You are on page 1of 2

ENDEREO Rua Rosendo Elias, 66 Centro Salgado de So Flix PB PASTOR DA IGREJA Rev.

Silvio Bernardino

ESTUDOS BIBLICOS PRESBITERIANOS

Prof. Antnio de Pdua

N. 008

PUREZA DE CORAO UMA VISO DE DEUS (MT 5.8) Romanos 12.9-21 INTRODUO
Ver a Deus um desejo presente no corao daqueles que acreditam na sua existncia. Uma prova disso que a cada dia cresce o interesse pela religiosidade (peregrinaes, meditaes, etc) tudo na busca do contato com o Ser Supremo. Lloyd-Jones escreveu Ver a Deus o propsito mesmo da religio.1 Como pode um pecador ver a Deus? Existe algum que tenha essa qualificao? Cristo no seu amor, nunca oferece aos homens o que impossvel obter, nunca marca para ns um alvo que no podemos alcanar. Ele nos fala acerca de corao limpo, porque isto nos possvel; fala-nos acerca de ver a Deus porque isto motivo de sublime gozo. Quem so os limpos de corao? Como pode o pecador ser limpo de corao? Para responder estas e outras perguntas, preciso avaliar cada vocbulo contido nesta afirmao solene.

I. LIMPOS DE CORAO TERMOS E VOCBULOS


1. Limpos (puro) - A palavra limpo (gr. Katharos) tem vrios significados que vo nos ajudar a entender o que Jesus estava dizendo. (a) era usada para o processo de lavar roupas sujas; (b) Era usada para o leite no diludo com gua; (c) Significava um exrcito depurado de soldado covarde, descontente e incapaz. Talvez o apstolo Joo estivesse descrevendo a pessoa limpa, quando ele falou sobre aqueles que seriam admitidos no cu, Ap 21.27. 2. Corao - Cientificamente, o corao o rgo responsvel pelo bombeamento do sangue no corpo humano. Popularmente ele reconhecido como sede dos sentimentos e das emoes. E o que a bblia diz sobre o corao? Para a bblia, o corao centro da personalidade humana, ou seja, representa a pessoa interior, a sede dos motivos e das atitudes. A partir desta perspectiva, o corao refere-se ao verdadeiro ego, ao eu vital. desse centro de controle e de autoconscincia fluem as questes fundamentais da vida. O evangelho de Jesus Cristo interessa-se pelo estado do corao. Toda a sua nfase recai sobre o corao. Basta ver as narrativas dos evangelhos. (a) Jesus afirma que do corao do homem que procede toda a maldade, Mt 15.18-23; (b) Jesus ensina que se o corao for bom, todo homem ser, Lc 6.43-45. Portanto, ao dizer limpos de corao, Jesus atacou o problema central da humanidade. Ele ensina que o problema do homem est na sua essncia. No superficial, mas envolve toda a sua natureza. 3. Conceituando o termo - Tasker define os limpos de corao como os ntegros, livres da tirania de eu dividido. Isso quer dizer que o corao limpo o corao sincero.2 Agostinho, falando desta singeleza de corao, disse que o corao limpo aquele sem pregas e dobraduras. Quer dizer, nada a ser escondido ou encoberto.3

LLOYD-JONES, Estudos no Sermo do Monte, p.98. TASKER, Mateus Introduo e Comentrio, p.19. 3 AGOSTINHO, Livro das Confisses, Vol.I, p.65.
1 2

Portanto, os limpos de corao so inteiramente sinceros. Toda a sua vida, pblica e particular, transparente diante de Deus e dos homens. O ntimo do seu corao, incluindo pensamentos e motivaes, puro, sem mistura de nada que seja desonesto, dissimulado ou desprezvel.

II. LIMPOS DE CORAO COMO ALCANAR?


Por natureza todos os coraes so contaminados, Jr 17.9. De fato, ningum nasce com o corao limpo, mas manchado pelo pecado. O Rei Davi fez esta afirmativa, Sl 51.5. Diante desta radiografia do nosso corao, como ento purifica-lo? O mtodo bblico tudo quanto voc e eu podemos fazer tomar conscincia da negrido de nossos prprios coraes e nos unirmos a Davi em sua orao, Sl 51.10.4 Deus purifica os nossos coraes pela f, At 15.9. Somente Deus pode fazer esta limpeza no homem interior. Contudo, no posso ser passivo: (a) preciso chegar-me a Deus, Tg 4.8; (b) Fazer morrer a minha natureza terrena, Cl 3.5. O Senhor Jesus se refere a Natanael como um homem que no possui corao enganoso, Jo 1.47. Com isso entendemos que, puro de corao no algum que no peca, mais, sim, que sincero, honesto e ntegro. Como por exemplo: (a) No, Gn 6.9; (b) J, 1.1. Deus bom para com os de corao limpo, Sl 73.1. Por outro lado o salmista declara... Sl 66.18. O salmista descreve o homem que poder permanecer na presena de Deus, Sl 24.3-4. Portanto a pureza de corao influi diretamente na comunho com Deus nesta vida e marca o destino de todos na vida futura.

III. LIMPOS DE CORAO SEU GALARDO


A grande riqueza da bem-aventurana dos limpos de corao que eles, e somente eles, vero a Deus, Hb 12.14. E isto acontece de duas formas: (a) Nesta vida no presente: Em certo sentido, h uma viso de Deus enquanto ainda estamos neste mundo. Podemos observar e ver Deus na: natureza, nos acontecimentos e na nossa experincia de vida. Como Moiss observamos e vemos aquele que invisvel, Hb 11.27. (b) No trono no futuro: A melhor parte da bem-aventurana est reservada no futuro. E para aqueles que tem esta esperana, o apstolo Joo nos encoraja dizendo... I Jo 3.2. O patriarca J tambm tinha esta esperana, J 19.25-26. PARA CONCLUIR A bblia inteira ensina que, para permanecer na presena de Deus necessrio ter pureza de corao, e como resultado teremos o privilgio de ver o Senhor nosso Deus face-a-face. E iremos desfrutar da presena dele para sempre. Contudo, precisamos avaliar: (a) Quo puro temos sido em nossos pensamentos, nossos relacionamentos, nosso modo de viver? (b) Ser que temos uma vida aberta, simples, limpa, sem misturas ou nos escondemos atrs de mscaras, de meias verdades, de motivos impuros e de segundas intenes? (c) O seu supremo objetivo, o seu grande desejo e a sua grande ambio ver a Deus? Se assim lhe acontece, ento voc concorda com o apstolo Joo E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperana, assim como ele puro, I Jo 3.3.

Visite o blog da nossa Igreja http://presbiterianos-salgado.blogspot.com/

Visite o meu blog pessoal http://professorpadua.blogspot.com/

LLOYD-JONES, Estudos no Sermo do Monte, p.106.

You might also like