You are on page 1of 23

UNIVERSIDADE NILTON LINS FACULDADE DE ADMINISTRAO CURSO DE ADMINISTRAO PBLICA

TRANSPARNCIA NA ADMINISTRAO PBLICA

MANAUS - AM 2011

FABIANO OLIVEIRA FABIELE ANDRADE IVANICK CARDOSO JABSON SANTOS JEANE RODRIGUES JESSICA MONTEIRO PAULO SRGIO

TRANSPARNCIA NA ADMINISTRAO PBLICA

Trabalho apresentado no curso de graduao Universidade Nilton Lins, Faculdade de Administrao, curso de Administrao Pblica, para composio de nota parcial no curso de administrao pblica.

MANAUS AM 2011

SUMRIO
INTRODUO 1. TRANSPARNCIA NA ADMNISTRAO PBLICA 1.1 PRINCIPIOS DA ADMINISTRAO PBLICA 1.1.1 Conceito de Princpios 1.1.2 Localizao dos Princpios da Administrao Pblica 1.2 PRINCIPIOS DA ADMINISTRAO PUBLICA PREVISTOS NO ART. 37 DA CONSTITUIO FEDERAL 1.2.1 Quem Deve se Submeter aos Princpios do art. 37 da CF 1.2.2 Princpios Previstos no art. 37 da CF 1.3 OS PRINCPIOS SEUS CONCEITOS E APLICAES 1.3.1 Principio da Legalidade 1.3.1.1 Importncia 1.3.1.2 Conceito 1.3.1.3 Conceito de lei 1.3.2 Princpio da Impessoalidade 1.3.2.1 Conceito 1.3.2.2 Teoria do rgo 1.3.2.3 Publicidade nos meios de comunicao de atos do governo 1.3.3 Princpio da Moralidade 1.3.3.1 Conceito 1.3.3.2 O principio da moralidade como instrumento para combater a imoralidade dos atos administrativos 1.3.3.3 Hipteses exemplificativas de imoralidade administrativa 1.3.3.4 Sanes aos agentes pblicos que pratiquem atos imorais 1.3.3.5 Cominaes previstas na Lei 8429/92 1.3.4 Princpio da Publicidade 1.3.4.1 Conceito 1.3.4.2 Excees ao princpio da publicidade 1.3.4.3 Garantias contra a negativa injustificada de oferecimento pelo poder pblico 1.3.5 Princpio da eficincia 1.3.5.1 Conceito 1.3.5.2 Princpio da eficincia na Constituio 1.4 PRINCPIOS DA ADMINISTRAO PBLICA, NO PREVISTOS NO ART. 37 DA CF 1.4.1 Princpio da Motivao 1.4.1.1 Conceito 1.4.1.2 Motivao segundo o Estatuto do servidor publico da unio (Lei 8112/90) 1.4.1.3 Falta de motivao 1.4.2 Princpio da Autotutela 1.4.2.1 Conceito 1.4.3 Princpio da Continuidade da Prestao do Servio Publico 1.4.3.1 Conceito 1.4.4 Princpio da Razoabilidade

1.4.4.1 Conceito 2. CONSIDERAES FINAIS REFERNCIAS BIBLIOGRAFICAS ANEXOS Anexo A Cronograma do Trabalho Anexo B Relatrio de desempenho dos componentes do trabalho Anexo C Home Page de sites de onde consta a Transparncia na Administrao

INTRODUO

Este trabalho, tem a proposta de abranger sobre um tema que para muitos ainda uma incgnita, a Transparncia na Administrao Pblica, esclarecendo assim o que este tema tem como proposta, esclarecendo seus conceitos , amparos legais, os princpios nos quais est amparado e suas aplicaes. Atravs deste trabalho esperamos que se torne explicito o que a Transparncia tem como fundamento, que o de envolver no somente aqueles que soa responsveis pela sua aplicao, mas tambm aqueles aos quais ela faz jdice, os servidores e contribuintes do servio pblico municipal, estadual e da unio.

1. TRANSPARNCIA NA ADMINISTRAO PBLICA

Considera-se transparncia a democratizao do acesso s informaes, em contraposio ao sigilo das mesmas. (Gilberto Tristo, 2.000, p.01)

A transparncia na administrao pblica obrigao imposta a todos os administradores pblico, porque atuam em nome dos cidados, devendo velar pela coisa pblica com maior zelo que aquele que teriam na administrao de seus interesses privados. Os destinatrios da administrao, os administrados, tem o direito publicidade dos atos estatais e a possibilidade de exercer a fiscalizao. O combate corrupo apenas um dos aspectos da transparncia, mas sequer o principal. Isto porque o direito dos administrados no se limita fiscalizar eventual ilegalidade na gesto pblica, mas tambm verificar se a destinao dos recursos, alm de lcita, tem sido adequada, razovel, moral e eficiente. importante ter-se presente que os reflexos da transparncia na gesto pblica no se limita ao campo da administrao, e tampouco s conseqncias polticas que uma gesto ineficiente ter, mas tambm trar repercusso no diversos setores da vida nacional, pois o chamado custo Brasil est a dificultar o fluxo de investimentos, o crescimento econmico, a qualidade dos servios pblicos, os ndices de desenvolvimento social, dentre outras conseqncias. Porm, talvez o mais grave problema seja o impacto sobre a credibilidade das instituies democrticas que, uma vez enfraquecidas, abre espao para a desordem, insegurana, e at mesmo criminalidade. Ciente desses indesejveis efeitos e da busca internacional no combate corrupo, em 2005, o Poder Executivo instituiu, pelo Decreto n 5.482, um site chamado Portal da Transparncia do Poder Executivo Federal, com a finalidade precpua de divulgar dados e informaes dos rgos e entidades da administrao pblica federal na Internet, sem prejuzo daquelas encaminhas para o controle dos rgos de fiscalizao institucionais - Tribunal de Contas, Controladoria Geral da Unio, Ministrio Pblico, Parlamento, enfim. A medida, possibilitada pelos avanos tecnolgicos, visa a inovao da relao entre o Estado e a sociedade, possibilitando a esta o exerccio da responsabilidade social e tica pelo controle direto das decises tomadas no mbito da Administrao Pblica. O normativo prev um contedo mnimo das informaes a serem disponibilizadas, tais como, os gastos efetuados pelos rgos e entidades da administrao pblica federal, os

repasses de recursos federais aos Estados, Distrito Federal e Municpios, as operaes de descentralizao de recursos oramentrios em favor de pessoas naturais ou de organizaes no-governamentais de qualquer natureza, e as operaes de crdito realizadas por instituies financeiras oficiais de fomento. Esta salutar medida representa um grande desafio aos administradores pblicos, porque exige a divulgao de dados e informaes ao pblico em geral mediante exposio clara e compreensvel, com confivel certeza quanto aos dados informados, que traduzam as aes da administrao e os recursos alocados, o que torna mais transparente a gesto. A exigncia fundamental para o sucesso da medida que aos dados e as informaes publicadas sejam feitos em linguagem clara e de fcil compreenso pelo cidado que, em regra, no domina os conceitos tcnicos e jurdicos to corriqueiros na administrao pblica. No se concebe, por isso, que as informaes, a pretexto de satisfazer ao princpio da publicidade, sejam apresentadas na forma de mera publicao do oramento pblico, com as suas tradicionais rubricas codificadas em cadeia, ou de outro modo que as tornem indecifrveis. H de ser uma exposio cristalina, detalhada e objetiva, mas de modo que seja compreensvel no apenas por tcnicos mas, principalmente, por qualquer cidado, o autntico interessado nas informaes. O princpio constitucional da publicidade dos atos da administrao, por bvio, no pode representar uma letra morta, muito menos ser autorizador da divulgao de polticas pessoais dos administradores (at porque feriria de morte ao princpio da impessoalidade). A publicidade a que alude o art. 37 da Carta Magna deve ser interpretada em consonncia com os fundamentos do Estado Brasileiro (art. 1o, da Constituio), de modo a atender os princpios da democracia e do exerccio da cidadania pelos administrados. Outro aspecto que merece ateno diz respeito certeza quanto aos dados a serem divulgados. Isso impe ao administrador pblico um exerccio ainda pouco usual, o de trabalhar concretamente com as informaes, de modo a gerenci-las e extrair conseqncias prticas quanto gesto. Eis a razo pela qual no se pode admitir, nos dias de hoje, administraes amadoras, experimentais, baseadas na vivncia pessoal do gestor. O manuseio de dados, planilhas e estatsticas impositivo satisfao do princpio constitucional da eficincia da administrao pblica (art. 37). Para uma eficiente gesto, os dados no podem ser tomados como elementos aleatrios, colhidos por precipitados levantamentos. Devem ser concretos, reais e fidedignos.

Extrados das polticas efetivamente implementadas em conformidade com a pea oramentria e, sempre que possvel, de um planejamento estratgico da gesto. Essas mesmas informaes servem de ferramenta gerencial ao administrador pblico, pois lhe permitir enxergar o desempenho da execuo dos servios pblicos ao seu encargo e, a partir disso, subsidiar-lhe nas decises de alocao dos recursos e no calibramento do planejamento estratgico. Para concluir, a divulgao das informaes tem a virtude de permitir, de modo permanente, no apenas um controle passivo pelo cidado, mas possibilita o exerccio de valiosos instrumentos que lhe foram conferidos pelo constituinte originrio, dentre os quais destaco a o Mandado de Segurana e a Ao Popular.

1.1 PRINCPIOS DA ADMINISTRAO PBLICA

1.1.1 Conceitos de Princpios

So regras que servem de interpretao das demais normas jurdicas, apontando os caminhos que devem ser seguidos pelos aplicadores da lei. Os princpios procuram eliminar lacunas, oferecendo coerncia e harmonia para o ordenamento jurdico.

1.1.2 Localizao dos Princpios da Administrao Pblica

Alguns princpios encontram-se no artigo 37 da Constituio, mas no esgotam a matria. Exemplo de princpios que no esto no rol do artigo 37 da Constituio: O Princpio da isonomia, o Princpio da supremacia do interesse pblico, o Princpio da proporcionalidade, o Princpio da finalidade, o Princpio da motivao. Tendo em vista que o rol do artigo 37 da Constituio Federal exemplificativo, os Estados podem criar outros quando da elaborao da sua Constituio (poder constituinte derivado), mas observando aqueles previstos na Constituio Federal (art. 25 da CF). O artigo 111 da Constituio do Estado de So Paulo determina que a Administrao Pblica direta, indireta e fundacional de qualquer dos poderes do Estado obedecer aos princpios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, razoabilidade, finalidade, motivao e interesse pblico.

Os Municpios e o Distrito Federal tambm tem essa possibilidade quando da elaborao de suas leis orgnicas, desde que observados os previstos na Constituio Federal (art. 29 e 32 da CF). O legislador infraconstitucional tambm pode estabelecer outros princpios, desde que no exclua aqueles previstos no artigo 37 da Constituio Federal.

1.2 PRINCIPIOS DA ADMINISTRAO PBLICA PREVISTOS NO ART. 37 DA CONSTITUIO FEDERAL

1.2.1 Quem deve se submeter aos Princpios do art. 37 da Constituio Federal:

Como regra geral, a Administrao direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, Estados, Distrito Federal, Municpios. Assim, as Autarquias, Fundaes Pblicas, Agncias reguladoras e executivas, Empresas Pblicas e Sociedades de Economia Mista tambm esto submetidas a esses princpios.

1.2.2 Princpios previstos no artigo 37 da Constituio Federal:

Legalidade Impessoalidade Moralidade Publicidade Eficincia

1.3 OS PRINCPIOS SEUS CONCEITOS E APLICAES

1.3.1 Principio da Legalidade

1.3.1.1 Importncia

10

O Princpio da legalidade fundamento do Estado democrtico de direito, tendo por fim combater o poder arbitrrio do Estado. Os conflitos devem ser resolvidos pela lei e no mais atravs da fora.

1.3.1.2 Conceito
Ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei (art. 5, II da CF).

O Princpio da legalidade aparece simultaneamente como um limite e como uma garantia, pois ao mesmo tempo que um limite a atuao do Poder Pblico, visto que este s poder atuar com base na lei, tambm uma garantia a ns administrados, visto que s deveremos cumprir as exigncias do Estado se estiverem previstas na lei. Se as exigncias no estiverem de acordo com a lei sero invlidas e, portanto, estaro sujeitas a um controle do Poder Judicirio. Segundo o princpio da legalidade, o administrador no pode fazer o que bem entender na busca do interesse pblico, ou seja, tem que agir segundo a lei, s podendo fazer aquilo que a lei expressamente autoriza e no silncio da lei esta proibido de agir. J o administrado pode fazer tudo aquilo que a lei no probe e o que silencia a respeito. Portanto, tem uma maior liberdade do que o administrador. Assim, se diz que no campo do direito pblico a atividade administrativa deve estar baseada numa relao de subordinao com a lei (Administrar a aplicar a lei de ofcio, aplicar a lei sempre) e no campo do direito privado a atividade desenvolvida pelos particulares deve estar baseada na no contradio com a lei.

1.3.1.3 Conceito de Lei

Quando o princpio da legalidade menciona lei quer referir-se a todos os atos normativos primrios que tenham o mesmo nvel de eficcia da lei ordinria. Ex: Medidas provisrias, resolues, decretos legislativos. No se refere aos atos infralegais, pois estes no podem limitar os atos das pessoas, isto , no podem restringir a liberdade das pessoas.

11

A Administrao, ao impor unilateralmente obrigaes aos administrados por meio de atos infralegais, dever faz-lo dentro dos limites estabelecidos por aquela lei qual pretendem dar execuo. Compete privativamente ao Presidente da Repblica sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos para sua fiel execuo (art. 84, IV da CF). Cabe ao Congresso Nacional sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem o poder regulamentar ou dos limites da delegao legislativa (art. 49, V da CF).

1.3.2 Princpio da Impessoalidade

1.3.2.1 Conceito

A Administrao deve manter-se numa posio de neutralidade em relao aos administrados, ficando proibida de estabelecer discriminaes gratuitas. S pode fazer discriminaes que se justifiquem em razo do interesse coletivo, pois as gratuitas caracterizam abuso de poder e desvio de finalidade, que so espcies do gnero ilegalidade. Podemos destacar trs tipos de impessoalidades mais comuns: Impessoalidade para ingressar na Administrao Pblica: O administrador no pode contratar quem quiser, mas somente quem passar no concurso pblico, respeitando a ordem de classificao. O concurso pode trazer discriminaes, mas no gratuitas, devendo assim estar relacionada natureza do cargo. Impessoalidade na contratao de servios ou aquisio de bens: O administrador s poder contratar atravs de licitao. O edital de licitao pode trazer discriminaes, mas no gratuitas. Impessoalidade na liquidao de seus dbitos: A Administrao tem que respeitar a ordem cronolgica de apresentao dos precatrios para evitar privilgios. Se for quebrada a ordem pode gerar seqestro de verbas pblicas, crime de responsabilidade e interveno federal. Dentre estas impessoalidades h de se destacar que, no caso da Impessoalidade para ingresso na Administrao Pblica, existem excees como nos casos dos cargos de confiana, no qual no se aplica a Impessoalidade, pois este decorre de nomeao direta.

12

1.3.2.2 Teoria do rgo

Esta Teoria atribui a responsabilidade pelos danos causados a terceiros, em vista de atos administrativos, no ao agente que o praticou, mas pessoa jurdica por ele representada.

As pessoas jurdicas de direito pblico e as de direito privado prestadoras de servio pblico respondero pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsvel nos casos de dolo ou culpa (art. 37, 6 da CF).

1.3.2.3 Publicidade nos meios de comunicao de atos do governo

A publicidade dos atos, programas, obras, servios e campanhas dos rgos pblicos dever ter carter educativo, informativo, ou de orientao social, dela no podendo constar nomes, smbolos ou imagens que caracterizem promoo pessoal de autoridade ou servidores pblicos (art. 37, 1 da CF).

A publicidade dos atos de governo deve ser impessoal em razo dos interesses que o Poder Pblico representa quando atua. Tal publicidade uma obrigao imposta ao administrador, no tendo qualquer relao com a com a propaganda eleitoral gratuita.

1.3.3 Princpio da Moralidade

1.3.3.1 Conceito

A Administrao deve atuar com moralidade, isto de acordo com a lei. Tendo em vista que tal princpio integra o conceito de legalidade, decorre a concluso de que ato imoral ato ilegal, ato inconstitucional e, portanto, o ato administrativo estar sujeito a um controle do Poder Judicirio.

1.3.3.2 O princpio da moralidade como instrumento para combater a imoralidade dos atos administrativos

Existem dois recursos de combate aos atos imorais administrativos, que so:

13

Ao Civil Pblica: S pode ser promovida por pessoa jurdica. Ex: Ministrio Pblico, Associao de Classe e etc. Ao Popular: S pode ser promovida por pessoa fsica que esteja no pleno exerccio dos direitos polticos.

Qualquer cidado parte legtima para propor ao popular que vise a anular ato lesivo ao patrimnio pblico ou entidade de que o Estado participe, moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimnio histrico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada m f, isento de custas judiciais e nus de sucumbncia (art. 5, LXXIII da CF).

Tendo em vista que s se anula o que ilegal, confirma-se a idia de que ato imoral ato ilegal.

Pessoa jurdica no tem legitimidade para propor ao popular (smula 365 do STF).

O prazo prescricional para propositura da ao de improbidade administrativa de 5 anos a contar do trmino do exerccio do mandato, cargo em comisso ou funo de confiana (art. 23, I, da Lei 8429/92)

1.3.3.3 Hipteses exemplificativas de imoralidade administrativa

Atos de improbidade administrativa que importem em enriquecimento ilcito (art. 9 da Lei 8429/92). Ex: Utilizao em obra ou servio particular, de veculos, materiais ou equipamentos pblicos. Atos de improbidade administrativa que importem em prejuzo ao errio (art. 10 da Lei 8429/92). Ex: Aquisio permuta ou locao de bem ou servio por preo superior ao do mercado. Atos de improbidade administrativa que atentem contra os princpios da Administrao (art. 11 da Lei 8429/92). Ex: Fraude licitude de concurso pblico.

14
crime de responsabilidade o ato do Presidente da Repblica que atente contra a Constituio Federal, especialmente contra probidade administrativa (art. 85, V da CF).

1.3.3.4 Sanes aos agentes pblicos que pratiquem atos imorais

Os atos de improbidade administrativa importaro na suspenso dos direitos polticos, a perda da funo pblica, a indisponibilidade dos bens e ressarcimento ao errio (cofres pblicos), na forma e gradao previstas em lei, sem prejuzo da ao penal cabvel (art. 37, 4 da CF).

Estas sanes podem ser aplicadas simultaneamente, precedendo de instrumentos que apurem as irregularidades praticadas pelo servidor, ou seja, de processo administrativo disciplinar ou sindicncia, garantindo o contraditrio e a ampla defesa. Cabe ao legislador infraconstitucional estabelecer a forma e a gradao dessas sanes.

1.3.3.5 Cominaes previstas na Lei 8429/92

Na hiptese dos atos de improbidade administrativa que importem em enriquecimento ilcito (art. 12, I da Lei 8429/92): Perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimnio; Ressarcimento integral do dano, quando houver; Perda da funo pblica; Suspenso dos direitos polticos de 8 a 10 anos; Pagamento de multa de at 3 vezes o valor do acrscimo patrimonial; Proibio de contratar com o Poder Pblico ou receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios, direta ou indiretamente, ainda que por intermdio de pessoa jurdica da qual seja scio majoritrio, pelo prazo de 10 anos

Na hiptese dos atos de improbidade administrativa que causem prejuzo ao errio (art. 12, II da Lei 8429/92): Ressarcimento integral do dano;

15

Perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimnio, se concorrer esta circunstncia; Perda da funo pblica; Suspenso dos direitos polticos de 5 a 8 anos; Pagamento de multa civil de at 2 vezes o valor do dano; Proibio de contratar com o Poder Pblico ou receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios, direta ou indiretamente, ainda que por intermdio de pessoa jurdica da qual seja scio majoritrio, pelo prazo de 5 anos.

Na hiptese dos atos de improbidade administrativa que atentem contra os princpios da Administrao Pblica (art. 12, III da Lei 8429/92): Ressarcimento integral do dano, se houver; Perda da funo pblica; Suspenso dos direitos polticos de 3 a 5 anos; Pagamento de multa civil de at 100 vezes o valor da remunerao percebida pelo agente; Proibio de contratar com o Poder Pblico ou receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios, direta ou indiretamente, ainda que por intermdio de pessoa jurdica da qual seja scio majoritrio, pelo prazo de 3 anos.

1.3.4 Principio da Publicidade

1.3.4.1 Conceito

A lei disciplinar as formas de participao do usurio na Administrao direta e indireta, regulando especialmente o acesso dos usurios a registros administrativos e a informaes sobre atos de governo, observado o disposto no art. 5, X e XXXIII (art. 37, 3, II da CF).

A Administrao tem o dever de manter plena transparncia de todos os seus comportamentos, inclusive de oferecer informaes que estejam armazenadas em seus bancos de dados, quando sejam solicitadas, em razo dos interesses que ela representa quando atua.

16
Todos tm direito a receber dos rgos pblicos informaes de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que sero prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindvel segurana da sociedade e do Estado (art. 5, XXXIII da CF). O prazo para que as informaes sejam prestadas de 15 dias (Lei 9051/95).

1.3.4.2 Excees ao princpio da publicidade

Tendo em vista que algumas informaes devero permanecer em sigilo, podemos concluir que o princpio da publicidade no absoluto.

Informaes que comprometam o direito a intimidade das pessoas (art. 37, 3, II da CF): So inviolveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenizao pelo dano material ou moral decorrente de sua violao (art. 5, X da CF).

Informaes de interesse particular ou coletivo quando imprescindveis para a segurana da sociedade ou do Estado (art. 5, XXXIII da CF).

1.3.4.3 Garantias contra a negativa injustificada de oferecimento pelo poder pblico

A negativa de publicidade aos atos oficiais caracteriza improbidade administrativa. Improbidade administrativa que atenta contra os princpios da Administrao Pblica (art. 11, IV da Lei 8429/92).

Existem duas garantias contra a negativa injustificada de oferecimento pelo poder publico, so elas: Habeas data: Tem cabimento quando a informao negada injustificadamente personalssima (a respeito do requerente). Toda informao ao meu respeito de meu interesse particular, mas nem toda informao de meu interesse particular ao meu respeito. Mandado de segurana: Tem cabimento quando a informao negada

injustificadamente de meu interesse privado ou coletivo ou geral.

17
O no oferecimento de certides de atos ou contratos municipais, dentro do prazo estabelecido em lei, gera como conseqncia a caracterizao de crime de responsabilidade do prefeito (art.1, XV do Decreto-lei 201/67).

1.3.5 Principio da Eficincia

1.3.5.1 Conceito

A Administrao Pblica deve buscar um aperfeioamento na prestao dos servios pblicos, mantendo ou melhorando a qualidade dos servios, com economia de despesas. Binmio: qualidade nos servios + racionalidade de gastos. relevante lembrar que mesmo antes da incluso deste princpio na Constituio com a emenda constitucional 19/98, a Administrao j tinha a obrigao de ser eficiente na prestao de servios. Ex: Lei 8078/90; Lei 8987/95.

1.4 PRINCPIOS DA ADMINISTRAO PBLICA, NO PREVISTOS NO ART. 37 DA CONSTITUIO FEDERAL

1.4.1 Princpio da Motivao

1.4.1.1 Conceito

A Administrao est obrigada a motivar todos os atos que edita, pois quando atua representa interesses da coletividade. preciso dar motivao dos atos ao povo, pois ele o titular da res publica (coisa pblica). O administrador deve motivar at mesmo os atos discricionrios (aqueles que envolvem juzo de convenincia e oportunidade), pois s com ela o cidado ter condies de saber se o Estado esta agindo de acordo com a lei. Para Hely Lopes Meirelles, a motivao s obrigatria nos atos vinculados. H quem afirme que quando o ato no for praticado de forma escrita (Ex: Sinal, comando verbal) ou quando a lei especificar de tal forma o motivo do ato que deixe induvidoso, inclusive quanto aos seus aspectos temporais e espaciais, o nico fato que pode se caracterizar como motivo do ato (Ex: aposentadoria compulsria) no ser obrigatria a

18

motivao. Assim, a motivao s ser pressuposto de validade do ato administrativo, quando obrigatria.

1.4.1.2 Motivao segundo o Estatuto do servidor pblico da Unio (Lei 8112/90)

Segundo o artigo 140 da Lei 8112/90, motivar tem duplo significado. Assim, o ato de imposio de penalidade sempre mencionar o fundamento legal (dispositivos em que o administrador baseou sua deciso) e causa da sano disciplinar (fatos que levaro o administrador a aplicar o dispositivo legal para quela situao concreta). A lei, quando editada genrica, abstrata e impessoal, portanto preciso que o administrador demonstre os fatos que o levaram a aplicar aquele dispositivo legal para o caso concreto. S atravs dos fatos que se pode apurar se houve razoabilidade (correspondncia) entre o que a lei abstratamente prev e os fatos concretos levados ao administrador.

1.4.1.3 Falta de motivao

A falta de motivao leva invalidao, ilegitimidade do ato, pois no h o que falar em ampla defesa e contraditrio se no h motivao. Os atos invlidos por falta de motivao estaro sujeitos tambm a um controle pelo Poder Judicirio.

1.4.2 Princpio da Autotutela

1.4.2.1 Conceito

A Administrao Pblica tem possibilidade de revisar seus prprios atos, devendo anul-los por razes de ilegalidade e podendo revog-los por razes de convenincia ou oportunidade. Na Anulao, tanto a Administrao como o Judicirio podem anular um ato administrativo. A anulao gera efeitos ex tunc, isto , retroage at o momento em que o ato foi editado, com a finalidade de eliminar todos os seus efeitos at ento.

A Administrao pode declarar a nulidade dos seus prprios atos (smula 346 STF).

19

Na revogao somente a Administrao pode faz-la. Caso o Judicirio pudesse rever os atos por razes de convenincia ou oportunidade estaria ofendendo a separao dos poderes. A revogao gera efeitos ex nunc, pois at o momento da revogao o ato era vlido.

1.4.3 Princpio da Continuidade da Prestao do Servio Pblico

1.4.3.1 Conceito

A execuo de um servio pblico no pode vir a ser interrompida. Assim, a greve dos servidores pblicos no pode implicar em paralisao total da atividade, caso contrrio ser inconstitucional (art. 37, VII da CF).

1.4.4 Princpio da Razoabilidade

1.4.4.1 Conceito

O Poder Pblico est obrigado, a cada ato que edita, a mostrar a pertinncia (correspondncia) em relao previso abstrata em lei e os fatos em concreto que foram trazidos sua apreciao. Este princpio tem relao com o princpio da motivao. Se no houver correspondncia entre a lei o fato, o ato no ser proporcional. Ex: Servidor chegou atrasado no servio. Embora nunca tenha faltado, o administrador, por no gostar dele, o demitiu. H previso legal para a demisso, mas falta correspondncia para com a nica falta apresentada ao administrador.

1.4.5 Principio da Isonomia ou Igualdade Formal

1.4.5.1Conceito:

Aristteles afirmava que a lei tinha que dar tratamento desigual s pessoas que so desiguais e igual aos iguais. A igualdade no exclui a desigualdade de tratamento indispensvel em face da particularidade da situao.

20

A lei s poder estabelecer discriminaes se o fator de descriminao utilizado no caso concreto estiver relacionado com o objetivo da norma, pois caso contrrio ofender o princpio da isonomia. Ex: A idade mxima de 60 anos para o cargo de estivador est relacionado com o objetivo da norma. A lei s pode tratar as pessoas de maneira diversa se a distino entre elas justificar tal tratamento, seno seria inconstitucional. Assim, trata diferentemente para alcanar uma igualdade real (material, substancial) e no uma igualdade formal.

21

CONSIDERAES FINAIS

Atravs do contedo apresentado neste trabalho, podemos considerar que, a Transparncia na Administrao Pblica, nada mais do que um aparo legal, que visa no somente normas e meios, mas o bem estar social, atravs de publicaes, e de processos, que tornem acessvel ao publico em geral (este composto por servidores e contribuintes pblicos), de que forma a administrao pblica age e administra os recursos fornecidos pela unio, e a forma de aplicao dele, pode-se observar tambm que, onde se menciona a transparncia, existe sempre um amparo legal. Podendo-se assim concluir que a transparncia nada mais do que um recurso legal que ampara a tica e a responsabilidade social coletiva.

22

REFERNCIAS BIBLIOGRAFICAS

Chiavenatto, Idalberto. (2006). Princpios da Administrao. Ed. Campus. Chiavenatto, Idalberto. (2008). Administrao Geral e Pblica. 2 edio - Ed. Campus.

23

ANEXOS

Anexo A Cronograma do Trabalho

Formao da equipe: Prescrio do tema do trabalho: Diviso de tarefas: Inicio de pesquisas: 1 Reunio: Finalidade: 2 Reunio: Finalidade: 3 Reunio: Finalidade: 4 Reunio: Finalidade:

You might also like