You are on page 1of 10

1

UNIVERSIDADE CIDADE DE SO PAULO TECNOLOGIAS E EDUCAAO A DISTANCIA

ACESSIBILIDADE DOS ALUNOS EAD

Vilmara Muller Feksa

Novo Hamburgo- RS 2011

1-

Ps-graduada em Gesto Escolar- Licenciada em Matemtica e-mail vilmarafeksa@gmail.com

ACESSIBILIDADE DOS ALUNOS EAD Vilmara Muller Feksa

RESUMO

Este artigo pretende investigar a cerca da acessibilidade dos alunos que escolhem estudar na modalidade EAD, os objetivos especficos elencados foram: Identificar qual o nvel de conhecimento de informtica que os alunos possuem; Pesquisar qual o conceito de Educao a distancia; - Questionar as dificuldades de acesso as salas virtuais de integraes com os tutores. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de campo, ou seja, foi aplicado um questionrio a uma turma do Curso de Licenciatura em Pedagogia de uma Universidade onde trabalhei. Obtevese resultados satisfatrios na pesquisa, 90% dos entrevistados possuem computadores com acesso a internet em casa; 70% diz que estudar a distncia prtico; 100% dos entrevistados diz que escolheu a modalidade EAD pelo baixo custo e tempo de durao; em relao a integrao dos tutores online nas salas de integrao as repostas foram variadas, mas todas convergem a uma boa integrao e um bom funcionamento dessa ferramenta. Concluindo os alunos que escolhem estudar nesta modalidade realmente esto cientes de que precisam ter noes mnimas de informtica e internet, conhecem as necessidades dessa modalidade,a maioria procura pelo baixo custo e o tempo que menos que as presenciais, e a integrao com os professores da Universidade atravs da ferramenta utilizada satisfatria. Palavras-chave: Alunos EAD; Acessibilidade; Educao a distncia. 1 INTRODUO Este trabalho consiste na sistemtica que os alunos EAD, muitas vezes entram no curso sem saber a modalidade que envolve o ensino a distncia. Como tutora me deparei muitas vezes com situaes em que o alunos no tinham sequer noes bsicas de informtica para realizar atividades on-line. Muitos alunos no tm computadores e nem acesso fcil internet. Diante a esta perspectiva houve a preocupao de saber o nvel de conhecimento de informtica do aluno que se propem ao curso bem como o conhecimento da modalidade do curso escolhido e tambm o acesso ao ambiente virtual.

2-

Ps-graduada em Gesto Escolar- Licenciada em Matemtica e-mail vilmarafeksa@gmail.com

Com a proposio de investigar por meio de uma pesquisa de campo, se os alunos que se matriculam num curso superior na modalidade EAD semi-presencial, possuem realmente noes mnimas do mtodo de educao que esto optando, para alcance do objetivo geral acima exposto, foram traados os seguintes objetivos especficos: - Identificar qual o nvel de conhecimento de informtica que os alunos possuem; - Pesquisar qual o conceito de Educao a distancia que eles possuem; Questionar as dificuldades de acesso as salas virtuais de integraes com os tutores; Portanto torna-se pertinente abordar que o estudante muitas vezes ao escolher o ensino a distncia nem imagina o que realmente consiste essa modalidade. 2 FUNDAMENTAO TERICA A Educao a Distncia no Brasil relativamente recente, foi criada pelo MEC, do Sistema Nacional de Educao a Distncia e a Lei de Diretrizes e Bases de Educao (cujo captulo 16 trata, especificamente, da Educao a Distncia e da Educao Continuada), o Decreto n. 2.494, de 10 de fevereiro de 1998 e a Portaria n. 293, de 07 de abril 1998, que o regulamenta, tratam especificamente das instituies e cursos de educao a distncias e so expresses jurdicas que asseguram o avano, no Pas, da educao a distncia. Segundo LANDIM, a Educao a Distncia deve ser encarada como um instrumento para reduzir distncia, pois o professor prepara o material didtico de forma que os alunos recebam mensagens que correspondam s competncias que devero adquirir. A EAD caracteriza-se pela auto-aprendizagem e pela conversao didtica, guiada, bidirecional, fazendo com que o perfil, o nvel e as necessidades da clientela conduzam elaborao do material didtico. Falar de educao a distncia falar de um processo de ensino que a construo do conhecimento, ocorre de forma autnoma, pois a EAD trabalha com metodologia em que o aluno um agente ativo, onde os objetos de aprendizagem esto ao seu dispor, mas exigem motivao e disciplina para a sua compreenso, alm de curiosidade em aprender de forma contnua e sistemtica.

2-

Ps-graduada em Gesto Escolar- Licenciada em Matemtica e-mail vilmarafeksa@gmail.com

O grande problema do educador no discutir se a educao pode ou no pode, mas discutir onde pode como pode, com quem podem quando pode; reconhecer os limites que sua prtica impe. perceber que o seu trabalho no individual, social e se d na prtica de que ele faz parte. (FREIRE, 2001, p.98).

No incio da dcada de 2000, o prof. Pfromm(2001), em seu livros sobre as mdias educativas, anunciou as transformaes dos meios e apontou a importncia do emprego dos recursos tecnolgicos na educao. O autor defende que os avanos resultam de um aprimoramento do material didtico, ou seja:
Tanto nas reas de materiais impressos como nas da televiso, rdio, informtica educativa, ocorreu em refinamento inegvel nos procedimento de produo de matrias para fins de ensino, que gerou, nova linguagem, novos esquemas de trabalho, novas concepes novas tcnicas e novos conhecimentos de avaliao. (PFROMM NETTO, 2001, p.38).

Os ambientes de aprendizagem dos alunos que estudam na modalidade a distancia na verdade so dois, que seriam o Ambiente Virtual que seria aquele que segundo a autora Eliane Schlemmer, (2009, p. 16) viabilizam a oferta dessa modalidade de educao, pois estes ambientes caracterizam-se pela presena digital virtual dos sujeitos envolvidos no processo educativo, em forma de interao textual num mesmo tempo ou em tempos diferentes. Outro ambiente de aprendizagem ainda citado por Eliane Schlemmer, (2009, p. 12) seria o ambiente presencial-fsico que segunda ela, se caracteriza pela presena fsica dos sujeitos envolvidos no processo educativo, num mesmo tempo (sncrono) e no mesmo espao". Para a educao o atual desafio incorporar os elementos das novas tecnologias em seu processo de aprendizagem, em que o aluno esteja preparado para fazer parte dessa nova cultura da aprendizagem, que como nos coloca Eliane Schlemmer, (2009, p. 12) que:
(...) est focada na construo do conhecimento, na aprendizagem no desenvolvimento de competncias e habilidades, respeitando o ritmo de desenvolvimento de cada sujeito, pois se acredita que a aprendizagem um processo coletivo no qual o sujeito aprende por meio das suas prprias experincias. (SCHLEMMER, 2009, p. 12)

A respeito de adaptar o currculo, Mantoan (2003) em seu artigo Caminhos Pedaggicos da Incluso: contornando e ultrapassando barreiras menciona que:
2Ps-graduada em Gesto Escolar- Licenciada em Matemtica e-mail vilmarafeksa@gmail.com

Sejam quais forem as limitaes do aluno, no devemos ampli-las ainda mais adaptando currculos, rebaixando o nvel de nossas expectativas com relao sua potencialidades para enfrentar uma tarefa mais complexa, diferente, como se pudssemos saber, de antemo, o que um pessoa capaz de captar de uma situao, de um objeto,de um momento educacional. (MANTOAN, 2003)

A Educao a Distncia necessita das tecnologias para que ela acontea, sabendo disso, buscou-se atravs de uma pesquisa de campo saber se os alunos ingressantes estavam cientes da forma de ensino e das possveis dificuldades que encontrariam ao optar pela Educao a Distncia. A pesquisa realizada tratou-se de um estudo de caso, utilizando o mtodo de carter exploratrio, considerado como um tipo de pesquisa qualitativa que busca examinar um fenmeno no seu contexto. Segundo Yin (2001), o estudo de caso proporciona ao pesquisador maior compreenso dos fenmenos contemporneos individuais, organizacionais, sociais e polticos atravs das perspectivas de vrias fontes de evidncias no contexto da vida. O estudo de caso caracteriza-se como uma investigao emprica que investiga fenmenos contemporneos dentro de seu contexto da vida real. Segundo Goode e Hat (1968), de acordo com Ldke (1986), um estudo de caso pode ser similar a outros, mas ao mesmo tempo distinto, pois tem um interesse prprio e singular. Destaca-se por constituir uma unidade dentro de um sistema mais amplo. O interesse, portanto, incide naquilo que ele tem de nico, de particular, mesmo que, posteriormente, venham a ficar evidentes certas semelhanas com outros casos ou situaes. Segundo Gil (2002), o estudo de caso consiste no estudo aprofundado de um ou de poucos objetos, de maneira a permitir amplo e detalhado conhecimento. Possui uma caracterstica diferente das outras pesquisas, pois utiliza mais de uma tcnica. 3 ANLISE DOS DADOS A pesquisa teve lugar no perodo entre junho e julho de 2010, no ambiente e horrio normal de aula dos pesquisados. Durante a emisso de respostas aos questionrios pelos acadmicos dispostos a colaborar, evitei expor minha opinio em relao ao assunto. As questes do questionrio de entrevista foram construdas

2-

Ps-graduada em Gesto Escolar- Licenciada em Matemtica e-mail vilmarafeksa@gmail.com

de forma a atender aos objetivos da investigao, esclarecendo os questionamentos iniciais a cerca da acessibilidade dos alunos ingressantes na metodologia EAD. A tarefa de levantamento dos dados ocorreu em Plo da Universidade, universidade esta, renomada com uma caminha de mais 35 anos e que est realizando um trabalho com EAD h aproximadamente 5 ( cinco) anos, e possui mais de 100 mil alunos em todo territrio nacional. A turma onde ocorreu o levantamento dos dados era de Licenciatura em Pedagogia que estava no segundo mdulo. Nesta Universidade os Curso de Pedagogia tem durao de 3 (trs) anos, realizado por mdulo, cada mdulo tem normalmente 3 (trs) disciplinas, e duram mais ou menos 3 ( trs) meses. Eles possuem um encontro semanal com um tutor presencial e as avaliaes so realizadas de duas maneiras: a primeira, denominada G1, online realizada atravs de uma plataforma chamada Net Aula, neste mesmo ambiente virtual os alunos tem ainda, acesso a bibliotecas, fruns, emails, chats e tambm contato com os tutores online atravs dos fruns; a segunda avaliao, denominada G2, e presencial aplicada pelo tutor presencial, sempre ao final de cada mdulo, isto , a cada 3 (trs) meses. Levantando os dados atravs do questionrio de pesquisa, mencionado anteriormente foram encontradas as seguintes respostas. Quanto questo que indagava se os alunos possuam computador com acesso internet em casa, 90% (noventa por cento) dos entrevistados responderam quem sim. Esta estatstica nos mostra que realmente os alunos esto cientes de que para ser um aluno de EAD necessrio possuir computador com acesso internet em casa, disponvel para realizao dos trabalhos e avaliaes exigidos pelo curso para formao escolhida. Gonzaga (2009, p. 14) salienta que a houve uma reduo no custo da tecnologia, tornando-a mais acessvel, assim ficou mais fcil para a maioria da populao adquirir materiais e equipamentos (hardware) e programas de informtica (software). Hoje a internet est mais acessvel, pois existem diversos planos de pagamento, diversos tipos de conexes, como a linha discada ou dial-up, que utiliza
2Ps-graduada em Gesto Escolar- Licenciada em Matemtica e-mail vilmarafeksa@gmail.com

a linha telefnica convencional e o computador precisa ter um provedor, este provedor pode ser pago ou gratuito. A conexo discada uma conexo muito lenta e instvel, para o ensino a distancia no muito recomendado, pois para fazer upload ou download de arquivos da plataforma de ensino demora muito ou at mesmo, dependendo do arquivo, no possvel gerenci-lo. Alm de lenta, tambm deixa a linha telefnica ocupada, inutilizando as ligaes de seu aparelho telefnico, dependendo do horrio de conexo pode gerar um custo alto na conta telefnica. Outra tipo de conexo seria a xDSL, tambm utiliza a linha telefnica convencional, mas no a deixa ocupada, para estabelecer a conexo internet necessrio um modem especial alm do modem do computado, exige a contratao de um provedor de acesso web. Este tipo de conexo possui diversas velocidades, podendo ser contratada de acordo com o poder aquisitivo e a necessidade do consumidor. Quanto a navegabilidade pela plataforma das atividades os alunos esto bem servidos com a velocidade mnima desse tipo de conexo. Existe ainda a conexo via cabo, que utiliza a infra-estrutura do servio de TV por assinatura, mas assim com a xDLS, restrita a locais por onde o servio passa, ou seja, nem todos os locais podem dispor desse servio. A conexo a cabo necessita tambm de um splitter (aparelho que separa sinal de TV e Internet). Outro meio de acessar, bem comum nos dias atuais, pelo celular. O chamado 3G j realidade e em sua rea de cobertura uma opo de acesso a internet para pessoas que no tem acesso xDSL ou a Cado. Pode ser acessada diretamente do celular ou no computador, utilizando um modem porttil com entrada USB. Outras duas maneiras de acessar a rede mundial de computadores para pessoas de reas de difcil acesso so a conexo via Rdio e a conexo via Satlite. A internet a Rdio caracteriza-se por enviar uma conexo qualquer (dial-up, xDSL ,Cabo) a um ponto de acesso ou a vrios pontos de acesso via rdio. Essa distribuio necessita de um Access Point (distribuidor de frequncia a rdio), pode ser fechada (ethernet) ou ligar uma comunidade inteira a internet. Assim como a conexo a Rdio a conexo por Satlite necessita de hardwares especficos e caros,

2-

Ps-graduada em Gesto Escolar- Licenciada em Matemtica e-mail vilmarafeksa@gmail.com

porm uma das conexes mais estveis e tem a vantagem de acesso em qualquer lugar, tendo uma antena de bom alcance. Em relao questo o que estudar a distncia?, 70% dos acadmicos entrevistados dizem que a estudar prtico, essa resposta nos confirma a afirmativa de que o avano tecnolgico nos trouxe comodidade e praticidade, como nos traz Gonzaga Junior (2009, p. 13):
O desenvolvimento tecnolgico e suas aplicaes no avano dos meios de comunicao promoveu o encurtamento de uma das principais distncias para a vida em sociedade , a distncia fsica, geogrfica, espacial, proporcionado s pessoas estarem onde desejam estar, por meio da comunicao verbal e visual em tempo real.(GONZAGA, 2009, p.13)

Esta constatao demonstra que os acadmicos esto cientes do mundo em que vivem hoje, assim como da importncia que o desenvolvimento tecnolgico tem em nossas vidas. Assim se percebe em algumas consideraes feitas pelos professores:
um mtodo prtico para a correria do dia-a-dia (Questionrio 02). um modo mais prtico e acessvel para concluir o ensino superior (Questionrio 03). Para mim o tempo que temos para estudar fora do horrio de trabalho, portanto prtico (Questionrio 06).

A questo 04 foi respondida por 100% dos entrevistados, a pergunta indagava o porque da escolha de estudar a distncia, o baixo custo e pelo tempo de durao foi frequente nas respostas:
Pelo fato de ser mais barato (Questionrio 01). Pelo valor da mensalidade e a durao do curso(Questionrio 03). Pelo custo beneficio(Questionrio 04).. Por no ter tempo de estudar varias noites(Questionrio 05). Pela durao do curso e pela previso concreta de concluir (Questionrio 10).

As respostas centralizadas na pergunta de n. 05, com relao a integrao dos tutores online nas salas de integrao as repostas foram variadas, mas todas convergem a uma boa integrao e um bom funcionamento dessa ferramenta. Ricardo Belinski (2009, p. 16) diz que os ambientes virtuais de aprendizagem, podem permitir a partilha de experincias profissionais e pessoais, alem de trazer um contato com diversos objetos de aprendizagens como por exemplo: textos,

2-

Ps-graduada em Gesto Escolar- Licenciada em Matemtica e-mail vilmarafeksa@gmail.com

udios e vdeos; e a tutoria on-line tem o papel de orientar e instigar as discusses e trocas de experincias. 4 CONSIDERAES FINAIS Atravs da pesquisa realizada percebeu-se que o aluno que opta pela modalidade de Ensino a Distancia realmente est ciente do que ir encontrar, ou seja, ele sabe que precisa ter noes mnimas de informtica; que deve ter acesso fcil internet para realizarem as atividades virtuais. E ainda que precisam de tempo para se dedicar a realizao das atividades propostas pelos tutores on-line. Outra questo bastante relevante e que se comprovou pelas respostas obtidas na pesquisa de campo a questo do valor das mensalidades que bastante acessvel, assim facilita aos menos favorecidos financeiramente, ter acesso ao nvel superior. Portanto a Educao a Distncia a maneira mais rpida e barata de concluir o Ensino Superior, mas difcil traar um perfil para um aluno EAD, mas sabe-se que ele ser agente da sua prpria formao e deve ser disciplinado, motivado, curioso para que aprendizagem acontea.

REFERNCIAS

BELINSKI, Ricardo. Suporte ao aluno. Curitiba, PR: IESDE, 2009. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional. Lei n 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educao nacional. Braslia, DF, 1996. BRASIL. Decreto no. 2.494, de 10 de fevereiro de 1998. Regulamenta o Art. 80 da LDB FREIRE, Paulo. Direitos humanos e educao libertadora. In: Pedagogia dos sonhos possveis. So Paulo: UNESP, 2001. GIL, Antnio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. So Paulo, Atlas, 2002.
2Ps-graduada em Gesto Escolar- Licenciada em Matemtica e-mail vilmarafeksa@gmail.com

GONZAGA JUNIOR, Edson Lima. Gesto da Informao e do Conhecimento. 3. Ed. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2009. LANDIM, Claudia Maria Ferreira. Educao a distncia: algumas consideraes. Rio de Janeiro, s/n, 1997. LDKE, Menga. Andr, Marli Elisa Dalmago Afonso. Pesquisa em educao: abordagens qualitativas. So Paulo: E.P.U., 1986. PFROMM NETTO, Samuel. Telas que ensinam- Mdia e Aprendizagem: do cinema ao computador. Campinas: Alnea, 2001. SCHLEMMER, Eliane. Telepresena. Curitiba: IESDE Brasil S. A., 2009. YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e mtodos. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2002. http://www.eca.usp.br/prof/moran/dist.htm> acessado em 08 de maio de 2010. http://www.lite.fae.unicamp.br/papet/2003/ep403/caminhos_pedagogicos_da_inclusa o.htm > acessado em 08 de maio de 2010.

2-

Ps-graduada em Gesto Escolar- Licenciada em Matemtica e-mail vilmarafeksa@gmail.com

You might also like