You are on page 1of 21

Homem-Natureza: uma relao sustentvel?

Ecologia: o termo do grego oikos, habitao foi criado por E. Haeckel, em 1866, para designar a cincia da natureza que, luz da fisiologia e da morfologia e segundo a teoria da adaptao, estuda as interaces dos seres vivos entre si e especialmente deles com o ambiente em que vivem. Actualmente, o termo sobretudo usado em sentido antropolgico, designando o estudo interdisciplinar das interaces entre as populaes humanas e seus respectivos ambientes.

Natureza: O principal significado de Natureza diz respeito aos elementos fsico-qumicos e biolgicos produzidos pelas foras csmicas em aco e cuja origem e funcionamento no dependem da interveno humana, ainda que os seres vivos possam influenciar a sua actividade. Natureza opese a artificial, cultural e histrico.

Ambiente: No significado corrente, um complexo de relaes entre mundo natural e ser vivo, que influem na vida e no comportamento do mesmo ser vivo. Nesse sentido, essa palavra foi provavelmente introduzida pelo bilogo Geoffroy St.-Hilaire (1835). Observaes sobre a influncia das condies fsicas, especialmente do clima, sobre a vida dos animais, em geral, e do homem em particular, e at sobre a vida poltica do homem, encontram-se frequentemente nos escritores antigos.

Natureza, ambiente e degradao


Colapso ou desenvolvimento sustentvel?

Natureza, ambiente e degradao


Da Natureza faz parte um conjunto de recursos naturais indispensveis sobrevivncia e qualidade de vida. A Natureza contm os recursos indispensveis actividade econmica. A Natureza abrange todos os elementos para o suporte da vida, desde os essenciais sobrevivncia aos relacionados com os valores culturais da Humanidade.

Natureza, ambiente e degradao


As esperanas num modelo social e econmico de desenvolvimento sustentvel parece terem dado lugar expectativa de um colapso global, associada incapacidade de enfrentar as diferentes vertentes da crise global do ambiente e em particular as alteraes climtica.

esquema.docx

Recursos naturais: conceito e evoluo da explorao


Os recursos constituem a parte da Natureza com potencialidade de utilizao. Alm das energias fsseis como o carvo, o petrleo, o gs natural e o urnio, outros recursos, tal como os metais, minerais e orgnicas, so utilizados como matrias-primas. Com o aumento da populao, a explorao dos recursos aumentou e diversificou-se medida que as exigncias se tornaram maiores e as tecnologias se desenvolveram.

Os recursos no renovveis: as energias fsseis e as matrias-primas


As energias fsseis so as fontes de energia mais utilizadas, representando uma dependncia que se aproxima dos 80%. A constante procura das energias fsseis tem tornado estas mais escassas e aumentando o seu custo.

Carvo
A energia hidrulica era a principal energia nos primeiros tempos da Revoluo Industrial, iniciada nos meados do sculo XVIII. Com a inveno da mquina a vapor, o carvo comea a ser cada vez mais procurado pela indstria. Na primeira metade do sculo XX, o carvo foi sendo substitudo pelo petrleo e gs natural.

Nos ltimos anos tem aumentado o interesse pelo carvo devido ao esgotamento mais rpido do petrleo, aos conflitos associados a essa energia e instabilidade da produo e do preo desde a crise petrolfera de 1973. O carvo relativamente abundante e, por isso, um preo mais baixo. O carvo utilizado sobretudo para a produo de termoelectricidade e nas indstrias metalrgicas. Os maiores inconvenientes da combusto do carvo so a poluio atmosfrica e o aumento do efeito de estufa.

Petrleo e gs natural
Com a inveno do motor de exploso no final do sculo XIX e o desenvolvimento das tecnologia, o petrleo comea a sobrepor-se a todas as outras energias, colocando o carvo em segundo plano. O estilo de vida actual sustentado em grande parte pelo petrleo. Para reduzir a dependncia e a poluio, os pases diversificam o uso das energias usando gs natural e as energias alternativas.

As principais reservas de petrleo encontram-se localizadas em poucas regies, tal como o Mdio Oriente, Rssia, Venezuela, Nigria, Arglia, Brasil. A prospeco e explorao do petrleo tm elevados custos e exigem tecnologias avanadas que so dominadas por empresas com uma grande influncia poltica e econmica. O petrleo um grande poluidor ambiental, atravs dos derrames ocorridos durante a sua explorao e transporte e pelo aumento dos gases de estufa. O gs natural a menos poluente das energias fsseis, e mais fcil de extrair e transportar.

Urnio
O urnio, conhecido desde o sculo XVIII, um dos minrios radioactivos que veio a revolucionar a forma de obteno de energia no sculo XX para responder falta de energias fsseis. Ao contrrio de outras energias, a nuclear seria uma boa alternativa ao petrleo e carvo pois assegura grandes quantidades de energia.

As posies sobre a utilizao desta energia variam entre o abandono devido aos riscos de catstrofes humanas e ambientais e os que defendem a sua expanso com tecnologias mais evoludas e mais seguras. O elevado preo da construo das centrais nucleares e a alta tecnologia envolvida so obstculos sua utilizao.

A actividade humana e a poluio


Muitos pases lanam resduos, tal como desperdcios qumicos e radioactivos, no oceano. Ainda que estejam fechados em contentores, h o risco de libertarem o seu contedo no ambiente. Um dos efeitos da poluio a eutrofizao que resulta do excesso de fertilizantes agrcolas que chegam aos rios e lagos favorecendo o crescimento exagerado das plantas aquticas que consomem o oxignio.

A produo de gases e poeiras que so libertados para a atmosfera constitui uma das maiores preocupaes da populao mundial a par com a poluio da gua potvel. Alguns poluentes acidificam os solos e aceleram os processos de eroso. O aquecimento global, a diminuio da camada do ozono e a subida do nvel do mar so consequncias da produo de gases e do efeitos de estufa. O aquecimento global poder aumentar os fenmenos extremos e acelerar a extino de espcies de flora e fauna.

Formas de assegurar a sustentabilidade


reas protegidas Com o desaparecimento de muitos habitats naturais, tornou-se necessrio proteger determinadas reas, nas quais se estabelecem limitaes s actividades humanas. Criao de legislao e de medidas de proteco e preservao da Natureza.

Tratamento de resduos Os aterros sanitrios e a utilizao de matrias biodegradveis so formas de reduzir o impacto negativo da decomposio e a possibilidade de contaminao do ambiente. Alguns resduos podem ser integrados em novos produtos ou serem incinerados produzindo energia. A reduo das dimenses dos produtos, a reutilizao e reciclagem tm como objectivo prolongar a vida til das matrias-primas.

As energias renovveis A previso da escassez das energias fsseis, assim como os impactos ambientais, tem forado ao desenvolvimento de energias renovveis e alternativas s tradicionais. As energias renovveis esto disponveis em todos os lugares do planeta e so muito diversificadas e pouco poluentes. O custo elevado de investimento e a fraca intensidade da energia produzida so algumas das limitaes das energias renovveis.

A urgncia da sustentabilidade As organizaes internacionais e a presso social das organizaes ambientalistas desempenham um papel importante no estabelecimento de polticas de sustentabilidade. fundamental a conscincia e a responsabilidade de cada indivduo no acto de consumo dos recursos naturais. Necessidade da generalizao de um modelo de desenvolvimento sustentvel atravs de uma melhor gesto dos recursos.

You might also like