You are on page 1of 21

BioComputadores

A tecnologia novata

12/10/2011 Marcos Alexandre e Bruno Gentilin

Sumario Introduo Objetivos 1-Quando surgiu a inspirao 2-Um DNA mais estvel 3-O principio da tecnologia 4-A revoluo da tecnologia 5-Tipos de Biochips e funcionamento 6-Aplicaes de Biocomputao 6.1-Cncer 6.2-Estudo das mutaes e variaes genticas 6.3-Microbiologia 6.4-Imunologia 7-Pontos positivo e negativos da Biocomputao 7.1-Um sistema Inteligente 7.2-Velocidade e Amazenamento alem do normal 7.3-Calculos exatos e manipulaveis 7.4-No h limites de condensao de informao 7.5-No passou de um sonho ainda Pg 3 Pg 5 Pg 6 Pg 7 Pg 8 Pg 9 Pg 10 Pg 11 Pg 11 Pg 11 Pg 11 Pg 11 Pg 12 Pg 12 Pg 12 Pg 12 Pg 12 Pg 12 Pg 13 Pg 15 Pg 15

8-Entendendo o funcionamento a fundo 9-Paralelismo macio 10-DNA vs. Silcio

11-Tendncias

Pg 16 Pg 16 Pg 16 Pg 17 Pg 17

11.1-Biochip utiliza bolhas minsculas como bits 11.2-Microfludica 11.3-Memria de bolhas 11.4-Biochip descartvel far exames clnicos no

consultrio mdico 11.5-Desafios tecnolgicos 11.6-Biochip microfludico 11.7-Microfludica 11.8-Plasmnica 11.9-Sensibilidade do biochip Pg 17 Pg 18 Pg 18 Pg 18 Pg 19 Pg 20

Concluso

Introduo

O poder de processamento de determinados materias podem se tornar inestimaveis a mente humana e esta em constante pesquisa. Atualmente, os fabricantes competem em uma corrida tecnolgica pela fabricao do processador com melhor desempenho, realizando melhorias nas arquiteturas, organizao e nas tecnologias de fabricao dos chips. No entanto, a cada dia que se passa a tecnologia vai se tornando limitado, o limite da nanotecnologia esta prximo para os chips. Os microprocessadores produzidos com chips de silcio atingiro seus limites de miniaturizao e conseqentemente, do poder de processamento. Desta forma, os fabricantes devero buscar novas fontes de materia e novas metodologias de producao, a fim de produzir computadores com maior desempenho.

Neste contexto, surgiu o conceito de computao biolgica, tornando assim os elementos biologicos como: fibras, DNA, RNA, proteinas etc, sua principal fonte de materia para processamento e armazenamento de informaes. Esta nova gerao de

microprocessadores est fundamentada na utilizao de organismos vivos como fonte de processamento, atravs de atividades celulares. Podemos dizer que existem milhes de microprocessadores naturais dentro de um organismo vivo, tal como uma clula humana composta por seu DNA. As molculas de DNA tm a capacidade de executar clculos 10 vezes muito mais rpido que o mais poderoso computador construdo por humanos.

A integrao de molculas de DNA e RNA dentro de um chip cria o conceito denominado biochip, que impulsionar a velocidade dos computadores. As pesquisas neste ramo j demonstraram a capacidade dessas molculas de executarem complexas atividades, calculos matematicos, como ser abordado neste trabalho.

Objetivo Geral

O Projeto tem por objetivo mostrar de uma forma clara e detalhada o que so biocomputadores, sua origem e suas caractersticas respectivas, mostrando por si a diferena da tecnologia atual e da novata e qual a sua finalidade em relao ao que se pode esperar da mesma.

Objetivos Especficos

Mostrar de uma forma clara o que so biocomputadores; Definir as suas principais caractersticas; Mostrar porque to importante tal avano tecnolgico; Sua principal rea de atuao; Porque no foi implantada.

1.Quando surgiu a inspirao

Em seu livro "O que a vida", Erwin Schdinger tinha definido o caminho a seguir para penetrar nos segredos da informao biolgica. Publicado em 1944, seu pequeno livro j introduzia a idia que devia haver nos cromossomos uma espcie de cristal aperidico, portador da informao gentica. Tal montagem devia possuir uma certa regularidade para conter informao e, portanto, assemelhar-se a um cristal ordenado. Mas no podia se tratar de um cristal perfeito, pouqussimo rico em informaes e pouco rgido para as transformaes biolgicas. Portanto, o programa a ser seguido era claro: "purifique os materiais biolgicos, utilize as tcnicas de difrao de raios-X da cristalografia e dever descobrir o segredo da hereditariedade e da vida". Foi o que fizeram Watson e Crick, em 1953, baseando-se, entre outras, nas descobertas de Maurice Wilkins e Rosalind Franklin.

2.Um DNA mais estvel

Todo mundo conhece agora a estrutura de dupla hlice do DNA, com suas duas hastes constitudas de uma sucesso de nucleotdeos. Essas bases nitrogenadas, representadas por letras (A para a adenina, G para a guanina, C para a citosina e T para a timina) carregam a informao gentica e, entre duas hlices, se associam por pares (A-T e G-C). Em 1994, Leonard Adleman demonstrou a possibilidade de serem construdos verdadeiros biocomputadores de DNA, bem adaptados para resolver, por clculos em paralelo, certos problemas difceis das matemticas combinatrias (muito longos para serem tratados com um computador clssico). Em 2002, Ehud Shapiro, do Instituto Weizmann (Israel) concebe um primeiro nanocomputador de DNA. nessa perspectiva de informtica base de DNA que a performance de Masahiko Inouye e seus colegas, da Universidade de Toyama (Japo), interessante. Esses qumicos japoneses acabam, de fato, de realizar a sntese de um DNA artificial cujos nucleotdeos no so constitudos de bases nitrogenadas de DNA natural. Mais estvel e mais facilmente manipulvel, esse DNA artificial permitir realizar mais facilmente e mais eficazmente os biocomputadores.

3.O principio da tecnologia

certo que os computadores biolgicos esto em desenvolvimento, de modo que no os encontramos em lojas de componentes eletrnicos . A atividade inicial na linha dos computadores biolgicos foi dado por Leonard Adleman, pela publicao em 1994 de um trabalho demonstrando a capacidade de processamento do DNA [Adleman, 1994]. Adleman conseguiu solucionar um problema matemtico bem conhecido, sobre caminhos hamiltonianos (problema este conhecido como o Problema do Caixeiro Viajante The Salesman Problem), utilizando molculas de DNA.

Sabendo-se que a tecnologia esta se desenvolvendo a cada dia que passa, o principal objetivo dos computadores biolgicos superar os limites fsicos impostos pelo atual modelo de processamento, baseado em chips e transistores, proporcionando uma eficincia nunca antes atingida substituindo assim supercomputadores como: A superioridade em junho de 2011 a Top500 supercomputer site anunciou um extraordinrio avano em supercomputadores, mostrando que capaz de realizar mais de 8 quatrilhes de clculos por segundo (petaflop/s) sendo este o mais novo nmero um do mundo chamado de computador K.

Os experimentos iniciais podem ser vistos como prova do conceito, de forma a demonstrar a veracidade da metodologia biolgica de processamento. A partir de ento, vislumbra-se a construo de um processador baseado no DNA, como um dispositivo capaz de operar independentemente da interveno humana. Como ser abordado durante todo trabalho, os processadores moleculares mostram sua alta capacidade ao mesmo tempo em que apresentam dificuldades na interao humana, ou seja, na forma que eh apresentada as informaes de entrada e sada. Trs anos aps o experimento de Adleman, um novo avano foi dado por um grupo de pesquisadores da universidade de Rochester. Esse grupo de pesquisa desenvolveu portas lgicas feitas com DNA. Tais portas so o primeiro passo para a criao do computador biolgico, que tenha uma estrutura similar aos computadores eletrnicos atuais. Em vez de utilizarem sinais eltricos para executarem funes, estas portas baseiam-se em operaes executadas sobre a molcula de DNA, como por exemplo, uma funo AND, que detecta fragmentos de cdigo gentico e realizam uma operao de juno (quimicamente), produzindo uma nica saida.

4.A revoluo da tecnologia Um biochip formado por um arranjo de micro-laboratrios dispostos em um substrato slido de forma a permitir que muitos testes sejam realizados simultaneamente, visando atingir a maior vazo e rapidez possvel. Dessa maneira, o biochip capaz de realizar milhares de reaes biolgicas em poucos segundos.

Assim, os biochips ou chips biolgicos so pequenos retngulos recobertos de vidro, ou silicone, que servem como plataforma para fixao de DNA. Tais chips foram projetados para o estudo de DNA, RNA ou outras substncias orgnicas que determinam as caractersticas de um organismo.

Durante o processo de caracterizao, quando as sondas usadas possuem uma seqncia complementar ao DNA ou RNA em estudo, elas iro se hibridizar aos mesmos, permitindo assim sua identificao. A amostra a ser estudada dever ser marcada com um corante fluorescente e adicionada ao biochip. Qualquer seqncia de cido nuclico presente na amostra, que for complementar s seqncias contidas nas sondas fixadas ao chip, se hibridizaro.

Ento, lava-se a reao para que as seqncias no hibridizadas sejam retiradas. As seqncias perfeitamente hibridizadas geram fluorescncia intensa, enquanto outras com discordncia de uma nica base geram fluorescncia de menor intensidade.

5.Tipos de Biochips e Funcionamento

Existem dois modelos bsicos de biochips, que empregam alguns princpios comuns em suas tcnicas, mas que diferem na maneira como os oligonucleotdeos so fixados ao substrato slido. Os principais fabricantes so a Affymetrix e a Synteni que os desenvolveu em parceria com a Universidade de Stanford e por isso so chamados de Synteni/Stanford [Lima, 1999].

- Os chips da Affymetrix em geral empregam seqncias pequenas de DNA que so fixadas superfcie slida, utilizando um processo de sntese qumica em reas fotoativadas. Esse processo combina a sntese qumica em fase slida, incluindo a fixao do cido nuclico ao vidro com tcnicas de fabricao de litografia, que so geralmente empregadas na fabricao de semicondutores, o que determina a localizao precisa onde o oligonucleotdeo deve ser fixado.

Em resumo, um vidro foto-protegido iluminado seletivamente pela luz que passa atravs de uma mscara fotolitogrfica. As reas iluminadas so ativadas, o que permite a fixao das seqncias de DNA.

Em geral, tais chips sero expostos s amostras marcadas com um nico corante fluorescente e a anlise dos resultados far a diferenciao entre as seqncias com complementaridade perfeita e aquelas com mutaes em uma nica base.

- Os biochips sintetizados pela Synteni, em geral, empregam longas seqncias de DNA referentes a genes inteiros ou seqncias EST ("Expressed Sequence Tags") que, atravs do mtodo de marcao com dupla colorao fluorescente, permitem avaliar

qualitativamente a expresso dos genes selecionados. A Synteni utiliza robs para fixar uma a uma as seqncias desejadas nos seus lugares especficos. Um dos mtodos utilizados a fixao de uma nica molcula de cido nuclico em uma esfera de ltex em meio lquido.

Um raio laser usado como uma pina tica para segurar a esfera de ltex no local desejado. Um microscpio de fora atmica localiza a esfera e o cido nuclico transferido para o local desejado pelo laser.

10

6.Aplicaes de Biocomputao 6.1.Cncer: Com a progresso dos tumores, a expresso gnica das clulas cancerosas se altera. Comparar clulas normais com clulas cancerosas pode apontar provveis oncogenes, bem como novas maneiras de interveno. (
http://www.sjtresidencia.com.br/invivo/?p=14915 ) Fonte de pesquisa

6.2.Estudo das mutaes e variaes genticas (doenas auto-imunes, tumores, cncer, infeces): Ao invs de uma nica alterao gnica, a maioria dos genes mostra uma gama de mutaes que torna o estudo de um defeito gentico longo e rduo. Com essa finalidade, biochips foram desenvolvidos especificamente para detectar mutaes nos genes BRCA1, CFTR e p53.

Uma observao importante a esse respeito, o tipo mais comum de variao genticahumana o SNP (single nucleotide polymorphism), que pode ser definido como a posio na qual duas bases alternativas ocorrem numa freqncia significativa (>1%) na populao humana.

O estudo dos SNPs foi reconhecido como uma importante ferramenta para a identificao de marcadores genticos nas doenas, tanto em estudos populacionais, quanto em estudos familiares. Os biochips permitem que grandes pores do genoma humano sejam analisados procura dos SNPs. Localizado os SNPs, pode-se ento construir um mapa de todo o genoma.

6.3.Microbiologia: A partir do seqenciamento de um nmero cada vez maior de genomas de microorganismos, pode-se construir biochips contendo sondas que representem parte ou todo o genoma e determinar, por exemplo, quais os genes reprimidos ou expressos, quando clulas de leveduras so cultivadas em meios ricos ou pobres em nutrientes ou, ainda, quais so os genes envolvidos com a fase de crescimento exponencial do Streptococcus pneumoniae (competncia) e quais aqueles ativos na fase estacionria.

6.4.Imunologia: Por possurem ao pleiotrpica, as citoquinas ficaram at ento limitadas no que se refere ao preciso conhecimento do seu mecanismo de ao.

Estudos usando biochips identificaram novos genes que so estimulados ou reprimidos pelos diferentes interferons, inclusive alguns anteriormente implicados na apoptose.
11

7.Pontos positivos e negativos da Biocomputao

DNA computing uma tecnologia emergente que procura capitalizar a enorme capacidade informacional do DNA, molculas biolgicas que podem armazenar grandes quantidades de informao e so capazes de realizar operaes semelhantes s de um computador atravs da implantao de enzimas, catalisadores biolgicos que atuam como software para executar operaes desejadas. 7.1.Um sistema Inteligente : Um conjunto de molculas de DNA foram aplicadas a uma pequena placa de vidro revestida com ouro. Em cada experimento, o DNA foi adaptada para que todas as respostas possveis para um problema computacionalmente difcil foram includos. Ao expor as molculas de certas enzimas, as molculas com as respostas erradas foram eliminados, deixando apenas as molculas de DNA com as respostas certas. 7.2.Velocidade e Amazenamento alem do normal: O apelo da computao DNA reside no fato de que as molculas de DNA pode armazenar muito mais informao do que qualquer outro chip de computador convencionais existentes. Estima-se que um grama de DNA seco pode conter tanta informao como um trilho de CDs. Alm disso, em uma reao bioqumica que ocorrem em uma rea de superfcie pequena, centenas de trilhes de molculas de DNA podem operar em conjunto, criando um sistema de processamento paralelo que imita a capacidade do supercomputador mais poderoso. 7.3.Calculos exatos e manipulaveis: Os chips que impulsionam os computadores convencionais representam a informao como uma srie de impulsos eltricos usando uns e zeros. Frmulas matemticas so usadas para manipular o cdigo binrio para chegar a uma resposta. Computao de DNA, por outro lado, depende de informao representada como um padro de molculas organizadas em uma fita de DNA. Certas enzimas so capazes de ler esse cdigo, copiar e manipul-lo de forma previsvel. 7.4.No h limites de condensao de informao: Computao convencional, com caractersticas cada vez mais embalado e menor para a chips de silcio que o poder dela, est se aproximando dos limites da miniaturizao. Computao de DNA, uma forma potencial em torno dessa barreira sem limites.

12

Uma outra grande vantagem dos biochips, que eles geram a sua prpria energia e com isso no seria necessria uma fonte de energia externa. Isto representou uma notvel melhora sobre o algoritmo em computadores convencionais, por exemplo, um problema 3SAT com 30 clusulas e 50 variveis pode ser resolvido em 1,6 milhes de passos em computadores convencionais. Visto que, em um biocomputador seriam necessrios 91passos. Mas a tecnologia de computao atuais DNA, ainda est longe de ultrapassar o chip de silcio. O novo mtodo relatado pelos cientistas de Wisconsin, simplesmente um teste para trabalhar fora uma qumica melhorada e mais simples para a computao em DNA.

7.5.No passou de um sonho ainda: Embora diversas tentativas, falta-se conhecimento e tecnologia para implementar a biocomputao e traduzir seus reais valores transmitidos. Nenhum biocomputador exibe seus resultados em um monitor convencional. Ao invs disso, os resultados devem ser conjecturados com o uso de um gel eletrofortico,usado para criar o tipo de mapa preto-e-branco de DNA que exibido por especialistas em julgamentos criminais. Para se ter uma idia, seria necessrio um segundo para realizar os clculos, e uma semana para decifrar os resultados.

8.Entendendo o funcionamento a fundo


O DNA como estrutura de dados

Os dados utilizados nos computadores atuais so codificados conforme a unidade bsica de informao eletrnica, o bit. Nos computadores biolgicos a densidade de informaes de um DNA impressionante.

A codificao de uma informao realizada com base na estrutura de composio destas molculas, que contm quatro bases: Adenina (A), Timina (T), Citosina (C) e Guanina (G). O carter biolgico destas estruturas no importante para a anlise dos resultados nos computadores biolgicos. Apenas devemos nos ater a possibilidade de 4 representaes para a codificao de uma informao.

13

Estas bases distanciam-se por 0.35 nanmetros ao longo da molcula de DNA, gerando uma densidade perto de 18 Mbits por polegada (2,54 cm). Para se ter idia, em duas dimenses, se admitirmos uma base por nanmetro quadrado, a densidade chega a mais de um milho de Gbits por polegada quadrada. Comparando esta densidade com um disco atual de alta performance (perto de 7 Gbits por polegada quadrada), temos um fator de mais de 100 mil superior [DNA Computing, 2007].

Alm da grande densidade de informaes possibilitada pelo DNA, estas estruturas apresentam ainda outra caracterstica importante como estrutura de dados. Uma vez que molculas de DNA so compostas por duas seqncias de bases (dupla hlice), sendo que uma representa o complemento da outra.

Esta estrutura pode ser usada com uma maneira de produzir redundncia nas informaes para possveis correes de erros. Os erros em uma molcula de DNA podem ocorrer devido a diversos fatores, como enzimas que fazem a separao em genes errados, energia trmica externa ou fontes de raios UV.

Se um erro ocorrer em uma das hlices, a outra pode ser usada para a reconstruo da molcula correta por meio de determinadas enzimas. Esta estrutura pode ser comparada ao Redundant Array of Independent Disks 1 (RAID 1), onde discos so espelhados como forma de redundncia. Metodologias podero ser desenvolvidas a fim de aprimorar estas recuperaes. Por exemplo, na cpia de um DNA ocorre 1 erro a cada 109 bases, ou seja, uma taxa de 10 elevado 9. Em discos, a taxa de erros de leitura usando algoritmos de recuperao de erros na faixa de 10 elevado 13.

14

9.Paralelismo macio

Dentro de uma clula o DNA pode ser modificado bioquimicamente por uma variedade de enzimas, pequenas mquinas capazes de ler e processar molculas de DNA. Existe uma grande diversidade nessas enzimas que realizam diferentes funes como corte de molcula, juno de pedaos de cdigos genticos, enzimas copiadoras e enzimas capazes de reconstruir segmentos com erros. Uma vez que a biologia, a bioqumica e a biotecnologia atualmente possibilitam a execuo dessas atividades celulares em tubos de ensaio, podemos caracterizar essas reaes controladas como uma mquina celular. Assim como uma CPU possui um conjunto bsico de instrues como soma, operaes lgicas, deslocadores, inversores etc., a partir das quais so realizadas todas as tarefas desempenhadas por um computador atual, o DNA possui funes como corte, cpia, juno, reconstruo e muitas outras que possibilitam a manipulao desta estrutura molecular, e conseqentemente, de informaes que elas possam conter. A grande importncia destas funes realizadas no DNA em um tubo de ensaio que as enzimas no atuam seqencialmente, em uma molcula por vez. Ao contrrio, muitas cpias destas enzimas podem trabalhar em muitas molculas de DNA simultaneamente. Isto garante um

poder computacional extraordinrio aos computadores biolgicos, que so capazes de operar em um paradigma massivamente paralelo.

10.DNA vs. Silcio

Nas ltimas dcadas o chip de silcio foi o corao da computao. Fabricantes tm inserido mais e mais dispositivos em seus microprocessadores. No entanto, como j mencionado, o limite fsico ser atingido brevemente.

Os biocomputadores levaro a computao a novos nveis [Howstuffworks, 2007]. A utilizao de DNA no lugar do silcio traz diversas vantagens como: o suprimento de DNA garantido, visto que existe em todos os organismos celulares; o grande suprimento de DNA faz deste um recurso barato;

15

o biochip no txico nem poluente, ao contrrio dos materiais usados para produzir os microprocessadores atuais; os biocomputadores sero muito menores que os computadores atuais.

11.Tendncias

11.1.Biochip utiliza bolhas minsculas como bits

Os cientistas esto tentando substituir os eltrons que fazem funcionar os chips atuais por spins dos eltrons, pelo comportamento quntico de nuvens de tomos e at por molculas. Mas agora, cientistas do MIT, Estados Unidos, conseguiram construir um minsculo chip apenas com pequenas bolhas na gua. A inteno no substituir os microprocessadores dos computadores, mas a criao poder revolucionar o campo dos microlabortorios - tambm conhecidos como "lab-on-achip" ou simplesmente biochips. O biochip feito com bolhas e com gotculas consegue processar informaes da mesma forma que um chip tradicional, ao mesmo tempo em que conduz reaes qumicas. "A lgica das bolhas mistura qumica com computao, permitindo que um bit digital transporte uma carga qumica. At agora, havia uma distino clara entre os materiais em uma reao qumica e os mecanismo que a controlavam," explica Neil Gershenfeld.

11.2.Microfludica

A microfludica permite que os cientistas criem minsculos chips onde nanolitros de fluidos fluem de uma parte a outra do chip, disparando reaes qumicas controladas em diversos pontos ao longo de seu trajeto ou em sua destinao final. Num futuro prximo, espera-se que eles substituam os tubos de ensaio e toda aquela vidraria comumente vista nos laboratrios. O avano dos biochips rumo utilizao em larga escala vem sendo contido devido dificuldade de seu controle externo, o que exige microbombas e sistemas de vlvulas difceis de serem construdas em larga escala. Mas agora os cientistas foram capazes de controlar os fluidos no interior dos canais do chip fazendo-os fluir na forma de minsculas bolhas, mais ou menos do tamanho das gotculas de tinta que saem de uma impressora jato-de-tinta. "Agora voc pode controlar o que est acontecendo no interior do biochip, projetando circuitos lgicos de bolhas que
16

funcionam exatamente como seus equivalentes eletrnicos," explica Manu Prakash, outro membro da equipe que criou o microchip de bolhas.

11.3.Memria de bolhas

A principal aplicao dos biochips dever ser mesmo no controle de reaes qumicas. Ser possvel criar sistemas microfludicas em larga escala que funcionam como memrias qumicas, armazenando milhares de reagentes em um chip, da mesma forma que os sistema de armazenamento de dados magnticos dos computadores guardam bits de informao. Contadores podero ser utilizados para liberar quantias exatas desses reagentes e circuitos lgicos os levaro at seus destinos especficos, onde ocorrero as reaes qumicas desejadas. Os cientistas projetaram seu biochip da mesma forma que um microprocessador tradicional. S que, ao invs de utilizar voltagens altas e baixas para representar um bit de informao, eles utilizaram a presena ou a ausncia de uma minscula bolha. A experincia foi feita com bolhas de nitrognio em gua, mas qualquer outra combinao de materiais que no se misturem poder funcionar da mesma forma, como leo e gua, por exemplo. Utilizando sua lgica de bolhas, os cientistas conseguiram construir todos os elementos necessrios para uma nova famlia lgica, incluindo portas, memrias, amplificadores e osciladores. A velocidade de operao do biochip cerca de 1.000 vezes mais lenta do que um microprocessador eletrnico, mas 100 vezes mais rpido do que os biochips que dependem de vlvulas externas para funcionar.

11.4..Biochip descartvel far exames clnicos no consultrio mdico

Os microlaboratrios, ou biochips, so uma promessa de uma tecnologia longamente esperada: em vez de ir ao laboratrio colher amostras, esperar pelos resultados e depois retornar ao mdico, tudo poder ser feito com o auxlio de um biochip descartvel, no prprio consultrio mdico.

11.5.Desafios tecnolgicos

Alguns desafios tecnolgicos, contudo, devero ser vencidos, para que essa tecnologia possa se tornar, mais do que uma comodidade, uma forma de salvar vidas - evitando
17

demoras que podem ser fatais em situaes crticas - e economizar milhes para os sistemas pblicos de sade e para os pacientes. "Nossos objetivos so sensibilidades estado da arte ou melhores em um sistema que poder estar disponvel por qualquer coisa menor do que 50,00," afirma o pesquisador Jerme Gavillet, do projeto europeu SEMOFS, um dos vrios grupos de pesquisas que esto trabalhando no desenvolvimento desses biochips descartveis.

11.6.Biochip microfludico

SEMOFS uma sigla para Surface Enhanced Micro Optical Fluidic Systems, uma tecnologia capaz de controlar o movimento de fluidos biolgicos, detectar a presena de protenas especficas - por exemplo, sinais precoces de cncer - e analisar os resultados, tudo em um dispositivo descartvel plstico do tamanho de um carto de crdito. "Para cada paciente, o mdico poder abrir o pacote, colocar um pouco de sangue ou soro no carto, faz-lo funcionar e ento conect-lo a um leitor de cartes," explica Gavillet. O leitor mostrar na tela as medies feitas pelo carto. Os principais progressos feitos pela equipe do Semofs atingem duas reas - a microfludica e a plasmnica.

11.7.Microfludica

A microfludica envolve materiais e tcnicas para o controle do movimento de minsculas quantidades de fluidos. O biochip movimenta sangue, soro e outros fluidos ao longo de canais ligeiramente mais largos do que um fio de cabelo humano. A movimentao feita graas s superfcies super-hidroflicas e super-hidrofbicas com que so feitos os microcanais, sem a necessidade de bombas. A presso para fazer o fluido andar pelos microcanais suprida pela injeo de misturas de oxignio-hidrognio geradas por uma tenso eltrica em pequenas cmaras cheias de um gel saturado com gua.

11.8.Plasmnica

Quando a amostra biolgica e os fluidos necessrios para seu processamento j interagiram na seqncia correta ao longo dos microcanais, o biochip utiliza a plasmnica para determinar se as protenas da amostra se ligaram s superfcies de deteco do biochip.
18

A plasmnica utiliza as propriedades do "gs", ou plasma, de eltrons livres movendo-se no interior ou ao longo da superfcie de um condutor. O gs ionizado no interior do biochip ressona a freqncias especficas quando estimulado pela luz. Quando as protenas ligam-se aos antgenos sobre a superfcie do detector, sua presena fora uma leve alterao nessa freqncia de ressonncia.

11.9.Sensibilidade do biochip

Os pesquisadores descobriram que, construindo uma pilha de camadas condutivas e dieltricas, sobre a qual vai a camada para se ligar com a protena-alvo, eles conseguem elevar a sensibilidade do biochip muito alm dos limites atuais. "O objetivo final alcanar um picograma por milmetro quadrado," diz Gavillet, "ou seja, alcanar a sensibilidade estado da arte mesmo em um chip descartvel de baixo custo." Um picograma equivale a um trilionsimo de grama. O desafio final com se que defronta a equipe do Semofs integrar as tecnologias que eles aprimoraram em um carto nico e que possa ser facilmente fabricado. Eles planejam empacotar tudo - fontes de luz, detector, guias de onda e o sistema microfludico - em um carto feito de plstico. A eletrnica que ir ler os cartes e mostrar os resultados ficar em uma unidade separada. Eles esperam finalizar o carto nos prximo oitos meses, quando o projeto Semofs est previsto para terminar.

19

Concluso Uma tecnologia to inovadora e to novata que ira revolucionar a forma com que pensamos a respeito da mesma, esses, os biocomputadores, drasticamente superior a qualquer computador j produzido e dramaticamente menor a tudo que j vimos, to superior que sua velocidade inicial supera dez vezes a maior inveno em supercomputadores, efetuar clculos paralelos, fazer comparaes entre molculas, reconstruo de clulas apenas uma simples atividade em relao ao que se pode fazer dentro do organismo, e sua capacidade de armazenamento superior em milhes de vezes em apenas algumas gramas de DNA. Os biocomputadores o princpio de uma nova tecnologia que trar benefcios a todo o mundo, por meio dela ser possvel clculos rpidos e precisos, e poder ter acesso a todos pelo seu baixo custo. Podemos at mesmo imaginar supercomputadores sendo abandonados e substitudos por esta supermquina de processamento que o biocomputador. A rea de medicina ser altamente contemplada por esta tecnologia. Exames como cncer e HIV deixaram de ser problemas a cincia e passaram a ser tratadas antes mesmo de surgiram o tumor, a biotecnologia trabalhar as clulas e poder substituir aquelas a qual esto defeituosas. Alm de todas as vantagens abordadas, esta tecnologia com certeza ter todo o apoio de ONGs e poder publico simplesmente por no fazer mal ao meio ambiente, isto uma questo de responsabilidade social, pois sabemos o quanto nosso planeta sofre pela fabricao de silcio e todos querem manter uma boa imagem em relao a poluio e ambientalizao. Portanto podemos concluir que a biotecnologia muito aguardada, quantas mudanas haver quando este pequeno componente for introduzido em nosso meio tecnolgico.

20

Bibliografia

http://www.cin.ufpe.br/~mcps/BIOINFORMATICA/BIO2004.1/BIB/RootsOfBioinformatics_01 .pdf

21

You might also like