter conscincia e responsabilidade que o investimento feito ao comprar o violo, no deve ser perdido com o passar do tempo.

O cuidado com o prprio instrumento, alm de garantir que ele esteja sempre em boas condies de uso, mantendo a integridade fsica, a performance e afinao, garantir maior durabilidade. H diversos msicos que mantm, em timo estado, instrumentos da dcada de 70, 60 e at mesmo 50. Sem contar, que ainda existe a possibilidade de venda do seu violo na troca de um violo zero bala. Atualmente o mercado de instrumentos musicais usados muito grande. E qualquer problema que o seu violo apresentar, pode acarretar em perda de dinheiro. Pense bem sobre essa aula, com certeza ela de grande valor.

Chegou a hora de sujar as mos! Veja agora como fazer a manuteno do seu Violo!
Ol companheiro, tudo bem? Na aula de hoje iremos continuar falando sobre os cuidados que todo violonista deve ter com o seu instrumento de trabalho, o VIOLO! Uma vez por ano, interessante desmontar o violo, para assim, verificar certos problemas e tamm fazer uma limpeza geral no instrumento. Esse processo de manuteno, envolvemos algumas partes, como: A parte onde ficam as tarraxas (tambm chamada como mo do violo) - possvel limpar e lubrificar seus mecanismos. Mesmo que seja quase imperceptvel, esse local costuma acumular muita sujeira. E essa sujeira meu amigo, aos poucos, ir prejudicar o seu violo! O Brao do Violo (escala) - muito comum o acmulo de sujeira na parte da frente do brao, devido o contato excessivo de suor dos dedos e, em alguns

casos, ferrugem das cordas. E finalmente, o interior do seu violo Eu pessoalmente j vi violes com ninho de barata e teia de aranha em seu interior. Por isso, alm de limpar as tarraxas muito importante uma vez ao ano voc passar um aspirador de p dentro do seu violo! Mas cuidado para no vedar a boca ao passar o aspirador, pois isso pode criar um vcuo dentro do violo, podendo arrebentar o tampo do instrumento, por causa da presso interna.

Outra pea importante do seu Violo que no podemos esquecer, os trastes. Sabe por que aqueles trastes menos usados ficam mais escuros? Aquilo sujeira da mo, da corda e, tambm, do tempo

Uma leve raspadinha com o auxlio de uma palha de ao fina, dar o brilho novamente. Para executar essa limpeza, fundamental proteger a escala com fita crepe.

Na juno do traste com a escala, muito comum o acmulo de resduos. Para retir-los, bem simples: Basta usar um palito de dente. Para ajudar na manuteno, pode-se usar leo a base de limo (leo de peroba tambm bom) para hidrat-la e dar uma boa lustrada no tampo. Agora vejamos um Guia passo passo de como fazer a manuteno do seu violo, coloquei algumas fotos, espero que vocs compreendam e gostem dessa dica :) Vamos l: CORPO Existem muitos produtos especializados para a limpeza e o polimento dessa parte do violo. O luthier sempre recomenda o uso do leo de peroba, que garante um resultado satisfatrio. Tambm possvel utilizar ceras automotivas. Estas ajudam na tarefa de polir e retirar arranhes e escoriaes leves. Confira o procedimento para efetuar a limpeza do corpo e da escala.

1 Afrouxe as cordas

2 Aplique o leo de peroba no corpo

3 Faa o mesmo procedimento na escala Tarraxas:

4 Coloque as cordas novamente no lugar

Para mant-las sempre com movimento suave e evitar desgastes nas juntas, deve-se aplicar leo mineral. Procure direcionar o produto para a engrenagem. Se isso no resolver o problema, pea para um luthier desmontar essa pea para analisar mais detalhadamente.

1 Direcione o jato para engrenagem das cordas e aplique o lubrificante

2 Verifique se houve melhora no movimento das tarraxas Pronto! Se voc conseguiu executar todos os procedimentos descritos acima, com certeza o seu violo deve estar zeradinho! Espero que voc tenha gostado dessa aula, caso tenha alguma dvida entre em contato, terei maior prazer em ajud-lo.
la vinicius, tudo bem com voce? Na dica de hoje, vou falar sobre a maior dificuldade de quem esta comeando no violo: Os lindissimos ACORDES COM PESTANA! hehehehe Por acaso vinicius, voce e o tipo de pessoa que escuta uma musica legal na radio, e ja fica com vontade de tira-la no violo? Principalmente agora, com essa "ONDA DE SERTANEJO UNIVERSITARIO", que e so violo e voz? Lembro-me como se fosse ontem...minhas incansaveis pesquisas em sites de CIFRAS, em busca de musicas facilitadas que no tivessem acordes com pestana!

Quando raramente encontrava essas supostas "musicas facilitadas", ao estuda-las eu percebia que a musica saia totalmente distorcida, nada parecida com a original... Por acaso vinicius, voce tem passado pelo mesmo? Sempre tentando fugir dos inevitaveis acordes com pestana? Se a sua resposta for SIM, tenho uma informao muito valiosa para voce... http://www.tocarviolao.com.br Se voce ainda sente dificuldade ao executar esse tipo de acorde, e por que existem dois problemas a serem resolvidos: - Falta de segurana e flexibilidade nos dedos - Postura incorreta das mos ao executar o acorde. E qual a melhor soluo para esse tipo de problema??? Exercicios de alongamento e agilidade para os dedos usados para desenvolver a musculatura dos dedos e consequentemente criar mais segurana ao executar acordes. vinicius, ate o momento, ja passei dois para voce, porem, existem mais alguns que voce deve praticar diariamente... Nos ultimos 2 anos de minha vida, fiz uma pesquisa detalhada sobre esse assunto, procurei em livros, sites, conversei com diversos professores entre outros.. Minha meta era encontrar uma serie de exercicios que acelerassem o processo de aprendizado de acordes mais complexos, como os acordes com pestana. E sabe vinicius qual foi o resultado de tanta pesquisa? Apos estudar mais de 100 exercicios, descobri que 95% deles so serviam para criar bloqueios mentais e vicios nos alunos iniciantes. Porem, dentro do 5% que restavam, encontrei uma SERIE DE 5 EXERCICIOS que fazem verdadeiros milagres na mo e nos dedos de um aluno que esta iniciando. Estudando durante 20 minutos todos os dias esses 5 exercicios, em 14 dias vinicius, voce executara acordes com pestana com incrivel facilidade!

Todos esses exercicios esto reunidos no metodo Guitarnow, em videos e tabs passo a passo, como os exercicios que voce ja viu ate agora! Por isso vinicius, no perca mais tempo, aprenda a tocar violo de verdade em 30 DIAS, adquira ja seu exemplar do revolucionario metodo de ensino Guitarnow, acessando: http://www.tocarviolao.com.br "No ignore esta sugesto. Se voce ainda no consegue executar acordes com pestana, e por que no encontrou os exercicios corretos." Com sinceridade vinicius, acredito que este curso e exatamente o que voce esta precisando para garantir seu avano. Ento, no perca mais tempo. Pea ja o seu Curso de Violo Guitarnow. Desejo a voce boa sorte e muito sucesso!

Ateno: Para cancelar seu cadastro e no receber mais emails Clique Aqui! -----------------------------------------------------------Ola vinicius, tudo bem com voce? Na dica de hoje irei falar sobre um tema muito importante na musica. E para ser sincero escuto muitas opinies a respeito do assunto todos os dias... Pessoas com uma certa idade, por exemplo, de 30 ou 40 anos em diante, podem aprender a tocar violo com facilidade? Bom vinicius, em resposta a essa pergunta, vou falar um pouco sobre o que eu aprendi em 10 anos como professor de musica. Depois de uma certa idade, o nosso cerebro ja tem algumas conexes formadas, o que pode dar a impresso de ser mais dificil, porem no e. O que torna o aprendizado dificil e sua crena sobre si mesmo.

A unica vantagem que uma criana tem em relao a um adulto para aprender a tocar violo, e a disponibilidade de tempo para dedicar-se mais ao estudo. Por isso vinicius, se existir empenho e dedicao, uma pessoa mais velha pode aprender a tocar violo com a mesma facilidade que uma criana, ate por ser uma questo de vontade e no de imposio, como no caso de algumas crianas. Como diz o sabio, querer e poder, ou seja, se voce tem vontade de fazer alguma coisa, e por que voce pode faze-la! Maior prova dessa afirmao, so os relatos de alguns alunos do Curso de Violo Guitarnow. Alguns alunos tem mais 74 anos de idade, e concluiram o curso basico e intermediario em menos de 30 DIAS, que e o prazo do curso. Isso, so e possivel, graas a modernas tecnicas de PNL (Programao NeuroLinguistica) que utilizamos na verso completa do Curso de Violo. Tornando-se aluno da Verso Completa do Curso, somente hoje, voc vai ganhar uma apostila de PNL aplicada ao aprendizado de Violo

O que um metrnomo? Para que serve? Quem deve utiliz-lo?


As respostas dessas perguntas, e outras mais, veremos na aula de hoje :)

Tera-Feira, 25 de Janeiro de 2011 Bom Dia! Ol amigo(a), como vo as coisas? Espero que muito bem :) Hoje vamos falar sobre um acessrio indispensvel para todos aqueles que desejam tocar violo com perfeio, o metrnomo. Toda msica, segue um tempo prestabelecido por seu autor, que seguindo esse tempo corretamente, executando cada nota e pausa dentro do tempo estabelecido, a msica ou o som em si, sai com perfeio. muito comum voc ver iniciantes que j dominaram a batida da msica (seu ritmo) e a mudana de acordes, porm ao executar a msica ela sai sem sentido, parece que nunca fica igual a msica original. Outro exemplo muito comum, quando um iniciante na msica forma uma banda ou conjunto com outras pessoas. Um dos integrantes do conjunto est tocando o inicio da msica e outro j est no refro hehehehe. Tornando a msica perturbadora aos ouvidos alheios hehehehe

Em outras palavras o metrnomo um relgio que marca o tempo (andamento) musical, produzindo pulsos de durao regular, que servem para medir o tempo em que voc deve executar cada nota em uma msica. No sistema de partituras muito comum voc ver a "velocidade" da msica em

pulsaes ou batidas por minuto, descritas j no inicio da folha, sendo assim, voc pode tocar uma msica perfeitamente bem, sem ao menos ter escutado-a uma vez na vida. Atualmente existe dois tipos de metrnomos: Metrnomo mecnico (voc pode ver na foto acima) O metrnomo mecnico consiste num pndulo oscilante, cujas oscilaes reguladas pela distncia de um peso na haste do pndulo, podem ser mais lentas ou mais rpidas, sendo que a cada oscilao corresponde um tempo do compasso. Em outras palavras, a cada batida voc toca uma nota ou aguarda o tempo necessrio como indicado na partitura. Metrnomo Eletrnico H tambm metrnomos eletrnicos, em que cada tempo do compasso indicado pelo piscar de um LED (light-emitting diode) e por um som eletrnico. A maioria dos metrnomos modernos so eletrnicos e utilizam cristais de quartzo para a regulao de tempo. Os mais simples possuem um disco para controlar o tempo. Alguns podem estar incorporados a afinadores eletrnicos ou produzir um tom de afinao (diapaso - usualmente 440 Hz). Que alm de medir o tempo da msica, voc pode utilizar para afinar as cordas do seu violo. Um dos mais sofisticados metrnomos eletrnicos, o Dr Beat da Boss pode contar os tempos usando uma voz digitalizada.

Bom agora, que voc j sabe o que um metrnomo, j sabe como funciona e para que serve, acesse o site abaixo e faa o download de um metrnomo gratuito (software). http://www.baixaki.com.br/download/metronome-plus.html Pois na aula de amanh, iremos fazer um estudo prtico utilizando o metrnomo, ok? :)

exta-Feira, 28 de Janeiro de 2011

Bom Dia! Al al meu amigo, tudo bem? E a, o que voc achou do metrnomo? Conseguiu fazer o download de um? J viu como funciona? Espero que sim, pois hoje iremos iniciar nossos estudos utilizando o mesmo. Os exerccios que veremos hoje voc j conhece, so aqueles dois de cromatismo que aprendemos nas aulas anteriores... porm... voc ir estudlos hoje com o metrnomo, ou seja, ter que respeitar os tempos tocando cada nota juntamente com a marcao de tempo do metrnomo. Treinando dessa forma, voc vai desenvolvendo aos poucos uma noo de tempo, que na minha opinio o fator principal para quem deseja tocar bem violo. Ento chega de conversa e vamos a prtica! Exerccio nr 01 O exerccio o mesmo que voc fez em nossa primeira aula de violo, lembra? Segue o diagrama usado para ilutrar as casas que voc deve tocar:

Cada bolinha vermelha sobre o brao do violo corresponde a uma nota que voc deve executar, por exemplo:

Na primeira casa, toque com o dedo indicador, na sequncia, a segunda casa, toque com o dedo mdio, logo aps, na terceira casa toque com o dedo anelar e por fim, na quarta casa, toque com o dedo minimo. Terminando a sequncia na primeira corda, voc pula para prxima (a corda abaixo). Para simplificar ainda mais, veja o vdeo que elaboramos para voc: Treinando com o metrnomo Bom, fazer este exerccio voc j sabe, correto? Ento, agora vamos praticlo respeitando o tempo dado por nosso querido Metrnomo. Nosso objetivo, que voc aprenda a praticar esses exerccios sempre utilizando este amigvel aparelho. Assim, seus treinos ficaro muito mais produtivos. Execute este exerccio na velocidade 80 ppm (pulsaes por minuto). Abaixo, deixamos a sua disposio um metrnomo on-line para voc praticar os exerccios de hoje ou qualquer outro que voc desejar. Veja: Agora veja o vdeo desse exerccio sendo executado em 80 ppm (pulsaes por minuto): http://www.youtube.com/watch?v=cbs7m0R1O4Y&feature=player_embedded

Procure tocar cada nota ao som de cada pulsao do metrnomo, muito importante que voc desenvolva essa noo de tempo na msica, pois somente assim voc ir conseguir tocar violo com outras pessoas. Aps dominar esse exerccio em 80 ppm, vamos aumentar um pouco mais, coloque ento o metrnomo em 120 ppm (pulsaes por minuto). Veja como fica no vdeo abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=1jRZXNf1n_4&feature=player_embedded

Como mencionei acima, pratique o exerccio at dominar perfeitamente. Dominando o exerccio, vamos passar para o prximo. Exerccio nr 02 Veja como fica a tablatura: E-----------------------1-2--2-1-----------------------B-------------------1-2----------2-1-------------------G---------------1-2------------------2-1----------------

D-----------1-2--------------------------2-1-----------A-------1-2----------------------------------2-1-------E---1-2------------------------------------------2-1---Execute-o primeiramente ajustando o metrnomo em 80 ppm (pulsaes por minuto) Veja o vdeo em 80 ppm (pulsaes por minuto):
http://www.youtube.com/watch?v=1k_Z0hGpLQk&feature=player_embedded

Depois que voc tiver treinado bastante e dominado a velocidade anterior, execute-o ajustando o metrnomo em 120 ppm (pulsaes por minuto). Veja o vdeo em 120 ppm (pulsaes por minuto)
http://www.youtube.com/watch?v=vfFUZwh3lHc&feature=player_embedded

You might also like