You are on page 1of 2

I Workshop de Engenharia de Petrleo

Fontes Energticas: Enfoque em Petrleo e Biocombustveis 16 e 17 de Novembro de 2011

IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELO DESCARTE INADEQUADO DOS LEOS LUBRIFICANTES UM RESUMO
1

Yasmin Maria da Silva Menezes1; Rafael Gonalves de Barros1; Adriana Almeida Cutrim2; Marcelo Bezerra Grilo3 Alunos graduao Engenharia de Petrleo, UFCG, yasmin_petroufcg@hotmail.com e rafaelgdebarros@gmail.com 2 Professora PhD. do curso de Engenharia de Petrleo, UFCG, adriana@dem.ufcg.edu.br 3 Professor PhD do curso de Engenharia Mecnica, UFCG, marcelogrilo@dem.ufcg.edu.br

Resumo: Os leos lubrificantes usados ou contaminados, em decorrncia do seu uso normal ou por motivos de contaminao, se tornam inadequados sua finalidade original. Geralmente so descartados inadequadamente no meio ambiente, porm, eles so substncias txicas no biodegradveis, e devem ser regenerados, uma vez que so extremamente agressivos ao meio ambiente e uma importante matria prima quando rerrefinados. O objetivo deste trabalho realizar uma reviso sobre os impactos ambientais causados por estes leos quando descartados inadequadamente. Conclui-se que as consequncias so graves e comprometem o ecossistema dos locais contaminados. Palavras-Chave: leos lubrificantes, impactos ambientais, rerrefino. 1. INTRODUO leos lubrificantes usados ou contaminados so aqueles que em decorrncia do seu uso normal ou por motivo de contaminao, se tornam inadequados sua finalidade original. Eles causam a formao de compostos tais como os cidos orgnicos, compostos aromticos polinucleares potencialmente carcinognicos e resinas e so classificados como resduos perigosos por apresentar toxidade e por gerar grandes danos ambientais. Eles no se dissolvem na gua, no so biodegradveis, formam pelculas impermeveis que impedem a passagem do oxignio e destroem a vida, tanto na gua quanto no solo, e espalham substncias txicas que podem ser ingeridas pelos seres humanos de forma direta ou indireta, da a importncia de que essa matria prima seja regenerada, protegendo o meio ambiente, evitando o desperdcio e promovendo um uso inteligente dos recursos naturais. 1.1.CONTAMINAO DO MEIO AMBIENTE O leo lubrificante usado classificado pela ABNT como um resduo perigoso por apresentar toxidade e seu descarte no solo ou na gua gera graves danos ambientais e a sua combusto gera gases residuais nocivos ao meio ambiente e a sade pblica. 1.1.1. Contaminao na gua Quando o leo lubrificante usado ou contaminado despejado na gua, tanto por redes pblicas quanto diretamente no corpo hbrido, ele impede a troca de oxignio da gua com a atmosfera, devido a este criar uma pelcula impermevel, o que impede a manuteno da vida no ecossistema aqutico. Como mostrado na Figura 1, dados comprovam que um litro de leo lubrificante usado ou contaminado capaz de comprometer a oxigenao de um milho de litros de gua por atingir 1000 m na superfcie aqutica.

Figura 1: Manchas de leo contaminando a gua

1.1.2. Contaminao do Solo Assim como na gua, quando o leo lubrificante usado ou contaminado despejado no solo, ele cria uma camada impermevel que resulta na inutilizao do solo e na morte da vegetao local e dos microorganismos por destruir o hmus vegetal tornando assim, o solo, um solo estril. E tambm, dependendo da permeabilidade do solo, ele pode contaminar lenis freticos. 1.1.3. Contaminao do Ar Quando usado como combustvel, o leo lubrificante usado ou contaminado causa graves problemas de contaminao, os quais s podem ser minimizados pela adoo de processos sofisticados de tratamento para depurar os gases resultantes. Se houver queima, ele pode causar uma contaminao com forte concentrao de poluentes num raio de at 2 km. 10 litros de leo lubrificante usado liberam 20g de metais pesados altamente carcinognicos. A combusto no controlada de 5 litros de leo automotivo tornaria txico um volume de ar equivalente ao ar que respira um adulto ao longo de 3 anos. Tambm geram uma grande quantidade de fuligem, que grudam na pele e causam problemas nas vias respiratrias e edema pulmonar.

1.2. SOLUES PROPOSTAS Em consequncia de tantos fatos desastrosos na natureza, causados pelo descarte indevido dos leos usados ou contaminados, resoluo CONAMA 362/2005 probe a queima e a incinerao dos leos lubrificantes automotivos usados ou contaminados, pois isto significaria a destruio de fraes nobres de petrleo que se encontram no leo lubrificante usado. A mesma Resoluo no autoriza o aterramento de leo lubrificante usado. Ao contrrio, determina que todo leo lubrificante automotivo usado ou contaminado deve ser coletado e destinado reciclagem. Diz ainda, que a reciclagem deve ser realizada por meio do processo de rerrefino, priorizando o aproveitamento de todos os materiais contidos no leo lubrificante automotivo usado. 1.3 RERREFINO Apontado como a principal soluo que proteger o meio ambiente dos leos lubrificantes usados e contaminados, o rerrefino destes resduos consiste em uma categoria de processos industriais de remoo de contaminantes, produtos de degradao e aditivos dos leos lubrificantes usados e contaminados conferindo aos mesmos, caractersticas de leos bsicos, conforme legislao especfica. O rerrefino uma soluo que evita a poluio, o desperdcio e aumenta a produo de lubrificantes, alm de economizar energia, uma vez que a energia gasta no rerrefino um tero da energia despendida para produzir a mesma quantidade de leo virgem (primeira destilao). 2. CONCLUSES Conclui-se que os leos lubrificantes usados ou contaminados so uma ameaa natureza quando descartados de maneira incorreta, podendo matar ecossistemas e prejudicar os seres vivos, inclusive humanos. Entretanto, os leos lubrificantes usados ou contaminados so uma importante matria prima para o rerrefino, podendo regenerar de 80 a 85% do leo bsico a ser reaproveitado na produo de mais leos lubrificantes. Pelas regras estabelecidas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente e pelo Ministrio do Meio Ambiente, a coleta dos leos lubrificantes obrigatria tanto quanto seu envio reciclagem por meio do processo de rerrefino e ficam proibidos quaisquer descartes de leos usados ou contaminados nos solos, nas guas, na zona econmica exclusiva e nos sistemas de esgoto. Tambm fica proibida a combusto ou incinerao destes leos. AGRADECIMENTOS s professoras doutoras Adriana Cutrim por terem orientado a elaborao do artigo e ao professor doutor Marcelo Grilo pelo tema sugerido. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS APROMAC, Gerenciamento de leos Lubrificantes Usados ou Contaminados, Fevereiro de 2007. CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE, CONAMA, Resoluo N.362, 23 de Junho de 2005; GUIMARAES, J. Rerrefino de leos Lubrificantes de motores de combusto interna pelo processo de ultrafiltrao e adsoro, Janeiro de 2006. MEIRA, K, G. Diagnstico de tratamentos de efluentes lquidos e slidos em empresa prestadoras de servios automotivos; 2009.
2

TAHLHEIMER, C, A. Curso de gesto de leos lubrificantes automotivos usados. Outubro de 2008. http://www.diariodasleis.com.br/busca/exibelink.php?n umlink=211341 pesquisado em 26/09/2011 http://www.programajoguelimpo.com.br/oluc/index.ph p/duvidas/ver/39 pesquisado em 26/09/2011 http://www.mecanicabid.com.br/Lubrificantes.html pesquisado em 26/09/2011

You might also like