You are on page 1of 3

O GOVERNO DA IGREJA (Resenha)

Nilson Matias de Santana1 CALDAS, Carlos. O governo da Igreja. In: ______. Fundamentos da teologia da Igreja. So Paulo: Mundo Cristo, 2007, p. 75-83. Introduo O texto resenhado apresenta uma sntese das possibilidades de compreenso acerca do governo da Igreja conforme as prticas adotadas pelos diferentes grupos cristos. O autor ressalta de incio que nenhuma modalidade de governo isenta de problemas, havendo em todas pontos positivos e negativos, uma vez que independente do modelo adotado, a igreja liderada por homens falhos e sujeitos ao pecado2. E, de fato, enquanto o homem no atingir a estatura de varo perfeito, mesmo redimido, estar sujeito ao pecado e seus efeitos nefastos, o que pode ser sentido em todos os agrupamentos humanos, conforme se comprova na prpria histria da Igreja. O autor apresenta as seguintes possibilidades de governo da Igreja: congregacional, episcopal, presbiteriano e algumas modalidades mistas. 1 O modelo congregacional Segundo o autor, nessa forma de administrao eclesistica, todos governam para todos3. A autoridade maior reside na comunidade local, que no est ligada a nenhum conclio eclesistico, possuindo, assim, autonomia. A base doutrinria desse modelo seria o sacerdcio universal dos crentes, no havendo, portanto, hierarquia de ordens ministeriais. O nico a receber uma ordenao formal para o exerccio do ministrio o pastor. Tal forma tpica das igrejas congregacionais, batistas e de algumas denominaes pentecostais. As decises no modelo congregacional so tomadas pela assembleia dos membros em comunho, o que aproxima tal modelo da chamada democracia direta. O autor acrescenta que essa forma de governo tem como ponto forte a preocupao consciente em valorizar a democracia no processo de gesto. 2 O modelo episcopal Neste modelo, um bispo (traduo do grego epskopos, supervisor) governa para todos. Tal modelo encontrado fartamente na histria da Igreja, desde os primrdios do Cristianismo. Nessa modalidade existe a hierarquia de ministrios, com a consequente formao de um clero.

Matrcula 196403, Plo Braslia, 2 perodo. E-mail: nilsonmatias@gmail.com. CALDAS, Carlos. op.cit., p. 73. 3 CALDAS, Carlos. op. cit., p. 74.
1 2

O governo episcopal o utilizado pelas igrejas da Comunho Anglicana, pelas igrejas orientais ortodoxas, e, de forma mais elaborada, pela Igreja Catlica Romana. Recentemente, vrias denominaes pentecostais e neopentecostais passaram a adotar esse modelo. Segundo autor do texto, o modelo metodista pode ser considerado um episcopalismo moderado ou simplificado4. No metodismo, cada igreja tem o seu pastor e as igrejas de determinada regio eclesistica so supervisionadas por um bispo. 3 O modelo presbiteriano Neste modelo o governo est sob a responsabilidade dos presbteros. um sistema pela qual alguns governam para todos, configurando-se, assim, em uma espcie de democracia representativa. Os presbteros so eleitos pela comunidade eclesistica local como auxiliares do pastor, exercendo papel similar ao de um vereador e um municpio. O modelo possui trs ofcios ordenados (dicono, presbtero e pastor), mas no h hierarquia de ministrios e sim de conclios. Cada comunidade local administrada por um rgo denominado de Conselho, constitudo pelos presbteros e pelo pastor. A essncia do presbiterianismo o parlamentarismo, embora, no caso do presbiterianismo brasileiro tenha se tornado fortemente presidencialista 4 Modelos mistos de governo de Igreja Os modelos mistos de governo mesclam elementos dos modelos anteriores. Segundo o autor, um bom exemplo a Assemblia de Deus, que, embora adote quanto ao ministrio ordenado a mesma compreenso do modelo presbiteriano, confere certa autonomia comunidade local para tomada de decises por meio de sua assemblia, o que representa um trao do congregacionalismo. As igrejas de determinada regio formam o que no modelo assembleiano chamado de Campo, que liderado pelo Pastorpresidente. O Campo praticamente um amlgama da diocese do modelo episcopal com o presbitrio do modelo presbiteriano, exercendo o Pastorpresidente efetivamente uma funo episcopal nas igrejas e sobre os pastores de determinada rea geogrfica5 Concluso apreciao crtica O texto deixa a lio de que, seja qual for o modelo adotado, o governo da Igreja deve ser exercido como expresso de servio e no de dominao, conforme o exemplo do prprio Jesus. Muitas vezes tende-se a exaltar os modelos participativos, mais ligados democracia direta, como o modelo congregacional, esquecendo que a democracia no pode ser considerada como a soluo para todos os problemas, at porque nem sempre a verdade est com a maioria. Recorde-se
4 5

CALDAS, Carlos. Op. cit., p. 76. CALDAS, Carlos. Op. cit., p. 81.

a consulta popular levada a efeito por Pilatos para decidir o destino que daria ao prisioneiro chamado Jesus... Em todo o caso, no existe um modelo ideal, nem mesmo o adotado pela Igreja primitiva. A histria dinmica e nem sempre o sucesso de um modelo adotado no passado garantia de xito nos dias de hoje, sob outro contexto histrico e cultural. A soluo mesmo buscar a santificao e a prtica do servio, o que certamente diminuir em muito os problemas inerentes ao exerccio da liderana humana.

You might also like