You are on page 1of 7

Ambiente Brasil.

O maior Portal de Meio Ambiente da Amrica Latina

Ambiente Florestal
Amb Contedo Florestal Silvicultura

Silvicultura da Erva-Mate (Ilex paraguariensis ST.HILAIRE)


Produo de Mudas, Plantio, Tratos Culturais, Tratos Silviculturais, Pragas e Doenas.

Introduo A erva-mate era elemento bsico da alimentao dos guaranis, cuja tribo se espalhava pelo vasto territrio banhado sobretudo pelos Rios Paran, Uruguai e Paraguai. Outras tribos, em cujas terras a planta no medrava, realizavam ativo comrcio de troca com a bebida. O transporte era feito por milhares de quilmetros, atravs de difceis caminhos, que atravessavam muitas vezes os Andes para chegar Bolvia, ao Peru e ao Chile. O uso do mate durante muito tempo to inserido nos costumes de ndios e europeus, desde o Peru ao Rio da Prata, que nem as proibies do governo paraguaio, nem as malsinaes dos jesutas (que chamavam o mate de erva do diabo, aludindo s suas supostas propriedades afrodisacas) conseguiram por fim a um vcio que cada vez mais contagiava os lares sul-americanos. Atualmente no Brasil a erva-mate apreciada e consumida em vrias regies, principalmente nos estados sulinos.

Produo de Mudas Segundo as recomendaes tcnicas florestais da EMATER - Paran, para a produo de mudas de erva-mate devero ser seguidos os seguintes passos: Seleo de rvores porta-semente Para seleo das rvores porta-sementes, devero ser observados os seguintes pontos: 1. Tipo de erveira: selecionam-se as melhores rvores nativas em produo, ou ento rvores plantadas que estejam h mais de seis anos sem poda. As erveiras com poda feita h menos de 2 anos no produzem sementes. 2. Histrico das erveiras: deve-se optar pelas rvores que tenham conhecidos seu histrico de produtividade, cortes, idade e problemas ocorridos. 3. Idade das erveiras: preferencialmente rvores adultas, de meia idade, ou seja, entre 15 e 30 anos. Evitar as erveiras muito velhas, pois daro sementes de baixa germinao. 4. Produtividade de massa foliar (volume de folhas): escolher as rvores vigorosas, que tenham copada bem formada, bastante enfolhadas. As rvores que produzem mais frutos do que folhas devem ser descartadas, no podendo ser aproveitadas. 5. Conjunto de rvores: as rvores matrizes devem ser escolhidas, sempre que possvel na forma de capo ou bloco, com erveiras macho e fmea (base de 4 por 1). O ideal ter de 8 a 10 rvores juntas numa mesma rea para garantir a polinizao. 6. Tipo de bebida predominante: de acordo com o tipo de bebida preferido (suave ou forte), seleciona-se a rvore matriz. Florao e frutificao importante a presena de insetos e abelhas nos ervais, para garantia da polinizao das flores da erva-mate. Recomenda-se que sejam mantidas colmias de abelhas para o incremento da polinizao das flores. erva-mate floresce entre os meses de setembro e dezembro. Por sua vez, a frutificao ocorre nos meses de janeiro a maro. Perodo de Colheita de Frutos Os frutos esto maduros e prontos para serem colhidos, quando apresentarem colorao de violcea a roxa. Por isso, visualmente se determina quando:

1. Ocorrer a mudana de colorao dos frutos, passando do verde claro para o violceo a roxo. 2. A semente ficar consistente (tegumento duro). 3. Os pssaros comearem a procurar os frutos.

Mtodo de Colheita de Frutos Existem trs mtodos diferentes para a colheita dos frutos da erva-mate em rvores matrizes. 1. Colheita no cho: apesar de ser a mais fcil, apresenta a desvantagem de ataques de broca de semente. Este processo tambm no possibilita identificar a rvore me. Os frutos maduros caem direto no solo, e por isso dever estar devidamente limpo (a capina da saia da erveira necessria). 2. Colheita na lona: coloca-se uma lona para receber os frutos sob a rvore me. No necessrio, a limpeza das ervas daninhas, sendo este o melhor mtodo. 3.Colheita na rvore: faz-se a limpeza do terreno ao redor da rvore me, colocando um lona no cho. Efetua-se o corte dos galhos com frutos maduros (utiliza-se faco, tesoura de poda ou as mos), derrubando-os na lona.

Obteno da Sementes a partir dos Frutos Depois de colhidos os frutos da erva-mate, devero ser desenvolvidas as seguintes atividades para a obteno das sementes: 1. Macerao ou esmagamento dos frutos: os frutos colhidos devem ser colocados em recipientes com gua, onde permanecero de 2 a 3 dias, em processo de fermentao. A polpa e as sementes sero separadas mais facilmente. Pode ser utilizado um pequeno rolete sobre uma tbua lisa, esmagando os frutos fermentados, ou ainda pode-se secar as sementes em um pilo de madeira. 2. Lavagem das sementes: a mistura de sementes e polpa dos frutos ser lavada em gua corrente, mantendo-a sobre uma peneira, retirando toda a impureza das sementes. 3. Secagem das sementes: as sementes lavadas so espalhadas sobre uma lona em um local sombreado e ao ar livre. 4. Limpeza das sementes: na maioria dos casos, usa-se a peneira manual. Geralmente cada fruto contm 4 sementes. Assim, um quilo de frutos fornece 100 gramas de sementes (relao de 10 por 1). Equivale dizer que um quilo de sementes corresponde a 120.000 sementes de erva-mate, as quais viabilizam cerca de 12.000 mudas.

Preparo dos Canteiros Os canteiros devem ser instalados longitudinalmente no sentido leste-oeste, para que todas as mudas recebam a mesma insolao, quando esto parcialmente cobertos. A superfcie de cada canteiro, deve, de preferncia, ser levemente convexa, ou ento, plana (nunca cncava). As embalagens de mudas devem ser emolduradas com tbuas de 13 cm de largura, tijolos, placas de cimento, roletes de bracatinga, ou simplesmente terra amontoada junto s embalagens.

Terra utilizada no Viveiro A erva-mate desenvolve-se melhor em solo frtil e frivel. Deve-se utilizar solo rico em matria orgnica ou ento adicionar esterco curtido ao solo. Devemos evitar as terras muito argilosas, pois elas danificam as razes, no momento do arranquio para transplante. Para a desinfeco dos canteiros e da terra a ser usada no viveiro, efetua-se o expurgo da terra. Para isso, utiliza-se o Brometo de Metila, a base de 1 lata para 3 a 4 m3 de terra peneirada. O tempo de desinfeco de 72 horas, aps o que se retira a lona plstica. Expe-se, ento, a terra tratada ao ar, durante um mnimo de 4 dias. No devem ser feitos montes de terra com altura superior a 0,5 metro.

Estratificao das Sementes As sementes da erva-mate recm colhidas da rvore matriz tem germinao demorada e irregular, devido ao tegumento duro das sementes. Em geral, ficam de 6 a 7 meses em estratificao antes de viabilizar a semeadura. Por isso, necessrio efetuar-se a estratificao das sementes para quebrar a dormncia. Existem 2 mtodos bsicos: 1. Mtodo da lata: o processo mais conhecido, apesar de perder muitas sementes por apodrecimento. Consiste em furar uma lata de 20 litros (os lados e o fundo), onde se coloca uma camada de areia de 3 cm de espessura. Sobre ela coloca-se uma camada de sementes, seguido de areia, alternando-se as camadas at encher a lata. Enterra-se o recipiente em um local sombreado, deixando as bordas fora da superfcie do solo. Devero ser feitas boas regas, no deixando faltar umidade. 2. Mtodo da sementeira de areia: um mtodo que visa aumentar o aproveitamento das sementes. Constroi-se uma caixa sem fundo, cuja medida depender da quantidade de sementes (por exemplo, para 3 quilos utiliza-se uma caixa de 30x30x30 centmetros). Abre-se um buraco no local sombreado, onde ficar a sementeira, nas medidas da caixa sem fundo. Preenche-se o buraco da sementeira com carvo, cacos

de telha ou pedriscos, at o nvel do terreno. Sobre essa camada de drenagem, coloca-se a caixa sem fundo, sem enterr-la no terreno. Coloca-se uma camada de 5 cm de areia branca lavada de construes. Assentada a areia com um taco ou pequena tbua, semeia-se uma camada em toda superfcie de areia. Cobre-se as sementes com uma camada de areia de cinco centmetros, assentando-a bem sobre as sementes mas sem mistur-las. Deve-se molhar muito bem, usando regador com crivo bem fino. A semente estar em condies de ir para a sementeira quando apresentar o tegumento amolecido, ou seja, quando se parte com a simples presso das unhas.

Semeadura das Sementes Estratificadas Retiradas as sementes estratificadas, efetua-se a lavagem em gua corrente, sobre uma peneira. Eliminadas as impurezas e a areia, efetua-se a semeadura em canteiro de terra. A poca ideal para semeadura so os meses de agosto e setembro. As primeiras plantas surgem, aproximadamente, aos 40 dias aps a semeadura. Devem continuar os cuidados com as regas, usando regadores com crivo fino. O nascimento das mudinhas irregular, tanto assim que, enquanto as mudinhas so transferidas para o viveiro, outras continuam nascendo na sementeira.

Repicagem das Mudas Trata-se da remoo das mudas de erva-mate de sementeira e transplante para embalagens plsticas. Normalmente as mudas tero de 6 a 8 folhas, ou seja de 3 a 5 cm de altura. As operaes que compem a repicagem envolvem: 1. Umedecimento da sementeira com as mudas de erva-mate. 2. Remoo das razes, com ajuda de faca ou lmina. 3. Colocao das mudas em recipiente com gua. 4. Umedecimento das embalagens encanteiradas. 5. Abertura dos orifcios para o plantio, com uso de tarugo cnico.

Estaquia A estaquia uma tcnica que permite a reproduo de plantas com as caractersticas idnticas s da rvore-me. Conforme recomendaes da EMBRAPA os passos para produo de estacas so os seguintes: 1. Cortar as brotaes jovens com at um ano de idade, utilizando tesoura de poda. 2. As estacas devero ter cerca de 15 cm de comprimento, apresentando um par de folhas. 3. Pode ser utilizada caixa de isopor para o transporte das estacas, mantendo sempre a umidade dentro da caixa. 4. As folhas devem ser cortadas pela metade. 5. Em seguida (as estacas) so submersas em soluo de hipoclorito de sdio a 1% (volume/volume) durante 5 minutos. 6. Lavar em gua corrente por 5 minutos. 7. Mergulhadas em Benlate na concentrao de 0,5% (peso/volume) por 15 min. 8. Posteriormente as bases da estaca so imersas por 10 segundos na soluo de hormnio AIB (cido indolbutrico) na concentrao de 8000ppm, que dever ser diludo em uma soluo de 50% de lcool e 50% de gua. 9. Em seguida, as estacas vo para uma caixa contendo vermiculita ou casca de arroz carbonizada como substrato. 10. A caixa preparada com o substrato e as estacas segue para a casa de vegetao, onde permanece por 2 meses sob condies de temperatura e umidade controladas. 11. Seguem para o viveiro onde so acomodadas em embalagens plsticas com terra, permanecendo de 4 a 6 meses antes de ir ao campo.

Plantio O plantio realizado quando as mudas atingirem o padro de 15 a 25 cm (12 a 14 folhas e dimetro do colo superior a 2,5 milmetros). Antes de levar a muda para o plantio definitivo, a terra das embalagens das mudas deve ser bem molhada

Implantao de Ervais De acordo com a disponibilidade dos recursos de terra, capital e mo-de-obra, de cada propriedade, os seguintes sistemas de plantio podero ser adotados. 1.Erval a cu aberto: Consiste no plantio solteiro ou plantio consorciado com lavouras ou pastagem. As mudas de erva-mate so expostas ao sol direto. 2.Erval sob cobertura: Consiste no plantio sob mata raleada, ou ento, aproveitando sombreamento de plantas sombreadoras, tipo milho. 3.Erval em leiras ou curvas de nvel: Consiste na abertura de faixas com largura de 1,0 a 1,2 metros em capoeiras leves, ou ento, de 1,5 a 2,5 metros de capoeiras pesadas. Posteriormente, os plantios das mudas so feitos nessas leiras ou faixas. O correto efetuar a abertura dessas faixas em curva de nvel.

Preparo do Solo Antes de mais nada, devem ser marcadas as curvas de nvel no terreno, para implantar as prticas de controle da eroso e preparar o solo. O preparo do solo e o coveamento podem ser feitos de duas formas diferentes: 1.Arao e gradagem do terreno destinado ao plantio, seguido de coveamento. 2. Abertura de covas no terreno, diretamente. Estas atividades devem ser realizadas com uma antecedncia de pelo menos 30 dias, antes do plantio. Tratando-se de terrenos mecanizveis (trao animal ou trator), aconselhavel efetuar a mobilizao do solo com arado e grade, antes do plantio de erva-mate.

Plantio de Mudas de Erva Mate feito aps o perodo de oito a doze meses da sua repicagem, perodo em que adquiriu alguma casca e ficou em condies de ser transplantada. a) poca de plantio A melhor poca o inverno, de preferncia ao final da estao, quando a planta encontra-se em repouso vegetativo (agosto). O perodo menos aconselhado o de vero (outubro a fevereiro). Os melhores dias so os chuvosos ou encobertos. Para garantir o pegamento das mudas, aconselhado o horrio da manh (bem cedo) ou o final da tarde. b) Alinhamento do Erval Existem trs situaes bsicas para orientao do espaamento entre as covas: 1. Nos plantios feitos com reas de lavouras ou pastagens, e no adensamento de erval nativo, normalmente se utiliza o espaamento de 5 x 3 metros. 2. Nos plantios de erva-mate solteira, a pleno sol, dever ter um espaamento de 3 x 3 metros. 3. Nos plantios de erva-mate com poda mecnica (utilizado na Argentina), a pleno sol e colheita anual ou a cada 2 anos, emprega-se o espaamento de 3 x 1 metros. c) Abertura de covas O tamanho da cova depende da natureza do solo. Em terras que permitem boa penetrao das razes, as covas podem ser de 30 x 30 cm (de dimetro e profundidade respectivamente). Em terrenos argilosos as covas devem ser maiores, facilitando o desenvolvimento inicial da planta. O enchimento das covas devem ser feitos com terra raspada do solo superficial. d) Adubao orgnica No caso de consorciao com culturas agrcolas (milho, feijo, etc), quando adubadas, o solo tende a se manter sempre frtil. Quando isso no acontece, aconselhvel a adubao orgnica, com compostos preparados na prpria propriedade. Devem ser espalhados na faixa central das entrelinhas, e incorporados ao solo com a arao que costuma ser feita no inverno. Os compostos podem ser preparados com estrume de curral, restos vegetais (manta vegetal), cinzas, resduos de erva cancheada, p de ossos, restos de culturas agrcolas, biofertilizantes, etc. Podem ser utilizadas as plantas de adubao de verde como Mucunaspp.,Crotolariasp., Vicia sp. (ervilhaca), Lupinus sp. (tremoo), Raphanus sativus (nabo forrageiro). Estas so plantadas nas entrelinhas do erval, sendo incorporadas ao solo antes na fase de florao. Pode ser feito o corte com rolo-faca e incorporao atravs da arao. (ver Adubao Verde) A adubao mineral pode ser realizada de acordo com os resultados de anlise de rotina do solo juntamente com a recomendao de um tcnico. e) Procedimentos no plantio das mudas

A embalagem dever ser retirada completamente evitando a danificao das razes. A muda deve ser colocada na cova cuidando para que o nvel da terra da muda coincida com o nvel do terreno. A muda deve ser plantada bem no centro da cova e ficar bem reta em relao ao nvel do terreno. Dentre os problemas surgidos no plantio (que redundam na morte das mudas), ou posteriormente no desenvolvimento das rvores, identificam-se formas incorretas de colocao das mudas na cova.

Tratos Culturais Proteo das Mudas Plantadas As mudas devem ser protegidas contra a ao dos raios solares nos primeiros 6 meses de campo. As mudas tambm so sensveis ao frio, geadas e nevascas. A proteo das mudas poder ser realizada da seguinte forma: 1. Mtodo gacho (lminas ou tbuas): a muda ser protegida por 2 pedaos de madeira (50 x 20 cm) contra o sol, nascente e poente. Assim, em relao superfcie do cho, as lminas devem formar um ngulo, cujo vrtice situa-se acima do topo da muda. A lmina maior fica inclinada sobre a muda pelo lado do sol da tarde (lado oeste ou sol poente), enquanto a lmina menor fica encravada no solo pelo lado leste (sol nascente da manh). Algus ervateiros adotam o sistema de usar apenas uma lmina ou tbua (50x20cm), colocando-a do lado do sol da tarde. 2. Mtodo argentino (poncho): formado por uma estaca mais alta do que a muda, sendo que na parte superior desta estaca amarra-se um feixe de capim de colmo longo, que reveste a muda totalmente. O poncho, assim armado, cravado ao lado da muda recm plantada, de modo que o feixe, sendo aberto em leque, oferece boa proteo, principalmente do lado mais castigado pelo sol.

Irrigao das Mudas no Campo As mudas de erva-mate devem ser irrigadas no nvel de cada cova, sempre que houver estiagem superior a 20 dias. Tal medida dever ser observada at o enraizamento definitivo das mudas, ou seja, nos primeiros 6 meses de campo.

Replantio Aps um espao de 30 dias depois do plantio das mudas de erva-mate, efetua-se vistoria do erval, para se conhecer o nmero de falhas na plantao. Caso no haja condies de replantio na poca da vistoria, dever ficar para o inverno seguinte. Neste caso, deve-se plantar mudas vigorosas, para que no apresentem desenvolvimento inferior s que esto no campo h um ano. Em ervais grandes, quando se efetua o plantio de mudas, somente quando as perdas forem superiores a 20% que ocorre o replantio. Em pequenos ervais, as regras so ajustadas pelo produtor.

Capinas Peridicas e Roadas As capinas devem ser realizadas assim que houver o aparecimento de ervas daninhas que possam concorrer com a erva-mate, em adubao e umidade. A capina deve ser feita at os cinco anos, isto porque a erva-mate necessita de rea limpa para se desenvolver. A partir do quinto ano, utilizam-se roadas, que podem ser manuais ou mecnicas, dependendo do espaamento usado no erval. As roadas devem ser feitas na pr-florao das ervas daninhas. Baseado nas experincias argentinas de Missiones, podemos resumir nos seguintes tpicos as bases da limpeza de ervais plantados: 1. No usar enxadas de forma excessiva junto das erveiras, substituindo-a por adubao de cobertura por causa das razes superficiais. 2. Durante os meses de maro/abril, dever ser realizada a eliminao das ervas daninhas de vero, mediante a incorporao ao solo de matria orgnica resultante do adubo verde de inverno. 3. A partir do 5o ano, as erveiras devem ser manejadas de forma a permitir a manuteno de faixas de adubo verde, lavoura ou pastagens. A altura da conduo das copas e o espaamento das erveiras devero estar ajustados.

Tratos Silviculturais Poda A funo econmica das erveiras produzir folhas. Para isso necessrio estimular a formao e o crescimento de novos ramos e folhas. O aumento da produo de folhas numa erveira obtido pela renovao dos galhos. Para tanto, existem 3 tipos de poda das erveiras: Poda de formao da Erveira 1. A poda de formao permite que se projete o formato da erveira, dando-lhe uma copa tipo clice. Consiste em aparar-se a haste principal da erveira e eliminar todos os galhos tortos e entrelaados. Tambm so cortados os brotos e os galhos que nascem na base do tronco e os galhos que tomam a direo vertical. 2. A poda de formao das erveiras geralmente feita no final do inverno, durante os meses de agosto e setembro onde so mnimos os riscos de geadas; alm disto a rebrota das plantas ainda no foi iniciada.

3. 1 Corte: efetua-se ao final do 1 ano de campo. consiste no corte da haste principal de 10 a 15 cm acima do terreno. alm disso selecionam-se 3 ramos vigorosos, despontando-os para serem os galhos-guia da futura copa da erveira. Quando a muda j tem bifurcao de galhos, faz-se a poda de 5 centmetros acima da mesma. Abaixo do corte nascem diversos brotos. 4. A inclinao do corte dos galhos deve ser orientada de forma a deixar o maior comprimento para fora. os novos brotos iro surgir mais do lado de fora dos galhos podados, abrindo a copa da erveira. 5. 2 Corte: geralmente efetua-se ao final do 2ano de campo da erveira. Consiste na escolha de 3 galhos vigorosos e voltados para fora da copa, a partir de cada galho-guia. Podam-se os galhos selecionados a uma distncia de 10 a 40 cm de sua base. Os ramos verticais ou vares so eliminados e os demais so despontados.

Recepa ou Decepa de Erveiras Velhas A recepa ou decepa uma prtica recomendada para aquelas rvores que produzem poucos galhos e folhas, alm de serem altas (10 a 15 metros) e inviabilizarem a colheita. Consiste em se cortar o tronco da erveira na altura de 1 a 2 metros, efetuando corte inclinado (em bisel), sem causar rachadura. Deve ser realizada no final do inverno (agosto). O decepamento do tronco somente aconselhavel quando se encontra muito atacado por brocas, ou quando comea a secar devido a qualquer problema especfico, ou ento quando se deseja rebaixar erveiras adultas em meio a um erval de menor porte. Para indivduos muito velhos, a recepa deve ser feita junto ao solo, para permitir a formao de brotos. Mais tarde, efetua-se a desbrota a fim de ficarem somente os dois melhores brotos no lugar da rvore derrubada.Caso seja utilizada a motosserra, deve ser evitado o respingo do leo no tronco da erveira cortada. Ele causa a morte das rvores. O ideal ser a lubrificagem com leo vegetal. Poda de Formao Trata-se da verdadeira safra de erva. Consistente em cortar-se, a partir do 4 ou 5 ano de campo, as erveiras plantadas e formadas. A colheita consiste em despojar a rvore e seus ramos, para aproveitamento das folhas e ramos pequeninos, que so as partes utilizveis na elaborao da erva cancheada. 1. Freqncia da poda: ser realizada a cada 2 anos (ou anualmente) nos ervais plantados. Retira-se em torno de 70% das folhas de cada erveira. Devero ser deixados at 30% dos galhos e folhas, para manter a estrutura da rvore e acelerar a recuperao. 2. poca de podar as erveiras: o ideal no inverno, antes de ocorrer a nova brotao. As folhas esto maduras, e, a erveira est em repouso fisiolgico. Recomenda-se efetuar o corte da erva-mate em dias lmpidos e aps a dissipao do orvalho (aps 9 horas da manh). Devem ser evitadas as primeiras horas da manh ou os dias chuvosos, para que no haja problemas de cicatrizao (evitando o apodrecimento de galhos). Normalmente colhe-se de maio a setembro, mas se concentrando nos meses de junho e julho. 3. Forma de podar: deve-se cortar apenas os galhos anuais, retirando o peo central na altura de predomnio da massa da erveira. Geralmente um homem poda uma rvore em 30 minutos. Deve-se manter a estrutura da rvore (forma de clice).Quando utilizado o faco, deve-se fazer o corte transversalmente, de baixo para cima, a fim de que a parte exposta da inciso fique protegida naturalmente contra geadas e os raios solares, e tambm para que se evite lascar o ramo podado.Quando se utilizam ferramentas novas, ou sempre que forem amoladas (afiadas), preciso retirar as limalhas para deix-las limpas. Questo Safrinha Trata-se da tpica safra de interesse das indstrias, devido renovao dos estoques da erva -mate e uso da mo-de-obra da indstria na entresafra. Consiste em efetuar-se a colheita no vero (geralmente em janeiro), no auge do crescimento da erveira. Normalmente, a planta recuperase bem. O produto obtido mais fraco, com folhas pouco espessas e com muita gua (o rendimento em peso cai muito). Os principais riscos para planta so as geadas precoces e a insolao. Nos dois casos, ocorre rachadura de casca, ressecamento de galhos e tronco, alm da morte da brotao. Inclusive, pode ocorrer a morte da rvore, nos casos mais graves. Assim, a deciso muito particular. Ela no recomendada do ponto de vista tcnico.

Produtividade e Rendimento O rendimento varia conforme o solo, a regio, a idade da planta e, principalmente, conforme as tcnicas de manejo do erval. Nos ervais plantados, a erveira adulta atinge mais de 4 metros de altura e um diametro mximo de copa de 3 metros. Isso contribui com um alto rendimento ao corte.A produtividade mdia das rvores estabiliza-se aos 10-12 anos, sendo a mdia em torno de 15 a 20 quilos (uma arroba) por vore. Erveiras nativas de maior porte, chegam a dar de 80 a 180 quilos (6 a 12 arrobas) de matria verde por rvore, em podas a cada 3 anos. O rendimento em erva-seca ao redor de 30% da colheita da erva verde.

Ferramentas usadas nas Podas Para escolher a melhor ferramenta de poda, deve-se ter preocupao com a estrutura da erveira e com a produtividade dos anos seguintes. A rapidez do servio do podador o menos importante. Todas as vezes que forem usadas ferramentas novas ou que tenham sido amoladas (afiadas), deve ser utilizado leo vegetal para retirar as limalhas. As ferramentas de poda precisam estar bem afiadas antes de serem usadas. O faco mais usado, empregando-se de baixo para cima, para cortar os galhos. A tesoura de poda, apesar de ser mais lenta, a ideal na poda de formao. Nas erveiras altas, pode-se usar o podo.

Beneficiamento da Erva Mate O beneficiamento da erva-mate compreende duas partes bem distintas - o ciclo de cancheamento e o ciclo da industrializao executados respectivamente pelo produtor e pela indstria. Cancheamento Envolve os processos de limpeza do erval, aliado ao corte, sapeco, secagem, malhao e moagem realizados na erva-mate que constituem o primeiro ciclo do preparo da erva. O produto resultante deste processo a erva cancheada. O processo mecnico de cancheamento da ervamate possui vantagens em relao a outros processos: 1. A erva preparada mecanicamente no sofre o sapeco manual (uma operao penosa, geralmente executada com irregularidade). 2. Por ocasio da sapecagem manual, muitos ramos finos enfolhados so perdidos, porque no podem ser expostos s labaredas. Ao passo que no sapeco mecnico, a erva inteiramente aproveitada, pois o processo exige mesmo material fino (isto , ramos destacados das ltimas ramificaes). 3. O sabor e o aroma da fumaa que caracterizam a erva de carijo, e menos acentuadamente a de barbaqus, no so percebidos no produto elaborado mecanicamente. 4. O consumo de lenha, tanto no barbaqu quanto no carijo, muito maior que quando se emprega o mtodo mecnico para preparar a erva cancheada. 5. A elaborao mecnica feita ao abrigo das chuvas, ao passo que o preparo manual, feito em parte ao ar livre, depende das condies do tempo. 6. O processo mecnico mais higinico, pois se processa ao abrigo do p e praticamente sem contato manual. 7. A rapidez do processo uma grande vantagem. Enquanto a sapecagem e a triturao nos cilindros movidos mquina podem demorar cerca de 10 minutos, no preparo manual a durao , pelo menos, de 10 horas (considerando o sapeco ao ar livre, a secagem no carijo ou no barbaqu e a triturao na cancha). 8. A erva preparada mecanicamente se apresenta bem uniforme, limpa, sem gosto de fumaa, de excelente aspecto e qualidade. Enfim, um produto capaz de ser exportado mesmo para os pases mais exigentes.

Redao Ambiente Brasil

Promoo Tudo At 98% OFF


Cadastre-se em 5 Seg e Receba Todo Dia Ofertas de 50%-98% de Desconto!

Compre Sementes
de Vrias Espcies. Eucalipto, Cerca Viva, Frutas e Muito Mais!
www.Biosementes.com.br

You might also like