You are on page 1of 3

Web Semntica: Computadores e Pessoas Trabalhando Colaborativamente

Gustavo C. de Freitas e Prof. Ms. Eduardo F. Zambom Santana


R. Waldemar Csar da Silveira, 105, Vl. Cura D'Ars, 13045510, Campinas SP, Brasil

Resumo Este trabalho apresenta os desafios, conceitos tericos e prticos da Web Semntica, que tem como objetivo ser um complemento da Web atual, possibilitando que novos dados e os j existentes na Web tenham mais significado e permita que computadores e pessoas possam trabalhar colaborativamente. A Web atual no possibilita encontrar contedos relevantes e principalmente que computadores trabalhem de maneira automatizada devido ausncia de significado nos dados. Dado a importncia pela busca de informaes e pela praticidade que a Web oferece, a Web Semntica tem ganho a devida importncia para que possa continuar a ser uma extenso da Web atual e melhorar a qualidade das buscas e informaes. Palavras-chaves Mecanismos de busca. Web. Web Semntica. Relevncia.

Semntica criar uma Web mais conectada, onde os dados tenham uma representao mais adequada, utilizando semntica. Com este formato possvel que no apenas pessoas vejam sentido nas pginas e documentos, mas que computadores, aplicaes e mecanismos de busca possam trabalhar de forma automatizada. A proposta do trabalho apresentar os aspectos gerais da Web Semntica com uma abordagem prvia sobre a Web atual e os diversos problemas enfrentados pela fragmentao dos dados, dificuldade para encontrar contedos relevantes e o esforo para a formao do conhecimento cruzado. A idealizao e construo do prottipo objetiva mostrar como possvel com os mais diversos aspectos semnticos, utilizando tecnologias que permitem criar e melhorar a j presente Web Semntica. II. WEB SEMNTICA A Web Semntica simplesmente uma rede de dados descritos e ligados de maneira a estabelecer contexto ou semntica que aderem gramtica definida e construes de linguagens [3]. A principal ideia da Web Semntica permitir criar uma maneira formal para representao dos dados e a criao do conhecimento cruzado, onde cada nicho de conhecimento possa colaborar entre si, possibilitando que indexadores automticos, mecanismos de busca e computadores em geral consigam trabalhar de forma automatizada para a obteno de informaes padronizadas sem permitir ambiguidade. Abaixo um comparativo entre a Web atual e a Web Semntica. TABELA I
COMPARATIVO ENTRE A WEB ATUAL E WEB SEMNTICA

Abstract This paper presents the challenges, theoretical and practical concepts of the Semantic Web, which aims to be a complement to the current Web, enabling new and existing data on the Web have more meaning and allow computers and people to work collaboratively. The current Web does not allow to find relevant content and especially that computers work in an automated manner due to lack of meaning in data. Given the importance of information and the search for practicality that provides Web, the Semantic Web is gaining due importance so you can continue to be an extension of current Web and improve the quality of searches and information. Keywords Web. Semantic Web. Relevance. Search Engines.

I. INTRODUO A Web atual possibilita que os mais diversos perfis de usurios publiquem e editem contedo na Internet, utilizando uma grande variedade de tcnicas e ferramentas. Isto trouxe um grande problema de fragmentao de dados para a Web. Os mecanismo de busca auxiliam na busca de informaes, mas mesmo assim os resultados no so precisos. O World Wide Web Consortium (W3C) juntamente com a comunidade cientfica e outras organizaes, tem reunido esforos para organizar os dados na Web, utilizando classificadores, metadados, ontologias, diretrios abertos e frameworks [1]. O grande problema enfrentado pelos mecanismos de busca o fato de no conseguirem entender o significado (semntica) das pginas e documentos na existentes na Web. Trabalham apenas coletando alguns metadados e informaes existentes nas pginas e posteriormente realizando a indexao. A definio da Web Semntica [2] comeou a ser melhor difundida em meados de 2001 pelo W3C. O intuito da Web

III. ORGANIZAO SEMNTICA A Semntica refere-se ao significado das palavras, incide sobre a relao entre significantes, tais como palavras, frases, sinais e smbolos e o que eles representam, a sua denotao. O elemento fundamental da Semntica so os recursos e so responsveis por representar uma pequena parte de informao.

H diferentes formas de representar dados semnticos: Vocabulrios Controlados: o tipo mais simples de semntica aplicado na Web. Contm palavras padronizadas, utilizadas para referenciar ideias caractersticas fsicas, pessoas, lugares, eventos e muitos outros conceitos [4]. Taxonomias: taxonomia a classificao baseada em assunto que arranja os termos em um vocabulrio controlado [5]. Tesauros: uma lista de palavras com significados semelhantes, dentro de um domnio especfico de conhecimento. uma extenso da taxonomia por permitir que termos sejam arranjados de forma hierrquica e tambm permita outras declaraes e relacionamentos sobre o mesmo [5]. Ontologias: um documento ou arquivo que formalmente define relaes entre os termos [2]. IV. ARQUITETURA A Web Semntica composta por uma pilha de tecnologias, ferramentas e padres especificadas pelo W3C, utilizados para adicionar significado aos dados e principalmente permitir que mecanismos de busca possam trabalhar de maneira automatizada. A arquitetura apresentada conforme a Figura 1.

Protg: Plataforma gratuita e open source que permite editar ontologias e um framework de base de conhecimento [6]. Jena Framework: framework desenvolvido com linguagem Java para construes de aplicaes para a Web Semntica. Fornece um ambiente de programao para trabalhar com as camadas semnticas RDF, RDFS, OWL e SPARQL [7]. Linked Open Data: iniciativa criada por Tim Berners-Lee para promover a Web com integrao dos dados. A ideia permitir relacionar dados de aplicaes e nichos de conhecimento distintos. V. PROTTIPO

Este projeto apresenta um simples prottipo de um Mashup utilizando os dados semnticos providos pelo The New York Times [8], integrado ao Google Maps. Mashup uma aplicao que torna-se completa partir de dados provenientes de outras aplicaes. Utiliza esses dados para fazer alguma representao til dos dados [9]. VI. CONCLUSO A Web Semntica uma pilha extensa de definies e aplicaes, mas que objetiva ser bastante simples. Embora parea complexa, so fceis de trabalhar. Atualmente diversos rgos e empresas j representam seus dados de forma semntica, o que facilita para a criao de aplicaes que tiram proveito do nichos de conhecimento. O futuro da Web deve-se realmente capacidade de processar dados semnticos e principalmente aos agentes automticos que pode extrair informaes teis dos dados. A indexao e classificao de dados na Web, quando feita por humanos muito suscetvel erros. uma quantidade infinitamente grande de informaes nas mais diversas reas de conhecimento. Para diminuir a susceptibilidade preciso a colaborao entre humanos e mquinas. S assim ser possvel criar dados qualitativamente melhores e aplicaes que os processe de forma adequada, precisa e rpida. REFERNCIAS
[1] ROCHA, Rafael Port da. Metadados, Web Semntica, Categorizao Automtica: combinando esforos humanos e computacionais para a descoberta e uso de recursos na web. 2004. 12 f. Artigo - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.

Fig. 1. Camadas da arquitetura da Web Semntica

A arquitetura especificada vai desde ferramentas para controle dos dados at ferramentas para criao dos dados, busca e segurana. II. FERRAMENTAS Devido a complexidade inicial que a Semntica fornece, diversas ferramentas foram criadas para auxiliar a criao de dados e aplicaes para trabalhar de forma adequada. Dentre as ferramentas existentes, alguns exemplos so:

[2] BERNERS-LEE, T.; HENDLER, J.; LASSILA O. The Semantic Web. Scientific American, New York, May 2001. Disponvel em: <http://www.scientificamerican.com/article.cfm?id=the-semantic-web>. Acesso em: 10 de Maro de 2011. [3] HEBELER, John et al. Semantic Web Programming. Indianapolis, In: Wiley Publishing, Inc, 2009. 585 p. [4] HARPING, Patricia. Introducing to Controlled Vocabularies: Terminology for Art, Architecture and Other Cultural Works. Los Angeles, California: Concise Concepts, Inc, 2010. 245 p.

[5] CARDOSO, Jorge. Semantic Web Services: Theory, Tools and Applications. Hershey, Nova York: IGI Global, 2007. 372 p.

[6] STANFORD UNIVERSITY (United States of America). Welcome to Protge. Disponvel em <http://protege.stanford.edu/>. Acesso em: 26 de Julho de 2011. [7] JENA A Semantic Web Framework for Java Disponvel em: <http://jena.sourceforge.net/>. Acesso em: 27 de Outubro de 2011. [8] THE NEW YORK TIMES (New York). Developer Network. Disponvel em: <http://developer.nytimes.com/page>. Acesso em: 27 de Outubro de 2011. [9] WIKIPEDIA. Mashup. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Mashup>. Acesso em 27 de Outubro de 2011.

You might also like