You are on page 1of 7

Fundao Cecierj Curso de Licenciatura em Cincias Biolgicas UENF

2 Avaliao a Distncia -2011/2 Disciplina: Grandes Temas em Biologia Aluno: Valter Martins da Silva Polo: Itaperuna
PRIMEIRA QUESTO Os mamferos, que so animais endotrmicos, no respondem bem ao clima quente e tropical, j que tm dificuldades na hora de liberar o calor que produzem. Este calor maior, quanto maior eles forem, por isto eles precisam ter um corpo reduzido para manter sob controle esta importante funo biolgica. Nos trpicos, os poucos mamferos que podem ser classificados como realmente grandes preferem sair noite. No mar existem alguns animais gigantes, como a baleia, mas se tratam de excees fomentadas pela alta oferta de alimentos. Alm disto, a gua lhes permite dissipar bem as cargas trmicas geradas por seus corpos, assim como sustentar sua enorme massa. Mesmo baleias e elefantes, alguns dos maiores mamferos, s apareceriam no final da era Cenozica, quando o clima Ilustrao 1: Triceratops se esfriou. Os dinossauros, em contrapartida, viveram em uma poca na qual os ambientes quentes eram habituais. Sem necessidade de ter um metabolismo muito ativo, seu corpo no teve dificuldades em seguir a tendncia natural do gigantismo (seres vivos cada vez maiores e complexos).Apesar de todas estas informaes ainda no est claro se os dinossauros eram endotrmicos, como os mamferos, ou exotrmicos. O que se sabe que a rpida evoluo dos primeiros arcossauros at os grandes rpteis atuou como uma fora seletiva poderosa na qual foram favorecidos os coraes adaptados para responder bem s demandas exigidas pelo gigantismo. Era necessrio enviar s clulas quantidades suficientes de nutrientes e oxignio. A soluo do corao dotado de quatro cmaras seria ideal para a posterior apario das aves, mas nos dinossauros no fez seno continuar favorecendo o gigantismo.

SEGUNDA QUESTO Sim. So as mesmas espcies. Fsseis vivos so espcies que ao longo dos anos, no sofreram transformaes significativas, perdendo pouca ou quase nenhuma caracterstica original. Esta expresso utilizada para qualificar organismos atuais que so morfologicamente muito similares a organismos dos quais h conhecimento apenas do registo fssil. Podem ter sido considerados extintos e ressurgirem milhes de anos depois. Por isso, so considerados por muitos fsseis vivos. Um fssil vivo uma espcie que no teve de sofrer modificaes ao longo do tempo para se manter adaptado ao ecossistema a que Ilustrao 2: Figura de Celacanto "fssil vivo" pertence. Na verdade a existncia de fosseis vivos pode ser utilizado como uma confirmao da teoria da Evoluo. Uma espcie transforma-se noutra espcie com caractersticas diferentes para se adaptar a variaes nos ecossistemas. Mas se a espcie j est bem adaptada para qu mudar? A teoria da Evoluo explica muito bem a existncia de fsseis vivos. Estes existem inalterados durante milhes de anos porque no sofreram uma presso seletiva para se modificarem, como o caso dos celacantos.

TERCEIRA QUESTO A. PROCESSO DE ORIGEM DAS CHUVAS CIDAS: A matria-prima para a a formao das chuvas cidas so os xidos de enxofre e nitrognio, gerados a partir da queima de combustveis fsseis (80%) vulces e fontes biolgicas (20%). A formao destas chuvas ocorre devido s reaes qumicas que ocorrem na atmosfera, nas quais os xidos de enxofre e de nitrognio reagem com a gua, formando cido sulfrico e cido ntrico. Estes cidos so formados em pequenas concentraes, mas suficientes para alterar os valores de pH da chuva, baixando-os.

B. PRINCIPAIS PREJUZOS CAUSADOS PELAS CHUVAS CIDAS: Efeitos da Chuva cida na Vegetao e no Solo: O PH alterado das chuvas faz com que o solo e a vegetao local fiquem fragilizados. As razes das plantas encontram dificuldades na absoro de nutrientes do solo. Assim, a planta se alimentando pouco torna-se mais fraca, desenvolvendo-se pouco e podendo at no resistir aos efeitos e morrer. A acidez das guas da chuva pode infiltrar em solos calcrios, formando enormes corredores (j que corroem os vos entre as pedras). Essas rochas acabam virando bicarbonato de clcio e do espao para a ao das guas que, ao adentrarem com frequncia, formam cavernas. Esses sales cavernosos representam um grande perigo aos exploradores, pois o ar contido nelas potencialmente composto por gs carbnico, vindo tambm das guas impuras. Efeitos da Chuva cida nos Ecossistemas Aquticos: O visual de um lago acidificado no diferente dos demais . Sua gua continua cristalina e no h nenhum cheiro caracterstico. Isto porque, a diferena est abaixo do superfcie. Esse lago ou represa no contm vida. Os seres vivos sentem o efeito da acidez das guas na alterao de seus processos fisiolgicos e os metais txicos estacionam naquelas guas, ameaando ainda mais aquele bioma. Os efeitos so notados j quando o PH da gua se aproxima do nvel 6,0, por alguns crustceos, plnctons e outras espcies mais sensveis que comeam a desaparecer. Abaixo de 5,0 o ambiente praticamente perece. A decomposio de matria orgnica para de acontecer e o acmulo de todos estes detritos se instala nas guas.

Efeito da Chuva cida em Materiais e Monumentos: A chuva cida acelera consideravelmente o processo de corroso de prdios, monumentos e edifcios. Desgasta pontes, fios eltricos, pinturas e latarias de carros, esttuas, concreto e o vidro. No raro podemos observar como algumas esttuas antigas sofreram alteraes do tempo e da chuva.

Ilustrao 4: Ao da chuva cida em monumentos

Efeitos da Chuva cida para a Sade: Acredita-se que as guas contaminadas com metais pesados trazidos pelas chuvas cidas, se ingeridos atravs de sua forma lquida ou simplesmente consumindo os peixes ou demais alimentos provenientes daquele ambiente aqutico, podem prejudicar a sade do homem. Estima-se que os Estados Unidos ocupam o terceiro lugar em incidncia de problemas pulmonares ocasionados pelas chuvas cidas. Claro que somente a ingesto sucessiva e corriqueira de produtos contaminados tenha influncia direta sobre essas doenas e outras, como hipertenso, problemas renais, dentre outros. QUARTA QUESTO A. EFEITO ESTUFA: um fenmeno natural pelo qual parte da radiao solar permanece na atmosfera em forma de calor. Se no houvesse esse fenmeno, o planeta seria muito frio e no haveria as condies necessrias para a manuteno da vida como a conhecemos. Entretanto, a queima de combustveis fsseis e as diferentes formas de devastao das florestas geraram um aumento de concentrao de vrios gases na atmosfera que tem a capacidade de reter calor, a energia infravermelha que refletida pela Ilu superfcie da Terra quando a luz solar incide strao 5: Origem das emisses sobre ela. Entre esses gases podemos citar o antrpicas de gases de efeito estufa metano, o gs carbnico, os gases nitrogenados e os clorofluorcarbonos (CFCs). O

aumento da concentrao de gs carbnico na atmosfera em cerca de 25% desde a revoluo industrial elevou a temperatura mdia do planeta em meio grau centgrado. Esse aumento na temperatura pode acarretar um aumento do nvel do mar devido ao descongelamento de gua das calotas polares e nas altas montanhas, aumentando a taxa de evaporao dos oceanos, a quantidade de vapor de gua na atmosfera, a intensidade e a frequncia das chuvas, alterando a distribuio da flora e da fauna terrestre, modificando profundamente a paisagem e os biomas. Alm disso, a biodiversidade fica prejudicada, j que nas regies costeiras que esto concentradas a maior diversidade do planeta.

B.CAMADA DE OZNIO: Nos ltimos sculos, devido ao desenvolvimento industrial, passaram a ser utilizados produtos que emitem clorofluorcarbono (CFC), um gs que ao atingir a camada de oznio destri as molculas que a formam (O3), causando assim a destruio dessa camada da atmosfera. Entre 15 e 60 km de altitude, o gs oznio forma uma camada que filtra cerca de 80% dos raios ultravioleta imitidos pelo Sol, impedindo-os de chegar superfcie da Terra. A destruio desta camada por gases liberados por avies supersnicos, cinzas de vulces e principalmente Ilustrao 6: Formao da pelos clorofluorcarbonos(CFCs) grupos de gases usados molcula de oznio nas indstrias, apresenta um srio perigo para o ser humano e o meio ambiente. O aumento da passagem de radiao ultravioleta provocado pela progressiva destruio da camada de oznio pode reduzir a fotossntese, comprometendo as colheitas e destruir o fitoplncton provocando desequilbrio nos ecossistemas aquticos. No ser humano, esse tipo de radiao aumenta a incidncia de cncer de pele , de catarata e prejuzos ao sistema imunolgico. Os raios ultravioletas tambm afetam os animais. Os estgios iniciais do desenvolvimento de peixes e outras formas de vida aquticas so Ilustrao 7: Diagrama de destruio do prejudicados. oznio

C.

PRINCIPAIS DIFERENAS: Existe uma forte relao entre eles: Efeito

Estufa e Camada de Oznio que deve-se ao fato de participarem do processo em comum de manter um ambiente adequado para a vida na Terra; a camada de oznio bloqueia os raios UV-B e o efeito estufa mantm o clima moderado. Diversas substncias qumicas acabam destruindo o oznio quando reagem com ele. Tais substncias contribuem tambm para o aquecimento do planeta, conhecido como efeito estufa. A lista dos produtos danosos camada de oznio inclui os xidos ntricos e nitrosos expelidos pelos exaustores dos veculos e o CO2 produzido pela queima de combustveis fsseis, como o carvo e o petrleo. Portanto, embora no sejam a mesma coisa, a relao entre estes dois fenmenos contribui para um equilbrio da vida na Terra e uma alterao em um certamente afetar o outro.

QUINTA QUESTO A. Sim. O consumo de gua no Brasil est distribudo entre trs setores da sociedade: a indstria, a agricultura e o consumo humano. Mais de 90% da gua utilizada para uso domstico retorna para os rios e aquferos como gua imprpria. Industrias consomem apenas 5% da gua que retiram. Essa gua imprpria dos esgotos domsticos e industrias deveria ser tratada antes de voltar para os rios e possivelmente reutilizada, mas frequentemente est poluda demais.

Ilustrao 8: http://www.planetaorganico.com.br/aguauso.htm

B. O setor agrcola, atravs do processo de irrigao o que consome maior quantidade de gua, cerca de 70% de gua doce. A tecnologia da irrigao tornou possvel a produo agrcola em larga escala, mesmo em regies inspitas, dada a crescente necessidade em produzir grandes quantidades de alimentos para a populao mundial. A gua necessria para a agricultura de aproximadamente

1000-3000 m3 por tonelada de gros colhidos, isto , so necessrios 1-3 toneladas de gua para cultivar 1 quilo de arroz.

Ilustrao 9: grfico: uso da gua por regio e setor: http://www.planetaorganico.com.br/aguauso.htm

C. preciso usar tcnicas de irrigao mais eficientes na agricultura, como o sistema de gotejamento que economiza gua, investir no saneamento, na construo de cisternas e barragens e no controle da poluio. Um bom manejo do solo pode reduzir significativamente a quantidade de gua necessria para produzir uma tonelada de gros, tanto em agricultura irrigada como a que s utiliza a gua de chuva.

You might also like