You are on page 1of 7

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

Engenharia Mecnica
2 Srie Qumica
A atividade prtica supervisionada (ATPS) um mtodo de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e

supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado. Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas relativos profisso. Direcionar o estudante para a emancipao intelectual. Para atingir estes objetivos, as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que ser solucionado por etapas ao longo do semestre letivo. Participar ativamente deste desafio essencial para o desenvolvimento das competncias e habilidades requeridas na sua atuao no mercado de trabalho. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA: Elaine Cristina Santos da Silva


Centro Universitrio Anhanguera em Mato

Engenharia Mecnica - 2 Srie - Qumica

Pg. 2 de 7

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, voc ter desenvolvido as competncias e habilidades descritas a seguir. Selecionar, organizar, relacionar e interpretar dados e informaes relacionadas extrao de materiais da atmosfera, hidrosfera e biosfera; Relacionar informaes e processos industriais com as diversas reas de conhecimento; Relacionar as propriedades das substncias constituintes dos combustveis com seus usos e processos de separao.

DESAFIO
Esse desafio proporcionar aos alunos compreender um pouco melhor o mundo em que vivem usando ferramentas da disciplina de Qumica. No decorrer desse desafio sero estudadas as formas pelas quais diversos materiais so extrados da atmosfera, da hidrosfera e da biosfera e com eles so utilizados para a sobrevivncia e bem estar da espcie humana, assim como compreender os processos qumicos, relacionando-os com suas aplicaes tecnolgicas, ambientais e sociais. Este desafio pretende mostrar as transformaes qumicas que ocorrem no dia-a-dia e no sistema produtivo e como o conhecimento cientfico possibilita ao ser humano compreender, prever e controlar esses processos. Isso permitir a ampliao do conhecimento cientfico e a compreenso das aplicaes da Qumica e suas conseqncias na sociedade, na economia e no meio ambiente.

Produo Acadmica
Descrio do que ser produzido. Relatrios parciais com os resultados obtidos nas etapas.

Participao
Esta atividade ser, em parte, desenvolvida individualmente pelo aluno e, em parte, pelo grupo. Para tanto, os alunos devero: organizar-se, previamente, em equipes no mximo de 6 participantes; entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina e observar, no decorrer das etapas, as indicaes: Aluno e Equipe.

Elaine Cristina Santos da Silva

Engenharia Mecnica - 2 Srie - Qumica

Pg. 3 de 7

Padronizao
O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padro: em papel branco, formato A4; com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; espaamento de 1,5 entre linhas; se houver citaes com mais de trs linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaamento simples entre linhas; com capa, contendo: nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; ttulo da atividade; nome do professor da disciplina; cidade e data da entrega, apresentao ou publicao.

ETAPA 1
Aula-tema: Matria, energia, transformao e substncias Esta atividade importante para que voc possa reconhecer e valorizar a atmosfera e biosfera como fonte de materiais teis para o ser humano; conhecer algumas utilidades cotidianas e algumas aplicaes industriais desses materiais; compreender o significado do conceito de substncias simples e compostas, mistura homognea e heterognea; entender a importncia dos processos de separao de misturas como forma de obter materiais ou matria prima para as indstrias. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Aluno) Escolher a sua equipe de trabalho, que dever ter no mnimo 5 e no mximo 10 integrantes. Entregue ao seu professor os nomes, RAs e e-mails dos alunos. Ao final do bimestre, seu professor poder solicitar a resoluo completa de todas as atividades ou selecionar aquelas que o grupo dever entregar. Passo 2 (Equipe) Ler o captulo 1 do PLT e realize as atividades descritas a seguir:

Consulte o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos. Unianhanguera. Disponvel em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

Elaine Cristina Santos da Silva

Engenharia Mecnica - 2 Srie - Qumica

Pg. 4 de 7

Identifique quais os gases que compem a atmosfera e suas respectivas concentraes (porcentagem no ar). Descreva pelo menos uma aplicao de cada gs. Compare os gases que compem a atmosfera e responda se todos eles so substncias simples. Justifique sua resposta. Pesquise como realizada a separao dos gases que compem a atmosfera. Pesquise e elabore um resumo sobre a produo industrial da amnia pelo processo de haber-bosh. Elabore um texto em grupo descrevendo a importncia da atmosfera como fonte de matria prima. Passo 3 (Equipe) Ler o artigo Petrleo: um tema para o ensino de Qumica disponvel <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc15/v15a04.pdf > acesso em 21 de janeiro de 2010 Passo 4 (Equipe) Ler os textos: O processo de fabricao de acar e lcool disponvel em <http://www.usinaester.com.br/Produtos/produtos.html > acesso em 21 de janeiro de 2010. Etanol, o biocombustvel de maior produtividade no Brasil disponvel em <http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/energias_alternativas/contexto2.ht m >acesso em 21 de janeiro de 2010. Passo 5 (Equipe) A partir do que voc leu nos Passos 2 e 3, responda as questes a seguir: a) Sabendo que o petrleo uma mistura de muitos compostos que contm em sua cadeia carbnica principalmente carbono e hidrognio, escreva o nome de cinco compostos extrados do petrleo. b) Em sua opinio, h diferena no processo de separao dos compostos o petrleo, com o processo de separao do etanol do mosto fermentado? Explique. c) Pesquise a quantidade de calor liberado na queima (combusto) de 1 litro de etanol e de 1 litro de gasolina (sem etanol). d) Rena com sua equipe para debater a seguinte questo: O etanol um substituto perfeito ao petrleo quando este deixar de existir no planeta. Em seguida a equipe deve produzir um texto de uma pgina que resuma as principais idias com consensuais da equipe.

em

ETAPA 2
Aula-tema: Compostos inorgnicos e ligaes qumicas

Elaine Cristina Santos da Silva

Engenharia Mecnica - 2 Srie - Qumica

Pg. 5 de 7

Esta atividade importante para que voc possa reconhecer e valorizar a hidrosfera (mar) como fonte de materiais teis para o ser humano; identificar e representar uma ligao inica; distinguir a classe dos compostos que podem ser produzidos a partir do cloreto de sdio extrado da gua do mar. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Aluno) Pesquisar como realizada a obteno do cloreto de sdio (sal de cozinho) a partir da gua do mar e sua utilizao como matria-prima em processo produtivo (indstrias). Passo 2 (Equipe) Descreva quais so os principais produtores do sal de cozinha no Brasil. Passo 3 (Equipe) A partir da pesquisa realizada no passo 1 responda: O nome e a frmula de 5 substncias que podem ser produzidas a partir do cloreto de sdio extrado da gua do mar. Quais indstrias utilizam matrias-primas obtidas a partir do cloreto de sdio. Passo 4 (Equipe) Ler o captulo 4 do PLT (compostos inicos pginas 63-70) e responda as questes a seguir: Explique por que o cloreto de sdio um composto inico. Represente a ligao inica que forma o sal (cloreto de sdio). Pense, pesquise e responda: A gua do mar rica em cloreto de sdio excelente condutora de eletricidade, mas por que o sal de cozinha slido no conduz corrente eltrica?

ETAPA 3
Aula-tema: O modelo de ligaes metlicas Esta atividade importante para que voc possa reconhecer importncia dos minrios para a extrao de diversos tipos de metais; compreender como as transformaes qumicas so importantes para obteno dos materiais; entender a importncia das ligaes metlicas no sistema produtivo. Para realiz-la importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Ler o modelo de ligao metlica, captulo 4 PLT (p.99-104) e responda as questes abaixo: Descreva 5 caractersticas dos metais.

Elaine Cristina Santos da Silva

Engenharia Mecnica - 2 Srie - Qumica

Pg. 6 de 7

Explique como ocorre a ligao metlica. Defina o que uma liga metlica e cite o nome e a composio de 3 ligas metlicas importantes para a indstria. Passo 2 (Equipe) Ler o texto: A obteno do ferro e a produo do <http://pt.wikipedia.org/wiki/Ferro > acesso em 21 de janeiro de 2010. ao disponvel em:

Assista ao vdeo: Funcionamento do alto forno e obteno do ferro gusa disponvel em: < http://www.youtube.com/watch?v=Mp8nsPLXqOg> acesso em 21 de janeiro de 2010. Passo 3 (Equipe) Reunir com sua equipe e elabore um texto de 1 pgina sobre o ferro, que deve conter: Resumo de como produzido o ferro, mencionando os minerais que so usados nessa extrao. Importncia do calcrio para produo de ferro. Gasto de energia (uso do carvo como combustvel) para produzir 1 quilo de ferro. Passo 5 (Equipe) Ler o texto O cobre: um velho-jovem metal disponvel em: <http://wiki.ifsc.edu.br/mediawiki/images/1/15/Aula_13.pdf > acesso em 22 de janeiro de 2010. Aps a leitura do texto responda as questes a seguir: A partir de quais minrios pode ser extrado o cobre. Qual a principal aplicao para o cobre produzido no Brasil e no mundo? Na opinio do grupo, qual processo mais fcil para ser executado, extrair ferro ou cobre. Justifique. Qual processo mais poluente: produzir ferro ou cobre? Passo 6 (Equipe) Fazer uma pesquisa sobre os dois principais metais produzidos no Brasil, os nomes dos minrios dos quais so obtidos e a aplicao desses metais na sociedade.

ETAPA 4
Aula-tema: Corroso do ferro e do ao e maneiras de evit-la
Elaine Cristina Santos da Silva

Engenharia Mecnica - 2 Srie - Qumica

Pg. 7 de 7

Esta atividade importante para que voc possa compreender como ocorre a migrao de eltrons em um processo de oxidao; reconhecer a necessidade de se conhecer os potenciais de reduo (oxidao) das substncias a fim de evitar a corroso dos materiais quando estes entrarem em contato; conhecer maneiras de evitar a corroso. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Pesquisar como ocorre corroso metlica e quais so os principais meios corrosivos.

Passo 2 (Equipe) Pesquisar o que anodo de sacrifcio e quais os anodos de sacrifcio mais comuns para o ferro e ao. Passo 3 (Equipe) Analisar a frase a seguir e julgue se ela est correta ou incorreta, justifique sua resposta com um exemplo, baseando-se na leitura realizada no PLT e na pesquisa realizada anteriormente: Um determinado meio pode ser extremamente agressivo sob o ponto de vista da corroso para um determinado material e inofensivo para outro.

Passo 4 (Equipe) Elaborar um texto com colocando a importncia de um engenheiro conhecer os conceitos de eletroqumica. Voc pode usar exemplos prticos para estruturar seu texto.

Elaine Cristina Santos da Silva

You might also like