You are on page 1of 12

Davi Henrique Xavier Branco Carioni Rodrigues

O Papel do Estado na Promoo da Gesto Compartilhada da Pesca: o Caso da Implementao do Acordo de Pesca na Baa da Ilha Grande, Rio de Janeiro, Brasil.

O Papel do Estado na Promoo da Gesto Compartilhada da Pesca: o Caso da Implementao do Acordo de Pesca na Baa da Ilha Grande, Rio de Janeiro, Brasil.

Resumo Este projeto de pesquisa prope realizar uma anlise do papel do Estado brasileiro na promoo da gesto compartilhada da atividade pesqueira atravs do vis histrico, das polticas pblicas e das instituies. Ser realizada uma anlise de um estudo de caso que envolve a tentativa pioneira do governo federal de estabelecer a co-gesto da pesca no ambiente marinho. A execuo do trabalho ser feita atravs de pesquisa bibliogrfica, anlise documental e dos marcos legais, entrevistas semiestruturadas com atores chave para a implementao do Acordo de Pesca e de observao participante. Pretende-se, assim, por um lado, apoiar o Brasil na consolidao de uma importante poltica pblica para o setor pesqueiro e, por outro, apoiar os pescadores na luta pela garantia dos meios reproduo socioambiental de sua atividade.

Linha de Pesquisa Polticas Pblicas, Estado e Atores

Tema e Justificativa
O projeto de pesquisa prope realizar uma anlise do papel do Estado brasileiro na promoo da gesto compartilhada da atividade pesqueira atravs do vis histrico, das polticas pblicas e das instituies. Para tal, ser empreendida uma anlise de um estudo de caso que envolve a tentativa pioneira do governo federal de estabelecer a co-gesto da pesca no ambiente marinho, mais especificamente na Baa de Ilha Grande, localizada no estado do Rio de Janeiro. Este tema justifica-se em primeiro lugar pelo papel que exerce para a sociedade. A pesca uma das poucas atividades extrativistas realizadas pelo homem em larga escala e sua importncia supera sua finalidade bvia de prover a sociedade humana com alimentos. A pesca possui uma grande relevncia socioambiental, sendo ela uma atividade formadora de sociedades e seus protagonistas, os pescadores, atores fundamentais para a preservao da biodiversidade dos ambientes explorados. Em segundo lugar porque a gesto compartilhada da pesca, na qual se articulam atores governamentais e a comunidade de usurios dos recursos pesqueiros, tem se mostrado como um marco a ser alcanado quando se pretende estabelecer as condies para o desenvolvimento de uma atividade sustentvel. Esta perspectiva est respaldada no fato de que a participao social observada como um aspecto determinante para que as regras de uso dos recursos sejam respeitadas pelos pescadores. Ademais , as instituies locais so capazes de aprender e lidar com o comportamento instvel da natureza de forma muito mais rpida que instituies burocrticas e centralizadoras. Em terceiro lugar, considera-se que o Estado tem uma capacidade muito grande de influir sobre o comportamento e a sobrevivncia de instituies comunitrias de usurios. O Estado corresponde nica instituio capaz de legitimar publicamente direitos e regras de uso que tenham sido criadas pelos pescadores. Ainda, capaz de prover gesto pesqueira um carter transescalar integrando unidades de gesto que se encontram distribudas em uma escala geogrfica superior a local. Por outro lado, o Estado atravs da centralizao excessiva da tomada de deciso, de deslegitimao do conhecimento ecolgico tradicional e da desorganizao

administrativa causada pela presena de arranjos institucionais insuficientes ou inadequados para lidar com a gesto compartilhada tem impactado negativamente a capacidade de sobrevivncias das instituies locais. Em quarto lugar pelo fato da Baa da Ilha Grande constituir-se na primeira experincia de implementao de um Acordo de Pesca pelo Ministrio da Pesca e Aquilcultura que ocorre em ambiente martimo. Entende-se que esta experincia pode ser de grande relevncia para a definio de uma abordagem inovadora relacionada a um novo paradigma de gesto pesqueira. A pesca exercida na Baa da Ilha Grande por pescadores oriundos de diversas comunidades apresentando um mosaico cultural (h pescadores artesanais, caiaras e quilombolas, por exemplo). Em ltimo lugar, pelo fascnio que a pesca desperta no pesquisador, sobretudo no que diz respeito ao fato de que se constitui em uma atividade onde se pode observar o ser humano em uma ntima e profunda relao com a natureza. Ademais, a contradio entre as duras condies as quais submetem-se os pescadores no exerccio da sua atividade e o baixo prestgio social e injusta condio econmica em que se encontram torna-se uma fora motriz que impulsiona a busca por solues que melhorem a qualidade de vida destes que podem ser definidos como humanos-mar.

Contextualizao da Problemtica
A pesca corresponde a uma das formas mais antigas de apropriao dos recursos naturais, sendo ainda hoje muito importante no que diz respeito produo de pescado para alimentao humana. A pesca capaz de aumentar a segurana alimentar e a fonte de renda de comunidades costeiras aviltadas por elevados ndices de pobreza. Tambm destacado o papel da atividade pesqueira na formao de sociedades, tendo sido ela o pilar econmico para a consolidao de inmeros assentamentos humanos, na definio de culturas singulares, enriquecendo a etnodiversidade humana, e na regulao do uso dos recursos naturais dos quais dependem, papel determinante para a manuteno da biodiversidade (Ben et al. 2007; Berkes et al. 2001; Weid, 1997).

Esta situao pode ser observada claramente na Baa da Ilha Grande. Nesta regio, h inmeras comunidades que ainda possuem na atividade pesqueira seu principal meio de subsistncia fsica e desenvolvimento econmico. A pesca conforma a cultura local ao produzir manifestaes tpicas e ao provocar a constituio de um vasto conhecimento ecolgico tradicional entre os pescadores. Espalhados pelo litoral dos trs municpios da Baa da Ilha Grande encontram-se pelo menos 34 comunidades pesqueiras (entre artesanais, quilombolas e caiaras) e um universo aproximado de 814 pescadores (Begossi et al. 2009). Nesta conjuntura, o Ministrio da Pesca e Aquicultura vem tentando criar condies para que as instituies locais de pesca existentes se capacitem para tornarem-se capaz de participar de um processo de co-gesto da pesca. Ao mesmo tempo, o MPA busca articular os atores governamentais nas esferas municipal e estadual de modo a produzir a vontade e o engajamento poltico necessrios para a implementao do Acordo de Pesca. Este processo se iniciou em 2008 atravs da realizao de reunies de mobilizao comunitria, e ao longo deste perodo outras aes foram empreendidas para alcanar os objetivos traados pelo governo. Cabe ressaltar que protagonizam as aes de mobilizao a Fundao Instituto de Pesca do Rio de Janeiro, autarquia ligada a administrao indireta do Governo do Estado e de capacitao a Universidade Federal do Rio de Janeiro. A tentativa do Ministrio da Pesca e Aquicultura em promover a gesto compartilhada dos recursos pesqueiros, oferecendo aos pescadores a possibilidade de decidir sobre as regras de uso dos recursos, se constituiu em um marco poltico relevante ao se observar o histrico de aes executadas para o Estado brasileiro para o fortalecimento do setor pesqueiro. Nota-se, por exemplo, que o Estado brasileiro sempre tentou reproduzir as propostas de gesto desenvolvidas pelos pases ricos, ainda que no tivesse condies para tal. Ao mesmo tempo, esbarrou no uso tendencioso de instrumentos econmicos e normativos, que visaram defender interesses privados, bem como na orientao das polticas de desenvolvimento da pesca ao atendimento das demandas do mercado internacional (Rebouas et al. 2006; Dias Neto, 2002; Marrul Filho, 2001; Diegues, 1983). Alm disto, o Estado e lderes polticos se mostraram suscetveis ao uso ilegal do poder poltico e financeiro, posto que no so

raros os casos de corrupo envolvendo gestores pblicos e privados relacionado pesca. Ainda, promoveu o enfraquecimento do desenvolvimento social atravs da manuteno de atitudes clientelistas e de cooptao de lideranas pesqueiras. A promoo da gesto compartilhada quebra, portanto, com a nfase sempre dada pelo poder pblico ao fortalecimento do setor privado e na transformao da pesca em uma grande indstria de base (Dias Neto, 2002). Esta poltica pblica centra, pela primeira vez, a gesto da pesca nas pessoas e no nos recursos. Esta uma opo coerente com os novos rumos que a gesto pesqueira vem ganhando ao redor do mundo, na qual, o desenvolvimento comunitrio observado como parte integrada e indissocivel da gesto dos recursos pesqueiros (Berkes et al. 2001). Visto o que foi exposto, esta proposta de pesquisa busca analisar duas questes centrais: (1) O Estado est conseguindo criar e fortalecer as instituies comunitrias necessrias para viabilizar a implementao da gesto compartilhada dos recursos pesqueiros na Baa da Ilha Grande? (2) O arranjo institucional existente entre as esferas do poder pblico est preparado para lidar com os desafios da co-gesto?

Referencial Terico Bsico


Diegues (1983) apresenta uma posio marcante que se fez hegemnica durante certo tempo entre alguns gestores e cientistas pesqueiros sobre as condies de desenvolvimento da atividade pesqueira na qual considerado que a pesca carrega dentro de si o grmen de sua prpria destruio. Esta afirmao no sculo XIX encontraria poucos adeptos haja visto a opinio de Thomas Huxley apresentada na abertura da Fisheries Exhibition (1882):
Eu acredito que a pesca do bacalhau, da cavala e do arenque, e provavelmente a de qualquer outra pescaria ocenica inesgotvel; nada que fizermos afetar seriamente o nmero de peixes. Deste

modo, qualquer tentativa de regular estas atividades significar, conseqentemente, uma iniciativa naturalmente sem propsito (Huxley, 1883).

A posio apresentada por Diegues (1983) mais recente, portanto. Encontra-se respaldada pela constatao de declnio acentuado das populaes explotveis de inmeros estoques causado pela sobrepesca. Conforme destaca Elinor Ostrom:
difcil que se passe uma semana sem que seja publicado algum estudo ou matria de jornal que enfatize a ameaa da pesca predatria biodiversidade marinha (Ostrom, 1990a).

O aumento dos impactos ambientais decorrentes do crescimento econmico intenso e no planejado que se estabeleceu na maior parte das regies costeiras (Rebouas et al. 2006), por exemplo, agravou as condies j debilitadas pela pesca de recuperao natural dos estoques pesqueiros. As evidncias inquestionveis da reduo acentuada da capacidade produtiva dos mares, rios e outros ambientes explorados pela pesca trouxeram pauta dos gestores pblicos e da prpria comunidade cientfica a necessidade de que fossem elaboradas estratgias de gesto para a pesca (Dias Neto, 2002). A primeira resposta oferecida questo teve cunho altamente tecnocrtico. As estratgias de gesto estiveram baseadas em modelagens matemticas dos estoques pesqueiros e as decises eram impostas sob forma de comando-controle (Estado), ou atravs do fomento privatizao dos recursos. Os modelos se mostraram demasiado imprecisos e as polticas de gesto incapazes de lidar com a diversidade das formas pesqueiras e com as limitaes institucionais (capitais fsico e humano) dos pases pobres (Berkes et al. 2001; Dias Neto, 2001; Marrul Filho, 2001; Mace, 2001). Paralelamente se desenvolvia outra abordagem sobre a questo, fundamentada em aspectos sociais. Acadmicos influentes nos Estados Unidos tais como o economista H. Scott Gordon e o eclogo Garrett Hardin defendiam que o problema da degradao dos recursos pesqueiros est relacionada com a forma como os recursos so apropriados pela sociedade. Gordon, por exemplo, destaca que:

Aparentemente h alguma verdade no ditado popular de que o que de todos de ningum [...] os pescadores no valorizam o peixe no mar porque no h nenhuma certeza de que eles estaro disponveis amanh, caso sejam deixados para trs hoje Gordon (1954).

Garret Hardin, por sua vez, foi responsvel pela elaborao de um clebre artigo intitulado The Tragedy of the Commons. Publicado em 1968, a tragdia dos comuns tornou-se parte da sabedoria convencional de estudos ambientais, do planejamento de recursos e das cincias econmica, ecolgica e poltica, conforme destacaram Fenny et al. (1990). Neste artigo, Hardin argumenta que a racionalidade predominante entre os indivduos que utilizam um recurso que se encontra disponvel livremente (recursos de uso comum) para todos aumento do ganho pessoal a despeito das possveis perdas coletivas. Para Hardin a liberdade diante de um recurso de uso comum, gera a runa de todos. Mesmo sem ser inovador na sua proposio central o artigo provocou uma verdadeira avalanche de contestaes, criando a literatura dos comuns. Conforme destaca Goldman (1998), foram produzidas centenas de artigos que procuravam mostrar que era possvel ocorrer uma gesto eficiente dos recursos de uso comum quando est era realizada pela proporia comunidade de usurios. No ano de 2009, a acadmica estadunidense Elinor Ostrom foi agraciada pelo Prmio Nobel exatamente pela sua contribuio na elaborao de uma teoria capaz de demonstrar a eficincia de instituies comunitrias em manter nveis de uso sustentveis dos recursos naturais em longo prazo. Fikret Berkes, outro importante cientista que tem se dedicado ao exame de sistemas de gesto comunitria, enfatiza que as descobertas de prticas de gesto comunal redefiniram o papel dos gestores, que deveriam perceber, a partir de ento, os usurios como parte da soluo, ao invs de parte dos problemas relacionados ao uso sustentvel dos recursos pesqueiros (Berkes et al. 2001). Desta perspectiva emerge a co-gesto como um sistema que envolve as capacidades e interesses dos pescadores, complementados pela habilidade do governo em prover o aparato legal adequado, a implementao das leis e a resoluo de conflitos (Pomeroy & Berkes, 1997).

Conforme sugere Pinkerton (1989 apud Pomeroy & Berkes, 1997), os pescadores e demais usurios dos recursos pesqueiros podem assumir inmeras funes no processo de gesto participativa da atividade pesqueira, dentre elas: coleta de dados; decises logsticas relacionadas aos tipos de pesca permitidos e aos perodos de defeso; definio de reas de proteo ambiental e implementao/fiscalizao das leis. A co-gesto, mais do que uma evidncia emprica de sistemas tradicionais funcionando conjuntamente em parceria com instituies governamentais, tornou-se um novo marco institucional para o qual miram agencias internacionais de desenvolvimento e organizaes no governamentais interessadas na promoo do uso sustentvel dos recursos naturais (Goldman, 1998). Dentre os principais empecilhos ao estabelecimento de um sistema de co-gesto encontram-se: a indisponibilidade do Estado em abrir aos pescadores a possibilidade de participao no processo de tomada de deciso, bem como a criao de meios legais que sejam adaptveis s formas de organizao poltica destes atores; e na ausncia de acmulo de experincias comunitrias relacionadas formao e manuteno de organizaes, regras e normas locais, orientadas gesto da atividade pesqueira (Pomeroy & Berkes, 1997). Sobre este ltimo aspecto, destaca-se que ainda no h uma teoria disponvel que descreva de modo consistente o surgimento de organizaes locais dedicadas gesto da atividade pesqueira (Ostrom, 1990b). Porm j possvel identificar um conjunto de aspectos socioeconmicos, culturais e ambientais que, embora no sejam definitivos, tem se mostrado como facilitadores a ocorrncia de iniciativas comunitrias (Ostrom, 1990b; Berkes et al. 2001). Por este motivo, considera-se que, no caso de ausncia de organizaes comunitrias, recomenda-se que a implementao de um sistema de cogesto da atividade pesqueira seja precedida por uma etapa de criao de instituies locais (Pomeroy & Berkes, 1997). Conforme sugere Ostrom (1990b), so fundamentais a este propsito: (1) que sejam levantadas informaes de qualidade sobre o tempo e o espao em que ocorrem os sistemas socioambientais de interesse; e (2) que se defina de um amplo repertrio de regras, que sejam culturalmente aceitas.

Deve-se salientar que o trabalho de construo de sistemas locais de organizao social e todo o processo subseqente de consolidao de instituies comunitrias precisam ser suficientemente adaptveis para acomodar as diferenas locais, uma vez que nenhum padro global aplicvel a todos os comuns do mundo (Goldman, 1988:50). No Brasil, a discusso sobre o papel positivo exercido pelas comunidades pesqueiras na gesto da atividade e dos recursos pesqueiros pode ser observada em evidencias recentes conforme observado por Kalikoski et al (2009), e no Estado do Rio de Janeiro podem-se observar iniciativas relacionadas a gesto comunitria da pesca na baa de Sepetiba (Begossi, 1995; Costa, 1992) e na Reserva Extrativista de Arraial do Cabo (Silva, 2002; Cardoso, 2001).

Indicaes metodolgicas
Pesquisa bibliogrfica, anlise documental e dos marcos legais: pretende-se com esta ao ampliar a fundamentao terica da pesquisa atravs, principalmente, do exame dos clssicos das cincias sociais. A anlise documental pretende acessar todos os registros produzidos at o momento pelas aes que vem sendo implementadas para a criao do Acordo de Pesca da Baa da Ilha Grande, atravs da leitura de atas e relatrios. Complementarmente sero avaliadas as leis e demais marcos jurdicos que respaldam a gesto compartilhada de pesca no Brasil. Entrevista semiestruturada: as entrevistas sero utilizadas para colher a percepo dos atores envolvidos no processo de implementao da poltica de cogesto da pesca e suas expectativas frente s possveis transformaes que podero se suceder na relao entre sociedade e natureza. As entrevistas procuraro observar possveis divergncias na interpretao da essncia e dos objetivos da gesto compartilhada. Observao participante: esta metodologia ser utilizada quando for pertinente a participao do pesquisador em eventos relacionados implementao do Acordo de Pesca. Neste caso, a observao participante ser utilizada como uma forma

complementar de obter informaes dos atores que estiverem envolvidos nestas atividades, procurando, por vezes, atravs de um contato mais informal com os interlocutores.

Bibliografia Bsica
BEGOSSI, A. 1995. Fishing spots and sea tenure: Incipient forms of local management in Atlantic forest coastal communities. Human Ecology, 23:(3) 387-406. BEGOSSI, A., LOPES, P.F, DE OLIVEIRA, L.E.C. & NACANO, H. 2009 Ecologia de Pescadores Artesanais da Baa da Ilha Grande, Campinas, Editora Rima, 259p. BEN C., MACFADYEN, G. & ALLISON, E. H. 2007. Increasing the contribution of small-scale fisheries to poverty alleviation and food security. FAO Fisheries Technical Paper 481. BERKES F.; MAHON R.; MCCONNEY P.; POLLNAC R.C. & POMEROY R.S. 2001. Managing Small-Scale Fisheries: Alternative Directions and Methods. Ottawa: International Development Research Centre. Disponvel na internet via: http://www.idrc.ca/booktique/ consultado em maro de 2008. CARDOSO, E.S. 2001. Pescadores Artesanais: Natureza, Territrio, Movimento Social . Tese de Doutorado. Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas. Universidade de So Paulo. So Paulo. COSTA, R. N. L. T. R. 1992. Pensar o Mar Para Poder Pescar: O Espao da Pesca de Litoral na Baia de Sepetiba, RJ. Rio de Janeiro, 1v. Dissertao de Mestrado, Instituto de Geocincias, Universidade Federal do Rio de Janeiro. DIAS NETO J. 2002. Gesto do uso dos recursos pesqueiros marinhos do Brasil. Dissertao de Mestrado. Centro de Desenvolvimento Sustentvel. Universidade de Braslia. Braslia. 164p. DIEGUES, A.C. 1983. Pescadores, camponeses e trabalhadores do mar. So Paulo, tica. FENNY D.; BERKES F.; McCAY B.J. & ACHESON J.M. 1990. The Tragedy of the Commons: twenty-two years later. Human ecology, 18 (1): 1-9, 1990. GOLDMAN, M. 1998. Inventando os Comuns: Teorias e prticas do profissional em bens comuns. In: Espaos e recursos naturais de uso comum. Eds. A. C. S. DIEGUES, A. de C. C. MOREIRA. So Paulo. Ncleo de Apoio Pesquisa sobre Populaes Humanas e reas midas Brasileiras, USP, 2001. 43-78 pp. GORDON, H. S. 1954. The economy theory of the common-property resource: The fishery. Journal of Political Economy. 62: 124-142.

HUXLEY, T. 1883. Fisheries exhibition (1883). Documento disponvel na internet via: http://aleph0.clarku.edu/huxley/SM5/fish.html, consultado em maro de 2009. KALIKOSKI, D.C., SEIXAS, C.S & ALMUDI, T. 2009. Geto Compartilhada e Comunitria da pesca no Brasil: avanos e desafios. Ambiente & Sociedade. XII (1):151-172. MACE, P. M. 2001. A new role for MSY in single-species and ecosystem approaches to fisheries stock assessment and management. Fish and Fisheries. 2 (1): 2-32. MARRUL FILHO S. 2001. Crise e sustentabilidade do setor pesqueiro. Dissertao de Mestrado. Centro de Desenvolvimento Sustentvel. Universidade de Braslia. Braslia. 107p. OSTROM, E. 1990a. Reflections in the Commons. In: Governing the commons: the evolution of institutions for collective action. Eds. Elionor Ostrom. Cambridge University Press. Reino Unido. pp: 1-23. _________. 1990b. The Rudiments of a Theory of the Origins, Survival, and Performance of Common Property Institutions. Apresentado no: First Meeting of the International Association for the Study of Common Property, Duke University, September 28-30, 1990. Documento disponvel na internet via: http://dlc.dlib.indiana.edu/, arquivo consultado em julho de 2008. POMEROY R. S. & BERKES F. 1997. Two to tango: the role of government in fisheries co-management. Marine Policy, 21 (5):465-480. REBOUAS G. M., FILARDI, A. C. L., & VIEIRA, P. F. 2006. Gesto integrada e participativa da pesca artesanal: potencialidades e obstculos no litoral do Estado de Santa Catarina. Ambiente & Sociedade, IX (2): 83-104. SILVA, P. S. V. P. 2002. Common property to co-management: social change and participation in Brazils first maritime extractive reserve. Tese de Doutorado. London School of Economics. Londres, 323p. WEID, J.M.V.D. 1977. A trajetria das abordagens participativas para o desenvolvimento na prtica das ONGs no Brasil. Texto para debate. ASPTA, 40p.

You might also like