You are on page 1of 4

Setembro de 2009

Bens e Servios Ecossistmicos


Ecossistema
Como so complexas e inesperadas a interaco e as relaes recprocas entre os seres vivos que lutam num mesmo espao.
Charles Darwin: A Origem das Espcies

PT

Servio de apoio p o

Os ecossistemas esto na base de toda a vida e actividade humana. Os bens e servios que oferecem so fundamentais para a manuteno do bem-estar e para o desenvolvimento econmico e social futuro. Entre os benefcios oferecidos pelos ecossistemas contam-se os alimentos, a gua, a madeira, a puricao do ar, a formao do solo e a polinizao. Porm, as actividades humanas esto a destruir a biodiversidade e a alterar a capacidade dos ecossistemas saudveis para produzirem esta vasta gama de bens e servios. Muitas sociedades do passado no tiveram em conta a importncia dos ecossistemas. Estes eram frequentemente considerados bens pblicos e, consequentemente, subestimados. Os cientistas prevem que um aumento da populao mundial para 8 mil milhes at 2030 poder originar uma escassez dramtica de alimentos, gua e energia.
iStockphoto

A perda dos servios dos ecossistemas naturais ir exigir alternativas dispendiosas. O investimento no nosso capital natural ir economizar dinheiro a longo prazo e importante para o nosso bem-estar e sobrevivncia futura. necessria uma maior sensibilizao dos decisores e do pblico em geral para o valor econmico dos bens e servios ecossistmicos. Se no agirmos agora para pr termo ao declnio, a humanidade ir pagar um elevado preo no futuro.

As populaes de abelhas domsticas esto a diminuir. Estes insectos so necessrios para polinizar muitas culturas agrcolas e o seu desaparecimento teria consequncias econmicas signicativas

Servio cultural
Facto 1: A Humanidade necessita dos bens e servios ecossistmicos
iStockphoto

Um ecossistema uma combinao complexa e dinmica de plantas, animais, microrganismos e ambiente natural, que vivem em conjunto como uma unidade e que dependem uns dos outros. Biodiversidade engloba todas as inmeras formas de vida resultantes destas parcerias. Alguns ecossistemas so conhecidos, outros so mais exticos. Um prado um ecossistema em que os insectos polinizam as ores e as ervas. O gado alimenta-se dessas plantas, e o seu estrume, decomposto pelos organismos existentes no solo, ajuda, por sua vez, a nutrir a terra onde as plantas se desenvolvem. Cada um dos elementos do ciclo depende dos outros para sobreviver. Os recifes de coral formam ecossistemas em que os peixes e as formaes de corais, as rochas e gua do mar interagem. Cerca de 500 milhes de pessoas em todo o mundo utilizam os recifes de coral para o turismo, a pesca, a cultura de prolas e outras actividades. Os ecossistemas da Terra oferecem Humanidade uma vasta gama de benefcios conhecidos como bens e servios ecossistmicos. Os bens produzidos pelos ecossistemas incluem alimentos (carne, peixe, legumes, etc.), gua, combustveis e madeira, enquanto os servios incluem o fornecimento de gua e a puricao do ar, a reciclagem natural de resduos, a formao do solo, a polinizao e os mecanismos de regulao que a natureza, por si mesma, utiliza para controlar as condies climatricas e as populaes de animais, insectos e outros organismos. Devido ao facto de muitos destes bens e servios terem estado sempre disponveis gratuitamente, sem mercados e sem preos atribudos, o seu verdadeiro valor a longo prazo no includo nas estimativas econmicas da sociedade. Os peritos identicaram quatro tipos diferentes de servios, todos eles fundamentais para a sade e para o bem-estar humano. Os servios de fornecimento oferecem os bens, como os alimentos, a gua, a madeira e a bra. Os servios de regulao regem o clima e a pluviosidade, a gua (por exemplo, as inundaes), os resduos e a disseminao de doenas. Os servios culturais abrangem a beleza, a inspirao e a recreao que contribuem para o nosso bem-estar espiritual. Os servios de apoio incluem a formao do solo, a fotossntese e a renovao dos nutrientes, que esto na base do crescimento e da produo. Uma vez que alguns servios importantes podem ainda no se encontrar identicados, devemos adoptar uma abordagem de precauo a m de preservar o nosso patrimnio natural.
Turistas e campistas desfrutam da beleza dos ecossistemas naturais.

Facto 2: A perda de biodiversidade est a destruir as funes dos ecossistemas


A biodiversidade, essencial para a sobrevivncia dos ecossistemas, est sob presso, e uma grande parte j desapareceu. A reafectao dos solos, incluindo a intensicao da agricultura e a urbanizao, a sobreexplorao, a poluio, as alteraes climticas, e as espcies alctones que competem com a ora e fauna autctones, esto a causar danos nos ecossistemas naturais. Uma vez destrudos, a sua recuperao dispendiosa e, por vezes, impossvel. Estudos recentes revelam que: 11% das reas naturais existentes no mundo em 2000 podero desaparecer at 2050. Quase 40% dos actuais terrenos agrcolas correm o risco de ser transformados em culturas intensivas. 60% dos recifes de corais podero desaparecer at 2030. Na Europa, at 80% dos diferentes tipos de habitats protegidos esto ameaados. Nos ltimos 100 anos, as actividades humanas multiplicaram a extino de espcies por 50-1000. As pessoas desfavorecidas, nomeadamente nos pases em desenvolvimento, so as que mais riscos correm com a perda de biodiversidade, uma vez que dependem com mais frequncia directamente dos bens e servios ecossistmicos. Estamos, claramente, a gastar a um ritmo excessivo o capital natural da Terra. A preservao dos ecossistemas um dever tico, bem como uma necessidade prtica das geraes actuais e das que ho-de vir. A Humanidade tem de entender que apenas um o entre muitos na teia da vida e que no podemos continuar a explorar o planeta sem pagar um preo.

Facto 3: Se no agirmos, pagaremos um preo muito elevado


A avaliao dos bens e servios ecossistmicos , em termos nanceiros, um desao hercleo. Estimativas antigas apontavam para valores na ordem de bilies de euros por ano. Reunidos em Potsdam, na Alemanha, em Maro de 2007, os ministros do Ambiente das economias mais importantes

iStockphoto

Servio cultural
O fornecimento de gua potvel fundamental para a sade e sobrevivncia humana. A natureza desempenha um papel crucial na preservao do bem-estar espiritual das pessoas.

iStockphoto

iStockphoto

Servios de o fornecimento e regulao

Servio de fornecimento
O estudo resultante, The Economics of Ecosystems and Biodiversity [A Economia dos Ecossistemas e a Biodiversidade] (TEEB), uma iniciativa da Comisso Europeia e da Alemanha, em conjunto com outros parceiros. Na sua primeira publicao, o relatrio intercalar TEEB de Maio de 2008, fez uma primeira tentativa de apresentar um quadro quantitativo global, em que avaliava a perda anual de servios ecossistmicos em 50 mil milhes de euros. Estimava que, se nada for feito, s a perda da biodiversidade terrestre poderia custar 7% do PIB at 2050, com a perda dos servios dos ecossistemas marinhos a aumentar substancialmente este valor. O relatrio apresentava recomendaes, como o m dos subsdios prejudiciais para o ambiente e a criao de mercados para os servios ecossistmicos. A segunda fase do TEEB (2008-2010) ir propor um quadro detalhado para a avaliao econmica dos servios ecossistmicos, para que o seu valor seja tomado em considerao na tomada de decises em todos os nveis relevantes. Dever tambm contribuir para os Objectivos de Desenvolvimento do Milnio das Naes Unidas.
Os animais, como as ovelhas, no nos fornecem apenas alimentos. Desde h sculos que a Humanidade necessita deles para o vesturio, o transporte e como companhia.
iStockphoto

do mundo concordaram em lanar um estudo global sobre os benefcios econmicos da biodiversidade, comparando os custos da perda com os custos de medidas de conservao ecazes.

Servio de fornecimento
iStockphoto

Facto 4: A UE est a tomar medidas


O Plano de Aco da UE para a Biodiversidade (2006) dene o que necessrio fazer para travar a perda de biodiversidade at 2010. A avaliao intercalar deste plano (2008) mostrou a diculdade em cumprir a meta. Todos os parceiros tm de intensicar e manter os seus esforos, tambm a partir de 2010. A nvel internacional, a UE est a promover uma melhor governao e a reforar as regras que ajudam a proteger os ecossistemas. A UE uma das 191 partes signatrias da Conveno das Naes Unidas sobre a Biodiversidade (CDB). Iniciativas recentes atravs da CDB incluem normas destinadas a garantir a sustentabilidade da produo de biocombustveis, critrios para as reas marinhas protegidas (AMP) a incluso da biodiversidade nas negociaes sobre as alteraes climticas. A UE atribui milhes de euros em ajuda externa destinados conservao da biodiversidade. Tambm aborda a questo das negociaes comerciais, atravs de avaliaes do impacto na sustentabilidade (AIS). Um dos principais objectivos internacionais a partilha dos benefcios dos recursos genticos, um importante produto dos ecossistemas, de uma forma justa e equitativa.
A Humanidade utiliza madeira para a construo, aquecimento e abrigo. As orestas tambm absorvem o CO2 nocivo.

Servio cultural u

Facto 5: A rede Natura 2000 protege os ecossistemas


A rede Natura 2000 a pedra angular da poltica de biodiversidade da UE. Trata-se de uma rede de mais de 25 000 stios de proteco especial em toda a UE que proporciona amplos benefcios socioeconmicos, entre os quais se contam os benefcios directos do turismo e das actividades de recreio, mas tambm bens e servios ecossistmicos como o controlo de inundaes, a despoluio da gua, a polinizao, e a reciclagem dos nutrientes. Em 2007 e 2008, a Comisso comeou a tomar medidas no sentido de aperfeioar as suas estimativas dos custos e desenvolver formas mais adequadas de avaliar os benefcios socioeconmicos associados rede e a cada um dos stios.
A inspirao artstica um dos servios culturais oferecidos pelos ecossistemas. Van Gogh recriou os girassis em alguns dos seus mais belos quadros.

Servio de fornecimento o e

Facto 6: Necessitamos de um quadro que avalie os bens e produtos ecossistmicos


Se os ecossistemas naturais no forem salvaguardados, os produtos e servios que oferecem tornar-se-o cada vez mais raros e procurados. Por exemplo, neste momento raramente pagamos o valor real do fornecimento de gua, mas isso poder ter de mudar. Em Maio de 2008, um longo perodo de seca obrigou a cidade de Barcelona a comear a importar gua de outras zonas de Espanha a um custo estimado em 22 milhes de euros por ms.
iStockphoto

Dependemos das culturas e das plantas para obtermos produtos alimentares de base como o caso do po, o arroz e as massas, assim como a fruta e os legumes, que fazem parte de uma dieta saudvel.

iStockphoto

iStockphoto

A Agncia Europeia do Ambiente (AEA) destacou a necessidade de tcnicas de contabilizao dos ecossistemas destinadas a analisar a relao entre os sectores econmicos e a sua dependncia e impactos sobre os bens e servios ecossistmicos. Em ltima anlise, estes dados devem ser tidos em conta nos processos de deciso poltica e na gesto local dos recursos naturais. Segundo os clculos da AEA, o valor global dos servios gerais oferecidos pelas zonas hmidas como a puricao da gua e absoro de carbono pode ser de cerca de 2,5 mil milhes de euros por ano. Esto a ser desenvolvidos programas de pagamento dos servios ecossistmicos em muitos pases em todo o mundo. So essenciais para a atribuio de recompensas adequadas aos proprietrios rurais que protegem servios ecossistmicos preciosos para a sociedade.

Facto 7: A sensibilizao para a importncia dos ecossistemas saudveis est a aumentar


A Avaliao dos Ecossistemas do Milnio
Avaliao dos ecossistemas um meio de avaliar os diferentes aspectos da sade dos ecossistemas e o fornecimento de bens e servios ecossistmicos. Em 2000, as Naes Unidas lanaram a iniciativa global de Avaliao dos Ecossistemas do Milnio (MA). O relatrio MA, concludo em 2005, concluiu que dois teros dos servios ecossistmicos da Terra esto em declnio ou ameaados. No mbito da iniciativa de acompanhamento global MA, a UE est empenhada no desenvolvimento de uma avaliao sub-global (SGA) para a regio europeia. A nova avaliao a nvel global est prevista para 2015.

A evoluo recente a nvel da UE demonstra que os decisores polticos esto a mudar a sua perspectiva e a integrar a sade dos ecossistemas em algumas polticas sectoriais. Por exemplo: A directiva da UE relativa aos pesticidas est a ser revista a m de proporcionar uma maior proteco a espcies especcas, como as abelhas. A poltica europeia de desenvolvimento rural para 2007-2013 prev a atribuio de incentivos aos agricultores que assumirem compromissos ambientais. A reforma da poltica agrcola comum tem por objectivo reforar a proteco da paisagem e recompensar os agricultores que vo alm dos mtodos tradicionais e plantam sebes, criam lagos ou deixam os campos por cultivar. necessrio um conhecimento mais exacto para aumentar a nossa compreenso das ligaes entre a biodiversidade, os ecossistemas e o bem-estar humano. A proposta de um mecanismo internacional de articulao entre o mundo da cincia e o da poltica visa reforar a avaliao e a consultoria cientca independentes na elaborao de polticas a nvel global em matria de biodiversidade e de servios ecossistmicos. No Espao Europeu da Investigao, a UE e os Estados-Membros devem velar por que o nanciamento da investigao apoie adequadamente a poltica de biodiversidade.

Outras leituras:
Stio Web do TEEB da Direco-Geral do Ambiente: http://ec.europa.eu/environment/nature/biodiversity/economics/index_en.htm Relatrio da Avaliao dos Ecossistemas do Milnio: http://www.millenniumassessment.org/documents/document.356.aspx.pdf Avaliao intercalar da implementao do Plano de Aco da UE sobre Biodiversidade, anexo 3: http://ec.europa.eu/environment/nature/biodiversity/comm2006/pdf/consolidated_prole.pdf EEA Brieng: Ecosystems services accounting for what matters [Servios ecossistmicos contabilizar o que importante]: http://www.eea.europa.eu/publications/brieng_2008_2 Fichas de informao GreenFacts: http://www.greenfacts.org/en/ecosystems/ Grasping the climate crisis A provocation from the Tllberg Foundation, Sweden [Entender a crise do clima Uma provocao da Fundao Tllberg, Sucia]: www.tallbergfoundation.org
iStockphoto

Servio de fornecimento

Os servios ecossistmicos e a biodiversidade na Europa, Conselho Consultivo Cientco das Academias: www.easac.eu

Substncias naturalmente presentes em espcies de plantas constituem a base de mais de 50% dos medicamentos sujeitos a receita mdica

Unio Europeia, 2010 Reproduo autorizada mediante indicao da fonte

Impresso em papel reciclado a que foi concedido o rtulo ecolgico da UE para papel grco (www.ecolabel.eu)

A fotossntese realizada pelas plantas captura o carbono e gera ar para respirarmos.

KH-78-09-554-PT-D

Servio de apoio

You might also like