You are on page 1of 6

POLUIO DA GUA

A poluio da gua qualquer alterao das suas propriedades fsicas, qumicas ou biolgicas, que possa prejudicar a sade, a segurana e o bem-estar das populaes, causar dano flora (conjunto de plantas) e fauna (conjunto de animais ou um termo colectivo para os animais), ou comprometer o seu uso para fins sociais e econmicos.

PRINCIPAIS FONTES DE POLUIO E SUAS CONSEQUNCIAS


As principais fontes de poluio dos rios, lagos, ribeiros e toalhas de gua - guas superficiais e subterrneas, so as guas residuais resultantes da indstria, da agricultura e das actividades domsticas e os derrames petrolferos. As guas residuais esto carregadas de sais minerais, substncias no bio-degradveis, fertilizantes, pesticidas, detergentes e micrbios. Tornam a gua imprpria para abastecimento pblico e pe em causa a vida dos seres vivos que habitam os rios, ribeiros e lagos. Tambm os oceanos e mares so afectados pela poluio

Os acidentes com petroleiros que derramam petrleo para o mar e provocam as mars
negras A queima de resduos no alto mar

A lavagem de pores dos cargueiros e petroleiros Os derramamentos txicos das indstrias feitos directamente para as praias ou costas O despejo de lixo radioactivo das centrais nucleares O funcionamento dos barcos a motor
Os petroleiros, propositada ou acidentalmente, so a causa de tragdias ecolgicas nos mares, o que afecta toda a cadeia alimentar em vrias reas.

Para alm destes aspectos, devemos ter em conta que uma parte importante da poluio do mar consequncia da actividade humana na terra. Vejamos alguns exemplos: Os resduos slidos, plsticos, vidros, trapos e outros materiais, deixados nas praias. Os pesticidas e adubos utilizados na agricultura, que atravs da aco da

chuva e da eroso do solo, contaminam as guas subterrneas e os rios.

Os produtos e as guas residuais no tratadas que so lanados Pelos resduos txicos que algumas fbricas lanam nos rios; Pela lavagem clandestina, ou seja, no autorizada, de barcos no alto mar,

directamente para os rios, e atravs destes chegam ao mar

que largam combustvel;

DEFENDER E CONSERVAR A QUALIDADE DA GUA


A defesa e conservao da qualidade da gua uma preocupao de vrios cidados, instituies e pases. Preocupados com o consumo excessivo da gua e com o aumento da poluio, o Conselho da Europa proclamou a Carta Europeia da gua (Estrasburgo, Maio de 1968).

CARTA EUROPEIA DA GUA

1. No h vida sem gua. A gua um bem precioso, indispensvel a todas as actividades humanas. 2. Os recursos de guas doces no so inesgotveis. indispensvel preserv-los, administr-los e, se possvel, aument-los. 3. Alterar a qualidade da gua prejudicar a vida do homem e dos outros seres vivos que dependem dela. 4. A qualidade da gua deve ser mantida a nveis adaptados utilizao para que est prevista e deve, designadamente, satisfazer as exigncias da sade pblica. 5. Quando a gua, depois de utilizada, volta ao meio natura, no deve comprometer as utilizaes ulteriores que dela se faro, quer pblicas quer privadas. 6. A manuteno de uma cobertura vegetal adequada, de preferncia florestal, essencial para a conservao dos recursos de gua. 7. Os recursos aquferos devem ser inventariados. 8. A boa gesto da gua deve ser objecto de um plano promulgado pelas autoridades competentes. 9. A salvaguarda da gua implica um esforo crescente de investigao, de formao de especialistas e de informao pblica. 10. A gua um patrimnio comum, cujo valor deve ser reconhecido por todos. Cada um tem o dever de a economizar e de a utilizar com cuidado. 11. A gesto dos recursos de gua deve inscrever-se no quadro da bacia natural, de preferncia a ser inserida no das fronteiras administrativas e polticas. 12. A gua no tem fronteiras. o recurso comum que necessita de uma cooperao internacional.

Sendo a gua um bem precioso e indispensvel vida, todos os cidados tm o dever de a defender, preservar e utilizar com cuidado. Para defender e preservar a qualidade da gua necessrio: Tratar as guas residuais. Poupar gua.

Para poupar gua podemos adoptar no nosso dia-a-dia um conjunto de aces, tais como: Ao lavar os dentes no deixes a torneira aberta com a gua sempre a correr. Prefere os duches aos banhos de imerso. Desliga o chuveiro enquanto te Acumula as peas de roupa suja e lava tudo de uma s vez. Liga a mquina

Abre-a s para lavar a escova ou enxaguar a boca. ensaboas ou lavas o cabelo. apenas quando estiver cheia e utiliza a menor quantidade possvel de detergente. Se lavares a roupa no tanque, deixa a torneira fechada enquanto a ensaboas ou esfregas.

Antes de lavar loua, raspa os restos de comida e deixa de molho as peas

muito sujas. Usa a mquina quando estiver bem cheia e com o mnimo de detergente. Se lavares a loua mo... j sabes! Deixa a torneira fechada enquanto a ensaboas ou esfregas. Abre-a apenas na altura de a enxaguar. Utiliza o autoclismo apenas quando for necessrio. Deixa a vlvula da Ao lavar o ptio ou o carro, em vez da mangueira, usa uma vassoura e um Ao regar as plantas do jardim usa um regador e no a mangueira. descarga regulada para no gastar muita gua. balde com gua (que podes encher mais do que uma vez).

FACTORES QUE ESTO ASSOCIADOS POLUIO DA GUA


Ao aumento da populao Ao desenvolvimento urbanstico expanso industrial

Os mares, rios e lagos tm vindo a ser utilizados como um gigantesco caixote do lixo, acreditando-se que grandes massas de gua tudo diluem e tudo dispersam a uma velocidade suficiente para evitar qualquer poluio. A poluio da gua pode ter vrias origens, tais como biolgica, trmica, sedimentar e qumica.

DOEN AS RELACIONADAS COM A GUA POLUIDA


Clera Hepatites A e B Poliomielite Diarreias febre tifide meningite

s vezes, a gua, que parece limpa, contm vrus, bactrias e parasitas (microrganismos patognicos), que podem ser vistos ao microscpio. Elas causam doenas como hepatite, clera e muitas outras, prejudicando a nossa sade.

You might also like