You are on page 1of 4

ONU - Organizao das Naes Unidas A Organizao das Naes Unidas ONU uma pessoa juridical de direito international

al que foi fundada


no dia 24 de outubro de 1945, em So Francisco, Estados Unidos, logo aps a Segunda Guerra Mundial. Sua fundao visava substituir a antiga Liga da Naes, a qual estava enfraquecida aps a guerra. No panorama de sua fundao, tal organizao foi fundada basicamente para promover

a paz internacional e a cooperao internacional na soluo dos problemas econmicos, sociais e humanitrios. Porm, hoje, percebemos que seu objetivo mais abrangente, destacando:
Manter a paz internacional. Garantir os Direitos Humanos. Promover o desenvolvimento socioeconmico das naes. Incentivar a autonomia das etnias dependentes. Tornar mais fortes os laos entre os pases soberanos.

Vale destacar que a principal funo da ONU

evitar tragdias semelhantes s atrocidades que ocorreram durante a Segunda Guerra Mundial, como o genocdio, voltem a ocorrer no futuro.
Logo aps a sua fundao, ocorreu a criao das mais diversas organizaes internacionais, tais como FMI (Fundo Monetrio Internacional), BIRD (Banco Internacional de Reconstruo e Desenvolvimento), GATT (Acordo Geral de Tarifas e Comrcio), OIT (Organizao Internacional do Trabalho), FAO (Organizao de Alimentao e Agricultura), entre outras, bem como foi assinada a Declarao Universal de Direitos Humanos, declarao essa de grande importncia na garantia dos direitos das pessoas em todo o planeta.

A sede principal da ONU fica na cidade de Nova Iorque, porm os seus diversos rgos internos esto espalhados por alguns pases membros.
A ONU possui duas categorias de membros, os originrios e os admitidos, sendo que os primeiros estavam presentes na data de sua fundao. Atualmente, a ONU possui

192 estados-membros, incluindo quase todos os estados soberanos do mundo, porm somente possui cinco membros permanentes, so eles: Estados Unidos, Rssia, Reino
Unido, Frana e China, os quais possuem o poder de veto de qualquer deciso tomada pela organizao.

Para um pas ser associado ONU, ele deve obdecer as seguintes regras de adeso:

1. Filiao na Organizao das Naes Unidas aberta a todos os outros estados que amam a paz que aceitarem as obrigaes contidas na presente Carta e, no entender da organizao, so capazes e dispostos a realizar estas obrigaes. 2. A admisso de qualquer desses estados, para solicitar a adeso s Naes Unidas ser efetuada por uma deciso da Assembleia Geral, sob recomendao do Conselho de Segurana.

Como toda organizao, a ONU est dividida em instncias administrativas. As principais instncias administrativas so: Assembleia Geral: A Assembleia Geral a assembleia deliberativa principal das Naes Unidas, sendo composta por todos os Estados membros das Naes Unidas.

A Assembleia se rene em uma sesso ordinria, todos os anos, onde so debatidas questes importantes, tais como: recomendaes sobre a paz e segurana, eleio de membros de rgos, admisso, suspenso e expulso de membros e questes oramentais. Conselho de Segurana

O Conselho de Segurana o responsvel por manter a paz e a segurana entre os pases do mundo. Suas decises so materializadas nas Resolues do Conselho de Segurana das Naes Unidas. O Conselho de Segurana composto por 15 Estados-membros, sendo 5 membros permanentes - China, Frana, Rssia, Reino Unido e Estados Unidos e por 10 membros temporrios, atualmente a ustria, Bsnia e Herzegovina, Brasil, Gabo, Japo, Lbano, Mxico, Nigria, Turquia e Uganda, os quais possuem mandatos de dois anos Somente os cinco membros permanentes tm o poder de veto sobre as resolues do Conselho.
Conselho Econmico e Social O Conselho Econmico e Social, formado por 54 membros, eleitos pela Assembleia Geral, que se reune, uma vez por ano, para debater e decidir questes sobre a promoo da cooperao econmica e social e do desenvolvimento internacional. O ECOSOC possui, os quais so para um mandato de trs anos. O presidente eleito para um mandato de um ano e escolhido entre os poderes pequenos ou mdios representados no ECOSOC. O ECOSOC se rene uma vez por ano, em julho, por um perodo de quatro semanas. Desde 1998, ele realiza uma outra reunio em Abril, com os principais Ministros das Finanas do Banco Mundial e do Fundo Monetrio Internacional (FMI). Criada para separar os organismos especializados que coordena, as funes do ECOSOC incluem a recolha de informao e o aconselhando e recomendaes aos pases membros. Alm disso, o ECOSOC est bem posicionado para fornecer coerncia de polticas e coordenar as funes de sobreposio de organismos subsidirios da ONU e nesse papel que mais ativo. Secretariado das Naes Unidas O rgo representado pelo Secretariado das Naes Unidas chefiado pelo Secretrio-Geral, o qual auxiliado por uma equipe de funcionrios internacionais no mundo inteiro. Cabe ao Secretrio-Geral fornece estudos, informaes e facilidades necessrias para que os organismos das Naes Unidas faam suas reunies. Alm disso, o Secretrio-Geral tambm dirigir Conselho de Segurana das Naes Unidas, a Assembleia Geral da ONU, o Conselho Econmico e Social das Naes Unidas e outros organismos da ONU.

Tribunal Internacional de Justia

O Tribunal Internacional de Justia (TIJ), localizado em Haia, Pases Baixos, o principal rgo judicial das Naes Unidas e foi fundado logo aps a fundao da ONU, em 1945. Como rgo

judicial, cabe ao Tribunal dirimir litgios entre os Estados. O tribunal ouve casos relacionados a crimes de guerra, a interferncia estatal ilegal, casos de limpeza tnica, entre outros. nesse rgo que tambm funciona algumas sees do Tribunal Penal Internacional (TPI), o qual, mesmo sendo um tribunal permanente e independente financeiramente da ONU, sua criao, que se deu em 2002, comeou a ser discutida nessa organizao internacional.

O CONSELHO DE TUTELA Foi criado para superintender a administrao dos territrios sob tutela. J teve maior importncia quando havia muitos territrios nesta condio, geralmente subordinados tutela de uma grande potncia, a qual exercia a tutela dum territrio, transitoriamente, at a sua independncia.
H ainda no mbito da estrutura da ONU outras organizaes internacionais, todas autnomas, porm vinculadas a ONU. por meio dessas organizaes autnomas que a ONU desenvolve a maioria de suas funes de carater humanitrio. So exemplo de organizaes internacionais vinculadas ONU: Agncia Internacional de Energia Atmica, a Organizao das Naes Unidas para a Alimentao e a Agricultura, a UNESCO (Organizao das Naes Unidas para a Educao, a Cincia e a Cultura), o Banco Mundial e a Organizao Mundial de Sade, entre outras. A ONU e suas agncias so centrais na defesa e aplicao dos princpios consagrados na Declarao Universal dos Direitos Humanos. Um exemplo o suporte por parte da ONU para os pases em transio para a democracia Para garantir a manuteno da paz e da segurana entre as naes, principal misso da ONU, ela , ONU, utiliza-se o Conselho de Segurana. O conselho de Segurana, por sua vez, encaminha Foras de manuteno da paz das Naes Unidas para regies onde conflitos armados foram cessados ou pausados recentemente para fazer cumprir os termos dos acordos de paz e para evitar que os combatentes retomem as hostilidades. importante ressaltar que a ONU no dispe de um exrcito , mas sim da voluntariedade de seu membros, os quais sedem parte de seus homens e equipamentos para formar as chamadas Foras de manuteno da paz das Naes Unidas. O prprio Brasil, membro da ONU, sedeu uma boa parte dos homens das formas armadas para servir, em nome da ONU, como Fora de manuteno da paz no Haiti, pas que vive assombrado por uma terrvel guerra civil. Essas foras de manuteno da paz no vizam apenas em influenciar nos conflitos, mas tambm em incentivar o desarmamento. A ONU tambm esta comprometida com o Desenvolvimento social e econmico de todos os pases do planeta. Principalmente por meio dos Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) apenas uma ressalva, esses programas constituem verdadeiros cabides de emprego que ocorrem nos ministrios - , programas esses que so responsveis em conceder assistncia tcnica nas diversas reas de desenvolvimento em todo o mundo.

Para promover o desenvolvimento social e econmico das naes, a ONU faz uso de outras ferramentas, como a publicao, anualmente, do ndice de Desenvolvimento

Humano (IDH), medida comparativa de pases que considera pobreza, alfabetizao, educao, esperana de vida e outros fatores. Por meio desse ncide que so elaboradas as polticas de desenvolvimento. Outra ferramenta de promosso do desenvolvimento consiste nas Metas de desenvolvimento do milnio, as quais devero ser alcanadas at o final de 2015. So oito objetivos, quais sejam:
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. Erradicar a pobreza extrema e a fome; Atingir o ensino bsico universal; Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; Reduzir a mortalidade infantil; Melhorar a sade materna; Combater o HIV/AIDS, a malria e outras doenas; Garantir a sustentabilidade ambiental; e Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

Por fim, vale mencionar que a ONU financiada a partir de contribuies voluntrias dos Estados-membros, baseada na capacidade relativa de cada pas a pagar, conforme medido pelo seu Rendimento Nacional Bruto (RNB), com correo da dvida externa e de baixa renda per capita. Cada contribuio O peridico de dois anos os oramentos das Naes Unidas e suas agncias especializadas so financiados por avaliaes. A Assembleia Geral aprova o oramento regular e determina a avaliao para cada membro. Este amplamente [46
Por fim, importante mencionar que a ONU utiliza seis lnguas oficiais: rabe, chins, espanhol, francs, ingls e russo

Bibliografia. http://pt.wikipedia.org/wiki/Organiza%C3%A7%C3%A3o_das_Na%C3%A7%C3%B5es_Unidas, acessado em 14/09/2011;

You might also like