You are on page 1of 17

Polgrafo de Testes

01

r ia c h u

p rv e s t i b u

Polgrafo de Testes
QUMICA 01. (UFSC 2007) O elemento qumico titnio, do latim titans, foi descoberto em 1791 por William Gregor e encontrado na natureza nos minrios ilmenita e rutilo. Por ser leve (pouco denso) e resistente deformao mecnica, o titnio forma prteses biocompatveis e ligas com alumnio, molibdnio, mangans, ferro e vandio, com aplicao na fabricao de aeronaves, culos, relgios e raquetes de tnis. Comercialmente, esse elemento pode ser obtido pelo processo Kroll, representado pela equao qumica no balanceada: XCl4 + Mg MgCl2 + X

Considere as informaes do enunciado e a equao balanceada, em seguida assinale a(s) proposio(es) CORRETA(S). 01. Na equao dada, XCl4 representa TaCl4. 02. O processo Kroll representa uma reao de xido-reduo. 04. No processo Kroll, o magnsio atua como agente oxidante. 08. Os smbolos qumicos dos elementos alumnio, molibdnio e ferro so, respectivamente, Al, Mo e F. 16. No processo Kroll, o nmero de oxidao do titnio passa de +4 para zero. 32. Um mol de titnio produzido a partir de 2 mol de magnsio.

O enunciado abaixo refere-se s questes 02 e 03. O esmalte dos dentes constitudo de hidroxiapatita, Ca5(PO4)3OH, um composto inico muito pouco solvel em gua. Os principais fatores que determinam a estabilidade desse composto na presena da saliva so o pH e as concentraes dos ons clcio e fosfato em soluo aquosa. Sabe-se que alimentos contendo acar so transformados em cidos orgnicos pela ao da placa bacteriana. O pH normal da boca apresenta-se em torno de 6,8 e em poucos minutos aps a ingesto de alimentos com acar pode atingir um valor abaixo de 5,5. Uma hora aps o consumo de acar o pH retorna ao seu valor normal. O processo de mineralizao/desmineralizao do esmalte do dente pode ser representado pela equao I: Ca5(PO4)3OH(s) + H2O(l) 5 Ca2+(aq) + 3 PO43- (aq) + OH-(aq) (I)

Na presena de ons fluoreto, estabelecido outro equilbrio, indicado pela equao II: 5 Ca2+(aq) + 3 PO43- (aq) + F-(aq) Ca5(PO4)3F(s) (II)

Nesse processo (equao II) uma nova substncia formada, a fluorapatita [Ca 5(PO4)3F(s))], a qual menos suscetvel ao ataque por cidos. Algumas substncias presentes nos dentifrcios desempenham funes importantes, atuando como fator abrasivo, corante, espumante, umectante (polialcois), edulcorante (confere sabor doce) e agente teraputico. Um creme dental tpico apresenta as seguintes informaes em sua embalagem: Ingredientes: 1.500 ppm (partes por milho) de fluoreto, sorbitol [C6H8(OH)6], carbonato de clcio, carboximetilcelulose, lauril sulfato de sdio, sacarina sdica, pirofosfato tetrassdico, silicato de sdio, aroma, formaldedo, gua. Contm monofluorfosfato de sdio.

02

r ia c h u e

p rv e s t i b u l a

Polgrafo de Testes
02. (UFSC 2007) De acordo com o enunciado acima, assinale a(s) proposio(es) CORRETA(S).
01. O processo de desmineralizao do esmalte do dente consiste na dissoluo de pequenas quantidades de hidroxiapatita. 02. A presena de ons fluoreto na saliva contribui para o processo de desmineralizao dos dentes. 04. A ingesto de frutas cidas e refrigerantes favorece a formao da hidroxiapatita. 08. A ingesto de leite de magnsia (pH 10) facilita a desmineralizao. 16. Os ons OH so essenciais no processo de mineralizao do esmalte do dente.

03. (UFSC 2007) Considere as informaes anteriores e assinale a(s) proposio(es) CORRETA(S).
01. Sacarose e glicose podem ser usadas como edulcorantes em dentifrcios. 02. Considerando que o contedo do tubo de creme dental de 90g, o teor de fluoreto nesse material de 135 mg. 04. O composto CaCO3 atua como umectante por ser muito pouco solvel em gua. 08. O monofluorfosfato de sdio atua como agente teraputico. 16. O sorbitol atua como abrasivo em creme dental. 32. O lauril sulfato de sdio, CH3(CH2)10CH2OSO3Na, utilizado como espumante, um deter-gente sinttico biodegradvel, por apresentar cadeia alqulica normal.

04. (UFSC 2007)


A adulterao da gasolina visa reduo de seu preo e compromete o funcionamento dos motores. De acordo com as especificaes da Agncia Nacional de Petrleo (ANP), a gasolina deve apresentar um teor de etanol entre 22% e 26% em volume. A determinao do teor de etanol na gasolina feita atravs do processo de extrao com gua. Considere o seguinte procedimento efetuado na anlise de uma amostra de gasolina: em uma proveta de 100 mL foram adicionados 50 mL de gasolina e 50 mL de gua. Aps agitao e repouso observou-se que o volume final de gasolina foi igual a 36 mL.

De acordo com as informaes acima, assinale a(s) proposio(es) CORRETA(S).


01. A determinao de etanol na amostra em questo atende as especificaes da ANP. 02. No procedimento descrito acima, a mistura final resulta num sistema homogneo. 04. A gua e o etanol estabelecem interaes do tipo dipolo permanente-dipolo permanente. 08. gua e molculas dos componentes da gasolina interagem por ligaes de hidrognio. 16. As interaes entre as molculas de etanol e de gua so mais intensas do que aquelas existentes entre as molculas dos componentes da gasolina e do etanol. 32. A parte aliftica saturada das molculas de etanol interage com as molculas dos componentes da gasolina.

05. (UFSC 2007)


O qumico francs Antoine Lavoisier (1743-1794) realizou uma srie de experincias sobre a variao das massas nas reaes qumicas. Verificou um fato que se repetia tambm na natureza e concluiu que se tratava de uma lei, que ficou conhecida como Lei da Conservao das Massas, ou Lei de Lavoisier. Em um experimento realizou-se a combusto completa de magnsio metlico, representada pela equao qumica no balanceada: X Mg(s) + Y O2(g) Z MgO (s)

Com relao ao experimento representado acima determine: os coeficientes X, Y e Z (nmeros inteiros), que tornam a equao qumica corretamente balanceada, e a massa de oxignio necessria para queimar 60,75 g de magnsio. Some os resultados numricos encontrados e assinale no carto-resposta o valor obtido.

03

r ia c h u

p rv e s t i b u

Polgrafo de Testes
06. (UFSC 2007)
Os catalisadores automotivos so formados por uma colmia metlica ou cermica, impregnada por uma mistura de paldio-rdio (para veculos a gasolina) ou paldio-molibdnio (para veculos a lcool). Esses dispositivos tm a funo de converter gases nocivos, dentre eles os xidos de nitrognio (NO x) e o monxido de carbono (CO), em substncias menos prejudiciais sade (CO2 e N2). Uma das reaes que ocorre nos catalisadores representada pela equao no balanceada:

CO(g)

NO(g)

CO2(g)

N2(g)

H<0

Considere que num recipiente fechado contendo inicialmente 3 mol de monxido de carbono e 2 mol de monxido de nitrognio, o equilbrio foi estabelecido quando 90% de monxido de nitrognio foi consumido.

Com base nas informaes fornecidas e na equao balanceada, assinale a(s) proposio(es) CORRETA(S). 01. O aumento da temperatura favorece a formao de CO2 e N2. 02. Na reao em questo, o catalisador tem a funo de alterar a posio do equilbrio. 04. No equilbrio, a quantidade de monxido de carbono no recipiente de 1,2 mol. 08. A reao favorecida pelo aumento da presso. 16. A quantidade total de mol de gases, no equilbrio, igual a 4,1. 32. A expresso da constante de equilbrio, em termos da concentrao, dada por: Kc = [CO2]2.[N2]/[CO].[NO]2. 64. A introduo de N2(g) no equilbrio acarreta uma diminuio da concentrao de NO(g).

07. (UFSC 2007)


No Brasil, uma das resolues do Conselho Nacional do Meio Ambiente CONAMA determina a devoluo das pilhas e baterias contendo cdmio, chumbo e mercrio aos estabelecimentos comerciais e s indstrias para reciclagem, ou descarte em aterros sanitrios licenciados. Dentre os utenslios que utilizam esses dispositivos destacam-se os aparelhos de telefones celulares, cada vez mais comuns entre as pessoas. Esses aparelhos operam com pilhas ou baterias de nquel-cdmio, que podem ser recarregadas e funcionam de acordo com a equao global:

Cd(s) + NiO2(s) + 2H2O(l) Cd(OH)2(s) + Ni(OH)2(aq.)

E0= 1,40 V

O cdmio e uma pasta mida de xido de nquel contendo hidrxido de potssio compem os eletrodos da bateria de nquel-cdmio.

De acordo com as informaes do enunciado, assinale a(s) proposio(es) CORRETA(S). 01. Na pilha de nquel-cdmio o eletrodo de cdmio representa o ctodo. 02. A equao global da pilha de nquel-cdmio representa um processo de xido-reduo. 04. A voltagem necessria para a recarga da pilha de nquel-cdmio dever ser inferior a 1,40 V. 08. No processo de recarga da pilha o eletrodo de cdmio representa o nodo. 16. A reao acima indicada um processo espontneo. 32. O xido de nquel atua como redutor na pilha. 64. Na reao global da pilha h uma transferncia de 2 eltrons, do agente redutor para o agente oxidante.

04

r ia c h u e

p rv e s t i b u l a

Polgrafo de Testes
08. (UFSC 2007)
A combusto do dixido de enxofre uma etapa intermediria na fabricao de cido sulfrico. Essa reao se processa de acordo com a equao I:

2 SO2 (g)

+ 1 O2 (g)

2 SO3 (g) +

198 kJ (I)

temperatura ambiente, o dixido de enxofre oxidado muito lentamente pelo oxignio. Porm, em presena de monxido de nitrognio, a reao se processa rapidamente, de acordo com as equaes II e III:

2 NO (g) +

1 O2 (g)

2 NO2 (g)

(II) 2 NO (g) (III)

2 SO2 (g) + 2 NO2 (g)

2 SO3 (g) +

Com relao s informaes do enunciado, CORRETO afirmar que:


01. a concentrao de monxido de nitrognio durante a formao do SO3 constante. 02. o monxido de nitrognio atua como inibidor. 04. a formao do SO3, temperatura ambiente e na ausncia de monxido de nitrognio, um processo cineticamente desfavorvel. 08. a adio de catalisador altera a entalpia da reao. 16. a formao do SO3 um processo endotrmico. 32. o monxido de nitrognio atua como catalisador diminuindo a energia de ativao da reao.

09. (UFSC 2007)


O benzeno, descoberto por Faraday em 1825, a substncia fundamental aromticos. utilizado como ponto de partida na sntese de diversas substncias:
NO2

da

qumica

dos

NH2

HNO3 H2SO4
CH3

H2 Pd(cat)
CO2H

CH3C FeC3
SO3H

KMnO4 HC / H2O
OH

SO3 H2SO4

1) NaOH / 300OC 2) HC

H2 Ni(cat) De acordo com as informaes fornecidas acima, assinale a(s) proposio(es) CORRETA(S).
01. A reao do tolueno com permanganato de potssio, em meio cido, produz o cido enzico. 02. O tolueno pode ser obtido a partir do benzeno, por alquilao de Friedel Crafts. 04. A reao de mononitrao do benzeno, seguida de reduo cataltica do grupo nitro, peruados a anilina. 08. O ciclo-hexano pode ser obtido por oxidao do benzeno. 16. A reao de sulfonao do benzeno, seguida de fuso alcalina do cido benzenossulfnico e acidificao, produz o ciclo-hexano. 32. O benzeno possui trs (3) eltrons pi ().

05

r ia c h u

p rv e s t i b u

Polgrafo de Testes
10. (UFSC 2007)
A acetilcolina uma substncia que age como neurotransmissor em intervalos chamados sinapses, levando impulsos eltricos das clulas nervosas para as clulas musculares. Numa situao de excitao a molcula de acetilcolina liberada e, logo aps a transmisso do sinal, destruda pela enzima acetilcolinesterase e a situao de repouso restabelecida. A equao qumica abaixo representa o processo de destruio da acetilcolina:
+ +
O H O C H H C H O H3C C

||

| |

CH3

||
CH3 OH

N CH3

H2O

ACETILCOLINESTERASE

H3C

|
O H+ HO C

|
C

CH3 N

| |

CH3

OH

H GUA A

H COLINA

CH3

ACETILCOLINA

O diclorvos um dos componentes de inseticida domstico do tipo mata tudo e atua como inibidor da acetilcolinesterase, desativando a enzima e impedindo a destruio da acetilcolina, que se acumula no organismo, levando a um colapso dos rgos e morte.
H3C O P H3C O H O O C C C C

De acordo com as informaes fornecidas, assinale a(s) proposio(es) CORRETA(S). 01. A molcula de acetilcolina apresenta a funo qumica ster. 02. A cadeia carbnica da acetilcolina aberta e homognea. 04. A molcula de colina possui atividade ptica. 08. A destruio da acetilcolina, pela enzima acetilcolinesterase, envolve uma reao de hidrolise. 16. O diclorvos apresenta ismeros geomtricos. 32. O nome IUPAC do composto A cido etanico.

11. (FURG 2007) Dois elementos distintos A e B apresentam, respectivamente, as seguintes configuraes eletrnicas da camada de valncia: 4s2 e 3s2, 3p5 Assim, correto afirmar que: A) a afinidade eletrnica de B, maior que de A, assim A tende a perder dois eltrons para tomos de B formando um composto inico de frmula AB2. B) o elemento A apresenta o maior potencial de ionizao, pois seu orbital est completo. C) o elemento A tende a perder um eltron para completar o sub-nvel p do tomo B, formando um composto inico de frmula AB, onde ambos apresentam octeto completo. D) estes dois elementos no podem reagir quimicamente, pois o elemento A j est completo, no recebendo nem cedendo eltrons para B. E) a eletronegatividade de A semelhante a de B, assim eles formaro um composto covalente de frmula AB2.

06

r ia c h u e

p rv e s t i b u l a

Polgrafo de Testes
12. (FURG 2007)Considere a seguinte reao no balanceada: Fe2O3(s) + CO(g) Fe(s) + CO2(g) Quando 5 mols de Fe2O3 reagem com 16 mols de CO com um rendimento de 100%, pode-se afirmar que o reagente limitante e o nmero de tomos de Fe formados, respectivamente, nesta reao, sero: A) CO, e so formados 90,30x1023 tomos de Fe. B) Fe2O3, e so formados 6,02x1023 tomos de Fe. C) Fe2O3, e so formados 60,24x1023 tomos de Fe. D) CO, e so formados 72,24x1023 tomos de Fe. E) Fe2O3, e so formados 24,08x1023 tomos de Fe. 13. (FURG 2007) Leia as afirmativas a seguir: I. A primeira energia de ionizao cresce da esquerda para a direita, para elementos de um mesmo perodo da tabela peridica, porque o aumento do nmero atmico acarreta maior atrao dos eltrons pelo ncleo. II. A segunda energia de ionizao, para um elemento qumico, menor que a primeira, porque a retirada do segundo eltron favorecida aps a primeira ionizao. III. A energia de ionizao corresponde energia liberada quando um eltron adicionado a um tomo na fase gasosa. Assinale a alternativa que contm a(s) afirmativa(s) correta(s): A) III. B) I . C) II. D) I, II e III. E) II e III. 14. (FURG 2007) A alternativa que apresenta o nmero de oxidao correto para o cloro, nos compostos NaClO, KClO4, HCl e HClO3 , respectivamente: A) -1, -3, +1, +2. B) -1, +7, -1, +5. C) +1, +3, -1, +2. D) +1, +7, -1, +5. E) +1, +3, -1, -2. 15. (FURG 2007) Quantos mililitros de gua devero ser adicionados a 100mL de uma soluo de NaOH 0,2M, para que a soluo tenha concentrao resultante de 0,05M? A) 100mL. B) 400mL. C) 30mL. D) 40mL. E) 300mL. 16. (FURG 2007) O gs natural, utilizado como combustvel, uma das alternativas para a diminuio da poluio nos grandes centros urbanos. Seu principal constituinte o gs metano, que pode ser obtido por fermentao anaerbia de material orgnico encontrado no lixo (biogs). A combusto do metano, a 25C e 1 atm, pode ser representada pela equao termoqumica: CH4(g) + 2 O2(g) CO2(g) + 2 H2O(l), H = - 890 kJ/mol Considerando essas informaes, para as condies propostas est correto afirmar que: A) trata-se de uma reao endotrmica, pois a variao de energia no sistema negativa. B) 32g de gs metano reagem com 128g de oxignio gasoso, liberando 1780 kJ de energia. C) na combusto completa de 1 kg de metano, h liberao de cerca de 5600 kJ de energia. D) a entalpia dos produtos CO2 e H2O maior que a entalpia dos reagentes CH4 e O2. E) 44g de gs carbnico e 18g de gua so formados com absoro de 890 kJ de energia.

07

r ia c h u

p rv e s t i b u

Polgrafo de Testes
17. (FURG 2007) Uma clula vegetal normal, ao ser colocada em uma soluo salina concentrada, comea a murchar. Sobre esse fenmeno, correto afirmar que: A) h um fluxo de solvente do exterior para o interior da clula. B) a clula vegetal encontra-se em um meio hipotnico em relao sua prpria concentrao salina. C) h um fluxo de solvente do interior da clula para a soluo salina do meio. D) quanto maior for a concentrao da soluo salina externa, menor ser o fluxo de solvente da clula para o meio. E) a clula vegetal possui uma membrana semipermevel que permite a entrada de sal, fazendo-a murchar. 18. (FURG 2007) O quadro abaixo contm informaes a respeito do pH aproximado de algumas solues cujas concentraes so iguais a 0,1 mol/L, a 25C. A respeito dessas solues, nas condies descritas, so feitas as seguintes afirmativas: I. A soluo de HCl a que apresenta uma maior concentrao de H+. II. 10 mL da soluo de NaOH so suficientes para neutralizar 10 mL da soluo de HCl. III. A soluo de CH3COOH apresenta menor concentrao de H+ em relao de HCN. IV. A concentrao de ons OH- na soluo de NaOH igual a 1x10-13 mol/L. Assinale a alternativa com as afirmativas corretas. A) I e II. B) I e IV. D) I, II e III. C) III e IV. E) II, III e IV. 19. (FURG 2007) Com base nos potenciais de oxidao apresentados na tabela abaixo, escolha a opo correta:

A) numa pilha formada por um eletrodo de cobalto e outro de mercrio, o cobalto recebe eltrons do mercrio. B) numa pilha formada por um eletrodo de zinco e outro de cobalto, o cobalto transfere eltrons para o zinco, pois seu potencial de oxidao menor. C) o valor zero para o potencial de oxidao do hidrognio no uma conveno, um valor real. D) na pilha de Daniell, o cobre fornecer eltrons ao zinco. E) eletrodos com potenciais de oxidao positivos indicam maior tendncia de perda de eltrons que a apresentada pelo eletrodo de hidrognio. 20. (FURG 2007) Abaixo mostrada a equao de decomposio da gua oxigenada:

A decomposio foi realizada em determinadas condies e mediu-se a massa de H2O2 remanescente a intervalos de tempos regulares. Com os dados obtidos, montou-se a tabela abaixo:

08

r ia c h u e

p rv e s t i b u l a

Polgrafo de Testes
A velocidade mdia de decomposio do H2O2 em mol/s, no intervalo de tempo entre 0 e 3 minutos, de, aproximadamente: A) 0,320 mol/s. B) 0,032 mol/s. C) 0,160 mol/s. D) 0,016 mol/s. E) 0,023 mol/s. 21. (FURG 2007) O butano C4H10, o n-pentano C5H12 e o n-hexano C6H14 so alcanos que apresentam os respectivos pontos de ebulio, -0,5C, 36,1C e 68,7C. O aumento do ponto de ebulio observado nestes compostos devido ao aumento: A) do peso molecular e diminuio da fora de Van der Waals. B) do peso molecular e formao de pontes de hidrognio. C) do peso molecular e da fora de Van der Waals. D) das ramificaes e da fora de Van der Waals. E) do nmero de hidrognios e das interaes por pontes de hidrognio. 22. (FURG 2007) Observe o esquema reacional abaixo:

Sobre estes compostos, correto afirmar que todas as reaes so de: A) adio, sendo os produtos respectivamente: A=1-propanol; B=1-cloro-propano e C=propano. B) substituio, sendo os produtos respectivamente: A=1-butanol; B=2-cloropropano e C=propano. C) substituio, sendo os produtos respectivamente: A=1-hidrxi-2-propeno; B=2-cloro-1-propeno e C=propeno. D) adio, sendo os produtos respectivamente: A=1,2-propanodiol; B=1,2-dicloropropano e C=propano. E) adio, sendo os produtos respectivamente: A=2-propanol; B=2-cloro-propano e C=propano. 23. (FURG 2007) O fenol, substncia de carter cido, tem a frmula estrutural abaixo:

Sobre o fenol, correto afirmar que: A) sob a mesma presso, o ponto de ebulio do fenol deve ser maior que o do benzeno. B) a solubilidade do fenol em soluo de hidrxido de sdio menor que em gua, pois h formao do fenxido de sdio. C) o benzeno apresenta uma maior solubilidade em gua do que o fenol. D) uma soluo 0,1 mol/L a 25C tem pH 5,0 e seu Ka 1,0 x 10-5. E) o fenol, com um pKa = 9,0 um cido mais forte que o cido actico, com pKa = 4,75. 24. (FURG 2007) De acordo com o tipo de orbital hbrido que toma parte na formao do orbital molecular, podem-se ter diversos tipos de ligaes covalentes sigma. Com base nessa informao, assinale a alternativa correta: A) na molcula do etino no existem ligaes sigma, apenas pi. B) na molcula do propano, existem duas ligaes entre os tomos de carbono do tipo s sp3-sp3. C) todas as ligaes entre os tomos de carbono e hidrognio no etino so sp2-s. D) todas as ligaes entre os tomos de carbono no 1,3-butadieno so sp-sp2. E) no tetracloreto de carbono, todas as ligaes entre os tomos de carbono e cloro so do tipo sp3-s.

09

r ia c h u

p rv e s t i b u

Polgrafo de Testes
25. (FURG 2007) Assinale a alternativa que completa corretamente a seguinte afirmao: Na oxidao enrgica dos lcoois com KMnO4 ou K2Cr2O7 em meio cido, obtm-se diferentes produtos em funo do carbono no qual est ligada a hidroxila. Assim, ao oxidar-se_________. A) o 2,3-dimetil-2-butanol, obter-se- dois moles de propanona. B) o 2-butanol, obter-se- dois moles de cido etanico. C) um lcool tercirio, obter-se- o cido correspondente. D) o etanol, obter-se- o cido actico. E) o etanol, obter-se- o metanal. 26. (FFFCMPA 2006) Considere os seguintes frascos contendo volumes iguais de trs lquidos diferentes: A, B e C. Sabendo-se que a mistura dos lquidos A e B leva formao de uma mistura homognea e a dos lquidos A e C conduz a uma mistura heterognea, conclui-se que os lquidos A, B e C poderiam ser, respectivamente, (A) gua, vinho e etanol. (B) etanol, gua e acetona. (C) leo de girassol, gua e querosene. (D) etanol, querosene e gua. (E) leo de soja, ter etlico e gua. 27. (FFFCMPA 2006) Quando 2 litros de nitrognio sob presso de 1 atm so misturados isotermicamente com 3 litros de argnio sob presso de 2 atm, a mistura final ocupar um volume de 2 litros se a presso total, em atm, for igual a (A) 1,5. (B) 2,5. (C) 3,0. (D) 4,0. (E) 8,0. 28. (FFFCMPA 2006) Assinale a alternativa que preenche adequadamente as lacunas do texto abaixo, na ordem em que aparecem. Uma das grandes contribuies do modelo atmico de Bohr foi a introduo do conceito de _____ de energia. Segundo o modelo, quando os _____ so promovidos a um nvel energtico mais elevado ou retornam ao estado fundamental, a energia s pode ser, respectivamente _____ ou _____ segundo um nmero inteiro de _____ de energia. (A) quantizao . eltrons . absorvida . emitida . quanta (B) quantificao . eltrons . emitida . absorvida . ftons (C) quantidade . tomos . doada . recebida . pacotes (D) conservao . eltrons . absorvida . emitida . unidades (E) quantum . ftons . emitida . absorvida . ondas 29. (FFFCMPA 2006) Qual das alternativas abaixo apresenta um metal alcalino, um metal de transio e um gs nobre, respectivamente? (A) Na . Ge . He (B) K . Co . O2 (C) Ca . Ni . Xe (D) Cs . Fe . Kr (E) Al . Cu . Ne 30. (FFFCMPA 2006) O tetracloreto de carbono, CCl4, um lquido 1,5 vez mais denso do que a gua temperatura ambiente. A atrao relativamente intensa entre as molculas CCl4 deve-se ao fato de que elas (A) apresentam estrutura piramidal. (B) so polares. (C) apresentam grande nmero de eltrons. (D) apresentam ligaes CCl4 de carter polar. (E) apresentam momento dipolar diferente de zero.

10

r ia c h u e

p rv e s t i b u l a

31. (FFFCMPA 2006) Considere o quadro abaixo, que relaciona polaridade de molculas com sua geometria. Para completar corretamente o quadro, os nmeros 1, 2 e 3 devem ser substitudos, respectivamente, por

Polgrafo de Testes

(A) angular, tetradrica e apolar. (B) linear, trigonal planar e polar. (C) angular, quadrado planar e apolar. (D) planar, bipiramidal e polar. (E) linear, piramidal e polar. 32. (FFFCMPA 2006) A combusto completa de 5,8 mg de um hidrocarboneto aliftico saturado levou formao de 17,6 mg de CO2 e 9,0 mg de H2O. A frmula molecular desse composto (A) C2H6. (B) C3H8. (C) C4H10. (D) C5H10. (E) C5H12. 33. (FFFCMPA 2006) Ao ser aquecida, uma amostra de CaCO3 pesando 6,25 g se decompe segundo a reao CaCO3 CaO + CO2. Se a pureza da amostra original de 80%, a quantidade mxima de xido de clcio, em gramas, que pode ser obtida, igual a (A) 2,1. (B) 2,8. (C) 4,2. (D) 5,0. (E) 5,6. 34. (FFFCMPA 2006) O antipirtico paracetamol ou acetoaminofeno comercializado em comprimidos de 1 g contendo 750 mg do frmaco. Considerando-se que a sua frmula molecular a mostrada abaixo, a quantidade de molculas de paracetamol contidas em um comprimido de, aproximadamente, (A) 3 x 1021. (B) 6 x 1021. (C) 5 x 1023. (D) 3 x 1024. (E) 6 x 1024. 34. (FFFCMPA 2006) A fluoretao da gua potvel e a utilizao de dentifrcios com fluoreto estanoso, SnF 2, so recursos utilizados para aumentar a resistncia dos dentes ao processo de formao de cries. A provvel reao que ocorre a converso da hidroxiapatita em fluoroapatita no esmalte dos dentes, conforme a reao simplificada: Ca5(PO4)3OH + F. Ca5(PO4)3F + OH. O processo eficaz porque (A) a fluoroapatita mais resistente a impactos. (B) o F. uma base mais forte que o OH.. (C) a fluoroapatita mais resistente ao ataque por cidos. (D) a formao de fluoroapatita implica deteriorao do esmalte dental. (E) o fluoreto presente originalmente no esmalte dos dentes reposto. 35. (FFFCMPA 2006) Considere o seguinte composto, cujo pKa , aproximadamente, igual a 7. O grupo funcional que confere carter cido ao composto est assinalado na figura pelo nmero (A) 1. (B) 2. (C) 3. (D) 4. (E) 5.

11

r ia c h u

p rv e s t i b u

Polgrafo de Testes
36. (FFFCMPA 2006) Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas do texto abaixo.

O aminocido essencial isoleucina, representado abaixo, tambm denominado de __________ de acordo com o sistema de nomenclatura IUPAC, apresenta uma cadeia carbnica __________com __________ carbono(s) quiral(is). (A) cido 2-amino-3-etilbutanico . ramificada . dois (B) cido 4-amino-2-etilbutanico . linear . um (C) 1-carbxi-1-amino-2-metilbutano . heterognea . dois (D) 1-carbxi -2-metil-1-butanamina . aliftica . um (E) cido 2-amino-3-metilpentanico . homognea . dois 37. (FFFCMPA 2006) O cido hialurnico um importante polissacardio encontrado nos tecidos conjuntivos e no fluido sinovial. Na sua estrutura, representada abaixo, esto presentes as funes orgnicas (A) ter, ster e amida. (B) cido carboxlico, ster e amina. (C) lcool, ter e amina. (D) lcool, cido carboxlico e amida. (E) lcool, cido carboxlico e amina. 38. (FFFCMPA 2006) Uma das especiarias culinrias do Marrocos o .limo em conserva.. Para prepar-lo, insere-se sal no interior de limes parcialmente cortados, que so colocados em um pote e cobertos com mais sal e um pouco de gua. O pote lacrado e guardado durante algumas semanas. O resultado um limo ressecado do qual se retira a polpa e se aproveita o restante para iguarias. A propriedade diretamente envolvida na preparao deste tipo de conserva a (A) desidratao de sais. (B) cristalizao de sais. (C) hidrlise de sais. (D) presso osmtica. (E) reao de salificao. 39. (FFFCMPA 2006) Um medicamento comercializado em ampolas contendo 2 ml de uma soluo aquosa na qual se encontram dissolvidos 10 mg do princpio ativo. Se um laboratrio dispuser de 5,0 g desse princpio ativo, poder preparar uma quantidade mxima de medicamento, expressa em litros, igual a (A) 0,5. (B) 1,0. (C) 2,0. (D) 5,0. (E) 10,0. 40. (FFFCMPA 2006) Na embalagem de um determinado produto alimentcio, consta a seguinte informao nutricional: Uma poro de 40 g do produto corresponde a um valor energtico de 100 kcal (1 cal equivale a aproximadamente 4,2 J). Uma pessoa, ao consumir em uma dieta 8.400 kJ desse produto, estar ingerindo uma quantidade de protenas correspondente a aproximadamente (A) 80 g. (B) 336 g. (C) 420 g. (D) 800 g. (E) 3.360 g.

12

r ia c h u e

p rv e s t i b u l a

41. (FFFCMPA 2006) Considere o equilbrio qumico exotrmico genrico, representado abaixo, para o qual k1 e k2 so as constantes de velocidade da reao direta e da reao inversa, respectivamente. Para esse equilbrio, quando a temperatura aumentada,

Polgrafo de Testes

(A) k1 e k2 aumentam, mas a relao k1/k2 permanece constante. (B) k1 e k2 diminuem, mas a relao k1/k2 permanece constante. (C) k1 e k2 permanecem constantes, pois o sistema est em equilbrio. (D) a relao k1/k2 aumenta. (E) a relao k1/k2 diminui. 42. (FFFCMPA 2006) Determinado composto qumico se decompe de acordo com uma cintica de primeira ordem. Partindo de 200 mols deste composto, verificou-se que, aps 10 minutos, 150 mols haviam sido decompostos. A meia-vida do composto, expressa em minutos, de (A) 2,5. (B) 5,0. (C) 10,0. (D) 20,0. (E) 30,0. 43. (FFFCMPA 2006) Quando uma lmina de ferro mergulhada numa soluo de um sal de mercrio, ela fica recoberta por mercrio metlico porque esse metal (A) menos solvel do que o ferro. (B) lquido temperatura ambiente. (C) tem potencial de reduo maior do que o do ferro. (D) mais voltil do que o ferro. (E) tem densidade maior do que a do ferro. 44. (FFFCMPA 2006) Em um reator isotrmico de volume constante, temperatura de 700 K, so colocados 9,0 mols de BrC e estabelecese o equilbrio 2 BrCl (g) Br2 (g) + Cl2 (g). Sabendo-se que a constante de equilbrio, Kc, dessa reao igual a 16, o nmero de mols de Br2 presentes no equilbrio ser igual a (A) 2,0. (B) 4,0. (C) 5,0 (D) 7,2. (E) 8,0. 45. (UFPEL 2006) Sobre as substncias e elementos delas constituintes citadas no texto, considere as afirmativas abaixo. I. Oxignio e oznio so formas alotrpicas do elemento oxignio. II. O eltron diferenciador (ltimo eltron a ser distribudo) em um tomo de enxofre apresenta os seguintes nmeros qunticos: n = 3; l = 1 e m = -1. III. Embora figurem no mesmo grupo da tabela peridica, o oxignio menos eletronegativo do que o enxofre. IV. O oxignio, ao ganhar 2 eltrons, transforma-se num ction de carga +2. Dessas afirmativas, esto corretas apenas (a) I e III. (d) II e IV. (b) II e III. (e) I e IV. (c) I e II. (f) I.R. 46. (UFPEL 2006) Segundo o texto, o aumento de 1 (um) milsimo de grama na quantidade de poluentes no ar resulta no acrscimo de 3% na mortalidade de idosos e de 4% no nmero de crianas hospitalizadas. Supondo-se que esse aumento fosse resultante de apenas um dos poluentes, isso significaria um acrscimo ao redor de (a) 2.10-5 molculas de oznio (O3) no ar. (b) 6,25.10-5 mol de molculas de oxignio (O2) no ar. (c) 2.10-5 mol de oznio (O3) no ar. (d) 3,57.1023 molculas de monxido de carbono (CO) no ar. (e) 21,49.1018 mol de monxido de carbono (CO) no ar. (f) I.R.

13

r ia c h u

p rv e s t i b u

Polgrafo de Testes
O texto abaixo serve como subsdio para responder s questes 47 a 49 Na troposfera, o SO2 pode formar H2SO4 e o xido de nitrognio, HNO3. Essas substncias se precipitam junto com a chuva (tornando seu pH at mesmo inferior a 5,0) e chegam crosta terrestre causando problemas ambientais, como prejuzos para a agricultura, acidificao do solo, corroso de metais e de monumentos de mrmore (carbonato de clcio), entre outros. A chuva naturalmente apresenta pH de aproximadamente 5,5, devido presena de gs carbnico e cidos orgnicos nela dissolvidos. A formao de H2SO4 e HNO3 (resultante das emisses de SO2 e NO pela queima de combustveis fsseis por veculos, indstrias e termoeltricas) d-se de acordo com as seguintes equaes qumicas:

47. (UFPEL 2006) Sobre o H2SO4 citado no texto, correto afirmar que (a) em sua estrutura existem somente ligaes inicas. (b) torna vermelha uma soluo alcolica de fenolftalena. (c) ao corroer metais, forma gs carbnico e sais de clcio. (d) ataca monumentos de mrmore, produzindo sulfatos e hidrognio. (e) um eletrlito forte, de nome cido sulfrico. (f) I.R. 48. (UFPEL 2006) Suponha que a acidez da gua da chuva seja devida apenas presena de H 2SO4, 100% ionizado segundo a equao:

Se a anlise de uma amostra de 500 ml da gua dessa chuva mostrar a presena de 2,5.10 -5 ons SO4 -2 (ons sulfato), significa que I. a gua dessa chuva cida e tem pH igual a 4,0. II. nessa amostra, existem 0,5.10-10 mol de ons OH-. III. em 1 litro dessa gua, existem 5.10-5 mol de ons sulfato. IV. o nmero de ons H+ (H3O+) igual ao nmero de ons OH-, no volume da amostra analisada. Dessas afirmativas, esto corretas apenas (a) I e II. (b) I, II e III. (c) II, III e IV. (d) I, III e IV. (e) II e III. (f) I.R. 49. (UFPEL 2006) A equao direta do equilbrio mostrado pela equao 1 do texto exotrmica; logo, a quantidade de SO3(g) nesse equilbrio, certamente, diminui com (a) o aumento da temperatura e da presso. (b) o aumento da temperatura e a reduo da presso. (c) a reduo da temperatura e da presso. (d) a reduo da temperatura e o aumento da presso. (e) temperatura e presso mantidas constantes.

14

r ia c h u e

p rv e s t i b u l a

O texto a seguir serve como subsdio para responder s questes 50 a 52. Parece claro que o desenvolvimento tem gerado um gasto considervel de energia (especialmente das formas que incrementam gs carbnico na atmosfera). E tudo foi alavancado quando, na Inglaterra, entre 1760 e 1800, a mquina a vapor foi aperfeioada, exigindo uma demanda maior de carvo mineral (substituindo o carvo vegetal), tambm utilizado na fuso de minrios de ferro. Uma das primeiras inovaes metalrgicas da poca foi a fuso de minrio de ferro (hematita) com carvo coque*. Isso levou produo de ferro batido de alta qualidade, o qual comeou a ser empregado na fabricao de mquinas, na construo civil e nas ferrovias, substituindo a madeira. *Ao ser queimado junto com o minrio, o carvo coque tem por finalidade produzir CO para a reao (equao abaixo) e fornecer o calor necessrio para essa reao ocorrer.

Polgrafo de Testes

50. (UFPEL 2006) Assinale a alternativa com as palavras que completam corretamente as lacunas do texto abaixo. Pelas informaes contidas no texto, possvel concluir que a reao representada pela equao ..............................., e que o smbolo significa .............................. . (a) exotrmica; luz (b) exotrmica; calor (c) endotrmica; calor (d) endotrmica; luz (e) endotrmica; fotlise (f) I.R. 51. (UFPEL 2006) Na reao representada pela equao do texto (a) o ferro reduzido de 0 a +3, sendo o xido frrico a substncia oxidante. (b) o ferro oxidado de +3 a 0, sendo o monxido de carbono a substncia oxidante. (c) o carbono reduzido de +4 a +2, sendo o xido frrico a substncia redutora. (d) o monxido de carbono reduzido a dixido de carbono, sendo o ferro a substncia redutora. (e) o carbono oxidado de +2 a +4, sendo o monxido de carbono a substncia redutora. (f) I.R. 52. (UFPEL 2006) De acordo com o texto, um dos minrios de ferro a hematita, que apresenta a substncia Fe2O3. Se a rocha da qual o ferro obtido contm 80% de hematita (os 20% restantes so de minrios isentos de ferro), significa que a quantidade mxima de ferro metlico que poderia ser produzida no processamento de uma tonelada dessa rocha seria de, aproximadamente, (a) 800 kg. (b) 240 kg. (c) 280 kg. (d) 560 kg. (e) 700 kg. (f) I.R. Ao longo de cinco sculos de explorao, a cultura da cana-de-acar desempenhou sucessivos e importantes papis na economia brasileira: impulsionou o Perodo Colonial, sustentando o Imprio, deu origem a indstrias, destacou a nao como exportadora, alavancou o desenvolvimento de reas do Nordeste (mais tarde, tambm do Centro-Sul) e ainda forneceu ao pas uma alternativa ao uso do petrleo, na gerao de energia. O acar e o lcool (lcool comum) so os principais derivados da cana-de-acar. Do primeiro, o Brasil hoje um dos principais produtores e exportadores mundiais e do segundo, destaca-se como produtor, j que o comrcio internacional desse combustvel ainda carece de expresso. Uma conjuntura favorvel ao aquecimento do consumo de lcool tem-se desenhado nos ltimos tempos, atravs do incio da comercializao de automveis com motor bicombustvel, isto , motor que tanto pode

15

r ia c h u

p rv e s t i b u

Polgrafo de Testes
funcionar com gasolina quanto com derivado de cana, como tambm com uma mistura de ambos, em quaisquer propores. Outro estmulo ao uso do lcool como combustvel o fato de sua contribuio para o efeito estufa ser significativamente menor do que a dos combustveis fsseis atualmente utilizados, isto porque o dixido de carbono que hoje lanado na atmosfera atravs de sua combusto, o mesmo que ontem foi seqestrado pela fotossntese quando na composio da biomassa original (cana-de-acar) desse combustvel. TOLEDO, L.R. e SOUZA, E. Globo Rural n 214: So Paulo, agosto de 2003 [adapt.]. 53. (UFPEL 2006) O lcool combustvel a que o texto se refere e a gua so miscveis em quaisquer propores, como tambm o volume final da mistura sofre uma contrao em relao soma dos volumes misturados. Isso acontece devido ao estabelecimento de (a) atraes do tipo dipolo-dipolo (interaes dipolopermanente) entre as molculas desses compostos. (b) atraes do tipo foras de van der Walls (interaes dipolo instantneo-dipolo induzido) entre as molculas desses compostos. (c) ligaes inicas entre as molculas desses compostos. (d) atraes do tipo pontes de hidrognio (ligaes de hidrognio) entre as molculas desses compostos. (e) ligaes metlicas entre as molculas desses compostos. (f) I.R. 54. (UFPEL 2006) O lcool, a que o texto se refere, I. apresenta cadeia carbnica aliftica saturada e heterognea. II. tem por nome lcool etlico ou etanol. III. classificado como um monolcool primrio. IV. como combustvel, minimiza o efeito estufa por no emitir gs carbnico para a atmosfera. Dessas afirmativas, esto corretas apenas (a) I e III. (b) I, II e IV. (c) II e IV. (d) II e III. (e) I, III e IV. (f) I.R. 55. (UFPEL 2006) O combustvel citado no texto, obtido a partir da cana-de-acar, queima, a presso constante, segundo a equao

Na equao acima, a palavra chama (sobre a seta) e a quantidade de calor se referem, respectivamente, (a) energia de ativao e variao de entalpia da reao. (b) ao catalisador e variao de entropia da reao. (c) variao de entropia e variao de energia interna da reao. (d) variao de entropia e variao de energia livre da reao. (e) ao catalisador e energia de ativao da reao. (f) I.R. Os compostos carbonlicos so emitidos diretamente para a atmosfera por fontes naturais e antropognicas ou formados pela fotooxidao de hidrocarbonetos. So compostos muito reativos, principalmente por se constiturem na maior fonte de radicais livres. De forma direta ou indireta, o aumento de suas concentraes afeta a qualidade do ar. A presena de compostos carbonlicos no ar diminui o perodo de induo do smog fotoqumico e eleva a quantidade de oznio na troposfera. Alm disso, esses compostos tambm so os precursores de uma classe de poluentes secundrios e de cidos orgnicos atmosfricos os quais contribuem para a chuva cida e a acidificao de lagos. Entre os componentes das emisses naturais de compostos carbonlicos, podem ser citados etanal, propanal, 2-metil propanal, 2-metil butanal, 3-metil butanal, propanona, butanona e 3-buten-2-ona, todos oriundos de formigas (Mymica rubra L). J nas antropognicas, destacam-se, principalmente, metanal e etanal, seguidos de uma frao menor (cerca de 10%) representada por propanal, propanona, acrolena (propenal) e benzaldedo (fenil metanal), entre outros. As principais fontes dessas emisses so as indstrias, o uso de combustveis, a incinerao do lixo e as queimadas florestais. ANDRADA, Marta V. A. S. de, et al. Compostos carbonlicos atmosfricos: fontes, reatividade, nveis de concentrao e efeitos toxicolgicos, Qumica Nova, Vol 25, nmero 6B, 2002 [adapt.].

16

r ia c h u e

p rv e s t i b u l a

56. (UFPEL 2006) Segundo o texto, os compostos carbonlicos presentes na atmosfera podem ser formados pela fotooxidao de compostos (a) que apresentam grupo carbonila em suas estruturas. (b) constitudos exclusivamente por tomos de carbono e hidrognio. (c) que apresentam o grupo carboxila em suas estruturas. (d) constitudos por anel aromtico ligado hidroxila. (e) que apresentam anel aromtico e carbonila em suas estruturas. (f) I.R. 57. (UFPEL 2006) Segundo o texto, os constituintes da frao maior das emisses antropognicas produzem, por (a) reduo, respectivamente, cido frmico e cido actico. (b) hidrlise, respectivamente, cido frmico e lcool etlico. (c) combusto, respectivamente, cido propanico e cido benzico. (d) oxidao, respectivamente, cido metanico e cido etanico. (e) hidrogenao, respectivamente, propanol e lcool benzlico. (f) I.R. 58. (UFPEL 2006) Os compostos citados no texto como poluentes emitidos por fontes antropognicas pertencem funo orgnica dos (das) (a) aldedos e cidos carboxlicos, por apresentarem o grupo COOH em suas estruturas. (b) cetonas e fenis, por apresentarem anel aromtico em suas estruturas. (c) lcoois e fenis, por apresentarem hidroxila em suas estruturas. (d) fenis, por apresentarem dupla ligao e hidroxila em suas estruturas. (e) aldedos e cetonas, por apresentarem o grupo em suas estruturas. (f) I.R. 59. (UFPEL 2006) Sobre os compostos citados no texto, correto afirmar que (a) 3-buten-2-ona apresenta isomeria cis-trans. (b) metanal e etanal so ismeros de posio. (c) benzaldedo apresenta carbono assimtrico. (d) 2-metil butanal e 3-metil butanal formam um par de antpodas pticos. (e) propanal e propanona so ismeros de funo. (f) I.R. GABARITO 1. 8 11. 21. 31. 41. 51. 1 A C E E E 2. 7 12. 22. 32. 42. 52. 1 C E C B D 3. 4 13. 23. 33. 43. 53. 3 B A B C D 4. 8 14. 24. 34. 44. 54. 4 D B A B D 5. 5 15. 25. 35. 45. 55. 4 E D A C A 6. 8 16. 26. 36. 46. 56. 0 B E E E B 7. 2 17. 27. 37. 47. 57. 8 C D D E D 8. 7 18. 28. 38. 48. 58. 3 A A D B E 9. 7 19. 29. 39. 49. 59. 0 E D B B E 10. 41 20. 30. 40. 50. D C A C

Polgrafo de Testes

OBS: Segundo exerccio 34) C

17 06

r ia c h u

p rv e s t i b u

You might also like