You are on page 1of 8

AO DE IMPUGNAO DE MANDATO ELETIVO

A ao de impugnao de mandato eletivo um direito poltico assegurado a determinados legitimados ativos para que, diante do caso concreto, promovam a evidenciao de causalidade e possvel represso de vcio(s) que, por seus reflexos diretos no resultado da eleio, tenha(m) violado o princpio da igualdade de chances entre os candidatos registrados pela Justia Eleitoral. Ou seja, a ao visa impugnar um mandato eletivo. A gravidade do fato que ensejar a ao deve estar alicerada em indcios ou provas da prtica de abuso de poder econmico, corrupo ou fraude. Em outras palavras, as provas devem ser suficientemente

convincentes, cabais e de idoneidade inegvel.

A AIME est prevista no artigo 14, 10 da Constituio Federal, cuja redao :


Art. 14. A soberania popular ser exercida pelo sufrgio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante: 10 - O mandato eletivo poder ser impugnado ante a Justia Eleitoral no prazo de quinze dias contados da diplomao, instruda a ao com provas de abuso do poder econmico, corrupo ou fraude.

Em 30 de setembro de 1997, entrou em vigor a Lei n. 9.504, conhecida como "Lei Geral das Eleies", que sanou a instabilidade nas eleies brasileiras, que durante muitos anos foram regulamentadas por leis ordinrias, que eram editadas em cada ano de eleio, de forma casustica, produzindo, por isso, inseguranas aos candidatos, partidos polticos, eleitores e ao prprio ordenamento jurdico. A ao de impugnao de mandato eletivo teve seu primeiro esboo no art. 237 do Cdigo Eleitoral, o qual foi aperfeioado pela Lei n. 7.493/86, quando ps em ordem a eleio daquele respectivo ano, estabelecendo no artigo 23 que a diplomao no impede a perda do mandato, pela Justia

Eleitoral, em caso de sentena julgada quando comprovar que foi obtido por meio de abuso do poder poltico ou econmico. Destarte, entendemos que a AIME resultou da evoluo legislativa que antecedeu a Assemblia Nacional Constituinte. Atualmente revestida do status constitucional, a possibilidade jurdica contundente ao asseverar que a Constituio Federal vigente sacramentou, em definitivo, o instituto da impugnao do mandato eletivo por ao judicial. Assim, no correto dizer que a ao de impugnao de mandato eletivo foi inovao dos constituintes.

Entretanto, ao ser consagrada pela Constituio Federal de 1988, a ao impugnatria de mandato eletivo passa a ter carter de ao constitucional, tornando-se um instrumento eficaz no combate s prticas ilcitas no sistema eleitoral, tutelando a verdadeira vontade do povo exercida no pleito. Em suma, a AIME uma ao destinada a impugnar o mandato eletivo do candidato eleito e diplomado que utilizou de meios escusos para o alcance desse mandato. Tais meios so aqueles previstos no artigo supra citado da Constituio Federal, quais sejam: o abuso do poder econmico, a corrupo, e a fraude. Ainda, dentro da corrupo, podemos enquadrar a captao ilcita de sufrgio (artigo 41 da Lei 9.504/97) como mais um ilcito eleitoral que quando cometido pelo candidato diplomado poder ser atacado, tambm, mediante a ao impugnatria de mandato. Vale ressaltar que a AIME no serve ao fim de obter recontagem de votos, ou de abolir ou subverter os prazos de precluso e o sistema de recursos estabelecidos nas leis eleitorais.

O TSE, no julgamento do Recurso Ordinrio n. 503.304, de 27/04/2010, tendo como relator o Min. Marcelo Henriques Ribeiro de Oliveira, entendeu, quanto ao cabimento da AIME:
Eleies de 2006. Recurso Ordinrio (Cdigo Eleitoral, art. 267, II, a). Ao de Impugnao de Mandato Eletivo. Confeco e distribuio de camisetas. Abuso do poder econmico. Potencialidade lesiva. Influncia. Pleito. Conjunto probatrio. Insuficincia. Inelegibilidade (Lei Complementar n 64/90, art. 1, I, g). Rejeio de contas.

Deciso. TCU. Inexistncia. Vida pregressa. Incompatibilidade. Exerccio. Cargo pblico. Inaplicabilidade. Desprovimento. 1. Acaso existisse deciso do Tribunal de Contas da Unio rejeitando as contas de agente pblico, o que no se verifica na hiptese - a matria, por configurar causa de inelegibilidade infraconstitucional, deveria ter sido arguida em sede de impugnao de registro de candidatura, sob pena de precluso, e no em via de ao de impugnao de mandato eletivo. 2. O mesmo sucede em relao vida pregressa do candidato, cuja hiptese de inelegibilidade no foi ainda definida por lei complementar, de que depende a aplicao do art. 14, 9, da Constituio. 3. O abuso do poder econmico exige, para a procedncia da ao, demonstrao inequvoca da existncia de potencialidade lesiva da conduta, apta a influir no resultado do pleito. 4. In casu, no foi especificado na inicial quantas camisetas supostamente seriam destinadas campanha do recorrido. Alm da inexistncia de provas quanto destinao eleitoral do material, h nos autos apenas a notcia da apreenso de um determinado quantitativo, mas, evidentemente, sem qualquer potencialidade de influir negativamente na lisura do pleito eleitoral, pois sequer chegou a ser distribudo. 5. Recurso desprovido.

Outro julgado quanto ao cabimento da ao pelo TSE, no Recurso Ordinrio n. 2.335, de 08/04/2010, tendo como relator o Min. Fernando Gonalves:
ELEIES 2006. GOVERNADOR. AO DE IMPUGNAO DE MANDATO ELETIVO FUNDADA EM FRAUDE NO SISTEMA DE CAPTAO DE VOTOS E DE TOTALIZAO DA URNA ELETRNICA NO COMPROVADA. INPCIA DA INICIAL. OCORRNCIA DE PRECLUSO PARA O QUESTIONAMENTO DE IRREGULARIDADES E INCONSISTNCIAS NAS URNAS ELETRNICAS. RECURSO ORDINRIO DESPROVIDO. PREJUDICADO O RECURSO ESPECIAL E O AGRAVO RETIDO. 1. Justia Eleitoral compete resolver as questes deduzidas pelas partes com imparcialidade e transparncia, no se prestando a ao de impugnao de mandato eletivo para discutir o interesse desta Justia Especializada. 2. Alegaes genricas, sem imputao direta aos rus de conduta tendente a iludir eleitores para obteno de resultado favorvel no pleito por meio de fraude, no correspondem ao mbito de cabimento da ao de impugnao de mandato eletivo, conforme preceitua o art. 14, 10, da Constituio Federal. 3. O processo eleitoral regido fundamentalmente por um complexo, mas coordenado, sistema de precluses, no sendo permitida, a todo o momento, a rediscusso sobre tema infraconstitucional, legalmente reservado determinada fase. 4. Evidenciado ter sido a lide proposta de forma temerria, impe-se a multa por litigncia de mf. 5. Recurso ordinrio desprovido, prejudicado o recurso especial e o agravo retido.

Para dificultar a prxis, assim obstruindo a celeridade processual e inviabilizando a aplicabilidade do texto constitucional, as AIMEs carecem de regulamentao processual prpria. O prodecimento para a referida ao, o previsto no artigo 3 da Lei Complementar 64/90, de acordo o atual entendimento do Tribunal Superior Eleitoral: Embargos de Declarao em Recurso Especial Eleitoral n. 28.391, de 05/06/2008, Rel. Min. Felix Fischer:
EMBARGOS DE DECLARAO. RECURSO ESPECIAL. NULIDADE. VOTOS. CANDIDATO QUE DEU CAUSA. INTERESSE DE AGIR. AUSNCIA. POTENCIALIDADE DA CONDUTA. REEXAME. SMULAS NOS 7/STJ E 279/STF. ACOLHIMENTO SEM EFEITOS MODIFICATIVOS. 1. Na espcie, descabe falar em omisso do v. acrdo no tocante aplicao do procedimento previsto na Lei Complementar n 64/90. Tanto a captao ilcita de sufrgio (art. 41-A da Lei das Eleies), afastada pela e. Corte Regional, quanto o abuso de poder econmico, em sede de AIME (art. 14, 10, da CR), ensejador, in casu, da cassao do mandato, obedecem ao rito aplicado pelo juzo eleitoral e previsto na Lei Complementar n 64/90. 2. No caso de abuso de poder, em sede de Ao de Impugnao de Mandato Eletivo (AIME), prevista no art. 14, 10, da CR, a utilizao do procedimento da Lei Complementar n 64/90 impe-se por construo jurisprudencial (REspe 25.443, Rel. e. Min. Humberto Gomes de Barros, DJ de 10.3.2006; REspe n 25.986/RR, Rel. e. Min. Jos Delgado, DJ de 27.10.2006). [...]

O TRE do Cear, em julgamento do Recurso em Ao de Impugnao de Mandato Eletivo n. 11.037, de 29/08/2006, tendo como relator o Juiz Anastcio Jorge M. de S. Marinho, decidiu:
EMBARGOS DE DECLARAO. RECURSO EM AO DE IMPUGNAO DE MANDATO ELETIVO. OMISSO. CONTRADIO. INOCORRNCIA. DIREITO A AMPLA DEFESA. VIOLAO. INEXISTNCIA. PROCEDIMENTO DO ART. 3 A 8 DA LEI COMPLEMENTAR N 64/90. RESOLUO-TSE N 21.634/2004. ACLARAMENTO DE QUESTO SUSCITADA EM SEDE DE RECURSO TO-SOMENTE PARA FINS DE PREQUESTIONAMENTO. PARCIAL PROVIMENTO DOS ACLARATRIOS. 1 - No existe omisso ou contradio no Acrdo que aborda com preciso o assunto apresentado nos autos, sendo despicienda a citao expressa de questes que foram tratadas implicitamente. 2 - O rito ordinrio que deve ser observado na tramitao da ao de impugnao de mandato eletivo, at a sentena, o da Lei Complementar n 64/90, no o do Cdigo de Processo Civil, cujas disposies so aplicveis apenas subsidiariamente. (Resoluo-TSE n 21.634/2004). 3 - Caso em que foi aclarada questo suscitada em sede de recurso para fins de gerar efeitos de prequestionamento da matria. 4 - Parcial provimento dos Embargos.

O direito de ao de impugnao de mandato eletivo expresso: prazo decadencial de 15 (quinze) dias contados a partir da diplomao do eleito. Neste sentido, consolidao jurisprudencial do Tribunal Regional Eleitoral de So Paulo:
AO DE IMPUGNAO DE MANDATO ELETIVO. PRAZO DECADENCIAL. CONTAGEM. TERMO INICIAL. DATA EM QUE OCORRER A DIPLOMAO. ARTIGO 125 DO CDIGO CIVIL E ARTIGO 184 DO CDIGO DE PROCESSO CIVIL. OCORRNCIA EM DATA NA QUAL NO HOUVE EXPEDIENTE FORENSE. PRORROGAO. PRIMEIRO DIA TIL SUBSEQENTE. POSSIBILIDADE. TRE/SP. Acrdo 119.449, de 27.06.94. Recurso 9.065. Classe Segunda. DJ 05.07.94. No mesmo sentido: Acrdos TRE/SP ns 102.293, de 06.04.89 e 119.069, de 19.05.94.

Em relao incidncia ou no do segredo de justia na tramitao da AIME:


CONSULTA. MINISTRIO PBLICO ELEITORAL. AO DE IMPUGNAO DE MANDATO ELETIVO. SEGREDO DE JUSTIA. ART. 14, 11 E ART. 93, IX DA CONSTITUIO DA REPBLICA. 1. O trmite da ao de impugnao de mandato eletivo deve ser realizado em segredo de justia, mas o seu julgamento deve ser pblico (Cta 18.961/TO, Rel. Min. Ellen Gracie, DJe de 27.4.2009). 2. A nova redao do art. 93, IX, da CR/88, dada pela EC 45/04, no determina que todos os processos tramitem publicamente, mas apenas que os julgamentos sejam pblicos. Embora a regra seja a publicidade dos processos judiciais, possvel que excees sejam previstas, mormente no prprio texto constitucional. Permanece em vigor o disposto no art. 14, 11, da CR/88 que impe o segredo de justia ao trmite da ao de impugnao de mandato. 3. Consulta conhecida e respondida positivamente, pela permanncia da obrigatoriedade da decretao de segredo de justia no processamento das aes de impugnao de mandato eletivo. (TSE, Consulta n. 1.716, Res. n. 23.210, de 11.2.2010, Rel. Min. Felix Fischer)

Quanto aos efeitos da deciso:


AGRAVO REGIMENTAL. AO CAUTELAR. AO DE IMPUGNAO DE MANDATO ELETIVO. NO INCIDNCIA DOS ARTIGOS 216 DO CE E 15 DA LEI COMPLEMENTAR 64/90. DIPLOMAO CONFORME DECISO DESTE TRE. SUCESSIVAS ALTERAES NA TITULARIDADE EXECUTIVA MUNICIPAL. IMPOSSIBILIDADE. 1) assente perante o TSE, que so imediatos os efeitos da deciso proferida em sede de ao de impugnao de mandato eletivo, no incidindo os arts. 216 do Cdigo Eleitoral e 15 da LC n 64/90, no

havendo em se falar de mudana de rito processual e nem obstculo ampla defesa do impugnado. 2) So imediatos os efeitos da deciso proferida em ao de impugnao de mandato eletivo, aguardando-se apenas a publicao. 3) Diplomao dos segundos colocados no pleito de 2004 em conformidade com a deciso emanada deste Regional que cassou os mandatos dos agravados. 4) Nova alterao na titularidade desses cargos seria prejudicial segurana jurdica, que a Justia Eleitoral tem de preservar. Deve-se evitar o rodzio constante de pessoas na administrao municipal. Improcedncia do presente agravo. (TRE-CE, Ao Cautelar n. 11.180, de 25.7.2007, Rel. Juza Maria Vilauba Fausto Lopes)

Em mandato de segurana julgado pelo TSE:


MANDADO DE SEGURANA. AO DE IMPUGNAO DE MANDATO ELETIVO. DECISO DE JUIZ ELEITORAL QUE DETERMINA, IMEDIATAMENTE, CUMPRIMENTO DE DECISO QUE JULGA PROCEDENTE AIME. NECESSIDADE DE SE AGUARDAR A PUBLICAO DO ACRDO, INCLUSIVE DOS EMBARGOS DE DECLARAO, REFERENTES AO RECURSO INTERPOSTO PELOS VENCIDOS PARA O TRE. AGRAVO REGIMENTAL PREJUDICADO. 1. Concesso de mandado de segurana para emprestar efeito suspensivo a recurso interposto contra deciso de primeiro grau que julgou procedente AIME. 2. Sem amparo legal o posicionamento do Tribunal Regional Eleitoral que, em sede de medida cautelar, negou efeito suspensivo ao recurso ordinrio interposto contra a deciso de primeiro grau que considerou procedente a AIME e determinou, imediatamente, a cassao da Prefeita e do Vice-Prefeito. 3. Existncia de direito lquido e certo a proteger os impetrantes. 4. Entendimento jurisprudencial de que a AIME, quando considerada procedente, deve produzir efeitos imediatos a partir da publicao do acrdo emitido pelo TRE, incluindo-se embargos de declarao, se for o caso, salvo ocorrncia de trnsito em julgado no primeiro grau. 5. Mandado de Segurana concedido para assegurar a permanncia dos impetrantes nos cargos de Prefeito e Vice-Prefeito at que o recurso j interposto contra o julgamento de primeiro grau seja julgado e publicado o acrdo, inclusive dos embargos de declarao. 6. Agravo regimental prejudicado. (TSE, Mandado de Segurana n. 3.630, de 18.12.2007, Rel. Min. Jos Augusto Delgado)

Atualmente em trmite no Congresso, esto alguns projetos envolvendo a reforma eleitoral, tais quais:

PL 2887/2000 Autor: Joo Paulo - PT/SP Apresentao: 19/04/2000 Ementa Altera as Leis n 4.737, de 15 de julho de 1965 (Cdigo Eleitoral), e n 9.504, de 30 de setembro de 1997, estabelecendo o voto em listas ordenadas de candidatos nas eleies proporcionais.

PL 133/2003 Autor: Inocncio Oliveira - PFL/PE Apresentao: 20/02/2003 Ementa Altera dispositivos da Lei n 9.504, de 30 de setembro de 1997, que "estabelece normas para as eleies". Explicao da Ementa Dispe que o prazo para escolha de candidatos ser no ms de julho; reduzindo para 60 (sessenta) dias o tempo de propaganda eleitoral e para 30 (trinta) dias, antes das eleies, o incio do horrio eleitoral gratuito no rdio e na televiso.

PL 1712/2003 Autor: REFPOLIT Apresentao: 14/08/2003 Ementa Altera os artigos 9 e 47 da Lei n 9.504, de 30 de setembro de 1997 e acrescenta o art. 9-A mesma Lei, dispondo sobre prazos de filiao partidria e de domiclio eleitoral.

Explicao da Ementa Fixa o prazo para filiao partidria em um ano antes do pleito se for a primeira e, em dois anos, caso j tenha se filiado a outro partido, anteriormente; estabelece que o nmero de representantes na Cmara dos Deputados para obteno do horrio gratuito ser aquele obtido na ltima eleio geral. Projeto da Reforma Poltica.

APJ 1/2011 CEREFPOL Autor: Henrique Fontana - PT/RS Apresentao: 28/09/2011 Ementa Dispe sobre o sistema eleitoral para as eleies proporcionais e sobre o financiamento pblico exclusivo das campanhas eleitorais, alterando a Lei n 4.737, de 15 de julho de 1965 (Cdigo Eleitoral), a Lei n 9.096, de 19 de setembro de 1995 (Lei dos Partidos Polticos), e a Lei n 9.504, de 30 de setembro de 1997 (Lei das Eleies), e sobre a forma de subscrio de eleitores a proposies legislativas de iniciativa popular, alterando a Lei n 9.709, de 18 de novembro de 1998.

APJ 2/2011 CEREFPOL Autor: Henrique Fontana - PT/RS Apresentao: 26/10/2011 Ementa Dispe sobre o sistema eleitoral para as eleies proporcionais e sobre o financiamento pblico exclusivo das campanhas eleitorais, alterando a Lei n 4.737, de 15 de julho de 1965 (Cdigo Eleitoral), a Lei n 9.096, de 19 de setembro de 1995 (Lei dos Partidos Polticos), e a Lei n 9.504, de 30 de setembro de 1997 (Lei das Eleies), e sobre a forma de subscrio de eleitores a proposies legislativas de iniciativa popular, alterando a Lei n 9.709, de 18 de novembro de 1998.

You might also like