You are on page 1of 4

Teste de Avaliao de Portugus 12.

B/C
27 de outubro de 2011 Nome _______________________________________________________________ n. _____

Grupo I

Leia, atentamente, o texto a seguir transcrito. A criana que fui chora na estrada. Deixei-a ali quando vim ser quem sou; Mas hoje, vendo que o que sou nada, Quero ir buscar quem fui onde ficou. Ah, como hei de encontr-lo ? Quem errou A vinda tem a regresso errada. J no sei de onde vim nem onde estou. De o no saber, minha alma est parada. Se ao menos atingir neste lugar Um alto monte, de onde possa enfim O que esqueci, olhando-o, relembrar, Na ausncia, ao menos saberei de mim, E, ao ver-me tal qual fui ao longe, achar Em mim um pouco de quando era assim .
Fernando Pessoa, Poesia II (Europa-Amrica)

Apresente, de forma bem estruturada, as suas respostas aos itens que se seguem. 1. No poema o assunto estrutura-se de acordo com uma oposio temporal. 1.1 Explicite-a. 1.2. Identifique as formas verbais que sustentam essa oposio. 2. O eu potico manifesta no momento em que escreve um determinado estado de esprito. 2.1. Descreva-o e justifique-o. 3. Comente o sentido dos versos: A criana que fui chora na estrada. Deixei-a ali quando vim ser quem sou... 4. Divida o poema em partes lgicas, justificando-as. 5. Indique o tema tratado nesta composio e relacione-o com as temticas mais recorrentes da poesia pessoana.

Grupo II Leia o texto seguinte: Os ltimos estudos sobre a frmula do xito revelam que existe, para alm do talento pessoal, da perseverana, do otimismo ou mesmo dos genes herdados, um elemento que age na sombra e que se revela determinante: a sorte. () Quando nos interrogamos sobre os motivos do xito ou do fracasso, h quem coloque a nfase na sorte ou no azar, enquanto outros evocam o talento ou a sua ausncia, o esforo ou a abulia, a inteligncia, as aptides sociais, o dom da oportunidade, o faro para os negcios A verdade que costumamos atribuir os nossos xitos ao mrito pessoal, e os dos outros s circunstncias (sorte, cunhas,). Os nossos fracassos, pelo contrrio, devem-se ao azar ou injustia; os dos restantes, ao comportamento das pessoas em causa. Em psicologia, essa forma de ver as coisas designada por erro fundamental de atribuio. Consiste em colocar a nfase ou sobrevalorizar as caractersticas da personalidade e as motivaes psicolgicas, e em menosprezar ou ignorar fatores exteriores quando se pretende explicar o comportamento de algum numa situao. Esse desvio est tambm relacionado com aquilo que Julian Rotter, psiclogo da Universidade de Connecticut, denomina locus de controlo, pelo local onde situamos as causas do que nos acontece. () A educao , tambm, um fator fundamental. No meio familiar, as crianas aprendem muito a observar o que fazem os pais, incluindo a atitude perante a vida. A hereditariedade no apenas gentica, tambm se manifesta pela forma como se copiam comportamentos. O xito pode tambm ser condicionado pela educao e pela cultura em que vivemos. H famlias que incentivam a procura de iniciativas, enquanto outras atribuem maior importncia ao aspeto econmico e material. E no podemos esquecer o esforo. Herbert Simon, Prmio Nobel da Economia, estimou que necessrio, para ser um perito internacional em qualquer especialidade, dedicar pelo menos 40 horas por semana ao trabalho, 50 semanas por ano, durante uma dcada. Outros falam em dez mil horas de esforo como frmula para alcanar a glria, e o senso comum costuma situar-se entre estas duas teorias.
In Super Interessante, n. 150, outubro de 2010, pp. 22 a 24 (com supresses)

10

15

20

25

1.

Para cada um dos quatro itens que se seguem, escreva, na sua folha de teste, a letra correspondente alternativa correta.

1.1. Em revelam que existe, para alm do talento pessoal (linhas 1 e 2 ), a palavra sublinhada A um pronome relativo. B uma conjuno subordinativa consecutiva. C uma conjuno subordinativa completiva. D um pronome interrogativo. 1.2. Na frase h quem coloque a nfase (linhas 4 e 5), o constituinte sublinhado pode ser substitudo por A ostentao. B realce. C exibio. D dignidade. 1.3. A palavra sublinhada em os dos restantes, ao comportamento das pessoas em causa (linha 9) retoma o segmento: A xitos. B outros. C nossos. D fracassos.

1.4. Na frase consiste em colocar a nfase ou sobrevalorizar (linha 11), a conjuno sublinhada apresenta um valor: A disjuntivo. B copulativo. C adversativo. D consecutivo. 1.5. Os constituintes sublinhados em Julian Rotter, psiclogo da Universidade de Conneticut (linha 14 ), desempenha a funo de: A sujeito. B modificador apositivo do nome. C modificador restritivo do nome. D complemento direto. 1.6. No segmento textual situamos as causas do que nos acontece (linha 15), o constituinte desempenha a funo de: A sujeito. B complemento indireto. C complemento direto. D complemento oblquo. 1.7. Na frase E no podemos esquecer o esforo. (linha 22), est apresentada a modalidade A dentica, valor de permisso. B epistmica, valor de possibilidade. C apreciativa. D dentica, valor de proibio. 2. Faa corresponder a cada um dos cinco elementos da coluna A um elemento da coluna B, de modo a obter afirmaes verdadeiras: A 2.1. Para elencar alguns fatores que podem conduzir ao sucesso (1. pargrafo), 2.2. Com a utilizao do conector sublinhado em Quando nos interrogamos (linha 4), 2.3. na frase iniciada em O xito pode tambm (linhas 18 e 19 ) 2.4. Com a utilizao do conector sublinhado em para ser um perito internacional em qualquer especialidade (linha 23) 2.5. Com o sublinhado na frase e o senso comum costuma situar-se entre estas duas teorias (linhas 25-26 ) B a) O enunciador marca a temporalidade da ao; sublinhado

b) o enunciador introduz no discurso a ideia de finalidade.

c) o enunciador serve-se de uma enumerao. d) o enunciador expressa um modificador restrito de nome.

e) o enunciador serve-se de um complexo verbal que indica obrigao de realizar a ao.. f) o enunciador serve-se de um verbo auxiliar modal de valor de possibilidade
g) o enunciador recorre a uma frase que representa a modalidade dentica. h) o enunciador apresenta a situao como obrigatria.

Grupo III Num texto expositivo-argumentativo de duzentas a trezentas palavras, comente a afirmao transcrita, fazendo referncia aos seus conhecimentos de leitor. Ao invs de ele [Fernando Pessoa] apenas transmitir, ou tentar transmitir, a emoo pura e simples, () submete-a ao exame da inteligncia ou da razo potica.
Massaud Moiss, A Literatura Portuguesa, Ed. Cultrix

A professora,
Maria Teresa Borges

Cotaes
Grupo I 1.1 1.2 2.1 3 4. 5. Grupo II
1.1. 1.2 1.3 1.4 1.5 1.6 1.7 2.1 2.2 2.3 2.4 2.5 5 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 3 pontos 3 pontos 3 pontos 3 pontos 3 pontos

100 pontos 12 pontos (C - 7; F - 5) 12 pontos (C - 7; F - 5) 18 pontos (C - 12; F - 6) 16 pontos (C - 10; F - 6) 20 pontos (C - 12; F - 8) 22 pontos (C - 12; F- 10) 50 pontos

Grupo III
Estruturao temtica e discursiva Correo lingustica 30 pontos 20 pontos

50 pontos

You might also like