You are on page 1of 2

Como contratar profissionais de ecommerce

Mauricio

Salvador

(mauricio@gsecommerce.com.br),

scio-diretor

da

GS

Ecommerce

Semanalmente recebo de empresrios, pedidos de currculos de alunos e ex-alunos dos cursos de ecommerce e mdias sociais da Ecommerce School para preencherem vagas em empresas de diversos portes. Analistas e gerentes de ecommerce eram os mais frequentes, mas ultimamente temos recebido muitos pedidos tambm para vagas de analistas e gerentes de mdias sociais. Todos que trabalham nessa rea sabem da dificuldade de contratar esse tipo de profissional. Escuto dizerem com frequncia, por exemplo, que os salrios esto inflacionados. No concordo. Acredito inclusive que o profissional de ecommerce deve ser bem remunerado, uma vez que sua atuao multidisciplinar e suas atribuies esto diretamente ligadas s metas agressivas da empresa, o que exige conhecimentos amplos e presso constante. Nada mais justo que remunerar bem quem traz lucros pra empresa. Ento aqui vo minhas dicas se voc quer contratar gente com potencial:

1. Pague um bom salrio varivel: profissionais de ecommerce so bons vendedores. Os melhores vendedores que conheo no olharam apenas para o salrio fixo na hora da contratao: eles buscam uma remunerao varivel agressiva, com bnus compatveis s metas que precisaro atingir. Se voc quer pagar R$ 3.000 de salrio fixo para um profissional que vai vender R$ 1 milho por ms, divida os resultados. No adianta tentar atra-lo apenas com vale-transporte, tquete-refeio, plano de sade e massagem. Ele quer mais! Os melhores vendedores online so ambiciosos. 2. Esquea a concorrncia: contratar funcionrios de empresas concorrentes uma estratgia tradicional do mercado. O ecommerce, porm, no tradicional. Para tirar algum do concorrente, vai ter que pagar mais do que ele recebe atualmente. Sendo assim, por que outro concorrente no poderia tirar essa pessoa de voc se pagar mais? Essa estratgia, alm de ser cara, traz riscos altos para o negcio e cria um leilo insano no mercado. Se algum estiver insatisfeito com sua

ocupao, vai enviar o currculo pra voc, desde que saiba que voc est contratando. 3. Procure nos lugares certos: os sites de currculos so uma tima fonte de contratao, mas os profissionais de ecommerce no esto l. Eles esto em fruns de discusso, comunidades, listas de discusso, redes sociais e eventos. Use o Twitter, Facebook e Linkedin para saber os grupos dos quais eles participam. Preste ateno aos produtores de contedo, blogueiros e tuiteiros. So pessoas antenadas e bem relacionadas que podem te ajudar. 4. No busque apenas experincia: forme mo-de-obra e cuide bem dela. Incentive seus funcionrios a difundir o conhecimento pela empresa e faa com que as pessoas saibam o que outras as pessoas fazem. Crie um ambiente propcio e facilite para que isso acontea. Faa reunies frequentes com toda equipe para trocas de experincias. Tome cuidado para deixar todos confortveis para falar. Grandes talentos em marketing e vendas online podem estar escondidos nas reas de atendimento ou expedio, por exemplo. 5. No olhe apenas para faculdades de renome: amarradas em grades curriculares aprovadas e reconhecidas pelo MEC, formam muita gente com conhecimentos genricos. Acredite: o ecommerce no uma cincia genrica e tampouco reconhecida pelo MEC. Em vez de olhar para s para faculdade na qual o fulano se formou, preste ateno ao perfil da pessoa. Agende entrevistas com psiclogos, publicitrios, administradores e engenheiros, sempre com o mesmo entusiasmo. Busque pessoas com perfil digital e vontade de vencer. Os cursos de formao em ecommerce ainda no esto nas faculdades. 6. Idade no problema: conheo profissionais de diversas idades que so referncia em ecommerce no Brasil. D oportunidade para quem quer comear ou mudar de rea. O estudante recm-formado pode trazer energia e conectividade para seu negcio. O profissional com experincia em outras reas pode trazer serenidade em decises e estratgias importantes.

Enfim, a tarefa de montar uma equipe vencedora rdua, mas necessria. Comprometimento e multidisciplinaridade so fundamentais. Busque pessoas que saibam executar vrias tarefas ao mesmo tempo. Diferencie ambio de ganncia, mas tome cuidado para no contratar gente que nunca comprou pela Internet. A no pode!

You might also like