You are on page 1of 6

PROVA DE QUMICA Questes numeradas de 46 a 60

O enxofre (S) forma vrios compostos na troposfera, devido s vrias transformaes que suas espcies sofrem no meio. O esquema a seguir mostra a seqncia das transformaes das espcies contendo enxofre: H2S SH S HSO SO SO2 H2SO4

Sendo assim, as espcies que apresentam estado de oxidao 0, -1 e +6 so, respectivamente, A) B) C) D) H2S, HSO e SO. S, SH e H2SO4. S, HSO e SO2. SO, H2S e H2SO4.

Processo Seletivo 2/2005

A reao de formao do gs nitrognio, a partir dos gases hidrognio e monxido de nitrognio, dada pela equao: 2H2(g) + 2NO(g) N2(g) + 2H2O(g)

Essa reao ocorre em duas etapas que esto representadas, graficamente, a seguir.

Com relao a esse grfico, todas as alternativas esto corretas, EXCETO A) A velocidade da reao global depende da velocidade da Etapa 1. B) A Etapa 2 ocorre a uma velocidade menor do que a Etapa 1. C) A Etapa 1 um processo endotrmico. D) A reao global um processo exotrmico. Bactrias do grupo coliforme so indicativos de gua contaminada por fezes e, portanto, uma potencialidade para transmitir doenas. Os coliformes, quando expostos a condies ambientais, apresentam uma mortalidade natural, devido a fatores ou fenmenos fsicos, qumicos ou biolgicos que podem atuar, simultaneamente, em diferentes graus de intensidade. Entre os fatores a seguir, considerado fenmeno qumico: A) a radiao ultravioleta gerada por lmpadas especiais. B) a remoo de slidos em suspenso e de matria orgnica. C) a deposio da gua contaminada em grandes reas do solo. D) a clorao da gua contaminada na rea de tratamento. Determinou-se a massa de um frasco contendo tetracloreto de carbono gasoso, CCl4, determinada temperatura e presso. Aps lavar e secar o frasco, o mesmo foi cheio com gs oxignio, O2, mesma temperatura e presso. Comparando as massas dos gases, a massa do tetracloreto de carbono , aproximadamente, A) cinco vezes maior do que a massa do O2. B) a mesma que a massa do gs oxignio. C) um quinto da massa do gs oxignio. D) duas vezes maior do que a massa do O2. A adio de certa quantidade de cido clordrico a uma determinada quantidade de gua pura altera o pH da gua, provocando uma variao de, aproximadamente, 5,0 unidades de pH. Considerando que o pH da gua pura igual a 7,0 (sete), aps a adio do cido, a concentrao molar do on H3O+ , aproximadamente, A) 1,0 x 10-7. C) 5,0 x 10-2. B) 1,0 x 10-2. D) 2,0 x 10-5.

Processo Seletivo 2/2005

O estrncio, 38Sr90, est presente na precipitao radioativa atmosfrica, resultante de ensaios com armas nucleares e, por ser quimicamente semelhante ao clcio, incorpora-se nos ossos atravs de ingesto de alimentos contaminados, comprometendo a sade dos seres vivos. Sabendo-se que o estrncio, 38Sr90, constitui um produto de decaimento radioativo, para que 10,0g (dez) desse nucldeo reduza at 12,5% de seu valor inicial, necessrio um nmero de meia-vida equivalente a A) 4. B) 2. C) 1. D) 3. Durante o manejo dos reagentes do laboratrio de Qumica, perdeu-se o rtulo de um frasco contendo lcool. Efetuou-se a anlise de carbono e de hidrognio do reagente, obtendo-se os valores de 60,0% e 13,4% , respectivamente, sendo possvel concluir que o lcool contido no frasco A) pentanol. B) isobutanol. C) isopropanol. D) metanol. O grfico abaixo mostra a variao da densidade com a concentrao de etanol em solues aquosas.

Usando esse grfico, pode-se determinar o teor (% v/v) de etanol na gasolina, medindo-se a densidade da soluo aquosa de etanol, ao se fazer sua extrao com a gua. Na anlise de uma amostra de gasolina, encontrou-se um volume de 15 mL de soluo aquosa, aps a extrao do etanol, e a massa relativa a esse volume, medida em uma balana, foi de 14,67 g. O teor de etanol (% v/v), nessa amostra de gasolina, , aproximadamente, A) 15. B) 10. C) 35. D) 20.

Processo Seletivo 2/2005

Os pigmentos responsveis pela colorao em legumes podem ser extrados, usando-se diferentes solventes. A extrao dos pigmentos ocorre, devido afinidade dos mesmos pelos solventes. A tabela a seguir apresenta a colorao de extratos de legumes em diferentes solventes.
Legume Cenoura Pimento verde Pimento amarelo gua laranja escura verde amarela Solvente acetona 1,2-dicloroetano amarela laranja clara verde amarela amarela amarela

Adaptao: DIAS, M. V. et alii. Qumica Nova na Escola. N 17, maio/2003

Relacionando esses resultados com a polaridade dos solventes usados, est CORRETO o que se afirma em A) B) C) D) Um legume pode apresentar pigmentos com diferentes polaridades. Os pigmentos extrados do pimento amarelo tm a mesma polaridade. O pimento verde apresenta somente pigmentos de natureza polar. Os pigmentos de cor laranja escura da cenoura tm carter apolar.

O cido ascrbico ou vitamina C, composto com propriedade antioxidante, por meio de uma srie de reaes envolvendo radicais livres, resulta no composto representado abaixo:
O O HO OH OH O COO

C
H

CH2OH O

OH OH OH

cido ascrbico

Considerando as informaes acima e as propriedades dos radicais livres, est INCORRETA a alternativa A) O cido ascrbico, aps as reaes, resulta em uma molcula muito polar. B) O antioxidante impede a propagao de radicais livres no organismo. C) O antioxidante evita a oxidao de um outro composto no organismo. D) Os radicais livres so espcies qumicas que apresentam baixa reatividade. Os cicloalcanos reagem com o gs cloro, formando muitos compostos contendo cloro em diferentes posies na cadeia e em quantidades variadas. O metilciclopentano reage com cloro gasoso, na presena de luz ultravioleta, formando muitos compostos clorados. A reao representada pela equao:
CH 3

Cl 2

UV

produtos clorados

De acordo com as substituies possveis dos tomos de hidrognio por apenas um tomo de cloro, na estrutura do metilciclopentano, o nmero de compostos que pode ser formado, incluindo os ismeros geomtricos, A) 6. C) 3. B) 4. D) 8.

Processo Seletivo 2/2005

Os elementos na tabela peridica apresentam periodicidade na relao estequiomtrica, quando formam compostos, por exemplo, com o cloro. Os compostos de cloro com quatro elementos X, Y, Z e W so dados a seguir, na proporo elemento : cloro indicada. XCl YCl2 ZCl3 WCl4

Analisando a tabela peridica e as famlias ou grupos a que os elementos X, Y, Z e W podem pertencer, est CORRETO o que se afirma em A) Y pertence famlia 13. B) Z pode ser um alcalino. C) W pertence famlia 15. D) X pode ser um halognio. O cido clordrico usado em laboratrio com cloreto de brio, para detectar a presena de ons sulfato em uma amostra de uma substncia desconhecida, de acordo com as etapas a seguir:
Substncia desconhecida em soluo.

Adio de cido clordrico at a soluo tornar-se cida.

Adio de uma soluo de cloreto de brio.

Formao de um precipitado branco.

O precipitado que confere a presena de ons sulfato est corretamente representado atravs da frmula A) BaSO4. B) BaCl2. C) Na2SO4. D) NaCl. O grfico abaixo representa a variao da presso de vapor das substncias hexano, benzeno, gua e cido actico.

Observando-se o grfico, INCORRETO afirmar que A) a gua ferve a 60C, se a presso de vapor for aproximadamente 400 mmHg. B) o benzeno, a uma mesma temperatura, mais voltil que o cido actico. C) o hexano e a gua podem entrar em ebulio, temperatura ambiente, 25C. D) a temperatura de ebulio do benzeno, a 600 mm de Hg, cerca de 80C.

Processo Seletivo 2/2005

Uma clula galvnica constituda de eletrodos de estanho (Sn) e de cobre (Cu). Os potenciais de reduo, a 25oC, so dados a seguir:
Sn0(s) Cu0(s) Sn2+ + 2e Cu2+ + 2e 0 = 0,14 V 0 = + 0,34 V

A clula galvnica tem um sentido espontneo de funcionamento, produzindo uma determinada tenso, que medida num voltmetro (Eo). Caso o voltmetro seja substitudo por uma fonte externa, geradora de corrente contnua, oposta tenso produzida pela pilha, CORRETO afirmar que A) o fluxo de eltrons ocorre do eletrodo de Sn para o eletrodo de Cu, a uma tenso maior que 0,48V da fonte externa. B) as reaes da pilha ocorrem espontaneamente, quando a tenso fornecida pela fonte externa for menor que 0,48V. C) as reaes qumicas que acontecem na pilha atingem o equilbrio, a uma tenso maior que 0,48V da fonte externa. D) a clula funciona como uma clula eletroltica, quando a tenso da fonte externa for menor que 0,48V.

Processo Seletivo 2/2005

You might also like