You are on page 1of 5

MATEMTICA

ARITMTICA

- Operaes Fundamentais: adio, subtrao, multiplicao e diviso de nmeros inteiros; - Nmeros Primos: decomposio em fatores primos, mximo divisor comum, mnimo mltiplo comum e suas propriedades; - Fraes Ordinrias: idias de frao, comparao, simplificao, as quatro operaes fundamentais, e reduo ao mesmo denominador; - Nmeros Complexos: unidade e subunidades de ngulos e tempo, operaes em grandezas desse tipo, e unidades inglesas usuais; - Fraes Decimais: noo de frao e de nmero decimal, operaes fundamentais, converso de frao ordinria em decimal e vice-versa, e as dzimas peridicas e suas geratrizes; - Sistema Mtrico: unidades legais de comprimento, rea, volume, ngulo, tempo, velocidade, massa, mltiplo e submltiplo; - Potncias e Razes: definies, operaes em potncias, extrao da raiz quadrada, potncias e razes de fraes, e regras de aproximao no clculo de uma raiz; - Razes e Propores: razo de duas grandezas, proporo e suas propriedades, diviso em partes direta e inversamente proporcionais, regras de trs simples e composta, porcentagem e juros simples.

LGEBRA - Noes sobre Conjuntos: caracterizao de um conjunto, subconjunto, pertinncia de um elemento a um conjunto e incluso de um conjunto em outro conjunto, unio, interseo, diferena de conjuntos, simbologia de conjuntos e conjunto N dos nmeros naturais, Z dos nmeros inteiros, Q dos nmeros racionais, e R dos nmeros reais; - Nmeros Relativos: noo de nmeros relativos, correspondncia dos nmeros reais com os pontos de uma reta e operaes com nmeros relativos; - Operaes Algbricas: adio, subtrao, multiplicao e diviso de polinmios, produtos notveis, fatorao, mnimo mltiplo comum e mximo divisor comum de polinmios; - Fraes Algbricas: expoente negativo, adio, subtrao, multiplicao e diviso; - Equaes: equaes e identidades, equaes equivalentes, princpios gerais sobre a transformao de equaes e sistema de equaes; - Equaes e Inequaes do 1 Grau: resoluo e discusso de equaes, resoluo e discusso de um sistema de duas ou trs equaes com duas ou trs incgnitas, artifcios de clculos, representao grfica de uma equao com duas incgnitas, significado grfico da soluo de um sistema de duas equaes com duas incgnitas, desigualdade e inequao e sua resoluo, e resoluo de um sistema de duas inequaes com duas incgnitas;

- Nmeros Irracionais: idias de nmero irracional, expoente fracionrio, radical e seu valor, clculo aritmtico dos radicais e operaes com radicais, racionalizao de denominadores; - Equaes do 2 Grau: resoluo e discusso de uma equao, relaes entre coeficientes e as razes, sistemas do 2 Grau com duas ou trs incgnitas, resoluo de equaes biquadradas e de equaes irracionais; - Trinmio do 2 Grau: decomposio de fatores de 1 Grau, sinal do Trinmio, forma cannica, posio de um nmero em relao aos zeros do trinmio, valor mximo do trinmio, inequao do 2 Grau com uma incgnita, sistemas de inequaes do 2 Grau e interseo dos conjuntos.

GEOMETRIA - Introduo Geometria Dedutiva: definio, postulado, teorema, etc.; - Linhas, ngulos e Polgonos: linhas, ngulos, igualdade de ngulos, tringulos, suas retas notveis e soma de seus ngulos, quadrilteros, suas propriedades e soma de seus ngulos, construo geomtrica e noo de lugar geomtrico; - Circunferncia: dimetros e cordas, tangentes, ngulos em relao circunferncia, segmento capaz, quadriltero inscritvel e construes geomtricas. - Linhas Proporcionais e Semelhanas: ponto que divide um segmento em uma razo dada, diviso, harmnica, segmentos proporcionais, mdia proporcional, segmento ureo, linhas proporcionais nos tringulos, propriedade da bissetriz interna e externa, semelhana de tringulos e polgonos, e construes geomtricas; - Relaes Mtricas dos Tringulos: relaes mtricas no tringulo retngulo e um tringulo qualquer, medianas e altura de um tringulo qualquer; - Relaes Mtricas no crculo: linhas proporcionais no crculo, potncia de um ponto em relao a um crculo, relaes mtricas nos quadrilteros e construes geomtricas; - Polgonos Regulares: definies, propriedades, ngulo central interno e externo, relaes entre lado, aptema e raio do crculo circunscrito no tringulo, no quadrado e no hexgono regular, lado do polgono de 2n lados em funo de n lados, para igual a 3, 4 e 6, e nmero de diagonais; - Medies na Circunferncia: razo da circunferncia para o seu dimetro, clculo de Pi pelos permetros, o grau e seus submltiplos em relao medida de arcos em radianos, e mudana de sistemas; - reas Planas: rea dos tringulos, dos quadrilteros e dos polgonos regulares, do crculo, do segmento circular, do setor circular e da coroa circular, relaes mtricas entre reas e figuras equivalentes.

LINGUA PORTUGUESA

GRAMTICA:

- Vocabulrio: sinonmia, antonmia, homonmia, paronmia e aspectos semnticos dos vocbulos - polissemia; - Classes de palavras: emprego e flexes, casos particulares;

- Os termos da orao; - O perodo composto por coordenao e subordinao: valores semnticos; - Sintaxe de concordncia (nominal e verbal); - Sintaxe de regncia (nominal e verbal): casos particulares, funo e emprego dos pronomes pessoais e relativos e uso do sinal indicador de crase; - Sintaxe de colocao pronominal; - Sintaxe de pontuao; - Acentuao grfica; - Ortografia: emprego de letras e problemas gerais da lngua padro.

-INTERPRETAO DE TEXTOS.

OBS: No ser cobrada a nova regra ortogrfica.

EXEMPLOS DE QUESTES

LNGUA PORTUGUESA

01. Assinale a opo em que NO se analisou corretamente a circunstncia sublinhada: a) "Claro que no preciso nascer no Rio para ser genuinamente carioca, ainda que haja nisto um absurdo etimolgico..." concesso. b) "O carioca sabe que no preciso subir ao Corcovado ou ao Po de Acar para ser atropelado por um belo panorama ..." finalidade. c) "O carioca est na sua cidade como o peixe no mar." comparao. d) "... j se via que est no Rio como uma barata est numa sopa de batata. No mnimo, por simples erro de reviso." causa. e) "No extremo oposto, est aquele homem pblico eminente que vi passeando ..." tempo.

GABARITO - E

02. Nos exemplos abaixo, o uso da vrgula obrigatrio, EXCETO em: a) "... nunca um s carioca foi assaltado no Mirante Dona Marta, que est armadinho l em cima espera dos otrios, isto , dos turistas." b) "... h de influir fundamentalmente a paisagem/ ou melhor, a natureza desta mui leal cidade do Rio, de Janeiro..." c) "No extremo oposto, est aquele homem pblico eminente que vi passeando outro dia em Copacabana." d) "Este, ainda que o prove com certido de nascimento, no carioca nem aqui nem na China." e) "Esse uni que no precisa abrir a boca, j se viu que est no Rio como uma barata est numa sopa de batata."

GABARITO - C

MATEMTICA

03. Um primeiro capital rendeu o mesmo juro de um segundo capital, que foi empregado a uma taxa igual ao triplo da taxa do primeiro capital e, durante um tempo que foi metade do que esteve empregado o primeiro. Sabendo que a soma dos capitais R$ 516,00, ento o valor do menor dos capitais , em R$:

a) 206,00

b) 206,10

c) 206,40

d) 207,00

e) 208,40

GABARITO - C

04. Na figura, DE paralela a BC e AM bissetriz interna do tringulo ABC.

Sabendo que AD = 6, AE = x, DB = 2, EC = 5, BM = 6 e MC = y. Ento x + y igual a:

a) 15

b) 20

c) 25

d) 30

e) 35

GABARITO - D

You might also like