You are on page 1of 5

cido

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre. (Redirecionado de cidos) Esta pgina ou seco no cita nenhuma fonte ou referncia, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2011). Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodap. Encontre fontes: Google notcias, livros,
acadmico Scirus. Veja como referenciar e citar as fontes.
cidos e bases:

Extrao cido-base Reao cido-base Fisiologia cido-base Homeostase cido-base Constante de dissociao cida Funo de acidez Soluo tampo pH Afinidade por prton Auto-ionizao da gua cidos:

o o o o o o
Bases:

cidos de Lewis cidos minerais cidos orgnicos cidos fortes Supercidos cidos fracos Bases de Lewis Bases orgnicas Bases fortes Superbases Base no-nucleoflica Bases fracas

o o o o o o
editar

cido, segundo Arrhenius (1887), toda substncia que, em soluo aquosa, libera nica e exclusivamente ons H+. Um exemplo o cido clordrico, de frmula HCl:

HCl

H+ + Cl

Muitos anos mais tarde, em 1923, Brnsted e Lowry propuseram a ideia de que cido uma substncia que pode ceder prtons que vem da cozinha(ons H+). Esta ltima definio, generaliza a teoria de cidos de Arrhenius. A teoria de Brnsted e Lowry de cidos tambm serve para dissolues no aquosas; as duas teorias so muito parecidas na definio de cido, mas a de Brnsted-Lowry muito mais geral.

Lewis em 1923 ampliou ainda mais a definio de cidos, teoria que no obteve repercusso at alguns anos mais tarde. Segundo a teoria de Lewis um cido aquela espcie qumica que, em qualquer meio, pode aceitar um par de eltrons. Desta forma incluem-se substncias que se comportam como cidos, mas no cumprem a definio de Brnsted e Lowry, sendo denominadas cidos de Lewis. Visto que o prton, segundo esta definio, um cido de Lewis (tem vazio o orbital 1s, onde pode alojarse o par de eltrons), pode-se afirmar que todos os cidos de Brnsted-Lowry so cidos de Lewis, e todos os cidos de Arrhenius so de Brnsted-Lowry.

Exemplos de cidos de Brnsted e Lowry: HCl, HNO3, H3PO4 se doarem o H+ durante a reao. Se estiverem em soluo aquosa tambm so cidos de Arrhenius.

Exemplos de cidos de Lewis: Ag+, AlCl3, CO2, SO3 se receberem par de eltrons.

ndice
[esconder]

1 Fora dos cidos (segundo Arrhenius) o 1.1 Aspectos liberais genricos da fora dos cidos 2 Autoionizao 3 cidos resistentes e no resistentes 4 Classificao dos cidos o 4.1 Quanto ao nmero de hidrognios ionizveis o 4.2 Quanto presena de oxignio o 4.3 Quanto volatilidade o 4.4 Quanto fora o 4.5 Quanto ao nmero de grupos funcionais (H+) o 4.6 Quanto ao grau de hidratao 5 Ver tambm 6 Ligaes externas

[editar] Fora dos cidos (segundo Arrhenius)

Um parafuso (contendo ferro em sua composio) e um fio de cobre mergulhados em uma base libera uma substncia ofensiva para a natureza humana. O cido clordrico no reage com o fio de cobre.)

Um cido forte aquele que se ioniza completamente na gua, isto , libera ons H+, porm no os recebe. O exemplo anterior (cido clordrico) um cido forte. Outro o cido ntrico. Um cido fraco tambm libera ons H+ , porm parcialmente, estabelecendo um equilbrio qumico. A maioria dos cidos orgnicos so deste tipo, e tambm alguns sais como o cloreto de alumnio.

HAc

H+ + Ac- ( em soluo aquosa )

Neste caso HAc equivale ao cido actico, e a seta dupla indica o equilbrio.
[editar] Aspectos liberais genricos da fora dos cidos

Ao tratar de hidrcidos:

So fortes os cidos HCl, HBr e HI. HF o nico moderado e os demais so cidos fracos.

Ao tratar de Oxicidos:

Considere a notao geral: Hx(Elemento)Oy. Teremos um cido forte se: y - x >= 2 (y x > 1).((x.r) -1 >y) Um cido moderado se: y - x = 1 . Um cido fraco se: y - x = 0 (y = x) .

[editar] Autoionizao
Pela teoria de Ahrrenius, existem os conceitos de bases conjugadas. Nesta viso, uma molcula de gua, por exemplo, reage com outra, transferindo on H+, ou seja, uma agindo como cido e outra como base:

H2O + H2O

H3O+ + OH- ( em soluo aquosa ).

Assim, o OH- a base conjugada da gua e o H3O+ o cido conjugado da gua. importante notar que, formam-se ons, o que pode ser comprovado pela pequena condutividade residual em gua pura (0,056 microS/cm, o que mostra que a reao s ocorre em pequena proporo. cidos tambm se auto-ionizam, como o HF, o H2SO4 e o cido actico, sendo observadas reaes cido-base desta maneira tambm nestes solventes.

[editar] cidos resistentes e no resistentes

Como extenso a teoria de Lewis, criada por Pearson foi criado um conceito de dureza e moleza para cidos e bases. Estes termos se referem, respectivamente, a dificuldade ou facilidade com que as "nuvens eletrnicas" ("superfcie" externa do tomo, regio de maior probabilidade dos eltrons mais externos, HOMO) podem ser deformadas.E um desses exemplos que ele o nico que pode doar , ou seja , ceder prtons que sua carga fica H+ Este ponto de vista importante para anlise de estabilidade/fora de ligaes entre cidos e bases, influenciando reas da qumica como catlise. Basicamente, cidos duros como o H+, HF, BF3, AlCl3, formaro ligaes mais fortes com bases duras, como OH-, NH3, e cidos e bases moles faro ligaes mais fortes entre si, enquanto ligaes duro-mole sero mais fracas ou no ocorrero. Exemplos de bases moles so PH3, I-. Exemplos de cidos moles so Hg2+, CuI, BH3.

[editar] Classificao dos cidos


[editar] Quanto ao nmero de hidrognios ionizveis

Moncidos - liberam um on H+ por molcula: HCl, HNO3, HClO4, etc. Dicidos liberam dois ons H+ por molcula: H2S, H2CO3, H2SO4, etc. Tricidos - liberam trs ons H+ por molcula: H3BO3, H3PO4, H3SO4, etc. Tetrcidos - liberam quatro ons H+ por molcula: H4P2O7, H4SiO4, etc.
[editar] Quanto presena de oxignio

Hidrcidos, sem oxignio (frmula geral: HnA) Oxicidos, com oxignio (formula geral: HnAO)
[editar] Quanto volatilidade

Fixos: H2SO4, H3PO4, H3BO3, H3PO3 Volteis : HCl, HBr, HI, H2S, HCN, HNO3, entre outros.
[editar] Quanto fora

N o nmero de molculas que foram ionizadas pelo nmero total de molculas. Fora:

Forte: Grau de ionizao acima de 50% (HCl, HBr, HI); Semiforte ou Moderado: Grau de ionizao de 5% a 50% (HF); Fraco: Grau de ionizao abaixo de 4% (os demais);

[editar] Quanto ao nmero de grupos funcionais (H+)

Monoprticos:so cidos que liberam apenas dois H+ em soluo aquosa e s tem um hidrognio em sua estrutura, ex: HCl; Diprticos:liberam dois H+ em soluo aquosa e s trs hidrognios em sua estrutura, ex: H2Cr2O7, H2MnO4,H2S; Triprticos: liberam trs H+ em soluo aquosa e s quatro hidrognios em sua estrutura, ex: H3PO2, H3PO3.

[editar] Quanto ao grau de hidratao

Orto: cido hidratado: H3PO4 (Fosfrico) Meta: cido menos uma molcula de gua: H3PO4 - H2O = HPO3 (Metafosfrico) Piro: 2 cidos menos uma molcula de gua: 2 H3PO4 - H2O = H4P2O7 (Pirofosfrico)

You might also like