You are on page 1of 20

1 FATORES SOCIOECONMICOS ASSOCIADOS AOS CRIMES CONTRA O PATRIMNIO NO ESTADO DE SO PAULO NO ANO 2000

Autor: Rodrigo Mariano Orientador: Paulo Rogrio Scarano RESUMO

O presente trabalho objetiva fornecer evidncias empricas do impacto das variveis socioeconmicas no nvel de crimes contra o patrimnio nas cidades do estado de So Paulo para o ano de 2000. Para tanto, o Referencial Terico parte da teoria econmica do crime, baseada nos trabalhos de Becker (1968) e Ehrlich (1973) para, em seguida, proceder a uma reviso da literatura nacional, englobando diversos estudos realizados no Brasil acerca do problema da criminalidade. Tais estudos indicaram os efeitos das variveis socioeconmicas sobre a criminalidade em suas diferentes manifestaes, entre as quais, os crimes contra o patrimnio, objeto deste trabalho. A partir de ento, o trabalho segue para a anlise emprica sobre os fatores socioeconmicos associados ao problema da criminalidade nos diversos municpios do Estado de So Paulo. Para tanto, ser realizada uma anlise economtrica, utilizando o Mtodo dos Mnimos Quadrados Ordinrios (MQO), envolvendo os municpios do estado de So Paulo no ano 2000. Estabeleceu-se como varivel explicada o nmero de roubos e furtos consumados por cem mil habitantes (representando os crimes contra o patrimnio) e como variveis explicativas as seguintes caractersticas socioeconmicas dos municpios: PIB per capita; densidade demogrfica; desigualdade de renda; chefia feminina de famlia, trfico e uso de drogas, nvel de escolaridade e presena policial. Os resultados obtidos so condizentes com a teoria de base da economia do crime e apontam que as variveis socioeconmicas podem explicar significativamente a variao nos nveis de criminalidade contra o patrimnio nos municpios estudados, com destaque para a desigualdade de renda e a presena do trfico e uso de drogas.

Palavras-chave: Economia do Crime; criminalidade; crimes contra o patrimnio.

INTRODUO O combate criminalidade envolve a alocao dos escassos recursos da sociedade. Tais recursos acabam subtrados de outras destinaes como sade, educao e infraestrutura. Por outro lado, a criminalidade compromete o desenvolvimento econmico, uma vez que afeta a percepo da sociedade sobre os riscos e custos envolvidos na realizao de suas atividades econmicas. Desta maneira, inibem-se investimentos em potencial, devido s externalidades negativas decorrentes da atividade criminosa. Assim, a criminalidade um problema que preocupa a sociedade como um todo.

Jovens Pesquisadores Vol. 4, No 1 (6), jan.-jun./2007

2 Desse modo, identificar os fatores que incentivam os indivduos a cometer o crime relevante para o desenvolvimento de polticas para enfrentar a criminalidade. Justificase, assim, o objetivo do presente trabalho, que analisar os fatores socioeconmicos associados aos crimes contra o patrimnio nas cidades do estado de So Paulo no ano de 2000. O trabalho, em sua primeira seo, partir das contribuies pioneiras de Gary Becker (1968) e Isaac Ehrlich (1973) sobre a Economia do Crime, para, em seguida proceder a uma reviso da discusso recente sobre o assunto, que permitir identificar as variveis socioeconmicas relevantes relacionadas ao problema da criminalidade. A segunda seo ser dedicada ao detalhamento dos procedimentos metodolgicos aqui utilizados. Mostrar-se- que a varivel explicada ser composta pelo conjunto dos furtos e roubos consumados, por cem mil habitantes, nos municpios do estado de So Paulo em 2000. Utilizando-se do Mtodo dos Mnimos Quadrados Ordinrios (MQO), buscarse-o evidncias que associem os ndices de furtos e roubos daqueles municpios s seguintes variveis explicativas apontadas na literatura: PIB per capita; densidade demogrfica; desigualdade de renda; chefia feminina de famlia, trfico e uso de drogas, nvel de escolaridade e presena policial. A ltima seo mostrar que os resultados obtidos esto em consonncia com o referencial terico sobre economia do crime, apontando que, em geral, as caractersticas das variveis socioeconmicas contribuem para explicar a variao nos nveis de criminalidade dos municpios estudados. Desigualdade de renda e trfico e uso de drogas foram as variveis que representaram o maior poder explicativo sobre o nvel de furtos e roubos por cem mil habitantes. Por outro lado, a densidade demogrfica dos municpios de So Paulo foi a varivel que mostrou menor poder de explicao. J o PIB per capita revelou-se estatisticamente insignificante. 1 Referencial Terico: A abordagem econmica do crime Gary Becker, em seus estudos sobre o comportamento humano, publicou um trabalho, em 1968, sobre o problema da criminalidade, analisando a escolha dos indivduos a merc de incentivos. Para Becker:
[...] indivduos racionais se tornam criminosos quando os retornos do crime, financeiros ou de outro tipo, superassem os retornos do trabalho em atividades legais, levando em considerao a probabilidade de deteno e condenao, assim como a severidade da punio.[...] (BECKER apud FAJNZYLBER, 2000, p .01 )

Para iniciar a discusso sobre a abordagem econmica da criminalidade, definir-se- o conceito de crime, tanto no sentido jurdico como no sentido econmico. No sentido jurdico, de acordo com Brenner (2001, p. 32), crime um ato de transgresso de uma lei vigente na sociedade, ou seja, o crime uma ao tpica, antijurdica e culpvel (Schaefer, 2002, p. 196). Em relao ao sentido econmico, segundo Becker (1968), o crime classificado em dois grupos: o crime lucrativo, composto por furtos, roubos, extorso, usurpao, estelionato e receptao e o crime no-lucrativo, composto por crimes de estupro, abuso de poder, tortura, etc. Vale ressaltar que o escopo do presente trabalho ficar restrito anlise do crime lucrativo.

Jovens Pesquisadores Vol. 4, No 1 (6), jan.-jun./2007

3 A anlise da criminalidade multidisciplinar. De acordo com Cerqueira e Lobo (2003), para explicar o comportamento criminoso h a necessidade de se considerar dois aspectos importantes: i) a compreenso das motivaes e do comportamento individual; ii) a epidemiologia associada, ou seja, como o comportamento criminoso se distribui e se desloca no espao e no tempo. Ressalta-se que a respeito do tema criminalidade existem diversas abordagens tericas, relacionadas aos diversos campos do conhecimento. Nesse sentido, podem ser apontadas: a Teoria da Desorganizao Social; a Teoria do Aprendizado Social ou Associao Diferencial; a Teoria do Controle Social; Teoria do Autocontrole; a Teoria da Anomia; a abordagem terica Interacional; a Teoria Ecolgica; e a Teoria da Escolha Racional1. 1.1 Becker e Ehrlich: as bases para uma teoria econmica do crime O trabalho de Becker (1968) se associa Teoria da Escolha Racional e uma das contribuies pioneiras chamada Economia do Crime. Este ser o ponto de partida terico do presente trabalho. Becker (1968) aponta o indivduo como um agente que decide sobre sua participao em atividades criminosas a partir da avaliao racional entre os ganhos esperados, resultantes das atividades ilcitas, comparativamente aos ganhos alternativos no mercado legal. Assim, a criminalidade tratada como uma atividade econmica como qualquer outra, onde o agente, neste caso representado pelo criminoso, busca maximizar seus ganhos, assumindo riscos e analisando o custo-benefcio da atividade ilegal e assim tomando decises. Este modelo sobre a criminalidade apoia-se na tradio utilitarista, partindo do pressuposto de que cada agente busca maximizar sua utilidade agindo de forma individual e racional, sendo desconsiderados quaisquer fatores ticos ou morais, em suas decises pela prtica ilegal. Tal abordagem evidencia a influncia da teoria do comportamento criminal descrita por Bentham. Segundo a qual:
O lucro auferido no crime uma fora que leva o homem a cometer o delito e a punio uma forca que inibe e restringe o homem de cometer o delito. Se a primeira fora maior do que a segunda fora o crime ser cometido, caso contrrio, o crime no ser cometido. (BENTHAM, 1843, p. 399)

Nesse sentido, Becker (1968) analisa os fatores que levam os indivduos a cometerem crimes e aponta, ainda, que a tica da maximizao da utilidade esperada de fundamental importncia para entender as escolhas dos indivduos entre cometer ou no um crime. Em tal estudo, utiliza dois vetores de variveis que, de acordo com o autor, regem o comportamento do indivduo na anlise custo-benefcio da atividade criminosa. De um lado esto os incentivos positivos, compreendidos pelos fatores que buscam estimular o indivduo a escolher o mercado de trabalho formal, como: salrio, renda, etc. Do outro lado esto os incentivos negativos, compostos pelos fatores que visam desestimular a opo pelo crime, como a eficincia do aparato policial e da justia e o grau de rigor da punio imposta. Dessa forma, para Becker (1968), se a escolha do indivduo for de que a atividade ilegal compensa, o crime ser cometido. O trabalho de Becker (1968) busca, ainda, as bases do estabelecimento de uma quantidade tima de recursos, a fim de minimizar os custos sociais do crime, em prol do bem-estar da sociedade. Tais custos sociais, decorrentes das atividades ilegais, devemse tanto aos gastos do governo, quanto aos gastos da sociedade em geral.
1

Para mais detalhes ver Cerqueira e Lobo (2003).


Jovens Pesquisadores Vol. 4, No 1 (6), jan.-jun./2007

4 O artigo trata, ainda, dos fatores que afetam os custos da criminalidade, mostrando que: i) existe relao entre o nmero de crimes e o custo dos crimes; ii) o nmero de crimes tem relao negativa com a probabilidade de captura; iii) uma maior severidade no castigo aumentaria o custo total para cometer o crime; iv) a relao entre o nmero de crimes e os recursos destinados ao seu combate tm relao inversa; v) alm da priso, exite outro tipo de punio, de carter pecunirio, e que h relao negativa entre o nmero de crimes e o valor das multas impostas aos criminosos. Em relao eficincia da aplicao de multas, Becker (1968) defendia tal punio como sendo aquela que tenderia a compensar as vtimas e restabelecer as perdas econmicas da sociedade. A diferena entre multas e prises que as primeiras tm seu valor expresso em unidades monetrias, enquanto as prises tm seu valor expresso em unidades de tempo. Contudo, as multas seriam preferveis pelo fato de que a priso gera um custo maior para a sociedade como um todo. Alm disso, as penas pecunirias atuariam no sentido de minimizar o custo social do crime, pois as vtimas poderiam ser indenizadas e tal compensao alocaria de maneira mais eficiente os recursos pblicos. Assim, as multas poderiam ser aplicadas em crimes pouco relevantes, em que no houvesse a necessidade de afastar o criminoso da sociedade. Vale ressaltar que de acordo com Beccaria (1764) em Dei Delitti e Delle Pene (Dos Delitos e Das Penas), a eficincia da justia criminal est mais relacionada com a falta de punio do que com sua severidade, ou seja, a certeza de que haver punio quando se comete um crime, reduz a criminalidade. Arajo Jr. (2002) sistematiza o Modelo de Becker da seguinte maneira: NBi = li ci wi (pr * pu) Onde: NB = beneficio lquido do indivduo i; li = valor monetrio do ganho com o crime; ci = custo de planejamento e execuo do crime; wi = custo de oportunidade; pr = probabilidade de captura e condenao; pu = valor monetrio do castigo. Outro autor importante para a anlise econmica do crime, Isaac Ehrlich, utiliza-se do instrumental terico baseado na escolha ocupacional do agente respondendo a incentivos para explicar a criminalidade. Segundo Ehrlich (1973):
Uma dependncia numa motivao nica (resultado de circunstncias familiares ou sociais excepcionais) como a grande explicao para o crime no traz, em geral, previses a respeito do resultado de circunstncias objetivas. Tambm no temos conhecimento de qualquer evidncia emprica persuasiva registrada na literatura que apoie teorias usando esta abordagem. Nosso ponto de vista alternativo, ainda que no incompatvel, que mesmo que aqueles que violam certas leis difiram sistematicamente em vrios aspectos daqueles que seguem estas mesmas leis, estes ltimos, como os primeiros, respondem a incentivos. Mais do que recorrer a hipteses a respeito de caractersticas pessoais nicas e condies sociais que afetem o respeito lei, tendncia violncia, preferncia por risco ou preferncia pelo crime de um modo geral, os primeiros podem ser separados por oportunidades mensurveis e ver em que extenso o comportamento ilegal pode ser explicado pelo efeito das oportunidades dadas as preferncias. (EHRLICH, 1973, p.522).

Jovens Pesquisadores Vol. 4, No 1 (6), jan.-jun./2007

5 Em seu trabalho intitulado Crime, Punishment and the market for offenses, Ehrlich (1996) analisa um modelo que se baseia em 5 suposies: i) todos os agentes, sejam eles os criminosos, as vtimas ou as autoridades, comportam-se de forma a maximizar sua utilidade; ii) todos agentes formam expectativas subjetivas, sendo que cada agente far uma escolha arbitraria e, portanto, haver diferentes probabilidades relacionadas a diversos possveis resultados. Os processamentos de informaes podem explicar a razo pelas quais as probabilidades subjetivas so diferentes entre os agentes econmicos; iii) alguns agentes tm preferncia por crime e outros tm preferncia por segurana (preferncia por no-crime); iv) como o crime uma externalidade negativa e a execuo da lei pblica um bem pblico no-excludente2, busca-se a aplicao das leis, a fim de maximizar o bem-estar social; v) condies agregadas relacionadas ao comportamento de todos os participantes levam a um modelo econmico de equilbrio. A partir de tais suposies adotadas, Ehrlich (1996) parte para a derivao de uma curva de oferta de crimes, na qual analisa os custos e ganhos advindos do crime, anlise em que os criminosos se baseiam para a tomada de deciso. Ainda neste estudo, estima-se uma curva de demanda por crime, ou seja, um nvel de tolerncia em relao aos crimes que a sociedade est disposta a aceitar, j que um nvel nulo de crime despenderia um alto gasto em segurana e o bem-estar alcanado no justificaria tal gasto. Assim, temse uma funo demanda pelo fato do governo no despender a quantia necessria para um nvel de criminalidade zero. Conclui-se, assim, que h uma demanda por crime. Gradualmente vo surgindo novas abordagens, de carter mais estruturalista, que buscam incorporar fatores como altos ndices de desemprego, grande desigualdade de renda, baixo nvel de escolaridade, entre outros fatores que poderiam ser apontados como responsveis diretos pela criminalidade existente (BEATO, 1998). Dessa maneira, pode-se estabelecer um modelo econmico do crime, que busque prever resultados, em termos do comportamento dos nveis de criminalidade, em funo da estrutura de incentivos produzida em determinada sociedade. Assim: i) o nvel de criminalidade tende a diminuir quando se aumenta a probabilidade e a severidade do castigo; ii) aumentos na probabilidade de priso implicam maior diminuio do nvel de criminalidade do que o mero aumento na severidade do castigo; iii) uma maior demanda no mercado de trabalho legal aumentaria o custo de oportunidade da atividade ilegal (atividade criminosa); iv) maiores nveis de renda, maiores salrios, maiores nveis educacionais, menor desigualdade de renda diminuiriam os nveis de criminalidade; v) criminosos reincidentes percebem uma reduo nos custos associados prtica de uma atividade ilegal, uma vez que os custos morais, o custo econmico e o custo de oportunidade diminuem, dada sua experincia em tais atividades (learning by doing), aumentando assim o nvel de criminalidade. 1.2 A Literatura nacional sobre a relao entre Economia e criminalidade No tocante anlise da criminalidade, a literatura brasileira, em geral, parte do modelo econmico do crime descrito por Becker (1968). Contudo, observa-se uma lacuna nos estudos relacionados economia do crime, dado o distanciamento entre o modelo terico de Becker (1968) utilizado como referencial terico e o modelo emprico adotado. Geralmente o distanciamento se d pela ausncia de dados coerentes com a
2

considerado bem pblico no-excludente o bem nos quais pessoas no podem ser impedidas de consumi-lo. De tais bens, ningum pode ser excludo da possibilidade de desfrut-los (PINDYCK, 1994, p.656).
Jovens Pesquisadores Vol. 4, No 1 (6), jan.-jun./2007

6 teoria para o desenvolvimento de um estudo emprico. Assim, a utilizao de proxies para expressar as variveis compatveis com o modelo de criminalidade provoca discusses sobre sua relevncia e real aproximao com a teoria proposta por Becker. Clemente, Welters, Garcias e Maia, (2004) examinam o modelo econmico do crime de Becker (1968) e, ainda, analisam o alcance e as limitaes da teoria referente economia do crime. A primeira crtica ao estudo econmico do crime a de que a economia do crime no indaga o processo que culminou nos parmetros encontrados e, ainda, no desenvolve instrumentos para modificar tais parmetros, ou seja, a economia do crime no uma teoria de planejamento ou desenvolvimento da sociedade. Ainda na anlise das limitaes do modelo de Becker (1968) para a criminalidade, no que diz respeito ao tratamento da economia do crime como uma atividade como outra atividade qualquer, pode-se levantar uma questo importante:
Mas a assimilao do mundo do crime a um mercado parece problemtica. Em primeiro lugar porque no h algo sendo transacionado. Admitir a existncia de uma funo agregada de oferta de crimes parece razovel, mas admitir uma funo agregada de consumo de atividades criminosas seria totalmente inaceitvel. Se no por outro motivo, pelos menos porque as vtimas no exercem qualquer escolha. [...] Para a Economia do Crime, o produtor de crimes segue raciocnio de custo-benefcio em que a expectativa de ganho comparada expectativa de custo, disso resultando produo (ao criminosa) ou no. Pode-se perceber que se trata de extenso pura e simples do modelo de deciso de qualquer outro produtor racional: seja produtor de drogas ou de educao, admite-se que a produo seja decidida com base em expectativas de custos e de benefcios, pois a deciso anterior produo enquanto a apurao dos custos e dos benefcios ter de ser posterior. Quando o produtor que produz para o mercado estima os ganhos futuros ele o faz com base na disposio dos compradores de comprarem certas quantidades do produto a certo preo. H do outro lado uma vontade teoricamente livre se manifestando, sem nenhuma considerao de ordem moral ou tica. Os ganhos futuros de potencial ao criminosa so de natureza diversa: no h manifestao de fora contrria de mercado, no h consumo de crimes. (CLEMENTE, WELTERS, GARCIAS; MAIA, 2004, p.25)

Assim, h uma limitao do modelo de Becker com relao no considerao de fatores de cunho tico e moral. Ainda no discorrer do trabalho os autores completam a anlise supondo que se o raciocnio de Becker (1968) e Ehrlich (1973) estivessem corretos poder-se-ia considerar a existncia de funes de oferta agregada para diversas variveis como, por exemplo, analfabetismo, mortalidade infantil, prostituio, desemprego, etc3. Outras limitaes ao modelo econmico do crime so apontadas por Clemente, Welters, Garcias e Maia, (2004), entre elas esto: i) o carter abstrato e esttico que assume o modelo para a criminalidade, ii) falta da anlise da trajetria de longo prazo, j que o modelo no considera o processo que d origem e formao aos parmetros no qual os indivduos e os rgos competentes tomam suas decises em uma viso de longo prazo e sim em uma viso nica de curto prazo. Por fim, fica evidente que a contribuio da economia do crime est limitada a uma anlise simplista, mas no deixa de ter sua importncia, sendo til para o estudo da criminalidade no Brasil.
3

Para mais detalhes ver Clemente (2004, p.25)

Jovens Pesquisadores Vol. 4, No 1 (6), jan.-jun./2007

7 No trabalho de Andrade e Lisboa (2000) so analisados os homicdios dos estados de So Paulo, Rio de Janeiro e de Minas Gerais no perodo de 1981 a 1997 levando em considerao diversas faixas etrias. O estudo aborda, principalmente, as relaes entre violncia e variveis relacionadas aos ciclos econmicos como, salrio real e desemprego. O salrio real mostrou-se estatisticamente significante e negativamente relacionado ao nmero de homicdios para a faixa etria dos 15 aos 19 anos de idade. J para as faixas etrias acima de 30 anos de idade o salrio real se mostrou positivamente relacionado ao nmero de homicdios. A explicao para isto de que, quanto maior o salrio real, mais distante da criminalidade estar o jovem e, portanto, o risco dos jovens serem vtimas de homicdios diminui. Porm, para as faixas etrias acima de 30 anos, aumentam as chances de vitimizao por homicdios. O resultado sugere, ainda, que as variveis socioeconmicas tm um maior impacto sobre os mais jovens. O desemprego apresentou relao negativa para os indivduos da faixa etria de 15 a 20 anos de idade, de acordo com Andrade e Lisboa (2000). O sinal do desemprego pode ser considerado surpreendente. No entanto, se considerarmos a anlise de Hellman e Alper (1990), admitindo que o desemprego pode ser considerado uma proxy para a renda ( com o sinal trocado), vemos que a relao entre crimes de homicdio e a renda ambgua. Isto aparece em Andrade e Lisboa:
A ambigidade est presente em todos os crimes, pois com o aumento da renda h aumento dos ganhos monetrios do crime vis--vis aumento de custos de oportunidade. No caso do homicdio, entretanto, preciso lembrar que freqentemente os ganhos associados a ele so de natureza no monetria e, por isso, no afetados pela renda. (ANDRADE; LISBOA, 2000, p. 79).

Em trabalho semelhante, Arajo Jr. (2002) busca obter evidncias empricas de variveis econmicas afetando as taxas de homicdios nos estados brasileiros. Utilizando dados do Sistema de Informaes de Mortalidade (SIM) do Ministrio da Sade e dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios (PNAD) do IBGE, Arajo (2002), aplicou a metodologia de dados em pseudopainel. As variveis utilizadas apresentaram resultados distintos de acordo com as diferentes faixas etrias. A renda (renda familiar per capita deflacionada pelo INPC-IBGE) mostrou-se negativamente relacionada taxa de homicdios para indivduos acima de 27 anos de idade. J a renda do estado mostrou-se positivamente relacionada taxa de homicdios em todas as faixas etrias, porm seu efeito maior entre jovens de 17 a 20 anos de idade. O desemprego (taxa de desemprego expressa pela porcentagem das pessoas desocupadas) apresenta sinal positivo, portanto, quanto maior a taxa de desemprego, maior ser a taxa de homicdios, porm, limitam-se as faixas etrias de at 41 anos. A desigualdade de renda (expressa pelo ndice de Theil) aparece positivamente relacionada a taxa de homicdios, portanto, mais crimes ocorrero quanto maior for a desigualdade de renda. A chefia feminina de famlias (percentual de mulheres que chefiam famlias) como medida para a desorganizao social apresentou efeito positivo na taxa de homicdios apenas para as faixas etrias at 32 anos de idade. Assim, quanto maior o nmero de domiclios chefiados por mulheres maiores so as taxas de homicdios registradas. Com relao ao contingente policial, o trabalho apresentou uma relao negativa entre o nmero de policiais militares por 100 mil habitantes e a taxa de homicdios, portanto, quanto mais policias nas ruas, menores sero as taxas de
Jovens Pesquisadores Vol. 4, No 1 (6), jan.-jun./2007

8 homicdios. Os resultados, segundo Arajo Jr. (2002), apontam que o problema da criminalidade um problema que afeta toda a sociedade, porm mais acentuado entre os jovens. Arajo Jr. e Fajnzylber (2001) apresentam resultados que mostram as contribuies para o entendimento dos determinantes do crime elaborando um modelo sob a tica da economia do crime. Os dados utilizados so do Sistema de Informaes de Mortalidade (SIM) do Ministrio da Sade, da Pesquisa Nacional de Amostra Domiciliar (PNAD) do IBGE, do Anurio Estatstico do IBGE e do Ministrio da Sade. Com a formulao de um modelo economtrico e da utilizao de mtodos de estimao diversos como, Mnimos Quadrados Ordinrios (MQO), Efeitos Aleatrios, Efeitos Fixos e Mtodo Generalizado de Momentos (MGM), obtm-se as estimativas do modelo adotado. Atravs da estimao por Mnimos Quadrados Ordinrios (MQO) tanto a varivel renda quanto a varivel desemprego so as nicas estaticamente significantes no modelo e relacionam-se positivamente com a taxa de homicdios, ou seja, quanto maior a renda familiar per capita maior seriam os retornos da prtica de atividades criminosas por parte dos indivduos que optam por tal atividade. Do mesmo modo, quanto maior a taxa de desemprego maior a taxa de homicdios, dado que os custos de oportunidade das atividades criminosas so menores quando h um grande nmero de desempregados. J atravs do mtodo de Efeitos Aleatrios todas as variveis mostraram-se estatisticamente significantes. As variveis: renda familiar per capita, desemprego, desigualdade de renda e chefia feminina de domicilio apresentaram relao positiva com a taxa de homicdios, j a varivel policia apresentou-se relao negativa. Com relao utilizao do mtodo de efeitos fixos todas as variveis apresentam sinais positivos e so estaticamente significantes, com exceo da varivel polcia, que apresentou relao negativa com a taxa de homicdios e, ainda, a varivel desemprego que se mostrou estaticamente insignificante. Utilizando os Mtodos Generalizados de Momentos (MGM), os resultados obtidos se mostram semelhantes aos encontrados quando realizado o mtodo de Efeitos Aleatrios. A utilizao dos Mtodos Generalizados de Momentos (MGM) foi adotada pelos autores com a finalidade de controlar erros de medidas encontrados ao estimar as variveis atravs de mtodos diferentes e ainda no intuito de testar a robustez dos resultados presena de endogeneidade nas variveis explicativas, mesmo aps o controle por Efeitos Fixos. (ARELLANO E BOND apud ARAJO; FAJNZYLBER, 2001, p. 378). Pezzin (1986) realizou um trabalho com a finalidade de relacionar diferentes modalidade de crimes, como, crimes contra a pessoa, crimes contra o patrimnio e o total de crimes com algumas variveis socioeconmicas (ndice de pobreza, desemprego, analfabetismo, gastos com segurana pblica, saldo migratrio e outras). A metodologia adotada baseou-se em sries de tempo e cross-section Os resultados alcanados sugerem que os crimes contra a pessoa tendem a sofrer menor influncia dos fatores socioeconmicos quando comparado aos crimes contra o patrimnio. Este resultado j era esperado, pois a literatura sobre a Economia do Crime, baseando-se em Ehrlich (1973) e Hellman e Alper (1990) aponta que crimes contra a pessoa so motivados por razes de dio e cime, por impulso emocional, sem a realizao de anlise sobre o custo-benefcio da ao.

Jovens Pesquisadores Vol. 4, No 1 (6), jan.-jun./2007

9 A varivel gastos com segurana pblica apresentou-se significante e negativamente relacionada com os crimes contra o patrimnio, porm apresentou-se insignificante para crimes contra a pessoa. De acordo com Becker (1968) e Ehrlich (1973) a varivel gastos com segurana publica uma proxy para a probabilidade de captura e priso. Assim, em uma anlise racional dos indivduos na deciso de entrar ou no para a atividade criminosa, quanto maior o nmero de gastos com segurana pblica maior a probabilidade de captura e priso, colaborando para que o custo de se cometer o crime aumente. J em crimes contra pessoa, esta varivel no apresentou relevncia, pois estes indivduos no se atentam para tal. J o saldo migratrio mostrou-se positivamente relacionado aos crimes contra o patrimnio, indicando que a frustrao dos imigrantes um fator que incentiva a criminalidade. Na busca de um modelo baseado na insatisfao dos agentes, dado um padro de consumo imposto pela sociedade que no satisfaz a todos, Mendona (2001) analisa o nmero de homicdios intencionais (varivel dependente). O estudo abrange os estados brasileiros e o perodo analisado vai de 1985 at 1995, sob a metodologia de dados em painel. A insatisfao do agente, medida pelo ndice de Gini, apresentou efeito positivo sobre a criminalidade. J a probabilidade de sucesso, que utilizou como proxy o gasto pblico com segurana, no se mostrou significativo na relao com o nmero de homicdios intencionais, j o retorno esperado da atividade criminosa, onde a proxy foi a renda mdia das famlias, mostrou relao positiva com o nmero de homicdios intencionais, o custo de ingresso tambm apresentou relao positiva, e por fim, a varivel explicativa que utilizou a taxa de desemprego como proxy, tambm mostrou-se positivamente relacionada com o nmero de homicdios intencionais. Kume (2004), em trabalho que se utilizou de dados em painel para os estados brasileiros, no perodo de 1984-1998, estimou os determinantes da taxa de criminalidade brasileira. Para isto, adotou um modelo para a deciso individual de se cometer um crime, segundo o qual, caso a utilidade esperada da atividade criminal benefcio lquido da atividade criminosa seja positiva, o indivduo cometer o crime. Vale ressaltar que h diversas variveis que podem afetar o modelo. Kume (2004) destaca que o passado criminal de um indivduo tem efeito significativo na deciso de cometer ou no um crime, pois: i) com antecedentes criminais provvel que as oportunidades no mercado de trabalho diminuam para este indivduo e, assim, o custo de oportunidade de cometer o crime diminui; ii) o planejamento de um novo crime fica mais vivel, dado que o indivduo que j cometeu crimes tem experincia em tal atividade, e isto diminui o custo de executar e planejar o crime; iii) um criminoso reincidente tende a ter um valor moral menor ao analisar a execuo de um novo crime. Os dados foram extrados do IBGE, do IPEA-Data e do Sistema de Informaes de Sade (SIM) do Ministrio da Sade. Para a taxa de criminalidade foram utilizados os homicdios intencionais por estado entre 1984 e 1998; para crescimento econmico foi adotado o logaritmo do PIB real per capita; o nvel de atividade econmico foi expresso pela taxa de crescimento do PIB real anual; a desigualdade de renda foi expressa pela razo entre a renda mdia apropriada pelos 20% mais ricos e os 20% mais pobres; como proxy para o nvel educacional foi utilizado o nmero mdio de anos de estudo para a populao a partir dos 25 anos; o aparato policial e da justia foi expresso pelos gastos anuais per capita em segurana pblica; e a taxa de urbanizao foi obtida atravs de uma interpolao linear dos dados do censo demogrfico de 1980, 1991, 2000. Os resultados obtidos destacam alguns fatores com forte influncia nas taxas de criminalidade, entre eles: o nvel de criminalidade do perodo anterior, o grau de
Jovens Pesquisadores Vol. 4, No 1 (6), jan.-jun./2007

10 desigualdade de renda, o PIB per capita, o nvel de escolaridade e o grau de urbanizao. Assim, percebe-se que o nvel de criminalidade est ligado ao custo para o agente cometer o crime e os resultados apontam isso. O nvel de atividade criminosa do perodo anterior impacta o custo de se cometer um novo crime, pois a agente que cometeu um crime anteriormente ganha habilidade e experincia, alm do custo moral desse indivduo diminuir. Alm disso, quando so observadas altas taxas de criminalidade no perodo anterior, sinaliza-se ao potencial agente criminoso que o aparato policial e da justia fraco, diminuindo a probabilidade de ser preso e condenado. A desigualdade de renda, por sua vez, aponta para a falta de expectativa quanto ao aumento do padro de vida do indivduo, estimulando a prtica de atividade criminosa. O resultado obtido do estimador PIB per capita apontou que uma maior renda per capita aumenta o ganho obtido com a atividade criminosa. A educao aparece como um inibidor pratica criminosa, dado que pode aumentar o valor moral do indivduo e proporcionar melhores oportunidades de emprego. Por fim, o grau de urbanizao apresentou coeficiente negativo indicando que quanto menor o grau de urbanizao maior o incentivo a criminalidade. Cerqueira e Lobo (2003) desenvolveram um modelo terico para determinar a oferta de crimes, aplicando-o para os estados de So Paulo e Rio de Janeiro e os resultados so apresentados sob a forma de elasticidades estimadas de curto prazo e de longo prazo para todas as variveis. O modelo desenvolvido diante da lacuna encontrada na literatura brasileira, que aponta a desigualdade de renda como um fator importante, sem que tal varivel aparea explicitamente nos modelos elaborados. Assim, o trabalho formula um modelo emprico com as seguintes variveis: ndice de Gini, despesas com segurana pblica e rendimento mdio familiar e da populao residente. Os resultados obtidos evidenciam o que a teoria relacionada criminalidade aponta, ou seja, os sinais das elasticidades esto de acordo com o esperado pela teoria econmica do crime. A desigualdade de renda, atravs do ndice de Gini, apresenta grande efeito na taxa de homicdios, principalmente na taxa de logo prazo para o estado do Rio de Janeiro. Deve-se ressaltar, ainda, que todas as variveis para o estado do Rio de Janeiro apresentam maiores elasticidades que as variveis para o estado de So Paulo. Os efeitos das despesas com segurana pblica se mostram limitados quanto ao impacto no nmero de homicdios. 2 Procedimentos metodolgicos Objetiva-se, nesta seo, testar variveis socioeconmicas selecionadas em relao ao nvel de criminalidade para os municpios do Estado de So Paulo no ano de 2000. A implementao do modelo se d com a utilizao de uma forma linear onde o crime contra o patrimnio por cem mil habitantes funo: do PIB per capita; do nvel de ocupao; da densidade demogrfica; da chefia feminina de famlia por cem mil habitantes; da mdia de anos de estudo da populao; do ndice de Gini; das ocorrncias de trfico e uso de entorpecentes; e do nmero de policiais por cem mil habitantes. Assim: cripc = f(pibpc, ocup, hab, chfempc, esc, gini, drogpc, segpc) Desta maneira, o modelo a ser estimado o seguinte:
cripc = + 1pibpc + 2ocup + 3hab + 4chfempc + 5esc + 6gini + 7drogpc + 8segpc +

Jovens Pesquisadores Vol. 4, No 1 (6), jan.-jun./2007

11 Onde: cripc: Crime contra o patrimnio por cem mil habitantes; : Constante; 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8: Parmetros a serem estimados; pibpc: PIB per capita; ocup: Nvel de ocupao; hab: Densidade demogrfica; chfempc: Domiclios com chefia feminina por cem mil habitantes; esc: Escolaridade; gini: ndice de Gini; drogpc: Ocorrncias de trfico e uso de entorpecentes; segpc: Policiais por cem mil habitantes; : termo de erro. 2.1 Variveis Utilizadas e Efeitos Esperados As variveis includas no modelo foram consideradas em funo de seu cunho socioeconmico, objetivo do modelo emprico apresentado que ser testado adiante. 2.1.1 Varivel Explicada A varivel a ser explicada ser a taxa de crime contra o patrimnio por cem mil habitantes. A opo pela utilizao da taxa de crimes contra o patrimnio como proxy para os crimes se d pela maior probabilidade deste tipo de crime apresentar motivaes de ordem econmica, j que o envolvimento nesta prtica criminosa est, de certa forma, associada positivamente ao valor pecunirio dos possveis ganhos da realizao do crime. Uma observao a ser feita sobre esta proxy o problema da subnotificao. Segundo Cerqueira, Lemgruber e Musumeci (apud Cerqueira; Lobo, 2003), os crimes onde o valor do objeto insignificante no so denunciados, ou seja, no h a notificao por parte da vtima. Com relao ao uso da taxa de crimes em detrimento utilizao do nmero de crimes em termos absolutos, de acordo com Cerqueira e Lobo (2003), se faz necessrio diante da evidncia de que os municpios do Estado de So Paulo apresentam caractersticas distintas e dimenses populacionais heterogneas. 2.1.2 Variveis Explicativas A primeira varivel includa o PIB per capita (pibpc) de cada municpio paulista. De acordo com Mendona (2001) a incluso desta varivel est associada aos possveis retornos da atividade criminosa. Porm, a literatura aponta para um efeito ambguo desta varivel, j que ela se relaciona tanto com o retorno esperado quanto ao custo de oportunidade. Assim, os efeitos esperados so positivos e negativos, respectivamente. Ou seja, quanto maior o PIB per capita da populao, maior ser o retorno esperado da atividade criminosa por parte do criminoso potencial, aumentando, consequentemente, os crimes contra o patrimnio. Ou ainda, quanto maior o PIB per capita da populao maior seria o custo de oportunidade de se cometer o crime, desta maneira, haveria uma diminuio dos crimes contra o patrimnio. A varivel denominada nvel de ocupao (ocup) adotada neste trabalho foi obtida atravs da razo entre o nmero de empregos e a populao em idade ativa (PIA). Devese atentar para o fato de que a indisponibilidade de outras variveis como proxy para ocupao como, por exemplo, taxa de desemprego por municpio, levou a utilizao desta proxy como a melhor aproximao encontrada. A literatura acerca da economia do crime aponta para dois efeitos distintos da varivel nvel de ocupao sobre a criminalidade, constatados por Arajo Jr. e Fajnzylber (2000) e Mendona, Loureiro e Sachsida (2003). De maneira anloga varivel PIB per capita, a varivel nvel de ocupao apresenta efeitos ambguos e sua relao com a criminalidade pode ser expressa de duas maneiras. Primeiramente, um aumento no nvel de ocupao reduz o
Jovens Pesquisadores Vol. 4, No 1 (6), jan.-jun./2007

12 custo de oportunidade do agente criminoso ao dar a oportunidade de ganhos em atividades legais no mercado de trabalho formal. Em segundo lugar, quando h o aumento no nvel de ocupao a riqueza disponvel tende a aumentar, elevando, desta maneira, o retorno da atividade criminosa, levando ao aumento do nvel de criminalidade. Porm, a maior parte da literatura e dos estudos realizados no sentido de testar o efeito do nvel de ocupao no nvel de criminalidade aponta para uma relao negativa entre crime e esta varivel. A terceira varivel includa no modelo a densidade demogrfica (hab) expressa pelo nmero de habitantes residentes em uma unidade geogrfica (neste caso, os municpios paulistas) por km, indicando a intensidade de ocupao de um territrio. A escolha desta varivel em detrimento da taxa de urbanizao recai sobre o fato de que o teste do modelo emprico ser realizado para o Estado de So Paulo, o qual possui municpios com caractersticas rurais. Desta maneira, a taxa de urbanizao expressa pela razo entre a populao urbana e a populao total no seria uma proxy to consistente com o objeto da anlise quanto a densidade demogrfica, diante de cidades com caractersticas de urbanizao to distintas. Segundo Kume (2004) em ambientes com maior aglomerao de pessoas h maior facilidade de fuga e dificuldades na identificao do criminoso. Outra maneira de relacionar a varivel densidade demogrfica com o crime recai sobre a interao entre grupos de criminosos e potenciais criminosos. Desta maneira, cidades com alta densidade demogrfica tendem a ter altos nveis de crimes devido aos menores custos de execuo e planejamento das atividades criminosas, fatores estes citados por Glaeser e Sacerdote (1999), bem como, a queda da probabilidade de captura e priso. Verifica-se, assim, uma relao positiva entre a varivel densidade demogrfica e o nvel de crimes contra o patrimnio. A incluso da varivel chefia feminina de famlia (chfempc), expressa pelos domiclios chefiados por mulheres por cem mil habitantes, busca identificar a relao da desorganizao social ou desagregao familiar com a criminalidade. Segundo Arajo Jr. (2002, p.7), os custos morais associados a pratica de atividades ilegais seriam menores em um ambiente com altos ndices de desorganizao social. A disponibilidade desta varivel nas fontes de dados pesquisadas foi determinante para que fosse incorporada ao modelo, j que no h opes disponveis que expressem o grau de organizao social. Desta maneira, a relao entre chefia feminina de famlia e o nvel de crimes contra o patrimnio deve ser positiva, indicando que quanto maior o percentual de famlias chefiadas por mulheres, maiores seriam os nveis de criminalidade. A varivel escolaridade (esc) tambm ser utilizada no modelo emprico adotado e ser expressa pela mdia de anos de estudo da populao de 15 a 64 anos. De acordo com a literatura, a princpio, a varivel escolaridade apresenta efeito ambguo. Assim, pode atuar tanto positivamente quanto negativamente no nvel de criminalidade. Segundo Arajo Jr. (2002) a relao positiva se verifica quando o aumento da escolaridade diminui os custos de execuo e planejamento do crime. J a relao negativa est no aumento do custo moral de se cometer o crime. De acordo com Kume:
O nvel educacional do indivduo outra varivel que, a princpio, tem um efeito ambguo sobre o crime. Primeiro, amplia o valor moral de se cometer um crime. Segundo, cria condies para se obter maiores oportunidades de emprego. Terceiro, diminui o custo de se cometer um crime. Quarto, aumenta o lucro do crime. Quinto, reduz a probabilidade de ser preso. (KUME, 2004, p.04)
Jovens Pesquisadores Vol. 4, No 1 (6), jan.-jun./2007

13 Uma ressalva se faz importante neste momento: a maioria dos trabalhos que testam o impacto do nvel de escolaridade no nvel de criminalidade apresenta efeitos negativos, indicando que maiores nveis educacionais reduziriam a criminalidade. A incluso da varivel ndice de Gini (gini) como medida de desigualdade de renda se d na tentativa de testar o impacto da desigualdade de renda da sociedade no nvel de crimes. A literatura apresenta efeito positivo no crime, indicando que quanto maior a desigualdade de renda maior ser o nvel de crimes. Segundo Arajo Jr. e Fajnzylber:
[...] em reas com maior desigualdade, conviveriam indivduos com menores custos de oportunidade de participar em atividades criminais, com indivduos cujos bens materiais os tornam vtimas ou clientes (no caso de crimes sem vtimas) relativamente atrativos. (ARAJO JR; FAJNZYLBER, 2001, p.339)

Em cidades em que a desigualdade de renda grande prolfera a sensao de insatisfao dos indivduos de classes sociais inferiores. De acordo com Kume (2004), quando h um aumento da desigualdade de renda os valores morais dos mais pobres so afetados negativamente, reflexo do aprofundamento da percepo de que o rico est se beneficiando do trabalho dos pobres. Diante desta exposio, espera-se que o efeito do aumento da desigualdade de renda no nvel de criminalidade seja positivo. A varivel drogas (drogpc) expressa pelas ocorrncias de trfico e uso de entorpecentes por cem mil habitantes foi includa no modelo na tentativa de analisar o impacto desta varivel no nvel de criminalidade, ou seja, o impacto do grau de difuso dos entorpecentes para a sociedade no que diz respeito aos crimes contra o patrimnio. A utilizao desta varivel como proxy para drogas se d pela heterogeneidade das cidades paulistas, haja vista que a utilizao do nmero bruto de ocorrncias de trfico e uso de entorpecentes poderia afetar negativamente os resultados a serem testados e analisados. A literatura aponta para uma forte relao entre as drogas e o nvel de criminalidade indicando que a expanso do mercado de drogas afeta positivamente o crime. Segundo Grogger e Willis (apud Arajo Jr.; Fajnzylber, 2000) a onda de crimes observada nos Estados Unidos entre os anos de 1980 e o incio dos 1990 teria forte relao com a introduo da cocana sob a forma de crack. Desta maneira, espera-se que os crimes contra o patrimnio estejam positivamente relacionados varivel drogas. Na tentativa da utilizao de uma proxy para analisar o impacto da segurana no nvel de criminalidade foi utilizada a taxa de policiais por cem mil habitantes (segpc). Esta varivel inclui: policiais militares, civis, federais, municipais, florestais, rodovirios, representando o grau de possibilidade do criminoso ter sucesso na atividade criminosa. Diante da indisponibilidade de outros dados que poderiam expressar de maneira mais eficiente a probabilidade de captura, priso e condenao do agente criminoso, o modelo emprico ser testado com esta varivel. De acordo com Arajo Jr. (2002), a utilizao da varivel policiais por cem mil habitantes se d pela inteno de captar a relao entre a probabilidade de captura e priso e o nvel de criminalidade. Tem-se que o aumento do aparato policial tende a aumentar a probabilidade do agente criminoso vir a ser preso, diminuindo, desta maneira, o nvel de criminalidade. 2.2 Dados e Fontes A grande dificuldade na pesquisa econmica do crime recai sobre a falta de dados confiveis disponveis para anlise. Diante da falta de dados que possibilitem estudos
Jovens Pesquisadores Vol. 4, No 1 (6), jan.-jun./2007

14 mais aprofundados h a utilizao de proxies que muitas vezes distorcem a realidade dos fatos. No Brasil, isto se agrava devido ausncia de rgos pblicos de ordem federal que formulem um banco de dados e que disponibilize informaes sobre criminalidade. Os dados que sero utilizados para testar o modelo emprico sugerido anteriormente provm de diversas fontes. Os dados referentes aos crimes contra o patrimnio so disponibilizados pela Secretaria de Estado da Segurana Publica SSP, pela Delegacia Geral de Polcia DGP, pelo Departamento de Administrao e Planejamento DAP e pelo Ncleo de Anlise de Dados, atravs da Fundao SEADE (Fundao Sistema Estadual de Anlise de Dados). Os dados relativos ao PIB per capita so provenientes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica IBGE e foram extrados do site da Fundao SEADE. Com relao aos dados de ocupao a fonte foi o Ministrio do Trabalho e Emprego MET e a Relao Anual de Informaes Sociais RAIS, disponibilizadas no Site da Fundao SEADE. A densidade demogrfica foi obtida a partir do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica IBGE e do Instituto Geogrfico e Cartogrfico IGC, disponibilizados no site da Fundao SEADE. Os dados sobre o nmero de chefes de domiclio por sexo, utilizada para expressar as famlias chefiadas por mulheres por cem mil habitantes foram extradas a partir do Censo Demogrfico de 2000 da Fundao IBGE e esto disponveis no site da Fundao SEADE. As informaes sobre a escolaridade foram obtidas a partir do Censo Demogrfico do ano de 2000 da Fundao IBGE tambm disponibilizados no site da Fundao SEADE. O ndice de Gini foi extrado do Atlas de Desenvolvimento Humano no Brasil, baseado nos microdados do censo demogrfico de 2000 do IBGE, disponibilizado no site do Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Os dados referentes ao trfico e uso de drogas foram extrados da Secretaria de Estado da Segurana Pblica SSP, pela Delegacia Geral de Polcia DGP, pelo Departamento de Administrao e Planejamento DAP e pelo Ncleo de Anlise de Dados, disponibilizados no site da Fundao SEADE (Fundao Sistema Estadual de Anlise de Dados). Por fim, os dados referentes ao nmero de policiais foram extrados da RAIS (Relao Anual de Informaes Sociais), elaborada pelo Ministrio do Trabalho. 2.3 Metodologia Economtrica O modelo emprico ser estimado por Mnimos Quadrados ordinrios (MQO). Este mtodo tem como objetivo encontrar um plano em que melhor se ajusta aos pontos amostrais, minimizando os erros diante da aproximao dos valores observados por suas mdias condicionais. Aps a formulao do modelo economtrico proceder-se- a formulao das hipteses. Doravante, o modelo economtrico ser designado como modelo de regresso linear mltiplo (a varivel endgena do modelo ser explicada, neste caso, por oito variveis exgenas). O modelo de regresso linear nos parmetros, ou seja, os s so elevados somente primeira potncia. A relao entre as variveis explicativas e a varivel explicada linear. Assim:
cripc = + 1pibpc + 2ocup + 3hab + 4chfempc + 5esc + 6gini + 7drogpc + 8segpc +

Os valores de pibpc, ocup, hab, chfempc, esc, gini, drogpc, segpc so variveis no estocsticas, ou seja, os valores so dados. As variveis pibpc, ocup, hab, chfempc, esc, gini, drogpc, segpc so variveis no aleatrias e devem assumir, pelo menos, dois valores distintos. Ainda, podemos assumir que no h correlao perfeita entre as variveis explicativas, ou seja, uma varivel explicativa no pode ser funo linear exata

Jovens Pesquisadores Vol. 4, No 1 (6), jan.-jun./2007

15 de outra varivel explicativa (ex: X = 2X). Desta maneira, no h relaes lineares perfeitas entre as variveis explicativas. Adotou-se a hiptese de homoscedasticidade, ou seja, dado o valor pibpc, ocup, hab, chfempc, esc, gini, drogpc, segpc, a varincia do erro a mesma para todas as observaes. A varincia, desta forma, constante. Assumimos, ainda, que a covarincia entre pares de variveis aleatrias nula, ou seja, temos ausncia de autocorrelao, os pares de erros so no correlacionados. O termo do erro de uma observao no tem qualquer influncia sobre o termo do erro de outra observao. Tambm, adotamos a hiptese de que nosso modelo em mdia correto. Os valores positivos do erro anulam os valores negativos do erro. Assim sua mdia sobre a varivel explicada zero, ou seja, as variveis relevantes no includas explicitamente no modelo, no afetam sistematicamente o valor mdio da varivel explicada. E os erros seguem uma normal. Na seo seguinte sero apresentados os resultados obtidos aps a realizao dos testes, a fim de estimar os parmetros em questo. Para tanto foram realizados os testes e correes necessrias para a obteno de um resultado coerente e consistente com a utilizao do mtodo de mnimos quadrados ordinrios (MQO). Primeiramente, foi realizado o teste RESET, a fim de verificar se houve omisso de variveis relevantes, incluso de variveis irrelevantes, ou ainda, problemas com a forma funcional do modelo. Em seguida, foi testada a existncia de multicolinearidade, ou seja, se h relao linear exata entre as variveis explicativas, pois quando isso ocorre o mtodo de mnimos quadrados ordinrios identificar o problema de colinearidade que acarreta altas varincias do modelo tornando as anlises dos resultados imprecisos. Para tanto, foram realizadas regresses auxiliares que tambm buscaram verificar a presena de colinearidade. Em seguida, realizou-se o teste da hiptese de covarincia nula entre os pontos amostrais. A presena da covarincia no nula no modelo designada de autocorrelao, revelando a associao dos dados utilizados no modelo. Por fim, foi realizado o teste de homocedasticidade, a fim de analisar a varincia do erro da amostra utilizada. 3 Anlise e discusso dos resultados Os resultados obtidos pelo modelo emprico so condizentes com literatura econmica do crime estudada durante toda a pesquisa.
Tabela 1 Resultados do Modelo Economtrico para a criminalidade
Variveis Explicativas Coeficiente Angular P-Valor T-Statistic pibpc 6.32E-05 (0.1616) (1.4014) ocup 0.1099 (0.0028) (2.9997) hab 0.0008 (0.0001) (4.0682) chfempc 0.4817 (0.0000) (4.3955) esc 2.2856 (0.0000) (4.4472) gini 24.0987 (0.0001) (3.9707) drogpc 3.8276 (0.0000) (5.7361) segpc -0.0112 (0.0170) (-2.9392)

Observaes R

643 0,4070

Fonte: Os valores foram gerados do pacote economtrico Eviews 5.0 com dados do SEADE.

Conforme pode ser observado na tabela acima somente a varivel PIB per capita aparece estatisticamente insignificante. Porm, vale ressaltar que a no-significncia para a varivel PIB per capita no quer dizer que esta varivel no tenha relao com a
Jovens Pesquisadores Vol. 4, No 1 (6), jan.-jun./2007

16 criminalidade. Diante da anlise de cidades com caractersticas to distintas existentes no Estado de So Paulo provvel que esta varivel no seja a melhor dentre outras para explicar a relao entre retorno econmico do crime e nvel de criminalidade. As demais variveis utilizadas para explicar o nvel de criminalidade nas cidades paulistas se apresentam estaticamente significantes e com sinais j esperados diante da literatura que aborda o problema da criminalidade. A varivel nvel de ocupao indicou que o aumento no nmero de empregos acarreta em um aumento do nvel de criminalidade. Embora significante, sua importncia somente maior do que a densidade demogrfica e a varivel policiais por cem mil habitantes. Cabe ressaltar que o sinal positivo da varivel nvel de ocupao contraria a maioria dos trabalhos, embora seja coerente com a literatura abordada neste trabalho. O sinal positivo, provavelmente, indica que o aumento no nvel de ocupao acarreta em maiores retornos da atividade criminosa levando ao crescimento dos crimes contra o patrimnio, dado que o aumento no nvel de ocupao eleva a riqueza disponvel aumentando o nmero de vtimas economicamente atraentes para os agentes criminosos. A varivel densidade demogrfica (hab) indica que em cidades onde existe um maior nmero de habitantes por km h um maior nvel de criminalidade. De acordo com a literatura este fato decorrente da idia que cidades onde h grandes aglomeraes de pessoas h maior facilidade de fuga o que dificulta a identificao do criminoso, e ainda, h uma maior interao entre grupos de criminosos e potenciais criminosos potencializando o incentivo participao em atividades ilegais. Porm, vale ressaltar que o impacto desta varivel no nvel de crimes contra o patrimnio foi o menor dentre todas as variveis estudadas. Fica evidente que, embora significante no modelo esta varivel explica pouco a variao no nvel de criminalidade. A varivel chefia feminina de famlia como proxy para a desorganizao social tambm aparece com sinal positivo como se esperava, indicando que quanto maior o nmero de famlias chefiadas por mulheres maior o nvel de criminalidade. Assim, famlias chefiadas por mulheres geram desorganizao social dos indivduos que ali so criados, diminuindo os custos morais ligados a pratica de atividades criminosas possibilitando o acesso a criminalidade. O resultado para a varivel escolaridade coerente com a literatura econmica do crime, provavelmente, indicando que o aumento no nvel educacional diminui os custos de execuo e planejamento do crime. E ainda, aumenta o lucro do crime dado que maiores nveis educacionais podem proporcionar maiores e melhores oportunidades no mercado de trabalho. Por fim, pode atuar de maneira positiva ao reduzir a probabilidade de ser preso diante da melhor preparao e execuo do crime a ser cometido. Vale ressaltar que embora a varivel se mostre estatisticamente significante e positivamente relacionada ao nvel de crimes contra o patrimnio, a maior parte dos estudos realizados apontam para uma relao negativa entre o nvel educacional e nvel de crimes. A varivel utilizada como medida para a desigualdade de renda (ndice de Gini) apresentou relao positiva com o nvel de criminalidade, como era de se esperar. Dentre todas as outras variveis foi a que mostrou maior poder de explicao para o nvel de criminalidade, indicando que a desigualdade de renda afeta de maneira expressiva os crimes contra o patrimnio nos municpios do estado de So Paulo. O aumento da desigualdade de renda, alm de aumentar a insatisfao de parcela da populao, ainda diminui os custos de oportunidade de parcela da populao das classes
Jovens Pesquisadores Vol. 4, No 1 (6), jan.-jun./2007

17 sociais inferiores e h deteriorao dos valores morais, potencializando a participao em atividades criminosas. O efeito das drogas sobre o nvel de criminalidade apresentou relao positiva, conforme apontada na literatura acerca da criminalidade. A varivel apresentou forte relao com o nvel de crimes contra o patrimnio, sendo seu efeito sobre o crime inferior apenas varivel desigualdade de renda. A relao positiva verificada nesta varivel, provavelmente, reflete o problema relacionado ao consumo de drogas como fator gerador de crime. Isto porque o aumento no uso de drogas gera a necessidade de financiamento deste consumo que muitas vezes ocorre atravs de furtos e roubos de bens com algum valor a ser utilizado como moeda de troca no mercado de drogas. Por fim, a varivel taxa de policiais por cem mil habitantes apresentou sinal negativo, porm o efeito no to expressivo. Como era de se esperar, h relao negativa entre o indicador de segurana adotado e o nvel de criminalidade, ou seja, um aumento do nmero de policiais por cem mil habitantes diminuiria os crimes contra o patrimnio. provvel que o aumento do aparato policial elevasse a probabilidade de captura e priso dos indivduos que praticam atividades criminosas. Desta maneira, quanto maior a segurana nos municpios estudados menores seriam os nveis de crimes contra o patrimnio. Como se percebe, as variveis ndice de Gini e Drogas foram as que apresentaram maior poder de explicao sobre os crimes contra o patrimnio por cem mil habitantes nas cidades do Estado de So Paulo. Para colaborar com a anlise da criminalidade no Estado de So Paulo foi criado um mapa para ilustrar os nveis de criminalidade em abrangncia estadual. Pode-se observar a mancha cinza mais intensa no mapa, indicando um ndice alto de criminalidade, verificada em 3 cidades da regio litornea do Estado de So Paulo (Praia Grande, Monguagu e Ilha Comprida). A cor que indica o ndice mdio-alto de criminalidade abrange algumas cidades da regio litornea do Estado de So Paulo, bem como, algumas cidades do interior paulista, e ainda, a cidade de So Caetano do Sul e a cidade de Santo Andr, que fazem parte da Grande So Paulo. O ndice mdio de criminalidade no apresenta um padro com relao s regies do estado paulista, atingindo reas distintas do Estado de So Paulo. Com relao ao ndice mdio-baixo de criminalidade, este predomina sobre o Estado de So Paulo como um todo, atingindo diversas regies do estado paulista. Por fim, o ndice baixo de criminalidade no aparece de maneira consistente na regio prxima a grande So Paulo, sendo predominante no interior paulista, mais precisamente na regio Noroeste do Estado de So Paulo.

Jovens Pesquisadores Vol. 4, No 1 (6), jan.-jun./2007

18

Figura 1 Mapa da criminalidade no Estado de So Paulo


Fonte: RAIS, 2000. Fundao SEADE, 2000. Elaborao prpria

4 Consideraes Finais O presente trabalho buscou analisar e difundir a discusso do problema da criminalidade no Estado de So Paulo, atravs da anlise da literatura existente no Brasil e da anlise de indicadores socioeconmicos dos municpios paulistas. Para tanto, foram utilizados dados do IBGE e da Fundao SEADE para o ano de 2000. Alm disso, foi elaborado um modelo emprico e as variveis explicativas introduzidas para explicar o nvel de crimes contra o patrimnio foram estimadas e seus resultados foram discutidos a fim de relacion-los com a teoria econmica do crime. O modelo emprico apresentou resultados condizentes com o modelo terico. Desta maneira, os resultados obtidos evidenciaram o impacto que as variveis socioeconmicas exercem sobre a criminalidade, indicando que h uma parcela dos crimes contra o patrimnio que pode ser explicada pelos indicadores adotados. Vale ressaltar que, como em outros trabalhos que abordam o problema da criminalidade o grande empecilho para um maior aprofundamento da pesquisa se deu pela indisponibilidade de dados e pela precariedade de parcela dos dados existentes sobre o tema. Evidenciou-se, assim, a importncia de que os dados e as informaes referentes criminalidade sejam melhor disponibilizados pelos rgos competentes, a fim de servir como base para futuros trabalhos que busquem aprofundar a pesquisa sobre criminalidade, na tentativa de gerar material que possa contribuir para o debate sobre a atuao estratgica dos rgos competentes no combate criminalidade. Dada o carter multidisciplinar do fenmeno da criminalidade h, ainda, a necessidade de um maior relacionamento entre os diversos campos do conhecimento como a sociologia, a
Jovens Pesquisadores Vol. 4, No 1 (6), jan.-jun./2007

19 economia, a poltica, o direito e a antropologia, com a finalidade de apontar de maneira mais precisa os determinantes da criminalidade. Para pesquisas futuras, a anlise de cidades e regies mais homogneas pode indicar resultados mais robustos e mostrar novas evidncias em relao a este trabalho. Diversos estudos brasileiros j apontam para a investigao sobre os determinantes dos crimes desagregados, diferenciando gnero, idade e classe social, na busca por resultados mais robustos para o fenmeno da criminalidade no Brasil. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ANDRADE, M.V., LISBOA, M.B. A violncia como causa de mortalidade. Conjuntura Econmica. V.54, n. 5., 2000, p. 61-64. _________. Desesperana de Vida: Homicdios em Minas Gerais, Rio de Janeiro e So Paulo - 1981 a 1997. Rio de Janeiro: FGV, 2000. (Mimeo.). ARAUJO JR., A. F. Razes econmicas da criminalidade violenta no Brasil: um estudo usando micro dados e pseudopainel - 1981-1996. Revista de Economia e Administrao. V.1, n.3, p.01-34, jul./set. 2002. ARAJO JNIOR, A. F., FAJNZYLBER, P. Violncia e criminalidade. In LISBOA, M. B., MENEZES FILHO, N. A. (Ed.). Microeconomia e sociedade no Brasil. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2001. ________. O que causa a criminalidade violenta no Brasil? Uma anlise a partir do modelo econmico do crime: 1981-1996.CEDEPLAR/UFMG. Belo Horizonte. 2001. _________. Crime e economia: um estudo das microrregies mineiras. Revista Econmica do Nordeste. V.31, nmero especial, novembro, 2000, p.630-659. BEATO, C. Determinantes da Criminalidade em Minas Gerais. Belo Horizonte: UFMG, 1998. (Mimeogr.). BECCARIA, C. Dos delitos e das penas. Rio de Janeiro. [1764] 1979. BECKER, G. S. Crime and Punishment: An Economic Approach. Journal of Political Economy, v.76, p. 169-217, 1968. BENTHAM, J. ([1788] 1843). Principles of Penal Law. Works. p. 399. BRENNER, G. A racionalidade econmica do comportamento criminoso perante a ao de incentivos. Porto Alegre, UFRGS-IEPE, 2001. (Tese de Doutorado). CERQUEIRA, D., LOBO, W. Determinantes da criminalidade: uma resenha dos modelos tericos e resultados empricos. Rio de Janeiro. IPEA. 2003 _________. Condicionantes sociais, poder de polcia e o setor de produo criminal. Rio de Janeiro: IPEA, 2003 (Texto para Discusso, 957).

Jovens Pesquisadores Vol. 4, No 1 (6), jan.-jun./2007

20 CLEMENTE, A., WELTERS, A., GARCIAS, P. M., MAIA, D. M. Economia do crime: alcance e limitaes. In: Anais do VII ENCONTRO DE ECONOMIA DA REGIO SUL - ANPEC SUL, 7, 2004, Maring. EHRLICH, I. Participation in illegitimate activities: a theoretical and empirical investigation. Journal of Political Economy, v.81, p. 521-565, 1973. _________. Crime, punishment, and the market for offenses. Journal of Economic Perspectives, v.10, n.1, p. 43-67, 1996. ENGEL, L. E. F. A economia do crime no Paran: um estudo de caso na Penitenciria Industrial de Cascavel. Toledo, 2003. Monografia (Bacharel em Cincias Econmicas) Centro de Cincias Sociais Aplicadas, Universidade Estadual do Oeste do Paran, Campus de Toledo. FAJNZYLBER, P. Determinantes econmicos da criminalidade: notas para uma discusso. Frum de debates. Criminalidade, Violncia e segurana pblica no Brasil: Uma discusso sobre as bases de dados e questes metodolgicas. V Encontro. Causas e determinantes e custos e conseqncias da violncia e criminalidade. IPEA. 2000. CESeC. UCAM. GLAESER, E., SACERDOTE, B. Why is there more crime in cities. Journal of Political Economy, v. 107, n.6, p. S225-S258, 1999. HELLMAN, D. A. and ALPER, N. O. Economics of Crime: Theory and Practice. 1990. Ginn Press, p. 226. KUME, L. Uma estimativa dos determinantes da taxa de criminalidade brasileira: uma aplicao em painel dinmico. EPGE/FGV. 2004. MENDONA, M. J. C. Um modelo de criminalidade para o caso brasileiro. Apresentado no Encontro da ANPEC 2001. Mimeo. MENDONA, M. J. C., LOUREIRO, P. R. A., SACHSIDA, A. Criminalidade e desigualdade social no Brasil. Rio de Janeiro. IPEA, 2003 (TD 967). _________. Criminalidade e interao social. Rio de Janeiro. IPEA, 2003. PEREIRA, R., FERNANDEZ, J. C. A criminalidade na regio policial da grande So Paulo sob a tica da economia do crime. Revista Econmica do Nordeste. V.31, nmero especial, novembro, 2000, p.898-918. PEZZIN, L. Criminalidade urbana e crise econmica. So Paulo: IPE/USP, 1986. PINDYCK, R. S.; RUBINFELD, D. L. Microeconomia. So Paulo: MakronBooks, 1994. SCHAEFER, J. G., SHIKIDA, A. F. P. Economia do crime: elementos tericos e evidncias empricas. Revista Anlise Econmica. Ano. 19, n. 36.

Jovens Pesquisadores Vol. 4, No 1 (6), jan.-jun./2007

You might also like